• Nenhum resultado encontrado

PROGRAMA DE ADOÇÃO DE PRINCÍPIOS SOCIOAMBIENTAIS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROGRAMA DE ADOÇÃO DE PRINCÍPIOS SOCIOAMBIENTAIS"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

A Copagaz, primeira empresa do Grupo Zahran, iniciou suas atividades em 1955 distribuindo uma tonelada de Gás Liquefeito de Petróleo - GLP por dia nos estados de São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Aos poucos, foi conquistando o mercado nacional. Hoje com 13 plantas de engarrafamento distribui gás em 19 estados e no Distrito Federal abaste-cendo milhões de lares, indústrias e estabelecimentos comerciais.

O item segurança sempre foi prioridade na empresa. Os botijões passam, periodicamente, por um processo de requalificação e só são devolvidos ao mercado depois de rigorosos testes de segurança. Para facilitar a identifi-cação de sua marca pinta seus botijões na cor verde.

Atendendo às necessidades do mercado, criou o Copagaz Express Service, um sistema moderno de abastecimento, onde tanques de gás são instalados nos locais de consumo e abastecidos regularmente por caminhões-tanque, substituindo os botijões transportáveis.

Iniciativas como essas, voltadas à qualidade do produto e à segurança de seus consumidores são as razões do crescimento da Copagaz.

(2)

PACTOGLOBAL: iniciativa da Organização das Nações Unidas – ONU em prol

da responsabilidade social empresarial que tem mais de 3,6 mil associados. Seu objetivo é mobilizar a comunidade empresarial internacional para que, de forma voluntária, promova os valores fundamentais e os objetivos aplicá-veis internacionalmente. (www.pactoglobal.org.br)

OBJETIVOS DEDESENVOLVIMENTO DOMILÊNIO: Os Objetivos de Desenvolvimento do

Milênio foram estabelecidos em 2000 pelos 191 países-membros da Organiza-ção das Nações Unidas – ONU, que com isso assumiram oito abrangentes com-promissos a serem atingidos até 2015. No Brasil, essa iniciativa conta com o apoio do PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, e a par-ticipação do setor privado é considerada fundamental para que estes objetivos sejam atingidos. (www.pnud.org.br/odm/odm_vermelho.php)

INSTITUTOETHOS DERESPONSABILIDADESOCIALEMPRESARIAL: organização

não-gover-namental criada com a missão de mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade sustentável e justa. (www.ethos.org.br)

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: práticas que atendem as necessidades

pre-sentes sem comprometer as condições de sustentabilidade das gerações fu-turas. O desenvolvimento sustentável não trata somente da redução do im-pacto da atividade econômica no meio ambiente, mas principalmente das conseqüências dessa relação na qualidade de vida e no bem-estar da socie-dade, tanto presente quanto futuro.

SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL: consiste em assegurar o sucesso do negócio

a longo prazo e, ao mesmo tempo, contribuir para o desenvolvimento econômico e social da comunidade, um meio ambiente saudável e uma so-ciedade estável. O conceito pressupõe que a empresa cresça, seja rentável e gere resultados econômicos, mas também contribua para o desenvolvimento da sociedade e para a preservação do planeta.

BALANÇOSOCIAL(OURELATÓRIOSOCIAL): é um demonstrativo publicado

anual-mente pela empresa reunindo um conjunto de informações sobre os proje-tos, benefícios e ações sociais realizadas. No

balanço social a empresa mostra o que faz por seus diversos públicos, dando transparên-cia às atividades que buscam melhorar a qua-lidade de vida de todos. Em outras palavras, a função principal do balanço social é tornar pública a responsabilidade social empresarial construindo maiores vínculos entre a empre-sa, a sociedade e o meio ambiente. (www.ba-lancosocial.org.br)

(3)

Para começar, um pouco de história:

Século XIX: As empresas, num mundo diferente de hoje, têm muito pouca preocupação com “serem socialmente responsáveis”. Os salários na indústria eram na sua maioria baixos, as fábricas empregavam mulheres e crianças por longas jornadas, e o setor privado no máximo realizava doações na forma de caridade orientada pela religião e outras ações filantrópicas de alcance limitado.

Século XX: Muito mais tarde, a idéia de que o setor empresarial (em espe-cial o industrial) tem responsabilidade com relação ao desenvolvimento soespe-cial cresce bastante a partir dos anos 1960/70, num contexto de fortalecimento dos movimentos sindicais e estudantis europeus e nas lutas pelos direitos civis.

Como resultado de pressões e lutas sociais, em 1977 a França toma a dianteira e torna o balanço social obrigatório para empresas com mais de 750 colaboradores.

Já nos anos 80/90, com o crescimento mundial das organizações não-governamentais (ONG’s) e do setor “não-lucrativo”, tem início uma fase de grande fortalecimento da idéia de responsabilidade social. Cresce o número de empresas que publicam balanços sociais e desta forma aumenta o cresci-mento do poder e do papel do setor privado.

A Responsabilidade Social Corporativa hoje no mundo aparece neste con-texto como resposta do setor privado a um mundo mais atento à atuação das

O que é Responsabilidade

Socioambiental

GRUPO DE INSTITUTOS, FUNDAÇÕES E EMPRESAS – GIFE: primeira associação da

América do Sul a reunir empresas, institutos e fundações de origem privada que praticam o chamado Investimento Social Privado. Sua missão aperfeiçoar e difundir conceitos e práticas do uso de recursos privados para o desenvolvi-mento do bem comum. (www.gife.org.br)

FUNDAÇÃOABRINQ: organização 'amiga da criança', sem fins lucrativos, com a

missão de promover a defesa dos direitos e o exercício da cidadania da criança e do adolescente. (www.fundabrinq.org.br)

(4)

De acordo com o GIFE, Investimento Social Privado é o repasse volun-tário de recursos privados de forma planejada, monitorada e sistemática para projetos sociais, ambientais e culturais de interesse público. Incluem-se neste universo as ações sociais protagonizadas por empresas, fundações e institutos de origem empresarial ou instituídos por famílias ou indivíduos.

Diferentemente do conceito de caridade, os investidores sociais privados estão preocupados com os resultados obtidos, as transformações geradas e o envolvimento da comunidade no desenvolvimento da ação.

O que é Investimento

Social Privado

RESPONSABILIDADE SOCIAL Foco: Todos os públicos da empresa Ações: incorporadas ao plano estratégico

INVESTIMENTO SOCIAL PRIVADO

Foco: Comunidade Ações: pontuais planejadas

C

ONCEITO

Segundo o Instituto Ethos, Responsabilidade Social é a forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais se relaciona e pelo estabelecimento de metas empre-sariais compatíveis com o desenvolvimento sustentável da sociedade, preser-vando recursos ambientais e culturais para gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais.

A Responsabilidade Sociombiental corresponde a um compromisso de empresas que atendem à crescente conscientização da sociedade. Diz res-peito à necessidade de revisar os modos de produção e padrões de consumo vigentes de tal modo que o sucesso empresarial não seja alcançado a qual-quer preço, mas ponderando-se os impactos sociais e ambientais decor-rentes da atuação da empresa.

(5)

A Copagaz tem a preocupação constante de desenvolver e investir em programas que contemplem as necessidades de seus stakeholders. Neste caso, o PAPS foi desenhado especificamente para nossos revendedores e seus pon-tos de revenda com o objetivo de disseminar o conhecimento sobre o con-ceito e ações de responsabilidade social. Esta iniciativa tem o compromisso de atuar na incorporação e ampliação da gestão socialmente responsável e ampliação das relações comerciais com nossos revendedores, agregando ga-nho de competitividade e produtividade, além de proporcionar a sustentabi-lidade das empresas.

N

OSSO OBJETIVO

Pretendemos, a longo prazo, construir uma rede interligada sustentada em valores e padrões semelhantes aos da Copagaz. Para isso, são propostos prin-cípios e valores que implicam na proibição da mão-de-obra infantil, na remu-neração das mulheres em igualdade com os homens e em responsabilidades relacionadas aos consumidores e ao meio ambiente. Nossos revendedores de-verão adotar esses conjuntos de princípios e valores para se alinharem à po-lítica da Copagaz.

E

NCONTROS E REUNIÕES

A Copagaz realizará encontros e reuniões periódicos com o objetivo de di-vulgar o PAPS Copagaz e disseminar as ações empresariais praticadas pela

em-Programa de Adoção de Princípios

Socioambientais – PAPS Copagaz

Stakeholder é qualquer pessoa ou organização que tenha interesse ou relação

(diretos ou indiretos) com a empresa ou que possam ser influenciados pela sua atuação. No caso da maioria das empresas, as partes interessadas são proprie-tários, acionistas, colaboradores, prestadores de serviço, clientes, fornecedores, parceiros, comunidades, ONG’s, associações, credores, governo e sociedade.

Os stakeholders da Copagaz são:

• Colaboradores • Clientes

• Fornecedores e prestadores de serviços • Revendedores

• Concorrentes • Mídia

• Comunidade • Meio ambiente

Stakeholders ou

partes interessadas

Ética e transparência

Revendedor es

Funcionários Sócios Fornecedor

es Consumidor es Meio ambiente Go verno Comunidade

(6)

3. C

OLETA

S

ELETIVA E

R

ECICLAGEM

A reciclagem é um processo industrial que converte o lixo descartado (matéria-prima secundária) em produto semelhante ao inicial ou outro. Co-letar o lixo seletivamente e encaminhá-lo para a reciclagem é economizar energia, poupar recursos naturais e trazer de volta ao ciclo produtivo o que é jogado fora.

4. O

UTRAS IDÉIAS DE AÇÕES QUE PODEM SER DESENVOLVIDAS PELO REVENDEDOR

:

• Utilizar produtos de papel reciclado • Encorajar novas idéias e comentários • Promover a saúde e o bem estar

• Eliminar o fumo do ambiente de trabalho • Usar iluminação inteligente

• Aplicar técnicas eficientes para administrar o uso de energia • Localizar e consertar regularmente os vazamentos de água Algumas práticas e ações empresariais, facilmente aplicadas, que

adota-mos e pretendeadota-mos estimular que nossos revendedores adotem com o obje-tivo de integrar a responsabilidade social às operações diárias do o revende-dor são:

1. C

OMBATE AO

T

RABALHO

I

NFANTIL

A infância e a adolescência merecem especial atenção enquanto etapas do ciclo de vida que devem ser destinadas à educação e ao desenvolvimen-to dos indivíduos. O combate ao trabalho infantil é um dever de desenvolvimen-todos no respeito a direitos humanos garantidos pela Constituição de 1988, pelo Es-tatuto da Criança e do Adolescente e pela Lei do Aprendiz, que determina como idade mínima 16 anos para admissão ao trabalho e 14 anos para a função de aprendiz.

2. I

GUALDADE ENTRE

S

EXOS E

V

ALORIZAÇÃO DA

M

ULHER

A história do mundo nos mostra que durante muito tempo os homens e as mulheres não tiveram os mesmos direitos e deveres. Em muitos países isso ainda acontece, ao tempo em que em outros as mulheres conquistaram dire-itos que antes lhes eram negados. Superar as diferenças entre homens e mu-lheres no acesso à escolarização formal, por exemplo, é fundamental para capacitar as mulheres a ocuparem papéis cada vez mais ativos.

Práticas e ações para

realizarmos em conjunto

(7)

Os benefícios concretos com a adoção de ações sociais para a Copagaz e para nossos revendedores são:

• Ganhos na imagem corporativa e na imagem do revendedor

• Ganhos de competitividade: a marca Copagaz se torna mais forte e nossos produtos mais conhecidos

• Maior fidelidade dos nossos clientes atuais e possibilidades de conquista de novos clientes

• Maior apoio, motivação e melhor desempenho por parte dos nossos fun-cionários

• Maior disposição em realizar parcerias por parte dos nossos fornecedores e distribuidores

Referências

Documentos relacionados

Pharmacopuncture was as effective as acupuncture, and both were equally effective as either morphine or carprofen to control postoperative pain in bitches

Ademais, acrescenta Marchiori (2010) salientando que a comunicação entendida como processo contribui para dar sentido à v ida organizacional, à medida que o

Entre as cores azuis, as amostras da tinta azul PVA (em suas três rugosidades) apresentam menor absortância do que as amostras de tintas azuis acrílicas, concordando

o facto de classificar-se j o tupi e o guarani no grupo das línguas turanas não quer dizer que elle te- nha o menor grão de parentesco com as liuguas a;intica.n.» Concedido; quanto

É esse o caso da execução de obrigação de pagar quantia certa direcionada contra a Fazenda Pública, modalidade especial de execução que se justifica, primordialmente, em razão

- Além de todas as atividades previstas no plano de trabalho, foram realizadas leituras de materiais bibliográficos acerca de outros estudos que relatavam

Neste trabalho, foi feita a aplicacao de um modelo multicriterial de auxilio de tomada de decisao, o Processo de Analise Hierarquica - AHP, para avaliar e selecionar propostas de

Neste sentido, é necessário abrir um processo extraordinário de inscrição, dando oportunidade aos encarregados de educação ou alunos, quando maiores, para