• Nenhum resultado encontrado

PLANO DE ENSINO UNIFICADO CURSO: ENSINO MÉDIO ÁREA DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TÉCNOLOGIAS COMPONENTE: SOCIOLOGIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "PLANO DE ENSINO UNIFICADO CURSO: ENSINO MÉDIO ÁREA DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TÉCNOLOGIAS COMPONENTE: SOCIOLOGIA"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DOM ORLANDO DOTTI RUA IRMÃO TOMAZ 293 - BAIRRO BOM JESUS CAÇADOR - SANTA CATARINA - CEP 89504670

CÓDIGO DO INEP: 42072379

PLANO DE ENSINO UNIFICADO - 2020 CURSO: ENSINO MÉDIO

ÁREA DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TÉCNOLOGIAS COMPONENTE: SOCIOLOGIA

1. DEZ COMPETÊNCIAS ESPERADAS DE ACORDO COM LDB, BNCC e PCSC

1ª- Conhecimento: Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

2ª- Pensamento Crítico e Criativo: Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

3ª- Repertório Cultural: Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

4ª- Comunicação: Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

5ª- Cultura Digital: Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

(2)

6ª- Trabalho e Projeto de Vida: Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

7ª- Argumentação: Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

8ª- Autoconhecimento e Autocuidado: Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

9ª- Empatia e Cooperação: Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

10ª- Responsabilidade e Cidadania: Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

2. PROFESSORES 2.1 Turmas relacionadas a cada professor

EVANDRO DOS SANTOS TABORDA CIDINEI ALVES MORAIS

TIAGO ROSA

Todas as turmas

3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO COMPONENTE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

3.1 Analisar fenômenos naturais e processos tecnológicos, com base nas interações e relações entre matéria e energia, para propor ações

individuais e coletivas que aperfeiçoem processos produtivos, minimizem impactos socioambientais e melhorem as condições de vida em âmbito local, regional e global.

3.2 Analisar e utilizar interpretações sobre a dinâmica da Vida, da Terra e do Cosmos para elaborar argumentos, realizar previsões sobre o funcionamento e a evolução dos seres vivos e do Universo, e fundamentar e defender decisões éticas e responsáveis.

3.3 Investigar situações-problema e avaliar aplicações do conhecimento científico e tecnológico e suas implicações no mundo, utilizando procedimentos e linguagens próprios das Ciências da Natureza, para propor soluções que considerem demandas locais, regionais e/ou globais, e comunicar suas descobertas e conclusões a públicos variados, em diversos contextos e por meio de diferentes mídias e tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC).

(3)

Ano/Faixa Cód. Hab. Habilidades de Ciências da Natureza e suas Tecnologias

1º, 2º, 3º EM13CHS101 Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.

1º, 2º, 3º EM13CHS102 Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais de matrizes conceituais (etnocentrismo, racismo, evolução, modernidade, cooperativismo/desenvolvimento etc.), avaliando criticamente seu significado histórico e comparando-as a narrativas que contemplem outros agentes e discursos.

1º, 2º, 3º EM13CHS103 Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de dados e informações de diversas naturezas (expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos e geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições orais, entre outros).

1º, 2º, 3º EM13CHS104 Analisar objetos e vestígios da cultura material e imaterial de modo a identificar conhecimentos, valores, crenças e práticas que caracterizam a identidade e a diversidade cultural de diferentes sociedades inseridas no tempo e no espaço.

1º, 2º, 3º EM13CHS105 Identificar, contextualizar e criticar tipologias evolutivas (populações nômades e sedentárias, entre outras) e oposições dicotômicas (cidade/campo, cultura/ natureza, civilizados/bárbaros, razão/emoção, material/virtual etc.), explicitando suas ambiguidades.

1º, 2º, 3º EM13CHS106 Utilizar as linguagens cartográfica, gráfica e iconográfica, diferentes gêneros textuais e tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais, incluindo as escolares, para se comunicar, acessar e difundir informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

1º, 2º, 3º EM13CHS201 Analisar e caracterizar as dinâmicas das populações, das mercadorias e do capital nos diversos continentes, com destaque para a mobilidade e a fixação de pessoas, grupos humanos e povos, em função de eventos naturais, políticos, econômicos, sociais, religiosos e culturais, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a esses processos e às possíveis relações entre eles.

(4)

1º, 2º, 3º EM13CHS202 Analisar e avaliar os impactos das tecnologias na estruturação e nas dinâmicas de grupos, povos e sociedades

contemporâneos (fluxos populacionais, financeiros, de mercadorias, de informações, de valores éticos e culturais etc.), bem como suas interferências nas decisões políticas, sociais, ambientais, econômicas e culturais.

1º, 2º, 3º EM13CHS203 Comparar os significados de território, fronteiras e vazio (espacial, temporal e cultural) em diferentes sociedades, contextualizando e relativizando visões dualistas (civilização/barbárie, nomadismo/sedentarismo,

esclarecimento/obscurantismo, cidade/campo, entre outras)

1º, 2º, 3º EM13CHS204 Comparar e avaliar os processos de ocupação do espaço e a formação de territórios, territorialidades e fronteiras, identificando o papel de diferentes agentes (como grupos sociais e culturais, impérios, Estados Nacionais e organismos internacionais) e considerando os conflitos populacionais (internos e externos), a diversidade étnico-cultural e as características socioeconômicas, políticas e tecnológicas.

1º, 2º, 3º EM13CHS205 Analisar a produção de diferentes territorialidades em suas dimensões culturais, econômicas, ambientais, políticas e sociais, no Brasil e no mundo contemporâneo, com destaque para as culturas juvenis.

1º, 2º, 3º EM13CHS206 Analisar a ocupação humana e a produção do espaço em diferentes tempos, aplicando os princípios de localização, distribuição, ordem, extensão, conexão, arranjos, casualidade, entre outros que contribuem para o raciocínio geográfico.

1º, 2º, 3º EM13CHS301 Problematizar hábitos e práticas individuais e coletivos de produção, reaproveitamento e descarte de resíduos em metrópoles, áreas urbanas e rurais, e comunidades com diferentes características socioeconômicas, e elaborar e/ou selecionar propostas de ação que promovam a sustentabilidade socioambiental, o combate à poluição sistêmica e o consumo responsável.

1º, 2º, 3º EM13CHS302 Analisar e avaliar criticamente os impactos econômicos e socioambientais de cadeias produtivas ligadas à exploração de recursos naturais e às atividades agropecuárias em diferentes ambientes e escalas de análise, considerando o modo de vida das populações locais - entre elas as indígenas, quilombolas e demais comunidades tradicionais -, suas práticas agroextrativistas e o compromisso com a sustentabilidade.

1º, 2º, 3º EM13CHS303 Debater e avaliar o papel da indústria cultural e das culturas de massa no estímulo ao consumismo, seus impactos econômicos e socioambientais, com vistas à percepção crítica das necessidades criadas pelo consumo e à adoção de hábitos sustentáveis.

1º, 2º, 3º EM13CHS304 Analisar os impactos socioambientais decorrentes de práticas de instituições governamentais, de empresas e de indivíduos, discutindo as origens dessas práticas, selecionando, incorporando e promovendo aquelas que favoreçam a consciência e a ética socioambiental e o consumo responsável.

(5)

1º, 2º, 3º EM13CHS305 Analisar e discutir o papel e as competências legais dos organismos nacionais e internacionais de regulação, controle e fiscalização ambiental e dos acordos internacionais para a promoção e a garantia de práticas ambientais sustentáveis.

1º, 2º, 3º EM13CHS306 Contextualizar, comparar e avaliar os impactos de diferentes modelos socioeconômicos no uso dos recursos naturais e na promoção da sustentabilidade econômica e socioambiental do planeta (como a adoção dos sistemas da

agrobiodiversidade e agroflorestal por diferentes comunidades, entre outros).

1º, 2º, 3º EM13CHS401 Identificar e analisar as relações entre sujeitos, grupos, classes sociais e sociedades com culturas distintas diante das transformações técnicas, tecnológicas e informacionais e das novas formas de trabalho ao longo do tempo, em diferentes espaços (urbanos e rurais) e contextos.

1º, 2º, 3º EM13CHS402 Analisar e comparar indicadores de emprego, trabalho e renda em diferentes espaços, escalas e tempos, associando-os a processos de estratificação e desigualdade socioeconômica.

1º, 2º, 3º EM13CHS403 Caracterizar e analisar os impactos das transformações tecnológicas nas relações sociais e de trabalho próprias da contemporaneidade, promovendo ações voltadas à superação das desigualdades sociais, da opressão e da violação dos Direitos Humanos.

1º, 2º, 3º EM13CHS404 Identificar e discutir os múltiplos aspectos do trabalho em diferentes circunstâncias e contextos históricos e/ou geográficos e seus efeitos sobre as gerações, em especial, os jovens, levando em consideração, na atualidade, as transformações técnicas, tecnológicas e informacionais.

1º, 2º, 3º EM13CHS501 Analisar os fundamentos da ética em diferentes culturas, tempos e espaços, identificando processos que contribuem para a formação de sujeitos éticos que valorizem a liberdade, a cooperação, a autonomia, o empreendedorismo, a convivência democrática e a solidariedade.

1º, 2º, 3º EM13CHS502 Analisar situações da vida cotidiana, estilos de vida, valores, condutas etc., desnaturalizando e problematizando formas de desigualdade, preconceito, intolerância e discriminação, e identificar ações que promovam os Direitos Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às liberdades individuais.

1º, 2º, 3º EM13CHS504 Analisar e avaliar os impasses ético-políticos decorrentes das transformações culturais, sociais, históricas, científicas e tecnológicas no mundo contemporâneo e seus desdobramentos nas atitudes e nos valores de indivíduos, grupos sociais, sociedades e culturas.

(6)

4. OBJETOS DE APRENDIZAGEM (CONTEÚDOS) 1° Ano 1° Trimestre:

- Introdução O estudo de sociologia.

- As diferentes formas de conhecimento.

- A contribuição da Sociologia para a interpretação da sociedade contemporânea.

- Indivíduo e a sociedade: Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber.

- Métodos de investigação científica nas Ciências Sociais.

2° Trimestre:

- Trabalho e Sociedade.

-A produção nas sociedades tribais.

-Escravidão e servidão.

-As bases do trabalho na sociedade moderna.

-O trabalho na sociedade moderna e capitalista.

- Karl Marx e a divisão social do trabalho.

- Èmile Durkeim e a coesão social.

-Fordismo- Taylorismo: uma nova forma de organização do trabalho.

-As transformações recentes no mundo do trabalho.

3° Trimestre:

- A estrutura social e as desigualdades -Estrutura e estratificação social.

-As sociedades organizadas em castas.

- As sociedades organizadas por estamentos.

-Pobreza: condição de nascença, desgraça, destino ...

-As sociedades Capitalistas e as classes sociais.

-Hierarquização e mobilidade.

-A desigualdade é constitutiva da sociedade capitalista.

1º, 2º, 3º EM13CHS602 Identificar e caracterizar a presença do paternalismo, do autoritarismo e do populismo na política, na sociedade e nas culturas brasileira e latino-americana, em períodos ditatoriais e democráticos, relacionando-os com as formas de organização e de articulação das sociedades em defesa da autonomia, da liberdade, do diálogo e da promoção da democracia, da cidadania e dos direitos humanos na sociedade atual.

(7)

-Desigualdade de riqueza, prestígio e poder.

-Oportunidade e estratificação.

2 ano 1° Trimestre:

-Introdução ao Estudo de Sociologia.

- Poder, política e Estado -O Estado absolutista.

-O Estado Liberal.

- Os Estados Nacionais do século XX.

- O Chamado Estado neoliberal.

-As teorias sociológicas sobre o Estado: Karl Marx, Èmile Durkheim e Max Weber.

-Democracia, Representação e partidos políticos.

2° Trimestre:

- Poder, política e Estado no Brasil.

-O Estado até o fim do século XIX.

-O Estado Republicano.

-A democracia no Brasil.

3° Trimestre:

- Direitos, cidadania e movimentos sociais.

-Direitos para todos.

-Direitos civis, políticos e sociais.

- Cidadania hoje.

-Os movimentos sociais.

-A greve como elemento central.

- Os movimentos sociais contemporâneos.

-Os direitos e a cidadania no Brasil.

-Uma sociedade com direito para poucos.

-A cidadania regulada.

-Os direitos cassados e a volta da cidadania.

-Movimentos sociais no Brasil.

(8)

3° Ano 1° Trimestre:

-Ideologia e Cultura -Significados de cultura.

-Cultura segundo a Antropologia.

-Etnocentrismo.

-Trocas culturais e culturas e cultura híbridas.

- Cultura erudita e cultura popular.

-A ideologia.

Mesclando Cultura e Ideologia.

-Os meios de comunicação e a vida cotidiana.

-O universo da internet.

2° Trimestre:

- Mudança e transformação social.

- Mudança social para os clássicos da sociologia.

- Modernização, desenvolvimento e dependência.

-Teorias do subdesenvolvimento e da dependência.

- Revolução e transformação social.

- Revolução Clássicas.

-Experiências revolucionárias do século XX.

-Mudança e transformação social no Brasil.

3° Trimestre:

-Globalização e interação regional.

- Gênero e sexualidade.

-Sociedade e meio ambiente.

5. PROJETOS.

5.1. Projeto(s) Integrador(es) incluindo Temas Transversais das Diretrizes Curriculares Nacionais – Ensino Fundamental e Médio Semana da integração: busca a integração da comunidade escolar por meio de atividades diversificadas.

Projeto de vida: incentiva a construção do projeto de vida do estudante.

Trânsito para a vida: objetiva o aumento da segurança no trânsito através de atividades de conscientização e atenção para as regras de trânsito, uso da faixa de pedestres, entre outros.

(9)

O dia da limpeza: conscientização e conservação no ambiente escolar.

Projeto No Caminho do Enem 2020: tem como objetivo a preparação dos estudantes do ensino médio para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) através da abordagem de conteúdos mais próximos aos exigidos em tal avaliação e também em exames vestibulares.

5.2. Projeto(s) da Área de Conhecimento

5.3. Projeto(s) do Componente

6. METODOLOGIA DE ENSINO

- Metodologia de ensino a ser executada é o percurso formativo. De acordo com PCSC 2014, o percurso formativo é processo constitutivo e constituinte da formação humana que norteia a importância da história, cultura, contexto social, linguagens, inteligência emocional, valores e virtudes, conhecimentos sistematizados e conhecimentos cotidianos do sujeito (aluno) numa interação intrapessoal e interpessoal.

- As estratégias de ensino aprendizagem estão relacionadas ao percurso formativo da Proposta Curricular de Santa Catarina e às 10 (dez) competências da BNCC. Portanto, “é fundamental que as práticas pedagógicas a serem levadas a efeito nas escolas considerem a importância do desenvolvimento de todas as potencialidades humanas, sejam elas físicas/motoras, emocionais/afetivas, artísticas, linguísticas, expressivo-sociais, cognitivas, dentre outras, contribuindo assim para o desenvolvimento do ser humano de forma unilateral”. (PCSC, 2014, p.31)

- As aulas de Educação Física serão realizadas em pequenos e grandes espaços, usando as diferentes áreas da escola: salas de aula, áreas de convivência, quadra externa, ginásio esportivo e também demais espaços adequados para a prática de atividades físicas. Serão realizadas atividades recreativas e lúdicas, individuais e em grupo. Serão realizadas aulas expositivas e explicativas através de projetor, com apresentação de assuntos conforme o conteúdo programático, vídeos e imagens.

7. AVALIAÇÃO

O instrumento utilizado será avalição processual, cumulativa e formativa dando ênfase às habilidades, competências e socialização. Assim, a avaliação dos alunos será registrada através da observação do APRENDER A CONHECER, APRENDER A FAZER, APRENDER A SER e APRENDER A CONVIVER.

A aprovação ou retenção do aluno obedecerá ao artigo 7º da Portaria 109 de 07/02/2019.

(10)

Art.7º Ter-se-ão como aprovado, quanto ao rendimento da avaliação em todas as etapas e modalidades da Educação Básica, o aluno que:

I. Obtiver a média anual igual ou superior a seis (6) em todas as disciplinas;

II. Obtiver a média semestral igual ou superior a 6 (seis) em todas as disciplinas, na Educação de Jovens e Adultos e, também, no caso dos cursos técnicos subsequentes/concomitantes ofertados nos CEDUPs e EEBs;

III. Não será adotado exame final em nenhum ano ou série letiva na Educação Básica, na Educação Profissional e na Educação de Jovens e Adultos;

IV. Para efeito de cálculo do resultado de aprovação, em todas as etapas e modalidades da Educação Básica e Profissional deve-se aplicar a fórmula: Soma da média dos trimestres ÷ 3 ˃ ou = 6 (seis);

V Ter-se-ão como reprovado o aluno que obtiver média final inferior a 6 (seis).

Como consta no PPP da escola, a nota trimestral no boletim será calculada tendo, no mínimo, 4 avaliações. Essas 4(quatro) avaliações são: a) uma prova teórica individual sem consulta, b) uma prova teórica individual de recuperação de nota da prova, c) trabalho, d) nota de competências

socioemocionais.

a) Provas

Todos os alunos têm direito à recuperação de conteúdo e à recuperação de nota da prova. A prova de recuperação será aplicada após a recuperação de conteúdos, porém os alunos que obtiveram notas acima de 7,0 (sete) na(s) prova(s) podem optar por não fazê-la. Nesse caso, deverão ocupar-se de uma boa leitura de livros permanecendo em sala de aula. Em todas as disciplinas, a recuperação da prova teórica deverá ser realizada através da aplicação de uma nova prova individual e sem consulta.

Obs.: A prova poderá ser substituída por projeto pedagógico (Ex.: aplicação de metodologia ativa) mediante a discussão da importância desse projeto entre professor(a) e direção/coordenação e o aval dos mesmos. Essa substituição só poderá ser em 1(um) dos 3(três) trimestres.

b) Trabalho

O trabalho será realizado para desenvolver as habilidades, atitudes e virtudes que contemplam as 10 competências da BNCC. Portanto, será um trabalho individual com consulta ou em equipe. Haverá recuperação de conteúdos, porém a nota de trabalho não será recuperada considerando que o trabalho é feito em equipe e/ou com consulta.

c) Competências socioemocionais

A nota de competências socioemocionais atende à exigência da RESOLUÇÃO Nº 183 (artigo nº 5) de 19 de novembro de 2013 e a da BNCC (10ª competência), e tem o mesmo peso de uma prova ou de um trabalho e sua atribuição é da competência do professor da disciplina. Essa nota deve representar o resultado da observação do professor quanto às atitudes e valores do aluno. Não há recuperação de nota para competências socioemocionais.

Além das 4(quatro) avaliações em cada trimestre, há um instrumento chamado de campo “conselho de classe”.

(11)

d) Campo Conselho de Classe

Não é uma nota a ser atribuída a cada trimestre. É ponto a ser acrescentado à média final dos dois primeiros trimestres e, no terceiro trimestre, à média anual. O “Campo Conselho de Classe” serve para ajustar a discrepância observada entre a média final do trimestre e o real nível de

apropriação de conhecimento. Para o critério da atribuição maior, menor ou não dos pontos na disciplina, serão considerados a frequência dos(as):

a) comentários e depoimentos do aluno que enriqueceram o conhecimento da turma durante as aulas; b) apresentação de raciocínio lógico,

sistematizado e organizado, por escrito, na resolução de exercícios de cálculos, contextualizados, analíticos e interpretativos; c) habilidades motoras destacáveis durante as atividades físicas; d) criatividade ou originalidade na produção de obras artísticas e textuais; e) clareza e segurança na argumentação da resolução de situações problemas.

Obs.: Os resultados do simulado interno/externo, provas regionais, OCQ e OBMEP poderão ser transformados em bonificação (máximo é 1,0 ponto) e acrescentados à média final do trimestre. Simulado = a todas as disciplinas; OCQ: somente para Química; e OBMEP = somente para Matemática.

8. AVALIAÇÃO DIFERENCIADA PARA ALUNOS DE LAUDO (SUGESTÕES)

Os mesmos instrumentos de avaliação serão adotados. Porém, é essencial observar o que consta no laudo, ajustando-os como:

a- Concedendo maior espaço de tempo;

b- Solicitando o auxílio do segundo professor na realização das provas/trabalhos;

c- Realizando as avaliações em outro ambiente escolar (sair da sala de aula em companhia do segundo professor);

d- Aumentando o tamanho das letras para deficientes visuais;

e- Realizando prova oral;

f- Fazendo a avaliação em 2 (dois) momentos, principalmente para alunos TDH, espectro autista e deficiência mental;

g- Segundo professor auxiliando na leitura dos enunciados;

h- Utilizando imagens, jogos didáticos e materiais concretos.

A avaliação dos alunos portadores de laudo por Segundo Professor: Registro na ficha individual, portfólio de fatos observados em sala de aula (semanal ou quinzenal) e relatório pedagógico trimestral.

9. REFERÊNCIAS

- Dez competências da Base Nacional Comum Curricular. Disponível http://download.basenacionalcomum.mec.gov.br/ Acesso 23 de outubro de 2019.

- Proposta Curricular de Santa Catarina, SED, 2014

- Currículo Base da Educação infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense. SED, 2019 - Projeto Político Pedagógico 2019 da EEB. Dom Orlando Dotti

- Lei Federal nº 9394, de 20 de dezembro de 1996

- Resolução CEE/ SC nº 183/2013 de 19 de novembro de 2013 - Portaria Nº109 de 07/02/2019

(12)

- Orientações Curriculares com Foco no que Ensinar: Conceitos e conteúdos para a Educação Básica (documento preliminar) – SED – SC.

-AFRANIO, et all. SOCIOLOGIA EM MOVIMENTO. 1ª ed. São Paulo: Ed. Moderna, 2013.

- COSTA, Ricardo César Rocha da; OLIVEIRA, Luiz Fernandes. Sociologia para Jovens do Século XXI. 3. ed. Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio, 2013. 399p.

-TOMAZI, Nelson Dacio. Sociologia para o ensino médio. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2013. 368p -Pérsio Santos de Oliveira, Introdução à Sociologia – Série Brasil- p.250.

Referências

Documentos relacionados

A profundidade do trabalho pode ser ajustada via um giro da barra de cima. Ao girar a barra de cima para dentro, assim a encurtar a, a máquina inclinará-se para frente a fazer com

Artigo 5º da Resolução Nº 218/73 do CONFEA., sem prejuízo das constantes do Decreto Federal Nº 23196/33, com restrições em: Física do Solo; Gênese e

Να γραφεί πρόγραμμα για PLC με το οποίο να ελέγχεται η λειτουργία του παραπάνω κυλίνδρου... Σχήμα 1 :

Como metodologia, utilizou-se, levantamento bibliográfico, assim possibilitando o conhecimento sobre a importância da atuação do profissional de estética e cosmética

O presente estudo objetivou verificar como foi tratada a integração curricular pelos docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, campus de

Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2014. A Governança Corporativa,

a) O desempenho dos discentes que usam os instrumentos de apoio ao ensino e aprendizagem de algoritmos e programação de computadores selecionados superará o

CONTEÚDOS REFERENCIAIS PARA O ENSINO MÉDIO - SOCIOLOGIA Área de Conhecimento: Ciências Humanas, Códigos e suas Tecnologias Componente Curricular/Disciplina: