• Nenhum resultado encontrado

Edição Distribuição Gratuita SET/OUT

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Edição Distribuição Gratuita SET/OUT"

Copied!
26
0
0

Texto

(1)

S

ET

/O

UT

E

diç

ão 11 • 2

0

19

D

is

tribuiç

ão G

ratuit

a

(2)
(3)

A corrida mais colorida e animada de sempre está de regresso nos dias 6 e 7 de setembro. O Santo Tirso a Cores é já uma referência na programação anual do Município e este ano volta com uma edição melhorada. Vão ser várias as surpresas ao longo do percurso e a animação será o ponto de ordem, numa corrida onde o objetivo não é a velocidade, o tempo ou a classificação, mas sim proporcionar um momento colorido com muita animação e convívio.

Para além da prova, que decorre na noite de sexta-feira, a Festa Kubik volta a animar o Largo Coronel Batista Coelho, durante duas noites. Ainda em setembro, os mais novos vão poder usufruir de um dia repleto de atividades. O Geão Fest promete fazer as delícias dos miúdos e das famílias, através de um verdadeiro festival com muita animação e atividades lúdico-pedagógicas a decorrer no dia 22, Parque de Geão. Um evento que alia educação e diversão!

Para o público sénior, a Câmara Municipal de Santo Tirso volta a realizar, no dia 28 de setembro, o passeio anual. Este ano o destino é Amarante. Integrada nas comemorações do dia mundial da terceira idade, esta iniciativa tem como objetivo proporcionar momentos de confraternização, entre os cerca de 5000 participantes.

Destaque também para a exposição conjunta “Peter Rosman Carlos Barreira – Esculturas e Desenhos”, composta por esculturas inéditas, a inaugurar a 27 de setembro, no Museu Internacional de Escultura Contemporânea.

Em outubro chega-nos “Palcos”. Pelo quinto ano consecutivo, diferentes espaços culturais do concelho, voltam a acolher espetáculos de teatro trazidos por companhias provenientes de diferentes pontos do país e, pela primeira vez, também do Brasil.

Promovido pela Câmara Municipal e dinamizado pela Companhia de Teatro de Santo Tirso, o “Palcos” promete primar pela qualidade dos seus espetáculos com registos para todos os públicos.

Boas leituras e bons espetáculos!

alberto costa

Presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso

destaques

cultura

outras atividades

desporto

crianças

visitas

serviços educativos

4

8

22

28

34

38

40

índice

(4)

SET/OUT • 2019

destaques

É já um marco na programação anual do Município, o Santo Tirso a Cores está de regresso com uma edição melhorada, apresentando um programa diversifica-do, tendo como ponto de partida a Run Tirso e a Festa Kubik para animar as noi-tes da cidade.

A iniciativa vai já para a 6ª edição, pre-vendo algumas alterações, quer ao nível do percurso, quer ao nível das anima-ções. No que concerne à RUN TIRSO, pretende-se solidificar o projeto desen-volvido nos anos anteriores. Para além da prova, que decorre na noite de sex-ta-feira, o Santo Tirso a Cores promove ainda a Festa Kubik, que durante duas noites animará, entre a meia-noite e as 4h00, o Largo Coronel Batista Coelho com quatro DJ’s nacionais.

A Câmara Municipal convida assim, a uma “reentré” colorida e cheia de ener-gia, onde a diversão é garantida.

06 > 07 SET

RUN TIRSO:

21H30

FESTA KUBIK:

22H00> 04H00

LARGO

CORONEL

BATISTA COELHO

público geral

inscrição Run Tirso em http://acores.santotirso.pt 5€ (Kit com saco, uma camisola técnica, um par de óculos, um saco de tin-ta e um bastão luminoso, estando ainda previsto a oferta de uma bebida - água ou sumo - na Festa KUBIK, contra entrega do dorsal da corrida).

de

st

aque

s

santo tirso

a cores

(5)

SET/OUT • 2019 7 6

destaques

6 SET

(sexta)

FESTA KUBIK

22H00 – Vítor Oliveira 00H00 – Los Bandidos 02H00 – Tiago AZ

Landhu B – Mestre de Cerimónias

7 SET

(sábado)

FESTA KUBIK

22H00 – Pedrinho K 00H00 – Meninos do Rio Dj’s 02H00 – Pedro Tabuada

Checky Drums – Percussão

programa

(6)

SET/OUT • 2019

cultura

cultura

• exposições

Combinando materiais diversos, como a pedra, a madeira, o poliéster, o ferro ou o aço, Carlos Barreira cria escultu-ras com um caráter quase sempre lúdi-co, dinâmico e aberto. O artista trabalha frequentemente em séries, que vai aban-donando e retomando ao longo do tem-po. A série das Bulideiras, com a qual a sua escultura para o 2º Simpósio Inter-nacional de Escultura Contemporânea de Santo Tirso, em 1993, se relaciona, é uma das séries que mais o tem ocupado. Peter Rosman nasceu em Melbourne, Austrália, em 1944. Desenvolve uma obra multidisciplinar através de instala-ções que combinam materiais distintos como a pedra, madeira ou metal, ou ex-plorando técnicas como a impressão so-bre papel, madeira ou aço em séries de livros de artista que são desenvolvidos ao longo do tempo e que podem ser apre-sentados isoladamente ou incorporados em novas instalações ou esculturas. A exposição conjunta designada “Pe-ter Rosman Carlos Barreira – Esculturas e Desenhos” é composta por esculturas da coleção dos autores e esculturas iné-ditas, onde serão visíveis os traços habi-tuais que caraterizam os seus trabalhos.

27 SET > 19 JAN

MUSEU

INTERNACIONAL

DE ESCULTURA

CONTEMPORÂNEA

público geral entrada gratuita

INAUGURAÇÃO

27 SET

19H30

EX

PO

SI

ÇÕES

peter

rosman

carlos

barreira

esculturas

e desenhos

cul

tur

a

(7)

programa

SET/OUT • 2019

11 10

EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA

“NA MINHA PELE”

CRIANÇAS COM CANCRO E A VIDA DAS

FAMÍLIAS

Algumas parecem felizes, outras revelam rostos mais sé-rios e há quem os esconda. As fotografias são 20, porque 20 são as famílias com filhos com cancro, no princípio, en-tre tratamentos, ou com recaídas. Organizada pela Acre-ditar – Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro e pela Liga Portuguesa Contra o Cancro, a ideia partiu de um grupo de pais que juntou dez crianças segui-das no IPO do Porto e dez no Hospital de São João. Mais do que despertar consciências para as dificuldades das famílias com filhos doentes oncológicos e pedir uma mu-dança, as pinturas nos rostos dos pequenos modelos – da autoria da artista Dora Fontana –, registadas pela lente do fotógrafo de Vila das Aves, Miguel Pereira, lembram como nenhuma criança está livre de desenvolver a doen-ça. Todos os anos, 400 crianças são diagnosticadas com cancro em Portugal.

Nesta exposição “Na minha pele, manifesto pelos direi-tos em oncologia pediátrica”, cada fotografia da crian-ça ou jovem com a sua família tem uma legenda com um testemunho. “Todos dão a cara por eles e pelas outras fa-mílias, a nível nacional” que passam por situações seme-lhantes, e retratam um projeto que visa a continuidade do trabalho existente na sensibilização no que toca aos direi-tos das famílias.

A exposição esteve patente na Assembleia da República e agora pode ser visitada no Centro Cultural Municipal de Vila das Aves.

09 SET > 17 OUT

CENTRO

CULTURAL

MUNICIPAL

DE VILA

DAS AVES

público geral entrada gratuita Horário Seg a Sex 09H00 – 17H30 Sáb 14H30 – 18H30

04 > 20 OUT

Vários Locais

público geral entrada gratuita Pelo quinto ano consecutivo, diferentes

espaços culturais do concelho, voltam a acolher espetáculos de teatro trazi-dos por companhias provenientes de di-ferentes pontos do país e, pela primeira vez, também do Brasil.

Organizado pela Companhia de Teatro de Santo Tirso e com o apoio da Câma-ra Municipal, a edição de 2019 do Palcos de Santo Tirso leva esta nobre arte de palco a diferentes freguesias do Muni-cípio, para que todos possam participar desta ode ao teatro, com espetáculos em diferentes registos e para todos os públicos.

TE

A

TRO

palcos

de santo tirso

festival

de teatro

amador

cultura

• teatro

(8)

SET/OUT • 2019

11 OUT

21H30

CORDEL - UMA VIAGEM PELA

CULTURA POPULAR

companhia teatral procênio – brasil

M/6 • Comédia • 50’.

“Cordel” conduz o público numa viagem pela cultura popular, tendo como pilar prin-cipal a literatura de cordel. A peça, com-posta por quatro histórias narradas por um curioso andarilho, aborda, de um modo ge-ral, a cultura de um povo, visto por mui-tos como um povo sofrido e castigado pela seca do sertão, mas que apesar de tudo preserva as suas tradições, mantendo viva a cultura popular brasileira. Um povo po-bre e humilde, mas que tem muito a nos oferecer.

Texto: Companhia Teatral Procênio. Encena-ção: Felipe Silva. InterpretaEncena-ção: Felipe Silva. Centro Paroquial de Fontiscos

12 OUT

11H00

JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO

companhia teatral procênio – brasil

M/3 • Infantil • 40’.

Palco montado, cenário preparado e luzes acesas. Tudo pronto para um maravilhoso espetáculo, certo? Errado! Misteriosamente os atores que realizariam a apresentação desaparecem e Juca, o zelador do teatro, resolve encenar a peça para não dececio-nar o público presente. De uma forma má-gica, divertida e muito criativa, o zelador Juca dá vida à história de “João e o Pé de Feijão”.

Texto: Companhia Teatral Procênio. Encena-ção: Felipe Silva. InterpretaEncena-ção: Felipe Silva. Biblioteca Municipal de Santo Tirso

12 OUT

21H30

O REI ESTÁ A MORRER

teatro aviscena

M/6 • Trágico-cómico • 90’.

Havia, num reino imaginário, um Rei que jul-gava possuir um poder eterno. Um dia, po-rém, tudo se desmorona e se precipita para a anarquia e o horror. É então que o Rei tem que aceitar o inevitável, o grande encontro com a sua morte. Será que vai mesmo mor-rer? Um espetáculo repleto de humor, sar-casmo e… uma pitada de tragédia.

Texto: Ionesco (adaptação). Encenação: Cris-tiano Coelho. Interpretação: Cláudio Ribei-ro, Olga Sousa, Daniela Arcipreste, Cristiano Coelho, Carlos Pimenta, Yvonne Machado. Centro Paroquial de Areias

13 OUT

16H00

BURRO VAI, BURRO VEM

roderikus – companhia de teatro de

roriz

M/6 • Comédia • 100’.

Dois burros de carga, por amor, planeiam uma fuga da casa dos seus donos, duas das mais iminentes figuras da aldeia, o padre e a bruxa. Mas o mundo dá muitas voltas e de-pois de muitas burripécias... Voltam 20 anos depois.

Texto: Roderikus. Encenação: Roderikus. Inter-pretação: Dirceu, Arlette, Magda, Lara, Rui, Cristiana, João, Mónica, Andreia, Elisabete, David, Jorge, Marco, Clara, Leonor, Adriana, Rui Miguel, Matilde, Carolina, Diogo, Santiago, David, Nuno, João.

Centro Paroquial de Santo Tirso

19 OUT

21H30

JOSEFINA E CLEMENTINA

pateo das galinhas

M/12 • Comédia • 60’.

“Josefina e Clementina” é uma adaptação livre do conto “The Daughters of the Late Colonel” de Katherine Mansfield; uma co-média negra que nos confronta com duas irmãs que circulam entre o passado e o presente amarradas a memórias e a con-venções que as impedem de construir a fe-licidade. Nas suas angústias e nas suas atitudes reconhecemos, porém, algo que nos é familiar. Entre o patético e o ridículo, seremos nós também assim?

Texto: Katherine Mansfield (adaptação). Ence-nação: Maria João Rocha. Interpretação: Isabel Cardoso; Helena Adão; Ana Paula Veloso; Vítor Silva; Margarida Bessone; João Biscaia. Centro Paroquial de Monte Córdova

20 OUT

21H30

COMO ESTAMOS DE AMORES?

cale estúdio teatro

M/12 • Comédia • 50’.

Adaptação da obra “É impossível ser fe-liz sozinho”, cujo argumento nos transpor-ta ao universo de um casal, Laura e Alberto, seus amores e desamores e a todo um con-junto de questões, às vezes sem resposta, que as personagens da obra fazem conti-nuamente a partir de situações do quotidia-no diário. Não são personagens patéticos, nem vulgares. São, nada mais nada menos, que dois seres que num momento das suas vidas fazem esta pergunta: Como vamos de amores?! E tentam encontrar as respostas precisas para comprovar que vale a pena continuar a apostar no amor que os uniu.

Texto: Criação Colectiva. Encenação: António d’Alegria. Interpretação: Carolina Flores, Cân-dido Xavier.

Centro Cultural Municipal de Vila das Aves

04 OUT

21H30

UMA CASA À PORTUGUESA

companhia de teatro de santo tirso

Todos os Públicos • Comédia • 50’.

A ocasião é de celebração. Depois de muito tempo, a família reúne-se para festejar a re-forma do pai. A dinâmica familiar, tão pró-pria, já dá, por si só, ‘pano para mangas’, mas um acontecimento que tem tanto de inesperado como de previsível surpreende toda a família.

Texto: Francisco Simões. Encenação: Sara Sal-gueiro. Interpretação: Afonso Cardo, Ana Lei-tes, Beatriz Mascarenhas, Francisco Simões, Inês Afonso, João Andrade, João Cardo, Mi-guel Martins, Rafaela Sousa, Rodrigo Silva, Ví-tor Gonçalves.

Escola Secundária Tomaz Pelayo

05 OUT

21H30

A FORJA DE ALVES REDOL

tem – teatro experimental de mortágua

M/12 • Drama • 80’.

“FORJA” é uma obra de intensa emoção e tragédia inquietante, audaciosa, surpreen-dente de técnica modelar de processo e completa na segurança dos seus efeitos dramáticos. Trabalho empolgante, de um dramatismo sombrio e brutal, esta peça, revela a mesma estrutura realista dos ro-mances de Alves Redol, e a simbologia nela expressa enraíza-se na mesma pertinen-te pertinen-temática do ficcionista: a luta do homem pela sobrevivência e pela conquista da digi-nidade humana.

Texto: Alves Redol. Encenação: Manuel Ramos Costa. Interpretação: Anabela Jorge, David Oli-veira, Décio Rosa, Fátima Reis, Fátima Vicente, Francisco Vicente, Helena António, Hugo Mello, José Carlos, São Garcia e Tony Nobre. Centro Paroquial da Reguenga

cultura

• teatro

(9)

SET/OUT • 2019 15 14 14

JOSÉ LUÍS

PEIXOTO

02 > 30 SET

Nasceu em Galveias, em 1974. É um dos autores de maior destaque da literatura portuguesa contemporânea. A sua obra ficcional e poética figura em dezenas de antologias, traduzidas num vasto número de idiomas. Em 2001, foi atribuído o Prémio Literário José Saramago ao romance “Nenhum Olhar”. Em 2007, “Cemitério de Pianos” recebeu o Prémio Cálamo Otra Mirada. Com “Livro”, venceu o prémio Libro d’Europa, atribuído em Itália. Em 2016 recebeu, no Brasil, o Prémio Oeanos com Galveias. Carlos de Oliveira – (1921-1981) Escritor português, nascido em Belém do Pará, Brasil. Formou-se em Ciências Histórico-Filosóficas na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É considerado como um dos grandes responsáveis pelo movimento neo-realista em Portugal. Algumas obras: “Mãe Pobre” (1945), “Cantata” (1960), “Micropaisagem” (1969), “Entre Duas Memórias” (1971). No romance, destacam-se “Casa na Duna” (1943), “Alcateia” (1944), “Pequenos Burgueses” (1948), “Uma Abelha na Chuva” (1953 - um dos seus romances mais célebres) e “Finisterra” (1978). Publicou ainda um livro de crónicas intitulado “O Aprendiz de Feiticeiro” (1971).

CARLOS

DE OLIVEIRA

02 > 30 SET

MÁRIO

DE CARVALHO

01 > 31 OUT

Nasceu em Lisboa em 1944. O seu primeiro livro, “Contos da Sétima Esfera”, causou surpresa pelo inesperado da abordagem ficcional e pela peculiar atmosfera, entre o maravilhoso e o fantástico.

Obras de destaque: “Os Alferes”, “A Inaudita Guerra da Avenida Gago Coutinho”, “Um Deus Passeando pela Brisa da Tarde”, “O Varandim” seguido de “Ocaso em Carvangel”, “A Liberdade de Pátio” ou “Ronda das Mil Belas em Frol”.

SANDRO

WILLIAM

JUNQUEIRA

01 > 31 OUT

Nasceu em 1974 em Umtali, na Rodésia. Experimentou a música, escultura e pintura. Foi designer gráfico. Diz poesia e trabalha regularmente como ator e encenador. Leciona expressão dramática. É autor de projetos e ateliês de promoção do livro e da leitura. Publicou “O Caderno de Algoz” (Caminho, 2009), “Um Piano para Cavalos Altos” (Caminho e Leya Brasil, 2012). Foi um dos onze escritores da novela policial “O Caso do Cadáver Esquisito” (Associação Cultural Prado, 2011) e autor de um dos contos da coletânea “Dez Contos para Ler Sentado” (Caminho, 2012). Em 2012 foi considerado um dos escritores para o futuro pelo semanário Expresso.

cultura

leituras

31 OUT

10H00

público geral entrada gratuita

CONVERSA COM ANDRÉ LETRIA

André Letria nasceu em 1973, em Lisboa.

É ilustrador e já fez cenografia para teatro e cinema de animação. As suas ilustrações preenchem páginas de li-vros e jornais desde 1992. Ganhou prémios e participou em exposições. Alguns dos seus livros estão publicados em vários países. Em 2006, criou o Farol de Sonhos – En-contro sobre o Livro e o Imaginário Infantil e, em 2010, fundou o Pato Lógico.

André é ilustrador dos títulos: “Domingo Vamos à Luz”, “Es-trambólicos”, “De Caras”, “Se Eu Fosse Um Livro”, “Desti-no”, “Incómodo”, “Outo“Desti-no”, “Partida”, “Impulso”, “Degelo”, “Mar”, “Teatro” e “A Guerra”.

encontros na biblioteca

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SANTO TIRSO

BIBLIOTECA MUNICIPAL

DE SANTO TIRSO

CENTRO CULTURAL MUNICIPAL

DE VILA DAS AVES

sugestões de leitura

LEI

TU

RAS

(10)

SET/OUT • 2019

cultura

música

Documentos em destaque para exposição:

Pasta contendo projetos diversos, 1948-1974.

No Arquivo Histórico Municipal existe uma pasta com vá-rios Projetos de obras Públicas desde um processo com os caminhos de ferro portugueses, o alargamento e beneficia-ção de um caminho público ou a pavimentabeneficia-ção a cubos de granito e beneficiação de fontes públicas.

No Arquivo Histórico Municipal existe um livro dos autos de posse dos presidentes e vice-presidentes da Câmara, que contem o seguinte termo de abertura, “Há-de servir este livro para nele se lavrarem os autos de posse dos ex-celentíssimos Senhores Presidentes e vice-presidentes des-ta Câmara Municipal”.

PROJETOS DE OBRAS PÚBLICAS

(1948-1974)

PRESIDENTES

E VICE-PRESIDENTES MUNICIPAIS

(1944)

Documentos em destaque para exposição:

Livro de lançamento dos autos de posse dos presidentes e vice-presidentes da Câmara, 1944.

02 > 30 SET

01 > 31 OUT

18 > 20 OUT

21H00

FAMALICÃO

SANTO TIRSO

público geral entrada gratuita Ao longo de quatro anos consecutivos,

o património organístico de Santo Tirso e Vila Nova de Famalicão foi sendo ce-lebrado com a realização de um conjun-to de Ciclos de Concerconjun-tos de Órgão que agora ganham o estatuto de festival. Em outubro, chega-nos FIO – Festival Inter-nacional de Órgão com o mesmo objeti-vo de sempre: levar a diferentes espaços do concelho os maiores nomes do órgão em Portugal e também do estrangei-ro para um conjunto de concertos im-perdíveis, levados a cabo no sentido da valorização do património organeiro e organístico de ambos os municípios.

fio

festival

internacional

de órgão

SI

CA

arquivo histórico

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SANTO TIRSO

DIFUSÃO E PROMOÇÃO DA HISTÓRIA LOCAL

(11)

SET/OUT • 2019 19 18

18 out

21H00

FAVOLA D’ARGO

(prt/ita/gbr)

Rosana Orsini (soprano), Luciano Botelho (tenor) e Marco Brescia (órgão Späth, 1976) Igreja de Fontiscos

19 OUT

21H00

MARCOS LÁZARO E SÉRGIO SILVA

(prt)

Violino e órgão (órgão positivo Späth, 1981) Mosteiro de Vilarinho

20 OUT

21H00

LETIZIA ROMITI

(ita)

Órgão solo (realejo histórico atribuído a Manuel de Sá Couto, 1819-1822)

Igreja Matriz de Santo Tirso

28 SET

21H30

público geral entrada gratuita

CONCERTO DE GUITARRA

CLÁSSICA A SOLO

FRANCESCO LUCIANI

“MÚSICA NAS CORTES IBÉRICAS”

No século XVI a guitarra clássica era ainda vihuela na Península Ibérica e para ela se escrevem as primeiras músicas e se fazem as primeiras transcrições. Já nos séculos XVII e XVIII o mecenato dos reis e rainhas das cortes ibéricas permite a criação de algumas das mais belas músicas que hoje se tocam neste instrumento. É esta a via-gem que Francesco Luciani propõe no concerto Música nas Cortes Ibéricas, com composições de Scarlatti, Narváez, Seixas e Soler, entre muitos outros, num espetácu-lo intimista e de grande beleza.

NOITE DE FADO

JOANA COTA

“INFLUÊNCIAS”

É uma verdadeira “trovadora dos tempos modernos”. Deixou-se apaixonar pelo fado desde cedo. Em 2014 lança o seu primei-ro trabalho discográfico “Fado no Sorriso”. Envolvida pelo seu país e suas tradições, Joana não interpreta apenas a canção da saudade, mas sim a cultura portuguesa, trazendo no seu canto os clássicos antigos e atuais, bem como os seus originais, o que a faz transbordar emoções na voz. Para além da participação em diversos espetáculos por todo o país e além-fron-teiras (Espanha, França e Cabo Verde), Joana Cota abraça diversos projetos mu-sicais. O álbum “Influências” leva-nos numa viagem pelo Fado do seu ser mais tradicio-nal, do fado canção ao fado de Coimbra.

26 OUT

21H30

público geral entrada gratuita

CENTRO CULTURAL MUNICIPAL DE VILA DAS AVES

noites tirsenses

cultura

música

(12)

SET/OUT • 2019

cultura

cinema

público geral inscrição gratuita em: servicoeducativo@ cm-stirso.pt ou 252 833 428

ATRÁS DAS NUVENS

de Jorge Queiroga

18 SET • 14H00 •

M/6 2007, 86’

7 PECADOS RURAIS

de Nicolau Breyner

23 OUT • 14H00 •

M/12 2013, 97’

APARIÇÃO

de Fernando Vendrell

05 SET • 14H30 •

M/12 2018, 86’

JOSÉ DO TELHADO

de Armando de Miranda

08 OUT • 14H30 •

M/12 1945, 119’

Destaque

Arte epistolar

CARTAS

A UMA DITADURA

de Inês de Medeiros

07 SET • 15H00 •

M/12 2006, 60’

CARTAS DA GUERRA

de Ivo Ferreira

24 SET • 14H00 •

M/12 2016, 105’

Destaque

Dia Mundial da Música

O FANTASMA DA ÓPERA

de Joel Schumacher

01 OUT • 14H00 •

M/12 2004, 135’

MAMMA MIA!

de Phyllida Lloyd

19 OUT • 15H00 •

M/6 2008, 104’

BIBLIOTECA MUNICIPAL

DE SANTO TIRSO

CENTRO CULTURAL MUNICIPAL

DE VILA DAS AVES

CI

NE

MA

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SANTO TIRSO

público geral inscrição gratuita em: servicoeducativo@cm-stirso.pt ou 252 833 428

(13)

SET/OUT • 2019

23 22

outras atividades

“Viva… Santo Tirso” é uma iniciativa or-ganizada pela Câmara Municipal com o objetivo de promover o turismo territo-rial. Integra-se na comemoração do Dia Mundial do Turismo, numa aposta diver-sificada para três dias de animação, re-pletos de novidades e surpresas!

27 > 29 SET

COMÉRCIO

LOCAL

DE SANTO

TIRSO

público geral

outr

as

ativid

ade

s

viva…

santo tirso

(14)

SET/OUT • 2019

outras atividades

GEÃO FEST

A Câmara Municipal de Santo Tirso vai marcar o arranque do ano letivo 2019/2020, com uma verdadeira festa, jun-tando toda a comunidade educativa.

A iniciativa envolve diversas atividades com o objetivo de promover o convívio entre pais, alunos e professores.

22 SET

PARQUE

DE GEÃO

público geral entrada gratuita

19 SET

18H30

CÂMARA

MUNICIPAL

DE SANTO

TIRSO

público geral entrada gratuita

21 SET

09H00 > 13H00

Grupo 1 (16-30 anos)

14H30 > 17H30

Grupo 2 (12-16 anos)

BIBLIOTECA

MUNICIPAL

DE SANTO

TIRSO

12 > 30 anos

inscrição gratuita em: juventude@cm-stirso.pt ou 913 487 037

CERIMÓNIA DE ATRIBUIÇÃO DOS PRÉMIOS

DE MÉRITO ESCOLAR

A Câmara Municipal de Santo Tirso volta a organizar a cerimónia de atribuição de prémios de mérito escolar aos alunos do 6º, 9º, 10º, 11º e 12º ano de escolarida-de, indicados pelos estabelecimentos de ensino públicos e privados.

A iniciativa visa distinguir os melhores estudantes com residência e frequência escolar no concelho.

JORNADAS DE FORMAÇÃO JOVEM

WORKSHOP DE PRIMEIROS SOCORROS –

COMO AJUDAR A SALVAR VIDAS?

Estás em casa, na escola ou na rua e deparas-te com uma situação de emergência. Sabes como atuar? Algu-ma vez precisaste de pedir ajuda e não sabias como o fazer? Ligaste para o 112 mas não sabias muito bem que informações dar?

Já podes aprender o que fazer nestas situações! Ajudar a salvar vidas está nas mãos de todos nós!

27 SET

19H00

MEETING AFTER SUN

encontro anual dos operadores

turísticos

Praia Urbana

28 SET

10H00 > 13H00

PROJETO ONLY TRY

COLLECT MOMENTS NOT THINGS

aprender a provar “vinhos”

Como provar vinhos? Jamais será um para-digma a prova de vinhos. E qualquer con-sumidor de vinho pode treinar três sentidos essenciais para uma ótima prova de vinhos: Visão, Olfato e Paladar!

Atualmente começa a estar na moda apre-ciar e beber um bom vinho, e principal-mente adequá-lo a uma refeição. Contudo existe todo um ritual de prova, degustação e apreciação que é traçado, até pelo enólo-go e outros técnicos qualificados, antes de lançar até um vinho no mercado.

O vinho, e a arte de fazer bons vinhos, é algo herdado em território português há mais de 4000 anos! O Vinho pode consi-derar-se um Património Histórico e Cultural do qual Portugal se pode orgulhar.

Adega Cooperativa de Santo Tirso e Trofa, Crl

Ponto de Encontro: Loja Interativa de Turismo

inscrição: 2,50 euros em santotirso@cm-stir-so.pt, turismo@cm-stirso.pt ou 252 830 411

29 SET

11H00 > 18H00

FEIRA FRANCA

PROGRAMA: 15H00 – Dança Contemporânea 16H00 – Música Popular 17H00 – Danças Tradicionais

Parque Dona Maria II

(15)

SET/OUT • 2019

27 26

outras atividades

IV SEMINÁRIO DA REDE DE BIBLIOTECAS

DE SANTO TIRSO

“A BIBLIOTECA E AS FERRAMENTAS

EMERGENTES DO PROFESSOR DO SÉC. XXI”

A iniciativa centra-se no tema “A biblioteca e as ferra-mentas emergentes do professor do séc. XXI”. Este é o ponto de partida para uma tarde de debate e reflexão sobre as bibliotecas escolares, com a presença de ora-dores da Rede de Bibliotecas Escolares e de projetos apresentados por professores bibliotecários.

25 SET

14H00 > 18H00

BIBLIOTECA

MUNICIPAL

DE SANTO

TIRSO

público geral entrada gratuita

PASSEIO ANUAL SÉNIOR 2019

Integrado nas comemorações do Dia Mundial da Terceira Idade, a Câmara Municipal de Santo Tirso promove anual-mente um passeio dirigido a toda a população sénior do concelho. O objetivo passa por proporcionar momentos de confraternização entre os seniores. Este ano o destino é Amarante. Ao todo, estarão envolvidos nesta iniciativa cer-ca de cinco mil participantes.

28 SET

AMARANTE

+ 60 anos de idade e reformados (independentemente da idade) residentes no concelho. inscrição gratuita e obrigatória nas juntas de freguesia e divisão de ação social.

MÊS INTERNACIONAL DAS BIBLIOTECAS

ESCOLARES 2019

Como forma de assinalar a comemoração do mês das Bibliotecas Escolares, a Câmara Municipal, em parceria com a Rede de Bibliotecas de Santo Tirso, promove dife-rentes iniciativas culturais no mês de outubro, a ter lu-gar na Biblioteca Municipal e nas diferentes bibliotecas escolares.

Destaca-se a presença do editor e contador de histórias Miguel Gouveia nos dias 21 e 22 de outubro, e do ilustra-dor André Letria, nos dias 30 e 31 de outubro.

01 > 31 OUT

BIBLIOTECA

MUNICIPAL

DE SANTO

TIRSO

público geral entrada gratuita PROGRAMA:

09H00 – Saída das Freguesias 10H00 – Chegada a Amarante Almoço livre

14H30 – Animação - Universidade Sénior de Amarante 15H30 – Atuação Musical (junto ao parque de estacionamento) 18H00 – Saída de Amarante

COMÉRCIO DIGITAL EM SANTO TIRSO

SESSÃO DE INFORMAÇÃO

O Comércio Digital irá percorrer Portugal, de Norte a Sul, com sessões de informação e workshops que vão ajudar a capacitar, para a economia digital, mais de 50 mil em-presas portuguesas, da área do comércio e serviços. Nesta sessão será abordada a importância do comércio digital e como o mercado online permite captar novos clientes e ex-pandir negócios.

02 OUT

14H30

FÁBRICA

DE SANTO

THYRSO

público geral entrada gratuita

(16)

SET/OUT • 2019

desporto

A Gala do Desporto de Santo Tirso é uma cerimónia organizada pela Câma-ra Municipal que visa consagCâma-rar os dife-rentes agentes desportivos, associações e clubes do concelho de Santo Tirso, pe-los resultados desportivos alcançados na época anterior, elevando assim uma vez mais as suas conquistas.

12 OUT

21H30

PAVILHÃO

DESPORTIVO

MUNICIPAL

DE SANTO

TIRSO

público geral

de

spor

to

gala

do desporto

(17)

SET/OUT • 2019

31 30

desporto

Gala GCST

A Gala do 58º Aniversário do Ginásio Clube de Santo Tirso vai galardoar os atletas que mais se destacaram em cada modalidade.

21 SET

20H00

FÁBRICA

DE SANTO

THYRSO

público geral

9º Encontro de Paramotores

de Santo Tirso

Em Portugal o Paramotor desenvolveu-se inicialmente no Norte com o “Clube Nacional de Paramotor” com forma-ção de muitos pilotos e organizaforma-ção de encontros anuais na praia da Torreira. Santo Tirso recebe uma etapa do Campeonato Nacional de Paramotores que promete ani-mar os céus de Santo Tirso, com esta atividade.

07 > 08 SET

público geral

Mega Aula Santo Tirso Ativo

Integrado no dia Internacional do Idoso, a Câmara

Munici-pal de Santo Tirso promove a Mega Aula Santo Tirso Ativo, associando-se à comemoração do Dia Mundial do Cora-ção. Este evento visa homenagear a população sénior do concelho e promover um convívio saudável através de uma mega-aula de Ginástica de Manutenção.

PROGRAMA:

09H45 – Concentração e convívio junto ao relvado entre o Pavilhão Desportivo Municipal e a Piscina;

10H00 – Início da Mega Aula;

10H45 – Sessão de perguntas e respostas (alimentação saudável);

11H00 – Coração humano; 11H15 – Distribuição de lanche;

11H30 – Encerramento da atividade e regresso a casa.

27 SET

10H00

RELVADO

JUNTO AO

PAVILHÃO

DESPORTIVO

MUNICIPAL

público geral

(18)

SET/OUT • 2019

Aves em Movimento

A junta freguesia de Vila das Aves em parceria com a As-sociação AA78 e tendo a Câmara Municipal de Santo Tir-so como coorganizadora, promove a 4ª edição do “Aves em Movimento”. O evento contará com uma caminhada de 5 KM e uma corrida de 10 KM.

20 OUT

10H00

público geral inscrição em: http://www.prozis. com/corridaavesem-movimento2019

1º Campeonato de Rali Elétrico - 2019

A cidade de Santo Tirso recebe o circuito final e a entrega de prémios do 1º Campeonato de Rali Elétrico.

O evento integrado no calendário oficial da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting terá um programa de três dias e engloba três tipos de competição: rally, cir-cuito e montanha.

Os pilotos vão fazer passagem pelos cinco Municípios da Associação de Municípios do Vale do Ave (Fafe, Guima-rães, Vizela, Santo Tirso e Famalicão).

27 > 29 OUT

PRAÇA

25 DE ABRIL

público geral

Caminhada Outonal

O Percurso a efetuar será o PR 4ST – “ABRAÇO”.

PROGRAMA:

09H00 - Câmara Municipal de Santo Tirso; 09H30 - Inicio do Percurso;

09H45 – Fonte da Maria Velha; 10H30 – Abelha;

11H15 – Nossa Senhora da Assunção; 12H00 – Capela de Santa Cruz; 12H30 – S. João do Carvalhinho;

13H00 – Parque da Ribeira do Matadouro; 13H15 – Fim do percurso.

19 OUT

09H00

público geral inscrição gratuita obrigatória em: http://caminhadas. santotirso.pt/inscri-cao.php

desporto

(19)

SET/OUT • 2019

35

A MANTA – UMA HISTÓRIA AOS QUADRADINHOS

Nos livros aos quadradinhos, cada quadrado conta um pe-daço de uma história. Neste espetáculo, que não é um li-vro de banda-desenhada nem nada assim parecido, cada quadradinho (de tecido) tem também uma história para contar. Há uma manta de retalhos, uma avó com boa me-mória e muitos netos de ouvido atento. À noite, ao deitar, não são precisos livros: basta à avó olhar a manta e to-das as personagens e enredos que lá moram, para a ses-são começar…

FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA:

A partir de “A Manta – uma história aos quadradinhos” de Isabel Minhós Martins.

Encenação: Vânia Silva. Interpretação: Dalila Lourenço e Vâ-nia Silva. Apoio técnico: R. M. Cruz. Figurinos: R. M. Cruz. Produ-ção: Tin.Bra. Duração: 30 minutos.

14 SET

10H30

BIBLIOTECA

MUNICIPAL

DE SANTO

TIRSO

M/3 e famílias inscrição prévia obri-gatória em: 252 870 020 ou cultura@ cm-stirso.pt

crianç

as

TE

A

TRO

CICLO DE TEATRO PARA A INFÂNCIA

crianças

(20)

SET/OUT • 2019

SESSÃO DE CONTOS

“Esqueci-Me Como Se Chama E Outras

Histórias De Que Me Lembro”

Nestas sessões de contos, misturam-se contos de autor e contos da tradição oral portuguesa e mundial. Uma volta ao dia em oitenta mundos narrados por Miguel Gouveia, cujo repertório se estende do jardim de infância até ao pú-blico adulto. Procuram-se cúmplices.

– Queres um conto de rir, ou de chorar? – Quero de rir.

– Abre a boca e deixa-o ir. – Quero de chorar.

– Abre a boca e deixa-o entrar. (Dito popular)

Conceção e dinamização: Miguel Gouveia

21 > 22 OUT

BIBLIOTECAS

ESCOLARES

crianças a partir dos 4 anos

OS INCREDIBLES 2

de Brad Bird

14 SET • 16H00 • M/4

2018, 113‘

CLARA CUNHA

Nasceu em 1971, na cidade de Al-mada. Licenciou-se em Educação de Infância pela Escola Superior de Educação Jean Piaget. Autora de Feliz Natal Lobo Mau, que alcançou um enorme sucesso e conta já com 4 edições, do livro O Cuquedo, que conta com 10 edições e mais de 30 000 exemplares vendidos, e do seu sucedâneo O Cuquedo e um Amor que mete Medo que em menos de um ano está na 3ª edição e de Faz-de-conta, uma homenagem à imaginação e à brin-cadeira sem limites.

02 > 30 SET

IMPLANTAÇÃO DA REPÚBLICA

Há muito tempo atrás, mais de cem anos, Portugal era governado por reis e a isso chama-se Monarquia. Em 725 anos (de 1185 a 1910) Portu-gal teve trinta e quatro Reis. Mas o povo não estava satisfeito com a for-ma como os Reis governavam e a Mo-narquia foi ficando mais fraca. A 5 de outubro de 1910, há 109 anos atrás, os militares revoltaram-se e, com o apoio do povo, ven- ceram as tropas monárquicas. Assim terminou a Monarquia e começou a República, que foi re-presentada com a figura de mulher. A Biblioteca Municipal de Santo Tirso sugere leituras para melhor conheceres este episódio histórico de Portugal.

01 > 31 OUT

TARZAN

de Kevin Lima e Chris Buck

19 OUT • 16H00 • M/6

1999, 85‘

CENTRO CULTURAL MUNICIPAL DE VILA DAS AVES

público geral inscrição gratuita em: centrocultural@cm-stirso.pt ou 252 870 020

ATIVIDADES EM FAMÍLIA — PAIS & FILHOS

CI

NE

MA

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SANTO TIRSO

SUGESTÕES DE LEITURA PARA CRIANÇAS E JOVENS

LEI

TU

RAS

(21)

39 38

visitas

38

público geral ponto de encontro: Loja Interativa de Turismo

inscrição gratuita em: santotirso@cm-stirso.pt, turismo@cm-stirso.pt ou 252 830 411

mais informações em: museus@cm-stirso.pt

público geral inscrição gratuita em: museus@cm-stirso.pt ou 252 830 410

VISITAS ORIENTADAS

CENTRO INTERPRETATIVO DO MONTE PADRÃO

PARQUE URBANO DE GEÃO

26 OUT • 10H00 > 13H00

Este é um programa regular, promovido pela Câmara Municipal de Santo

Tirso e decorre no último sábado de cada mês.

Parque verde urbano integrado no Plano de Pormenor da Quinta de Geão na cida-de cida-de Santo Tirso.

O Projeto comtempla uma abordagem à estrutura verde urbana da cidade e a re-cuperação e valorização das margens do Rio Sanguinhedo.

O Parque integra uma área com cerca de 68 800,00m2, com uma envolvente den-samente urbanizada, onde se concentram

equipamentos educativos, culturais e so-ciais, relevantes no contexto urbano. Cons-titui-se como sistema de interface entre o meio ribeirinho e o meio urbanizado, en-tre as áreas nobres urbanizadas, consoli-dadas, e as áreas mais desestruturadas, com vista à coesão territorial da cidade, nomeadamente, através uma de percursos pedonais e cicláveis que atravessam o rio Sanguinhedo e da criação de Praças cen-trais, que se articulam entre si.

Venha conhecê-lo!

VISITAS GUIADAS

PARQUE ESCULTÓRICO

VISITAS ORIENTADAS

ARTE – ARQUEOLOGIA – ARQUITETURA

visitas mmap/miec

programa rondas

visit

as

(22)

SET/OUT • 2019

serviço educativo

22 SET

10H00

PARQUE

D. MARIA II

público geral inscrição gratuita em: servicoeducativo@ cm-stirso.pt ou 252833428

ATIVIDADES AO AR LIVRE

Yoga no Parque

Em setembro convidamos as famílias a relaxar a mente e o corpo numa sessão ao ar livre.

12 OUT

16H00

CENTRO

CULTURAL

MUNICIPAL

DE VILA

DAS AVES

6 meses > 36 meses inscrição gratuita em: servicoeducativo@ cm-stirso.pt ou 252833428

ESPETÁCULO - BEBÉ

MUSA – “O mar de pernas pro ar”

“Quando se entra na sala, começa a grande aventura com os nossos pequenos marinheiros a mergulharem em momen-tos mágicos à procura de peixes, conchas e de um fantásti-co tesouro ...”

“O Mar de pernas pro ar”, integra um conjunto de sessões temáticas que são uma produção da MUSA – Escola de Mú-sica e Artes de Aveiro.

FICHA ARTÍSTICA:

Produção: MUSA – Escola de Música e Artes de Aveiro. Marisa Rodrigues - Piano; Ana Cristina Freire – Guitarra; Sandra Mo-rais – Flauta Transversal e voz.

Duração: 40 min. / Lotação – 20 crianças acompanhadas por um adulto.

16 OUT

ESCOLAS

DO CONCELHO

alunos do pré-escolar

COMEMORAÇÃO DO DIA MUNDIAL

DA ALIMENTAÇÃO

Comemoração do dia Mundial da Alimentação, com a rea-lização de uma sessão do lançamento do Projeto Crescer para Cima, dirigido aos alunos do pré-escolar.

19 OUT

14H30 > 17H30

BIBLIOTECA

MUNICIPAL

DE SANTO

TIRSO

adultos

inscrição gratuita em: servicoeducativo@ cm-stirso.pt

Workshop “Motivos de outono”

Atreva-se e venha desvendar novas técnicas de trabalhos manuais, numa oficina bem colorida!

Conceção e Dinamização – Cláudia Pinto Nº máximo de participantes - 12

ser

viç

o

s

educ

ativ

o

s

(23)

SET/OUT • 2019 43 42

serviço educativo

43 42

10H00

inscrição gratuita em: servicoeducativo@cm-stirso.pt ou 252 833 428

04 E 18 SET

LEGO NINJAGO

de Charlie Bean, Paul Fisher e Bob Logan • 2017, 101’ M/6

11 e 25 SET

THE INCREDIBLES 2: OS SUPER-HERÓIS

de Brad Bird • 2018, 118’ M/6

02 E 16 OUT

ROCK DOG - UM SONHO ALTAMENTE!

de Ash Brannon • 2017, 86’ M/6

09 E 30 OUT

BOLT

de Disney • 2015, 96’ M/4

10H00

inscrição gratuita em: servicoeducativo@cm-stirso.pt ou 252 833 428

03 E 10 SET

M/4 | Séniores

OFICINA DE CULINÁRIA

17 E 24 SET

M/4

OFICINA CRIATIVA

CAÇA SONHOS

10H00

inscrição gratuita em: servicoeducativo@cm-stirso.pt ou 252 833 428

05 SET

M/4

MELGA E MARA HISTÓRIA DE UMA AMIZADE

VERDADEIRA

Texto de Ann Bonwill

19 SET

M/4

QUEM É O TERRÍVEL GUERREIRO NA TOCA

DA LEBRE?

Texto de Marco Di Domenico

03 E 17 OUT

M/4

O URSO RESMUNGÃO

Texto de Steve Smallan

10 E 24 OUT

M/4

ADELAIDE

Texto de Tomi Ungerer

10H30

inscrição gratuita em: servicoeducativo@cm-stirso.pt ou 252 833 428

11 E 25 SET

M/4

OFICINA DE ARTES PLÁSTICAS

OFICINAS DE PORTA LÁPIS

oficinas

01 E 15 OUT

M/4

OFICINA CRIATIVA

CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS

08 E 22 OUT

M/4

OFICINA CRIATIVA

DIA DA ANIMAÇÃO

09 E 23 OUT

M/4

OFICINA DE ARTES PLÁSTICAS

OFICINAS FOLHAS DE OUTONO

cinema

BIBLIOTECA

MUNICIPAL

DE SANTO

TIRSO

mãos à obra...

hora do conto

CENTRO

CULTURAL

MUNICIPAL

DE VILA

DAS AVES

(24)

SET/OUT • 2019

serviço educativo

10H30

inscrição gratuita em: servicoeducativo@cm-stirso.pt ou 252 833 428

02 E 16 SET

PADDINGTON 2

de Paul King • 2017, 103’ M/6

inscrição gratuita em: museus@cm-stirso.pt ou 252 830 410

OFICINAS DE ESCULTURA

Oficina Escolar. Magneticamente

• 90’

19 OUT

15H00

famílias

OFICINAS FAMILIARES

Oficina de Outono

(centro interpretativo do monte padrão)

27 SET > 19 JAN

jardim de infância > 2º ciclo

OFICINAS DE ARQUEOLOGIA

Oficina Escolar. Riscar e rabiscar

• 60’

09 E 23 SET

07 E 21 OUT

14 E 28 OUT

10H30

inscrição gratuita em: servicoeducativo@cm-stirso.pt ou 252 833 428

04 SET

O BELO TAMBORZINHO

Texto de Grimm • Edições Paulistas • M/6

18 SET

PINÓQUIO

Texto de Augusto Asencio • M/4

02 OUT

ESTAVA A PENSAR…

Texto de Sandol Stoddard • Ilustração de Ivan Chermayeff • M/6

16 OUT

HÁ DIAS EM QUE…

Texto de Heinz Janisch • Ilustração de Helga Bansch • M/4

27 SET > 19 JAN

jardim de infância > 2º ciclo

O REI LEÃO

de Walt Disney • 1994, 85’ M/6

PINÓQUIO

de Walt Disney • 1940, 86’ M/6

O REI LEÃO 2

de Walt Disney • 1998, 77’ M/6

MIEC

cinema

hora do conto

oficinas

(25)

C Â M AR A M U N IC IP AL D E S A N TO T IR SO P ra ça 2 5 d e A br il 47 8 0 -3 73 S an to T ir so T 2 52 8 30 4 0 0 sa ntot ir so @ cm -s ti rso .p t w w w .c m -s ti rs o. pt B IB LIO T E C A M U N IC IP A L D E S A N TO T IR SO Q ui nt a d e G o 47 8 0 -7 33 S an to T ir so T 2 52 8 33 4 28 bi bl iot ec a@ cm -s ti rso .p t Se g a S ex 0 9H 0 0 – 1 9H 0 0 b 14 H 0 0 – 1 8 H 0 0 C ENTR O CU LT U R A L M U N IC IPA L D E V IL A D A S A V E S R ua S an to H on or at o, 2 20 47 95 -1 14 V ila d as A ve s T 2 52 8 70 0 20 ce nt ro cu ltu ra l@ cm -s ti rso .p t Se g a S ex 0 9H 0 0 – 1 7H 30 b 14 H 30 – 1 8 H 30 E m a go st o e nc er ra a os s áb ad os C ENTR O INTER P R E TA T IV O D O M O N T E P A D R Ã O R ua do Ca st ro do P ad rão Lg . d e Q ui nc es , 1 37 47 8 0 -2 82 M on te C ór do va T 2 52 8 57 3 0 3 Te r a S ex 0 9H 0 0 – 1 7H 30 b e D om 14 H 0 0 – 1 9H 0 0 de a br il a o ut ub ro C ENTR O INTER P R E TA T IV O D A B R IC A D E S AN TO T HYR SO R ua D r. O liv ei ra S al az ar , 8 8 47 8 0 -4 53 S an to T ir so T 2 52 8 30 4 0 0 Se g a Q ui 0 9H 0 0 – 1 3H 30 > 1 4 H 30 – 1 7H 30 Se x 0 9 H 0 0 - 1 4 H 0 0 B R IC A D E S AN TO T HYR SO R ua D r. O liv ei ra S al az ar , 8 8 47 8 0 -4 53 S an to T ir so T 2 52 8 0 9 1 20 in ve st @ cm -s ti rso .p t M U SE U IN T E R NA C IO NAL D E E SC UL T UR A C ON T E MP OR Â N EA R ua U ni sc o G od in iz 47 8 0 -3 6 3 S an to T ir so T 2 52 8 30 4 10 m use us @ cm -s ti rs o. pt Te r a S ex 0 9H 0 0 – 1 7H 30 b e D om 14 H 0 0 – 1 9H 0 0 MU SE U MU N IC IP A L AB AD E P E D RO SA R ua U ni sc o G od in iz 47 8 0 -3 6 3 S an to T ir so T 2 52 8 30 4 10 m use us @ cm -s ti rs o. pt Te r a S ex 0 9H 0 0 – 1 7H 30 b e D om 14 H 0 0 – 1 9H 0 0 PA V IL H Ã O M U N IC IPA L D E S A N TO T IS R O R ua d o P ic ot o 47 8 0 -5 21 S an to T ir so T 2 52 8 30 4 0 6 de sp or to @ cm -s ti rs o. pt Se g a S ex 0 9H 0 0 – 2 3H 0 0 b 0 9H 30 – 1 3H 30 P IS C INA M U N IC IP AL D E S A N TO T IR SO R ua d o P ic ot o 47 8 0 -5 21 S an to T ir so T 2 52 8 30 4 0 6 de sp or to @ cm -s ti rs o. pt Se g a S ex 0 8 H 0 0 – 1 2H 30 > 1 6H 15 – 2 2H 0 0 b 0 9H 0 0 – 1 2H 0 0 > 1 6H 15 – 1 7H 4 5 D om 0 9H 0 0 – 1 1H 15 LO JA INTER A T IV A D E TU R IS MO La rgo Co ro ne l B at is ta C oe lh o, 5 4 47 8 0 -3 70 S an to T ir so T 2 52 8 30 4 11 tur is mo @ cm -s ti rs o. pt Ja n a M ai / S et > D ez Te r a S ex 0 9H 0 0 – 1 7H 30 b 0 9H 0 0 – 1 4 H 0 0 Ju n a A go Te r a S ex 0 9H 0 0 – 1 9H 0 0 b e D om 0 9H 0 0 – 1 4 H 0 0 P O CI A M U N ICI PA L C en tr al d e T ra ns po rt es R ua d as R ãs , L oj a 2 47 8 0 -5 36 S an to T ir so T 2 52 8 30 4 8 5 INVE ST SA N TO T IR SO br ic a d e S an to T hy rs o R ua D r. O liv ei ra S al az ar , 8 8 47 8 0 -4 53 S an to T ir so T 2 52 8 0 9 1 20 in ve st @ cm -s ti rso .p t Se g a S ex 0 9H 30 – 1 2H 30 > 1 4 H 30 – 1 7H 0 0 FI CH A T É CN IC A A ge nd a M un ic ip al de S an to T ir so Se te m bro /O ut ub ro Ed ão 1 1 • 2 0 19 Edi ção ma ra M un ic ip al de S an to T ir so Ti ra ge m 30 m il e xe m pl ar es D is tr ibui çã o G ra tui ta

(26)

Referências

Documentos relacionados

<Como reconhecer um auchenorrhyncha e um sternorrhyncha?> Os auquenorrincos e os esternorrincos têm as peças bucais organizadas em um tubo segmentado (rostro),

- Se não for necessária uma saída com ligação à terra para o funcionamento do inversor, esta função deve ser desativada (consulte o apêndice A).. - Se for necessário, é

O Agrupamento vem estabelecendo parcerias activas, materializadas em protocolos e outras formas de associação com diversas entidades locais, destacando-se a ligação com as

Enquanto numa perspectiva sincrônica é possível compreender ações como a elaboração dos critérios para a identificação do VUE – presente no Relatório Final da Consulta

A mãe ficou realmente irritada, exclamou ela, é por isso...a única razão por que você me fez essa pergunta foi para me pedir dinheiro para comprar brinquedos estúpidos ou balas

O artigo 2, intitulado “Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC): Estar fora da família, estando dentro de casa”, foi resultado da realização de uma pesquisa de

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

Consta na referida escritura que o imóvel retro descrito é objeto de caução constituída pelos outorgantes vendedores em garantia das obras de infraestrutura do Loteamento