• Nenhum resultado encontrado

QUESTÕES DE DIREITO PENAL PARTE GERAL:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "QUESTÕES DE DIREITO PENAL PARTE GERAL:"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

1 QUESTÕES DE DIREITO PENAL – PARTE GERAL:

QUESTÃO 01)

DELEGADO DE POLÍCIA – POLÍCIA CIVIL/PE – CESPE – 2016:

QUESTÃO 18 A relação de causalidade, estudada no conceito estratificado de crime, consiste no elo entre a conduta e o resultado típico. Acerca dessa relação, assinale a opção correta.

A Para os crimes omissivos impróprios, o estudo do nexo causal é relevante, porquanto o CP adotou a teoria naturalística da omissão, ao equiparar a inação do agente garantidor a uma ação.

B A existência de concausa superveniente relativamente independente, quando necessária à produção do resultado naturalístico, não tem o condão de retirar a responsabilização penal da conduta do agente, uma vez que não exclui a imputação pela produção do resultado posterior.

C O CP adota, como regra, a teoria da causalidade adequada, dada a afirmação nele constante de que “o resultado, de que depende a existência do crime, somente é imputável a quem lhe deu causa; causa é a ação ou omissão sem a qual o resultado não teria ocorrido”.

D Segundo a teoria da imputação objetiva, cuja finalidade é limitar a responsabilidade penal, o resultado não pode ser atribuído à conduta do agente quando o seu agir decorre da prática de um risco permitido ou de uma conduta que diminua o risco proibido.

E O estudo do nexo causal nos crimes de mera conduta é relevante, uma vez que se observa o elo entre a conduta humana propulsora do crime e o resultado naturalístico.

QUESTÃO 02)

DELEGADO DE POLÍCIA – POLÍCIA CIVIL/DF – FUNIVERSA – 2015:

QUESTÃO 51 Acerca da culpabilidade, da tentativa, da culpa imprópria, da retroatividade da lei penal mais gravosa e da aplicação da lei penal no espaço, assinale a alternativa correta.

A) O crime de roubo é qualificado se a subtração for de veículo automotor que venha a ser transportado para outro estado ou para o exterior.

B) Suponha que um chinês, a bordo de um navio privado brasileiro, falsifique dólares norte- americanos enquanto a embarcação navega em águas do domínio público internacional. Nas mesmas circunstâncias de tempo e lugar, um marroquino atira contra um australiano.

Consoante o Código Penal brasileiro e os cenários hipotéticos mencionados, aplicar-se-á a lei norte-americana ao crime de falsificação de papel-moeda (em razão do bem jurídico violado) e a lei australiana ao crime de homicídio (em virtude do princípio da nacionalidade passiva).

C) Consoante a teoria extremada da culpabilidade, configura-se erro de tipo permissivo quando o agente, por erro plenamente justificado pelas circunstâncias, supõe situação de fato que, se existisse, tornaria a ação legítima. Nesta hipótese, admite-se a punição a título de culpa se o fato for punível a título culposo.

D) Admite-se a forma tentada no crime impropriamente culposo.

E) Segundo o STF, a lei penal mais grave aplica-se ao crime permanente, mas não ao crime continuado, se a vigência da lei é anterior à cessação da continuidade ou da permanência.

(2)

2 QUESTÃO 03)

DELEGADO DE POLÍCIA – POLÍCIA CIVIL/DF – FUNIVERSA – 2015:

QUESTÃO 52 Com base na doutrina majoritária, na jurisprudência, no CP e na Lei de Contravenções Penais, assinale a alternativa correta.

A) É formalmente atípica a conduta consistente em ter, mediante fraude, conjunção carnal com pessoa maior de idade e capaz.

B) Tanto na teoria psicológica da culpabilidade como na teoria psicológica-normativa da culpabilidade, exige-se atual, real e efetiva consciência da ilicitude.

C) Conforme o STF, a lesão corporal leve praticada com violência doméstica contra a mulher é crime de ação penal pública condicionada à representação da ofendida.

D) O criminoso que coloca bomba em avião, a fim de que exploda durante o voo e mate seu desafeto – que se encontra na aeronave -, atua mediante dolo direto em face do desafeto e mediante dolo eventual em face das demais pessoas dentro do avião.

E)) Nos termos da Lei das Contravenções Penais, é punível a tentativa de contravenção.

QUESTÃO 04)

DELEGADO DE POLÍCIA – POLÍCIA CIVIL/DF – FUNIVERSA – 2015:

QUESTÃO 53 A respeito do erro de execução, do denominado dolus generalis, das normas penais em branco e dos crimes previstos na parte especial do CP, assinale a alternativa correta.

A) A complementação da Lei de Drogas por portaria do Ministério da Saúde configura hipótese da chamada norma penal em branco homogênea heteróloga.

B) Suponha que “A” coloque sonífero na bebida de “B” a fim de subtrair-lhe os pertences (celular, bolsa, cartão de crédito). Neste caso, ausente a violência ou a grave ameaça, “A”

responderá por furto ou estelionato, a depender das circunstâncias concretas e do dolo.

C) Quanto ao erro na execução, o ordenamento jurídico brasileiro adotou a teoria da equivalência, e não a teoria da concretização.

D) Suponha que “A” tenha atirado contra “B” com o propósito de matá-lo. “A” acredita ter consumado o crime por meio dos tiros. Em seguida, joga o corpo de “B” em um rio, com a intenção de ocultar o cadáver. Posteriormente, descobre-se que “B” estava vivo quando foi jogado no rio e que morreu por afogamento. Nesta hipótese, conforme doutrina majoritária,

“A” poderá responder, a depender do caso, por homicídio doloso tentado em concurso material com homicídio culposo ou por homicídio doloso tentado em concurso material com ocultação de cadáver. Não se admite que “A” responda por homicídio doloso consumado, porque “A” já não possuía animus necandi no momento em que arremessou o corpo de “B” no rio.

E) Desde que esteja fora do expediente, pratica omissão de socorro o policial que, podendo impedir roubo praticado diante de si, decide permanecer inerte.

QUESTÃO 05)

DELEGADO DE POLÍCIA – POLÍCIA CIVIL/DF – FUNIVERSA – 2015:

QUESTÃO 54 No que se refere à teoria do domínio do fato, é correto afirmar que

(3)

3 A) a teoria do domínio do fato objetiva oferecer critérios para a diferenciação entre autor e partícipe, sem a pretensão de fixar parâmetros sobre a existência, ou não, de responsabilidade penal.

B) um agente criminoso que dirija o automóvel essencial e imprescindível para a fuga de um grupo de criminosos que rouba um banco, de acordo com a teoria do domínio do fato, pratica rouba, em coautoria, por domínio da vontade.

C) a teoria do domínio do fato equivale à teoria objetivo-formal de autoria.

D) o domínio do fato se manifesta em três diferentes formas: domínio da ação, na modalidade autoria mediata; domínio da vontade, na forma de autoria imediata; e domínio funcional do fato, como coautoria.

E) a teoria do domínio do fato contribui para a diferenciação entre autor e partícipe no caso de crimes omissivos próprios e de crimes culposos.

QUESTÃO 06)

DELEGADO DE POLÍCIA – POLÍCIA CIVIL/DF – FUNIVERSA – 2015:

QUESTÃO 55 Com relação os elementos do conceito analítico de infração penal, ao concurso de crimes, à causalidade no direito penal e à Lei nº 9.605/1998, que dispõe sobre os crimes contra o meio ambiente, assinale a alternativa correta.

A) O erro de tipo permissivo afasta a punição pela denominada culpa imprópria.

B) Nos termos da Lei nº 9.605/1998, que dispõe sobre os crimes contra o meio ambiente, constitui causa especial de aumento de pena o fato de o agente ter praticado crime ambiental em unidade de conservação ambiental.

C) Na teoria da imputação objetiva, o resultado será objetivamente imputável ao autor se, uma vez hipoteticamente eliminada a sua conduta, o resultado não se concretizar.

D) Conforme a doutrina majoritária, o consentimento do ofendido configura causa supralegal de exclusão da culpabilidade.

E) No concurso formal impróprio, por haver desígnios autônomos, as penas dos crimes em concurso serão cumuladas, ainda que os diferentes resultados tenham sido praticados mediante uma só ação.

QUESTÃO 07)

DELEGADO DE POLÍCIA – POLÍCIA CIVIL/DF – FUNIVERSA – 2015:

QUESTÃO 57 Assinale a alternativa correta acerca do concurso de pessoas.

A) De acordo com a teoria pluralística, há um crime para os autores, que realizam a conduta típica emoldurada no ordenamento positivo, e outro crime para os partícipes, que desenvolvem uma atividade secundária.

B) O ajuste, a determinação ou instigação e o auxílio são puníveis ainda que o crime não tenha sido tentado.

C) O CP adotou, como regra, a teoria dualística.

D) Segundo a teoria monista ou unitária, a cada participante corresponde uma conduta própria, um elemento psicológico próprio e um resultado igualmente particular.

(4)

4 E) São requisitos do concurso de pessoas a pluralidade de participantes e de condutas, a relevância causal de cada conduta, o vínculo subjetivo entre os participantes e a identidade de infração penal.

QUESTÃO 08)

DELEGADO DE POLÍCIA – POLÍCIA CIVIL/DF – FUNIVERSA – 2015:

QUESTÃO 58 Giordano, ao dirigir seu automóvel de maneira negligente, perdeu o controle do carro, matando cinco pessoas e lesionando gravemente outras cinco.

Considerando a situação hipotética apresentada, assinale a alternativa correta.

A) Giordano agiu em continuidade delitiva, devendo ser-lhe aplicada a pena mais grave, aumentada de um sexto até a metade.

B) Atualmente, considera-se que tais situações devem ser entendidas como crime único, aplicando-se apenas uma das penas, ou seja, a mais leve.

C) Giordano praticou crimes em concurso material e responderá pela pena de cada um deles.

D) Giordano praticou crimes em concurso formal, devendo a pena dos crimes ser somada, visto que, nesse caso, o cúmulo material é mais favorável que a exasperação.

E) Giordano praticou crimes em concurso formal, devendo ser-lhe aplicada a pena mais grave, aumentada de um sexto até a metade.

QUESTÃO 09)

DELEGADO DE POLÍCIA – POLÍCIA CIVIL/DF – FUNIVERSA – 2015:

QUESTÃO 60 Quanto às fases de realização da infração penal e à tentativa, assinale a alternativa correta.

A) Os crimes tentados podem ter a mesma pena dos crimes consumados, a depender do grau alcançado do iter criminis.

B) Tentativa abandonada ou qualificada ocorre quando há interrupção do processo executório em razão de o agente não praticar todos os atos de execução do crime por circunstâncias alheias à sua vontade.

C) No que diz respeito às fases do iter criminis, o auxílio à prática de crime, salvo determinação expressa em contrário, não é punível se o crime não chegar a ser, ao menos, tentado.

D) Os crimes omissivos, sejam próprios ou impróprios, não admitem tentativa.

E) Tentativa incruenta é aquela em que o agente, arrependendo-se posteriormente, pratica atos para evitar que o crime venha a se consumar.

QUESTÃO 10)

DELEGADO DE POLÍCIA – POLÍCIA CIVIL/RO – FUNCAB – 2014:

QUESTÃO 57 Em relação à classificação doutrinária de crimes, é correto afirmar que:

A) crime progressivo é aquele em que o agente deseja produzir um resultado, mas, após consegui-lo, resolve prosseguir na violação do bem jurídico, produzindo um outro crime mais grave.

B) crime de fato transeunte é aquele que não deixa vestígios.

(5)

5 C) crime plurilocal é aquele em que a execução do crime se dá em um país e o resultado em outro.

D) crime falho é o nome dado à tentativa imperfeita.

E) crime plurissubsistente é aquele que exige pluralidade de sujeitos ativos.

QUESTÃO 11)

DELEGADO DE POLÍCIA – POLÍCIA CIVIL/RO – FUNCAB – 2014:

Em relação ao concurso de crimes, é INCORRETO afirmar:

A) No concurso formal perfeito, aplica-se ao agente a mais grave das penas cabíveis ou, se iguais, somente uma delas, mas aumentada em qualquer caso, de um sexto até metade.

B) No concurso material, aplica-se a regra da cumulação das penas.

C) No concurso formal heterogêneo, uma só ação dá causa a diversos crimes de natureza diversa como, por exemplo, lesão corporal e homicídio.

D) Não é admitido, no ordenamento jurídico brasileiro, o reconhecimento do crime continuado entre infrações da mesma espécie, praticadas em condições de tempo e de lugar semelhantes, sob o mesmo modo de agir, contra vítimas diferentes, cometidas com violência ou grave ameaça à pessoa.

E) No concurso formal imperfeito, aplicam-se ao agente as penas cumulativamente.

QUESTÃO 12)

DELEGADO DE POLÍCIA – POLÍCIA CIVIL/RO – FUNCAB – 2014:

QUESTÃO 56 São princípios que solucionam o conflito aparente de normas penais:

A) insignificância, consunção, subsidiariedade e alteridade.

B) insignificância, alteridade, consunção e alternatividade.

C) especialidade, alteridade, consunção e subsidiariedade.

D) especialidade, alternatividade, subsidiariedade e insignificância.

E) especialidade, consunção, subsidiariedade e alternatividade.

QUESTÃO 13)

DELEGADO DE POLÍCIA – POLÍCIA CIVIL/ SP – VUNESP – 2014:

35. Assinale a alternativa que apresenta o princípio que deve ser atribuído a Claus Roxin, defensor da tese de que a tipicidade penal exige uma ofensa de gravidade aos bens jurídicos protegidos.

(A) Insignificância.

(B) Intervenção mínima.

(C) Fragmentariedade.

(D) Adequação social.

(E) Humanidade.

(6)

6 QUESTÃO 14)

DELEGADO DE POLÍCIA – POLÍCIA CIVIL/ SP – VUNESP – 2014:

36. Segundo o conceito restritivo, é autor aquele que (A) tem o domínio do fato.

(B) realiza a conduta típica descrita na lei.

(C) contribui com alguma causa para o resultado.

(D) age dolosamente na prática do crime.

(E) pratica o fato por interposta pessoa que atua sem culpabilidade.

QUESTÃO 15)

DELEGADO DE POLÍCIA – POLÍCIA CIVIL/ PI – NUCEPE/UESPI – 2014:

QUESTÃO 21 O Brasil insere-se no contexto de uma “sociedade da insegurança” ou “sociedade do medo”, pautada no que Silva Sànches denomina de “cultura de emergência” ou reclamo popular por uma maior presença e eficácia das instâncias de controle social. Nesse sentido, o Direito Penal e as instituições do sistema punitivo são eleitos instrumentos privilegiados para responder de forma eficaz os anseios da sociedade, gerando, segundo Díaz Ripollés, o entendimento de que sua contundência e capacidade socializadora são mais eficazes na prevenção aos novos tipos de delitos do que as medidas de política social ou econômica, ou de medidas do Direito Civil ou Administrativo. Trata-se, segundo o mesmo autor, de uma canalização das demandas sociais por mais proteção como demandas por punição, daí a busca por elementos de orientação normativa, onde o Direito Penal assume especial relevância. A partir das informações do texto, NÃO se pode concluir que:

a) os crimes de perigo abstrato não se amoldam à ideia de “sociedade do medo”.

b) a intimidação em face da prática de crimes contra a dignidade sexual fora reforçada pelo Direito Penal pátrio.

c) o tipo penal incriminador previsto no art.288 do Código Penal brasileiro - Associação criminosa – pode ser considerado um exemplo dessa nova política criminal.

d) a alteração do termo inicial da prescrição, antes de transitar em julgado a sentença final, nos crimes contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes, amolda-se à ideia preconizada no texto.

e) a majoração da pena do delito previsto no parágrafo 9º do art.129 do Código Penal brasileiro – Violência doméstica - amolda-se à ideia preconizada no texto.

QUESTÃO 16)

DELEGADO DE POLÍCIA – POLÍCIA CIVIL/ PI – NUCEPE/UESPI – 2014:

QUESTÃO 22 Segundo a teoria da tipicidade conglobante proposta por Eugenio Raúl Zaffaroni, quando um médico, em virtude de intervenção cirúrgica cardíaca por absoluta necessidade corta com bisturi a região torácica do paciente, é CORRETO afirmar que

a) responde pelo crime de lesão corporal.

b) não responde por nenhum crime, pois está albergado pela causa de exclusão de ilicitude do exercício regular de direito.

(7)

7 c) não responde por nenhum crime, carecendo o fato de tipicidade, já que não podem ser consideradas típicas aquelas condutas toleradas ou mesmo incentivadas pelo ordenamento jurídico.

d) não responde por nenhum crime, pois estará agindo em erro de tipo provocado por terceiro.

e) não responde por nenhum crime, pois está albergado pela causa de exclusão de ilicitude do estado de necessidade.

QUESTÃO 17)

DELEGADO DE POLÍCIA – POLÍCIA CIVIL/ PI – NUCEPE/UESPI – 2014:

QUESTÃO 23 Considerando que Marcos fora processado pelo crime de rapto violento em janeiro de 2005 e mencionado crime fora revogado pela Lei n.11.106, de 28 de março de 2005, julgue as afirmações a seguir:

I – A lei penal pode retroagir em algumas hipóteses.

II – Se Marcos já tiver sido condenado antes de março de 2005, permanecerá sujeito à pena aplicada na sentença condenatória.

III – Na hipótese, ocorre a abolitio criminis.

IV – Se Marcos ainda não tiver sido condenado no juízo a quo, poderá ocorrer a extinção da punibilidade desde que ela seja provocada pelo réu.

a) I, III e IV estão corretas.

b) III e IV estão corretas.

c) I e IV estão corretas.

d) I e III estão corretas.

e) II e IV estão corretas.

QUESTÃO 18)

DELEGADO DE POLÍCIA – POLÍCIA CIVIL/ PI – NUCEPE/UESPI – 2014:

QUESTÃO 25 Analise os itens abaixo e assinale a alternativa CORRETA.

a) Crimes complexos são aqueles que encerram dois ou mais tipos em uma única descrição legal.

b) A consumação do crime de concussão ocorre com o recebimento da vantagem indevida.

c) Dá-se o arrependimento eficaz quando o agente dá início à execução de um delito e desiste de prosseguir em virtude da reação oposta pela vítima.

d) A restituição integral do valor apropriado aos cofres públicos pelo autor de peculato doloso constitui desistência voluntária e isenta o agente de pena se feita antes do recebimento da denúncia.

e) Aplica-se a causa de diminuição de pena prevista no art.16 do Código Penal – arrependimento posterior – em todos os crimes patrimoniais.

QUESTÃO 19)

(8)

8 DELEGADO DE POLÍCIA – POLÍCIA CIVIL/ PI – NUCEPE/UESPI – 2014:

QUESTÃO 32 Considere o seguinte caso: Uma pessoa A, totalmente inexperiente no manejo de arma de fogo, dispara com intenção de matar B, mas a uma distância a partir da qual nenhum observador acreditaria ser possível acertar o alvo, mesmo para o mais experiente atirador. Não obstante, o disparo de A alcança e mata B. Tomando em conta a teoria da imputação objetiva, como formulada por Claus Roxin e Günter Jakobs, pode-se afirmar que

a) existe nexo de causalidade, vez que o disparo de A foi uma condição sem a qual o resultado (morte de B) não teria ocorrido.

b) existe nexo de causalidade, vez que o resultado era previsível e evitável e havia dolo por parte de A.

c) inexiste nexo de causalidade, pois temos concausa superveniente absolutamente independente que, sozinha, causou o resultado.

d) inexiste nexo de causalidade, pois, em uma análise ex ante, não havia previsibilidade do resultado, vez que a conduta de A, analisada por um observador isento, não seria idônea para criar um risco proibido ao bem jurídico.

e) existe nexo de causalidade, pois a conduta, além de dolosa, foi idônea a expor um bem jurídico a risco proibido, bem como o resultado lesivo, além de possível, chegou a ocorrer.

QUESTÃO 20)

DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL 1ª CLASSE – POLÍCIA CIVIL/ CE – VUNESP – 2015:

33. Ninguém pode ser punido por fato que lei posterior deixa de considerar crime, cessando em virtude dela a execução____________________ ; a lei posterior, que de qualquer modo favorecer o agente, aplica-se aos fatos anteriores,________________________ . Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas.

(A) e os efeitos penais da sentença condenatória … desde que não decididos por sentença transitada em julgado

(B) e os efeitos penais da sentença condenatória … ainda que decididos por sentença condenatória transitada em julgado

(C) e os efeitos penais da sentença condenatória, excluídos os efeitos civis … desde que não decididos por acórdão transitado em julgado

(D) e os efeitos penais da sentença condenatória, excluídos os efeitos civis … ainda que decididos por sentença condenatória transitada em julgado

(E) mas mantidos os efeitos penais da sentença condenatória … desde que não decididos por sentença transitada em julgado.

QUESTÃO 21)

DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL 1ª CLASSE – POLÍCIA CIVIL/ CE – VUNESP – 2015:

34. Ficam sujeitos à lei brasileira, embora cometidos no estrangeiro, mas desde que presentes algumas condições (entrar o agente no território nacional; ser o fato punível também no país em que foi praticado; estar o crime incluído entre aqueles pelos quais a lei brasileira autoriza a extradição; não ter sido o agente absolvido no estrangeiro ou não ter aí cumprido a pena; não ter sido o agente perdoado no estrangeiro ou, por outro motivo, não estar extinta a punibilidade, segundo a lei mais favorável), os crimes

(9)

9 (A) contra a administração pública, por quem está a seu serviço.

(B) de genocídio, quando o agente for brasileiro ou domiciliado no Brasil.

(C) contra a vida ou a liberdade do Presidente da República.

(D) que, por tratado ou convenção, o Brasil se obrigou a reprimir.

(E) contra o patrimônio ou a fé pública da União, do Distrito Federal, de Estado, de Território, de Município, de empresa pública, sociedade de economia mista, autarquia ou fundação instituída pelo Poder Público.

QUESTÃO 22)

38. Quando o agente, mediante uma só ação ou omissão, pratica dois ou mais crimes, idênticos ou não, aplica-se-lhe a mais grave das penas cabíveis ou, se iguais, somente uma delas, mas aumentada, em qualquer caso, de um sexto até metade. Trata-se da definição legal do

(A) concurso formal.

(B) concurso material.

(C) concurso material benéfico.

(D) princípio da consunção.

(E) crime continuado.

QUESTÃO 23)

DELEGADO DE POLÍCIA SUBSTITUTO – POLÍCIA CIVIL/ SC – ACAFE – 2014:

61) Observadas as disposições do Código Penal, assinale a alternativa correta.

A  É aplicável a lei do país de procedência aos crimes praticados a bordo de aeronaves ou embarcações estrangeiras de propriedade privada, achando-se aquelas em pouso no território nacional ou em voo no espaço aéreo correspondente, e estas em porto ou mar territorial do Brasil.

B  A sentença estrangeira, quando a aplicação da lei brasileira produz na espécie as mesmas consequências, não pode ser homologada no Brasil para obrigar o condenado à reparação do dano, a restituições e a outros efeitos civis.

C  Para os efeitos penais consideram-se como extensão do território nacional as embarcações e aeronaves brasileiras, de natureza pública ou a serviço do governo brasileiro, onde quer que se encontrem, bem como as aeronaves e as embarcações brasileiras mercantes ou de propriedade privada, que se achem, respectivamente, no espaço aéreo correspondente ou em alto-mar.

D  Considera-se praticado o crime no lugar em que ocorreu a ação ou omissão, no todo ou em parte, exceto se em outro local produziu ou deveria produzir-se o resultado.

E  Ficam sujeitos à lei brasileira, embora cometidos no estrangeiro, os crimes de injúria, calúnia e difamação praticados contra o Presidente da República do Brasil.

(10)

10 QUESTÃO 24)

DELEGADO DE POLÍCIA SUBSTITUTO – POLÍCIA CIVIL/ SC – ACAFE – 2014:

62) De acordo com o Código Penal, assinale a alternativa correta.

A  Pelo resultado que agrava especialmente a pena, só responde o agente que não o houver causado ao menos culposamente.

B  Nos crimes cometidos sem violência ou grave ameaça à pessoa, reparado o dano ou restituída a coisa até o recebimento da denúncia ou da queixa, por ato voluntário do agente, a pena será reduzida de um a dois terços.

C  O erro sobre elemento constitutivo do tipo legal de crime exclui o dolo e não permite a punição por crime culposo.

D  É passível de pena quem, por erro plenamente justificado pelas circunstâncias, supõe situação de fato que, se existisse, tornaria a ação legítima. Haverá isenção de pena quando o erro deriva de culpa e o fato é punível como crime culposo.

E  Não responde pelo crime o terceiro que determina o erro sobre elemento constitutivo do tipo legal.

de saúde justifiquem a suspensão.

QUESTÃO 25)

DELEGADO DE POLÍCIA – POLÍCIA CIVIL/ PI – NUCEPE/UESPI – 2014:

QUESTÃO 31 Configuram desdobramento do princípio da reserva legal, EXCETO, a) Lex praevia.

b) Lex stricta.

c) Lex scripta.

d) Lex certa.

e) Ultima ratio.

Referências

Documentos relacionados

Os espaços livres de uso público, as área verdes, as áreas destinadas ao sistema de circulação e à implantação de equipamentos urbanos e comunitários, não poderão

Na tentativa de compreender quais as vantagens da utilização de uma solução conjunta para fazer face à transição foi criado um troço intermédio, que tal como o caso

Foram 4min47s, com uma reportagem, seis notas cobertas e uma nota pelada no antigo, sendo que no novo formato houve 19min51s de tempo dedicado, as reportagens aumentaram

Para visualizar a página, você deve abrir cada uma das XPages criadas (Home e Cadastro) e depois clicar no seguinte ícone localizado na barra superior (preview

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

1 E é por isso que este Estágio, organizado em Estágios Parcelares nas seis áreas basilares da Medicina - Ginecologia e Obstetrícia, Saúde Mental, Medicina Geral e Familiar,

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se

Segundo Martins et al., (2012) o aparelho de alta frequência é um dos recursos utilizado na prática clínica de profissionais que realizam tratamentos para a