• Nenhum resultado encontrado

TEACHING THE PROPERTIES OF FUNCTIONS INVERSE TRIGONOMETRIC SINE AND CO - SINE FOR YOUR GRAPHIC REPRESENTATION IN PERSPECTIVE DEVELOPER

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TEACHING THE PROPERTIES OF FUNCTIONS INVERSE TRIGONOMETRIC SINE AND CO - SINE FOR YOUR GRAPHIC REPRESENTATION IN PERSPECTIVE DEVELOPER"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Revista Órbita Pedagógica ISSN 2409-0131 ENSINO DAS PROPRIEDADES DE FUNÇOES TRIGONOMÉTRICAS INVERSAS SENO E CO–SENO

O ENSINO DAS PROPRIEDADES DE FUNÇOES TRIGONOMÉTRICAS INVERSAS SENO E CO–SENO PARA SUA REPRESENTAÇÃO GRÁFICA NUMA PERSPECTIVA DESENVOLVEDORA

ENSINO DAS PROPRIEDADES DE FUNÇOES TRIGONOMÉTRICAS INVERSAS SENO E CO–SENO

AUTORES: Ermelinda Gaspar Chinguengue1 Reinaldo Sampedro Ruiz2

Bartolomeu Chindumbo Delfino3

ENDEREÇO PARA CONTATO: armindachinguengue@gmail.com Data de recepção: 30-10-2016

Data de aceitação: 12-12-2016 RESUMO

Atendo as insuficiências que os estudantes do Curso de Ciências de Educação opção de Matemática do Instituto Superior de Ciências de Educação do Huambo (ISCED-Huambo), apresentam relativamente as representação gráfica de funções trigonométricas inversas, e observando falhas constantes na sua interpretação e estudo, fez – se uma investigação na base e constatou-se que existem deficiências nos estudantes do 1º, 2º e 3º ano, concretamente no estudo das propriedades de funções trigonométricas inversas. Para minimizar essas dificuldades, elaborou-se a presente obra com sugestões didáticas para a utilização das propriedades com exemplos resolvidos e contribuirá a minimizar as dificuldades na resolução do problema diagnosticado na disciplina de Prática e Resolução de Exercícios e Problemas da Matemática Elementares (PREPME).

PALAVRAS-CHAVE: Ensino; Propriedades; Representação gráfica; funções trigonométricas inversas.

TEACHING THE PROPERTIES OF FUNCTIONS INVERSE

TRIGONOMETRIC SINE AND CO - SINE FOR YOUR GRAPHIC REPRESENTATION IN PERSPECTIVE DEVELOPER

ABSTRACT

1 Licenciada em Matemática. Professora de Matemática do Departamento de Ciências Exactas. Instituto Superior de Ciências da Educação de Huambo, Angola. E-mail: armindachinguengue@gmail.com

2 Doutor em Ciências Pedagógicas. Universidade de Camaguey. Colaborador do Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) de Huambo, Angola. E-mail: reisampedro54@gmail.com

3 Licenciado em Matemática. Professor do Departamento de Ciências Exactas (ISCED) de Huambo, Angola. E-mail:

(2)

Like the shortcomings that students of the Course of Science of Mathematics Education option of the Institute of Huambo Education Sciences (ISCED - Huambo), have relatively the graphical representation of inverse trigonometric functions , and observing constant failures in its interpretation and study, made - an investigation on the base and it was found that there are weaknesses in the students of the 1st , 2nd and 3rd year, specifically in the study of the properties of inverse trigonometric functions . To minimize these difficulties, it prepared this work with teaching suggestions for the use of the properties with worked examples and will help to minimize the difficulties in solving the problem diagnosed in the discipline of practice and exercises resolution and problems of mathematics Elementary (PREPME).

KEYWORDS: Education; Properties; graphical representation; inverse trigonometric functions.

INTRODUÇÃO

Manter as exigências de qualidade num contexto de tão acelerada expansão, coloca desafios importantes aos professores, exigindo – lhes uma formação contínua. Assumindo – se assim a importância de todas as iniciativas que permitam continuar a desenvolver nos profissionais da educação um conjunto de competências – chave (de diagnóstico, de análise reflexiva, de resolução de problemas, de planificação e de acção. (Lourenço, Correia, & Martins, 2014).

Para Álvarez (1999), o objectivo da universidade consiste em formar profissionais que possam dar respostas satisfatórias às exigências sociais, resolvendo com criatividade e independência os problemas que esta lhes imponha. Com efeito, o alcance deste objectivo, no marco deste processo devem ser propiciadas aprendizagens significativas e desenvolvedoras, sem esquecer que o papel dos que aprendem depende da lógica do ensino, da experiência profissional e recursos culturais dos professores, das concepções que se tem da aprendizagem, o domínio das ciências ou ramos do saber, a natureza das estratégias didácticas e métodos empregues, a natureza dos conteúdos, o uso do tempo e do espaço, os vínculos com a profissão e a investigação, os critérios de avaliação, em suma, o resultado deste complexo processo decide-se pela relevância, valor e utilidade dos conteúdos e métodos, para que os ritmos de trabalho nas salas universitárias correspondam com o protagonismo dos que aprendem e para que o docente assuma as expectativas dos estudantes.

Nesta perspectiva alegámos que no ISCED do Huambo, o actual processo de ensino – aprendizagem da Cadeira de Prática e Resolução de Exercícios e Problemas da Matemática Elementar (PREPME) especificamente na opção de Matemática, é de bastante análise, pois é uma cadeira opcional e que foi implementada pelo facto de se constatar maior dificuldades básicas nos

(3)

Revista Órbita Pedagógica ISSN 2409-0131 ENSINO DAS PROPRIEDADES DE FUNÇOES TRIGONOMÉTRICAS INVERSAS SENO E CO–SENO

estudantes que estavam se preparando para defesa de suas monografias e apresentavam insuficiências nos conteúdos matemáticos que administravam nas práticas pedagógicas que realizam nas escolas do I e IIº dos ensinos Secundários de diversas instituições.

De um tempo a esta parte, o processo de ensino aprendizagem desta Cadeira tem desenvolvido de forma lógica, sistemática, dirigida à formação de habilidades matemáticas básicas de modo geral e em particular na representação de gráficos, onde se encontra a temática de funções trigonométricas. Nas funções trigonométricas estão presente as funções trigonométricas inversas que é um campo de estudo muito polémico e problemático para os estudantes.

Reflectindo na análise dos resultados das avaliações, observações ao processo docente educativo, das entrevistas feitas à estudantes e professores, possibilitou tirar a conclusão que os estudantes do 1º, 2º e 3º ano da opção do Ensino da Matemática no ISCED do Huambo apresentam insuficiências no desenvolvimento das habilidades matemáticas básicas, incidindo de maneira significativa na aprendizagem contínua e na auto superação relativamente a conteúdos e conhecimentos matemáticos que são de grande valia para sua futura actividade. Dentro das dificuldades constatadas incide – se com maior frequência a representação gráfica das funções trigonométricas inversas e especificamente as funções

, .

Relativamente as situações problemáticas acima referenciadas em volta do actual processo de ensino – aprendizagem de Prática e Resolução de Exercícios e Problemas da Matemática Elementar (PREPME) motivou aos autores a busca de uma metodologia de ensino que resolva tais dificuldades, possibilitando a integração das habilidades matemáticas básicas, visto que o objectivo deste trabalho é propor orientações didácticas que facilitem o ensino e a aprendizagem de representações gráficas de funções trigonométricas inversas utilizando propriedades que permitem com facilidade, solidez e segurança representar graficamente.

DESENVOLVIMENTO

Ao estudarmos as funções trigonométricas inversas, uma das suas características que permite uma visualização fácil e concreta é encontrarmos com muita frequência muitos intervalos onde elas são bijectoras. Mas para cada uma delas, podemos restringir o domínio de forma conveniente e definir a função inversa. É sempre melhor escolhermos como domínio, intervalos onde o zero é o ponto médio ou o (s) extremo (s), no qual a função percorra todo seu conjunto imagem.

Atendendo a pesquiza feita nos trabalhos de Demidovitch (1997), Boulos & Abud (2002), Neves & Brito (1997), Neves, Vieira, & Alves (1983) sobre

(4)

B

 

 

funções trigonometricas inversas, os autores deste trabalho concluem ser pertinente uma metodologia de ensino correspondente a realidade angolana, pois dos ensinos de base não se aborda estes conteudos nas escolas de modo geral, são especificamente ultrapassados nos programas em que a tematica faz parte. Dai seguem – se algumas propriedades e instruções metodologicas para que de modo simples, lógico, sistematico haja um ensino e uma aprendizagem significativa e desenvolvedora.

As funções trigonométricas inversas têm várias aplicações dentro do ensino da Matemática, especificamente no cálculo integral, que é um conteúdo lecionado imediatamente na cadeira de Análise Matemática II, ainda facilita a deduzir o ângulo que corresponde a função trigonométrica partindo do circulo trigonométrico ou utilizando máquinas calculadoras científicas, softweres educaticativo.

Função f (x)  A arcsen(Bx)

Definição: a função inversa da função a arcsen (bx) , é denotada por 1 sen( 1 b a x) , e definida como

Propriedades

f (x) A arcsen(Bx) , A, B R tal que A; B  0 .

1. Domínio de definição da função D xR / 1  x 1 

f

B 

2. Imagem de definição da função I y R / A

y A 

m

2 2 

3. Paridade: A função é ímpar, ou seja, Aarcsen(Bx)  Aarcsen(Bx) 4. Zero: x  0

5. Assimptota: A função não tem.

6. Monotonia: Se A ; B têm o mesmo sinal, a função é monótona crescente. Caso contrário a função é monótona decrescente. 7. Gráficos:

Se A ; B têm sinais idênticos Se A ; B têm sinais opostos

Exemplos: Represente graficamente a usando propriedades Resolução

(5)

Revista Órbita Pedagógica ISSN 2409-0131



 



ENSINO DAS PROPRIEDADES DE FUNÇOES TRIGONOMÉTRICAS INVERSAS SENO E CO–SENO 1.

2.

3. A função é ímpar, ou seja, 4. Zero:

5. A função não tem assimptota.

6. Análise da monotonia da função: Como A  B  1  0 , a função é monótona crescente. 7. Representação gráfica 1,5 1 0,5 -1 -0,8 -0,6 -0,4 -0,2 0 0 0,2 0,4 0,6 0,8 1 -0,5 -1 -1,5 Função y  A B arcsen(Cx D)

Definição: A função inversa da função y  a barcsen(cx d ) , é denotada por

  y a   1

sen b d c e definida por y A B arcsen(Cx D)

   

A , B, C , D R / B ;C  0 .

Propriedades

1. Domínio de definição da função D x R / D 1 x 1 D 

f

C C 

2. Imagem de definição da função I m y   R /

2 A B 2  y

2 A B  2 

(6)

x   A   1 3. Zero da função: sen D .

B C

   

4. Assimptota: A função não tem.

5. Monotonia: Se B ;C têm o mesmo sinal, a função é monótona crescente. Caso contrário a função é monótona decrescente.

Exemplo: Representa graficamente a função , usando propriedades.

Resolução 1. 2.

3. Zero: , como, ao conjunto imagem, logo a função não tem zero.

4. A função não tem assimptota.

5. Análise da monotonia: Como B 1  0 e C  1  0 , a função é monótona decrescente.

6. Representação gráfica

1. Função f (x) Aarccos

Bx



Definição: A função inversa da função a cos(bx) , é denotada por 1 cos y  , e b a  definida como Propriedades f (x) Aarccos

Bx

,  A; B    R tal que A; B  0 . 6 4 2 0 -4,5 -4 -3,5 -3 -2,5 -2 -1,5 -1 -0,5 0 0,5

(7)

Revista Órbita Pedagógica ISSN 2409-0131

B

 

ENSINO DAS PROPRIEDADES DE FUNÇOES TRIGONOMÉTRICAS INVERSAS SENO E CO–SENO

1. Domínio de definição da função: D x R / 1  x 1 

f

B 

2. Imagem de definição da função: Im

y R / 0 y A



3. Zero da função: x 1 B

4. Paridade: A função não tem paridade. 5. Assimptota: A função não tem.

6. Monotonia: A ; B têm o mesmo sinal, a função é monótona decrescente. Caso contrário, a função é monótona decrescente.

7. Gráficos:

Se A; B  0 Se A; B  0

Se A  0  B  0 Se A  0  B  0

Exemplo: Dada as represente - a graficamente usando propriedades.

Resolução 1. 2.

3. Zero:

4. A função não tem paridade. 5. A função não tem assimptota.

6. Analisar a monotonia: Como A B  1  0 decrescente.

7. Representação gráfica

(8)

  3,5 3 2,5 2 1,5 1 0,5 -1 -0,8 -0,6 -0,4 -0,2 0 0,2 0,4 0,6 0,8 1 2. Função y  A B arccos(Cx D) -0,5

Definição: A função inversa da função y a barcsen(cx d ) , denotada por

  y a   1

cos b d c , é definida por y A B arccos(Cx D), A, B, C, D R / B ; C  0 .

   

Propriedades

1. Domínio de definição da função D x 

R / 

D 1 x 1 D    f C C  2. Imagem de definição da função Im

y  R / A y B A



x   A   1 3. Zero da função: cos D .

B C

   

4. Assimptota: A função não tem.

5. Monotonia: Se B ;C têm o mesmo sinal, a função é monótona decrescente. Caso contrário a função é monótona crescente.

Exemplo: Represente graficamente a função usando propriedades.

Resolução 1. 2.

3. Zero:

(9)

Revista Órbita Pedagógica ISSN 2409-0131 ENSINO DAS PROPRIEDADES DE FUNÇOES TRIGONOMÉTRICAS INVERSAS SENO E CO–SENO

5. Análise da monotonia da função: Como B  2  0 e C  1  0 , a função é monótona crescente.

6. Representação gráfica 2 -2,4 -2,2 -2 -1,8 -1,6 -1,4 -1,2 -1 -0,8 -0,6 -0,4 -0,2 0 0 0,2 0,4 0,6 -2 -4 -6 -8

Sugestões didáticas para trabalhar com as propriedades para representar graficamente as funções trigonométricas inversas

1. Analisar do ponto de vista gradual a complexidade das funções dadas. 2. Partir sempre dos exercícios mais fáceis para os mais complexos.

3. Ter uma coerência no desenvolvimento da resolução dos exercícios, em particular quando se determina o domínio, o contradomínio, o zero, paridade, monotonia e assimptotas.

4. Atender dentro das possibilidades a extracção de dados de maneira individual.

5. Passar sempre que possível do abstracto ao concreto, isto é representar graficamente a função ter em conta as propriedades acima referida.

6. Utilizar softweres matemáticos quando possível, tais como: Graphmatica, Geogebra, Derive, Marthcard entre outros que facilitem a representação gráfica e permitem uma visualização gráfica das funções.

CONCLUSÕES

O ensino da matemática actual deve corresponder as exigências emanadas pela sociedade dando um sustento e suporte na aprendizagem significatica e desenvolvedora.

Com o ensino excelente das propriedades para representar graficamente as funções trigonométricas inversas, se pode facilitar o processo de ensino e

(10)

aprendizagem da Matemática, na cadeira de PREPME, no tema de Funções trigonométricas.

Utizar sistematicamente e aplicar as orientanções sobre as propriedades, atendendo as condições concretas e variáveis do grupo de estudantes, facilita o aperfeiçoamento de acções ligadas ao desenvolvimento da habilidade matemática representar graficamente as funções trigonométricas inversas.

A aplicação das sugestões didáticas pode facilitar e fortificar a compreensão do estudo das funções trigonométricas inversas.

REFERÊNCIAS

Álvarez de Zayas, C. (1997). Didáctica de los valores. Dirección de formación de profesionales. La Habana. Álvarez de Zayas, C. (1999). La escuela en la vida: Los componentes operacionales del proceso docente educativo.

La independencia cognoscitiva del estudiante. La Habana: Editorial Pueblo y Educación.

Álvarez, C.1995. La Escuela en la Vida. De. Universidad San Francisco Javier. Sucre. Bolivia.

Álvarez, I. 1999 El proceso y sus movimientos: Modelo de la Dinámica del Proceso Docente Educativo en la Educación superior. Tesis en opción al grado científico de doctor en Ciencias Pedagógicas. CeeS "Manuel F. Gran" Universidad de Oriente.

Boulos, P., & Abud, Z. I. (2002). Cálculo diferencial e integral – Volume 2. São Paulo: Pearson education do Brasil. Demidovitch, G. .. (1997). Problemas e exercícios de Análise Matemática. U.R.S.S.:MIR.

Fernández, C. S. (1982). Análisis Matemático Tomo I . PLaya, Ciudad de La Habana, Cuba: Editorial Pueblo y Educación.

Iezzi, G. (2004). Fundamentos de Matemática elementar I. 8ª Edição: São Paulo Editoras. INIDE. Programa da Disciplina de Matemática. 12ª Classe.

Jungk, W. (1985). conferencia sobre Metodologia de la enseñanza de la Matematica 1. Playa, ciudade de la Habana: Editorial Pueblo y Educacion

Neves, M. A., Vieira, M. T., & Alves, A. G. (1983). Exercícios de Matemática – 12º.ano – Volume II. Portugal: Porto Editora.

Oliveira, M. Consultoria Científica e Pedagógica Matemática. 12ª Classe.

Referências

Documentos relacionados

Todavia, há poucos trabalhos sobre interferência de herbicidas no crescimento da cultura; portanto, visando avaliar os efeitos de amicarbazone e diuron + paraquat, estes foram

Inspecção Visual Há inspeccionar não só os aspectos construtivos do colector como observar e controlar a comutação (em

A gestão do processo de projeto, por sua vez, exige: controlar e adequar os prazos planejados para desenvolvimento das diversas etapas e especialidades de projeto – gestão de

Aprovada a ideia, iniciados os preparativos, justificada a necessidade da Comissão, chegava o momento de definir um itinerário, preparar o material, adquirir

A nossa proposta de pesquisa compõe-se de uma sequência didática para o ensino dos tópicos: planos, cilindros e quádricas, onde foi explorada a visualização com o traçado dessas

Seu vampiro é um adolescente que frequenta salas de aulas, adora velocidade, não dorme em caixões, anda de dia, e, principalmente, irá amadurecer (mesmo tendo

Figura 1 - Protocolo alerta triangular das ocorrências traumáticas de Urgências ou Emergências...5 Figura 2 - Fluxograma das solicitações telefônicas de urgência

Bom na maioria das vezes, tipo assim, muitos só se importavam com eles, eu ando bem o resto que se lixe, então, muitas vezes tinha que dar um jeito para sobreviver...., bem