• Nenhum resultado encontrado

V FESTIVAL CENA BRASIL INTERNACIONAL 1 a 12/6 CCBB JUN. O ano em que sonhamos perigosamente, Foto: Renata Pires. Rio de Janeiro / 2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "V FESTIVAL CENA BRASIL INTERNACIONAL 1 a 12/6 CCBB JUN. O ano em que sonhamos perigosamente, Foto: Renata Pires. Rio de Janeiro / 2016"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

Rio de Janeir

o / 20

16

C

CBB

JUN

1 a 12/6

V FESTIVAL

CENA BRASIL

INTERNACIONAL

O ano em que sonhamos perigosament

e, F ot o: R ena ta Pir es

(2)

Classificação: 16+ Duração: 105 min.

Classificação e duração de acordo com o filme. dom

Programação especial do Dia dos Namorados, com surpresas que complementam o clima romântico dos filmes exibidos.

15h – Lisbela e o Prisioneiro 17h – Shakespeare Apaixonado 19h – A Rosa Púrpura do Cairo Cinema I

12/6

qui - sex - sáb - dom - seg

F

ot

o: T

hiago Jesus

Teatro II

A peça propõe uma reflexão sobre as relações do ser humano com o tempo. No palco, personagens perdidos entre a sensação de que a vida passa cada vez mais rápido e a necessidade pulsante de se estabelecer outro vínculo com o tempo.

Direção: Miwa Yanagizawa, Maria Sílvia Siqueira Campos e Liliane Rovaris. Dramaturgia: Areas Coletivo de Arte e Cia. Luna Lunera. Elenco: Cláudio Dias, Isabela Paes, Marcelo Souza e Silva, Odilon Esteves e Zé Walter Albinati.

17/6 a 7/8 – 19h30

URGENTE – CIA. LUNA

LUNERA (MG)

(3)

Classificação: livre. Duração: 60 min. Classificação e duração

de acordo com o filme. Confira a programação no site do CCBB.

qua - qui - sex - sáb - dom - seg O Festival apresenta ao público brasileiro uma seleção das mais recentes produções cinematográficas da Polônia, muitas inéditas no Brasil, exibindo uma variedade de gêneros e linguagens de novos cineastas, alguns já reconhecidos internacionalmente. A mostra é uma realização conjunta do Instituto Polonês de Cinema, Embaixada da Polônia em Brasília, Agência Mañana e Fundação de Cinema em Cracóvia.

Curadoria: Agência Mañana e Fundação de Cinema em Cracóvia.

Cinema I

8 a 13/6

6º FESTIVAL

DE CINEMA POLONÊS

Último espetáculo da trilogia Três Marujos, a peça narra as aventuras de Lelé, Pancada e Biruta navegando pela história do Brasil sob o recorte da urbanização da cidade do Rio de Janeiro.

Direção: Cláudio Mendes. Dramaturgia: Alberto Magalhães.

Elenco: Alberto Magalhães, Bruno Carneiro, Dalmo Cordeiro, Leonardo Miranda e Maria Celeste Mendozi.

Teatro II sáb - dom

25/6 a 24/7 – 16h

PERDIDOS NA CIDADE –

IRMÃOS BROTHERS (RJ)

Divulgação

(4)

Consulte a programação em www.musicanomuseu.com.br Classificação: livre. Duração: 70 min. (em média). Senhas distribuídas 1 hora antes do evento.

5/6, 17h – Debate com o curador da mostra, Mário Abbade, e os jornalistas Leonardo Luiz Ferreira e Rodrigo Fonseca.

Classificação e duração de acordo com o filme.

O diretor de um dos mais celebrados filmes americanos de horror de todos os tempos, A Noite dos Mortos-Vivos (1968), ganha retrospectiva que vai exibir seus filmes, remakes de sua obra e documentários que abordam o fenômeno pelo qual é responsável ao longo de sua carreira. Romero estabeleceu um novo padrão estético para o cinema e recriou os zumbis como personagens, inspirando a onda que invadiu a cultura pop nos anos 2000. Curadoria: Mario Abbade.

Cinema I

qua - qui - sex - sáb - dom - seg

Até 6/6

GEORGE A. ROMERO

A CRÔNICA SOCIAL

DOS MORTOS-VIVOS

F ot o: A Noit e dos Mort os-V iv os (1968). qua Divulgação Sala 26 Inaugurado em 1997 pelo violonista Turíbio Santos, o projeto tem por objetivo a formação de plateias e estimular a música de concerto, sendo realizado em diversos museus e centros culturais da cidade.

Coordenação e direção geral: Sérgio Costa e Silva. Direção musical: Maria Célia Machado.

12h30

(5)

Classificação e duração de acordo com o filme. Confira a programação no site do CCBB.

Classificação: 14+ Duração: 70 min.

A programação traz títulos selecionados na 51ª edição do festival Journées de Soleure e no 17º Festival FILMAR en América Latina, entre eles o mais recente longa de ficção do cineasta brasileiro Cristiano Burlan, Em Busca de Borges. O diretor suíço Pierre Maillard realizará debate com o público. Mostra realizada em parceria com o Consulado Geral da Suíça em São Paulo. Curadoria: Célia Gambini.

Flora, uma dona de casa dedicada, aguarda a chegada de seu marido, Armando, para o almoço. A mesma angústia. A mesma arrumação metódica da mesa. O mesmo perfeccionismo com o penteado. Justamente quando a rotina parecia cumprir o seu papel usual, o inesperado se faz presente.

Direção: Daniel Herz. Dramaturgia: Luiza Prado. Elenco: Leila Savary, Lucas Drummond e Thiago Marinho. Cinema I

Teatro III

qua - qui - sex - sáb - dom - seg

qui - sex - sáb - dom

16 a 27/6

17/6 a 17/7

19h30

6º PANORAMA DO CINEMA

SUÍÇO CONTEMPORÂNEO

TUDO O QUE HÁ FLORA

Divulgação

(6)

qua - qui - sex - sáb - dom - seg

Crédit

o: Floriano R

omano

.

Exposição sonora. Corpos microfonados em uma caminhada errante por bares de bairros diferentes da cidade constroem uma teia de histórias entre a ficção e a realidade. 2º andar

PRÊMIO CCBB

CONTEMPORÂNEO

FLORIANO ROMANO

ERRÂNCIA

29/6 a 1/8

1 a 12/6

Esta edição apresenta trabalhos inéditos de companhias de artes cênicas oriundas do Brasil, de Portugal, da Espanha, da Bulgária e da Argentina. Idealizado pelo CCBB em parceria com a Associação Cena Brasil Internacional, o festival promove o intercâmbio entre artistas brasileiros e estrangeiros que participam de espetáculos, oficinas e workshops, vivenciando o conceito de residência artística. Veja a programação no site cenabrasilinternacional.com.br.

Curadoria: Luiz Felipe Reis e Sérgio Saboya. Diariamente Divulgação Diversos locais Classificação: livre. Classificação e duração de acordo com o espetáculo a ser exibido.

V CENA BRASIL

INTERNACIONAL

(7)

Até 27/6

Com dispositivos experimentais de leitura para instigar exercícios de descolonização a partir da literatura feminina negra, a instalação reúne projeções de retratos de mulheres imigrantes, bibliotecas nômades que podem ser carregadas como mochilas e cadeiras modificadas para leitura, entre outros elementos.

Para trazer a questão das mutações genéticas para o território da arte, a artista australiana apresenta um universo de criaturas desconhecidas, porém palpáveis e surpreendentemente afetuosas. ComCiência, um neologismo que carrega sentido duplo, propõe ao público um percurso narrativo entre esculturas, desenhos, fotografias e vídeos. Curadoria: Marcello Dantas.

qua - qui - sex - sáb - dom - seg

qua - qui - sex - sáb - dom - seg

Divulgação F ot o: L eo A versa 2º andar 1º e 2º andares e térreo Classificação: livre. Classificação: livre.

PRÊMIO CCBB

CONTEMPORÂNEO

ANA HUPE: LEITURAS

PARA MOVER O CENTRO

COMCIÊNCIA

PATRICIA PICCININI

(8)

29/6 – 18h30

24, 25 e 26/6 – 19h30

Para abordar de modo direto as questões de gênero na arte contemporânea, com mesas de debates e painéis performáticos, o ciclo abre espaço para diálogos plurais entre artistas brasileiras de diferentes gerações e pensadoras das áreas de Artes Visuais, Literatura, Filosofia, História, Sociologia, Jornalismo e Psicanálise. Serão realizados quatro eventos, de maio a agosto, um por mês.

Curadoria: Roberta Barros. Considerado um dos maiores eventos de jazz e música instrumental do Brasil, o Festival, criado no bairro Savassi, em BH, estará pela primeira vez no Rio, numa série de três shows. 24/6: Alon Yavnai e Joca Perpignan (Israel/Brasil). 25/6: Joana Queiroz Sexteto (Brasil).

26/6: Gilson Peranzzetta e Mauro Senise (Brasil). Curadoria: Bruno Golgher.

qua sex - sáb - dom F ot o: Martino Fr ongia F ot o: G angi Auditório 4º andar Teatro I Classificação: livre.

Senhas distribuídas 1 hora antes do evento. Classificação: livre. Duração: 90 min.

DIÁLOGOS SOBRE

O FEMININO

SAVASSI FESTIVAL

(9)

16 a 18/6 – 19h

29/6 a 25/7

Considerado um dos maiores letristas da MPB, Aldir Blanc completa 70 anos em 2016. Para homenageá-lo, o projeto apresenta João Bosco, Zé Renato e Leila Pinheiro em três shows inéditos, ilustrados com projeções de fotos, textos e depoimentos. 16/6: João Bosco, Compatibilidade de Gênios – Aldir Blanc e João Bosco 17/6: Zé Renato, A Poesia com Muitas Notas – Aldir Blanc e seus Ilustres Parceiros

18/6: Leila Pinheiro, Nas Trilhas do Coração – A Sensibilidade do Letrista e Escritor

Coordenação geral e curadoria: Giselle Kfuri. Direção artística: Solange Kfuri.

Mostra de filmes e debate que propõem uma reflexão sobre como a vilania e suas diferentes manifestações simbólicas são retratadas no cinema brasileiro. A seleção traça um panorama com produções clássicas e contemporâneas, com bandidos, psicopatas, anti-heróis e vilões de todos os tipos.

Curadoria: Hernani Heffner. qui - sex - sáb

qua - qui - sex - sáb - dom - seg

F ot o: Cris tina Gr ana to Tr

abalhar Cansa – Divulgação

Teatro I

Cinema I

Classificação: 14+ Duração: 80 min.

Classificação e duração de acordo com o filme. Confira a programação no site do CCBB.

ALDIR BLANC 70 ANOS -

BOM DE SE OUVIR, BOM

DE SE ALDIR

A VILANIA NO CINEMA

BRASILEIRO

(10)

30/6 a 21/8 – 19h

10 e 11/6

A peça narra o drama da família Pollitt, que se reúne para celebrar o aniversário de 65 anos do seu patriarca. Conflitos surgem de forma inesperada, revelando e dissecando as relações íntimas, expostas de forma devastadora. Direção: Eduardo Tolentino de Araújo. Elenco: Augusto Zacchi, Bárbara Paz, Brian Penido, Claudia Mello, Fernanda Viacava e Zecarlos Machado. Dramaturgia: Tennessee Willians.

Como parte da programação do Festival Santos Populares Portugueses, que acontece no mesmo período na Praça XV, o documentário cruza seis histórias de sucesso da imigração portuguesa no Rio de Janeiro, ligando a geração que chegou ao país e a nova geração. São testemunhos de luta e resiliência, identidade e memória, naquela que é a partilha de amor entre o Brasil e Portugal, nesse duplo batismo de terra. A diretora Vanessa Ribeiro Rodrigues participa de bate-papo com o público após a sessão das 15h30 horas do sábado.

qua - qui - sex - sáb - dom

sex: 18h30/ sáb: 15h30 e 18h30 Ba(p )tismo de T err a – S till Teatro I Cinema II Classificação: 14+ Duração: 98 min. Confira a programação completa

do festival em

www.santospopularesportugueses.com.br Classificação: 12+

Duração: 120 min.

GATA EM TELHADO DE ZINCO

QUENTE – GRUPO TAPA (SP)

BA(P)TISMO DE TERRA

F ot o: R onaldo Gutierr e z

(11)

Classificação: livre.

qua - qui - sex - sáb - dom - seg

Divulgação

O programa CCBB Educativo realiza visitas mediadas às exposições e atividades diversas para famílias, grupos e público espontâneo, além de atendimentos agendados para escolas, instituições e pessoas com deficiência, gratuitamente. Confira a programação completa em bb.com.br/cultura ou pelos telefones 21 3808-2070/ 2254.

Destaque do mês: Pequenas Mãos

A atividade propõe que as crianças deem vida às suas próprias criaturas fantásticas, inspiradas no universo surrealista da exposição ComCiência, em cartaz. Sáb e dom – 14h

Indicação etária: 3 a 6 anos.

1º andar

PROGRAMA EDUCATIVO

9h às 20h

diariamente Sala do secr etário ( divulgação ) 4º andar

Exposição que conta a história do Banco do Brasil no contexto da história econômica e financeira do país.

O BANCO DO BRASIL

E SUA HISTÓRIA

diariamente 4º andar

A história da moeda no Brasil e no mundo, com cerca de duas mil peças do acervo

numismático do Banco do Brasil. Curadoria: Denise Mattar.

GALERIA DE VALORES

(12)

INGRESSO Entrada Franca COMO CHEGAR HORÁRIO

HORÁRIOS BILHETERIA Quarta a segunda, das 9h às 21h. Fechada às terças.

INGRESSO Entrada Franca COMO CHEGAR HORÁRIO

INGRESSOS Clientes e funcionários BB, estudantes, pessoas com deficiência, maiores de 60 anos e conveniados pagam meia-entrada. Os ingressos para teatro/ música começam a ser vendidos duas segundas antes do evento. Os ingressos para o cinema são vendidos a partir de 1h antes de cada sessão.

A venda de ingressos por espetáculo é limitada a quatro unidades por pessoa. Exposições e debates: entrada franca.

Teatro e música: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada). Cinema: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada) Compre on-line (teatro/música): ingressorapido.com.br / Para o cinema os ingressos são vendidos apenas na bilheteria, 1h antes de cada sessão.

Não é permitida a entrada nas salas de exposições de pessoas portando bolsas, mochilas e grandes volumes.

Não é permitida a entrada no teatro e nas salas de exposições de pessoas portando alimentos ou bebidas.

Existem guarda-volumes no térreo, 1º, 2º e 5º andares.

Não será permitida a entrada após o início dos eventos de música e teatro.

INGRESSO Entrada Franca COMO CHEGAR HORÁRIO

ENDEREÇO

Rua Primeiro de Março, 66 – Centro Rio de Janeiro – RJ (21) 3808-2020 SAC: 0800 729 0722 Ouvidoria BB: 0800 729 5678 Deficiente Auditivo ou de Fala: 0800 729 0088 Alvará de licença para estabelecimento 489095, de 03/1/2001, nº processo 04.1647851989, sem vencimento.

bb.com.br/cultura

Programação mensal completa

INFORMAÇÕES PROMOÇÕES

CURIOSIDADES /ccbb.rj /ccbb_rj /ccbbrj

Videoteca, térreo – títulos para sessões privadas Arquivo Histórico: 3808.2353

Informações: 3808-2020

Biblioteca, 5º andar – informações: 3808-2030 Cafeteria: térreo

Livraria da Travessa, térreo Restaurante, térreo (mezanino)

INF

ORMAÇÕE

S

GERAIS

SERVIÇOS

Baixe o leitor de QR Code em seu celular, fotografe o código e confira a página do CCBB no Facebook.

MINISTÉRIO DA

(13)

Rio de Janeir

o / 20

16

CALENDÁRIO

JUN

1

QUARTA

Cinema

George A. Romero

Teatro

V Cena Brasil

Internacional

Música

12h30 – Música no

Museu

2

QUINTA

Cinema

George A. Romero

Teatro

V Cena Brasil

Internacional

3

SEXTA

Cinema

George A. Romero

Teatro

V Cena Brasil

Internacional

4

SÁBADO

Cinema

George A. Romero

Teatro

V Cena Brasil

Internacional

5

DOMINGO

Cinema

George A. Romero

Teatro

V Cena Brasil

Internacional

6

SEGUNDA

Cinema

George A. Romero

Teatro

V Cena Brasil

Internacional

8

QUARTA

Cinema

6º Festival de

Cinema Polonês

Teatro

V Cena Brasil

Internacional

Música

12h30 – Música no

Museu

9

QUINTA

Cinema

6º Festival de

Cinema Polonês

Teatro

V Cena Brasil

Internacional

10

SEXTA

Cinema

6º Festival de

Cinema Polonês

18h30 – Ba(p)tismo

de Terra

Até 27/6

(14)

Teatro

V Cena Brasil

Internacional

11

SÁBADO

Cinema

6º Festival de

Cinema Polonês

15h30 e 18h30 –

Ba(p)tismo de Terra

Teatro

V Cena Brasil

Internacional

12

DOMINGO

Cinema

6º Festival de

Cinema Polonês

O Amor Está no Ar

15h – Lisbela e o Prisioneiro 17h – Shakespeare Apaixonado 19h – A Rosa Púrpura do Cairo

Teatro

V Cena Brasil

Internacional

13

SEGUNDA

Cinema

6º Festival de

Cinema Polonês

15

QUARTA

Música

12h30 – Música no

Museu

16

QUINTA

Cinema

6º Panorama do

Cinema Suíço

Contemporâneo

Música

19h – Bom de se

Ouvir, Bom de se

Aldir

17

SEXTA

Cinema

6º Panorama do

Cinema Suíço

Contemporâneo

Teatro

19h30 – Urgente

19h30 – Tudo O Que

Há Flora

Música

19h – Bom de se

Ouvir, Bom de se

Aldir

18

SÁBADO

Cinema

6º Panorama do

Cinema Suíço

Contemporâneo

Teatro

19h30 – Urgente

19h30 – Tudo O Que

Há Flora

Música

19h – Bom de se

Ouvir, Bom de se

Aldir

19

DOMINGO

Cinema

6º Panorama do

Cinema Suíço

Contemporâneo

Teatro

19h30 – Urgente

19h30 – Tudo O Que

Há Flora

20

SEGUNDA

Cinema

6º Panorama do

Cinema Suíço

Contemporâneo

Teatro

19h30 – Urgente

22

QUARTA

Cinema

6º Panorama do

Cinema Suíço

Contemporâneo

Música

12h30 – Música no

Museu

23

QUINTA

Cinema

6º Panorama do

Cinema Suíço

Contemporâneo

Teatro

19h30 – Urgente

19h30 – Tudo O Que

Há Flora

24

SEXTA

Cinema

6º Panorama do

Cinema Suíço

Contemporâneo

Até 6/6

(15)

Teatro

19h30 – Urgente

19h30 – Tudo O Que

Há Flora

Música

19h30 – Savassi

Festival

25

SÁBADO

Cinema

6º Panorama do

Cinema Suíço

Contemporâneo

Teatro

16h – Perdidos na

Cidade

19h30 – Urgente

19h30 – Tudo O Que

Há Flora

Música

19h30 – Savassi

Festival

26

DOMINGO

Cinema

6º Panorama do

Cinema Suíço

Contemporâneo

Teatro

16h – Perdidos na

Cidade

Teatro

19h – Gata em

Telhado de Zinco

Quente

19h30 – Urgente

19h30 – Tudo O Que

Há Flora

19h30 – Urgente

19h30 – Tudo O Que

Há Flora

Música

19h30 – Savassi

Festival

27

SEGUNDA

Cinema

6º Panorama do

Cinema Suíço

Contemporâneo

Teatro

19h30 – Urgente

29

QUARTA

Cinema

A Vilania no Cinema

Brasileiro

Música

12h30 – Música no

Museu

Ideias

18h30 – Diálogos

Sobre o Feminino

30

QUINTA

Cinema

A Vilania no Cinema

Brasileiro

8 a 13/6

29/6 a 25/7

(16)

PR

OGR

AM

JUN

Closed on T uesda y s

A special program for Valentine’s Day, which in Brazil is celebrated on June 12, with surprises that complement the romantic mood of the films: 3 pm – Lisbela

5 pm – Shakespeare in Love 7 pm – The Purple Rose of Cairo

LOVE IS IN THE AIR

June 16 to 18 – 7 pm

June 12

Rating and duration: according to each film.

Cinema I

The piece proposes a reflection on the relationship of humans and time. On stage, the characters are lost between the feeling that life goes by faster and faster and the pressing need to establish another relation with time. Direction: Miwa Yanagizawa, Maria Sílvia Siqueira Campos, and Liliane Rovaris. Dramaturgy: Areas Coletivo de Arte and Cia. Luna Lunera. Cast: Cláudio Dias, Isabela Paes, Marcelo Souza e Silva, Odilon Esteves, and Zé Walter Albinati. Theater II

URGENT – CIA.

LUNA LUNERA (MG)

June 17 to August 7 – 7:30 pm

Rating: 16+ Duration: 105 minutes.

ALDIR BLANC 70

YEARS – BOM DE

SE OUVIR, BOM

DE SE ALDIR

Considered one of the greatest lyricists of MPB, Aldir Blanc will turn 70 in 2016. In his honor, the project presents João Bosco, Zé Renato, and Leila Pinheiro in three never-before-seen concerts, illustrated with projections of photographs, texts, and statements.

June 16: João Bosco: Genii

Compatibility – Aldir Blanc and João Bosco

June 17: Zé Renato:

Poetry with Many Notes – Aldir Blanc and his Distinguished Partners

June 29 – 6:30 pm

DIALOGUES ABOUT

THE FEMININE

Aiming to address gender issues in contemporary art directly, with round tables and performative panels, the cycle creates a space for plural dialogue between Brazilian artists of different generations and intellectuals in the fields of visual arts, literature, philosophy, history, sociology, journalism, and psychoanalysis. From May to August, four events will be held, one per month. Curated by Roberto Barros. Auditorium – 4th floor

Rating: free for all ages. Tickets will be distributed one hour prior to the beginning of the event.

(17)

The Festival presents to the Brazilian public a selection of the most recent Polish productions, several of which are never-before-seen in Brazil. The exhibit presents a variety of genres and languages from new filmmakers, some of whom are already internationally renowned. A joint effort of the Polish Film Institute, the Embassy of Poland in Brasilia, Agência Mañana, and the Krakow Film Foundation. Curated by Agência Mañana and the Krakow Film Foundation.

The last show of the trilogy Three Sailors, the play narrates the adventures of Nutty, Wacko, and Kooky sailing through the history of Brazil, focusing on the urbanization of the city of Rio de Janeiro. Direction: Cláudio Mendes. Dramaturgy: Alberto Magalhães. Cast: Alberto Magalhães, Bruno Carneiro, Dalmo Cordeiro, Leonardo Miranda, and Maria Celeste Mendozi.

A retrospective of the work of the director responsible for one of the most celebrated American horror films of all time,

Night of the Living Dead (1968), which

will feature his films, remakes of his work, and documentaries that address the phenomenon for which he was responsible throughout his career. Romero set a new aesthetic standard for cinema, and recreated the zombies as characters, inspiring the wave that invaded pop Rating: free for all ages.

Duration: 60 minutes.

6

TH

POLISH FILM

FESTIVAL

LOST IN THE CITY

IRMÃOS BROTHERS

(RJ)

GEORGE A.

ROMERO:

THE SOCIAL

CHRONICLE OF

THE LIVING DEAD

June 29 to July 25

June 8 to 13

June 25 to July 24

4 pm

Until June 6

Rating and duration: according to each film.

Please refer to CCBB’s website for the full schedule.

Theater II

Cinema I

June 11 and 12

As part of the program of the Popular Portuguese

Saints Festival, which

takes place in the same period in Praça XV, the documentary intertwines six success stories of Portuguese immigration to Rio de Janeiro, linking the generation that arrived by ship to the new generation. These are testimonies of struggle and resilience, of identity and memory, regarding the love shared between Brazil and Portugal, in this double baptism by land. Director Vanessa Ribeiro Rodrigues will chat with the audience after the 4 pm session on Saturday.

BAPTISM BY LAND

VILLAINY IN

BRAZILIAN CINEMA

A film exhibit and discussion that propose a reflection on how villainy and its various symbolic manifestations are portrayed in Brazilian cinema. The selection provides an overview of classic and contemporary productions, featuring gangsters, psychopaths, anti-heroes, and villains of all kinds.

Curated by Hernani Heffner.

Cinema I

Theater I

Rating and duration: according to each film. Please refer to CCBB’s website for the full schedule. Rating: 14+

Duration: 80 minutes. June 18: Leila Pinheiro:

In the Heart Trails - The Sensitivity of the Lyricist and Writer

General coordinator and curator: Giselle Kfuri. Artistic Director: Solange Kfuri.

(18)

Cinema I

Theater I

Room 26

Cinema II

June 5, 5 pm – Debate with the curator, Mario Abbade, and journalists Leonardo Luiz Ferreira and Rodrigo Fonseca.

Rating and duration: according to each film.

Cinema I

culture in the 2000s. Curated by Mario Abbade.

Rating and duration: according to each film.

Please refer to CCBB’s website for the full schedule.

Rating: 14+ Duration: 98 minutes. Please refer to the website www.musicanomuseu.com.br for the full schedule. Rating: free for all ages. Duration: 70 min (on average). Tickets will be distributed one hour prior to the beginning of the event.

Please refer to the website www.

santospopularesportugueses. com.br for full schedule. Rating: 12+ Duration: 120 minutes.

June 16 to 27

June 30 to August 21

7 pm

12:30 pm

The program features titles selected at the 51st Journées de Soleure

festival and at the 17th Festival FILMAR en America Latina, including

the latest feature film by Brazilian filmmaker Cristiano Burlan, Searching

for Borges. The Swiss

director Pierre Maillard will participate in a debate with the audience. The exhibit is presented in partnership with the Consulate General of Switzerland in São Paulo and SESC/SP.

Curated by Célia Gambini.

Tennessee Williams’s play narrates the drama of the Pollitt family, who is gathered to celebrate the 65th birthday of the patriarch. Conflicts arise unexpectedly, revealing and dissecting the most intimate relationships, exposed in a devastating way. Direction: Eduardo Tolentino de Araújo. Cast: Augusto Zacchi, Bárbara Paz, Brian Penido, Claudia Mello, Fernanda Viacava, and Zecarlos Machado. Dramaturgy: Tennessee Williams.

Created in 1997 by guitarist Turíbio Santos, the project aims to form new audiences and to invigorate chamber music through performances in several museums and cultural centers in the city. Coordination and general direction: Sérgio Costa e Silva. Musical direction: Maria Célia Machado.

6

TH

PANORAMA OF

CONTEMPORARY

SWISS CINEMA

CAT ON A HOT TIN

ROOF – GRUPO

TAPA (SP)

MUSIC AT THE

MUSEUM

BANCO DO BRASIL

AND ITS HISTORY

NUMISMATIC

GALLERY

An exhibition that tells the story of Banco do Brasil, in the context of the country’s economic and financial history.

The history of currency, in Brazil and across the world, featuring approximately 2,000 pieces from Banco do Brasil’s numismatic collection.

Curated by Denise Mattar.

4th floor

(19)

The CCBB Educational Program promotes guided visits to the exhibitions and several activities for families, groups, and general audiences, as well as scheduled visits for schools, institutions, and people with disabilities (with prior booking). Always free of charge. Please refer to the website bb.com.br/cultura or call 3808-2070/2254 for the full schedule.

Highlight of the month: Tiny Hands

The activity proposes that children bring their own fantastic creatures to life, inspired by the Flora, a devoted housewife, awaits the arrival of her husband, Armando, for lunch. The same anguish. The same methodical table setting. The same perfectionism with her hairstyle. Just when routine seemed to be fulfilling its usual role, the unexpected happens.

Direction: Daniel Herz. Dramaturgy: Luiza Prado. Cast: Leila Savary, Lucas Drummond, and Thiago Marinho.

A sound exhibition. Microphones placed in bodies going on an erratic bar hop through different neighborhoods of the city create a web of stories between fiction and reality.

Theater III

EDUCATIONAL

PROGRAM

ALL THAT IS FLORA

CCBB

CONTEMPORARY

AWARD

FLORIANO ROMANO

ERRÂNCIA

9 am to 8 pm

June 17 to July 17

June 29 to August 1

Rating: free for all ages. Developed by Sapoti Projetos Culturais 1st floor Rating: 14+ Duration: 70 minutes.

V CENA BRASIL

INTERNACIONAL

June 1 to 12

This edition features new works of performing arts companies from Brazil, Portugal, Spain, Bulgaria, and Argentina. Conceived by CCBB in partnership with the Associação Cena Brasil Internacional, the festival promotes the exchange between Brazilian and foreign artists, who participate in shows and workshops, experiencing the concept of artistic internship. Please refer to the website cenabrasilinternacional. com.br for the full schedule.

Curated by Luiz Felipe Reis and Sérgio Saboya.

Several locations.

Rating and duration: according to each show.

surrealist universe of the ConScience exhibition.

Sat. and Sun. – 2 pm. Indication: Children aged 3 to 6 years

BANCO DO BRASIL

AND ITS HISTORY

2th floor

(20)

Considered one of the greatest jazz and instrumental music festivals in Brazil, the Savassi Festival, created in the homonymous neighborhood of Belo Horizonte, is presented in Rio for the first time, in a series of three concerts. June 24: Alon Yavnai and Joca Perpignan (Israel/ Brazil)

June 25: Joana Queiroz Sexteto (Brazil) June 26: Gilson Peranzzetta and Mauro Senise (Brazil)

Curated by Bruno Golgher.

SAVASSI FESTIVAL

June 24, 25, and 26

7:30 pm

Rating: free for all ages. Duration: 90 minutes.

Theater I

CONSCIENCE

PATRICIA PICCININI

Until June 27

To bring the issue of genetic mutations into the realm of art, the Australian artist presents the viewer with a universe of creatures that are unknown, but tangible and surprisingly affectionate. ConScience, a neologism with double meaning, proposes to the audience a narrative journey through sculptures, drawings, photographs, and videos.

Curated by Marcello Dantas.

1st and 2nd floors

and ground level 2

nd floor

Rating: free for all ages.

Using experimental reading devices to instigate decolonization exercises based on black women’s literature, the installation brings together portraits of immigrant women, nomadic libraries that can be carried as backpacks, and modified chairs for reading, among other elements.

CCBB

CONTEMPORARY

AWARD

ANA HUPE:

READINGS TO MOVE

THE CENTER

Until June 20

Até 27/6

Referências

Documentos relacionados

Como o CadÚnico engloba cerca de 35,6% da população brasileira, o benefício da isenção personalizada proposto para o Brasil atingiria um número um pouco superior de

Nesse sentido, acreditamos que o idiomatismo violonístico desenvolvido no Brasil por com- positores como Villa-Lobos 3 , João Pernambuco, Dilermando Reis, Garoto, Milton

escrito, através de relatórios, pareceres e laudos, ou verbalmente, em audiência, qualificando o processo judicial relativo à matéria da infância e juventude, cível

Houve uma resposta linear negativa para a inclusão de sucedâneo na dieta, para as seguintes variáveis: 100%, 66%, 34% sucedâneo, Para o ganho de perímetro toraxico e

Em relação ao prefixo dis-, Coutinho (1976) mescla dois prefixos: o dis-, e o di-. Remete-os à ideia de dualidade, divisão em duas partes, separação, movimento em vários

Um serve para facilitar a introdução da camisinha na vagina, e o outro serve para segurar a camisinha na vulva, protegendo os pequenos e grandes lábios também.. Tipos

A estratégia terapêutica para o tratamento do caso de peri-implantite relatado, mecânico com acesso cirúrgico e uso de L-PRF, apresentou bons resultados clínicos e radiográficos

Já Cho et al (2013), analisando o efeito do PRP para melhorar a osseointegração através da cintilografia, verificaram que no grupo com PRP, houve um aumento da