• Nenhum resultado encontrado

RESOLUÇÃO 1ª SÉRIE GRUPO 2 - PROVA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RESOLUÇÃO 1ª SÉRIE GRUPO 2 - PROVA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

26 DE MARÇO

RESOLUÇÃO

1ª SÉRIE

GRUPO 2 - PROVA 2

(2)

BIOLOGIA 1 PROFESSOR BRESEGHELO

QUESTÃO 01 ======================== VALOR 2,0

A Os folhetos embrionários são ectoderma(1), mesoder-ma(2) e endoderma(3).

B A notocorda induz o espessamento nas células do ec-toderma sobrejacente a ela, formando a placa neural. A placa neural muda sua conformação com a elevação das suas bordas laterais que se unem formando o tubo neural ou tubo nervoso.

RESPOSTA ALTERNATIVA:

As células do mesoderma paraxial e do endoderma an-terior liberam substâncias que induzem as células do ectoderma dorsal a formar uma camada espessa deno-minada placa neural. A placa neural muda sua confor-mação com elevação das suas bordas laterais, que se unem formando o tubo neural ou tubo nervoso.

QUESTÃO 02 ======================== VALOR 2,0

A Não. Os anelídeos e os artrópodes são animais protostô-mios, pois o blastóporo de sua gástrula origina primeira-mente a boca. Os cordados são deuterostômios, ou seja, o blastóporo origina o ânus e a boca surge posterior-mente.

B São animais que o blastóporo originou o ânus do animal adulto.

QUESTÃO 03 ======================== VALOR 2,0

A A diferença de tamanho verificada entre os ovos de ma-míferos e de aves deve-se à quantidade de vitelo (ou deutoplasma) presente no citoplasma destas células re-produtivas.

B Óvulos de mamíferos contêm pouco vitelo, pois nestes animais, geralmente, o embrião é nutrido pela mãe, através da placenta.

Os embriões das aves desenvolvem-se completamente no interior de um ovo com casca, o que justifica a grande quantidade de vitelo presente no citoplasma do óvulo.

QUESTÃO 04 ======================== VALOR 2,0

A O âmnio é uma membrana que envolve completamente o embrião, delimitando uma câmara, a chamada cavida-de amniótica, cheia de líquido aquoso.

B O âmnio surgiu como proteção do embrião contra cho-ques mecânicos, proporcionando também um meio interno mais ou menos constante físico-quimicamente para o desenvolvimento desse embrião.

QUESTÃO 05 ======================== VALOR 1,0

E

A figura A refere-se a um animal triblástico acelomado. Os cnidários são diblásticos. A figura C indica animais ce-lomados protostômicos (nemátodos, anelídeos, molus-cos e artrópodes) ou deuterostômios (equinodermos e cordados).

QUESTÃO 06 ======================== VALOR 1,0

D

[1] Clivagem completa: ovos com quantidade relativa-mente grande de vitelo apresentam núcleo deslocado para um dos polos (polo animal) e o vitelo fica concen-trado no polo oposto (polo vegetativo); os ovos sofrem clivagens completas, mas devido à distribuição desigual de vitelo, surgem blastômeros maiores e mais ricos em vitelo, os macrômeros, e blastômeros menores e pobres em vitelo, os micrômeros; ocorre em anfíbios.

[3] Clivagem superficial: ovos com grande quantidade de vitelo concentrada na região central do ovo; de início, apenas os núcleos se dividem, sem formação de células individualizadas, mas após um certo número de mitoses, os núcleos migram para a periferia do ovo, dispondo-se em camada imediatamente abaixo da membrana ovular; ocorre em insetos.

[1] Clivagem completa: ovos com pouca quantidade de vitelo e as primeiras clivagens ocorrem em toda exten-são do ovo, formando blastômeros aproximadamente do mesmo tamanho; ocorre em mamíferos.

[2] Clivagem incompleta: as mitoses ocorrem na região do disco germinativo, enquanto o restante do ovo não se divide; ocorre em répteis e aves.

BIOLOGIA 2 PROFESSOR NELSON

QUESTÃO 01 ======================== VALOR 2,0

A Não, pode-se tratar de proteínas iguais ou diferentes, pois só a análise da disposição dos 180 AA poderá reve-lar a identidade ou a diferença entre elas.

B O colágeno é uma proteína bastante resistente, sendo o principal constituinte dos tendões, pele, ligamentos, cartilagem e ossos. Os distúrbios na produção de colá- geno levam a desenvolvimento de deformidades articu-lares e ósseos, associados à doenças reumáticas, como por exemplos a artrite reumatóide.

Os anticorpos são proteínas específicas com função de defesa, uma deficiência na produção de anticorpos leva-rá o indivíduo a ter uma vulnerabilidade no seu sistema imunológico conseqüentemente sendo suscetível a inú-meras doenças causadas por vírus, bactérias etc.

(3)

QUESTÃO 02 ======================== VALOR 2,0

A) Para substituir o feijão do combinado “arroz e feijão”,

sabendo que se trata de uma combinação balanceada de aminoácidos essenciais, a soja ou as verduras pode-riam ser escolhidas, conforme a tabela apresentada. O arroz contém baixa quantidade de lisina e treonina, sen-do essa deficiência compensada pelo feijão. De acordo com a tabela, a soja contém altas quantidades de lisina e treonina, assim como as verduras possuem quantidades ideais desses aminoácidos essenciais. Os alimentos mi- lho e gelatina, assim como o arroz, têm baixa quantida-de lho e gelatina, assim como o arroz, têm baixa quantida-de lisina e treonina, o que não asseguraria uma dieta balanceada.

B) O arroz é rico em amido (carboidrato complexo –

polis-sacarídeo), que deve sofrer hidrólise por enzima durante a digestão, o que levará à formação de glicose (monos-sacarídeo). A pessoa com diabetes do tipo 2 pode ter uma resistência aos efeitos da insulina (hormônio que regula a entrada de glicose nas células), ou não produzir insulina suficiente para manter o nível de glicose normal (glicemia); a glicose produzida pela hidrólise do amido do arroz em excesso não será importada para a célula e permanecerá em alta concentração no sangue (hipergli-cemia), caso o alimento não seja consumido sob orien-tação.

QUESTÃO 03 ======================== VALOR 2,0

A) É a correspondência entre as trincas de bases dos

có-dons e os aminoácidos por eles codificados.

B) Por que um único aminoácido pode ser codificado por

mais de um códon.

QUESTÃO 04 ======================== VALOR 2,0

A Peptídeo original: Tirosina – Isoleucina – Valina – Alani-na – AlaniAlani-na – SeriAlani-na

Peptídeo com mutação 1: Tirosina – Isoleucina – Valina

– Alanina – Alanina – Serina –

B) O quinto aminoácido do peptídeo será a Prolina.

QUESTÃO 05 ======================== VALOR 1,0

A

Os nucleotídeos da molécula de DNA são o mesmos em todos os seres vivos

QUESTÃO 06 ========================= VALOR 1,0

D

Esse é um dos códons para a leucina

LITERATURA PROFESSOR BRUNO MALAVOLTA

QUESTÃO 01 = ============= =========== VALOR 2,0

A

Édipo é acusado de parricídio e incesto, ou seja, de ser o assassino de seu pai, Laios, e de ter desposado sua mãe, Jocasta.

B

Freud compreende que a proibição do parricídio coincide com o nascimento da ordem social, já que ele simboliza o reconhecimento da autoridade paterna e, consequen-temente, da própria estrutura patriarcal da sociedade; o incesto, por outro lado, atenta contra a moralidade pois é uma outra forma de ameaça a essa autoridade pater-nal, ao mesmo tempo em que ameaça a estrutura fami-liar. Não é necessário que o aluno cite as ideias de Freud, bastando que saiba explicar, com suas próprias palavras, a gravidade moral dos crimes de que Édipo é acusado.

QUESTÃO 02 = ============= =========== VALOR 2,0

A Ao reconhecer a catástrofe em seu próprio destino, Édi-po abre mão de sua visão, alegando que ela não serviu para retirá-lo da cegueira de seu próprio espírito. De certa forma, Édipo, ao furar seus olhos, abre mão da característica que o tornou Rei de Tebas, ou seja, a sua habilidade de decifra enigmas.

B Édipo, embora possuísse a visão física, era cego para a verdade de seu destino; Tirésias, por outro lado, mesmo sem enxergar o mundo físico, tinha o dom da clarividên-cia. De certa forma, a oposição desses dois personagens nos dão traduz a visão grega a respeito do problema do destino, ou seja, de que só é verdadeiramente sábio e feliz aquele que conhece a si mesmo.

QUESTÃO 03 = ============= =========== VALOR 2,0

A A hybris, segundo Aristóteles, é um estado de cegueira da alma, provocado por uma forte e incontrolável ira, uma espécie de revolta contra os deuses e o destino. Todos os personagens principais das tragédias acham-se na hybris, que condiciona suas ações até a catástrofe, ao final da tragédia.

B Édipo esforça-se para fugir de seu destino, ao sair de Co-rinto, assim como tenta de várias maneiras provas que não era o assassino de Laios, assim também como tenta provar sua inocência no crime de incesto. A cada passo que dá, entretanto, Édipo sê vê mais e mais de cara com seus crimes. Na tragédia de Sófocles, o enlace entre tais ações e o reconhecimento se dá de forma cristalina, tor-nando Édipo, na visão de Aristóteles, a mais bem acaba-da tragédia por esse mesmo motivo.

(4)

QUESTÃO 04 = ============= =========== VALOR 2,0

A A metáfora de mais fácil localização é “amor é um fogo”, mas que pode ser substituída por outras construções, tais como “amor é ferida”, “amor é servir a quem vence” etc. Basta, portanto, que o aluno a aponte, não sendo necessária sua interpretação.

B A rigor, todo o poema é construído por paradoxos, tal como nos versos “fogo que arde sem se ver”, “dor que desatina sem doer” etc, bastando que o aluno aponte um e o explique.

QUESTÃO 05 = ============= =========== VALOR 1,0

E

A bicicleta ergométrica, que não sai do lugar nem vai a

nenhum, torna-se símbolo de comparação para o perso-nagem criticar a falta de perspectivas do pai.

QUESTÃO 06 = ============= =========== VALOR 1,0

A

O “tic-tac” reproduz o som do relógio. É, portanto, uma onomatopeia.

Como os relógios estão marcando constantemente a passagem do tempo com as horas, pode-se fazer uma associação disso com uma máquina de costura, que faz tecidos. O relógio, apesar de não fazer tecidos, parece fazer o tempo. Assim, cria-se uma metáfora: o tic-tac dos relógios é a máquina de costura do Tempo”.

Mortalha é o nome dado à roupa dos cadáveres. Como o poema fala da passagem do tempo, ao afirmar que o tic-tac está a fabricar mortalhas, intui-se que com a passagem do tempo, as pessoas vão morrendo. Assim, o poeta faz uso de um eufemismo: ao invés de dizer que as pessoas morrem com a passagem do tempo, ele diz que a passagem do tempo “fabrica mortalhas”, atenuando a intensidade do seu discurso.

LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR THALES

QUESTÃO 01 ======================== VALOR 2,0

A A frase impacta o leitor porque faz uma acusação séria, de que o leitor comete um crime rechaçado moralmen-te, o crime de racismo. Isso o induz a ler o texto porque, diante dessa acusação, certamente ele irá querer enten- der as razões de a revista afirmar isso de forma tão cate-górica e incisiva.

B Segundo o texto II, as pessoas são induzidas a serem ra-cistas. Trata-se de um fenômeno chamado viés incons-ciente: ao longo da vida somos “treinados” cultural-mente, por meio de uma série de estereótipos que são naturalizados em ações cotidianas, para inferiorizarmos o outro devido a sua cor de pele. Assim, ações racistas

imagem da capa da revista, pois o estereótipo do ho-mem negro vestido de preto e encapuzado, ao longo de anos, foi tratado como a imagem de um homem perigo-so, criminoso, a ponto de, mesmo sem querer, sentirmos medo de alguém nessas condições e o julgarmos como um suspeito. Esse pré-julgamento revela o racismo mas-carado em nós. QUESTÃO 02 ======================== VALOR 2,0 A “Favor”, “estou” e “jornal” passaram a ser acentuadas porque foram pronunciadas como “favô” (uma oxítona terminada em o), “tô” (um monossílabo tônico termina- do em o) e “jorná” (uma oxítona terminada em a). E nes-ses casos, conforme as regras de acentuação da língua, tais palavras seriam acentuadas.

B O eu lírico critica que a qualidade desse ensino era pre-cária, pois sua escola era atrasada e seu professor (um velho camponês que falava catalôgo em vez de catálogo) não tinha o preparo suficiente para ser professor. Mes-mo assim, ele valorizou o pouco conhecimento que ad-quiriu nessa escola porque foi ali que ele aprendeu a ler, ainda que precariamente. Isso fez com o eu lírico seguis-se um leitor curioso ao longo da vida, lendo de tudo um pouco: revistas, livros, jornais. Tais leituras lhe deram conhecimento de mundo e o tornaram mais consciente, tanto que ele se transformou em uma pessoa capaz de reconhecer as desigualdades e as injustiças do mundo (como sugere o último verso do poema).

QUESTÃO 03 ======================== VALOR 2,0

A Concerto é um tipo de espetáculo em que se apresen-tam obras musicais. Conserto é um reparo, restauração ou correção de algo que possui um defeito, uma avaria (dano).

B O texto critica o fato de que a corrupção política se dis-semina socialmente e é aceita por todos porque a pes-soa corrupta (representada pelo maestro) manipula os demais cidadãos, corrompendo-os com dinheiro. A imagem de um maestro com uma batuta na mão e um

saco de dinheiro na outra, regendo a música intitulada “Propina”, ironiza essa situação porque reforça que não se trata de um concerto musical e dá a entender que o Brasil não tem conserto, apesar de todos dizerem que sim, ou seja, o Brasil não tem jeito, sempre será corrup-to.

QUESTÃO 04 ======================== VALOR 2,0

A As letras “ss” são separadas na primeira frase porque formam um dígrafo consonantal que deve ser separado em caso de divisão silábica devido à regra da língua (isso também ocorre com os dígrafos rr, sc, sç e xc). Manolito usa o recurso da divisão silábica porque quer pronun-ciar a palavra pausadamente e mostrar, com esse tom na pronúncia, sua indignação com a professora, por ela

(5)

B Sua fala é irônica porque Manolito não é um freguês, é um aluno, portanto não deve ser tratado como se esti-vesse em uma relação comercial que pressupõe que “o cliente tem sempre razão”. No entanto, ao exigir que a professora lhe dê um tratamento diferenciado sem pu-ni-lo com uma nota baixa, o menino demonstra que não reconhece a escola como um espaço educativo (no qual é importante avaliar seu processo de aprendizagem), e sim como um espaço mercantilizado, em que a profes-sora deve servir ao aluno para satisfazê-lo como se ele fosse um cliente que não pode ser contrariado, afinal ele paga para estudar na escola. Isso revela um desrespeito e uma distorção de valores do aluno na sua relação com a professora.

QUESTÃO 05 ======================== VALOR 1,0

A

A palavra dia é formada por duas vogais, lado a lado. O encontro de duas vogais (i + a) chama-se hiato.

QUESTÃO 06 ======================== VALOR 1,0

C

A homenagem do anúncio ao Dia Mundial da Paz ser-ve para lembrar que, apesar de serem marcas rivais do ponto de vista comercial, é possível manter uma postura respeitosa com a concorrência, tanto que a marca anun-ciante coloca o refrigerante da outra marca a seu lado, para mostrar essa postura pacífica, ou seja, não é ne-cessário construir um discurso de ódio nessa relação de rivalidade comercial.

Referências

Documentos relacionados

No entanto, a cultura predominante na gestão das unidades produtivas sucroalcooleiras, influenciada pelas altas taxas de rentabilidade dos mercados de etanol e de açúcar,

Após a coleta das informações, realizou-se a análise de variância (Anova) para comparar o efeito da variação dos parâmetros tamanho da população, número de indivíduos na

Luiz é graduado em Engenharia Elétrica com ênfase em Sistemas de Apoio à Decisão e Engenharia de Produção com ênfase em Elétrica pela PUC/RJ e possui Mestrado

Se no cadastro da administradora, foi selecionado na aba Configurações Comissões, para que as comissões fossem geradas no momento da venda do contrato, já é

- Para tratar os pontos inflamatórios de menisco interno, coloca-se o paciente em decúbito com o membro inferior fora da maca, e realiza flexão de joelho, adução de tíbia e

Para isso é necessário planejamento, procedimentos, recursos, transporte, tratamento e destinação final ambientalmente adequada de acordo com o plano municipal de

Apothéloz (2003) também aponta concepção semelhante ao afirmar que a anáfora associativa é constituída, em geral, por sintagmas nominais definidos dotados de certa

A abertura de inscrições para o Processo Seletivo de provas e títulos para contratação e/ou formação de cadastro de reserva para PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR