• Nenhum resultado encontrado

MARINHA ORDEM DA ARMADA 1.ª SÉRIE. OA1 N.º de abril de O Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada determina e manda publicar o seguinte:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MARINHA ORDEM DA ARMADA 1.ª SÉRIE. OA1 N.º de abril de O Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada determina e manda publicar o seguinte:"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

ORDEM DA ARMADA

1.ª SÉRIE

OA1 N.º 20 - 30 de abril de 2019

O Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada determina e manda publicar o seguinte:

Louvores, Condecorações e Prémios 1

Legislação 18

(2)

Louvores, Condecorações e Prémios

Louvores:

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 12 de março de 2019, foi considerado como dado por si próprio o louvor concedido, em 31 de agosto de 2018, pelo 24681 Capitão-de-mar-e-guerra PAULO JORGE DA SILVA RIBEIRO, Comandante da Zona Marítima da Madeira, ao 6201891 Primeiro-tenente STC PAULO ALEXANDRE DE SOUSA FALÉ, o qual se publica:

Após três anos de comissão de serviço no Comando da Zona Marítima da Madeira (CZMM), exercendo o cargo de Chefe do Posto de Comando e, em acumulação interna, os cargos de Chefe do Posto Rádio, e de Chefe das Secções de Comunicações e Sistemas de Informação, de Informações e de Operações, e ainda o Cargo de Chefe do Centro de Comunicações da Madeira (CCMA) até à sua extinção, que ocorreu no dia 1 de dezembro de 2016, vai destacar o 6201891 Primeiro-tenente STC PAULO ALEXANDRE DE SOUSA FALÉ.

Ao longo da sua comissão, o tenente Falé, revelou de forma consistente um elevado nível de conhecimentos técnico-profissionais e excelentes qualidades pessoais, como a frontalidade, lealdade e conduta irrepreensível, que aliou a uma inexcedível dedicação, competência e espírito de iniciativa, refletindo-se na resposta pronta, eficaz e eficiente dos serviços que chefiou.

No desempenho das suas funções, teve um papel preponderante no planeamento e condução de operações e exercícios, como também no relacionamento com entidades externas, designadamente no apoio a Órgãos regionais e em ações de divulgação das atividades da Marinha. Colaborou ativamente na reestruturação da lotação do CZMM e integração de recursos decorrentes da extinção do CCMA, procurando as melhores soluções para garantir um funcionamento permanente do Sub-centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo do Funchal (MRSC Funchal).

No âmbito da busca e salvamento marítimo, elaborou o Plano Integrado de Salvamento Marítimo e implementou o modelo de certificação de operadores, supervisores e Oficiais de permanência para as funções no MRSC Funchal. Constituiu-se como um excelente assessor e um excelente condutor de operações, procurando sempre as soluções mais eficientes, que se traduziram numa resposta de elevado nível e de elevada taxa de sucesso. Promoveu sessões de formação no âmbito do salvamento marítimo a elementos de corpos de bombeiros, da Associação Madeirense de Socorro no Mar (SANAS Madeira), da Polícia Marítima e de equipas médicas, como também oportunidades de treino com outras entidades regionais, sendo de realçar a sua pro-atividade e dedicação para a implementação de um plano regional para resposta a situações de resgate de elevada escala (Mass Rescue Operation - MRO), compreendendo seminários, workshops, exercícios de MRO integrados no curso de Medical Response to Major Incidents, criação de cartas de resposta a incidentes MRO, tendo sido realizado um exercício MRO LIVEX com envolvimento das diversas entidades.

No âmbito da modernização e readaptação dos espaços, o tenente Falé, teve também um papel ativo na restruturação de toda a rede estruturada deste Comando e dos Órgãos regionais e locais da Autoridade Marítima Nacional, com readaptação de toda a estrutura e a criação de três polos técnicos para cumprir com a doutrina em vigor, e a segregação de redes e restruturação dos pontos críticos, com remodelação de espaços e implementação de sistemas de segurança.

Assim, é com grande satisfação e de inteira justiça que, ao abrigo da competência que me é conferida pelo n.º 2 do artigo 64.º do Regulamento de Disciplina Militar, louvo o 6201891 Primeiro-tenente STC PAULO ALEXANDRE DE SOUSA FALÉ, pelo seu excelente desempenho, e pelas excecionais qualidades militares, técnico-profissionais e pessoais que evidenciou no exercício das suas funções, que em muito contribuíram para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Comando da Zona Marítima da Madeira e, consequentemente, da Marinha.

(3)

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 12 de março de 2019, foi considerado como dado por si próprio o louvor concedido, em 6 de setembro de 2018, pelo 20979 Vice-almirante HENRIQUE EDUARDO PASSALÁQUA DE GOUVEIA E MELO, Comandante Naval, ao 22002 Primeiro-tenente DAVID MANUEL BUINHO MENÚRIAS, o qual se publica:

Após um período de cerca de três anos e meio, em que desempenhou as funções de Adjunto do Chefe da Secção de Exercícios, vai destacar o 22002 Primeiro-tenente DAVID MANUEL BUINHO MENÚRIAS.

O tenente Menúrias é um militar de sólida formação militar e técnico-naval, que no desempenho das suas funções evidenciou elevada competência técnica, lealdade e espírito de iniciativa, conjunto de características que lhe permitiram alcançar assinaláveis padrões de eficácia e de eficiência.

Oficial proactivo e com uma elevada capacidade de adaptação, determinação e espírito de bem servir, releva a sua importante ação no apoio ao planeamento de exercícios, nomeadamente das séries SEABORDER 5+5, INSTREX, CONTEX, SWORDFISH, LUSITANO e REAL THAW. Ainda neste âmbito, destaca-se o seu trabalho no planeamento da integração de meios da Marinha no exercício NATO TRIDENT JUNCTURE 15, e no exercício COASTEX 17, no quadro da European Coast Guard Functions Fórum, conseguindo agregar o nível de ambição do Comando Naval aos objetivos da participação nacional.

Ainda no âmbito das suas funções, importa também destacar o sentido de responsabilidade, competência e empenho com que representou o Comando Naval em fóruns externos de planeamento e programação de atividades, realçando-se a sua participação no European Fleet Programmers Meeting, conseguindo acomodar os requisitos de treino do Comando Naval aos compromissos externos da Marinha.

A par das qualidades militares e técnico-profissionais evidenciadas, apraz-me ainda realçar o seu excelente conjunto de qualidades sociais e morais que lhe permitiram granjear a confiança e respeito de todos os que com ele diretamente privaram.

Assim, ao abrigo da competência que me é conferida pelo n.º 2, do artigo 64.º, do Regulamento de Disciplina Militar, louvo o 22002 Primeiro-tenente DAVID MANUEL BUINHO MENÚRIAS, pela assinalável valia do seu desempenho e pelo conjunto de qualidades pessoais e profissionais que evidenciou, e que contribuíram de forma significativa para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Comando Naval e, consequentemente, da Marinha.

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 12 de março de 2019, foi considerado como dado por si próprio o louvor concedido, em 10 de dezembro de 2018, pelo 20381 Contra-almirante CARLOS MANUEL DA COSTA VENTURA SOARES, Diretor-geral do Instituto Hidrográfico, ao 21604 Primeiro-tenente EN-AEL DAVID MIGUEL ALBINO PINA, o qual se publica:

Após ter completado 3 anos de comissão no Instituto Hidrográfico (IH), e tendo desempenhado as exigentes funções de Chefe das Secções de Manutenção e Desenvolvimento e de Coordenação do Centro de Instrumentação Marítima (CIM), vai destacar o 21604 Primeiro-tenente EN-AEL DAVID MIGUEL ALBINO PINA.

O Eng. Albino Pina demonstrou um excelente desempenho e elevada capacidade técnico-profissional na condução e supervisão das atividades de manutenção de equipamentos e instrumentação de observação e de investigação científica do meio marinho. Neste âmbito, a sua ação foi particularmente eficaz no apoio às missões da Direção Técnica do IH e aos Navios Hidrográficos, como foi o caso da coordenação da montagem do sondador multifeixe EM712 no NRP D. Carlos I, decorrida no segundo semestre de 2018.

O Eng. Pina teve também um papel fundamental na consolidação das capacidades e da atividade do CIM, edificado na Base Hidrográfica da Azinheira em 2014, contribuindo assim para a afirmação deste Centro. Neste domínio, é de realçar o seu contributo quer para o sucesso das diversas e numerosas intervenções de manutenção de 3.º escalão, quer para o incremento da capacidade do Laboratório de Calibração do CIM, o qual se encontra acreditado de acordo com a norma ISO/IEC 17025. A par desta atividade, colaborou ainda com a Escola de Hidrografia e Oceanografia, lecionando a disciplina de eletricidade, eletrónica e telecomunicações.

(4)

Durante a sua comissão, o Eng. Pina conseguiu sempre mobilizar e motivar os seus subordinados e as equipas em que se integrou, o que, conjugado com a sua frontalidade, espírito de camaradagem e permanente disponibilidade, granjeou o reconhecimento e o apreço entre todos os que com ele trabalharam.

Assim, é com grande satisfação que, ao abrigo da competência que me é conferida pelo n.º 2 do artigo 64.º do Regulamento de Disciplina Militar, louvo o 21604 Primeiro-tenente EN-AEL DAVID MIGUEL ALBINO PINA pelo excelente trabalho que desenvolveu como Chefe de Secção do CIM do IH e pelo seu elevado desempenho, competência técnica e qualidades militares, o que muito contribuíram para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Instituto Hidrográfico e, consequentemente, da Marinha.

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 12 de março de 2019, foi considerado como dado por si próprio o louvor concedido, em 29 de junho de 2018, pelo 21178 Contra-almirante ANTÓNIO MANUEL DE CARVALHO COELHO CÂNDIDO, Diretor-geral do Instituto Hidrográfico, à 9101706 Primeiro-tenente ST-EGEO SÓNIA ALEXANDRA PEREIRA GODINHO, o qual se publica:

A 9101706 Primeiro-tenente ST-EGEO SÓNIA ALEXANDRA PEREIRA GODINHO presta serviço no Centro de Dados Técnico-científicos e Gabinete de Sistemas de Informação Geográfica do Instituto Hidrográfico desde 2006.

A sua cordialidade, conduta irrepreensível e espírito de cooperação, aliados a uma elevada capacidade de trabalho e a um profundo conhecimento dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG), contribuíram, em muito, para o bom funcionamento do Centro de Dados, do Gabinete de Sistemas de Informação Geográfica e Centro Meteorológico e Oceanográfico Naval, pelo que é da mais elementar justiça dar público testemunho do seu contributo.

Como responsável pela área dos SIG, a tenente Godinho desenvolveu um trabalho excecional no apoio às várias Divisões Técnicas, orientando e enquadrando projetos temáticos estruturantes, além de contribuir com a sua experiência para a consolidação dos desenvolvimentos das tecnologias SIG no IH.

Em paralelo, apoiou várias unidades da Marinha e Autoridade Marítima Nacional que recorreram a esta valência do IH para reforçar a sua capacidade operacional, integrando esta tecnologia nos seus processos. Em todas as ocasiões a sua ação granjeou rasgados elogios pelos pares e superiores hierárquicos.

Cumulativamente, lecionou as unidades curriculares de SIG, transmitindo esse saber às novas gerações de oficiais de Marinha. Também na Escola de Hidrografia e Oceanografia, ministrou a componente de SIG aos cursos de especialização em Hidrografia.

No âmbito da gestão da informação geoespacial, a tenente Godinho desempenhou um papel relevante no IH, gerindo os metadados do vasto acervo de dados científicos e coordenando a implementação e harmonização da Diretiva INSPIRE no âmbito do Sistema Nacional de Informação Geográfica, do qual o IH é membro.

É de destacar a sua participação em diversos projetos: Sistema Nacional de Informação para o Mar, Plano de Situação de Ordenamento do Espaço Marítimo, OVERSEE e BMS-EMM.

Assim, fazendo uso da competência que me confere o n.º 2 do artigo 64.º do Regulamento de Disciplina Militar, é-me extremamente grato e de inteira justiça louvar a 9101706 Primeiro-tenente SÓNIA GODINHO, pelas excelentes qualidades profissionais e humanas evidenciadas e pelo excelente desempenho demonstrado, especialmente a sua competência profissional na gestão da informação geoespacial militar e científica, considerando que contribuiu de forma decisiva para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Instituto Hidrográfico e, consequentemente, da Marinha.

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 12 de março de 2019, foi considerado como dado por si próprio o louvor concedido, em 31 de outubro de 2018, pelo 389877 Contra-almirante EMQ LUÍS MANUEL RAMOS BORGES, Diretor de Navios, ao 917489 Primeiro-tenente STL NORBERTO JOSÉ VEIGA MENDES, o qual se publica:

(5)

O 917489 2TEN STL NORBERTO JOSÉ VEIGA MENDES prestou serviço na Divisão Administrativa e Financeira da Direção de Navios durante mais de cinco anos e meio, exercendo as funções de Chefe da Secção de Armazenagem e Contabilidade Patrimonial.

Ao longo da sua permanência nesta divisão revelou ser possuidor de elevada competência técnica e enorme profissionalismo, tendo desenvolvido um notável trabalho na implementação eficaz de medidas de controlo interno na área da armazenagem do Depósito de Equipamentos e na área do património, que visaram a uniformização de procedimentos e a inquestionável melhoria do sistema de controlo logístico, conseguindo assim ultrapassar com êxito a constante escassez de recursos humanos e financeiros.

É de realçar a sua ação no desenvolvimento e aperfeiçoamento de sistemas informacionais de controlo logístico e contabilístico das existências/imobilizado do Depósito de Equipamentos e ainda no controlo rigoroso e eficaz nos processos de transferência de produtos relacionados com a defesa, nomeadamente na emissão de certificados de importação e exportação e licenças intracomunitárias, sendo a DN uma Unidade de referência nesta área, com envolvimento direto com a DGRDN e sujeita a recorrentes ações de auditoria, que sempre se pautaram com apreciações positivas. É de realçar também a sua ação na área da representação protocolar da DN em eventos nacionais e internacionais e a sua colaboração eficaz no apoio logístico aos grandes projetos da LPM, nomeadamente na transferência de material destinado às reparações e manutenções dos submarinos, NPO, fragatas e patrulhas da classe Tejo.

O tenente Mendes, com o seu caráter intrínseco de entusiasmo, iniciativa, disponibilidade e capacidade de organização, conseguiu melhorar o desempenho do serviço, recorrendo a profundas reestruturações de ordem funcional, quer ao nível dos procedimentos quer ao nível do pessoal, a quem soube transmitir os seus conhecimentos e incutir a requerida e indispensável motivação aos seus subordinados.

Também é de salientar a conduta irrepreensível do tenente Mendes, bem como o seu espírito de camaradagem, tendo-se revelado um excelente colaborador, cuja atuação dinâmica, sensata e eficaz, contribuiu decisivamente para a eficiência e bom ambiente do serviço, granjeando naturalmente a estima e consideração de superiores e subordinados.

Assim, é com muito agrado que, no uso da faculdade que me confere o artigo 64.º, n.º 2 do Regulamento de Disciplina Militar, dou público testemunho das qualidades profissionais e militares evidenciadas pelo 917489 2TEN STL NORBERTO JOSÉ VEIGA MENDES e da forma altamente competente como desempenhou as suas funções, contribuindo de forma significativa para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão da Direção de Navios e, consequentemente, da Marinha.

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 12 de março de 2019, foi considerado como dado por si próprio o louvor concedido, em 13 de novembro de 2018, pelo 28684 Capitão-de-mar-e-guerra LUÍS PEDRO PINTO PROENÇA MENDES, Comandante da Base Naval de Lisboa, ao 9105006 Primeiro-tenente ST-EELT PEDRO ANÍBAL VIEGAS SOARES D'ALBERGARIA RODRIGUES, o qual se publica:

O 9105006 2TEN ST-EELT PEDRO ANÍBAL VIEGAS SOARES D'ALBERGARIA RODRIGUES, presta serviço na Base Naval de Lisboa desde novembro de 2006 tendo desempenhado as funções de Adjunto do Chefe do Serviço de Eletricidade e de Chefe da embrionária Secção de Informática.

Atualmente desempenha as funções de Adjunto do Chefe do Serviço de Eletricidade e de Chefe da Secção de Baixa Tensão da BNL.

No exercício das suas funções, o 2TEN ST-EELT Pedro Aníbal Viegas Soares d'Albergaria Rodrigues, tem demonstrado consistentemente uma elevada competência profissional, grande capacidade de trabalho e um elevado espírito de cooperação. O seu elevado sentido das responsabilidades e as constantes preocupações com o Serviço têm sido bem evidentes no excelente trabalho e no relacionamento que tem desenvolvido, designadamente no apoio aos outros Serviços da BNL.

No âmbito das suas funções, tiveram especial relevância a sua colaboração no redesenho dos quadros elétricos dos edifícios da BNL sitos na Estação Naval, visitas técnicas a edifícios originando identificação e implementação de medidas corretivas nas respetivas instalações de baixa tensão, o acompanhamento nos trabalhos de automatização dos reservatórios de água da Escola Naval e Intermédios e a suplência do Chefe de Serviço por um período de 9 meses.

(6)

Militar de elevado aprumo e sentido do dever, evidencia constantemente na sua atividade um assinalável dinamismo, grande determinação e completa disponibilidade para colaborar e cooperar em todas as situações e circunstâncias, garantindo de forma célere a resolução dos problemas e avarias no âmbito do Serviço de Eletricidade.

Assim, considerando ser de inteira justiça fazer uso da competência que me é conferida pelo n.º 2 do Artigo 64.º do Regulamento de Disciplina Militar, louvo o 2TEN ST-EELT PEDRO ANÍBAL VIEGAS SOARES D'ALBERGARIA RODRIGUES, pelo excecional trabalho realizado nas funções de Adjunto do Chefe do Serviço de Eletricidade e de Chefe da Secção de Baixa Tensão, bem como pela elevada competência técnico-profissional e relevantes qualidades pessoais, que contribuem de forma muito significativa para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão da Base Naval de Lisboa e consequentemente da Marinha.

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 12 de março de 2019, foi considerado como dado por si próprio o louvor concedido, em 12 de setembro de 2018, pela 7100493 Capitão-de-fragata FN VERA LÚCIA MANGORRINHA HENRIQUES ROMÃO, Diretora do Centro de Abastecimento Sanitário, ao 414500 Subtenente TS DÁRIO ANGELO DA SILVA FERREIRA, o qual se publica:

O 414500 Subtenente TS DÁRIO ANGELO DA SILVA FERREIRA, colocado no Centro de Abastecimento Sanitário (CAS) em 2012, tem evidenciado elevado espírito de missão, grande dedicação e disponibilidade, para além de uma relevante e meticulosa capacidade de organização.

Oficial possuidor de grande conjunto de marcantes qualidades, das quais são de salientar a lealdade, a elevada competência profissional, o espírito de iniciativa, a determinação e consistente formação militar.

Com uma prestação de elevado mérito no CAS, evidenciando desde sempre sólidos conhecimentos na área do atendimento de farmácia, a sua colocação na área dos dispositivos médicos, permitiu realçar a enorme capacidade de trabalho, grande ponderação e permanente disponibilidade, sempre disponível para encontrar as respostas mais adequadas e eficazes.

Com o CAS a viver uma das alturas de maior contingência, face à redução de pessoal que se encontra em formação, o STEN Ferreira conseguiu tornar impercetível ao exterior as limitações que muitas vezes só foram ultrapassadas graças ao espírito altruísta, de grande empenho e elevado profissionalismo do militar.

Conhecedor das características e funcionamento da estrutura orgânica do CAS, não obstante as dificuldades provocadas pelas alterações de procedimentos impostas pelo Sistema Integrado de Gestão (SIG-DN), bem como pelas alterações da introdução do ITSAUD 2(B), demonstrou uma capacidade de resposta excecional, encontrando sempre as soluções adequadas e exequíveis, para ultrapassar as dificuldades que se lhe depararam.

Estes atributos, associados a um militar muito dinâmico, leal, disciplinado e organizado, com elevado espírito de cooperação, salienta o seu rigor técnico-profissional, que tomam preeminência num individuo, distinguindo-o.

Assim, por ser de inteira justiça é com muito gosto, que ao abrigo do n.º 2 do artigo 64.º do Regulamento de Disciplina Militar, louvo o 414500 Subtenente TS DÁRIO ANGELO DA SILVA FERREIRA pelas suas qualidades sociais e morais, capacidade técnica e brio profissional, postos no desempenho das suas funções o que me leva a considerar que os serviços prestados contribuíram de forma significante para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Centro de Abastecimento Sanitário, da Direção de Saúde e consequentemente da Marinha.

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 12 de março de 2018, foi considerado como dado por si próprio o louvor concedido, em 23 de outubro de 2018, pelo 66980 Capitão-de-mar-e-guerra SEG ABÍLIO MANUEL NARCISO RAMALHO DA SILVA, Diretor do Centro de Educação Física da Armada, ao 6305791 Sargento-ajudante A EUGÉNIO CARLOS DO COUTO MARREIROS, o qual se publica:

(7)

O 6305791 Sargento-ajudante A EUGÉNIO CARLOS COUTO MARREIROS vai destacar do Centro de Educação Física da Armada (CEFA), onde prestou serviço no Gabinete de Formação (GF) durante 6 anos e 2 meses.

Ao longo deste período, o sargento Marreiros exerceu inicialmente as funções de Chefe da Secção de Cursos de PAFM II revelando desde logo, uma postura responsável, dinâmica e de grande dedicação ao serviço, sendo de evidenciar a forma eficaz e competente como desempenhou as funções de Adjunto do Chefe do GF durante cerca de seis meses, entre final de 2012 e meados de 2013, em substituição do oficial técnico superior naval, por ocasião da passagem à reserva de disponibilidade, sem a respetiva rendição. Face à sua larga experiência no GF e no CEFA, foi igualmente preponderante na fase de reestruturação do gabinete, em 2015, aquando da criação da Secção de Tecnologia Educativa (STE), acumulando durante cerca de um ano, as funções de Chefe do Núcleo de Avaliação com as de Chefe do Núcleo de Planeamento e Estatística, até ao preenchimento deste cargo, revelando de forma persistente grande capacidade de organização aliada e uma atitude positiva e construtiva, constituindo-se uma enorme mais valia para o bom funcionamento do GF.

Como Chefe do Núcleo de Avaliação da STE, teve um papel decisivo na vertente da avaliação de desempenho dos formadores, ação essa que se traduziu numa melhoria significativa ao nível dos procedimentos e dos resultados, destacando-se ainda, na organização e controlo na emissão de certificados dos diversos cursos ministrados no CEFA.

O sargento Marreiros, desempenhou também funções de Formador dos módulos de Natação e Voleibol, dos Cursos de Especialização em Monitor de Educação Física (CEMEF), demonstrando excelentes qualidades pedagógicas e elevados conhecimentos teóricos, amplamente reconhecidas por parte dos formandos e obtendo pleno êxito na formação. Ainda no âmbito do CEMEF, desempenhou as funções de sargento Encarregado da Turma, destacando-se pela exemplar conduta e elevado rigor no relacionamento com os formandos, garantindo um bom enquadramento e sendo um ótimo exemplo para os futuros monitores de educação física.

Tendo frequentado diversos cursos inseridos no plano de formação contínua dos formadores, o sargento Marreiros, colaborou determinadamente na reformulação da documentação de curso do CEMEF efetuada em 2014, com principal ênfase nas alterações produzidas no âmbito da natação, contribuindo de forma significativa, para a melhoria da qualidade da formação ministrada no CEFA.

Cumulativamente, desempenhou ainda as funções de Administrador do Domínio do Utilizador (ADU), tendo demonstrado logo no início, uma enorme iniciativa para aprender, por não ter formação técnica nesta área, mas mercê do seu autodidatismo, veio posteriormente a revelar elevada competência na resolução dos diversos problemas que ocorriam, bem como na procura de novas soluções ou atualizações dos sistemas, sempre com o objetivo de melhorar o funcionamento do parque informático do CEFA, sendo o principal responsável pela inovação e desenvolvimento nesta área, nos últimos anos.

Militar de elevado aprumo, leal, diligente e com grande sentido de disciplina e de cooperação, o que aliado às excelentes qualidades técnico-profissionais que revelou possuir, e amplamente demonstradas, levaram a considerar o sargento Marreiros um sólido apoio para os seus superiores hierárquicos.

Assim, ao abrigo da competência que me é conferida pelo n.º 2 do artigo 64.º do Regulamento de Disciplina Militar, louvo o 6305791 Sargento-ajudante A EUGÉNIO CARLOS COUTO MARREIROS, pelas suas excelentes qualidades pessoais, militares e profissionais e pela forma altamente competente, leal e dedicada como desempenhou as suas funções, considerando os serviços por si prestados ao Centro de Educação Física da Armada e à Marinha, como extraordinários, relevantes e distintos.

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 12 de março de 2019, foi considerado como dado por si próprio o louvor concedido, em 8 de novembro de 2018, pelo 10090 Capitão-de-mar-e-guerra MN LUÍS CARLOS BRONZE DOS SANTOS CARVALHO, Diretor de Saúde, ao 9317693 Primeiro-sargento L ÂNGELO ARCELINO BOTELHO CARDOSO, o qual se publica:

Vai destacar da Direção de Saúde (DS) o 9317693 1SAR L ÂNGELO ARCELINO BOTELHO CARDOSO, onde presta serviço desde doze de março de dois mil e quinze, tendo exercido inicialmente o cargo de Chefe da Secção de Pagadoria durante dois anos e quatro

(8)

meses, e seguidamente, desde agosto de 2017 até ao presente, o exigente cargo de Chefe da Secção de Abastecimento.

Militar dotado de elevada capacidade de trabalho e extrema dedicação e compromisso com o serviço, bem como possuidor de um abrangente conhecimento sobre a Marinha e do seu funcionamento nas áreas administrativa e financeira, soube sempre dirigir e acompanhar com mestria as atividades em ambas as secções que chefiou, respondendo sempre com assinalável eficiência e eficácia às solicitações do serviço e da própria Direção.

A abrangência dos seus conhecimentos técnicos, bem como a elevada proficiência na utilização das plataformas eletrónicas de contratação e do SIGDN nos seus distintos módulos, garantiram que, tanto no âmbito da pagadoria como do aprovisionamento, a resposta dada pelo serviço para satisfação das necessidades da DS e das suas três unidades apoiadas, fosse dada sempre em tempo, tendo em consideração as consideráveis restrições orçamentais condicionantes da execução da despesa a par das sucessivas alterações legislativas na área da contratação pública.

Possuidor de um conjunto invulgar de qualidades militares, profissionais e humanas, de onde sobressaem o enorme sentido de responsabilidade e a sua postura leal e colaborante, é de inteira justiça tornar público que o sargento Botelho Cardoso foi uma constante referência na assessoria técnica ao seu chefe de serviço bem como à Direção, quer no auxilio à tomada de decisão na afetação dos recursos financeiros disponibilizados, bem como na condução dos cerca de mil e duzentos processos de despesa anuais.

Durante todo este este período, o sargento Botelho Cardoso soube demonstrar permanentemente no exercício de ambos os cargos, ser um sargento de craveira superior, extremamente competente, possuidor de elevadas qualidades militares e de carácter e com uma notável capacidade de trabalho e de entrega ao serviço, tendo a sua atuação contribuído decisivamente para o relevante desempenho e cumprimento da missão do Serviço Administrativo e Financeiro da DS e, consequentemente, da própria Direção de Saúde.

Dotado de grande lealdade, de irrepreensível correção de atitudes e com elevado sentido do dever e da disciplina, o sargento Botelho Cardoso evidenciou ainda um salutar espírito de camaradagem e assinalável espírito de cooperação e de bem servir que muito me apraz registar.

Assim, é da mais elementar justiça e com particular satisfação que, fazendo uso da competência que me é conferida pelo n.º 2 do artigo 64.º do Regulamento de Disciplina Militar, louvo 9317693 1SAR L ÂNGELO ARCELINO BOTELHO CARDOSO, pelo conjunto de qualidades militares, pessoais e profissionais e pelo excelente desempenho e zelo que tem evidenciado, o que me leva a considerar os serviços por si prestados como extraordinários, relevantes e distintos.

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 12 de março de 2019, foi considerado como dado por si próprio o louvor concedido, em 31 de outubro de 2018, pelo 28684 Capitão-de-mar-e-guerra LUÍS PEDRO PINTO PROENÇA MENDES, Comandante da Base Naval de Lisboa, à 9349194 Primeiro-sargento TF ANA ISABEL MARTINS FERREIRA GARCIA PIMENTEL, o qual se publica:

Vai destacar da Base Naval de Lisboa a 9349194 1SAR TF ANA ISABEL MARTINS FERREIRA GARCIA PIMENTEL, após três anos de comissão de serviço, ao longo da qual desempenhou o cargo de Encarregada da Messe Residencial do Alfeite de forma exemplar e com elevado brio.

Durante este período, a sargento Pimentel exerceu de forma extraordinariamente eficaz as funções e tarefas inerentes à gestão hoteleira da Messe Residencial do Alfeite, que se pautam pelo elevado grau de exigência, complexidade e responsabilidade, cumprindo na íntegra todos os objetivos que lhe foram cometidos, demonstrando permanentemente uma ação proativa na resolução dos complexos desafios emergentes para, com grande sucesso apesar das dificuldades materiais, atender prontamente às solicitações de pedidos de alojamento e apoio nacionais e internacionais.

A elevada dedicação e empenho revelados pela sargento Pimentel conduziram a Messe Residencial do Alfeite a uma melhoria evidente das condições de habitabilidade, conforto e aparência, traduzindo-se num acréscimo da qualidade do serviço que é prestado aos utentes nacionais e internacionais, aumentando a taxa de ocupação e a receita que é

(9)

originada pelas estadias, resultados que foram alcançados devido às ações por si encetadas, frequentemente com prejuízo da vida familiar.

A sargento Pimentel teve ainda à sua responsabilidade o acolhimento anual de cerca de 7000 jovens, no âmbito do Dia da Defesa Nacional na Base Naval de Lisboa, tendo revelado uma grande autonomia e uma elevada capacidade de organização e rentabilização dos recursos humanos e materiais, aplicando todo o seu conhecimento técnico e profissional em prol da imagem da Marinha e da Defesa, com excelentes resultados.

A par da sua elevada competência técnica, a sargento Pimentel demonstrou sempre elevado aprumo, grande lealdade e sã camaradagem, com um trato cordial e correto que muito contribuiu para a criação de um enorme espírito de equipa e de união, facilitando o cumprimento dos objetivos do serviço, participando ainda de forma muito ativa na preparação e consecução das atividades relacionadas com o bem-estar da guarnição da Base Naval de Lisboa, através da Comissão de Bem-Estar.

Assim, ao abrigo da competência que me é conferida pelo art.º 64.º, n.º 2 do RDM, conjugado com o art.º 13.º, n.º 2, alínea c) do mesmo Regulamento, louvo a 9349194 1SAR TF ANA ISABEL MARTINS FERREIRA GARCIA PIMENTEL, pelas excelentes qualidades pessoais e profissionais e pela forma dedicada e competente como exerceu o cargo de Encarregada da Messe Residencial do Alfeite e a Coordenação do Dia da Defesa Nacional na Base Naval de Lisboa, cujos resultados contribuíram para o prestígio da Marinha e das Forças Armadas, considerando os serviços por si prestados como extraordinários, relevantes e distintos.

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 12 de março de 2019, foi considerado como dado por si próprio o louvor concedido, em 6 de setembro de 2018, pelo 23787 Capitão-de-fragata ADELINO MANUEL COSTA CABRAL, Comandante do NRP Bérrio, ao 916788 Primeiro-sargento L JOSÉ ALFREDO RIBEIRO GUIMARÃES, o qual se publica:

Após vinte e sete meses de comissão de serviço a bordo do NRP Bérrio, onde desempenhou, de forma exemplar, o cargo de Chefe da Secção de Material e da Secção Financeira do Serviço de Abastecimento, vai destacar para uma nova comissão de serviço, o 916788 Primeiro-sargento L JOSÉ ALFREDO RIBEIRO GUIMARÃES.

No desempenho das suas funções, o sargento Ribeiro Guimarães, revelou sempre elevada disponibilidade e dedicação ao serviço, demonstrando consistentemente elevados conhecimentos técnico-profissionais que, aliados às suas qualidades pessoais de lealdade, honestidade, brio, entrega, perseverança e rigor, o enlevam como um excelente colaborador do comando desta unidade.

A sua ação pautou-se por um permanente e apurado espírito crítico, elevado sentido de responsabilidade e uma notável capacidade de organização e zelo que, aliado ao excelente relacionamento profissional que soube estabelecer com os seus pares quer internamente quer com as unidades e organismos com que necessitou de colaborar permitiram que, não só o seu serviço, como os restantes serviços de bordo alcançassem elevados níveis de operacionalidade e relevantes padrões de prontidão, principalmente ao nível das suas incumbências.

Importa ainda reconhecer o seu contributo no desempenho operacional do navio nas diferentes missões em que participou, nomeadamente: nos exercícios SWORDFISH 16 e 18, LUSITANO 16 e 17, INSTREX 16, REAL THAW 17, COASTEX 17, PRONTEX 17, CONTEX-PHIBEX 17 e OBANGAME EXPRESS 18; assim como no Dia da Marinha 17 e 18, nas comemorações dos 100 anos da Aviação Naval e dos 700 anos da Marinha e, com especial enlevo, na Missão de Apoio Logístico à Iniciativa MAR ABERTO 17 e na Missão de Apoio à Fiscalização dos Espaços Marítimos e de Capacitação da Guarda Costeira de São Tomé e Príncipe, com proeminência no acompanhamento do NRP Zaire da Base Naval de Lisboa para São Tomé e Príncipe e Iniciativa MAR ABERTO 18, missão de maior duração do NRP Bérrio, até ao presente, enquanto navio da Armada Portuguesa, bem como em diversas outras ações de treino e demonstrações navais com unidades navais nacionais e estrangeiras.

As suas capacidades de liderança, a par do bom ambiente de trabalho que conseguiu criar e manter, levaram a que ao longo da sua comissão, conseguisse granjear de sobremaneira a estima, o respeito e a consideração dos seus superiores e dos seus

(10)

subordinados, constituindo a sua atuação como um exemplo a seguir pelos restantes militares.

Assim, ao abrigo da competência que me é conferida pelo n.º 2 do artigo 64.º do Regulamento de Disciplina Militar, é com particular agrado que louvo o 916788 Primeiro-sargento L JOSÉ ALFREDO RIBEIRO GUIMARÃES pelo seu elevado profissionalismo, sentido das responsabilidades, sólidas qualidades militares e de carácter evidenciadas no exercício das suas funções, que contribuíram de modo significativo para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do NRP Bérrio, e consequentemente da Marinha.

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 12 de março de 2019, foi considerado como dado por si próprio o louvor concedido, em 31 de agosto de 2018, pelo 23787 Capitão-de-fragata ADELINO MANUEL COSTA CABRAL, Comandante do NRP Bérrio, ao 9341602 Primeiro-sargento MQ TIAGO PESSOA DA COSTA, o qual se publica:

Após cinquena e quatro meses de comissão de serviço a bordo do NRP Bérrio, onde desempenhou de forma exemplar as funções de Chefe da Secção de Combustíveis e Lubrificantes, o 9341602 Primeiro-sargento MQ TIAGO PESSOA COSTA, destacou para uma nova comissão de serviço.

No exercício das suas funções, o sargento MQ Pessoa Costa revelou, de forma permanente, ser possuidor de excecionais aptidões militares e técnico-profissionais, que soube sempre, utilizar em prol do cumprimento das missões do navio, demonstrado na pronta identificação e resolução das diversas avarias dos sistemas de reabastecimento de combustível, de lastro e de trasfega de aguada e de combustível para aeronaves.

A constante disponibilidade destes sistemas, resultam do desempenho e empenhamento demonstrados, nas constantes ações de manutenção preventiva, corretiva e paliativa dos equipamentos à sua responsabilidade, sistemas com características únicas na Marinha e alguns em situação de obsolescência logística, alcançando sempre, elevados níveis de proficiência e eficácia na ação.

Considero de realce, a forma singular, como sempre encarou os desafios específicos da secção de combustíveis e lubrificantes, onde os seus conhecimentos técnicos e a forma organizada e persistente como cumpriu as suas funções, constituíram-se como elementos determinantes para um muito bom desempenho global, granjeando o respeito e admiração de todos os que com ele trabalharam.

As suas qualidades técnico-profissionais e a sua forma de ser e de estar concorreram para uma melhoria significativa na administração e organização da sua secção, bem como no incondicional apoio ao chefe do Departamento de Propulsão e Energia, fazendo com que se tenha tornado numa referência para os seus subordinados e um elemento chave para o navio.

Todas estas qualidades profissionais e pessoais revelaram-se uma mais-valia para o cumprimento das missões atribuídas ao navio, das quais se destacam o CEVACO 14, o INSTREX 14, 15, 16 e 01.17, o LUSITANO 14, 16 e 17; o REAL THAW 14, 15, 16 e 17, o SWORDFISH 16 e 18, o COASTEX 17, o PRONTEX 14 e 17, o apoio logístico à Iniciativa MAR ABERTO 17 e a capacitação da Guarda Costeira de São Tomé e Príncipe e MAR ABERTO 18, maior missão de sempre do navio enquanto ao serviço da Armada Portuguesa, assim como as diversas ações de treino com os navios da nossa Esquadra e de outras Marinhas, contabilizando um total de 4975 horas de navegação.

Assim, ao abrigo da competência que me confere o artigo 64.º do RDM, louvo o 9341602 Primeiro-sargento MQ TIAGO PESSOA COSTA pelo seu elevado desempenho, relevante profissionalismo, sentido de responsabilidade, elevadas qualidades militares, humanas e de carácter, capitalizados no exercício das suas funções a bordo, que contribuíram de modo indelével para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do navio e, consequentemente, da Marinha.

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 12 de março de 2019, foi considerado como dado por si próprio o louvor concedido, em 18 de outubro de 2018, pelo 20184 Capitão-de-mar-e-guerra AN RES HENRIQUE JOSUÉ SIMÕES CANDEIAS, Diretor de Contabilidade e Operações Financeiras, ao 177486 Primeiro-sargento L MÁRIO FRANCISCO MALATO LOURENÇO, o qual se publica:

(11)

Após uma comissão superior a quatro anos, no desempenho do cargo de Adjunto do Chefe da Secção de Outros Abonos (SOA) da Divisão de Vencimentos e Abonos (DVA) da Direção de Contabilidade e Operações Financeiras (DCOF), vai destacar desta Direção o 177486 1SAR L MÁRIO FRANCISCO MALATO LOURENÇO.

No cumprimento das exigentes e complexas funções que lhe foram atribuídas, o sargento Lourenço obteve um excelente desempenho, alicerçado num conjunto de competências e qualidades pessoais e militares que o creditaram como um militar bastante competente e um colaborador exemplar.

Militar organizado, com elevada capacidade de adaptação e vincado sentido de responsabilidade, contribuiu significativamente para a forma eficiente e competente como foram analisados inúmeros e dispares processos conducentes ao processamento e liquidação, pela SOA, de diversos abonos, nomeadamente ajudas de custo por deslocação em território nacional e ao estrangeiro, suplemento de residência, alimentação em numerário e suplemento de missão.

Fruto da sua disponibilidade permanentemente patenteada e do seu apurado espírito de cooperação, colaborou ativamente na implementação de novos procedimentos bem como na revisão de outros previamente estabelecidos, através da apresentação de propostas objetivas e válidas, visando a adequabilidade dos mesmos às alterações legislativas e de normativo interno.

As suas vincadas qualidades morais e pessoais ficaram bem demonstradas na forma como se relacionou com todos os interlocutores internos e externos, na sociabilidade e cordialidade exibidas persistentemente perante militares, militarizados e civis que recorreram à SOA, na sensibilidade exibida perante as diversas solicitações com que foi confrontado no exercício das suas funções e na preocupação repetidamente manifestada para com os seus pares e subordinados, reveladoras da sua vontade de bem receber e de bem estar e servir.

A sua conduta, pautada por uma postura discreta, mas muito diligente, a atitude positiva e motivadora, os sólidos conhecimentos técnicos e a experiência adquirida durante o desempenho do cargo, fizeram dele uma referência na SOA e um coadjuvante privilegiado da Direção.

As qualidades acima identificadas creditam-no como um militar digno da maior confiança, constituindo-se como uma mais-valia nos contactos e ligações mantidos com as mais diversas entidades que intervém e contribuem para o processamento de abonos, quer na Marinha, quer junto das intuições com responsabilidade no seu pagamento a pessoal fora do Ramo.

Assim, no uso da competência que me é conferida pelo n.º 2 do artigo 64.º do Regulamento de Disciplina Militar, conjugado com a alínea c) do n.º 2 do artigo 13.º do mesmo Regulamento, louvo o 177486 1SAR L MÁRIO FRANCISCO MALATO LOURENÇO, pelas suas elevadas qualidades profissionais, sociais e morais e pela forma leal e dedicada como desempenhou as suas funções e que relevantemente contribuíram para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão da Direção de Contabilidade e Operações Financeiras e, consequentemente, da Marinha.

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 12 de março de 2019, foi considerado como dado por si próprio o louvor concedido, em 2 de outubro de 2018, pelo 26784 Capitão-de-mar-e-guerra NUNO MARIA D´OREY ROQUETTE CORNÉLIO DA SILVA, Comandante da Escola de Tecnologias Navais, ao 782189 Primeiro-sargento FZ DOMINGOS MANUEL SERRA FRADIQUE, o qual se publica:

Após cinco anos de comissão na Escola de Tecnologias Navais, vai destacar o 782189 Primeiro-sargento FZ DOMINGOS MANUEL SERRA FRADIQUE, onde desempenhou as funções de Formador de Infantaria no Gabinete de Formação Militar do Departamento de Formação Geral.

Militar profissional, aprumado, sempre revelou uma conduta irrepreensível e um apurado sentido das responsabilidades, com grande aptidão para conduzir homens. Muito empenhado, o sargento Fradique foi um importante elemento do Núcleo de Infantaria, colaborando sempre com um natural espírito positivo e de entreajuda em todas as tarefas que lhe foram solicitadas.

(12)

No que diz respeito à sua área específica, o sargento Fradique foi responsável por ministrar formação em diversas edições dos Cursos de Promoção a Marinheiro, Cursos de Formação de Sargentos e Cursos de Formação de Praças, que decorreram durante o longo período da sua comissão. A competência e conhecimentos por si revelados foram também evidenciados nos treinos de diversas cerimónias e formaturas gerais, nos quais contribuiu para uma melhoria contínua da prestação dos formandos e guarnição da Escola Tecnologias Navais.

Adicionalmente, desempenhou nos últimos meses as funções de sargento da 8.ª Companhia, tendo exercido as funções de Sargento de Permanência ao Corpo de Alunos desde o início da sua comissão, funções onde sempre enquadrou os formandos sob a sua responsabilidade, liderando pelo exemplo, de forma atenta e disciplinadora.

Militar discreto, mas dotado de relevantes competências pessoais e militares, o sargento Fradique destacou-se pela elevada proficiência nas relações sociais e humanas, pelo sentido do dever e disciplina e no âmbito técnico-profissional, granjeando o respeito, a estima e consideração dos seus superiores hierárquicos, pares e subordinados.

Assim, ao abrigo da competência que me é conferida pelo n.º 2 do artigo 64.º do Regulamento de Disciplina Militar, louvo o 782189 Primeiro-sargento FZ DOMINGOS MANUEL SERRA FRADIQUE pelas suas muito relevantes qualidades profissionais, militares e pessoais consistentemente demonstradas no desempenho das suas funções, e que muito contribuíram para a eficiência, prestígio e cumprimento de missão da Escola de Tecnologias Navais e, consequentemente, da Marinha.

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 12 de março de 2019, foi considerado como dado por si próprio o louvor concedido, em 6 de setembro de 2018, pelo 25001 Primeiro-tenente PEDRO MIGUEL DE SOUSA HENRIQUES VITORINO, Comandante do NRP Auriga, ao 714495 Primeiro-sargento M PEDRO MIGUEL CARDEIRA SEPÚLVEDA, o qual se publica:

A prestar serviço a bordo do NRP Auriga há dezanove meses, o 714495 Primeiro-sargento M PEDRO MIGUEL CARDEIRA SEPÚLVEDA com o cargo de Mestre do Navio, que assumiu e acumulou, evidenciando grande dedicação e inegável competência, com as funções de Adjunto do Secretário do Navio e Adjunto do Imediato para a Gestão do Pessoal.

Militar sempre disponível para o serviço, o sargento M Cardeira Sepúlveda manifestou constante determinação no desempenho das suas funções específicas de Mestre, nomeadamente no âmbito da marinharia, bem como nas de âmbito geral e em ambas se caracterizou pelo elevado profissionalismo, rigor e dedicação. Enalteço o seu vincado espírito de cooperação, que contribuiu de forma significativa para o apreço e a consideração de todos com quem trabalha e convive, sendo o seu desempenho preponderante para a coesão da guarnição do NRP Auriga.

Na sua passagem pelo NRP Auriga, o sargento M Cardeira Sepúlveda contou cinco mil duzentas e dezasseis horas de missão nas diversas campanhas atribuídas ao navio, das quais se destacam: os projetos de treino e deteção de objetos, SISPLAT/SEPLAT 17, INSTREX, SUBECO, COASTEX 17 e Levantamentos Hidrográficos na Madeira, Zona Marítima do Sul, Sesimbra e Cascais em 2017 e LH Madeira em 2018. Em todas estas missões o sargento M Cardeira Sepúlveda revelou ser determinante para o cumprimento, com sucesso das missões atribuídas ao NRP Auriga.

Assim, é com agrado que ao abrigo da competência que me é conferida pelo n.º 2 do artigo 64.º do Regulamento de Disciplina Militar, louvo o 714495 Primeiro-sargento M PEDRO MIGUEL CARDEIRA SEPÚLVEDA, pelo seu relevante desempenho, alicerçado num distinto conjunto de qualidades profissionais, militares e humanas, de que resultou manifesta eficácia no cumprimento da missão do NRP Auriga e consequentemente, da Marinha.

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 12 de março de 2017, foi considerado como dado por si próprio o louvor concedido, em 26 de junho de 2018, pelo 20979 Vice-almirante HENRIQUE EDUARDO PASSALÁQUA DE GOUVEIA E MELO, Comandante Naval, ao 8301592 Primeiro-sargento C GABRIEL FERNANDES VALOURA, o qual se publica:

(13)

Vai destacar do Comando Naval o 8301592 Primeiro-sargento GABRIEL FERNANDES VALOURA, onde desempenhou, durante cerca de três anos, as funções de Chefe da Subsecção de Publicações.

Ao longo da sua permanência nesta Unidade, o sargento Fernandes Valoura revelou uma elevada capacidade de trabalho, competência profissional e elevado sentido das responsabilidades, que se traduziram num excelente desempenho contribuindo de forma decisiva para a eficiência e o bom ambiente do serviço.

Estas qualidades ficaram bem espelhadas na atividade que desenvolveu no decorrer dos processos de transição do Comando Naval de Oeiras para a Base Naval de Lisboa, da extinção da Flotilha e da fusão das Esquadrilhas de Escoltas Oceânicos com a de Navios Patrulha, processos que envolveram a redução de recursos humanos afetos à área das comunicações daquelas unidades e onde foi notório o empenho e a capacidade de organização do sargento Fernandes Valoura, que abraçou com grande brio, entusiasmo e profissionalismo as tarefas adicionais que lhe foram atribuídas.

No âmbito da gestão, promulgação e atualização das publicações, soube o sargento Fernandes Valoura responder a todas as solicitações com empenho e dedicação, colaborando ativamente com os seus pares nos comandos subordinados, ação decisiva para a atualização e promulgação, em tempo, de doutrina nacional e das publicações do Comando Naval, designadamente, na área das comunicações, das quais se destaca o importante contributo que colocou na promulgação das Instruções para as Radiocomunicações Navais (ICNAV 2).

Para além da capacidade técnica e profissionalismo evidenciados, o sargento Fernandes Valoura relevou ainda um elevado sentido de disciplina e de lealdade para com os seus superiores, pares e subordinados que a par de um reconhecido espírito de cooperação e de camaradagem, contribuiu para a coesão do seu grupo.

Assim, é com o maior agrado e sentido de justiça que, fazendo uso da competência que me é conferida pelo n.º 2 do artigo 64.º do Regulamento de Disciplina Militar, louvo o 8301592 Primeiro-sargento GABRIEL FERNANDES VALOURA pelo seu meritório desempenho, alicerçado num notável conjunto de qualidades profissionais, militares e humanas, considerando que os serviços por si prestados contribuíram significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Comando Naval e, consequentemente, da Marinha.

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 12 de março de 2019, foi considerado como dado por si próprio o louvor concedido, em 25 de setembro de 2018, pelo 23787 Capitão-de-fragata ADELINO MANUEL COSTA CABRAL, Comandante do NRP Bérrio, ao 9344603 Primeiro-sargento CM BRUNO FILIPE CARVALHO DA COSTA, o qual se publica:

O 9344603 Primeiro-sargento CM BRUNO FILIPE CARVALHO DA COSTA, prestou serviço a bordo do NRP Bérrio, desde 9 de março de 2016, desempenhando as funções Chefe da Secção dos Sistemas de Apoio de forma exemplar e notória.

Ao longo da sua comissão de embarque, o sargento Costa demonstrou consistentemente ser possuidor de excelentes conhecimentos técnicos que, aliados à sua proatividade e vontade de bem-fazer decorreram num desempenho de relevo na manutenção e modernização dos sistemas de refrigeração, de produção de vapor e movimentação de cargas do NRP Bérrio.

Sendo um militar preocupado, leal e trabalhador, demonstrou de forma continuada e persistente uma vontade de melhorar e bem servir, nomeadamente nas tarefas de maior complexidade. A sua determinação, iniciativa e eficácia contribuíram para o debelar de avarias e execução de trabalhos que estariam ao nível do 2.º e 3.º escalão. De salientar o trabalho de restabelecimento da operacionalidade da caldeira de ré, modernização da instalação propulsora do crash-boat, substituição das camisas e tirantes do compressor do ar condicionado n.º 1, entre diversas manutenções e revisões às caldeiras, embarcações e guinchos das estações RAS.

Todas estas qualidades profissionais e pessoais contribuíram para o desempenho operacional do navio nas diferentes missões em que participou, nomeadamente: nos exercícios SWORDFISH 16 e 18, LUSITANO 16 e 17, INSTREX 16, REAL THAW 17, COASTEX 17, PRONTEX 17, CONTEX-PHIBEX 17 e OBANGAME EXPRESS 18, assim como no Dia da

(14)

Marinha 16, 17 e 18, nas comemorações dos 100 anos da Aviação Naval e dos 700 anos da Marinha e, com especial enlevo, na Missão de Apoio Logístico à Iniciativa MAR ABERTO 17 e na Missão de Apoio à Fiscalização dos Espaços Marítimos e de Capacitação da Guarda Costeira de São Tomé e Príncipe, com proeminência no acompanhamento do NRP Zaire da Base Naval de Lisboa para São Tomé e Príncipe e Iniciativa MAR ABERTO 18, missão de maior duração do NRP Bérrio, até ao presente, enquanto navio da Armada Portuguesa, bem como em diversas outras ações de treino e demonstrações navais com unidades nacionais e estrangeiras.

Assim, ao abrigo da competência que me é conferida pelo n.º 2 do artigo 64.º do Regulamento de Disciplina Militar, é com inteira justiça que louvo 9344603 Primeiro-sargento CM BRUNO FILIPE CARVALHO DA COSTA, pelo desempenho e elevado profissionalismo demonstrados como Chefe da Secção dos Sistemas de Apoio e pelas qualidades militares, humanas e de caráter evidenciadas no exercício das suas funções, que contribuíram, para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do NRP Bérrio e consequentemente da Marinha.

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 12 de março de 2019, foi considerado como dado por si próprio o louvor concedido, em 9 de novembro de 2018, pelo 22278 Vice-almirante JORGE MANUEL NOVO PALMA, Vice-Chefe do Estado-Maior da Armada, à 9338604 Segundo-sargento L MARIA DA SOLEDADE SILVA DE CARVALHO, o qual se publica:

Vai destacar do Estado-Maior da Armada a 9338604 2SAR L MARIA DA SOLEDADE SILVA DE CARVALHO, onde ao longo de cerca de dois anos desempenhou, com reconhecida eficácia e eficiência, as funções de Adjunta do Chefe na Área de Cooperação Técnico-Militar da Divisão de Relações Externas.

Militar muito aprumada, com elevado sentido de disciplina e responsabilidade, a sargento Soledade Carvalho evidenciou um sólido conjunto de qualidades e aptidões pessoais e profissionais. Releva-se o sentido de dever, capacidade de resolução de problemas, iniciativa e espírito de cooperação, com uma abordagem interessada, dinâmica e organizada das tarefas que lhe foram atribuídas, caracterizada por um acompanhamento próximo dos processos e pela rápida resposta na resolução dos desafios, que contribuíram para que apresentasse, de forma consistente, elevados níveis de desempenho e um completo domínio das matérias da sua competência.

A sua prestação contribuiu significativamente para a boa imagem da Marinha, nomeadamente através das interações com a Direção-Geral de Política de Defesa Nacional (DGPDN). Dentro da Marinha, é reconhecida a excecional colaboração intersectorial que diariamente desenvolveu com a Escola Naval, a Superintendência do Pessoal, o Comando Naval e a Superintendência das Finanças, entre outros. A qualidade do seu trabalho foi fundamental para os processos de projeção, rendição, aprontamento e retração de militares em missões de cooperação técnico-militar em Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, bem como para o apoio prestado pela Marinha Portuguesa aos alunos dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e Timor-Leste a estudar em Portugal ao abrigo do Programa de Ensino Militar (PEMPOR). A sargento Carvalho prestou, ainda, apoio pontual, mas eficaz, à Área de Representação, Diplomacia e Protocolo, participando na preparação das atividades e cerimónias do Dia da Marinha de 2017 e de 2018 e na cerimónia de celebração dos 700 Anos da Marinha.

As suas características pessoais e sociais contribuíram para o bom funcionamento da Divisão de Relações Externas, para um são espírito de relacionamento e camaradagem com todos os militares que com ela privaram, granjeando a admiração e respeito dos camaradas e dos superiores hierárquicos.

Assim, é com particular agrado que, ao abrigo da competência que me é conferida pelo n.º 2 do artigo 64.º do Regulamento de Disciplina Militar, louvo a 9338604 2SAR L MARIA DA SOLEDADE SILVA DE CARVALHO pelas qualidades pessoais, militares e profissionais evidenciadas no desempenho das suas funções na Divisão de Relações Externas, e que contribuíram de forma muito significativa para o cumprimento da missão do Estado-Maior da Armada e, consequentemente, da Marinha.

(15)

Condecorações:

Medalha Militar de Serviços Distintos - Cobre --- Despacho n.º 4357/2019: (Extrato)

O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, nos termos dos artigos 13.º, 17.º e 34.º do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 316/2002, de 27 de dezembro, condecora com a Medalha Militar de Serviços Distintos:

Grau Cobre:

Sargento-Mor Eletricista, 199178, António Manuel da Cruz Marques Godinho. Estado-Maior-General das Forças Armadas de 6 de junho de 2018.

9 de abril de 2019. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, António Silva Ribeiro, Almirante.

(Publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 82, de 29 de abril de 2019, pelo Ministério da Defesa Nacional - Estado-Maior-General das Forças Armadas).

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 12 de março de 2019:

O Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada faz saber que, nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 17.º e do n.º 1 do artigo 34.º, todos do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 316/2002, de 27 de dezembro, concede a Medalha Militar de Serviços Distintos, grau cobre, aos seguintes militares:

6305791 Sargento-ajudante A EUGÉNIO CARLOS DO COUTO MARREIROS 9317693 Primeiro-sargento L ÂNGELO ARCELINO BOTELHO CARDOSO

9349194 Primeiro-sargento TF ANA ISABEL MARTINS FERREIRA GARCIA PIMENTEL Medalha da Cruz de S. Jorge

--- Despacho n.º 4359/2019: (Extrato)

O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, nos termos dos artigos 25.º, 26.º, 27.º 34.º do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 316/2002, de 27 de dezembro, condecora com a Medalha Cruz de São Jorge:

Primeira Classe:

Capitão-de-mar-e-guerra da classe de Marinha, 32284, Manuel Amaral Mota. Estado-Maior-General das Forças Armadas de 29 de agosto de 2018.

Capitão-de-mar-e-guerra da classe de Marinha, 22582, Pedro Miguel de Sousa Costa. Estado-Maior-General das Forças Armadas de 30 de agosto de 2018.

Segunda Classe:

Capitão-de-fragata da classe de Marinha, 23485, Francisco José Aldeia Carapeto. Estado-Maior-General das Forças Armadas de 10 de janeiro de 2019.

Capitão-de-fragata de Serviço especial, 74684, Sérgio Miguel de Sousa Amorim Rocha Trindade. Estado-Maior-General das Forças Armadas de 27 de julho de 2018.

(16)

Capitão-de-fragata da classe de Marinha, 26387, Artur Manuel Simas Silva. Estado-Maior-General das Forças Armadas de 30 de agosto de 2018.

Capitão-de-fragata da classe de Marinha, 24890, João Carlos Lourenço da Piedade. Estado-Maior-General das Forças Armadas de 16 de outubro de 2018.

Terceira Classe:

Primeiro-tenente de Administração naval, 20905, Roberto Filipe Camacho Colaço. Estado-Maior-General das Forças Armadas de 21 de fevereiro de 2019.

Primeiro-tenente da classe de Marinha, 25101, Flávio André Pereira Eusébio. Estado-Maior-General das Forças Armadas de 10 de janeiro de 2019.

Sargento-mor Eletrotécnico - ramo armas submarinas, 409681, Manuel António Cunha Cruz. Estado-Maior-General das Forças Armadas de 20 de julho de 2018.

Primeiro-tenente da classe de Marinha, 24903, Vítor Manuel da Silva Cerejo Santos. Estado-Maior-General das Forças Armadas de 16 de outubro de 2018.

Quarta Classe:

Cabo de Taifa - subclasse cozinheiro, 262589, Carlos Alberto dos Santos Gomes. Estado-Maior-General das Forças Armadas de 11 de fevereiro de 2019.

Cabo de Abastecimento, 9310202, Neuza Amarelinho Ramos. Estado-Maior-General das Forças Armadas de 21 de maio de 2018.

Sargento-chefe de Comunicações, 426581, José Augusto Pereira Marques Mateus. Estado-Maior-General das Forças Armadas de 6 de junho de 2018.

Sargento-chefe Eletrotécnico, 416284, António João Peralta da Costa. Estado-Maior-General das Forças Armadas de 20 de julho de 2018.

Sargento-ajudante Eletrotécnico, 909489, Luís Manuel Fernandes Guerreiro. Estado-Maior-General das Forças Armadas de 20 de julho de 2018.

Sargento-chefe Eletrotécnico, 850588, Paulo Alexandre Pires Barra Riachos. Estado-Maior-General das Forças Armadas de 24 de julho de 2018.

Primeiro-marinheiro de Manobra e serviços, 9304906, Ricardo Filipe Lucas dos Santos. Estado-Maior-General das Forças Armadas de 27 de julho de 2018.

Sargento-ajudante Eletrotécnico, 109389, Pedro Manuel Janeiro Pratas. Estado-Maior-General das Forças Armadas de 17 de outubro de 2018.

Sargento-ajudante Eletrotécnico, 406486, Carlos Manuel de Jesus da Costa. Estado-Maior-General das Forças Armadas de 18 de dezembro de 2018.

9 de abril de 2019. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, António Silva Ribeiro, Almirante.

(Publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 82, de 29 de abril de 2019, pelo Ministério da Defesa Nacional - Estado-Maior-General das Forças Armadas).

Medalha Militar da Cruz Naval – 3.ª Classe

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 12 de março de 2019:

O Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada faz saber que, nos termos da alínea c) do n.º 1 do artigo 26.º, da alínea c) do n.º 1 do artigo 27.º e do n.º 3 do artigo 34.º, todos do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 316/2002, de 27 de dezembro, concede a Medalha Militar da Cruz Naval de 3.ª Classe, aos seguintes militares:

6201891 Primeiro-tenente STC PAULO ALEXANDRE DE SOUSA FALÉ 21604 Primeiro-tenente EN-AEL DAVID MIGUEL ALBINO PINA

917489 Primeiro-tenente STL NORBERTO JOSÉ VEIGA MENDES

(17)

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 12 de março de 2019:

O Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada faz saber que, nos termos da alínea c) do n.º 1 do artigo 26.º, da alínea c) do n.º 1 do artigo 27.º e do n.º 3 do artigo 34.º, todos do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 316/2002, de 27 de dezembro, concede a Medalha Militar da Cruz Naval de 3.ª Classe, aos seguintes militares:

22002 Primeiro-tenente DAVID MANUEL BUINHO MENÚRIAS 9101706 Primeiro-tenente ST-EGEO SÓNIA ALEXANDRA PEREIRA GODINHO 414500 Subtenente TS DÁRIO ANGELO DA SILVA FERREIRA

Medalha Militar da Cruz Naval – 4.ª Classe

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 12 de março de 2019:

O Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada faz saber que, nos termos da alínea c) do n.º 1 do artigo 26.º, da alínea d) do n.º 1 do artigo 27.º e do n.º 3 do artigo 34.º, todos do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 316/2002, de 27 de dezembro, concede a Medalha Militar da Cruz Naval de 4.ª Classe, aos seguintes militares:

916788 Primeiro-sargento L JOSÉ ALFREDO RIBEIRO GUIMARÃES 177486 Primeiro-sargento L MÁRIO FRANCISCO MALATO LOURENÇO 782189 Primeiro-sargento FZ DOMINGOS MANUEL SERRA FRADIQUE 9338604 Segundo-sargento L MARIA DA SOLEDADE SILVA DE CARVALHO

--- Por despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 12 de março de 2019:

O Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada faz saber que, nos termos da alínea c) do n.º 1 do artigo 26.º, da alínea d) do n.º 1 do artigo 27.º e do n.º 3 do artigo 34.º, todos do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 316/2002, de 27 de dezembro, concede a Medalha Militar da Cruz Naval de 4.ª Classe, aos seguintes militares:

9341602 Primeiro-sargento MQ TIAGO PESSOA DA COSTA

714495 Primeiro-sargento M PEDRO MIGUEL CARDEIRA SEPÚLVEDA 8301592 Primeiro-sargento C GABRIEL FERNANDES VALOURA

9344603 Primeiro-sargento CM BRUNO FILIPE CARVALHO DA COSTA

Estado-Maior da Armada, em 30 de abril de 2019 O SUBCHEFE DO ESTADO-MAIOR DA ARMADA

Aníbal Soares Ribeiro Contra-almirante

(18)

ÍNDICE DOS ANEXOS

ANEXO A - Legislação Diversa (Sumário)

Página

_

18

ANEXO B - Despacho n.º 4353/2019, de 29 de abril: Assinatura do Techical Arragement entre Portugal e a

República Federal da Alemanha - Acordo Técnico Relativo ao Treino no Domínio dos

(19)

Legislação

Legislação Diversa (Sumário)

--- Diário da República, 2.ª série, n.º 81, de 26 de abril de 2019: MINISTÉRIO DA DEFESA NACIONAL

Portaria n.º 257/2019:

Participação Nacional na United Nations Multidimensional Integrated Stabilization Mission in Mali (MINUSMA).

--- Diário da República, 2.ª série, n.º 82, de 29 de abril de 2019: MINISTÉRIO DA DEFESA NACIONAL

Portaria n.º 260/2019: Participação nacional na Kosovo Force (KFOR).

--- Diário da República, 2.ª série, n.º 82, de 29 de abril de 2019: MINISTÉRIO DA DEFESA NACIONAL

Portaria n.º 261/2019: Participação Nacional no Âmbito das Assurance Measures.

(20)

Atos de Hierarquia Superior ao Chefe do Estado-Maior da Armada

PAA 30 (A) - XIII

--- Despacho n.º 4353/2019:

ASSINATURA DO TECHICAL ARRAGEMENT ENTRE PORTUGAL E A REPÚBLICA FEDERAL DA ALEMANHA - ACORDO TÉCNICO RELATIVO AO TREINO NO DOMÍNIO DOS SUBMARINOS. Tendo presente o Acordo do Estatuto das Forças NATO, de 19 de junho de 1951, e considerando que o tratamento de informação classificada está enquadrado pelo Acordo entre a República Portuguesa e a República Federal da Alemanha sobre Proteção Mútua de Matérias Classificadas, assinado em 22 de dezembro de 2004, aprovado pelo decreto do MNE n.º 13/2005, de 20 de julho, publicado no Diário da República, 1.ª série-A, n.º 138, de 20 de julho de 2005.

Tendo em conta que Portugal aderiu ao Memorandum of Understanding (MoU) para a sustentação logística dos submarinos das Marinhas Alemã, Italiana e Portuguesa - Common In-Service Suport (CISS) e que entre os Estados-Maiores da Marinha Portuguesa e da Marinha Alemã se realizam, há cerca de vinte anos, reuniões bilaterais (Naval Staff Talks), com periodicidade bienal, onde são estabelecidos planos de cooperação bilateral, com particular enfoque nas atividades respeitantes aos submarinos;

Com este protocolo de cooperação estabelecem-se os termos e as condições dos serviços de treino, formação e o apoio logístico na utilização do centro de simuladores da Marinha Alemã, sendo que as despesas a serem asseguradas pelas partes preveem o princípio da reciprocidade.

Assim,

1 - Autorizo, nos termos do disposto na alínea g) do n.º 3 do artigo 14.º da Lei de Defesa Nacional, aprovada pela Lei Orgânica n.º 1-B/2009, de 7 de julho, na sua redação atual, a assinatura do «Technical Arrangement between the Federal Ministry of Defence of the Federal Republic of Germany and the Ministry of National Defence of the Portuguese Republic concerning the Provision of Submarine Training by the German Navy in return for support by units and personnel of the Portuguese Navy to extend the cooperation between the Submarine Squadrons of the two Navies», que foi submetido através do ofício do Gabinete do CEMA n.º 0606, de 1 de março de 2018.

2 - Delego no Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante António Maria Mendes Calado, com faculdade de subdelegação, a assinatura do referido Acordo Técnico, nos termos do disposto nos artigos 44.º a 50.º do Código do Procedimento Administrativo, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 4/2015, de 7 de janeiro.

5 de abril de 2019. - O Ministro da Defesa Nacional, João Titterington Gomes Cravinho. (Publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 82, de 29 de abril de 2019, pelo Ministério da Defesa Nacional - Gabinete do Ministro).

Referências

Documentos relacionados

As concentrações dos analitos presentes no calibrador BIOCAL são rastreáveis ao material padrão de referência do NIST (National Institute of Standards and Technology), do IFCC

30 testes / 100µL de controle patológico 60 testes / 50µL de controle patológico 120 testes / 25µL de controle patológico 150 testes / 20µL de controle patológico 300 testes /

As dosagens dos níveis de transferrina no plasma são úteis para o diagnóstico diferencial das anemias e para monitorar o seu tratamento.. Os níveis aumentados são encontrados

NH 4 Cl 1,5 mmol/L KPi 2,0 mmol/L CaCl 2 7,5 mmol/L KCl 10 mmol/L CuCl 2 0,5 mmol/L ZnCl 2 0,5 mmol/L FeCl 3 0,5 mmol/L Glicose 5 mmol/L Ascorbato 10 mmol/L Bilirubina

NH 4 Cl 1,5 mmol/L KPi 2,0 mmol/L CaCl 2 7,5 mmol/L KCl 10 mmol/L CuCl 2 0,5 mmol/L ZnCl 2 0,5 mmol/L FeCl 3 0,5 mmol/L Glicose 5 mmol/L Ascorbato 10 mmol/L Bilirubina

Los valores de referencia, en mmol/L, para el presente método fueron obtenidos a través de la determinación de potasio en poblaciones sanas del sexo masculino y

Ácido ascórbico 10,0 mmol/L Zn 2+ 0,5 mmol/L Fe 3+ 0,5mmol/L Cu 2+ 0,5 mmol/L Triglicérides 1000 mg /dL Hemoglobina 500 mg/dL Bilirrubina conjugada 20 mg/dL Bilirrubina

Os valores de referência em mg/dL, para o presente método, foram obtidos através da determinação do Ferro em populações sadias do sexo masculino e feminino.. Ferro Sérico