• Nenhum resultado encontrado

Índice ESTAS INSTRUÇÕES SÃO APENAS VÁLIDAS PARA OS PAÍSES DE DESTINO CUJOS SÍMBOLOS DE IDENTIFICAÇÃO ESTÃO DESCRITOS NA CAPA DO PRESENTE MANUAL.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Índice ESTAS INSTRUÇÕES SÃO APENAS VÁLIDAS PARA OS PAÍSES DE DESTINO CUJOS SÍMBOLOS DE IDENTIFICAÇÃO ESTÃO DESCRITOS NA CAPA DO PRESENTE MANUAL."

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

Índice

ESTAS INSTRUÇÕES SÃO APENAS VÁLIDAS PARA OS PAÍSES DE DESTINO CUJOS SÍMBOLOS DE IDENTIFICAÇÃO ESTÃO DESCRITOS NA CAPA DO PRESENTE MANUAL.

IINSTRUÇÕES PARA O UTILIZADOR: fornecem conselhos necessários para utilizar o aparelho, descrevem os comandos e as operações correctas para limpeza e manutenção do aparelho .

INSTRUÇÕES PARA O TÉCNICO DE INSTALAÇÃO: são instruções destinadas ao técnico qualificado que tem de realizar a instalação, a activação e os testes funcionais do aparelho.

1.

ADVERTÊNCIAS PARA O USO... 58

2.

ADVERTÊNCIAS PARA A SEGURANÇA ... 60

3.

PRECAUÇÕES COM O AMBIENTE ... 62

4.

UTILIZAÇÃO DA PLACA DE FOGÃO ... 63

5.

LIMPEZA E MANUTENÇÃO... 65

6.

POSICIONAMENTO SOBRE O TAMPO ... 66

7.

ADAPTAÇÃO AOS DIVERSOS TIPOS DE GÁS ... 72

(2)

Advertências gerais

1. ADVERTÊNCIAS PARA O USO

ESTE MANUAL CONSTITUI PARTE INTEGRANTE DO APARELHO. CONSERVE-O AO SEU ALCANCE DURANTE O CICLO DE VIDA DO APARELHO.

ANTES DE UTILIZAR O APARELHO, LEIA ATENTAMENTE O MANUAL, ASSIM COMO DE TODAS AS INDICAÇÕES NELE CONTIDAS. A SUA INSTALAÇÃO DEVERÁ SER EFECTUADA POR PESSOAL QUALIFICADO EM CONFORMIDADE COM AS NORMAS EM VIGOR. ESTE APARELHO DESTINA-SE A USO DOMÉSTICO E ESTÁ EM CONFORMIDADE COM AS DIRECTIVAS CEE ACTUALMENTE EM VIGOR. O APARELHO FOI CONCEBIDO PARA EXECUTAR AS SEGUINTES FUNÇÕES: COZER ALIMENTOS; QUAISQUER OUTRAS UTILIZAÇÕES SÃO CONSIDERADAS INADEQUADAS.

O FABRICANTE RECUSA QUAISQUER RESPONSABILIDADES POR UTILIZAÇÕES DIFERENTES DAS INDICADAS.

SEMPRE QUE O APARELHO FOR INSTALADO EM EMBARCAÇÕES OU CARAVANAS, NÃO O UTILIZAR COMO AQUECEDOR DE AMBIENTES.

NUNCA UTILIZE ESTE APARELHO PARA AQUECER AMBIENTES.

ESTE APARELHO POSSUI A MARCA DE CONFORMIDADE NOS TERMOS DA DIRECTIVA EUROPEIA 2002/96/CE EM MATÉRIA DE APARELHOS ELÉCTRICOS E ELECTRÓNICOS (WASTE ELECTRICAL AND ELECTRONIC EQUIPMENT - WEEE). ESTA DIRECTIVA DEFINE AS NORMAS PARA A RECOLHA E RECICLAGEM DOS RESÍDUOS DE EQUIPAMENTOS ELÉCTRICOS E ELECTRÓNICOS VÁLIDAS EM TODO O TERRITÓRIO DA UNIÃO EUROPEIA.

ANTES DE UTILIZAR O APARELHO, É OBRIGATÓRIO REMOVER TODAS AS PELÍCULAS PROTECTORAS.

PARA QUALQUER OPERAÇÃO, ACONSELHA-SE VIVAMENTE A UTILIZAÇÃO DE LUVAS TÉRMICAS APROPRIADAS.

EVITE EM ABSOLUTO A UTILIZAÇÃO DE ESFREGÕES DE AÇO E RASPADORES CORTANTES PARA NÃO DANIFICAR AS SUPERFÍCIES. UTILIZE OS PRODUTOS NORMAIS, NÃO ABRASIVOS, SERVINDO-SE EVENTUALMENTE DE UTENSÍLIOS DE MADEIRA OU DE PLÁSTICO. ENXAGÚE CUIDADOSAMENTE E SEQUE COM UM PANO MACIO OU UM PANO DE MICROFIBRA.

NÃO DEIXE O APARELHO ABANDONADO DURANTE AS COZEDURAS QUE POSSAM LIBERTAR GORDURAS OU ÓLEOS.

(3)

Advertências gerais

NO FINAL DE CADA UTILIZAÇÃO DA PLACA, CERTIFIQUE-SE SEMPRE DE QUE OS BOTÕES DE COMANDO ESTEJAM NA POSIÇÃO

O

(DESLIGADO).

NÃO COLOQUE PANELAS COM O FUNDO NÃO PERFEITAMENTE PLANO E REGULAR SOBRE AS GRELHAS DA PLACA DE FOGÃO.

NÃO UTILIZE RECIPIENTES QUE ULTRAPASSEM O PERÍMETRO EXTERIOR DA PLACA.

(4)

Advertências gerais

2. ADVERTÊNCIAS PARA A SEGURANÇA

CONSULTE AS INSTRUÇÕES PARA INSTALAÇÃO PARA CONHECER AS NORMAS DE SEGURANÇA RELATIVAS AOS APARELHOS ELÉCTRICOS OU A GÁS E AS FUNÇÕES DE VENTILAÇÃO.

NO SEU INTERESSE E PARA A SUA SEGURANÇA, A LEI ESTABELECE QUE A INSTALAÇÃO E A ASSISTÊNCIA DE TODOS OS APARELHOS ELÉCTRICOS DEVEM SER EXECUTADAS POR PESSOAL QUALIFICADO E EM CONFORMIDADE COM AS NORMAS EM VIGOR.

OS NOSSOS TÉCNICOS DE INSTALAÇÃO RECONHECIDOS GARANTEM UM TRABALHO SATISFATÓRIO.

OS EQUIPAMENTOS A GÁS OU ELÉCTRICOS DEVEM SER SEMPRE REMOVIDOS POR PESSOAS COMPETENTES.

ANTES DE LIGAR O APARELHO À CORRENTE ELÉCTRICA, COMPARE OS DADOS INDICADOS NA CHAPA COM OS DA CORRENTE ELÉCTRICA.

A CHAPA DE IDENTIFICAÇÃO COM OS DADOS TÉCNICOS, O NÚMERO DE SÉRIE E A MARCA ESTÁ COLOCADA DE FORMA VISÍVEL SOB O CÁRTER.

ESTA CHAPA NUNCA DEVERÁ SER REMOVIDA.

ANTES DE LIGAR O APARELHO, ASSEGURAR-SE QUE ESTEJA REGULADO PARA O TIPO DE GÁS COM QUE SERÁ ALIMENTADO, VERIFICANDO A ETIQUETA APLICADA POR BAIXO DA TAMPA.

ANTES DE EXECUTAR AS OPERAÇÕES DE INSTALAÇÃO/MANUTENÇÃO, CERTIFIQUE-SE DE QUE O APARELHO NÃO ESTEJA LIGADO À CORRENTE ELÉCTRICA.

A FICHA QUE LIGA AO CABO DE ALIMENTAÇÃO À RESPECTIVA TOMADA DEVEM SER DO MESMO TIPO E EM CONFORMIDADE COM AS NORMAS EM VIGOR. EM APARELHOS EMBUTIDOS, A TOMADA DEVE ESTAR ACESSÍVEL. NUNCA REMOVA A FICHA PUXANDO-A PELO CABO.

QUANDO O CABO DE ALIMENTAÇÃO APRESENTAR DANOS, CONTACTE IMEDIATAMENTE O SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA QUE PROCEDERÁ À SUA SUBSTITUIÇÃO.

É OBRIGATÓRIO QUE O APARELHO SEJA EQUIPADO COM LIGAÇÃO A TERRA SEGUNDO AS NORMAS DE SEGURANÇA SOBRE INSTALAÇÕES ELÉCTRICAS.

IMEDIATAMENTE APÓS A INSTALAÇÃO, TESTE O APARELHO DE MODO BREVE SEGUINDO AS INSTRUÇÕES FORNECIDAS MAIS ADIANTE. NO CASO DE NÃO FUNCIONAR, REMOVA A FICHA DO APARELHO DA TOMADA DE CORRENTE ELÉCTRICA E CONTACTE O CENTRO DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA MAIS PRÓXIMO. NUNCA TENTE REPARAR O APARELHO.

O APARELHO AQUECE MUITO DURANTE A SUA UTILIZAÇÃO. PRESTE ATENÇÃO PARA NÃO TOCAR NOS ELEMENTOS DE AQUECIMENTO.

(5)

Advertências gerais

A UTILIZAÇÃO DESTE APARELHO NÃO É PERMITIDA A PESSOAS (INCLUINDO AS CRIANÇAS) COM CAPACIDADES FÍSICAS E MENTAIS REDUZIDAS, OU QUE NÃO POSSUAM EXPERIÊNCIA NA UTILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS ELÉCTRICOS, A NÃO SER QUE SEJAM SUPERVISIONADOS OU INSTRUÍDOS POR PESSOAS ADULTAS E RESPONSÁVEIS PELA SUA SEGURANÇA.

NÃO PERMITA QUE AS CRIANÇAS SE APROXIMEM DO APARELHO DURANTE O FUNCIONAMENTO OU QUE ESTE SIRVA DE BRINQUEDO.

NÃO INTRODUZA OBJECTOS METÁLICOS AFIADOS (TALHERS OU UTENSÍLIOS) NAS FENDAS DO APARELHO.

NÃO UTILIZE JACTOS DE VAPOR PARA LIMPAR O APARELHO.

O VAPOR PODERÁ ATINGIR AS PARTES ELÉCTRICAS E, POR CONSEGUINTE, DANIFICÁ-LAS E CAUSAR CURTO-CIRCUITOS.

NÃO INTRODUZA MODIFICAÇÕES NO APARELHO.

NÃO UTILIZE PRODUTOS PULVERIZADORES NAS PROXIMIDADES DO ELECTRODOMÉSTICO DURANTE O SEU FUNCIONAMENTO.

NÃO UTILIZE PRODUTOS DE SPRAY ENQUANTO O PRODUTO AINDA ESTIVER QUENTE.

O fabricante recusa qualquer responsabilidade por danos causados a pessoas ou objectos, resultantes da inobservância das supramencionadas prescrições, ou da alteração de qualquer parte do aparelho, e da utilização de peças sobresselentes não originais.

(6)

Advertências para a eliminação

3. PRECAUÇÕES COM O AMBIENTE

3.1 A nossa preocupação com o ambiente

De acordo com as Directivas 2002/95/CE, 2002/96/CE, 2003/108/CE, respeitantes à redução do uso de substâncias perigosas nos aparelhos eléctricos e electrónicos, bem como à eliminação dos resíduos, o símbolo do caixote com uma cruz colocado no aparelho indica que o produto, no fim da sua vida útil, deve ser recolhido em separado dos outros resíduos. O utilizador deverá, portanto, destinar o aparelho em fim de vida aos centros adequados de recolha selectiva dos resíduos eléctricos e electrónicos, ou entregá-lo ao revendedor no momento da compra de um aparelho equivalente, na razão de um para um. A recolha selectiva apropriada para o encaminhamento do aparelho destinado à reciclagem, ao tratamento e à eliminação ecologicamente compatível contribuem para evitar possíveis efeitos negativos no ambiente e na saúde e favorecer a reciclagem dos materiais de que é composto o aparelho. A eliminação abusiva do produto por parte do utilizador acarreta a aplicação de sanções administrativas.

O produto não contém substâncias em quantidades tais que possam ser consideradas perigosas para a saúde e para o ambiente, em conformidade com as directivas europeias em vigor.

3.2 Precauções para com o ambiente

Para embalagem dos nossos produtos, utilizamos materiais não poluentes, por conseguinte, compatíveis com o ambiente e recicláveis. Pedimos a sua colaboração para uma correcta eliminação da embalagem. Informe-se junto do seu revendedor, ou das organizações competentes da sua área de residência sobre os endereços dos centros de recolha, reciclagem e eliminação.

Não abandone, ou deixe sem vigilância, a embalagem ou partes da mesma. Estas podem constituir um perigo de asfixia para as crianças, especialmente os sacos de plástico.

É ainda necessário escoaar correctamente o seu aparelho velho.

Importante: entregue o aparelho à empresa da área, autorizada para recolha dos electrodomésticos inutilizados. Uma eliminação correcta permite uma recuperação inteligente de materiais valiosos.

Antes de escoar o seu aparelho, é importante remover as portas e deixar as prateleiras de acordo com a posição de utilização, de modo a evitar que, durante as brincadeiras, as crianças possam ficar presas no seu interior. É ainda necessário remover o cabo de ligação à rede eléctrica e removê-lo junto com a ficha.

(7)

Instruções para o utilizador

4. UTILIZAÇÃO DA PLACA DE FOGÃO

4.1 Ligar os queimadores da placa

Antes de ligar os queimadores da placa, certifique-se de que as coroas dos distribuidores de chamas estejam colocadas nas próprias sedes com as respectivas tampas, prestando atenção para que os orifícios A dos distribuidores de chamas tenham correspondência com as velas e os termopares.

Para evitar danos na banca de trabalho, equipámos a placa com uma grelha sobrelevada H: será colocada sob as panelas que ultrapassam o diâmetro indicado na tabela no parágrafo "4.3 Diâmetro dos recipientes". De qualquer modo, as panelas de diâmetro superior a 28 cm devem ser utilizadas exclusivamente sobre o queimador central. A grelha H pode também ser utilizada para recipientes “wok” (caçarola chinesa).

Junto de cada botão está indicado o queimador correspondente. O aparelho está equipado com um dispositivo de acendimento eléctrico. Basta premir e rodar o botão no sentido anti-horário para o símbolo de chama máxima , até a chama acender.

Nos modelos equipados com válvulas, quando a chama acender, mantenha premido o botão durante alguns segundos para permitir o aquecimento do termopar. O queimador pode apagar-se no acto de soltar o botão: tal significa que o termopar não aqueceu o suficiente.

Espere um momento e repita a operação mantendo o botão premido durante mais tempo. Tal operação não é necessária para os queimadores não equipados com termopar.

Quando o queimador acender, a chama pode ser regulada de acordo com as necessidades.

No final de cada utilização, controle sempre que os botões de comando estejam na posição O (apagado).

Se os queimadores apagarem acidentalmente, após um intervalo de cerca 20 segundos, é accionado um dispositivo de segurança para bloquear a saída do gás, ainda que a torneira esteja aberta. Desligue o botão de comando e tente outra vez acendê-la depois de ter aguardado, pelo menos, 1 minuto.

A

H

(8)

Instruções para o utilizador

4.2 Conselhos práticos para utilizar os queimadores

Para obter o melhor rendimento dos queimadores e um consumo de gás mínimo, é necessário usar recipientes com fundo plano e regular com tampa e diâmetro proporcional ao queimador para evitar que a chama incida sobre os lados do recipiente (ver o parágrafo “4.3 Diâmetro dos recipientes). No momento de ebulição, reduza a chama o suficiente para impedir que o líquido derrame.

Durante a cozedura, para evitar queimaduras ou danos na placa, todos os recipientes ou os grelhadores devem estar colocados no perímetro da placa de fogão.

Quando usar gorduras ou óleos, preste a máxima atenção na medida em que estes produtos, aquecidos excessivamente, podem incendiar-se.

4.3 Diâmetro dos recipientes

QUEIMADORES DA PLACA 1 Auxiliar 2 Rápido 3 Ultra-rápido Ø min. e Máx (em cm) 12-16 18-24 22-26

4.3.1 Diâmetro dos recipientes com grelha sobrelevada de panelas QUEIMADORES DA PLACA 1 Auxiliar 2 Rápido 3 Ultra-rápido Ø min. e Máx (em cm) 16-26 24-28 26-34

(9)

Instruções para o utilizador

5. LIMPEZA E MANUTENÇÃO

Antes de cada operação, é necessário remover a ficha do aparelho da corrente eléctrica.

NÃO UTILIZE UM JACTO DE VAPOR PARA LIMPAR O APARELHO.

5.1 Limpeza do aço inoxidável

Para uma boa conservação do aço inoxidável, é necessário limpar regularmente no final de cada utilização, após o seu arrefecimento.

5.1.1 Limpeza ordinária diária

Para limpar e conservar as superfícies de aço inoxidável, utilize exclusivamente produtos específicos que não contenham abrasivos ou substâncias ácidas à base de cloro.

Modo de utilização: deite o produto num pano húmido e passe sobre a superfície, enxagúe cuidadosamente e seque com um pano macio ou com uma pele de camurça.

5.1.2 Manchas de alimentos ou resíduos

Evite absolutamente a utilização de esfregões metálicos e raspadores cortantes para não danificar as superfícies.

Utilize os produtos normais para aço, não abrasivos, servindo-se eventualmente de utensílios de madeira ou de plástico.

Enxagúe muito bem e seque com um pano macio ou pele de camurça.

5.2 Limpeza dos componentes da placa de fogão As grelhas, as tampas, as coroas dos distribuidores de chamas e os queimadores são extraíveis para facilitar a limpeza; lave-os com água quente e detergente não abrasivo prestando atenção para remover todas as incrustações e aguarde que sequem perfeitamente. Volte a montar as tampas sobre as respectivas coroas, certificando-se de que os orifícios A sejam centrados com os eixos B dos queimadores. Para um bom funcionamento, as velas de activação e os termopares devem estar sempre bem limpos. Controle-os com frequência e, se necessário, limpe-os com um pano húmido. Com um palito de madeira ou uma agulha, remova os eventuais resíduos secos.

(10)

Instruções para o técnico de instalação

6. POSICIONAMENTO SOBRE O TAMPO

A seguinte operação requer trabalho de construção e/ou de carpintaria e deve ser, portanto, realizado por um técnico competente.

A instalação é realizável em diversos materiais, como alvenaria, metal, madeira maciça e madeira revestida por laminados plásticos, desde que resistentes ao calor (T 90°C).

6.1 Fixação à estrutura de suporte, modelo embutido tradicional (fig. 1)

Realize uma abertura na banca de trabalho do móvel com as dimensões indicadas.

1)

A (mm) B (mm) C (mm) D (mm) E (mm) L (mm) X (mm) Y (mm) min 150 min 460 min 750 20÷50 min 50 620 592 488

Coloque de forma exacta a junta vedante fornecida no perímetro externo do orifício aberto no tampo, conforme indicado na figura 2, fazendo-o aderir em toda a sua superfície com uma ligeira pressão das mãos. Os lados anterior e posterior do vedante devem estar encostados ao

oríficio. 2)

Executadas estas operações, apoie a placa sobre a junta vedante e, com os parafusos e grampos de fixação (fig. 3), fixe a placa à estrutura de suporte até obter uma perfeita planicidade.

Corte com cuidado a extremidade A (fig. 4) que excede a junta. As cotas da figura 2 referem-se ao orifício do lado interno da junta. Os grampos da figura 3 só são colocados com a placa embutida.

(11)

Instruções para o técnico de instalação

6.2 Fixação à estrutura de suporte, modelo a fio Realize uma abertura na banca de

trabalho do móvel com as dimensões indicadas.

Com o aparelho instalado, a parte inferior do cárter do aparelho deve ser totalmente.

1)

A (mm) B (mm) C (mm) D (mm) E (mm) L (mm) X (mm) Y (mm) min 150 min 460 min 750 20÷40 min 50 620 592 488

Certifique-se de que mantém uma distância mínima de 750 mm (fig. 1) entre os queimadores do fogão e uma eventual prateleira colocada ao alto na vertical. Este tipo de aparelho precisa ainda de uma fresagem no tampo com 3 mm de profundidade, cujas medidas estão indicadas na figura 4 (particular A da figura 2).

Antes de colocar a placa, é necessário distribuir a solução adesiva “E” fornecida (fig. 2) sobre toda a superfície de fresagem. Executadas estas operações, apoie a placa sobre a fresagem e, com os parafusos e grampos de fixação (sequência da fig. 3), fixe a placa à estrutura de suporte até obter uma perfeita planicidade. Os grampos da fig. 3 só são colocados com a placa embutida.

2)

3)

4)

Em caso de utilização de placas laminadas, é aconselhável estender uma camada de "primer" anti-infiltração sobre toda a superfície fresada.

Importante: Outros tipos de instalação serão possíveis sob a supervisão do fabricante.

(12)

Instruções para o técnico de instalação

Dimensões: posição da ligação do gás e eléctrica (medidas em mm).

IMPORTANTE: se o aparelho for montado sobre um móvel, providencie a instalação de uma prateleira divisória, conforme mostrado na figura.

Se, pelo contrário, o aparelho for colocado sobre um forno instalado por baixo, não é necessário colocar uma prateleira divisória.

Se instalado sobre um forno, este deve estar munido de ventilador de arrefecimento.

(13)

Instruções para o técnico de instalação

6.3 Ligação eléctrica

Certifique-se de que a voltagem e a dimensão do cabo de alimentação correspondem às características indicadas na chapa colocada por baixo do cárter do aparelho. Nunca remova a chapa.

A ficha na extremidade do cabo de alimentação e a tomada de parede devem ser do mesmo tipo e conforme as normativas sobre instalações eléctricas em vigor. Controle se a linha de alimentação tem uma ligação a terra adequada. Providenciar o cabo de alimentação do aparelho com um dispositivo de interrupção omnipolar com distância mínima de abertura entre os contactos de 3 mm, situado numa posição facilmente acessível e próxima do aparelho. Evite a utilização de redutores, adaptadores ou derivadores.

Em caso de substituição do cabo de alimentação, a secção dos fios do novo cabo não deve ser inferior a 0,75 mm2 (cabo de 3 x 0,75), tendo presente que a extremidade a ligar ao aparelho deve ter o fio de terra (amarelo-verde) mais

comprido 20 mm, no mínimo. Utilize apenas um cabo do tipo H05V2V2-F ou semelhante, resistente à temperatura máxima de 90°C. A substituição deve ser efectuada por um técnico especializado que deverá efectuar a ligação à corrente de acordo com esquema abaixo.

L = castanho N = azul

= amarelo-verde

O fabricante recusa qualquer responsabilidade por danos causados a pessoas ou coisas, resultantes da inobservância das supramencionadas prescrições ou da alteração de qualquer parte individual do aparelho.

(14)

Instruções para o técnico de instalação

6.4 Ventilação nos compartimentos

O aparelho só pode ser instalado em compartimentos permanentemente ventilados, conforme previsto pelas normas em vigor. É necessário que as características do local de instalação do aparelho permitam a afluência de ar necessária para a combustão normal de gás e para a renovação de ar do próprio local. As tomadas de admissão de ar, protegidas por grelhas, devem ser dimensionadas convenientemente segundo as normas vigentes e colocadas de modo a não sofrerem obstrução, nem mesmo parcialmente.

O compartimento deve ser mantido adequadamente ventilado para eliminar o calor e a humidade produzidas pela cozedura: em particular, após um uso prolongado, é aconselhável abrir uma janela ou aumentar a velocidade de eventuais ventiladores.

6.5 Descarga dos produtos de combustão

A descarga dos produtos de combustão pode ser executada mediante exaustores ligados a uma chaminé com tiragem natural e de eficácia segura, ou, aspiração forçada. Qualquer sistema de aspiração eficiente requer uma projecção cuidadosa por parte de um especialista habilitado à sua realização, respeitando as posições e as distâncias indicadas pelas normas. No fim da operação, o técnico de instalação deve emitir um certificado de conformidade.

(15)

Instruções para o técnico de instalação

6.6 Ligação do gás

A ligação à rede do gás pode ser efectuada com um tubo rígido de cobre ou com um tubo flexível em aço em parede contínua e em conformidade com as prescrições estabelecidas pela norma em vigor.

Concluída a operação, controle a perfeição da estanquicidade com uma solução de sabão e nunca com uma chama.

A placa de fogão foi testada com gás metano G20 (2H) à pressão de 20 mbar. Para a alimentação com outros tipos de gás, ver o capítulo “3. ADAPTAÇÃO AOS DIVERSOS TIPOS DE GÁS”. A ligação de entrada do gás é roscada ½ gás externo (ISO 228-1).

Ligação com tubo rígido de cobre:A ligação à rede do gás deve ser efectuada de modo a não provocar pressões de qualquer género sobre o aparelho. A ligação pode ser realizada utilizando o grupo adaptador D com bobina bicónica interpondo sempre a junta vedante C fornecida.

Ligação com tubo flexível em aço:Utilize apenas tubos em aço inoxidável com parede contínua em conformidade com a norma em vigor, interpondo sempre a junta vedante C fornecida, entre a conexão A e o tubo flexível B.

A instalação com tubo flexível dever ser efectuada de modo que o comprimento da tubagem não exceda os 2 metros de extensão máxima; certifique-se de que os tubos não estejam em contacto com partes móveis ou sejam esmagados.

6.7 Ligação ao gás líquido

Utilize um regulador de pressão e efectue e ligação na botija respeitando os requisitos estabelecidos pelas normas em vigor.

Certifique-se de que a pressão de alimentação respeite os valores indicados na tabela apresentado no parágrafo “7.2 Quadro de características dos queimadores e dos injectores”.

(16)

Instruções para o técnico de instalação

7. ADAPTAÇÃO AOS DIVERSOS TIPOS DE GÁS

Antes de executar as seguintes operações, remova a ficha do aparelho da corrente eléctrica.

O aparelho está ligado a gás metano G20 (2H) à pressão de 20 mbar. Em caso de funcionamento com outros tipos de gás, é necessário substituir os injectores dos queimadores e regular a chama mínima nas torneiras de gás. Para a substituição dos injectores, é necessário proceder conforme descrito nos parágrafos seguintes.

7.1 Substituição dos injectores da placa de fogão

1 Extraía as grelhas, remova todas as tampas e as coroas dos distribuidores de chamas;

2 Com uma chave de caixa de 7 mm desaperte os injectores dos queimadores;

3 Substitua os injectores dos queimadores de acordo com o gás a utilizar (ver parágrafo “7.2 Quadro de características dos queimadores e dos injectores”).

4 Volte a colocar correctamente os queimadores nos respectivos encaixes. Os injectores para a utilização de gás de cidade (G110 – 8 mbar) encontram-se disponíveis nos centros de assistência autorizados.

(17)

Instruções para o técnico de instalação

7.2 Quadro de características dos queimadores e dos injectores

Queimador Capacidade térmica nominal (kW) Gás líquido - G30/G31 30/37 mbar Diâmetro do injector 1/100 mm By-pass mm 1/100 Capacidade reduzida (W) Capacidade g/h G30 Capacidade g/h G31 Auxiliar (1) 1.05 50 28 400 76 75 Rápido (2) 2.50 79 42 800 182 179 Ultra-rápido (3) 3.90 100 63 1600 284 279 Queimador Capacidade térmica nominal (kW) Gás metano - G20 20 mbar Diâmetro do injector 1/100 mm Capacidade reduzida (W) Auxiliar (1) 1.05 72 400 Rápido (2) 2.50 108 800 Ultra-rápido (3) 3.90 135 1600

7.3 Disposição dos queimadores na placa de fogão QUEIMADORES

1 Auxiliar 2 Rápido 3 Ultra-rápido

(18)

Instruções para o técnico de instalação

8. OPERAÇÕES FINAIS

Concluídas as supramencionadas regulações, reajuste o aparelho procedendo em sentido inverso em relação às instruções fornecidas no parágrafo “7.1 Substituição dos injectores da placa de fogão”.

Após a regulação com um gás diferente do usado nos ensaios, substitua a etiqueta colocada no cárter do aparelho pela correspondente ao novo tipo de gás. A etiqueta está disponível junto do Centro de Assistência Autorizado mais próximo da sua área de residência.

8.1 Regulação do mínimo para gás de cidade e metano Acenda o queimador e coloque-o na

posição mínimo. Extraía o botão da torneira de gás e rode o parafuso de regulação que se encontra no interior ou ao lado da haste da torneira (de acordo com os modelos), até obter uma chama mínima regular.

Volte a montar o botão e controle a estabilidade da chama do queimador (rodando rapidamente o botão da posição de máximo para a de mínimo, a chama não se deve apagar). Repita a operação em todas as torneiras de gás.

8.2 Regulação do mínimo para gás líquido

Para a regulação do mínimo com gás líquido, é necessário apertar o parafuso situado ao lado da haste da torneira de gás (de acordo com os modelos), rodando-o totalmente em sentido horário.

Os diâmetros dos by-pass para cada queimador individual são apresentados no parágrafo “7.2 Quadro de características dos queimadores e dos injectores".

8.3 Lubrificação das torneiras de gás

Com o decorrer do tempo, a rotação das torneiras de gás pode bloquear. Proceda à sua limpeza interna e substitua a massa lubrificante. Esta operação deve ser efectuada por um técnico especializado.

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho tem por objetivo compreender as percepções dos alunos frequentes sobre a licenciatura de Matemática do IFSULDEMINAS campus Pouso Alegre, e sobre a

A presente pesquisa apresenta como tema a evasão no curso de licenciatura em Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus Marechal Cândido Rondon entre

Se você é associado da LABRE-RJ e em seu Município não tem uma representação da LABRE-RJ, faça contato conosco para nomearmos um Agente Municipal em seu município.. Faça

Este trabalho propõe uma metodologia de ensino de alguns conteúdos de Química do Ensino Médio utilizando a contextualização para motivar os alunos e tornar

porto/ post/ doc 2017 29 nov a 3 dez Teatro Rivoli FBAUP Porto programação no Avó (Muidumbe) Raquel Scheffer 2009 11’ Um exercício de desconstrução fílmico sobre

Em busca destas referências, buscamos analisar a publicação de artigos sobre a gestão democrática em duas revistas com enfoque diferentes, mas ambas voltadas para a educação:

Além disso, as forças de cálculo no parafuso, produzidos pelas combinações de aços de cálculo não podem ultrapassar as resistências de cálculo à tração, força cortante e

Realiza-se uma revisão da literatura presente nos três primeiros capítulos: no capítulo 1 é salientada a importância da imagem do destino e dos seus componentes,