• Nenhum resultado encontrado

COMUNICADO Nº 397/2017 ELEIÇÃO PARA OS CARGOS DE DIREÇÃO, CÚPULA E ESCOLA PAULISTA DA MAGISTRATURA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COMUNICADO Nº 397/2017 ELEIÇÃO PARA OS CARGOS DE DIREÇÃO, CÚPULA E ESCOLA PAULISTA DA MAGISTRATURA"

Copied!
22
0
0

Texto

(1)

Ano XI • Edição 2484 • São Paulo, quinta-feira, 7 de dezembro de 2017 www.dje.tjsp.jus.br

caderno 1

ADMINISTRATIVO Presidente:

Paulo Dimas de Bellis Mascaretti

TRIBUNAL DE JUSTIÇA

SEMA - Secretaria da Magistratura

COMUNICADO Nº 397/2017

ELEIÇÃO PARA OS CARGOS DE DIREÇÃO, CÚPULA E ESCOLA PAULISTA DA MAGISTRATURA

O TRIBUNAL PLENO, em sessão realizada no dia 06 de dezembro de 2017, elegeu, para o biênio 2018/2019: os Desembargadores MANOEL DE QUEIROZ PEREIRA CALÇAS, para o cargo de Presidente, ARTUR MARQUES DA SILVA FILHO, para o cargo de Vice-Presidente, e GERALDO FRANCISCO PINHEIRO FRANCO, para o cargo de Corregedor Geral da Justiça, bem como a chapa FRANCISCO LOUREIRO, para a Escola Paulista da Magistratura (composição: DIRETOR: Francisco Eduardo Loureiro; VICE-DIRETOR: Luís Francisco Aguilar Cortez; CONSELHO CONSULTIVO E DE PROGRAMAS - SEÇÃO DE DIREITO PRIVADO: Tasso Duarte de Melo e Milton Paulo de Carvalho Filho; SEÇÃO DE DIREITO PÚBLICO: Aroldo Mendes Viotti e Eduardo Cortez de Freitas Gouvêa; SEÇÃO DE DIREITO CRIMINAL: Francisco José Galvão Bruno e Hermann Herschander; JUIZ DE ENTRÂNCIA FINAL: Gilson Delgado Miranda.

A Egrégia SEÇÃO DE DIREITO CRIMINAL elegeu para o cargo de Presidente – biênio 2018/2019, o Desembargador FERNANDO ANTONIO TORRES GARCIA.

A Egrégia SEÇÃO DE DIREITO PRIVADO elegeu para o cargo de Presidente – biênio 2018/2019, o Desembargador GASTÃO TOLEDO DE CAMPOS MELLO FILHO.

A Egrégia SEÇÃO DE DIREITO PÚBLICO elegeu para o cargo de Presidente – biênio 2018/2019, o Desembargador GETÚLIO EVARISTO DOS SANTOS NETO.

COMUNICADO 02/2017

O Conselho Supervisor do Sistema de Juizados Especiais, no uso de suas atribuições e em complementação à decisão exarada em 27/07/2017, comunica aos Magistrados(as) Presidentes dos Colégios Recursais, que todos os recursos distribuídos há mais de 100 (cem) dias deverão ser julgados no prazo máximo de 30 (trinta) dias, ainda que haja necessidade de designação de sessão extraordinária para tanto.

Deverão ser comunicados, até o dia 11/12/2017, por e-mail endereçado ao Conselho Supervisor (conselhosupervisor@ tjsp.jus.br), os seguintes casos: (a) a inexistência de pendências; (b) a regularização de eventual atraso; ou (c) feitos remanescentes, com menção ao nome do Magistrado(a) e quantidade de processos.

(06, 13, 21, 27/11, 04 e 07/12)

NOTA: A republicação não amplia o prazo concedido para a regularização determinada.

SPRH - Secretaria de Planejamento de Recursos Humanos

P O R T A R I A N º 9 4 8 0 / 2 0 1 7 .

Dispõe sobre as regras para a ordem de nomeações dos aprovados em concursos públicos para o Quadro de Servidores do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

O PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO, DESEMBARGADOR PAULO DIMAS DE BELLIS MASCARETTI, no uso de suas atribuições,

CONSIDERANDO a necessidade de regulamentar a ordem de nomeação dos candidatos aprovados para as vagas destinadas aos candidatos da lista geral, lista de negros e lista especial, com base na reserva de vagas;

CONSIDERANDO o disposto no artigo 4º da Lei Federal nº 12.990/2014, no artigo 8º da Resolução CNJ nº 203/2015, no artigo 11 da Resolução TJSP nº 719/2015 e nas Leis Complementares nºs 683/1992 e 932/2002;

(2)

2

CONSIDERANDO o disposto nos editais de abertura dos concursos, RESOLVE:

Art. 1º - A ordem de nomeação dos aprovados em concurso público para provimento de vagas do Quadro de Servidores do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo respeitará os critérios de alternância e proporcionalidade, que consideram a relação entre o número de vagas em concurso e o número de vagas reservadas e providas.

Parágrafo Único. Se houver necessidade de preenchimento de cargos vagos em número superior ao estabelecido no Edital de Abertura do Concurso, a ordem de nomeação dos aprovados deverá observar o percentual de reserva determinado nas legislações em vigor, mesmo que não houver vagas reservadas no momento da abertura do Edital do Concurso.

Art. 2º - A nomeação dos aprovados na lista de candidatos negros observará o percentual de 20% das vagas a serem preenchidas e dos aprovados na lista especial o percentual de 5%, mesmo que não houver reserva de vagas no Edital de Abertura do Concurso.

Art. 3º - A nomeação dos candidatos aprovados ocorrerá segundo o interesse público e a disponibilidade orçamentária, como segue:

I – se houver necessidade de provimento de cinco cargos vagos o primeiro será destinado ao candidato da lista geral, o segundo ao da lista especial e o terceiro ao candidato da lista de negros, e o quarto e quinto aos candidatos da lista geral;

II – a nomeação do próximo candidato da lista especial ocorrerá com o eventual provimento do 21º cargo do concurso; III – para os candidatos negros, após a aplicação do inciso I acima, ocorrerá o novo chamamento quando houver o preenchimento da 8ª vaga, e a partir de então a cada grupo de 5 (cinco) vagas, correspondendo às nomeações dos classificados em 8º, 13º, 18º, 23º, 28º, 33º e assim sucessivamente, desde que ocorra o efetivo preenchimento da vaga.

Art. 4º - Os candidatos negros nomeados dentro do número de vagas oferecido para ampla concorrência (lista geral), não serão computados para efeito do preenchimento das vagas reservadas aos candidatos negros.

Art. 5º - Os candidatos negros aprovados tanto para as vagas a eles destinadas quanto para as vagas reservadas às pessoas com deficiência, convocados concomitantemente para o provimento dos cargos, deverão manifestar opção por uma delas.

Parágrafo Único. Caso o candidato não se manifeste quando consultado pelo Tribunal de Justiça, via endereço eletrônico fornecido pelo mesmo no momento da inscrição, no prazo de até dois dias úteis, será nomeado dentro das vagas destinadas aos candidatos negros.

Art. 6º - Na hipótese de não haver candidatos negros aprovados em número suficiente para que sejam ocupadas as vagas reservadas, as vagas remanescentes serão revertidas para a ampla concorrência e serão preenchidos pelos demais candidatos aprovados, observada a ordem de classificação no concurso.

Art. 7º - Os casos não previstos nesta Portaria serão decididos pela Presidência do Tribunal de Justiça. Art. 8º - Esta Portaria entrará em vigor na data de sua publicação.

REGISTRE-SE. PUBLIQUE-SE. CUMPRA-SE. São Paulo, 05 de dezembro de 2017.

(a) PAULO DIMAS DE BELLIS MASCARETTI Presidente do Tribunal de Justiça

P O R T A R I A N º 9 . 4 8 1 / 2 0 1 7 Dispõe sobre a alteração da estrutura da Secretaria de Administração – SAD.

O PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO, DESEMBARGADOR PAULO DIMAS DE BELLIS MASCARETTI, no uso de suas atribuições,

CONSIDERANDO o decidido no Processo nº 87.552/2017 – DARAJ R E S O L V E:

Art. 1º - Remanejar para a Secretaria de Abastecimento – SAB, as seguintes unidades: SAD 1.5 – Coordenadoria de Administração Imobiliária

SAD 1.5.1 – Serviço de Contratos Administrativos e Gerenciamento Imobiliário

(3)

3

Art. 2º - Ficam criadas junto à Diretoria de Gestão dos Locais de Trabalho – SAD 1, as seguintes unidades: SAD 1.4.3 - Serviço de Especificação Técnica para Reformas Gerais e Construções;

SAD 1.5 – Coordenadoria de Gestão de Obras de Reformas Gerais e Construções; SAD 1.5.1 – Serviço de Fiscalização de Reformas Gerais e Construções;

SAD 1.5.2 – Serviço de Gestão de Obras, e SAD 1.6 - Serviço de Padronizações.

Art. 3º - Em decorrência do disposto nos artigos 1º e 2º, a Diretoria de Gestão dos Locais de Trabalho – SAD 1 passa a contar com a seguinte estrutura e nomenclaturas:

SAD 1 - Diretoria de Gestão dos Locais de Trabalho SAD 1.1 – Coordenadoria de Gestão de Espaços SAD 1.1.1 – Serviço de Arquitetura da Capital SAD 1.1.2 – Serviço de Arquitetura do Interior

SAD 1.2 - Coordenadoria de Gestão de Obras Pontuais da Capital SAD 1.2.1 – Serviço de Obras Pontuais da Capital

SAD 1.2.2 – Serviço de Equipamentos e Sistemas Prediais da Capital SAD 1.3 - Coordenadoria de Gestão de Obras Pontuais do Interior SAD 1.3.1 – Serviço de Obras Pontuais do Interior

SAD 1.3.2 – Serviço de Equipamentos e Sistemas Prediais do Interior

SAD 1.4 - Coordenadoria de Gestão de Projetos para Reformas Gerais e Construções SAD 1.4.1 – Serviço de Projetos de Arquitetura para Reformas Gerais e Construções

SAD 1.4.2 – Serviço de Projetos de Engenharia e de Equipamentos e Sistemas Prediais para Reformas Gerais e Construções

SAD 1.4.3 - Serviço de Especificação Técnica para Reformas Gerais e Construções SAD 1.5 – Coordenadoria de Gestão de Obras de Reformas Gerais e Construções SAD 1.5.1 – Serviço de Fiscalização de Reformas Gerais e Construções

SAD 1.5.2 – Serviço de Gestão de Obras SAD 1.6 - Serviço de Padronizações SAD 1.7 – Seção de Apoio Administrativo

Art. 4º - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário. REGISTRE-SE. PUBLIQUE-SE. CUMPRA-SE.

São Paulo, 30 de novembro de 2017.

(a) PAULO DIMAS DE BELLIS MASCARETTI Presidente do Tribunal de Justiça

P O R T A R I A N º 9 . 4 8 2 / 2 0 1 7 Dispõe sobre a alteração da estrutura da Secretaria de Abastecimento – SAB.

O PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO, DESEMBARGADOR PAULO DIMAS DE BELLIS MASCARETTI, no uso de suas atribuições,

CONSIDERANDO o decidido no Processo nº 87.117/2017 – SAB, R E S O L V E:

Art. 1º – A Diretoria de Licitações e Contratos Administrativos – SAB 2 passa a denominar-se Diretoria de Licitações e Compras – SAB 2.

Art. 2º - Fica mantida a Coordenadoria de Licitações e Compras – SAB 2.1, subordinada à Diretoria de Licitações e Compras – SAB 2.

Art. 3º – Renumerar o Serviço de Licitações – SAB 2.1.2 para SAB 2.1.1, mantidas as atuais seções a ele correspondentes, como segue:

SAB 2.1.1 – Serviço de Licitações

SAB 2.1.1.1 - Seção de Editais de Licitações

(4)

4

Art. 4º – Renumerar o Serviço de Compras Diretas – SAB 2.1.3 para SAB 2.1.2, mantidas as atuais seções a ele correspondentes, como segue:

SAB 2.1.2 – Serviço de Compras Diretas SAB 2.1.2.1 – Seção de Compras Diretas SAB 2.1.2.2 – Seção de Pronto Atendimento

Art. 5º – Criar a Coordenadoria de Análise de Requisição e Pesquisa de Preços – SAB 2.2 e o Serviço de Pesquisas de Preços – SAB 2.2.2, junto à Diretoria de Licitações e Compras – SAB 2.

Art. 6º – Em decorrência do disposto no artigo 3º, remanejar o atual Serviço de Processamento de Requisições – SAB 2.1.1 e suas Seções para a Coordenadoria de Análise de Requisição e Pesquisa de Preços – SAB 2.2, passando a referida Coordenadoria a contar com a seguinte estrutura:

SAB 2.2 – Coordenadoria de Análise de Requisição e Pesquisa de Preços SAB 2.2.1 – Serviço de Processamento de Análise de Requisições SAB 2.2.1.1 – Seção de Catalogação de Cadastro de Materiais e Serviços SAB 2.2.1.2 – Seção de Recepção e Análise de Requisições

SAB 2.2.2 – Serviço de Pesquisa de Preços

SAB 2.2.2.1 – Seção de Pesquisa de Preços de Serviços SAB 2.2.2.2 – Seção de Pesquisa de Preços de Materiais

Art. 7º - Fica mantida a Seção de Apoio – SAB 2.3, subordinada à Diretoria de Licitações e Compras – SAB 2. Art. 8º - Criar junto à Secretaria de Abastecimento – SAB, a Diretoria de Contratos Administrativos - SAB 3.

Art. 9º - Remanejar a Coordenadoria de Contratos Administrativos – SAB 2.2, o Serviço de Controle dos Contratos de Fornecimento e Serviços de Informática e Serviços Gerais – SAB 2.2.1 e a Seção de Administração de Contratos de Fornecimento e Serviços de Informática, Registro de Preços, Serviços Terceirizados e Serviços Gerais – SAD 2.2.1.1 para a Diretoria de Contratos Administrativos – SAB 3, passando as referidas unidades a denominar-se:

SAB 3.1 – Coordenadoria de Contratos Administrativos

SAB 3.1.1 – Serviço de Contratos de Informática, Fornecimento e Registro de Preços SAB 3.1.1.1 – Seção de Contratos de Informática, Fornecimento e Registro de Preços

Art. 10 – Criar o Serviço de Contratos Terceirizados e Grande Porte – SAB 3.1.2, subordinado à Coordenadoria de Contratos Administrativos – SAB 3.1, com a seguinte estrutura:

SAB 3.1.2 - Serviço de Contratos Terceirizados e Grande Porte

SAB 3.1.2.1 – Seção de Contratos de Serviços Terceirizados e Grande Porte

Parágrafo único – A Seção mencionada no caput deste artigo, decorre do remanejamento da Seção de Administração de Contratos de Serviços de Engenharia, Seguro de Veículos e Convênios – SAB 2.2.2.1.

Art. 11 – Remanejar o Serviço de Controle dos Contratos de Serviços de Engenharia, de Manutenção de Equipamentos Prediais, Seguro de Veículos e Convênios – SAB 2.2.2, a Seção de Administração de Contratos de Serviços de Manutenção e Locação de Equipamentos Prediais – SAB 2.2.2.2 e a Seção de Administração de Contratos de Serviço de Limpeza Predial – SAB 2.2.1.2 para Coordenadoria de Contratos Administrativos – SAB 3.1, passando as referidas unidades a denominar-se:

SAB 3.1.3 – Serviço de Contratos de Engenharia e Manutenção SAB 3.1.3.1 – Seção de Contratos de Engenharia

SAB 3.1.3.2 – Seção de Contratos de Manutenção

Art. 12 – Criar junto à Diretoria de Contratos Administrativos – SAB 3, as seguintes unidades: SAB 3.2 - Coordenadoria de Contratos Imobiliários e Convênios;

SAB 3.2.1 - Serviço de Contratos Imobiliários;

SAB 3.2.2 – Serviço de Permissão de Uso e Convênios, e SAB 3.3 – Seção de Apoio.

Parágrafo único – A Coordenadoria de Contratos Imobiliários e Convênios – SAB 3.2 e o Serviço de Contratos Imobiliários – SAB 3.2.1, mencionados no caput deste artigo, decorrem do remanejamento da Coordenadoria de Administração Imobiliária – SAD 1.5 e do Serviço de Contratos Administrativos e Gerenciamento Imobiliário – SAD 1.5.1, respectivamente.

Art. 13 - O Serviço de Apoio Administrativo - SAB 3 fica renumerado para SAB 4.

Art. 14 - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário. REGISTRE-SE. PUBLIQUE-SE. CUMPRA-SE.

São Paulo, 30 de novembro de 2017.

(a) PAULO DIMAS DE BELLIS MASCARETTI Presidente do Tribunal de Justiça

(5)

5

SAD - Secretaria de Administração

COMUNICADO SAD Nº 395/2017

A PRESIDÊNCIA DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO, diante da necessidade do cumprimento do Provimento nº 1.948/2012, que estabelece que no período de 20/12/2017 a 07/01/2018 o expediente no Foro Judicial de 1ª e 2ª Instâncias do Estado e na Secretaria do Tribunal de Justiça dar-se-á pelo sistema de Plantões Judiciários, na forma dos Provimentos CSM nº 654/1999, 1.154/2006, 1.155/2006 e 2.014/2012 e da Resolução nº 495/2009, e considerando a necessidade de, nesse período:

- proporcionar que as obras ou serviços de pequenas reformas de engenharia, em execução, ou a se iniciar, pelas empresas contratadas, prossigam, ou iniciem, de forma ininterrupta, conforme disposto nos respectivos contratos;

- regulamentar o funcionamento das agencias bancárias e dos PABs – Postos de Atendimento Bancário; - orientar a execução de serviços terceirizados; e,

- proporcionar canal de comunicação para sanar duvida referentes aos serviços administrativos de apoio à execução dos Plantões Judiciários.

RESOLVE:

1 – Para acompanhamento de obras, serviços de pequenas reformas de engenharia, em execução, os Juízes Diretores de Prédio poderão convocar servidor do Serviço de Administração Predial para acompanhamento, excetuando-se os prédios onde funcionarão os plantões de Sede de Circunscrição.

2 – Para abertura e fechamento de prédios, nas Comarcas, onde houver necessidade de funcionamento do Cartório Eleitoral, preferencialmente, o acesso deverá ser acompanhado pelos vigilantes patrimoniais, mas, caso necessário, fica excepcionalmente autorizada convocação de servidores da Seção ou Supervisão de Administração Predial, pelo Juiz Diretor.

3 – Fica autorizado o funcionamento das agências bancárias localizadas no interior dos prédios do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, exclusivamente para realização dos serviços internos da instituição financeira, sem atendimento aos clientes e desde que não haja necessidade de convocação extraordinária de funcionários da Administração para abertura e fechamento dos prédios, conforme estabelece o COMUNICADO 167/2005 de 20/12/2005, com exceção dos postos bancários (PABs), que deverão realizar tais serviços em suas agências de origem.

4 – A Secretaria de Administração encaminhará, via e-mail, as orientações às Administrações Prediais quanto à atuação das empresas prestadoras de serviços contratadas pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

5 – Para o Plantão Judiciário da Capital:

5.1 – no Palácio da Justiça, a Administração Predial poderá ser contatada através dos seguintes números de telefones: (11) 3117-2471; (11) 3117-2474; (11) 3117-2477; 98639-3190, e o Serviço de Transporte através dos seguintes números de telefone: (11) 3117-2504; (11) 3117-2508; (11) 3117-2510; (11) 98750-4634; (11) 963074662; (11) 987506147;

5.2 – no Complexo Judiciário Ministro Mário Guimarães a Administração Predial poderá ser contatada através dos seguintes números de telefone:(11) 2127-9441; (11) 98639-1722; e,

5.3 – na Vara Especial da Infância e Juventude a Administração Predial poderá ser contatada através dos seguintes números de telefone: (11) 3277-7903; (11) 98639-2526.

SPI - Secretaria de Primeira Instância

PROVIMENTO CONJUNTO Nº 35/2017

Implanta o fluxo de trabalho da Unidade de Processamento Judicial (UPJ) – 01ª a 06ª Varas Especiais da Infância e da Juventude da Comarca da Capital

O PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA e o CORREGEDOR-GERAL DA JUSTIÇA, no exercício de suas atribuições legais,

CONSIDERANDO a implantação da Unidade de Processamento Judicial para atendimento das 01ª, 02ª, 03ª, 04ª, 05ª e 06ª Varas Especiais da Infância e da Juventude da Capital;

CONSIDERANDO a suspensão das atribuições dos Ofícios de Justiça afetos às citadas Varas;

CONSIDERANDO a necessidade de se adequar o fluxo de trabalho da estrutura criada até que a E. Corregedoria Geral da Justiça estabeleça Normas específicas para as UPJs;

RESOLVEM:

Artigo 1º - A Unidade de Processamento Judicial – UPJ que realizará as atividades cartorárias das 01ª, 02ª, 03ª, 04, 05ª e 06ª Varas Especiais da Infância e da Juventude da Comarca da Capital e os Gabinetes dos Juízes de 1º Grau das respectivas varas, observarão o fluxo de trabalho estabelecido neste provimento.

(6)

6

Artigo 2º - Compete ao escrivão judicial:

I – coordenar e administrar a unidade de processamento judicial; II – conferir e assinar expedientes;

III – acompanhar a produtividade dos servidores e das equipes; IV - conferir e assinar os mandados de levantamento;

V – garantir o normal fluxo de trabalho, com disciplina, organização e estrito cumprimento dos horários de funcionamento; VI – zelar para que não haja qualquer preferência na tramitação dos processos de uma vara em relação à outra, ressalvados os casos de urgência;

VII – abrir diariamente o e-mail institucional da unidade, encaminhando aos e-mails das Varas respectivas todos aqueles cuja resposta/informação devam ser conferidas/elaboradas pelo magistrado, como os referentes à Agravo de Instrumento;

VIII – atender os juízes em exercício nos trabalhos relativos à unidade de processamento; IX – abrir, controlar e encerrar os livros e classificadores da Unidade;

X – elaborar e encaminhar a frequência e avaliação de desempenho dos funcionários da Unidade, podendo delegar a tarefa, se o caso;

Parágrafo único. Estão subordinados ao escrivão judicial os gestores das equipes da unidade.

Artigo 3º - Para desempenho de suas atividades, os escreventes, agentes e estagiários da unidade de processamento judicial serão divididos em três equipes, cada qual coordenada pelo respectivo gestor:

I – Equipe de Processos Físicos e Atendimento; II – Equipe de Cumprimento dos Processos Digitais; III – Equipe de Movimentação dos Processos Digitais.

Artigo 4º - A Equipe de Processos Físicos e de Atendimento será responsável pelo atendimento do público no balcão; pela guarda, carga, recebimento, arquivamento e desarquivamento de autos físicos; pelo cumprimento, controle de prazos, publicação e juntada de petições e pelo correio e malote.

§ 1º Compete ao gestor de Equipe de Processos Físicos e Atendimento: I – coordenar os trabalhos da equipe;

II – a guarda e escrituração dos livros e classificadores em uso pela equipe;

III – a guarda dos autos físicos e a cobrança daqueles não restituídos no prazo legal; IV – elaborar e remeter a relação de mandados de levantamento;

V – conferir e assinar expedientes, inclusive mandados de levantamento; VI – remeter as laudas de publicação;

VII – controlar o painel de editais;

VII – auxiliar o escrivão no que lhe for solicitado.

§ 2º Compete à Equipe de Processos Físicos e Atendimento:

I – carga e descarga de processos físicos, inclusive aqueles encaminhados ou provenientes da conclusão; II – o arquivamento e o desarquivamento de processos físicos;

III – o correio e o malote;

IV – o atendimento de balcão mediante revezamento diário ou semanal;

V – todas as cargas e descargas de papéis e documentos, inclusive carga de mandados à Seção Administrativa de Distribuição de Mandados;

VI – realizar o transporte dos autos físicos e dos documentos entre a unidade e os gabinetes e entre os gabinetes e a unidade;

VII – alocação e o encaminhamento dos processos físicos. VIII – elaborar lauda de publicação e certificar sua ocorrência;

IX – juntar petições, providenciando as atualizações no sistema informatizado, bem como abertura de volumes, e ainda, atendimento dos arts. 208 e seguintes das Normas de Serviço da Corregedoria Geral da Justiça e, na sequência, dar andamento ao feito;

X – verificar diariamente os prazos, de acordo com as datas de vencimento, certificando-se o seu decurso e, na sequência, dar andamento ao feito;

XI – cumprimento das determinações judiciais, com a elaboração de ofícios, mandados, cartas precatórias etc.; XII – o recebimento e competente andamento de autos oriundos do Tribunal de Justiça;

XIII – emitir atos ordinatórios;

XIV – Digitalização dos processos, procedendo à recategorização dos documentos e liberação nos autos digitais, até que seja implantada a Central Facilitadora do Ministério Público.

Artigo 5º - A Equipe de Cumprimento dos Processos Digitais será responsável pelo cumprimento das determinações judiciais nos processos digitais.

§ 1º - Compete ao gestor da Equipe de Cumprimento dos Processos Digitais: I – coordenar os trabalhos da equipe;

II – conferir, assinar pelo fluxo de documentos e tornar público os expedientes; III – conferir e assinar mandados de levantamento;

(7)

7

V – zelar para que todas as filas do fluxo digital tenham regular andamento; VI – monitorar a fila Ag. Encerramento do Ato;

VII – auxiliar o escrivão no que lhe for solicitado.

§ 2º - Compete à Equipe de Cumprimento dos Processos Digitais:

I – tratar a fila do fluxo digital – Ag. Análise de Cartório Urgente, em face do art. 1.265 das NSCGJ;

II – tratar as filas Ag. Análise do subfluxo de documentos despacho, decisão interlocutória, sentença, termo de audiência e ato ordinatório, gerando o ato e expedindo o competente documento;

III – tratar a fila Ag. Impressão do subfluxo de documentos mandado; mandados - outros; ofício; carta; carta precatória/ rogatória; termo, alvará, auto, edital, formal, guia, certidão e diversos, imprimindo os respectivos documentos, se o caso;

IV – tratar a fila Ag. Emissão do subfluxo de documentos mandado; mandados - outros; ofício; carta; carta precatória/ rogatória; termo, alvará, auto, edital, formal, guia, certidão e diversos, expedindo os respectivos documentos, se o caso;

V – intimar os peritos nomeados, gerando a senha de acesso aos autos, a qual deve acompanhar a intimação;

VI – remover os atos que não pendem de cumprimento, das filas do subfluxo (decisão/despacho/sentença/termo de audiência/ ato ordinatório);

VII – gerenciar as tarjas dos processos;

VIII – Proceder à evolução da classe processual após o recebimento da representação;

Artigo 6º - A Equipe de Movimentação dos Processos Digitais será responsável pela publicação, juntada (petições aguardando cadastro dos processos digitais), decurso de prazo nos processos digitais e decurso de prazo dos documentos:

§ 1º - Compete ao gestor da Equipe de Movimentação dos Processos Digitais: I – coordenar os trabalhos da equipe;

II – conferir e assinar expedientes, inclusive mandado de levantamento, quando determinado pelo escrivão; III – gerenciar todas as filas de retorno, procedendo ao devido andamento aos feitos;

IV – controlar a digitalização de documentos, inclusive os prazos para destruição dos documentos, de acordo com as Normas de Serviço da Corregedoria Geral da Justiça;

V – zelar para que todas as filas do fluxo digital tenham regular andamento; VI – monitorar a fila Ag. Encerramento do Ato;

VII – verificar, periodicamente, a fila de Processos Arquivados e de Processos Suspensos; VIII – auxiliar o escrivão no que lhe for solicitado.

§ 2º - Compete à Equipe de Movimentação dos Processos Digitais: I - tratar as seguintes filas de processo:

a. Ag. Análise do Cartório;

b. Ag. Análise do Cartório - Urgente; c. Encaminhar para Publicação; d. Ag. Certificação da Publicação; e. Ag. Decurso de Prazo – Publicação; f. Ag. Laudo;

g. Ag. Mandado de Busca e Apreensão; h. Ag. Decurso de Prazo;

i. Controle de Internação Provisória – Cautelar; j. Retorno do Distribuidor;

k. Retorno Setor Técnico - Ass. Social; l. Retorno Setor Técnico - Psicologia; m. Processo Suspenso;

n. Ag. Impressão;

o. Processo em Grau de Recurso;

p. Processos Recebidos do 2.º Grau – Diligência; q. Retorno do Segundo Grau – Recurso Eletrônico;

II - tratar o subfluxo de petição intermediária;

III – tratar as filas Ag. Devolução/Resposta e Ag. Decurso de Prazo do subfluxo de documentos mandado; mandados - outros; ofício; carta; carta precatória/ rogatória; e citação/intimação/vista/Portal;

IV – gerar lauda de publicação e certificar sua ocorrência;

V – cadastrar petições que não foram captadas pela juntada automática e/ou incidentes;

VI – verificar diariamente os prazos, de acordo com as datas de vencimento, certificando-se o seu decurso e, na sequência, dar andamento ao feito;

VII – digitalizar os documentos de processos digitais, liberando-os nos autos e, na sequência, dar andamento ao feito; VIII – encaminhar os autos para o Ministério Público, Defensoria Pública, Setor Técnico – Assistente Social e Psicologia e Distribuidor;

IX - remover os atos que não pendem de cumprimento, das filas do subfluxo (decisão/despacho/sentença).

(8)

8

I – elaborar minutas de despachos, decisões, sentenças e de termos de audiência; II – emitir atos ordinatórios nos processos digitais das filas de sua atribuição; III – realizar eventuais pesquisas deferidas pelo Juiz;

IV – Emitir documentos que devam ser, imediatamente, entregues às partes presentes em audiência; V – tratar as seguintes filas de processo:

a. Inicial – Ag. Análise do Cartório;

b. Inicial – Ag. Análise do Cartório – Urgente; c. Entrados com Sigilo Absoluto;

d. Conclusos – Despacho;

e. Conclusos – Decisão Interlocutória; f. Conclusos – Sentença;

g. Conclusos - Urgente; h. Ag. Minuta;

i. Petição juntada – aguardando análise. j. Ag. Audiência

k. Ag. Análise Complemento Peticionamento

VI – manter atualizados todos os dados cadastrais dos processos digitais no sistema informatizado após as análises das petições iniciais e intermediárias;

VII – criar os modelos de grupo, devendo:

a. preencher o nome do documento (que deve corresponder ao teor do documento); b. vincular a movimentação específica;

c. marcar o check-box de assinatura do juiz;

d. vincular o(s) ato(s) correspondente(s), inclusive os de encaminhamento aos Portais do Ministério Público e da Defensoria Pública;

e. selecionar o teor do documento (Ctrl+M) para fins de publicação e emissão, quando necessária, de documentos; VIII – preencher/encaminhar, mensalmente, a planilha do Movimento Judiciário;

IX – cadastrar o objeto da ação, quando da análise da inicial;

X – cadastrar as audiências na pauta virtual, monitorando os processos nos termos do art. 148 das NSCGJ; XI – monitorar a assinatura de expediente dos magistrados, diariamente;

XII – vincular tarja de urgente para os casos de decisões urgentes a serem cumpridas;

XIII – abrir diariamente o e-mail institucional da Vara, tratando todos aqueles cuja resposta/informação devam ser conferidas/ aprovadas pelo magistrado, como os referentes a Agravo de Instrumento e encaminhar ao e-mail da UPJ aqueles cujas providências sejam exclusivamente da Unidade.

Artigo 8º - As equipes da UPJ e os Gabinetes deverão gerenciar os processos digitais em que estiverem trabalhando, independentemente das filas onde encontrarem, removendo as cópias das filas e/ou encerrando os atos, se o caso, de modo a mantê-los regulares para as atividades subsequentes.

Artigo 9º - As audiências serão obrigatoriamente realizadas nas salas especificamente destinadas para este fim de cada Vara.

§ 1º - Cabe ao magistrado a designação de um dos escreventes do seu Gabinete para recepção do público das audiências e apoio para sua realização.

Artigo 10 - A Corregedoria Permanente da unidade de processamento judicial será exercida, exclusivamente, por um dos juízes das varas envolvidas no projeto, indicado pelo Corregedor Geral da Justiça.

§ 1º - Compete ao Juiz Corregedor Permanente da unidade de processamento judicial as apurações preliminares, as sindicâncias e os processos administrativos relativos aos servidores da unidade.

§ 2º - O Corregedor Permanente da unidade apresentará, mensalmente, relatórios das atividades à coordenação do projeto “Cartório do Futuro”, composta por juízes assessores da Corregedoria Geral da Justiça e da Presidência do Tribunal de Justiça.

Artigo 11 - Compete ao juiz de direito, em relação aos servidores lotados no seu Gabinete: I - as apurações preliminares, as sindicâncias e os processos administrativos;

II - a elaboração e o encaminhamento das frequências e avaliações de desempenho.

Artigo 12 - O escrivão da unidade de processamento judicial, com auxílio dos gestores, apresentará, mensalmente, ao Juiz Corregedor Permanente relatório das atividades, que conterá:

I - identificação dos serviços menos desenvolvidos ou deficitários;

II - propositura e definição das medidas necessárias ao seu aprimoramento; III - avaliação das medidas implantadas.

Parágrafo único - O escrivão da unidade de processamento judicial reportar-se-á ao Juiz Corregedor Permanente para orientação acerca das questões administrativas relativas à unidade.

(9)

9

Artigo 13 - O Comitê Gestor, presidido pelo Juiz Corregedor Permanente e composto por um juiz em exercício de cada vara abrangida pelo projeto, se reunirá mensalmente para avaliar e ajustar as atividades do cartório e dos gabinetes, bem como para elaborar propostas a serem encaminhadas à Coordenação.

Artigo 14 - Será mantida a identificação dos processos de cada uma das varas e seus respectivos magistrados.

Artigo 15 - Aplicam-se subsidiariamente a este provimento as normas de serviço da Corregedoria Geral da Justiça. Parágrafo único - Os casos omissos serão resolvidos pela coordenação do projeto ou pela Corregedoria Geral da Justiça.

Artigo 16 – A Unidade de Processamento Judicial iniciará suas atividades no dia 04 de dezembro de 2017.

Artigo 17 - Este Provimento Conjunto entra em vigor na data de sua publicação, produzindo efeitos a partir do início das atividades da UPJ – 01ª a 06ª Varas Especiais da Infância e da Juventude da Comarca da Capital, revogadas as disposições em contrário.

REGISTRE-SE. PUBLIQUE-SE. CUMPRA-SE.

São Paulo, 01 de dezembro de 2017.

(aa) PAULO DIMAS DE BELLIS MASCARETTI, Presidente do Tribunal de Justiça e MANOEL DE QUEIROZ PEREIRA CALÇAS, Corregedor-Geral da Justiça.

COMUNICADO CONJUNTO Nº 2697/2017 (Plantão Judiciário Digital na Competência Cível)

A Presidência do Tribunal de Justiça de São Paulo e a Corregedoria Geral da Justiça COMUNICAM aos Senhores Magistrados, Membros do Ministério Público, da Defensoria Pública, das Procuradorias, Advogados, Dirigentes das Unidades Judiciais, Servidores e ao público em geral que, em conformidade com o disposto no artigo 1.130-B das Normas de Serviço da Corregedoria Geral da Justiça (NSCGJ), na redação dada pelo Provimento CSM nº 2.458/2017 (DJE 01º/12/2017), nos PLANTÕES JUDICIÁRIOS os pedidos iniciais na competência do plantão cível serão distribuídos e processados no formato digital. As petições intermediárias na competência do plantão cível, referentes a processos que tramitam fora do plantão, deverão ser apresentadas em meio físico, observando-se, neste caso, o disposto no art. 1.208 das NSCGJ.

SJ - Secretaria Judiciária

COMUNICADO Nº 396/2017

O Excelentíssimo Senhor Desembargador Renato de Salles Abreu Filho, Presidente da Seção de Direito Criminal do Tribunal de Justiça, COMUNICA que a distribuição dos feitos em grau de recurso que se realizaria no dia 08 de dezembro, será realizada no dia 07 de dezembro do corrente, quinta-feira, às 09 horas, na sala 35 do prédio do Tribunal de Justiça, localizado na Rua Agostinho Gomes nº 1225 (Praça Nami Jafet nº 235) – Bairro do Ipiranga, com a supervisão da Presidência da Seção de Direito Criminal.

(05, 06 e 07/12/2017)

PORTARIA CONJUNTA

Os Desembargadores ADEMIR DE CARVALHO BENEDITO, Vice-Presidente do Tribunal de Justiça, LUIZ ANTONIO DE GODOY, Presidente da Seção de Direito Privado, RICARDO HENRY MARQUES DIP, Presidente da Seção de Direito Público, e RENATO DE SALLES ABREU FILHO, Presidente da Seção de Direito Criminal,

CONSIDERANDO o recesso previsto entre os dias 20/12/2017 a 06/01/2018;

CONSIDERANDO que durante os plantões os processos serão processados apenas na forma física;

CONSIDERANDO a possibilidade da distribuição de processos à véspera do recesso não permitir o pronto encaminhamento às respectivas relatorias;

(10)

10

RESOLVEM:

Art. 1º - A partir de 12 horas do próximo dia 19 de dezembro, último dia útil do ano de 2017, os processos entrados no Egrégio Tribunal de Justiça até às 24 horas do mesmo dia continuarão a receber livre e regular distribuição.

Art. 2º - As conclusões dos processos entrados na situação do art. 1º, e que contenham pedidos de liminares ou antecipações de tutela, deverão ser promovidas aos Desembargadores designados para oficiar no plantão judiciário do dia 20 de dezembro e, se necessário, do dia 21 de dezembro, fazendo-se conclusão por ordem de antiguidade.

Art. 3º - Caberá aos Desembargadores designados para o plantão judiciário dos dias 20 e 21 de dezembro, na hipótese do art. 2º, avaliar se o(s) processo(s) que lhes seja(m) atribuído(s) conforma(m)-se à sistemática do plantão judiciário, avaliando a urgência da hipótese, e decidindo, desde logo, em caso afirmativo, sobre a liminar ou antecipação da tutela reclamada.

Art. 4º - Os Desembargadores indicados para o plantão judiciário dos dias 20 e 21 de dezembro poderão indicar funcionário de seu gabinete para auxílio no processamento desse expediente.

Art. 5º - A secretaria judiciária deverá designar funcionários para distribuição e cadastro dos recursos entrados na forma do artigo 1º, com a consequente atualização do sistema SAJ, em condições de dar movimentação e cumprimento às decisões proferidas.

Art. 6º - Oficiar à Secretaria Judiciária para integral cumprimento desta Portaria. REGISTRE-SE. PUBLIQUE-SE. CUMPRA-SE.

São Paulo, 13 de novembro de 2017.

(aa) ADEMIR DE CARVALHO BENEDITO, Vice-Presidente do Tribunal de Justiça, LUIZ ANTONIO DE GODOY, Presidente da Seção de Direito Privado, RICARDO HENRY MARQUES DIP, Presidente da Seção de Direito Público, RENATO DE SALLES ABREU FILHO, Presidente da Seção de Direito Criminal

SEÇÃO I

ATOS DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA

Subseção I: Atos e comunicados da Presidência

SECRETARIA DA PRESIDÊNCIA

Diretoria de Relações Institucionais - SPr 4

COORDENADORIA DE CERIMONIAL CONVITE

O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, tem a honra de convidar os Senhores Desembargadores, Juízes de Direito e Funcionários para o Projeto “Quintas Musicais” com o espetáculo “Diálogos...”, por Aldo Scaglione (guitarra) e Márcio Dias (piano), a realizar-se no dia 7 de dezembro de 2017 (quinta-feira), às 11h15, no Palacete Conde de Sarzedas, sede do Museu do Tribunal de Justiça de São Paulo, Rua Conde de Sarzedas, 100 – Centro – São Paulo/SP.

COORDENADORIA DE CERIMONIAL CONVITE

O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, tem a honra de convidar os Senhores Desembargadores, Juízes de Direito, Juízes da Justiça Militar, Membros do Ministério Público, Defensores Públicos, Advogados e Funcionários para a Solenidade de Instalação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Campos do Jordão, a realizar-se no dia 11 de dezembro de 2017 (segunda-feira), às 11 horas, no Fórum “Embaixador José Carlos de Macedo Soares”, na Avenida Januário Miráglia, 1.200 – Vila Abernéssia – Campos do Jordão/SP.

(11)

11

COORDENADORIA DE CERIMONIAL CONVITE

O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, tem a honra de convidar os Senhores Desembargadores, Juízes de Direito, Juízes da Justiça Militar, Membros do Ministério Público, Defensores Públicos, Advogados e Funcionários para a Solenidade de Inauguração das Novas Instalações do Fórum da Comarca de Praia Grande, a realizar-se no dia 12 de dezembro de 2017 (terça-feira), às 10h30, na Avenida Doutor Roberto de Almeida Vinhas, 9.101 – Vila Mirim – Praia Grande/SP.

COORDENADORIA DE CERIMONIAL CONVITE

O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, tem a honra de convidar os Senhores Desembargadores, Juízes de Direito e Funcionários para as “Jornadas Musicais”, coordenadas pelo Desembargador Sidney Romano dos Reis, que exibirá as seguintes seleções de vídeos: 1) A ÓPERA NO SÉCULO XX”, apresentando trechos de óperas dos compositores Giacomo Puccini (“La Bohème”, “Tosca”, “Madama Butterfly” e “Turandot”) e Richard Strauss (“Der Rosenkavalier”), a realizar-se no dia 12 de dezembro de 2017 (terça-feira), às 18 horas, no Auditório do Gade MMDC, na Avenida Ipiranga, 165 – República – São Paulo/SP; e

2) UMA TARDE DE MÚSICA” – coletânea especial de músicas clássicas e populares, a realizar-se no dia 15 de dezembro de 2017 (sexta-feira), às 17 horas, no Fórum João Mendes Júnior, na Praça Doutor João Mendes, s/nº - 16º andar – Sala 1629 – “Sala do Servidor” – Centro – São Paulo/SP.

SEMA 1.1

SEMA 1.1.2

SUSPENSÃO DO EXPEDIENTE FORENSE E PRAZOS PROCESSUAIS

O Excelentíssimo Senhor Desembargador Presidente do Tribunal de Justiça, em 06/12/2017, no uso de suas atribuições legais, autorizou o que segue:

IBIÚNA – JUIZADO ESPECIAL CÍVEL E CRIMINAL, CEJUSC, CENTRAL DE MANDADOS E SETOR DE EXECUÇÃO FISCAL – antecipação do encerramento do expediente forense no dia 12/12/2017, a partir das 17 horas, com a suspensão dos prazos processuais na referida data, em retificação à autorização disponibilizada no DJE de 06/12/2017, página 8.

ITIRAPINA – suspensão dos prazos processuais no dia 05/12/2017.

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – SETOR DE EXECUÇÃO FISCAL – suspensão dos prazos processuais no período de 06 a 19/12/2017.

Subseção II: Atos e comunicados da Corregedoria Geral da Justiça

DICOGE

DICOGE 1.2

COMUNICADO CG. Nº 2667/2017

A Corregedoria Geral da Justiça COMUNICA para conhecimento geral que o modelo ata de Correição Judicial da SEÇÃO ADMINISTRATIVA DE DISTRIBUIÇÃO DE MANDADOS E VARA DO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL e JUIZADO ESPECIAL CRIMINAL (digital especializado e híbrido especializado) foram atualizados no quadro de “Livros e Classificadores Obrigatórios”.

(12)

12

DICOGE 2

COMUNICADO CG Nº 2596/2017 (Processo nº 2015/25869)

PLANTÃO JUDICIÁRIO ESPECIAL (Recesso de Final de Ano) - Competência Infância e Juventude -

- Senha CNACL e Requisição de Vagas NUMOVA -

A Corregedoria Geral da Justiça COMUNICA aos Senhores Magistrados, Escrivães e Serventuários as seguintes orientações relativas aos procedimentos PRÉVIOS e DURANTE o Plantão Judiciário Especial (Recesso de Final de Ano):

1. Atentar para que os integrantes do Plantão Judiciário, possuam acesso ao sistema CNACL e caso não possuam, o mesmo deverá ser solicitado pelo Juiz de Direito no endereço daij2.4@tjsp.jus.br, até o dia 14/12/2017 (vide Comunicado CG 1835/2017)

2. Em conformidade com o Comunicado CG 163/2014, que define o horário do plantão judiciário (das 10h00 às 13h00), as solicitações de vagas para internação de adolescentes infratores ao NUMOVA da Fundação Casa (numova.fcasa@sp.gov.br), somente as que forem recepcionadas até às 17h00 de terça-feira, dia 19 de dezembro de 2017, serão respondidas no mesmo dia até às 19h00.

3. Se a resposta do NUMOVA quanto à vaga for negativa ou não vier até às 13h00, o Magistrado ou Escrivão deverão enviar e-mail para o Magistrado e Escrivão que estarão à frente do plantão judiciário do dia subsequente, com as cópias do que foi enviado para o NUMOVA (guia de internação, cópia da representação ou pedido de internação provisória, cópia de certidão de antecedentes, cópia da decisão que determinou a internação, cópia de documentos de caráter pessoal que possam comprovar a idade, cópia do termo circunstanciado ou boletim de ocorrência) para que tenham ciência de que há adolescente custodiado em delegacia e com necessidade de vaga em unidade da Fundação, para que o pedido seja reiterado ou o Magistrado plantonista decida a respeito, considerando o art. 185, §2º do ECA.

4. O mesmo deverá ser feito em relação às solicitações de vagas enviadas ao NUMOVA após às 13h00. Além de informar ao Magistrado ou Escrivão que estarão à frente do plantão do dia subsequente, solicita-se que, no pedido de vaga feito ao NUMOVA no dia anterior, já conste também o endereço de e-mail do Escrivão plantonista do dia 20, para que o NUMOVA possa responder corretamente a ele, e não para quem não estará trabalhando, sobre a concessão ou não da vaga.

5. Durante os dias de plantão, considerando a possibilidade de troca da equipe plantonista e a necessidade de haver uma continuidade, deverão ser observadas as seguintes orientações:

Todas as petições, requerimentos e expedientes deverão, depois de autuados, ser organizados e separados em escaninhos, classificados em Foro Central ou Foros Regionais, quando se tratar do plantão da Comarca da Capital, e classificados por Comarcas, no caso de plantão realizado nas demais localidades, como forma de facilitar a continuidade do trabalho para a nova turma de plantonistas do dia subsequente.

Na área da Infância e Juventude, todos os expedientes serão depositados em pastas próprias, classificados em Foro Central ou Foros Regionais, quando se tratar do plantão da Comarca da Capital, ou por Comarcas, no caso de plantão realizado nas demais localidades, para conhecimento do juiz plantonista do dia imediatamente subsequente e assim sucessivamente.

Se não houver unidade inicial (NAI/CAI) da Fundação CASA no local em que o ato, em tese, foi praticado, caberá ao Magistrado plantonista que decretou ou manteve a custódia provisória do adolescente requisitar vaga para sua remoção, expedindo os ofícios pertinentes.

Caso não disponibilizada vaga para remoção no mesmo dia da requisição, caberá ao Magistrado plantonista do(s) dia(s) subsequente(s) cobrar a resposta da Fundação CASA e uma vez informada a data e unidade para remoção, expedir os ofícios cabíveis.

COMUNICA, ainda, que para solicitar a vaga deve-se enviar e-mail para o NUMOVA, no endereço numova.fcasa@sp.gov.br, enviando também a respectiva guia de internação do adolescente, a ser gerada no sistema do CNACL do CNJ, acompanhada de cópia da representação ou pedido de internação provisória, cópia de certidão de antecedentes, cópia da decisão que determinou a internação, cópia de documentos de caráter pessoal que possam comprovar a idade, cópia do termo circunstanciado ou boletim de ocorrência, conforme orientações já transmitidas por meio do Comunicado CG 1835/2017.

PROCESSO Nº 2017/161512 – CORREGEDORIA GERAL DA JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO – Parte: MARCELO DO VALLE DE OLIVEIRA, Escrevente Técnico Judiciário, lotado no 5º Ofício do Júri da Comarca de São Paulo – Advogado (a): FÁBIO MACHADO DE ALMEIDA DELMANTO – OAB/SP 146.720 e FÁBIO SUARDI D’ELIA – OAB/SP 249.995.

DECISÃO: Vistos. Considerando o domicílio da testemunha Camila Somadossi Gonçalves da Silva fora da Comarca, entrei em contato para questionar se poderia comparecer à Capital para oitiva presencial ou se preferiria ser ouvida por teleconferência em sua cidade. A testemunha mencionou que estaria viajando no dia, em outro Estado da federação. Sendo assim, considerando a proximidade da audiência, aguarde-se a realização da mesma para nova deliberação. Int. São Paulo, 05 de dezembro de 2017. (a) GABRIEL PIRES DE CAMPOS SORMANI – Juiz Assessor da Corregedoria

PROCESSO Nº 2017/140013 (Processo origem nº 2/2016) – SANTANA DE PARNAÍBA – LÉCIO MOREIRA e APARECIDO FERREIRA LIMA, Oficiais de Justiça, lotados na Seção Administrativa de Distribuição de Mandados das Varas da Comarca de Barueri. Decisão de 29/11/2017 - Aprovo o parecer do MM. Juiz Assessor da Corregedoria e por seus fundamentos, que adoto, e, por insuficiência da prova do elemento subjetivo, dou provimento ao recurso administrativo interposto por Lécio Moreira, Matrícula nº 810.529 e Aparecido Ferreira Lima, Matrícula nº 811.730, contra a r. decisão da MM. Juíza de Direito Corregedora Permanente da Comarca de Santana de Parnaíba para absolvê-los da pena de repreensão interposta, pelos fatos ocorridos nos

(13)

13

dias 23 e 24 de maio de 2015. Tornem os autos à origem. (a) MANOEL DE QUEIROZ PEREIRA CALÇAS, Corregedor Geral da Justiça. Advogado (a): FERNANDO ABREU GUIMARÃES - OAB/SP 310.165 e MÔNICA ROSA GIMENES DE LIMA – OAB/SP 117.078.

COMUNICADO CG Nº 2696/2017 (Protocolo CPA Nº 2017/229884)

A Corregedoria Geral da Justiça PUBLICA, para conhecimento aos Juízes de Direito com competência Criminal, a r. decisão oriunda do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná.

(14)
(15)

15

COMUNICADO CG Nº 2695/2017 (Protocolo CPA Nº 2017/215933)

A Corregedoria Geral da Justiça PUBLICA, para conhecimento de todos os Magistrados, o ofício nº 3372-Jur/SFPC/2RM, oriundo do Exército Brasileiro - Comando da 2ª Região Militar.

(16)
(17)
(18)
(19)
(20)

20

DICOGE 5.1

PROCESSO Nº 1015197-65.2016.8.26.0309 (Processo Digital) - JUNDIAÍ - ARNALDO HENRIQUE ZUPPINGER e OUTROS.

DECISÃO: Aprovo o parecer do MM. Juiz Assessor da Corregedoria e, por seus fundamentos, que adoto, rejeito os embargos de declaração. Publique-se. São Paulo, 30 de novembro de 2017. (a) MANOEL DE QUEIROZ PEREIRA CALÇAS, Corregedor Geral da Justiça - Advogado: NEYDE CAMARGO, OAB/SP 125.069.

PROCESSO Nº 1052030-64.2015.8.26.0100 (Processo Digital) - SÃO PAULO - MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO - Interessados: FERNANDA FERRAZ DAL LAGO e MUNICIPALIDADE DE SÃO PAULO.

DESPACHO: 1) Despacho por ordem do Excelentíssimo Senhor Corregedor Geral da Justiça, Desembargador MANOEL DE QUEIROZ PEREIRA CALÇAS. 2) O julgamento dos recursos tirados dos procedimentos de dúvida compete ao Egrégio Conselho Superior da Magistratura. No caso dos autos, discute-se a pertinência de registro (stricto sensu) pretendido pela recorrente, então inconformada com o juízo negativo de qualificação registral. Note-se que o pleito inicial é, às expressas, “registro de regularização fundiária de interesse social” (fls. 1, reiterado a fls. 4). A nota de devolução de fls. 81 torna a mencionar que o título apresentado foi “devolvido sem registro”, a reforçar a natureza do ato notarial que se postula. Desse modo, versando o dissenso a respeito de recusa de título apresentado para registro em sentido estrito, o reexame pleiteado é estranho à competência recursal da E. CGJ. Assim sendo, determino a remessa dos autos ao C. CSM, órgão competente para apreciar a apelação. 3) Providencie-se o necessário ao cumprimento desta decisão. 4) Publique-se. São Paulo, 29 de novembro de 2017. (a) Iberê de Castro Dias, Juiz Assessor da Corregedoria - Advogados: CYNTHIA DE LIMA KRAHENBUHL, OAB/SP 199.170, MARIA HELENA LEONATO DE LIMA, OAB/SP 39.331, MARCIA HALLAGE VARELLA GUIMARAES, OAB/SP 98.817 e EDUARDO MIKALAUSKAS, OAB/SP 179.867.

PROCESSO Nº 1000816-20.2016.8.26.0352 (Processo Digital) - MIGUELÓPOLIS - BANCO DO BRASIL S.A.

DESPACHO: Despacho por ordem do Excelentíssimo Senhor Corregedor Geral da Justiça, Desembargador MANOEL DE QUEIROZ PEREIRA CALÇAS. Ao Colendo Conselho Superior da Magistratura compete o julgamento das dúvidas suscitadas pelos Oficiais de Registros Públicos, na forma do artigo 64, inciso VI, do Decreto-lei Complementar Estadual n.º 3/69, e do artigo 16, inciso V, do Regimento Interno do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Cuida-se, aqui, de procedimento que visa a examinar a possibilidade de registro em sentido estrito (registro de cédula rural pignoratícia e hipotecária). Portanto, incompetente a Corregedoria Geral da Justiça, determino a remessa dos autos ao Conselho Superior da Magistratura. Providencie-se o necessário ao cumprimento desta decisão. Publique-se. São Paulo, 1º de dezembro de 2017. (a) Paula Lopes Gomes, Juíza Assessora da Corregedoria - Advogados: SIMONE CAZARINI FERREIRA, OAB/SP 252.173 e ARTHUR VINICIUS NAVAS MACHADO, OAB/SP 355.288.

COMUNICADO CG Nº 2693/2017

PROCESSO Nº 2017/236906 – VITÓRIA - CORREGEDORIA GERAL DA JUSTIÇA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO A Corregedoria Geral da Justiça COMUNICA, para conhecimento geral, o recebimento de informações do Órgão supramencionado, noticiando a comunicação da delegatária do Cartório de Tabelionato da Sede de Jaguaré acerca da suposta fraude em Procuração Pública, datada de 11/09/2012, lavrada no Livro 027/P, fls. 091/091vº, tendo como outorgante Heitor Pinto de Queiroz, inscrito no CPF nº 035.922.517-91 e CI nº 49.197-SPTC-ES, nascido em 17/05/1916, e como outorgada Erika Maria de Aguiar Drews, inscrita no CPF nº 085.849.347-07 e CI nº 1.360.047-SPTC-ES, tendo em vista que, terceiro, munido de documento falso, passou-se pelo outorgante. Ainda, informa a delegatária comunicante sobre a existência de uma segunda via da procuração supracitada na qual foram alteradas a data da lavratura para 11/05/2005 e a data do nascimento do outorgante para 17/05/1916, bem como foram inseridos novos dizeres em seu texto.

COMUNICADO CG Nº 2694/2017

PROCESSO Nº 2017/237019 – GOIÂNIA - CORREGEDORIA GERAL DA JUSTIÇA DO ESTADO DE GOIÁS

A Corregedoria Geral da Justiça COMUNICA, para conhecimento geral, o recebimento de informações do Órgão supramencionado, noticiando a comunicação da Oficiala do Registro de Imóveis e anexos do Distrito de Guaraíta, da Comarca de Itapuranga, acerca da incineração dos seguintes selos físicos remanescentes:

Selo ROXO (autenticação) – 48 unidades (0416B000203 a 0416B000250); Selo VERMELHO (isento) – 63 unidades (0416A000038 a 0416A000100); Selo AZUL (certidão/traslado) – 55 unidades (0416B000545 a 0416B000600).

Secretaria da Primeira Instância

COMUNICADO CG Nº 1835/2017 (Processo nº 2015/025869)

A Corregedoria Geral da Justiça COMUNICA aos Magistrados, Coordenadores, Supervisores, Chefes de Seção e demais servidores que estarão à frente dos Plantões Judiciários nas Comarcas do Interior do Estado, que:

1. Considerando que os adolescentes apreendidos em flagrante por ato infracional ficam internados provisoriamente em delegacias de polícia até serem encaminhados para unidades da Fundação Casa, para o que são necessárias a expedição de guia de internação provisória no Cadastro de Adolescentes em Conflito com a Lei (CNACL) e a solicitação da vaga à Fundação, os magistrados e servidores que atuarem nos plantões deverão atentar para que ao menos um escrevente possua conhecimento e acesso ao sistema CNACL do CNJ, devendo estar devidamente habilitado pela Coordenadoria da Infância e da Juventude;

(21)

21

2. O responsável pelo plantão deverá informar à unidade de destino do processo (Comarca e Vara para onde o processo será distribuído após o plantão) quanto à concessão ou não de vaga para a remoção do adolescente. A solicitação de vaga ao NUMOVA será encaminhada pelo e-mail institucional do chefe plantão, que ficará responsável pela comunicação das vagas cedidas à Comarca e Vara de destino do processo.

3. A solicitação da vaga deverá ser encaminhada à Fundação Casa no endereço eletrônico numova.fcasa@sp.gov.br com a guia de internação provisória (GIP, vide Provimento CG 34/2014) e os seguintes documentos:

I. documentos de caráter pessoal do adolescente existentes no processo de conhecimento, especialmente os que comprovem sua idade;

II. cópia de representação e/ou do pedido de internação provisória; III. cópia da certidão de antecedentes;

IV. cópia da decisão que determinou a internação;

V. cópia do Termo Circunstanciado (Boletim de Ocorrência).

4. As solicitações de habilitação de acesso ao cadastro CNACL, para que se possa gerar a guia mencionada no item 2, deverão ser enviadas com antecedência mínima de 3 (três) dias úteis, pelo Magistrado responsável pelo plantão ao endereço eletrônico daij2.4@tjsp.jus.br e instruídas com os seguintes dados:

- Nome completo do servidor; - CPF;

- E-mail institucional do servidor; - Lotação;

- Cargo;

- Telefone para contato (do cartório);

- Informar de que se trata de solicitação de acesso para plantão judiciário.

Obs: Todos aqueles que já solicitaram acesso anteriormente permanecem habilitados no sistema, não havendo necessidade de novo pedido pelo Magistrado.

5. Na Capital e nas Comarcas do Interior onde houver Unidades Iniciais de Atendimento da Fundação Casa, não se aplica o contido neste Comunicado. Este comunicado se aplica às comarcas que não possuem Unidades Iniciais de Atendimento, embora se utilizem de Unidades Iniciais de Atendimento de comarca

próxima.

Fica expressamente revogado o Comunicado CG nº 1458/2016.

Dúvidas poderão ser dirimidas pelo e-mail daij2.4@tjsp.jus.br (de segunda a sexta-feira, exceto feriados). (Republicado com alteração do endereço eletrônico da Fundação Casa para solicitação de vaga)

(05, 07 e 11/12/2017)

Subseção III: Julgamentos Administrativos do Órgão Especial

Diretoria de Gerenciamento Funcional da Magistratura - SEMA 3

SEMA-3.2.1

PROCESSO Nº 05/2017 – Por ordem do Exmo. Sr. Presidente, dê-se ciência ao magistrado interessado da manifestação da junta médica de fls. 77/79, intimando-o, para os devidos fins.

(22)

22

SEÇÃO II

CONSELHO SUPERIOR DA MAGISTRATURA

Subseção II

Intimação de Acordãos

INTIMAÇÃO DE ACÓRDÃO

Nº 1000864-59.2016.8.26.0099 - Processo Digital. Petições para juntada devem ser apresentadas exclusivamente por meio eletrônico, nos termos do artigo 7º da Res. 551/2011 - Apelação - Bragança Paulista - Apelante: Delson Edmundo Ferraz da Silva Junior - Apelado: Oficial de Registro de Imóveis e Anexos da Comarca de Bragança Paulista - Magistrado(a) Pereira Calças - Deram provimento ao recurso, para julgar improcedente a dúvida, v.u. Declarará voto convergente o Desembargador Ricardo Dip. - REGISTRO DE IMÓVEIS CESSÃO DE DIREITOS HEREDITÁRIOS ESCRITURA PÚBLICA QUE FAZ ALUSÃO À CESSÃO DE FRAÇÃO IDEAL DOS DIREITOS HEREDITÁRIOS, MAS QUE, EM SEGUIDA, MENCIONA ACEITAÇÃO, PELA HERDEIRA CEDENTE, DE QUATRO DOS SEIS IMÓVEIS QUE COMPÕEM O MONTE-MOR. CESSÃO QUE, PORTANTO, REFERE-SE AOS DOIS IMÓVEIS REMANESCENTES, DE MODO QUE INCIDENTE SOBRE BENS ESPECÍFICOS. VEDAÇÃO DO ART. 1793, §2º, DA LEI CIVIL, TODAVIA, QUE NÃO SE APLICA À CESSÃO DE BENS SINGULARIZADOS ENTRE CO-HERDEIROS. RECURSO PROVIDO. ART. 1007 CPC - EVENTUAL RECURSO - SE AO STJ: CUSTAS R$ 174,23 - (GUIA GRU NO SITE http://www.stj.jus.br) - RESOLUÇÃO Nº 2 DE 01/02/2017 DO STJ; SE AO STF: CUSTAS R$ 0,00 - GUIA GRU - COBRANÇA - FICHA DE COMPENSAÇÃO - (EMITIDA ATRAVÉS DO SITE www.stf.jus.br) E PORTE DE REMESSA E RETORNO R$ 0,00 - GUIA FEDTJ - CÓD 140-6 - BANCO DO BRASIL OU INTERNET - RESOLUÇÃO Nº 581 DE 08/06/2016 DO STF. Os valores referentes ao PORTE DE REMESSA E RETORNO, não se aplicam aos PROCESSOS ELETRÔNICOS, de acordo com o art. 4º, inciso III, da Resolução nº 581/2016 do STF de 08/06/2016. - Advs: Maria Izabel de Oliveira Peters (OAB: 56295/SP)

Nº 1006795-59.2016.8.26.0320 - Processo Digital. Petições para juntada devem ser apresentadas exclusivamente por meio eletrônico, nos termos do artigo 7º da Res. 551/2011 - Apelação - Limeira - Apelante: JEFFERSON ROBERTO BOTECHIA - Apelado: 2º Oficial de Registro de Imóveis da Comarca de Limeira - Magistrado(a) Pereira Calças - Deram provimento ao recurso, para julgar improcedente a dúvida, registrando-se o título, V. U. - REGISTRO DE IMÓVEIS - CARTA DE SENTENÇA DEFICIÊNCIA NA DESCRIÇÃO DO IMÓVEL IRRELEVÂNCIA IMÓVEL URBANO O PRINCÍPIO DA ESPECIALIDADE OBJETIVA ESTARÁ ATENDIDO QUANDO O IMÓVEL VIER DESCRITO DE MODO TAL QUE POSSA SER INDIVIDUALIZADO. DESCRIÇÃO, NA SITUAÇÃO EM EPÍGRAFE, QUE SE MOSTRA SUFICIENTE, HAJA VISTA TRATAR-SE DE CASA NA ZONA URBANA, COM ENDEREÇO COMPLETO. A FALTA DE MENÇÃO À ÁREA TOTAL DO BEM NÃO CAUSA EMPECILHOS AO REGISTRO DE TRANSFERÊNCIA DE DOMÍNIO. DESCRIÇÃO DO TÍTULO, ADEMAIS, QUE COINCIDE COM A DA MATRÍCULA. RECURSO PROVIDO. ART. 1007 CPC - EVENTUAL RECURSO - SE AO STJ: CUSTAS R$ 174,23 - (GUIA GRU NO SITE http://www.stj. jus.br) - RESOLUÇÃO Nº 2 DE 01/02/2017 DO STJ; SE AO STF: CUSTAS R$ 0,00 - GUIA GRU - COBRANÇA - FICHA DE COMPENSAÇÃO - (EMITIDA ATRAVÉS DO SITE www.stf.jus.br) E PORTE DE REMESSA E RETORNO R$ 0,00 - GUIA FEDTJ - CÓD 140-6 - BANCO DO BRASIL OU INTERNET - RESOLUÇÃO Nº 581 DE 08/06/2016 DO STF. Os valores referentes ao PORTE DE REMESSA E RETORNO, não se aplicam aos PROCESSOS ELETRÔNICOS, de acordo com o art. 4º, inciso III, da Resolução nº 581/2016 do STF de 08/06/2016. - Advs: Jayr Silva (OAB: 47474/SP)

Nº 1020505-04.2014.8.26.0196 - Processo Digital. Petições para juntada devem ser apresentadas exclusivamente por meio eletrônico, nos termos do artigo 7º da Res. 551/2011 - Apelação - Franca - Apelante: Banco do Brasil S/A - Apelado: 2º OFÍCIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS E REGISTRO CIVIL DE PESSOAS JURÍDICAS DA COMARCA DE FRANCA - Magistrado(a) Pereira Calças - Negaram provimento ao recurso. V. U. - REGISTRO DE IMÓVEIS – DÚVIDA – CÉDULA RURAL PIGNORATÍCIA - PRAZO DE GARANTIA DISSOCIADO DO PRAZO DE VENCIMENTO DA OBRIGAÇÃO - IMPOSSIBILIDADE - PRECEDENTES DESSE CONSELHO - APELAÇÃO DESPROVIDA. - Advs: Antonio Carlos Faustino (OAB: 118616/SP) - Gilberto Luiz de Oliveira (OAB: 252469/SP)

Nº 1120203-09.2016.8.26.0100 - Processo Digital. Petições para juntada devem ser apresentadas exclusivamente por meio eletrônico, nos termos do artigo 7º da Res. 551/2011 - Apelação - São Paulo - Apelante: Ernesto Opitz (repres. Nelson Montovanelii) - Apelante: Hanna Gudrun Opitz (repres. Nelson Montovanelli) - Apelado: 5º Oficial de Registro de Imóveis da Comarca da Capital - Magistrado(a) Pereira Calças - Negaram provimento à apelação, v.u. - ESCRITURA PÚBLICA DE VENDA E COMPRA – DESQUALIFICAÇÃO – DESCRIÇÃO DO IMÓVEL NO TÍTULO QUE NÃO CORRESPONDE À DESCRIÇÃO ATUAL DO IMÓVEL – VIOLAÇÃO DO PRINCÍPIO DA ESPECIALIDADE OBJETIVA – FALTA DE ANUÊNCIA DO ÚLTIMO CESSIONÁRIO – NECESSIDADE, SOB PENA DE DESRESPEITO AO PRINCÍPIO DA CONTINUIDADE – FALTA DE DADOS REFERENTES AOS TITULARES FALECIDOS – NECESSIDADE, PARA ATENDIMENTO DO PRINCÍPIO DA CONTINUIDADE – DESNECESSIDADE DE INFORMAÇÃO QUANTO AO NÚMERO DE CPF E CNPJ DOS INTERESSADOS, NÃO HAVENDO DÚVIDA QUANTO A SUA IDENTIFICAÇÃO, TENDO EM VISTA O DISPOSTO NO ART. 176, PARÁGRAFO 2º, DA LEI DE REGISTROS PÚBLICOS – DÚVIDA JULGADA PROCEDENTE – RECURSO NÃO PROVIDO ART. 1007 CPC - EVENTUAL RECURSO - SE AO STJ: CUSTAS R$ 174,23 - (GUIA GRU NO SITE http://www.stj.jus.br) - RESOLUÇÃO Nº 2 DE 01/02/2017 DO STJ; SE AO STF: CUSTAS R$ 0,00 - GUIA GRU - COBRANÇA - FICHA DE COMPENSAÇÃO - (EMITIDA ATRAVÉS DO SITE www.stf.jus.br) E PORTE DE REMESSA E RETORNO R$ 0,00 - GUIA FEDTJ - CÓD 140-6 - BANCO DO BRASIL OU INTERNET - RESOLUÇÃO Nº 581 DE 08/06/2016 DO STF. Os valores referentes ao PORTE DE REMESSA E RETORNO, não se aplicam aos PROCESSOS ELETRÔNICOS, de acordo com o art. 4º, inciso III, da Resolução nº 581/2016 do STF de 08/06/2016. - Advs: Suzete Costa Santos (OAB: 260670/SP) - Victor Hugo Carvalho de Lima (OAB: 340322/SP)

Referências

Documentos relacionados

Gerar um novo código de sistema com o botão NEW CODE (novo código), no compartimento das pilhas. Repita a atribuição de canais.. a) Certifique-se que o aparelho con- sumidor

Malta é, acima de tudo, uma formidável ilha desportiva: do golfe ao atletismo, ao futebol ou ao ténis, as instalações desportivas maltesas deixam-nos sem palavras.  Além disso,

Eu certamente não esperava por isso, nós sempre gostamos um do outro, desde nossa infância quando íamos junto com nossas mães ajudar a colher maçãs no pomar ou pegar os ovos

4.1 - ÓVULO: No caso de venda de óvulo da égua doadora, serão de responsabili- dade do COMPRADOR os serviços técnicos e profissionais na coleta do embrião e

1 Mettez l'appareil hors service, enlevez la fiche secteur de la prise de courant et tirez la fiche de l'appareil hors du rasoir..

Trata-se dos diversos títulos dados a Maria: há qualificativos que recordam sua vocação e missão em relação a Cristo e à Igreja (Mãe do Salvador, mãe do meu Senhor);

Nesse contexto, este trabalho realizou um levantamento das plantas medicinais utilizadas pelos moradores do município de Puxinanã, PB, bem como identificou as formas

EDITAL DE NOTIFICAÇÃO E LEILÃO NA FORMA A SEGUIR: A Secretaria Municipal de Segurança, Transporte, Trânsito e Ordem Pública (SEMUSTTOP) órgão da