• Nenhum resultado encontrado

Era uma vez... Fábulas Encantadas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Era uma vez... Fábulas Encantadas"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Autora e ilustradora: Ingrid Biesemeyer Bellinghausen ISBN: 978-85-66653-48-9 • Formato: 28,0 x 28,0 cm

Cores: 4x4 • 24 páginas

Editora Baobá – Guia de Leitura

Clássicas e conhecidas fábulas de Esopo são recontadas e cuida-dosamente ilustradas pela autora. O formato, as cores e os diálo-gos despertam o interesse pelo conhecimento de textos tradicio-nais da literatura, bem como a descoberta sobre a importância de valores como solidariedade, respeito ao próximo e às suas di-ferenças. O gênero fábulas permite um trabalho rico em sala de aula, por meio da leitura, interpretação de texto, produção textual e discussões sobre a temática da moralidade. As possibilidades de intervenção que oferecem estes textos contribuem para a for-mação de alunos críticos, comprometidos com valores morais e éticos.

Era uma vez...

Fábulas Encantadas

Editora Baobá. Rua Helium, nº 119 • Bairro Nova Floresta

CEP: 31140-280 – Belo Horizonte/MG • Telefone: (31) 3334-1566 E-mail: editorabaoba@editorabaoba.com.br

www.editorabaoba.com.br • www.lojarhj.com.br baobá

(2)

Você sabia que...

Esopo foi um escritor da Grécia Antiga a quem são atribuídas as autorias de várias fábulas populares. Seus contos se disseminaram em muitas lín-guas pela tradição oral e em muitas de suas fábulas os animais falam e têm características humanas e serviram de base para recriações de ou-tros escritores ao longo dos séculos, como Fedro e La Fontaine.

(3)

3

Sobre a autora e ilustradora

A autora e ilustradora Ingrid Biesemeyer Bellinghausen recontou e ilustrou as fábulas deste livro. A autora é formada em artes plásticas e possui pós--graduação em história da arte. Pela RHJ, publicou vários livros infantis, entre eles Animais, Água, Ar. Para ilustrar este livro, fez as artes por meio de uma técnica mista, com desenhos, recortes e colagens reaproveitando revistas velhas, além de barbantes e papéis coloridos.

Atividade 1 – Aprendendo sobre o gênero textual

Antes de iniciar a leitura do livro com os alunos, comece explicando-lhes as características do gênero fábulas:

• A fábula pertence ao gênero narrativo discursivo e sua característica mais marcante é a presença de animais como protagonistas da história. • A origem das fábulas é remota. Esopo, um escravo grego que viveu no

século VI a.C., que consagrou esse gênero. Ele criava histórias categori-zando cada animal de acordo com seu perfi l. O leão representava a for-ça, a lebre a velocidade, a tartaruga a lentidão, etc.

• Esopo, conhecedor dos valores morais, criava diálogos entre os animais, com o objetivo de transmitir sabedoria e conhecimento sobre tais va-lores. Notem que, sempre ao fi nal de cada fábula, há um desfecho com fundo moral levando o leitor à refl exão.

• Tais características nos levam a concluir que as fábulas são narrativas populares que retratam aspectos inerentes à conduta humana, nas rela-ções, os valores morais e éticos na sociedade.

Atividade 2 – Conversando sobre o gênero fábulas

As características do gênero fábulas podem ser exploradas antes das explica-ções do professor ou mesmo após.

Agora, os alunos já podem iniciar a leitura do livro e, a partir das explicações acima, identifi car as características das fábulas.

(4)

Atividade 3 - As lições das fábulas em nosso cotidiano

Discuta com os alunos sobre o fundo moral de cada uma das fábulas lidas, bem como as experiências do cotidiano que se relacionam com a narrativa das fábulas.

Atividade 4 - Ofi cina de escrita

Divida a sala em 5 grupos de alunos. Dê a cada grupo uma fábula para ser trabalhada.

Peça que criem outro fi nal para a fábula.

Atividade 5 - Exercitando a pontuação na escrita

Esta atividade pode se fazer de forma individual ou em grupo. Solicite aos alunos que escolham uma das fábulas e escrevam diálogos entre os personagens. Peça que observem a pontuação dos diálogos.

Atividade 6 - Identifi cando a voz dos personagens

Nas fábulas, os personagens animais falam. Retire de cada um dos contos uma fala dos respectivos personagens:

Formiga: ___________________________________________ Sapo: ______________________________________________ Galo: ______________________________________________

Atividade 7 - Interpretação de texto

As fábulas sempre nos passam uma lição, um ensinamento ao fi nal. O que a fábula de “O galo e a raposa” pretende nos ensinar?

Atividade 8 - Moral da história

No fi nal da fábula “A formiga e a pomba”, o que quer dizer a expressão “Plante o bem e o bem você colherá”?

(5)

5

Atividade 10 - Caça-palavras

Localize a seguir os personagens das fábulas:

Galo Junco Garça Peixe Boi Pomba Carvalho Formiga Raposa

I T E U B X T D A O G P P I G A L O S E A E A S X A S U I L A U T X R I S S O D B E L O B S Ç B D P B S J U N C O D A J Z E V I U V S X I A O U B I E B X T E A D B B X M X U V L B R L I M O L O E C A R V A L H O A R R U O G S Z P D V P U S S A X I L U O L T S B A I B D M E L S Ç B I S E T I V R O V A X O T D O P B D O A S L D A O U E U O S F O T I V A U E O

Atividade 11 - Pesquisando sobre os animais

Aproveitando a oportunidade de estar estudando as fábulas com os alunos, você pode trabalhar as características dos animais e pesquisem sobre eles.

Atividade 12 - Repensando valores

Responda às seguintes perguntas:

a. Ser solidário é algo importante no convívio entre as pessoas. O que é ser solidário, para você?

(6)

Atividade 16 - Complete a cruzadinha a seguir:

Você sabia que...

Jean de La Fontaine nasceu no ano de 1621 em Paris. Foi poeta e fabulis-ta e é considerado o pai da fábula moderna. Sobre a natureza da fábula declarou: “É uma pintura em que podemos encontrar nosso próprio retrato”. Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Jean_de_La_Fontaine 2 3 5 6 7 8 9 10 11 F Á B U L A 1 12 4

Você sabia que...

Jean de La Fontaine nasceu no ano de 1621 em Paris. Foi poeta e fabulis-ta e é considerado o pai da fábula moderna. Sobre a natureza da fábula declarou: “É uma pintura em que podemos encontrar nosso próprio retrato”.“É uma pintura em que podemos encontrar nosso próprio retrato”.“É uma pintura em que podemos encontrar nosso próprio retrato” Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Jean_de_La_Fontaine

(7)

7

1- Narração breve, de caráter alegórico, em verso ou em prosa, destinada a ilustrar um preceito.

2- Designação comum a numerosas plantas herbáceas das famílias das cipe-ráceas e juncáceas, lisas, delgadas e fl exíveis, de folhas graminiformes, fl ores inconspícuas, que habitam lugares úmidos, e das quais nem todas as espé-cies são nativas.

3- Ter em menos conta ou em pouco apreço; não fazer caso de; depreciar; desprezar; desdenhar.

4- Orgulho que se manifesta por atitudes altivas e desdenhosas; soberba. 5- Redemoinho de vento.

6- Orgulho que se manifesta por atitudes altivas e desdenhosas; soberba 7- Diz-se de animal ou planta que vive tanto em terra como na água. 8- Luzido, pomposo, esplendoroso.

9- Classe de animais vertebrados, vivíparos, caracterizados essencialmente pela presença de mamas, de coração com quatro cavidades, sistema nervoso desenvolvido, e por apresentarem temperatura interna constante, e respira-ção pulmonar.

10- Grupo de cães de caça

11- Designação comum a numerosas espécies de peixes teleósteos, caraci-formes, caracídeos, tetragonopteríneos, com cerca de 300 espécies conhe-cidas. Têm tamanho reduzido, nutrem-se de invertebrados aquáticos, se-mentes, restos de animais, etc., e são muito apreciados para alimentação no interior do Brasil.

12- Peixe teleósteo, caracídeo (Hoplias malabaricus), distribuído por todo o Brasil. Tem dorso negro, fl ancos pardo-escuros, abdome branco, manchas escuras irregulares pelo corpo. Peixe teleósteo, caracídeo (Hoplias malaba-ricus), distribuído por todo o Brasil. Tem dorso negro, fl ancos pardo-escuros, abdome branco, manchas escuras irregulares pelo corpo.

(8)

Atividade 13 - Estudo de caso

Joãozinho encontrou debaixo de sua carteira um pendrive esquecido por ou-tro colega do turno anterior. Sempre ouviu as pessoas mais velhas dizerem que achado não é roubado e, pensando nisso, desistiu de entregar à professo-ra paprofesso-ra procuprofesso-rar o dono. Chegando em casa, ouviu seu pai e sua mãe conver-sando sobre a atitude do vizinho, que, ao encontrar um notebook dentro de seu táxi, esquecido por um passageiro, passou dias procurando o dono para devolver. E ainda foi chamado de tolo por algumas pessoas, e ouviu outras di-zerem que achado não é roubado, então não deveria devolver. Sandro, pai de Joãozinho incentivou o taxista a procurar o dono e fez até anúncios em redes sociais para ajudá-lo, pois achava um absurdo alguém se apropriar de algo que não lhe pertence, mesmo se foi achado. Para ele, honestidade é tudo.

a. Qual é a atitude mais correta que Joãozinho deve tomar, após ouvir esta conversa? Se você fosse o Joãozinho, o que faria?

b. Faça uma lista de 5 palavras importantes, ao se relacionar com os outros, e que signifi quem demonstração e capacidade de ser uma pessoa do bem.

Atividade 14 - Pesquise sobre o gênero fábulas

Pedir aos alunos que façam uma pesquisa sobre fábulas, com familiares e co-nhecidos, explorando sobre as formas pelas quais as pessoas conheceram as fábulas, e se elas sabem o que cada fábula busca transmitir como mensagem.

Atividade 15 - Coletânea – Minhas fabulosas fábulas

Organizar uma coletânea de fábulas e montar um grande livro com os textos impressos e colados, com desenhos dos alunos, para serem doados, a uma tur-ma de alunos menores da própria escola, ou mesmo de outras, ou de projetos sociais.

Sugestão de leitura

Enriqueça ainda mais o conteúdo de sua aula incluindo nos estudos o livro Fábulas encantadas, da mesma autora e publicado pela Editora Baobá.

Referências

Documentos relacionados

 Criação de uma compilação de algumas experiências pelas quais profissionais da área de design já passaram, com o objetivo de entender comportamentos nas

Tendo-se em vista que a comparação dos resultados das crianças em função do tipo de escola indicou que havia diferenças estatisticamente significantes entre as médias das

Todos os trabalhadores, assim entendidos os associados e não associados, beneficiados e abrangidos pela Convenção Coletiva de Trabalho levada a efeito na concretização das

É o nome usado para descrever empresas que prestam serviços financeiros, tendo na tecnologia seu grande diferencial — muitas delas, inclusive, não têm agências para atender

A combinação dessas dimensões resulta em quatro classes de abordagem comunicativa, que podem ser exemplificadas da seguinte forma: interativo/dialógico: professor e

Princípio de Pascal: Uma variação da pressão aplicada a um fluido incompressível contido em um recipiente é transmitida integralmente a todas as partes do fluido e às paredes

Os pressupostos fundadores deste artigo residem na prática em atelier do artista Victor Costa - um processo pictórico pessoal de autor, tomado como caso

Antes de mostrarmos a rela¸ c˜ ao entre regularidade de uma curva e existˆ encia de reparametriza¸c˜ oes por comprimento de arco dessa curva, notemos uma propriedade sim- ples