• Nenhum resultado encontrado

UFRRJ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO DE AGRONOMIA IA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA CIÊNCIAS DO SOLO EDITAL Nº 03/2018

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UFRRJ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO DE AGRONOMIA IA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA CIÊNCIAS DO SOLO EDITAL Nº 03/2018"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

UFRRJ – PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

INSTITUTO DE AGRONOMIA – IA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA – CIÊNCIAS DO SOLO EDITAL Nº 03/2018

Seleção de candidato(a) a 01 (UMA) bolsa de PÓS-DOUTORADO do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD-CAPES) no Programa de Pós-graduação em Agronomia – Ciências do Solo (PPGA-CS) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

1. APRESENTAÇÃO

O Programa de Pós-graduação em Agronomia – Ciência do Solo (PPGA-CS) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), após aprovação ad referendum do seu Colegiado Executivo, abre seleção para 01 (UMA) bolsa de PÓS-DOUTORADO do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD-CAPES) no Programa de Pós-graduação em Agronomia – Ciências do Solo (PPGA-CS) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

O PPGA-CS é um programa de Pós-graduação de conceito 6 pela CAPES e tem como objetivo preparar, formar e aperfeiçoar pesquisadores e docentes nos diferentes ramos da Ciência do Solo. Dentro deste enfoque é ressaltada a interdisciplinaridade da Ciência e a interação com outros Programas.

2. INFORMAÇÕES GERAIS DO PNPD

2.1. O Programa Nacional de Pós-Doutorado

O PNPD é um Programa de Nacional de Pós-Doutorado–PNPD foi instituído pela CAPES através da Portaria 086 de 03 de julho de 2013 (http://www.capes.gov.br/bolsas/bolsas-no-pais/pnpd-capes), tendo por objetivos:

I – promover a realização de estudos de alto nível; II – reforçar os grupos de pesquisa nacionais;

III – renovar os quadros nos Programas de Pós-Graduação nas instituições de ensino superior e de pesquisa;

IV – promover a inserção de pesquisadores brasileiros e estrangeiros em estágio pós-doutoral, estimulando sua integração com projetos de pesquisa desenvolvidos pelos Programas de Pós-Graduação no país.

Conforme a Portaria 086 da CAPES, candidatos elegíveis poderão se inscrever para o PNPD em uma das seguintes modalidades:

(2)

a) ser brasileiro ou estrangeiro residente no Brasil portador de visto temporário, sem vínculo empregatício;

b) ser estrangeiro, residente no exterior, sem vínculo empregatício;

c) ser docente ou pesquisador no país com vínculo empregatício em instituições de ensino superior ou instituições públicas de pesquisa não vinculadas à UFRRJ.

I- O candidato estrangeiro residente no exterior deverá comprovar endereço residencial no exterior no momento da submissão da candidatura;

II – As bolsas nas modalidades “a” e “b” terão o período de duração de doze meses, podendo ser renovada anualmente até atingir o limite máximo de 60 (sessenta) meses. A bolsa na modalidade “c” terá o período máximo de duração de 12 meses, sem possibilidade de renovação.

3. DO NÚMERO DE VAGAS 1 (uma) vaga.

4. DA INSCRIÇÃO NO PROCESSO DE SELEÇÃO 4.1. DO PÚBLICO ALVO

Poderão inscrever-se no processo seletivo:

I. ser brasileiro ou estrangeiro residente no Brasil portador de visto temporário, sem vínculo empregatício, OU

II. ser estrangeiro, residente no exterior, sem vínculo empregatício, OU

III. ser docente ou pesquisador no país com vínculo empregatício em instituições de ensino superior ou instituições públicas de pesquisa não vinculadas à UFRRJ;

IV. possuir o título de doutor, quando da implementação da bolsa, obtido em cursos avaliados pela CAPES e reconhecidos pelo CNE/MEC;

V. disponibilizar currículo atualizado na Plataforma Lattes do CNPq; VI. não ser aposentado ou estar em situação equiparada.

O(a) candidato(a), ao apresentar a documentação requerida no ato da inscrição, se responsabiliza pela veracidade de todas as informações prestadas.

4.2. LOCAL E PERÍODO DA INSCRIÇÃO

A inscrição no processo seletivo de candidatos(as) ao curso de Doutorado do PGA-CS deverá ser realizada no período de 04/09/2018 a 13/09/2018 pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas – SIGAA/UFRRJ, com o preenchimento do formulário digital disponível em:

(3)

4.3. PAGAMENTO DA INSCRIÇÃO

O pagamento da inscrição, no valor de R$ 45,00 (quarenta e cinco reais), é feito por meio de Guia de Recolhimento à União (GRU), obtida no portal SIAFI (http://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru_novosite/gru_simples.asp) e preenchida com os seguintes dados:

UG: 153166 Gestão: 15240

Código de Recolhimento: 28830-6 Número de referência: 2018

Competências: mês/ano da geração Vencimento: data do pagamento

CNPJ ou CPF: digitar CPF do(a) candidato(a) Valor: R$ 45,00

4.4. DA ISENÇÃO DO PAGAMENTO DA INSCRIÇÃO

Os candidatos(as) inscritos(as) no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal devem enviar a solicitação de isenção de taxa de inscrição para o endereço eletrônico cpsolos@gmail.com, anexando cópia do documento comprobatório do cadastro com data de averiguação dentro do prazo de 12 (doze) meses.

4.5. DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO

Toda documentação, abaixo discriminada, deverá ser DIGITALIZADA E ANEXADA ao formulário eletrônico do SIGAA:

I. Preenchimento de informações requeridas na página de inscrição;

II. Carta de indicação do Orientador do PPGA-CS, com assinatura em meio digital;

III. Cópia do Diploma ou certificado de conclusão de Curso de Doutorado;

IV. Histórico Escolar do Curso de Doutorado;

V. Currículo Lattes do candidato e do orientador (não será aceito se apenas for enviado o link de acesso);

VI. Carta de exposição de motivos para a candidatura;

VII. Plano resumido de trabalho, que deve ser elaborado de forma resumida (no máximo três laudas, página A4, espaço simples e letra Times New Roman 12) e deve conter indicação de área(s) de concentração e linhas de pesquisa do PPGA-CS em que pretende atuar. Esse documento deve, ainda, incluir atividades de pesquisa e de apoio ao ensino e treinamento de discentes do PPGA-CS em tema compatível com os objetivos do programa. Serão temas interdisciplinares ou que possam constituir ferramenta científica ou metodológica a ser utilizada por mais que uma linha de pesquisa do PPGA-CS. A forma de redação do plano de trabalho é livre, porém a organização, clareza, objetividade e qualidade da redação serão critérios de avaliação.

(4)

VIII. Carta assinada pelo candidato e orientador (modelo na página do programa) informando ciência e concordância com os termos deste comunicado e com o regulamento do PNPD, instituído pela Portaria nº 86, de 3 de julho de 2013; 4.6. DA HOMOLOGAÇÃO DA INSCRIÇÃO

Terão as inscrições homologadas pela Comissão de Seleção apenas os(as) candidatos(as) que apresentem toda a documentação exigida dentro do prazo previsto para a inscrição no processo seletivo. A lista das inscrições homologadas será divulgada no mural da Secretaria do CPGA-CS e na página eletrônica http://www.ia.ufrrj.br/cpacs/index.php, conforme calendário do processo seletivo detalhado no item 7.

5. DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO 5.1. DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Os itens avaliados e os respectivos valores são apresentados a seguir: I- Curriculum Lattes (peso 5);

II- Plano de trabalho do candidato (peso 3);

III- Avaliação oral (apresentação e defesa do plano de trabalho – 15 minutos) (peso 2).

5.2. DA BANCA AVALIADORA

A banca será composta pelos seguintes membros:

Titulares: Suplentes:

Marcos Gervasio Pereira Segundo Sacramento Urquiaga Caballero Bruno José Rodrigues Alves Veronica Massena Reis

Andrés Calderín García Everaldo Zonta

5.3. DO CALCULO DA NOTA FINAL

A nota final do processo seletivo será definida a partir da seguinte expressão matemática:

NRF = [(CL.5) + (PT.3) + (AO.4)]/10

NRF = Nota do Resultado Final do Processo Seletivo CL = Nota do Currículo Lattes

PT = Nota do Plano de Trabalho AO = Nota da Avaliação Oral

(5)

5.4. Publicação do Resultado e Comunicação de Aprovação

A relação dos(as) candidatos(as) selecionados(as), em ordem classificatória, será divulgada na Secretaria do PPGA-CS na data prevista no item 7 e na página do curso http://www.ia.ufrrj.br/cpacs/index.php.

6. DA IMPLEMENTAÇÃO DA BOLSA PNPD

A implementação da bolsa será feita pela Coordenação do PPGA-CS, no Sistema de Acompanhamento de Concessões – SAC, no dia 05/10/2014.

O início das atividades do bolsista é imediato, após a homologação pela PROPPG e a implementação da bolsa junto à CAPES.

O bolsista deverá apresentar plano detalhado, com cronograma de atividades e eventual previsão de atuação em outra instituição, em função de demanda da pesquisa, que deverá ser aprovado pelo Colegiado Executivo do PPGA-CS.

7. DO CRONOGRAMA

A seleção dos(as) candidatos(as) é de responsabilidade do Colegiado Executivo do PPGA-CS, que nomeou a banca avaliadora (Item 5.2 deste edital), e tem o seguinte calendário do processo seletivo

Fases da Seleção Data

Período de Inscrição 04/09 a 13/09/2018

Publicação da Lista de Inscrições Homologadas 14/09/2018

Avaliação Curricular 17 a 18/09/2018

Publicação do Resultado da Avaliação Curricular 19/09/2018 Recurso do Resultado da Avaliação Curricular 20 e 21/09/2018 Publicação do Resultado dos Recursos da Avaliação Curricular 24/09/2018

Avaliação do Plano de Trabalho 25 a 27/09/2018

Defesa do Plano de Trabalho 28/09/2018

Publicação do Resultado 01/10/2018

Recurso da Avaliação do Plano e do Resultado Final 02/10 e 03/10/2018 Publicações do Resultado dos Recursos e do Resultado Final 04/10/2018

Implementação da Bolsa PNPD 05/10/2018

Inicio das atividades 08/10/2018

8. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

A documentação dos(as) candidatos(as) com inscrição não homologada e daqueles(as) não aprovados(as) em qualquer fase da seleção, só poderá ser retirada ao término do processo seletivo na Secretaria do PPGA-CS.

O presente Edital tem validade de 90 (noventa) dias contados a partir da publicação do resultado final.

(6)

Ao Colegiado do CPGA-CS caberá decidir sobre as questões não previstas no presente Edital.

Para demais informações, enviar email para cpsolos@ufrrj.br ou cpsolos@gmail.com.

Seropédica, 3 de setembro de 2018.

_______________________________ Prof. Dr. Everaldo Zonta

Referências

Documentos relacionados

Perguntado sobre o que a Embraer pensa sobre um contrato do tipo, que poderia fazer a Saab mudar seu foco para fora do Brasil, Schneider afirmou: “Se a Saab conseguir um acordo

Tarte de Chocolate Gelada simples decorada com frutos vermelhos 15€ | unid. 

Foram selecionados 12 estudos em condições crôni- cas (OA/tendinite) comparando AINEs tópicos versus placebo, com 547 pacientes em tratamento com droga e 550 em

Esses agentes desempenham uma complexidade de relações na produção e apropriação do espaço e do valor imobiliário, e a compreensão da “produção imobili- ária” perpassa

e) A vestimenta dos domadores deverá ser de acordo com as constantes no regulamento vigente do Freio de Ouro. 19 – As duas etapas deste capítulo deverão ser julgadas

RANS, Exemplos de Soluções Numéricas Escoamento em torno do petroleiro KVLCC2.. Resistência

Como resultado da nossa experiência com este produto e nosso conhecimento de sua composição, não é esperado nenhum perigo se o produto for utilizado adequadamente e de acordo

Comitê é a reunião estruturada de várias pessoas para emitir, por meio de discussão organizada, uma opinião a respeito de um assunto previamente estabelecido, e que, nascida