• Nenhum resultado encontrado

Informativo do Participante

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Informativo do Participante"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Informativo do

Participante

agosto de 2016

PRECAVER,

sempre atualizado

com o seu futuro

pág.3

Dicas para uma

viagem tranquila

em família.

Crescimento do

Plano Ciadprev

pág.4

pág.7

(2)

Expediente

O ano de 2016 certamente entrará para a história do Brasil como um dos momentos de maior instabilidade política e econômica no país. Como são os períodos de crise que desafiam a criatividade e desvendam as oportunidades, é tempo de fazer uma reflexão sobre a realidade vivida no presente e as perspectivas para o futuro. É tempo também de pensar na importância que a previdência complementar tem na vida de cada participante, nos seus projetos e na defesa de suas famílias. Com certeza ter a consciência da necessidade de poupar hoje para viver um amanhã melhor é um grande aprendizado e a base de toda ação de educação financeira. Também é certo que ter uma previdência complementar representa um porto seguro àqueles que investem parte de seus recursos num plano, o que é extremamente significativo no momento de incertezas econômicas e atribulação no mercado financeiro.

A Quanta Previdência orgulha-se de fazer parte da vida dos participantes de seus planos e de saber que a relação estabelecida é de confiança. A responsabilidade é grande e exige uma busca permanente por melhorias na estrutura da Entidade, para a qualidade do atendimento

prestado e resultados crescentes nos investimentos depositados mês a mês.

Por isso, a Quanta vem desafiando a crise nacional. Mais do que isso, a Entidade vem ultrapassando as dificuldades do país e registrando uma evolução em seus indicadores. Dessa forma, vem implementando uma grande reestruturação, capaz de absorver o crescimento de agora e dos próximos anos. A nova sede, com espaço adequado às necessidades, é um dos passos dados, assim como a atualização da TI (Tecnologia da Informação), as mudanças na área de investimentos e no organograma, possibilitando uma gestão ainda mais eficiente.

Todas as ações têm como metas maiores beneficiar os participantes e ajudá-los a planejar um futuro tranquilo. Assim a Quanta cumpre sua missão e torna ainda mais forte a parceria firmada com aqueles que lhe confiam seus recursos e seus projetos de vida.

Euclides Reis Quaresma Diretor Superintendente Quanta Previdência Unicred

É tempo de crise e de oportunidades

CONSELHO DELIBERATIVO Remaclo Fischer Junior

(Presidente) - Unicred Florianópolis

Edwin Schossland

(Vice-Presidente) - Unicred União

Artur Jenichen Filho - Coomarca

Celso Marques Menezes - Unicred Oeste

Serra

Gilberto Schwartzman - Unicred Porto

Alegre

João Luiz Martins Krás Borges - Unicred

Integração RS

Rivadávia Feijó - Unicred Blumenau Rozenir Ramos - Unicred Sul Catarinense

Rui Coelho Pereira - Unicred Metropolitana

CONSELHO FISCAL

Jamil Cherem Schneider - Unicred

Florianópolis

José Cesar Boeira - Unicred Porto Alegre Murilo Miguez - Unicred União

DIRETORIA EXECUTIVA Euclides Reis Quaresma

Diretor Superintendente

Adilson de Souza Machado

Diretor Administrativo Financeiro

Marta Denise Maidanchen

Diretora de Desenvolvimento e Investimentos

EDIÇÃO

Texto Final – Assessoria de Comunicação

Jornalista Lena Obst (Reg. 6048 MT/RS)

Projeto Gráfico: Julia Ferreira Direção de Arte: Maiara Ferrari

(3)

Precaver, sempre

atualizado com

o seu futuro

Você conhece a história do homem do interior que, muito feliz após saber que sua sobrinha havia passado no vestibular se ofereceu para pagar a Universidade para ela? Toda família ficou surpresa, pois naquele momento ele não tinha recursos para isso. No entanto ele falou para todos que há mais de 20 anos havia vendido um terreno e que guardava o dinheiro para uma ocasião especial. E a ocasião chegou, com a sobrinha sendo a primeira pessoa da família a cursar uma Universidade. Ele foi até seu colchão, abriu o forro e começou a puxar várias notas. Eram milhões, mas não serviam para nada, pois eram milhões de Cruzados. Esta é uma triste história real de alguém que não atualizou o seu patrimônio, deixando que ele se desvalorizasse lentamente a cada ano. Para evitar que os seus recursos sejam desvalorizados, o regulamento do Plano Precaver prevê que as contribuições dos participantes sejam reajustadas anualmente. O objetivo é manter o valor real das contribuições e as projeções futuras harmonizadas com as expectativas programadas pelos participantes. O reajuste é realizado por meio da atualização da contribuição básica e do capital segurado das coberturas de risco contratadas através do IPCA acumulado de maio a abril do ano subsequente.

O processo de reequilíbrio é realizado sempre no mês de junho, porém, excepcionalmente neste ano, as atualizações foram realizadas no

mês de julho, pois a Entidade estava em fase de estabilização do seu novo Sistema de TI.

Além do reajuste da contribuição prevista no regulamento do Precaver, é essencial que o participante faça a revisão periódica do seu Plano para que possa garantir a concretização dos seus projetos de vida no futuro.

Willian Dutra

(4)

Quem sai de viagem ou férias toma várias precauções para evitar todo tipo de problemas. A maioria dos cuidados antecedem o momento da viagem. Por exemplo, é sempre bom fazer uma revisão do carro e verificar se ele está preparado para enfrentar os quilômetros que terá pela frente. Fazer a revisão do Precaver tem praticamente a mesma lógica. Depois de embarcar no maior Plano de Previdência Instituído do Brasil, é preciso estar preparado para todos contratempos que possam aparecer na estrada da vida. O importante é estar prevenido, acompanhar a evolução, pois muitos acontecimentos podem impactar financeiramente na sua vida, como casamento, nascimento de filhos, educação, aumento da renda familiar e outros. Com tantas transformações você precisa estar sempre atento aos sinais e principalmente precavido para que seu destino possa ser alcançado sem percalços. E a melhor forma de você garantir que não vai sair do caminho traçado e que seus objetivos serão atingidos plenamente no futuro é revisar periodicamente seu Plano Precaver. Por isso, é importante conseguir responder algumas perguntas:

• Qual seu objetivo de renda futura com o

Plano Precaver?

• Quanto sua contribuição atual projeta de renda futura?

• Caso ocorra uma invalidez total e

permanente, você tem recursos para a manutenção do padrão de vida?

• E caso você venha a faltar, como sua família ficará?

É fundamental entender se o que você planejou no início do seu plano atende as suas expectativas, ou se será necessário reabastecer suas reservas com novos aportes ou aumentar o valor da parcela no presente. Além disso, outro item que não pode ser deixado de lado durante a sua jornada é a segurança. Por essa razão é preciso estar atento às coberturas de seguros de riscos acopladas ao Plano. Alguns participantes não têm interesse em fazer essa cobertura, por serem muito novos. Mas, elas colaboram dando a segurança no caso de ocorrer alguma eventualidade, como a morte prematura ou a invalidez total e permanente. Com estas coberturas o participante ficará amparado até que o capital ideal seja formado. Por fim, vale lembrar que os pagamentos a título de coberturas de risco também são dedutíveis do Imposto de Renda, assim como as contribuições mensais do seu Plano. Procure sua Unicred ou a Quanta Previdência e garanta que sua viagem seja tranquila e segura, revise seu Precaver e faça as coberturas de risco.

Vanessa Dall’Inha Gerente de Relacionamento

Dicas para fazer uma

viagem tranquila e

estar seguro com seu

Plano Precaver

(5)

Rentabilidade do Plano Precaver

Diante de um cenário de elevado grau de incerteza, consequência da instabilidade política da gestão do governo na condução da economia, a estratégia traçada pela Quanta Previdência Unicred, em conjunto com seus gestores externos, foi primeiramente de preservar o capital dos participantes e depois buscar aplicar em ativos que proporcionassem a melhor relação risco x retorno, num mercado financeiro e de capitais extremamente volátil e com escassez de oportunidades.

Como resultado de uma gestão ativa e assertiva na leitura dos acontecimentos, a rentabilidade dos perfis de investimento para o primeiro semestre de 2016 pode ser observada e comparada conforme os quadros abaixo:

No segmento de renda fixa foram realizadas alocações estratégicas em ativos indexados à inflação com vencimentos de curto e longo prazos, auferindo bom retorno para as carteiras através das taxas de negociação desses papéis. Para a renda variável, por se tratar de um segmento bastante sensível às incertezas do cenário econômico, a estratégia foi reduzir a exposição das carteiras nesse segmento, alocando apenas em ações de empresas que pagam bons dividendos, uma vez que esses papéis são menos vulneráveis a volatilidade.

Vale destacar a importância dessa estratégia, já que alguns planos de previdência no mercado aberto apresentaram rentabilidade superior ao Precaver em

curtos períodos de tempo. Contudo, esses planos auferiram tal resultado adotando uma estratégia com elevado grau de risco. Esse risco pode ser traduzido em volatilidade, que para períodos mais curtos pode resultar em retornos positivos ou retornos negativos significativos se analisado em horizontes de tempo mais longos. Assim, por meio de uma postura mais conservadora foi possível proteger os recursos da elevada instabilidade enfrentada no período e auferir retornos superiores à média do mercado.

Jeverson Peruzzato Gerente de Investimentos

(6)

Plano Precaver atualiza o regulamento

Nos dias de hoje a mudança e a evolução são constantes. Diariamente os movimentos de transformação na cultura ou na economia são perceptíveis, assim como a evolução nas áreas da tecnologia e do conhecimento. Essa dinâmica traz mudanças à sociedade, que através de costumes e leis também muda, adaptando -se a uma nova realidade. Neste cenário de transformação e desenvolvimento, o regulamento do Plano Precaver também mudou e evoluiu. O novo regulamento, em vigor a partir de 15 de agosto de 2016, acompanha a normatização das resoluções CNPC 18/15 e CNPC 23/15. Objetivando oferecer sempre o melhor aos participantes que nele investem seus projetos de vida, o Plano Precaver apresenta várias novidades. Buscando trazer mais aderência às necessidades do participante, o instituto do resgate torna-se mais versátil. A partir de agora o participante do Plano Precaver poderá, depois de 36 meses de vínculo, efetuar resgates integrais ou parciais. Após a carência, a cada dois anos será permitido o resgate de até 20% do saldo formado por suas contribuições mensais. E ainda, resgatar

até 100% do saldo formado por aportes ou portabilidades, oriundas tanto de planos de previdência complementar aberta quanto de planos de previdência complementar fechada. Levando em conta a atual situação econômica e política do país, a flexibilidade que o novo regulamento oferece é fundamental para dar maior segurança e tranquilidade ao participante. Outros aspectos também serão percebidos no novo regulamento, como a linguagem que ficou mais simples e acessível, deixando a operação mais clara, facilitando o acompanhamento por parte do participante. Acesse o novo regulamento na Área Restrita do participante, a partir do dia 15 de agosto, conheça as novidades e confirme aquilo que você já sabia, que o Precaver é muito mais que um Plano de previdência, é um Plano de vida para aqueles que desejam um presente seguro e um futuro tranquilo.

Eliana Maziero Gerente de Desenvolvimento

Precaver,

o Plano de Previdência

do Sistema Unicred.

Viva com inteligência todo o seu tempo, faça do seu futuro o seu projeto de vida. Venha para o Precaver, o maior Plano Associativo do Brasil.

(7)

“Num dos momentos mais delicados da minha vida, quando o meu marido faleceu, eu estava atordoada e pude contar com o apoio da Quanta. Todos foram sensíveis à minha dor. O atendimento foi excelente, eles fizeram questão de me receber, ajudaram muito nas questões financeiras e me auxiliaram a encontrar a melhor forma de recebimento do Plano Precaver. Agora sei a importância de um plano de previdência, principalmente o da Quanta. Graças ao Precaver eu pude comprar minha casa e cuidar do meu filho, Robert, de 18 anos. Agora eu tenho o meu, fiz um para ele e recomendo a todos que façam uma previdência complementar, de preferência da Quanta, que faz realmente a diferença na vida de quem tem. Só tenho razões para agradecer e elogiar”.

Fernanda Lobo – Contadora - Florianópolis

Ciadprev

Assembleia Geral - Participantes do Ciadprev

conhecem de perto o crescimento do Plano

O Ciadprev registrou mais um ano de crescimento em 2015. Os resultados do Plano foram apresentados durante a Assembleia Geral Extraordinária – AGE da CEADESCP (Caixa de Evangelização das Igrejas Evangélicas Assembleia de Deus de Santa Catarina e Sudoeste do Paraná), realizada na última semana do mês de junho, no Centro de Eventos de Piratuba (SC). A evolução das reserva do Ciadprev em 31 de dezembro de 2015 totalizou R$ 42,3 milhões. Em todo o ano passado, o Plano atendeu 23 obreiros e suas famílias, através dos saques da conta de previdência e dos pagamentos aos beneficiários, somando mais de R$ 577 mil. O patrimônio do Ciadprev é composto pela soma do saldo de cada participante, aplicado e reservado para os obreiros e seus beneficiários. Durante a Assembleia Geral, que reuniu cerca de mil pessoas, o histórico do Plano foi apresentado. Criado em 2010 para atender as necessidades dos participantes e suas famílias, o Ciadprev é protegido pela legislação vigente no país, sob a administração da Quanta Previdência. No ano de 2012, a Caixa

de Evangelização tornou-se o Instituidor do Ciadprev, iniciando um importante trabalho junto à Quanta, para que os participantes acompanhem cada vez mais de perto os resultados do Plano. Mais uma vez ficou demonstrado com clareza que a parceria entre a Assembleia de Deus e a Quanta Previdência está consolidada na credibilidade e se amplia a cada novo ano. Por isso, em 2015 houve crescimento nas adesões, na portabilidade, nas contribuições, nos aportes e nos demais indicadores que avaliam a evolução do Plano, em benefício dos mais de 1.100 obreiros participantes. Essa confiança se traduz no patrimônio e também na segurança que fortalece o Plano e faz do Ciadprev um instrumento para a busca da qualidade de vida e o sentimento de proteção essencial no presente e para o futuro, pelo bem dos participantes e de suas famílias.

Eduardo Arruda Gerente de Previdência

(8)

Conquista

Quanta Previdência em nova sede

A Quanta cresceu junto com seus participantes,

na jornada iniciada desde a sua fundação em 2004, rumo à construção de um futuro melhor e mais tranquilo. Para abrigar a estrutura necessária que garanta a manutenção da qualidade do atendimento é chegada a hora também de crescer fisicamente. Por isso, em 4 de julho a Entidade fez sua mudança para a nova sede, em Florianópolis, com espaço adequado às atividades do presente e preparado para acolher a evolução prevista a médio e longo prazos.

Nacionalizada e integrando mais de 50 mil participantes em todo o país, a Quanta prepara o seu dia de amanhã com o mesmo cuidado que dedica àqueles que são participantes de seus planos de Previdência. Próxima a atingir a marca de R$ 2 bilhões em reservas previdenciárias, o momento exige um olhar à frente, dando passos determinados de maneira criteriosa e cuidadosa que sempre prevaleceu na gestão da Entidade.

Com espaço adequado para atendimento, a mudança melhorará ainda mais a relação entre o participante e a Quanta, representando concretamente a evolução da instituição de Previdência. Para a Quanta, o novo endereço significa mais uma importante conquista, capaz de fazer cumprir seu propósito de ajudar na construção de um futuro melhor para todos aqueles que nela investem suas metas e projetos de vida.

A mudança para um espaço mais apropriado é um reflexo desta filosofia que coloca Instituidores e participantes no centro de todas as ações.

Um novo momento está se iniciando e desejamos que todos possam usufruir plenamente da nova estrutura da Quanta Previdência Unicred.

Adilson de Souza Machado Diretor Administrativo Financeiro

As novas instalações fazem parte de um conjunto de ações aprovadas no

planejamento estratégico para a reestruturação da Quanta.

Referências

Documentos relacionados

Mova a alavanca de acionamento para frente para elevação e depois para traz para descida do garfo certificando se o mesmo encontrasse normal.. Depois desta inspeção, se não

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Há alunos que freqüentarão o AEE mais vezes na semana e outros, menos. Não existe um roteiro, um guia, uma fórmula de atendimento previamente indicada e, assim sendo, cada aluno terá

A pedagogia da esperança como concepção da educação e a pedagogia da luta são inseparáveis no pensamento de Paulo Freire assim como são também inseparáveis de

Figura 8 – Isocurvas com valores da Iluminância média para o período da manhã na fachada sudoeste, a primeira para a simulação com brise horizontal e a segunda sem brise

 Para os agentes físicos: ruído, calor, radiações ionizantes, condições hiperbáricas, não ionizantes, vibração, frio, e umidade, sendo os mesmos avaliados

É importantíssimo que seja contratada empresa especializada em Medicina do Trabalho para atualização do laudo, já que a RFB receberá os arquivos do eSocial e

Há algumas que, como as outras, contabilizam todas as suas dívidas no Passivo Circulante; todavia não tem, no Ativo Circulante, Valores a Receber, pois vendem apenas à vista ou a