• Nenhum resultado encontrado

CHAMADA PÚBLICA 01/2017 CHAMADA PÚBLICA PARA CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CHAMADA PÚBLICA 01/2017 CHAMADA PÚBLICA PARA CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

1

CHAMADA PÚBLICA 01/2017

CHAMADA PÚBLICA PARA CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) – Câmpus Senador Canedo faz saber, pela presente Chamada Pública, que estarão abertas no período de 16 a 19 de janeiro de 2017, as inscrições para os CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA – FIC, oferecidos à comunidade em geral.

1. DA INSCRIÇÃO, CURSOS E VAGAS

1.1. Os interessados nos Cursos FIC listados no quadro do item 1.2, a seguir, deverão efetuar sua inscrição junto à Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (GEPEX) do IFG – Câmpus Senador Canedo, no período de 16 a 19 de janeiro de 2017, nos seguintes horários:

HORÁRIOS

Segunda a sexta-feira 08h às 14h e das 14h às 20h

1.2. Serão realizadas as inscrições com o número de vagas ofertadas por curso, conforme descriminado no quadro abaixo:

CURSOS FIC VAGAS TURNO LOCAL DAS AULAS

Educação Ambiental 30 Noturno Sala T-108 - IFG

Eletricista Industrial 20 Noturno Sala T-108 - IFG

Operador de Computador 28 Vespertino Lab. de Inf. IFG

Educação Inclusiva 30 Vespertino Sala T-104 - IFG

Total de Vagas 108

1.3. Os cursos serão realizados no período de 06 de fevereiro a 29 de junho de 2017. 1.4. Os Cursos FIC são abertos à comunidade em geral, com livre concorrência.

1.5. Os candidatos deverão ter idade igual ou superior a 16 anos no ato da inscrição e terem concluído o Ensino Fundamental e/ou Ensino Médio em conformidade com o requisito mínimo para o Curso escolhido, conforme anexos.

2. DA SELEÇÃO

2.1. O processo seletivo consiste na seleção e classificação dos candidatos por ordem de inscrição e por meio de entrevista, de acordo com o número de vagas no curso pretendido, bem como, na

(2)

2

classificação de candidatos para compor a lista de espera, os quais serão chamados, sucessivamente, nos casos de desistência ou desclassificação de candidatos.

2.2. As entrevistas ocorrerão no ato da inscrição, conforme as datas constantes no item 1.1, das 08h às 14h e das 14h às 20h, na Sala de Atendimento da GEPEX do Câmpus Senador Canedo, localizado à Rua Firmino Rodrigues do Nascimento, quadra 1F, lote 21, Jardim Todos os Santos. 2.3. Após o período de inscrições será elaborada e divulgada uma lista por ordem de classificação, indicando os candidatos classificados de acordo com o número de vagas ofertadas, os quais deverão comparecer à GEPEX no IFG – Câmpus Senador Canedo para fazer a matrícula conforme descrito no item 3.1.

2.4. Os candidatos não classificados que excederem a quantidade máxima prevista de vagas ofertadas por curso, comporão uma lista de espera, aguardando possíveis desistências.

2.5. Será elaborada lista de classificação com o nome de todos os candidatos inscritos e divulgada no dia 20 de janeiro de 2017 no site do IFG – Câmpus Senador Canedo - www.ifg.edu.br/senadorcanedo e nos murais da Instituição.

3. DAS MATRÍCULAS

3.1. As matrículas dos candidatos selecionados e classificados serão realizadas na Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (GEPEX) do IFG – Câmpus Senador Canedo no período de 23 a 26 de janeiro de 2017, 08h às 14h e das 14h às 20h.

3.2. No período de 01 a 03 de fevereiro 2017 serão realizadas as chamadas posteriores e as matrículas de vagas remanescentes, de 08h às 14h e das 14h às 20h.

3.3. A documentação necessária para efetivar a matrícula deverá ser apresentada em original e fotocópia, sendo que a cópia ficará retida na GEPEX do IFG – Câmpus Senador Canedo. São documentos exigidos para efetivação da matrícula:

- Carteira de identidade (original e fotocópia); - CPF (original e fotocópia);

- Comprovante de endereço com CEP (original e fotocópia); - Comprovante de escolaridade (original e fotocópia).

3.4. Caso o candidato esteja impossibilitado de efetuar sua matrícula, o mesmo poderá enviar um representante legal (pai, mãe ou outra pessoa com procuração com firma reconhecida). O candidato menor de idade deverá comparecer acompanhado de seu responsável legal, o qual deverá assinar a ficha de matrícula.

3.5. Será permitida a matrícula por procuração nas seguintes modalidades: procuração registrada em cartório competente ou procuração particular com firma reconhecida. Em ambos os casos, deve constar que a procuração se destina à matrícula no Curso FIC do IFG – Câmpus Senador Canedo. O procurador deve ter maioridade perante a lei.

(3)

3

3.6. No ato da matrícula será necessária a apresentação do documento original de identidade do procurador ou do responsável legal.

3.7. A procuração ficará anexada à ficha de inscrição ou da matrícula, sendo necessária uma procuração para cada aluno.

3.8. Cada candidato poderá matricular-se em apenas 1 (um) Curso FIC oferecido pelo IFG - Câmpus Senador Canedo.

3.9. Em nenhuma hipótese ocorrerá trancamento de matrícula nos cursos oferecidos por esse edital.

3.10. Caso não haja o preenchimento das vagas, o IFG – Câmpus Senador Canedo entrará em contato com o primeiro candidato da lista de espera, para convocá-lo a ocupar a vaga remanescente, que deverá confirmar sua vaga na data designada, apresentando a documentação obrigatória, como descrito no item 3.2. Em caso de não confirmação, o IFG – Câmpus Senador Canedo entrará em contato com o segundo candidato da lista de espera e assim sucessivamente até o preenchimento de todas as vagas ofertadas.

3.11. Os candidatos convocados para o preenchimento das vagas remanescentes deverão comparecer à GEPEX do IFG – Câmpus Senador Canedo para efetuar a matrícula no prazo de dois dias úteis após a convocação, no horário de 08h às 14h e das 14h às 20h.

4. DAS OBRIGAÇÕES E DISPOSIÇÕES GERAIS

4.1. O estudante matriculado que não comparecer à primeira semana de aulas deverá apresentar justificativa a ser analisada pela GEPEX do IFG – Câmpus Senador Canedo, caso contrário terá sua matrícula cancelada e para seu lugar será chamado o primeiro candidato da lista de espera. 4.2. A inscrição implica automaticamente no conhecimento e a tácita aceitação das condições estabelecidas pelo IFG – Câmpus Senador Canedo nesta Chamada Pública, das quais o candidato ou seu representante legal não poderão, em hipótese alguma, alegar desconhecimento.

4.3. O IFG – Câmpus Senador Canedo não se responsabilizará por solicitação de inscrição não efetivada por motivos alheios à sua responsabilidade.

4.4. É de inteira responsabilidade dos candidatos as informações prestadas no ato da inscrição. 4.5. Serão anuladas, a qualquer tempo, as inscrições que não obedeçam às determinações contidas nesta Chamada Pública ou que contenham informações falsas.

4.6. O aluno fará jus à certificação de qualificação profissional dos cursos FIC mediante o aproveitamento mínimo de 60% e frequência igual ou superior a 75%;

4.7. Em caso de dúvidas, os candidatos deverão contatar a Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (GEPEX) do IFG – Câmpus Senador Canedo para dirimi-las.

4.8. Os casos omissos, não previstos nesta Chamada Pública, serão julgados pela Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (GEPEX) do Câmpus Senador Canedo, para os quais só caberão recursos de suas decisões junto à Direção-Geral deste Câmpus.

(4)

4

5. CRONOGRAMA

PERÍODO ATIVIDADES

16 a 19 de janeiro de 2017 Inscrição e Entrevista

20 de janeiro de 2017 Divulgação do Resultado

23 a 26 de janeiro de 2017 Matrícula dos Selecionados

01 a 03 de fevereiro 2017 Chamamento e Matrículas para as Vagas Remanescentes

06 de fevereiro de 2017 Início das Aulas

Senador Canedo, 03 de janeiro de 2017.

Sandro Ramos de Lima Pró-Reitor de Extensão/IFG

(5)

5

ANEXO I

CURSO 1: EDUCAÇÃO AMBIENTAL Proponente Prof. Me. Rodrigo Pereira Magalhães

Área de

conhecimento Ciências Humanas Carga horária 160 h

Modalidade Presencial Número de Vagas 30

Público alvo

Estudantes, e/ou pessoas que trabalham no serviço público, na iniciativa privada e no terceiro setor, que atuam ou tenham interesse em atuar na área ambiental.

Requisitos

mínimos Idade mínima de 16 anos e ensino fundamental completo. Data de início das

aulas 07 de fevereiro de 2017

Data de término

das aulas 28 de junho de 2017 Data e Horário de

aulas Terça e Quarta-Feira das 18h e 45min às 22h e 15min

Objetivos

O curso visa capacitar profissionais para trabalhar com Educação Ambiental, para atuar com Educação Ambiental Formal e Não Formal, junto à comunidade ou a grupos específicos no âmbito de escolas, empresas órgãos públicos e em equipes multidisciplinares, no estudo de problemas relativos ao meio ambiente.

Metodologia

 Exposições dialogadas;

 Discussões em grupo;

 Trabalhos de campo;

 Uso de slides e vídeos;

 Pesquisas;

 Visita técnica;

(6)

6

ANEXO II

CURSO 2: ELETRICISTA INDUSTRIAL Proponente Prof. Me. Felippe dos Santos e Silva/ Luis

Área de

conhecimento Controle e Processos Industriais Carga horária 160 h

Modalidade Presencial Número de Vagas 20

Público alvo Público em geral, eletricistas, auxiliares de eletricistas, autônomos e profissionais liberais.

Requisitos

mínimos Idade mínima de 16 anos e ensino fundamental completo. Data de início das

aulas 06 de fevereiro de 2017

Data de término

das aulas 29 de junho de 2017 Data e Horário de

aulas Segunda e Quinta-Feira das 18h e 45min às 22h e 15min

Objetivos

O curso visa qualificar profissionais para executar trabalhos de montagem e manutenção de instalações elétricas em baixa tensão, bem como, de sistemas elétricos de máquinas e equipamentos, realizando levantamento de cargas, montagem de quadro de distribuição e de comando.

Metodologia

 Aulas expositivas, com apresentação de desenhos e catálogos, que tem por objetivo mostrar ao aluno uma obra detalhada e terminada;

 Demonstrações dos assuntos de matéria expositiva através de aulas práticas;

 Relatórios de trabalhos e projetos desenvolvidos;

(7)

7

ANEXO III

CURSO 3: OPERADOR DE COMPUTADOR Proponente Prof. Divino Alves Ferreira Júnior

Área de

conhecimento Desenvolvimento Educacional e Social Carga horária 160 h

Modalidade Presencial Número de Vagas 28

Público alvo

Estudantes e/ou pessoas que trabalham no serviço público, na iniciativa privada e no terceiro setor, pessoas que não estejam atuando no mercado de trabalho, isto é, desempregados(as) e que necessitam de conhecimentos da área da informática para ter acesso ao trabalho.

Requisitos

mínimos Idade mínima de 16 anos e ensino fundamental completo. Data de início das

aulas 07 de fevereiro de 2017

Data de término

das aulas 29 de junho de 2017 Data e Horário de

aulas Terça-feira das 14h às 17h e 30 min e Quinta-feira das 15h às 18h e 30min.

Objetivos

O curso visa preparar o público alvo para atuar na parte operacional da computação, contribuindo com o processo de inclusão digital permitindo que estes alunos possam dar continuidade à sua formação na busca da cidadania e inserção no mundo do trabalho.

Metodologia  Aula expositiva;  Leitura de textos;  Pesquisa;  Exercícios;  Aulas práticas;

(8)

8

ANEXO IV

CURSO 1: EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Proponente Profa. Dra. Maria Betânia Gondim da Costa, Profa. Ma. Carmen Mackoul Área de

conhecimento Desenvolvimento Educacional e Social Carga horária 160 h

Modalidade Presencial Número de Vagas 30

Público alvo

Estudantes e/ou pessoas que atuam na área educacional, no âmbito dos serviços públicos, iniciativa privada e organizações não governamentais. Requisitos

mínimos Idade mínima de 16 anos e ensino fundamental completo. Data de início das

aulas 06 de fevereiro de 2017

Data de término

das aulas 29 de junho de 2017 Data e Horário de

aulas Segunda e Quinta-Feira das 14h às 17h e 30min. Objetivos

O curso visa qualificar o público alvo para uma compreensão mais humana e mais humanizadora do processo educacional, compreendendo as políticas públicas para uma verdadeira educação inclusiva.

Metodologia

 Aulas expositivas dialogadas;

 Leitura dirigida;

 Júris pedagógicos;

Dinâmicas de grupo; 

 Estudos de casos e soluções de problemas; 

 Círculos de estudos; 

Referências

Documentos relacionados

A educação escolar nas sociedades industriais, desde o final do século XIX até os dias atuais tem ocupado posição de centralidade na produção e reprodução das distinções

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

7- A figura a seguir A figura a seguir apresenta três modelos distintos do modo de agregação de moléculas de apresenta três modelos distintos do modo de agregação de moléculas

2. Identifica as personagens do texto.. Indica o tempo da história. Indica o espaço da história. Classifica as palavras quanto ao número de sílabas. Copia do texto três

Em janeiro, o hemisfério sul recebe a radiação solar com menor inclinação e tem dias maiores que as noites, encontrando-se, assim, mais aquecido do que o hemisfério norte.. Em julho,

Os caçadores tinham estendido uma grossa corda ligada a uma rede, no caminho por onde o leão costumava passar, de maneira que, quando o leão tropeçou na corda, a rede caiu-- lhe em

Os elementos caracterizadores da obra são: a presença constante de componentes da tragédia clássica e o fatalismo, onde o destino acompanha todos os momentos das vidas das