• Nenhum resultado encontrado

Acta n.º

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Acta n.º"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Acta n.º 07 2005.04.04

PISCINAS DE BARROSAS – PROJECTO DE EXECUÇÃO - Presente o seguinte requerimento da Sociedade Vítor Martins Arquitectos, SA, datado de 1 de Março de 2005: --- ---“Estando decorridos quase 120 dias após a entrega dos Projectos de Licenciamento e de Execução das Piscinas de Barrosas e a emissão da respectiva factura, e tendo em conta a comunicação exarada pelo Departamento Técnico desta Câmara Municipal, vimos desta forma à presença de V.ª Ex.ª para expor e solicitar o seguinte:

- Aquando da entrega dos volumes do projecto, por lapso, não foi anexado o Volume 9, referente à Verificação do Regulamento das Características do Comportamento Térmico do Edifício. Após a chamada de atenção do Departamento Técnico, verificou-se a o lapso. Este Volume está disponível e será entregue na Câmara Municipal.

- A análise efectuada pelo Departamento Técnico mencionava a falta de "Declarações de Responsabilidade" dos Técnicos de alguns projectos de especialidade. Verificou-se posteriormente, que esses documentos foram todos anexos, constando apenas nos volumes referentes aos Projectos de Licenciamento e não nos Projectos de Execução.

- Nessa análise técnica, foi sugerida a reformulação do Orçamento da construção tendo em conta que alguns valores unitários estariam acima dos valores de mercado praticados noutras obras municipais. Anexamos, com a presente, novo orçamento, introduzindo novos valores de referência, para aproximação dos rácios locais.

Entretanto, tendo por base os dados constantes no Estudo Geológico referente ao terreno de suporte da construção remetido pela Câmara Municipal, somos a apresentar a análise efectuada aos projectos de fundações e muros de contenção do empreendimento, que passamos a expor:

(2)

Acta n.º 07 2005.04.04

- O resultado das sondagens apresentado aponta para um terreno com características mecânicas diferentes das contempladas à altura da elaboração do projecto de Segurança Estrutural. Estes novos dados, justificam a revisão do referido projecto, adaptando-o as características do terreno, com tradução numa poupança significativa dos valores de construção.

- Atentos os dados disponíveis e após análise do projecto elaborado, afigura-se viável uma redução no valor de obra das fundações do edifício em cerca de 50.000 Euros, a que deverão acrescer cerca de 75.000 Euros nos muros de contenção, prevendo-se inclusive a anulação de alguns muros de gaviões por taludes naturais para vencimento dos desníveis.

- Os honorários relativos às alterações a introduzir nos projectos totalizam 9.800 € (nove mil e oitocentos Euros) a que acresce o respectivo IVA à taxa legal em vigor.

- O fraccionamento do valor dos honorários propostos será de 10% com a adjudicação e 90% com a entrega da revisão dos Projectos. Os pagamentos serão devidos 30 dias após a emissão das facturas.

Aproveitamos para solicitar a V.ª Ex.ª a autorização para liquidação da N/ factura 266 de 10 de Novembro de 2004, uma vez que os trabalhos adjudicados foram apresentados nas condições do contrato estabelecido e tendo sido dissolvidas todas as dúvidas colocadas pelo Departamento Técnico da Câmara Municipal a que Va Exª mui dignamente preside.

Na expectativa de que a presente proposta mereça a aprovação de Va Exª.” ---O Director do Departamento de Obras e Serviços Urbanos prestou a seguinte informação:--- ---“Os elementos em falta foram apresentados e foi corrigido o orçamento global.

Há só que ter em atenção, as correcções dos projectos de fundações e muros de suporte exteriores, para o qual o gabinete apresentou proposta para a

(3)

Acta n.º 07 2005.04.04

elaboração do projecto rectificativo.

As razões apontadas para apresentação da proposta para a elaboração do projecto resulta do facto do relatório das sondagens do terreno ter sido entregue após os projectos estarem elaborados.

Atendendo a que será de todo conveniente a rectificação do projecto, até pela diminuição do valor previsto para a obra de fundações e muros de suporte exteriores, entendo que deverá o gabinete proceder à elaboração do projecto rectificativo e proceder-se ao pagamento do valor desse projecto, tendo em atenção que assiste razão ao gabinete pelo exposto no 2º parágrafo.

No restante foi na quase generalidade respeitado o que foi solicitado na informação anterior, com pequenas excepções e de situações pouco relevantes, que podem ser colmatadas pela DOSU, antes do lançamento da obra a concurso, nomeadamente:

EDIFÍCIO

Volume 1 – “Arquitectura” Está conforme.

Revisto orçamento.

Volume 2 – “Fundações e Estruturas”

Está conforme. Revisto orçamento.

Não foi corrigido o articulado do betão armado, no que diz respeito a que o artigo inclua betão armado, cofragem e armaduras.

Como se trata de uma situação de pormenor, poder-se-á rectificar pelo DOSU antes da abertura do concurso.

Revisto orçamento.

Volume 3 – “Instalações e Equipamentos Eléctricos” Está conforme.

(4)

Acta n.º 07 2005.04.04

Revisto orçamento.

Volume 4 – “Instalações e Equipamentos Hidráulicos” Está conforme.

Revisto orçamento

Volume 5 – “Instalações e Equipamentos Mecânicos, Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado (AVAC)”

Está conforme. (Desde que tenham sido tidas em atenção as alterações solicitadas pelo Gestor das Piscinas Srº. Manuel Freitas)

Revisto orçamento

ARRANJOS EXTERIORES

Volume 1 – “Arquitectura – Arranjos Exteriores” Está conforme.

Revisto orçamento

Volume 2 – “Fundações e Estruturas – Muros exteriores” Está conforme.

Revisto orçamento.

Volume 3 – “Instalações e Equipamentos Eléctricos” Está conforme.

Revisto orçamento.

Volume 4 – “Instalações e Equipamentos Hidráulicos” Está conforme.

Revisto orçamento

Volume 6 – “Rede de Gás” Está conforme.

Revisto orçamento.

Há só que se tomar em atenção aquando a construção de se negociar a instalação do reservatório com a firma fornecedora do gás ou através de outro reservatório existente no local que tenha capacidade para abastecer a Piscina.

(5)

Acta n.º 07 2005.04.04

À Consideração Superior de V. Ex.ª.” O Gestor das Piscinas informou o seguinte:

“Somos pela presente a informar superiormente, após análise aos projectos mecânicos de tratamento e aquecimento de águas e ar que o mesmos estão bem dimensionados e levaram em consideração as preocupações expressas pela directiva CNQ 23/93.

Pretendemos que seja tida em atenção as seguintes questões: Sala de Actividades de Academia

Embora este espaço seja contemplado com uma unidade de termoventilação, sou a propor que fique equipado com ar condicionado, pois no Verão as temperaturas exteriores são muito elevadas. Para os cálculos de dimensionamento prevemos uma utilização média de 35 pessoas/aula.

Instalação Sonora

Deve ficar contemplado em projecto a utilização da central de som, no cais da piscina.

Piscina de 25 x 12 metros

Fornecimento e montagem de 4 escadas com corrimão Fornecimento de um robot de limpeza modelo Dolphin 3002

A tela térmica prevista deve ser fornecida com debruado em todo o seu perímetro

Piscina de 12 x 8 metros

Fornecimento e montagem de 4 escadas com corrimão”

---O chefe da Divisão de Planeamento Urbanístico prestou a seguinte informação:--- ---“Com a entrega destes elementos estão sanadas as questões levantadas anteriormente pelo que não se vê inconveniente.”

---O Director do Departamento de Obras e Serviços Urbanos prestou nova informação do teor seguinte:---

(6)

Acta n.º 07 2005.04.04

---“Estando a situação das questões levantadas pelo Sr. Manuel Freitas contemplada nos projectos, entendo que nada obsta ao pagamento da factura.” Deliberação – A Câmara delibera que se proceda ao pagamento dos honorários devidos pelo projecto de execução. Baixe ao DDOSU para preparar procedimento de abertura de concurso, a ser presente a uma próxima reunião. Esta deliberação foi tomada por unanimidade. --- ---

Referências

Documentos relacionados

Quanto ao consumo energético, ao comparar com o desempenho do R513A, o sistema operando com R134a no ciclo AT demonstrou melhores resultados tanto no consumo do

Com relação à concentração de sedimentos da bacia do rio Piancó Piranhas Açu observamos que manteve-se relativamente ajustado aos níveis de vazão, apresentando

8- Bruno não percebeu (verbo perceber, no Pretérito Perfeito do Indicativo) o que ela queria (verbo querer, no Pretérito Imperfeito do Indicativo) dizer e, por isso, fez

A Sementinha dormia muito descansada com as suas filhas. Ela aguardava a sua longa viagem pelo mundo. Sempre quisera viajar como um bando de andorinhas. No

5- Bruno não percebeu (verbo perceber, no Pretérito Perfeito do Indicativo) o que ela queria (verbo querer, no Pretérito Imperfeito do Indicativo) dizer e, por isso, fez

Os navegadores foram surpreendidos pela tempestade – oração subordinante Que viajavam para a Índia – oração subordinada adjetiva relativa

10.. No poema, a palavra “vassoura” surge como um nome mas também como um verbo, tal como podemos confirmar no verso “Uma vassoura vassoura”.. 14. Esta frase é do tipo

Não estudei francês – oração subordinante; porque estava doente – oração subordinada adverbial causal. 9- Logo que entrei na sala, o Ricardo pediu-me ajuda