• Nenhum resultado encontrado

MattDamon, Claire Danes, John Voight, Mary Kay Place, Mickey Rouke e Danny De Vito

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MattDamon, Claire Danes, John Voight, Mary Kay Place, Mickey Rouke e Danny De Vito"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

OUTUBRO

DIA 20 OUT - O HOMEM QUE FAZIA CHOVER

Título do Filme

O HOMEM QUE FAZIA CHOVER

The rainmaker

País, Ano

Estados Unidos, 1997

Diretor

Francis Ford Coppola

Elenco

MattDamon, Claire Danes, John Voight, Mary Kay Place, Mickey Rouke e Danny De Vito

Sinopse

O protagonista Rudy Baylor é um jovem advogado recém-formado que presta serviços a grupos de terceira idade. É assim que conhece o casal de idosos Dot e Buddy Black, cujo filho, Don Ray, está com leucemia terminal. Seu tratamento foi recusado pelo seguro de saúde da poderosa Great Benefit. Rudy insiste para que o casal acione a seguradora. E a partir desta causa percebe os indícios de uma gigantesca fraude, talvez a maior na área de saúde, na história dos Estados Unidos. Rudy Baylor briga com criminosos poderosos e põe sua vida em perigo.

(2)

DIA 27 OUT - DOZE HOMENS E UMA SENTENÇA

Título do Filme

12 HOMENS E UMA SENTENÇA

12 angry men

País, Ano

Estados Unidos, 1997 (adaptação do original de 1957)

Diretor

William Friedkin

Elenco

Courtney B. Vance, Ossie Davis, George C. Scott, Armin Mueller-Stahl, Dorian Harewood, James Gandolfini, Tony Danza, Jack Lemmon, Hume Cronyn, Mykelti Williamson, Edward James Olmos, William Petersen

Sinopse

12 homens são convocados para formar o júri de um caso de assassinato, onde um jovem é acusado de apunhalar fatalmente o próprio pai. Para a promotoria, este é um caso cujo resultado deve ser definido rapidamente. Ou será que não? Quando chega o momento de decidir o destino do rapaz, as diversas personalidades dos jurados começam a se manifestar. Todos os detalhes são cuidadosamente revisados. A tensão aumenta a cada momento e o impasse para chegar a um veredicto unânime continua! Os 12 jurados precisam deixar de lado seus preconceitos, medos e hipocrisia para chegar a uma difícil decisão: libertar o acusado ou condená-lo à morte. O filme todo se passa dentro do tribunal, mais especificamente, na sala secreta dos jurados. Numa votação preliminar, o resultado é o seguinte: 11 pela condenação e um pela absolvição. Ou melhor, apenas um quer pensar um pouco mais antes de decidir. Os outros estão preocupados com a continuidade de suas vidas: ver o jogo, cuidar do seu negócio etc. Começa a discussão até se chegar, aos poucos, à unanimidade da absolvição. A argumentação parte de uma “dúvida possível”. Nem o lógico resiste a ela. Ele era formalmente lógico no seu argumento, mas não tinha atentado para os detalhes e para a verdade material. O Júri é questionado. Questiona-se o valor dos testemunhos em um julgamento. A certeza, a verdade, a dúvida são colocadas na mesa de discussão.

NOVEMBRO

DIA 03 NOV - FERIADO

(3)

DIA 10 NOV - DANTON: O PROCESSO DA REVOLUÇÃO

Título do Filme

DANTON: O PROCESSO DA REVOLUÇÃO

País, Ano

França, 1983 Drama

Diretor

Andrzej Wajda Características

Baseado no livro "L´Affaire Danton" de Stanilawa Przybyszewska

Sinopse

Com Gérard Depardieu e Wojciech Pszniak. Durante a fase popular da Revolução Francesa, instala-se o período do "terror", quando a radicalização revolucionária dos jacobinos encabeçada por Robespierre inicia um violento processo político com expurgos, manipulação de julgamentos e uma rotina de execuções pela guilhotina. Danton, líder revolucionário, critica os rumos do movimento, tornando-se mais uma vítima do terror instalado por Robespierre.

DIA 17 NOV - O POVO CONTRA LARRY FLYNT

Título do Filme

O POVO CONTRA LARRY FLYNT

País, Ano

Estados Unidos, 1996 Drama

Diretor

Milos Forman Elenco

Woody Harrelson, Courtney Love, Edward Norton, Brett Harrelson, Donna Hanover, James Cromwell, Crispin Glover e Vincent Schiavelli

Sinopse

Cinebiografia do homem que tornou a pornografia explícita de sua revista, Hustler, na coqueluche dos EUA dos anos 70. Uma espécie de Hugh Hefner das classes operárias, Larry Flynt construiu um império, mas teve que lutar com unhas e dentes para vencer batalhas judiciais e um atentado que o deixou paraplégico. Duas indicações para o Oscar de 1996.

(4)

DIA 24 NOV - O JÚRI

Título do Filme

O JÚRI

País, Ano

Estados Unidos, 2003 Suspense

Diretor

Gary Fleder Elenco

Dustin Hoffman, Gene Hackman, John Cusack, Rachel Weisz e Jennifer Beals

Sinopse

Após considerar que uma grande empresa é a culpada pela morte de seu marido, uma viúva decide entrar com um processo na justiça, pedindo uma indenização milionária. Para defendê-la ela contrata o advogado Wendell Fohr (Dustin Hoffman). Porém Fohr precisará enfrentar Rankin Fitch (Gene Hackman), um especialista em selecionar os jurados de forma a garantir de antemão sua vitória no julgamento. Porém o que Fohr e Fitch não contavam é que um dos jurados, Nicholas Easter (John Cusack), tem seus planos para manipular o júri. E, com o apoio de Marlee (Rachel Weisz), passa a chantagear a dupla avisando que o veredicto desejado sairá bastante caro.

(5)

DEZEMBRO

DIA 01 DEZ - MAR ADENTRO

Título do Filme

MAR ADENTRO

(ganhador do Oscar 2005 como melhor filme estrangeiro)

País, Ano

Espanha, 2004

Diretor

Alejandro Amenábar

Elenco

Javier Bardem, Belén Rueda, Lola Dueñas, Mabel Rivera, Celso Bugallo, Clara Segura (Gené), Joan Dalmau, Alberto Jiménez, Tamar Novas, Francesc Garrido, José Maria Pou, Alberto Amarilla, Nicolás Fernández Luna, Andrea Occhipinti, Xosé Manuel Oliveira

Sinopse

Ramón Sampedro (Javier Bardem) é um homem que luta para ter o direito de pôr fim à sua própria vida. Na juventude ele sofreu um acidente, que o deixou tetraplégico e preso a uma cama por 28 anos. Lúcido e extremamente inteligente, Ramón decide lutar na justiça pelo direito de decidir sobre sua própria vida, o que lhe gera problemas com a igreja, a sociedade e até mesmo seus familiares.

(6)

DIA 08 DEZ - SESSÃO ESPECIAL DE JUSTIÇA

Título do Filme

SESSÃO ESPECIAL DE JUSTIÇA

País, Ano

França, 1974

Diretor

Costa-Gavras

Elenco

Louis Seigner, Michael Lonsdale, Ivo Garrini, Jacques Spiesser, Henri Serre, Heinz Bennent, Hans Richter

Sinopse

O filme se passa em 1941, na França, em meio à 2 a Guerra Mundial logo após a ocupação nazista. O país passava por um governo de colaboração entre alemães e franceses, era o governo do marechal Pétain. O descontentamento popular era muito grande e grupos terroristas e comunistas faziam resistência com manifestações pacíficas e também atentados contra o governo. Em um desses atentados um oficial alemão é morto por um militante do Partido Comunista Francês. Ninguém é preso. Alemães então exigem do governo francês a morte de seis “criminosos” para que sirva de exemplo a futuros manifestantes. Para poder atender ao “pedido” dos nazistas, o governo francês precisa criar condições jurídicas para a condenação. Foi criada uma lei de exceção com caráter retroativo para que a condenação fosse realizada com base legal, já que os condenados eram presos já julgados e que tinham penas mínimas. Nestes tribunais os acusados eram condenados por algo anterior à lei, ou seja, eram julgados por uma lei atual, mas sobre um acontecimento anterior que não tinha caráter ilegal quando foi feito. Não havia processo jurídico anterior e os réus não tinham como recorrer da decisão (condenação) que estava previamente determinada. Os réus também não tinham o direito de apresentar defesa. Os advogados de defesa eram todos apresentados pelo estado.

(7)

DIA 15 DEZ - RICARDO III

Título do Filme

RICARDO III

País, Ano

Inglaterra, 1955

Diretor

Laurence Olivier

Elenco

Laurence Olivier, Cedric Hardwicke, John Gielgud, Ralph Richardson

Sinopse

No século XV, após o término da luta entre as casas de York e Lancaster pelo poder na Inglaterra, a chamada "Guerra das Rosas", pois a primeira tinha como símbolo uma rosa branca e a outra uma rosa vermelha. Eduardo IV (Cedric Hardwicke), da casa de York, é coroado rei da Inglaterra. Durante a cerimônia Ricardo (Laurence Olivier), o Duque de Gloucester e irmão do novo rei, arde de inveja, pois não está satisfeito em ser apenas um dos vitoriosos. Ricardo também é bem complexado por ter algumas deformações físicas, assim articula toda a espécie de intriga e até mesmo assassinatos para obter a coroa inglesa. Paralelamente trama maquiavelicamente conquistar o coração de Lady Anne (Claire Bloom), que pertence à casa de Lancaster, apesar de Ricardo ter matado o marido de Lady Anne e o pai dele.

(8)

JANEIRO

DIA 12 JAN - ENRON: THE SMARTEST GUYS IN THE ROOM

Título do Filme

ENRON: THE SMARTEST GUYS IN THE ROOM

País, Ano

Estados Unidos, 2005 Documentário

Diretor

Alex Gibney Características

Baseado no livro "Enron: The Smartest Guys in the room" de Peter Elkind e Bethany Mclean - Narrador: Peter Coyote

Sinopse

Baseado no livro best seller dos repórteres da Revista Fortune Peter Elkind e Bethany Mclean, "Enron: The Smartest Guys in the room" detalha a chocante história oculta de um dos maiores escândalos de negócios da história. Inimagináveis excessos pessoais e vazios morais concebidos como filosofia corporativa, levaram grandes executivos de uma das maiores corporações americanas a fugir com mais de um bilhão de dólares, enquanto investidores e empregados perdiam tudo. Narrado por Peter Coyote o documentário mergulha em episódios internos e incendiários audios e videotapes da corporação, fornecendo um quadro dramático das engrenagens por detrás da

falência da Enron Corporation.

(9)

DIA 19 JAN - JULGAMENTO EM NUREMBERG

Título do Filme

JULGAMENTO EM NUREMBERG Judgment at Nuremberg

País, Ano

Estados Unidos, 1961 Drama

Diretor

Stanley Kramer

Elenco

Spencer Tracy, Burt Lancaster, Marlene Dietrich

Sinopse

Em 1948, na cidade de Nuremberg, Alemanha, juiz norte-americano conduz julgamento de juristas alemães que atuaram durante o regime nazista. Embora se atenha a conduta dos réus, o filme resultou em profunda e didática reflexão sobre a tolerância contra os crimes cometidos durante o nazismo. Com essas altas ressonâncias políticas, uma notável retórica de ambas as partes no enredo, uma expressiva trilha musical e uma atuação extraordinária de todo o elenco, a realização de Kramer continua sendo vigorosa e inquietante.

DIA 26 JAN - HOTEL RUANDA

Título do Filme

HOTEL RUANDA

País, Ano

Estados Unidos, 2004 Drama

Diretor

Terry George Elenco

Don Cheadle, Joaquin Phoenix e Nick Nolte

Sinopse

Em 1994 um conflito político em Ruanda levou à morte de quase um milhão de pessoas em apenas cem dias. Sem apoio dos demais países, os ruandenses tiveram que buscar saídas em seu próprio cotidiano para sobreviver. Uma delas foi oferecida por Paul Rusesabagina (Don Cheadle), que era gerente do hotel Milles Collines, localizado na capital do país. Contando apenas com sua coragem, Paul abrigou no hotel mais de 1200 pessoas durante o conflito.

(10)

FEVEREIRO

DIA 02 FEV - O TRIUNFO DA VONTADE

Título do Filme

O TRIUNFO DA VONTADE

Triumph des willens

País, Ano

Alemanha, 1934 Documentário

Diretor

Leni Rienfenstahl Características

Documentário sobre o Congresso do Partido Nacional-Socialista alemão de 1934

Sinopse

Leni Rienfenstahl, a escolhida de Hitler para realizar os filmes de propaganda do Partido Nacional Socialista Alemão, prepara e dirige “O Triunfo da Vontade”, filme que acabou se tornando um símbolo do III Reich. O filme retrata o congresso do Partido Nazista em Nuremberg. Pode-se dizer que a mis-en-scène do Congresso foi desenhada em conjunto com a produção do filme, tal a perfeição com que se desenrolam as cenas captadas por 36 câmeras. `O triunfo da vontade` é a demonstração e a síntese do que pode um documentário fazer como propaganda (entendida no seu sentido mais amplo) de um homem, um regime, um ideário.

(11)

DIA 09 FEV - WAL MART: O ALTO CUSTO DO PREÇO BAIXO

Título do Filme

WAL MART: THE HIGH COST OF LOW PRICE

País, Ano

Estados Unidos, 2005 Documentário

Diretor

Robert Greenwald Características

O filme apresenta a face pouco conhecida e desfavorável das práticas comerciais da rede de supermercados Wal-Mart.

Sinopse

O filme apresenta a face pouco conhecida e desfavorável das práticas comerciais da rede de supermercados Wal-Mart. São apresentadas entrevistas com ex-empregados, ex-gerentes, proprietários de pequenos negócios familiares que faliram em razão da concorrência desleal, segundo o filme, do Wal-Mart e vídeos promocionais da empresa. Enquanto o Wal-Mart aprimora sua estratégia de dominação do mercado de varejo no mundo Robert Greenwald expõe o lado negro do monstro que já arruinou negócios por todo os Estados Unidos. O filme segue várias histórias pessoais, mostrando empregados do Wal-Mart dependentes da saúde pública e trabalhadores tão aterrorizados pela espionagem anti-sindical que têm medo de falar entre si. O fornecimento barato é garantido por trabalho semi-escravo na Ásia, enquanto nos Estados Unidos o Wal-Mart se beneficia de fortes investimentos e incentivos do Estado. Mas algumas pessoas estão preparadas para se defender : uma comunidade, por exemplo, resolve manter o Wal-Mart fora da sua cidade.

Referências

Documentos relacionados

Por fim, sendo o titulo vendido em bolsa ou leilão publico o dono que pleiteia sua restituição fica obrigado a indenizar o adquirente (comprador) pelo preço que

Conheceremos nesta unidade os tipos de modais, suas infraestruturas, seus riscos, suas vantagens e desvantagens, assim como o papel da embalagem e da unitização para redução

No caso e x p líc ito da Biblioteca Central da UFPb, ela já vem seguindo diretrizes para a seleção de periódicos desde 1978,, diretrizes essas que valem para os 7

Extinction with social support is blocked by the protein synthesis inhibitors anisomycin and rapamycin and by the inhibitor of gene expression 5,6-dichloro-1- β-

gulbenkian música mecenas estágios gulbenkian para orquestra mecenas música de câmara mecenas concertos de domingo mecenas ciclo piano mecenas coro gulbenkian. FUNDAÇÃO

Ao Dr Oliver Duenisch pelos contatos feitos e orientação de língua estrangeira Ao Dr Agenor Maccari pela ajuda na viabilização da área do experimento de campo Ao Dr Rudi Arno

Neste trabalho o objetivo central foi a ampliação e adequação do procedimento e programa computacional baseado no programa comercial MSC.PATRAN, para a geração automática de modelos

Ousasse apontar algumas hipóteses para a solução desse problema público a partir do exposto dos autores usados como base para fundamentação teórica, da análise dos dados