• Nenhum resultado encontrado

02. ABERTURA AMBIENTAÇÃO (Irmã Míria T. Kolling) AQUELE QUE VOS CHAMOU, AQUELE QUE VOS CHAMOU, É FIEL, É FIEL, FIEL É AQUELE QUE VOS CHAMOU!

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "02. ABERTURA AMBIENTAÇÃO (Irmã Míria T. Kolling) AQUELE QUE VOS CHAMOU, AQUELE QUE VOS CHAMOU, É FIEL, É FIEL, FIEL É AQUELE QUE VOS CHAMOU!"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

1

01. INTENÇÕES DA SANTA MISSA

Recordações, lembranças da vida sofrida e vivida na festa e na dor. Recebe nas mãos as recordações dos filhos e filhas, amado Senhor.

02. ABERTURA|AMBIENTAÇÃO (Irmã Míria T. Kolling)

AQUELE QUE VOS CHAMOU, AQUELE QUE VOS CHAMOU, É FIEL, É FIEL, FIEL É AQUELE QUE VOS CHAMOU!

Animador – Todas as respostas são dadas no microfone.

03. MONIÇÃO

Animador: Queridos irmãos e irmãs em Cristo Jesus, paz e bem a todos vocês que vieram celebrar, e a você que nos acompanha através dos meios de comunicação. Celebramos hoje a Solenidade dos Apóstolos São Pedro e São Paulo, e neles, celebramos a Igreja na sua totalidade, tanto na sua dimensão espiritual, hierárquica, administrativa e sacramental, quando na sua dimensão missionária, continuadora da missão dos Apóstolos, de levar a Palavra de Deus aos confins da terra. Essa solenidade não visa apenas destacar os feitos desses dois grandes santos da Igreja, mas o próprio Cristo, que os escolheu e confiou-lhes tão árdua missão, que é a de serem as bases da Igreja que nasceu e se sustenta ao longo dos séculos sob estas dias colunas – estrutural e missionária. Nesta Eucaristia, rezamos de modo particular pelo Romano Pontífice, sucessor de Pedro, o Papa Francisco, e em comunhão com toda a Igreja no mundo inteiro, e com a comunidade São Pedro do bairro Vila Nova, que celebra seu padroeiro, cantemos.

Procissão de Entrada – Turíbulo, cruz, velas, lecionário, leitores, ministros, coroinhas e o padre.

04. CANTO INICIAL (L e M - David Julien)

1. Reunidos em torno dos nossos pastores, nós iremos a Ti. Armados com a força que vem do Senhor, nós iremos a Ti. Professando todos uma só fé, nós iremos a Ti. Sob o impulso do Espírito Santo, nós iremos a Ti.

(2)

2

IGREJA SANTA, TEMPLO DO SENHOR, GLÓRIA A TI, IGREJA SANTA, Ó CIDADE DOS CRISTÃOS, QUE TEUS FILHOS HOJE E SEMPRE VIVAM TODOS COMO IRMÃOS.

2. Com nossas irmãs e irmãos no claustro, nós iremos a Ti. Com nossos irmãos sofredores, nós iremos a Ti. Com os padres que sobem ao altar, nós iremos a Ti. Com os padres que partem em missão, nós iremos a Ti.

3. Seguindo os passos de Pedro e Paulo, seguindo os primeiros cristãos. Pisando esta terra vermelha de sangue. Pisando esta terra que guarda seus corpos.

4. De nossas fazendas e nossas cidades, de nossas montanhas e nossas baixadas; de nossas cabanas e pobres favelas, de nossas escolas e nossos trabalhos.

05. SAUDAÇÃO INICIAL

Padre: “Eis os santos que, vivendo neste mundo, plantaram a Igreja, regando-a om seu sangue. Beberam do cálice do Senhor e se tornaram amigos de Deus”. EM NOME DO PAI E DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO. AMÉM. Padre: A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai, a Luz e a força do Espírito Santo, estejam sempre convosco. BENDITO SEJA DEUS QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO.

06. ATO PENITENCIAL

Padre: No dia em que celebramos a vitória de Cristo sobre o pecado e a morte, também nós somos convidados a morrer para o pecado e ressurgir para uma vida nova. Reconheçamo-nos necessitados da misericórdia do Pai, e confessemos os nossos pecados, cantando.

(L - Inspirada no Missal / M - Flávio Luiz J. Ferreira)

1. Confesso a Deus, Pai todo-poderoso, e a vós, irmãos, confesso que pequei, por pensamentos, palavras, atos e omissões, por minha culpa, tão grande culpa.

PIEDADE, SENHOR, PIEDADE, SENHOR, PIEDADE DE NÓS!

2. E peço à Virgem Maria, aos santos e anjos, e a vós, irmãos, eu peço que rogueis a Deus, que é Pai poderoso, para perdoar a minha culpa, tão grande culpa.

Padre: Deus todo poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza a vida eterna. AMÉM.

07. HINO DO GLÓRIA (L - CNBB / M - Renato Bevilacqua)

GLÓRIA A DEUS LÁ NOS CÉUS, E PAZ NA TERRA AOS SEUS!

1. Glória a Deus nos altos céus, paz na terra a seus amados! A Vós louvam, Rei Celeste, os que foram libertados! Deus e Pai, nós vos louvamos, adoramos, bendizemos; damos glória ao vosso nome, vossos dons agradecemos!

(3)

3

2. Senhor nosso, Jesus Cristo, unigênito do Pai, Vós, de Deus Cordeiro Santo, nossas culpas perdoai! Vós que estais junto do Pai como nosso intercessor, acolhei nossos pedidos, atendei nosso clamor.

3. Vós somente sois o Santo, o Altíssimo, o Senhor, com o Espírito Divino, de Deus Pai no esplendor!

08. ORAÇÃO DA COLETA (Missal Romano – p. 608)

Lecionário Santoral

09. LEITURA DOS ATOS DOS APÓSTOLOS (12, 1-11) 10. SALMO RESPONSORIAL (33)

DE TODOS OS TEMORES ME LIVROU O SENHOR DEUS.

- Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, seu louvor estará sempre em minha boca. Minha alma se gloria no Senhor; que ouçam os humildes e se alegrem!

- Comigo engrandecei ao Senhor Deus, exaltemos todos juntos o seu nome! Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu, e de todos os temores me livrou. - Contemplai a sua face e alegrai-vos, e vosso rosto não se cubra de vergonha! Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido, e o Senhor o libertou de toda angústia. - O anjo do Senhor vem acampar ao redor dos que o temem, e os salva. Provai e vede quão suave é o Senhor! Feliz o homem que tem nele o seu refúgio! 11. LEITURA DA SEGUNDA CARTA DE SÃO PAULO A TIMÓTEO (4, 6-8.17-18)

12. CANTO DE ACLAMAÇÃO (Pe. Amaury de Paula - Ir. Míria T. Kolling) ALELUIA, ALELUIA! TU ÉS PEDRO, ALELUIA!

- És a rocha viva, Cristo te escolheu, quando a Simão Pedro disse: “Eu te darei do meu Reino as chaves. Eis a minha Igreja, sobre esta pedra edificarei!” 13. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO MATEUS (16, 13-19)

14. HOMILIA

(4)

4

Padre: Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra, e de todas as coisas visíveis e invisíveis. Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos; Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; gerado, não criado, consubstancial ao Pai; por Ele todas as coisas foram feitas. E por nós, homens, e para nossa salvação, desceu dos céus: (todos se inclinam) e se encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria, e se fez homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras, e subiu aos céus, onde está sentado à direita do Pai. E de novo há de vir, em sua glória, para julgar os vivos e os mortos; e o seu Reino não terá fim. Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele que falou pelos profetas. Creio na Igreja, una, santa, católica e apostólica. Professo um só batismo para remissão dos pecados. E espero a ressurreição dos mortos e a vida do mundo que há de vir. AMÉM. 16. ORAÇÃO DOS FIÉIS

Padre: Irmãos e irmãs, na solenidade dos apóstolos São Pedro e São Paulo, imploremos o auxílio divino para a Santa Igreja de Deus presente por toda a terra, e para as necessidades do mundo, rezando: AUMENTAI, SENHOR, A NOSSA FÉ.

- Senhor, renovai sempre em vossa Igreja o impulso missionário à exemplo dos Apóstolos Pedro e Paulo, que doaram suas vidas pelo Evangelho, para que cumpra fielmente sua missão apostólica. Nós vos pedimos.

- Senhor, fortalecei sempre a fé e a missão do Papa Francisco, a fim de que, no exercício do primado de Pedro, conduza o vosso povo com amor paterno, o confirme na fé e seja sempre sinal da unidade da Igreja. Nós vos pedimos. - Senhor, abençoai os bispos e presbíteros mais idosos, e todos os que estiveram ao serviço do vosso povo, para que Jesus Cristo os assista e lhes dê força. Nós vos pedimos.

- Senhor, guiai todos os que, a exemplo dos Santos e Mártires, anunciam o Evangelho de Jesus com amor e coragem, para que os livre de todo o mal e os torne apóstolos decididos da verdade de Cristo. Nós vos pedimos.

- Senhor, acompanhai com vossa graça os que no mundo são perseguidos por causa da sua fé, para que a oração perseverante da Igreja e o testemunho dos Apóstolos lhes obtenha a paz e a perseverança. Nós vos pedimos.

- Senhor, dai perseverança à nossa comunidade paroquial, para que, inspirada em Pedro e Paulo, viva na paz e na concórdia e seja sempre mais discípula missionária de vosso Filho Jesus. Nós vos pedimos.

(5)

5

Padre: Senhor nosso Deus, concedei-nos os auxílios necessários à salvação, pela intercessão dos Apóstolos São Pedro e São Paulo, pelos quais destes à vossa Igreja os primeiros benefícios da fé. Por Cristo, nosso Senhor. AMÉM.

16. PREPARAÇÃO DAS OFERENDAS

Animador: Na solenidade de São Pedro e São Paulo, celebramos os primeiros e principais colaboradores de Deus Pai na edificação da comunidade cristã. A exemplo desses dois grandes apóstolos e obedientes às orientações do Santo Padre o Papa Francisco, apresentamos ao Altar do Senhor, com o pão e o vinho, nossa disponibilidade em sermos sal da terra e luz do mundo, no serviço da comunidade, anunciando o Evangelho da Salvação.

(L e M - Pe. João Carlos Ribeiro)

1. Bendito e louvado seja, o Pai nosso Criador, o pão que nós recebemos é prova do seu amor. É o fruto de sua terra, do povo trabalhador: na missa é transformado no Corpo do Salvador.

BENDITO SEJA DEUS, BENDITO SEU AMOR. BENDITO SEJA DEUS PAI ONIPOTENTE NOSSO CRIADOR.

2. Bendito e louvado seja o Pai nosso Criador, o vinho que recebemos é prova do seu amor. É o fruto de sua terra, do povo trabalhador: na missa é transformado no Sangue do Salvador.

17. CONVITE A ORAÇÃO

Padre: Orai irmãos e irmãs para que o nosso sacrifício seja aceito por Deus Pai todo-poderoso. Todos: RECEBA O SENHOR POR TUAS MÃOS ESTE SACRIFÍCIO, PARA GLÓRIA DO SEU NOME, PARA NOSSO BEM E DE TODA SANTA IGREJA.

18. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS (Missal Romano - p. 608)

19. PREFÁCIO E ORAÇÃO EUCARÍSTICA III (Missal Romano – p. 608 e 482)

Padre: O Senhor esteja convosco. Todos: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. Padre: Corações ao alto.

Todos: O NOSSO CORAÇÃO ESTÁ EM DEUS. Padre: Demos graças ao Senhor, nosso Deus. Todos: É NOSSO DEVER E NOSSA SALVAÇÃO. 20. SANTO (L e M - Casimiro Vidal Nogueira)

Nosso Deus Senhor é Santo, Santo, Santo. Do universo Criador, Santo, Santo. Céus e terra alegres cantam, Santo, Santo. E nós cantamos seu louvor, Santo

(6)

6

é o Senhor! Lá no céu e aqui na terra, hosana, hosana. Bendito seja o Senhor, hosana, hosana. Nosso Rei e nosso Deus, hosana, hosana. A Ele glória e louvor, hosana ao Senhor. Bendito é aquele que vem! Hosana! Amém! Bendito é aquele que vem! Hosana! Amém.

21. PAI NOSSO E ORAÇÃO DA PAZ

Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos daí hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.

Final da Oração do Pai Nosso – NÃO SE DIZ AMÉM. Em seguida, o sacerdote prossegue sozinho, de braços abertos.

Padre: Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto, vivendo a esperança, aguardamos a vinda de Cristo Salvador.

Todos: VOSSO É O REINO, O PODER E A GLÓRIA PARA SEMPRE!

Padre: Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos Apóstolos: Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima vossa Igreja; dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vós, que sois Deus, com o Pai e o Espírito Santo.Todos:AMÉM!

Padre: A paz do Senhor esteja sempre convosco. Todos: O AMOR DE CRISTO NOS UNIU!

22. HINO AO CORDEIRO (L e M - Ir. Míria T. Kolling)

Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo. Tende piedade, tende piedade, tende piedade de nós. Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo. Dai-nos a paz, dai-nos a paz, dai-nos a paz. Senhor, a vossa paz. Padre: (...) Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.

Todos: SENHOR, EU NÃO SOU DIGNO DE QUE ENTREIS EM MINHA MORADA, MAS DIZEI UMA PALAVRA E SEREI SALVO.

23. CANTO DE COMUNHÃO (L - D. Carlos Alberto Navarro / M - Waldeci Farias)

TUA IGREJA É UM CORPO, CADA MEMBRO É DIFERENTE, E HÁ NO CORPO, CERTAMENTE, CORAÇÃO, Ó MEU SENHOR. DELE NASCE A CARIDADE, DOM

(7)

7

MAIOR, MAIS IMPORTANTE. NELE, ENFIM, ACHEI RADIANTE MINHA VOCAÇÃO: O AMOR.

1. Que loucura não fizeste vindo ao mundo nos salvar! E depois que tu morreste ficas vivo neste altar!

2. Os teus santos compreenderam teu amor sem dimensão: que loucuras cometeram em sua própria vocação!

3. Sou pequeno, igual criança, cheio de limitações, mas grande é minha esperança: sinto muitas vocações!

4. Quero ser um missionário até quando o sol der luz. Dá-me por itinerário toda terra, ó Jesus!

5. O martírio, eis meu sonho: dar-te o sangue de uma vez! A mil mortes me disponho, sofrerei com intrepidez.

6. Tantas vocações sentindo, que alegria meu Senhor. Alegrei-me descobrindo, minha vocação, o amor.

7. Sentimento é coisa vaga, por meus atos provarei que o amor com amor se paga, toda cruz abraçarei.

24. PÓS-COMUNHÃO (Celina Borges)

1. Posso tudo posso naquele que me fortalece, nada e ninguém no mundo vai me fazer desistir. Quero, tudo quero, sem medo entregar meus projetos, deixar-me guiar nos caminhos que Deus desejou pra mim, e ali estar.

VOU PERSEGUIR TUDO AQUILO QUE DEUS JÁ ESCOLHEU PRA MIM. VOU PERSISTIR, E MESMO NAS MARCAS DAQUELA DOR, DO QUE FICOU, VOU ME LEMBRAR E REALIZAR O SONHO MAIS LINDO QUE DEUS SONHOU, E EM MEU LUGAR ESTAR À ESPERA DE UM NOVO QUE VAI CHEGAR. VOU PERSISTIR, CONTINUAR A ESPERAR E CRER, E MESMO QUANDO A VISÃO SE TURVA E O CORAÇÃO SÓ CHORA, MAS NA ALMA, HÁ CERTEZA DA VITÓRIA. EU VOU SOFRENDO, MAS SEGUINDO ENQUANTO TANTOS NÃO ENTENDEM VOU CANTANDO MINHA HISTÓRIA, PROFETIZANDO: QUE EU POSSO, TUDO POSSO EM JESUS.

25. ORAÇÃO PÓS-COMUNHÃO (Missal Romano – p. 610)

26. ORAÇÃO A SÃO PEDRO E BÊNÇÃO DAS CHAVES

Glorioso São Pedro, creio que vós sois o fundamento da Igreja, pastor universal de todos os fiéis, depositário das chaves do céu, o verdadeiro vigário de Jesus Cristo, nosso Senhor; e eu, me glorio de ser vossa ovelha, vosso súdito e filho. Uma graça vos peço com toda minha alma: guardai-me sempre unido a vós e, que antes me seja arrancado do peito o coração, do que o amor e a plena submissão que vos devo nos vossos sucessores, os pontífices

(8)

8

romanos. Que eu viva e morra como filho da Santa Igreja Católica, Apostólica, Romana. Assim seja. AMÉM.

Oremos: Nó vos bendizemos, Senhor, Pai Santo, porque por vossa palavra e poder tudo foi feito e como dons recebemos tudo o que é indispensável à vida; concedei que os vossos fiéis, apresentando as chaves de casa, do carro, do trabalho... no dia dedicado a Ti, na qual recordamos o martírio de Pedro e Paulo, obedecendo a vossa vontade, utilizem como sinal de proteção e de bênção por onde passarem. Por Cristo, nosso Senhor. AMÉM.

27. BÊNÇÃO FINAL (Missal Romano – p. 528)

28. CANTO FINAL (Hino Oficial da Igreja Católica desde 1950 / L - D. Marcos Barbosa / M - Charles Gounod)

1. Ó Roma eterna, dos Mártires, dos Santos. Ó Roma eterna, acolhe os nossos cantos! Glória no alto ao Deus de majestade, paz sobre a terra, justiça e caridade.

2. A ti corremos, Angélico Pastor, em ti nós vemos o doce Redentor. A voz de Pedro na tua o mundo escuta, conforto e escudo de quem combate a luta. Não vencerão as forças do inferno, mas a verdade, o doce amor fraterno.

3. Salve, Salve Roma, é eterna a tua história, cantam-nos tua glória monumentos e altares. Roma dos Apóstolos, Mãe e Mestra da verdade, Roma, toda cristandade, o mundo espera em ti.

4. Salve, Salve Roma, o teu sol não tem poente, vence refulgente, todo erro e todo mal! Salve Santo Padre, vivas tanto ou mais que Pedro! Desça qual mel do rochedo, a bênção paternal!

Referências

Documentos relacionados

Essa poética documental, embora não dialogue com a fotografia de vanguarda que a precedeu, inclusive no Brasil, pauta-se também em critérios antropológicos comuns a outros

Este trabalho teve como objetivo investigar quais os fatores motivacionais são considerados mais importantes para a prática da Educação Física no Ensino Médio A maioria dos

Sobre esta dupla característica é que se pode estruturar uma teorização da atividade do Estado como função pública, tendo em vista que o Estado de Direito aparecerá como

7 RCC, por outro lado esta base pode não lhe ser suficiente para atingir o coeficiente eleitoral necessário, fazendo com que o candidato tenha que levar em conta, para

Consoante à citação acima, destaca-se mais uma vez a contraposição de Pascal em relação ao racionalismo hegemônico no século XVII, pois, enquanto os filósofos implicados

Reunir com os alunos e outros colegas para socialização dos registros, avaliação e novos encaminhamentos que contribuam para o sucesso do

No 8º dia após o último comprimido de DELLAX 20 e DELLAX 30 (ou seja, após os 7 dias da semana de intervalo), inicie a fita seguinte, mesmo que a hemorragia não tenha parado.

Consiste numa introdução, dois capítulos de índole teórica geral, e depois divide-se em sete áreas temáticas, cada uma com um capítulo teórico e um estudo de caso: