• Nenhum resultado encontrado

REITORIA EDITAL Nº 31/2013 Aditamento 2ª Chamada. PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS REGULARES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SEGURANÇA PÚBLICA (PPGSPo)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REITORIA EDITAL Nº 31/2013 Aditamento 2ª Chamada. PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS REGULARES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SEGURANÇA PÚBLICA (PPGSPo)"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

REITORIA

EDITAL Nº 31/2013 – Aditamento – 2ª Chamada

PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS REGULARES

DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SEGURANÇA PÚBLICA (PPGSPo)

(MESTRADO PROFISSIONAL)

O Reitor da Universidade Vila Velha faz saber a todos os interessados que fica aberta de 27 de dezembro de 2013 até o dia 14 de fevereiro de 2014 a segunda chamada de candidatos interessados em inscrever-se para o Processo Seletivo para preenchimento de vagas de alunos regulares do curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Segurança Pública (PPGSPO). A seleção para o curso de Mestrado será realizada nos dias 19 e 20 de fevereiro de 2014.

1. DA EXECUÇÃO

1.1 – O Processo Seletivo será realizado no âmbito da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, pela Comissão de Seleção Discente designada pela Comissão Coordenadora do Programa stricto sensu, sendo composta por:

a) Prof.ª Dr.ª Luciana Souza Borges (Presidente); b) Prof. Dr. Danilo Roberto Pereira Santiago; c) Prof.ª Dr.ª Rossana Ferreira da Silva Mattos; d) Prof.ª Dr.ª Maria Regina Lopes Gomes; e) Prof. Ms. Saulo de Souza Libardi;

f) Prof.ª Dr.ª Ana Paula Rabello Lyra (suplente); g) Prof. Ms. Augusto Cesar Salomão Mozine (suplente).

1.2 – À Critério da Comissão de Seleção, poderão ser convidados docentes vinculados aos demais Programas Stricto Sensu da Instituição, ou que apresentem algum conhecimento específico, para participarem da Avaliação.

(2)

2. DAS VAGAS

2.1 – Para o ingresso no Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública, no 1º semestre letivo de 2014, serão ofertadas 10 (dez) vagas para o curso de Mestrado Profissional, distribuídas de acordo com o quadro abaixo:

Quadro I – Distribuição de vagas por Linha de Pesquisa

Linhas de Pesquisa Vagas por Linha de Pesquisa

1. Perspectiva social, econômica e territorial da criminologia 05

2. Justiça, direitos humanos e cidadania 05

2.2 – No ato da inscrição, o candidato deverá indicar a Linha de Pesquisa do Programa em que busca orientação. Não havendo indicação, ficará a cargo da Comissão de Avaliação, observando a ordem de classificação, enquadrar a proposta do aluno em uma das Linhas de Pesquisa do Programa

2.3 – O preenchimento das vagas obedecerá à ordem de classificação dos candidatos, de acordo com os critérios estabelecidos no Processo de Seleção.

2.4– São elegíveis para as vagas no PPGSPO os candidatos com formação nas áreas de Sociologia, Economia, Geografia, Arquitetura e Urbanismo, Serviço Social, Psicologia, História, Direito, Educação e Administração. Os candidatos de outras áreas do conhecimento deverão apresentar à Comissão de Avaliação carta com justificativa de sua elegibilidade para o Programa, sob pena de indeferimento de sua Inscrição ou desclassificação no Processo Seletivo.

(3)

3. DO PROGRAMA

3.1 – O PPGSPO organiza-se segundo a Área de Concentração e as Linhas de Pesquisa listadas no quadro abaixo:

Quadro II – Caracterização do PPGSPO

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO Segurança Pública

Considerando a necessidade de avanços na elaboração, implementação e avaliação das ações e políticas de Segurança Pública no Brasil, e no estado do Espírito Santo, em particular, o Mestrado Profissional em Segurança Pública pretende produzir conhecimentos, numa visão interdisciplinar, sobre as variáveis que impactam a violência, fornecendo subsídios para a elaboração e gestão de políticas públicas estratégicas no campo da prevenção e controle da criminalidade violenta e para o processo de tomada de decisão dos gestores da área de segurança. O mestrado pretende, ainda, atender a necessidade do Estado quanto à formação de recursos humanos qualificados para atuar na área da Segurança.

LINHAS DE PESQUISA Perspectiva social, econômica e territorial da

criminologia.

Justiça, direitos humanos e cidadania. Esta linha concatena estudos fundamentados

nas Teorias Criminais, conjugando conhecimentos de diversas disciplinas, a saber, Sociologia, Economia, Geografia, Urbanismo, Serviço Social, Psicologia, História, Direito, Educação e Administração. Realiza estudos, portanto, numa abordagem interdisciplinar, de variadas manifestações de violência e de criminalidade visando compreender suas causas e apontar novas maneiras da sociedade realizar o controle dessas manifestações.

Esta linha trata das políticas de segurança pública e investiga questões relativas aos direitos humanos e à promoção da justiça como ação de afirmação da cidadania e consequente controle do avanço de uma cultura da violência.

4. DAS INSCRIÇÕES

4.1 – A Pré-Inscrição para o Processo Seletivo do curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública será feita exclusivamente via Internet, no endereço eletrônico (Acesse aqui).

(4)

4.2 – Serão considerados Inscritos os candidatos que, após realizarem a pré-inscrição, entregarem no Núcleo de Atendimento ao Aluno da UVV os seguintes documentos em cópia simples, desde que acompanhados do respectivo original para conferência, ou em cópias autenticadas:

a) Comprovante de inscrição online (o sistema gera automaticamente quando a inscrição é finalizada);

b) Comprovante original de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$100,00 (cem reais), feito por meio de depósito bancário no Banco Santander 033, agência 3346, conta corrente 13000309-0, a favor da Sociedade Educacional do Espírito Santo – CNPJ 27.067.651/0001-55. Não será aceito depósito em envelope e transferência será aceita somente se for no nome do candidato;

c) Formulário de inscrição para o processo seletivo, disponível ANEXO I, devidamente preenchido (legível) e assinado.

d) Carteira de Identidade e CPF;

e) No caso de estrangeiro, cópia da primeira folha do passaporte e do visto de permanência no país; f) Histórico escolar da graduação;

g) Currículo Lattes atualizado (cadastro no site: http://lattes.cnpq.br/), com documentação de comprovação; h) Diploma de graduação, atestado de conclusão do curso superior ou declaração de que está cursando o

último período do curso de graduação reconhecido para o nível mestrado. O diploma ou o atestado de conclusão de curso oficial poderá ser entregue no ato da matrícula se não estiver disponível na data de inscrição ao processo de seletivo;

i) Carta dirigida à Comissão de Avaliação, na qual esteja claramente estabelecido um Plano de Estudo. Este deverá conter, em aproximadamente 03 (três) laudas, a proposta da pesquisa a ser desenvolvida pelo candidato, bem como sua justificativa para tal estudo – vinculando-o ao contexto do curso de Mestrado e ao próprio percurso profissional.

4.3 – O Núcleo de Atendimento ao Aluno localiza-se no Campus Boa Vista, Prédio de Inovação Tecnológica – Térreo (anexo ao ginásio de esportes), no seguinte endereço: Rua Comissário José Dantas de Melo, 21, Bairro

(5)

Boa Vista, Vila Velha–ES, CEP 29.102–920, e funciona nos seguintes horários de atendimento: 8h às 20h (excluídos sábados, domingos e feriados. Informações, telefone: (27) 3421-2137.

4.4 – A inscrição poderá ser feita, também, via Sedex, no seguinte endereço: Rua Comissário José Dantas de Melo, 21, Bairro Boa Vista, Vila Velha/ES, CEP: 29.102-770. Destinatário: Universidade Vila Velha – Campus Boa Vista - SECRETARIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SEGURANÇA PÚBLICA. Como data de inscrição, será considerado o dia da postagem.

4.5 – As inscrições feitas por Sedex deverão ser acompanhadas de todos os documentos descritos no item 4.2. 4.6 – Em hipótese nenhuma haverá devolução da taxa de inscrição.

4.7 – Inscrição com documentação em falta implicará na exclusão automática do candidato do processo de avaliação.

4.8 – Em nenhuma hipótese será permitida a alteração da ficha de inscrição após o seu envio pela Internet. a) No(s) dia(s) da(s) prova(s), o candidato deverá apresentar o protocolo de inscrição. O candidato que enviar os documentos via correio, Sedex, deverá retirar o protocolo no Núcleo de Atendimento ao Aluno, em até 48h de antecedência à data da(s) prova(s), segundo os horários de atendimento no subitem 4.3;

b) Ao se inscrever para a seleção, o candidato reconhece e aceita as normas estabelecidas neste Edital; c) Os atestados de comparecimento às provas, se necessários, devem ser solicitados no momento da Inscrição. 4.9 – Os documentos de inscrição dos candidatos não selecionados ou que não efetivarem a matricula estarão disponíveis no Núcleo de Atendimento ao Aluno para retirada até 60 dias após a divulgação do resultado, findo o qual, a documentação será descartada.

5. DO PROCESSO DE SELEÇÃO

5.1 – O processo seletivo será constituído das seguintes etapas:

(6)

a.1) A avaliação de conhecimentos consiste em uma Prova Escrita classificatória, com base na bibliografia indicada (QUADRO III), sobre conhecimentos em Segurança Pública. A prova escrita será realizada no dia 19 de fevereiro de 2014, das 09h às 12h, para todos os candidatos, no Prédio da Pós-Graduação, situado no Campus Boa Vista, Rua Comissário José Dantas de Mello, 21 – Boa Vista – Vila Velha/ES.

a.2) - A prova escrita será avaliada com pontuação entre 5,0 (cinco) e 10,0 (dez).

a.3) - Os alunos que não atingirem a nota mínima (5,0) estarão excluídos do processo classificatório.

Quadro III - Bibliografia

Bibliografia

BANCO MUNDIAL (2007). Jovens em situação de risco no Brasil, Vol. II: Relatório Técnico. Brasília-DF. Recuperado em 18 de novembro de 2009, de http://www-wds.worldbank.org.pdf

BRASIL (2005). Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Impacto da violência na saúde dos brasileiros. Brasília, DF. Recuperado em 18 de maio de 2010, de http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/impacto_violencia.pdf

CHAUÍ, M. (1980). A não violência do brasileiro, um mito interessantíssimo. Almanaque: Cadernos de Literatura e Ensaio. Brasiliense, 11, 16-24.

MICHAUD, Y. (1989). A Violência (L. Garcia, Trad.). São Paulo: Ed. Ática.

OLIVEIRA, I. M. C.; PAVEZ, G. A.; SCHILLING, F. (Orgs.), (2002). Reflexões sobre Justiça e Violência: o atendimento a familiares de vítimas de crimes fatais. São Paulo: Ed. Educ.

WAISELFISZ, J. J. (2010). Mapa da Violência 2010: Anatomia dos homicídios no Brasil.

Recuperado em 2 de fevereiro de 2011, de

http://www.sangari.com/midias/pdfs/MapaViolencia2010.pdf

ZANOTELLI, C. L.; BERTOLE, A. I.; LIRA, P. S.; BARROS, A. M. L.; BERGAMASCHI, R. B. (2011). Atlas da criminalidade no Espírito Santo. São Paulo: Ed. AnnaBlume.

b) 2ª Fase: Análise de currículo, de acordo com os seguintes critérios:

b.1) Na análise de currículo, constituirão títulos preferenciais: certificados de especialização, aperfeiçoamento ou equivalente; publicações em periódicos especializados de trabalhos que revelem valor científico e originalidade, comprovados por fotocópias ou exemplares; históricos escolares de cursos de graduação e pós-graduação e/ou diploma; efetivo exercício de magistério superior; experiência em pesquisa científica; experiência profissional na área de concentração do programa; bolsas de estudo/pesquisa recebidas ou voluntariado em pesquisa (conforme ANEXO II).

(7)

c) 3ª Fase: Exame de proficiência em língua estrangeira: tradução/interpretação de um texto na língua inglesa, espanhola ou francesa, na área de Segurança Pública.

c.1) A prova de proficiência em língua estrangeira será avaliada com pontuação entre 7,0 (sete) e 10,0 (dez).

c.2) A prova de língua estrangeira será realizada no dia 19 de fevereiro de 2014, das 14:00 às 17:00 , para todos os candidatos, no Prédio da Pós-Graduação, situado no Campus Boa Vista, Rua Comissário José Dantas de Mello, 21 – Boa Vista – Vila Velha/ES.

c.3) Será admitido o uso de dicionário para a realização da prova de língua estrangeira.

c.4) Não havendo aprovação, a proficiência em língua estrangeira poderá ser demonstrada até 2 (dois) meses de antecedência à data de qualificação do aluno.

c.5) Além da proficiência nas línguas descritas neste item, o candidato estrangeiro deverá demonstrar proficiência em Língua Portuguesa.

d) 4ª Fase: Entrevista, de acordo com os seguintes critérios:

d.1) Os critérios para avaliação da Entrevista serão a profundidade do conhecimento dos candidatos sobre as propostas de pesquisa realizados durante a graduação, a utilização de linguagem científica, a capacidade de responder questionamentos e a motivação e clareza de objetivos quanto à realização do mestrado, bem como a disponibilidade de tempo para realização do mesmo.

d.2) Todas as entrevistas serão realizadas com a presença de no mínimo 2(dois) membros da Comissão de Seleção Discente, podendo ser convidado o possível orientador. As entrevistas serão realizadas no dia 20 de fevereiro, no período da tarde (das 13:00 às 19:00).

5.2 – Todas as etapas descritas no item 5.1 são classificatórias.

5.3 – Serão considerados habilitados os candidatos que alcançarem uma média aritmética final, nos itens 5.1 a, b e d, igual ou superior a 7,0 (sete).

(8)

5.4 – Serão considerados desclassificados aqueles que obtiverem média geral inferior a 7,0 (sete).

5.5 – Em caso de empate, será observada a vantagem obtida, pela ordem, nas seguintes avaliações: primeiro, a avaliação de conhecimento; seguida pela entrevista, e, por último, o exame de proficiência em língua estrangeira. Persistindo o empate, será considerado selecionado o candidato de maior idade.

5.6 – A seleção dos candidatos estrangeiros inscritos será efetuada de forma idêntica à dos candidatos nacionais, ressalvados casos de convênios e acordos internacionais.

6. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

6.1 – O resultado do Processo Seletivo será publicado nos quadros de aviso da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação no do campus Boa Vista da Universidade Vila Velha e no respectivo endereço eletrônico na Internet

(Acesse aqui), pela Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública, no dia 24 de

fevereiro de 2014, a partir das 18h.

6.2 – No resultado da Seleção será divulgada a vinculação do candidato ao orientador ou à Linha de Pesquisa escolhida ou selecionada nos termos do item 2 deste edital.

6.3 – A publicação dos resultados, na forma e no modo estabelecido, constitui instrumento legal de convocação à matrícula, suficiente ao conhecimento e à notificação dos candidatos não se obrigando, pois, a Instituição a dar ciência pessoal ao candidato nem a se valer de outro meio ou veículo de comunicação ou publicidade.

6.4 – Em caso de desistência do candidato aprovado, este poderá ser substituído por um suplente, obedecendo à ordem de seleção para cada professor orientador, até o último dia previsto para a realização da matrícula. 6.5 – As provas e formulários de avaliação ficarão disponíveis na Secretaria do Programa para consulta do candidato por um prazo de, até, 10(dez) dias corridos contados da data do item 6.1.

7. DA MATRÍCULA

7.1 – Será realizada através de Edital publicado e afixado nos quadros gerais de aviso da Instituição e em

www.uvv.br, contendo: a relação de candidatos classificados, o local, a data e o horário para a prática do referido

(9)

7.2 – Após a publicação do Edital de que trata o item anterior, o candidato selecionado deverá realizar no período de 25 de fevereiro a 03 de março de 2014, os seguintes procedimentos de Matrícula:

a) Retirada da Documentação necessária à Matrícula no Núcleo de Atendimento ao Aluno;

b) Providenciar, junto ao orientador indicado, a confecção do Plano de Estudos, no formato determinado pelo Programa.

7.3 – A matrícula inicial deverá ser formalizada pelo candidato ou seu representante legal perante o Núcleo de Atendimento ao Aluno da Universidade Vila Velha, até o dia 03 de março de 2014, munido dos seguintes documentos em ORIGINAL, ou somente CÓPIA, desde que autenticadas:

a) Requerimento de matrícula, em impresso próprio, fornecido pela Instituição; b) Diploma de curso superior registrado;

c) Certidão de nascimento ou de casamento;

d) Prova de cumprimento das obrigações militares, se do sexo masculino, para maiores de 18; e) Título de eleitor, obrigatório para maiores de 18 anos;

f) 01 (uma) foto, tamanho 3x4, recente;

g) Carteira de registro nacional de estrangeiro (RNE), cópia autenticada, e declaração de proficiência em Língua Portuguesa, assinada por professor de língua portuguesa (original), se for o caso;

h) CPF e carteira de identidade - RG, fornecida pelos órgãos de segurança pública das unidades da Federação, do CONTRATANTE e/ou ALUNO e FIADOR;

i) Comprovante de renda e de residência do CONTRATANTE e/ou ALUNO e FIADOR;

j) Contrato de prestação de serviços educacionais, fornecido pela Instituição, preenchido com letra de forma, sem rasuras e com o reconhecimento das assinaturas do CONTRATANTE e/ou ALUNO e do FIADOR;

(10)

7.4 – O candidato classificado que, convocado à matrícula, não a fizer em data e horário estabelecidos, será considerado desistente.

7.5 – Não terá direito à efetivação da matrícula o candidato classificado convocado, que: a) Não apresentar documento comprobatório de ensino superior (Diploma);

b) Não cumprir os demais requisitos e condições formais para realização do ato acadêmico de matrícula inicial; c) Tendo sido ex-aluno, apresentar débitos financeiros.

d)

7.6 – O (A) candidato (a) que for aprovado (a) no Processo Seletivo será considerado (a) aluno (a) do Programa somente após ter efetuada a matrícula em conformidade com o estabelecido neste Edital.

7.7 – O aluno deverá requerer matrícula semestral e inscrição em disciplinas nos prazos previstos pela Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública, após quitar as parcelas do semestre anterior ou apresentar acordo firmado com a Procuradoria.

8. DA CONCESSÃO DE BOLSAS

8.1 – Havendo conta de bolsas concedidas pela instituição ou por agência de fomento pública ou privada ou, ainda, decorrente de acorde de cooperação entre o programa e Instituição de Privada serão adotados os seguintes critérios de seleção do bolsista dentre os candidatos que já tenham efetuado a matrícula de acordo com o procedimento do item 7:

a) Submissão de proposta á Comissão de Bolsas do Programa;

b) Verificação da adequação do candidato á bolsa aos requisitos da agência concedente; c) Avaliação do mérito acadêmico da proposta;

(11)

9. DO CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

9.1 – Este edital será executado de acordo com o cronograma constante no quadro a seguir: Quadro IV – Cronograma de Atividades

Período Atividade

20/12/2013 Lançamento dos Editais

20/12/2013 a 14/02/2014 Período de Inscrições 19/02/2014 e 20/02/2014 Período de Seleção:

19/02 (manhã/ 9:00 às 12:00): prova de conhecimentos. 19/02 (tarde/ 14:00 às 17:00): prova de língua estrangeira. 20/02 (tarde/ 13:00 às 19:00): entrevistas.

24/02/2014 Resultado

25/02/2014 a 03/03/2014 Matrícula

03/03/2014 Início das aulas

10. DO FUNCIONAMENTO DO CURSO

10.1 – O curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública deve ser integralizado em até em 24 (vinte e quatro) meses.

10.2 – O investimento será dividido em 26 (vinte e seis) parcelas mensais, sujeitas a reajuste anual conforme faculdades previstas na Lei nº 9.870/99, que dispõe sobre mensalidades escolares.

10.3. – No caso da integralização do curso ultrapassar o período de 24 meses, ocorrerão novas parcelas de igual valor correspondentes aos meses subsequentes, obedecendo, no máximo, a um período de 6 meses. 10.4 – O valor mensal da parcela será de R$ 1.500,00 (um mil e quinhentos reais).

10.5 – Obedecida a ordem de classificação e os critérios determinados pela Comissão de Bolsas do Programa, poderão ser ofertadas Bolsas de Estudo, conforme disponibilidade, aos candidatos aprovados e regularmente matriculados no Programa.

10.6 – A distribuição de bolsas de estudos aos alunos matriculados será realizada pela Comissão de Bolsas do Programa através de análise da documentação dos candidatos classificados, de acordo com as normas

(12)

estabelecidas pelas agências financiadoras, atribuindo-se pontuação conforme critérios definidos em norma própria, disponível na página do Programa.

10.7 – A integralização do curso de Mestrado se dará quando da ocorrência da defesa da dissertação de Mestrado, respectivamente, além do cumprimento das demais obrigatoriedades, conforme regimento interno do curso.

10.8 – Em caso da existência de vagas poderão ser aceitas matrículas de alunos especiais em até 02 (duas) disciplinas ofertadas pelo Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública, desde que sejam portadores de diploma de graduação.

10.9 – Em caso de aprovação serão cobradas dos alunos especiais taxas de seleção, inscrição e custeio mensal.

10.10 – A seleção de alunos especiais obedecerá a critérios especiais determinados pela Comissão Coordenadora do programa de Pós-Graduação.

11. DAS DISPOSIÇÕES TRANSITÓRIAS

11.1 – Os casos não previstos neste Edital serão decididos preliminarmente pela Comissão de Seleção de Alunos e encaminhados para Homologação do Colegiado do Programa de Pós Graduação em Segurança Pública e para conhecimento do Conselho Técnico de Pós-Graduação.

Vila Velha - ES, 27 de dezembro de 2013.

Manoel Ceciliano Salles de Almeida Reitor da Universidade Vila Velha - ES

Referências

Documentos relacionados

No caso concreto retro citado, os adotantes já estavam na convivência dos adotandos por mais de 6 (seis) anos, as crianças já haviam estabelecido forte vínculo emocional com os

Para atingir este fim, foram adotados diversos métodos: busca bibliográfica sobre os conceitos envolvidos na relação do desenvolvimento de software com

Homologo o resultado final do processo seletivo do Programa de Pós-Graduação do TSE, nos termos do Edital TSE nº

Edital do PROCESSO SELETIVO para preenchimento de vagas regulares de Mestrado Acadêmico no Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Biomas Tropicais (PPGEBT) do Instituto

Neles estão presentes informações detalhadas de suas estruturas como: número de animais que havia em cada fazenda, diversidades dos rebanhos, casas existentes nas

A Comissão do Processo Seletivo da Pós-Graduação em Ouvidoria Pública – 2ª Edição, em conformidade com o Edital nº 39/2021, torna público o resultado final

Culioli (1990), ao defender que a atividade de linguagem se manifesta na diversidade das línguas, observa uma relação de dependência entre esses dois domínios: de um

Em consulta as informações do CREANET resumo da empresa, verifica-se que a mesma possui registro neste conselho desde 18/03/2011 e tem como responsável técnico anotado desde