• Nenhum resultado encontrado

Canhão Monitor de Alta Vazão williams fire DESCRIÇÃO: Ranger 3

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Canhão Monitor de Alta Vazão williams fire DESCRIÇÃO: Ranger 3"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

o reboque “ranger 3™”, com a tecnologia “smart nozzle”, foi projetado para as necessidades atuais de bombeiros em serviço público e industrial, com desempenho excelente e proteção em um só equipamento. Montado sobre um eixo único para facilitar a mobilidade, os riscos envolvidos em armazenamento de líquidos inflamáveis e líquidos sob pressão foram superados com os equipamentos new Millennium delivery systems da williams fire & hazard Control, inc®.

o reboque “ranger 3™” é capaz não só de realizar a descarga automática de concentração de espuma como também é capaz de fazer isso enquanto mantém uma pressão constante (+/-10%) e um percentual constante de espuma (1% ou 3% selecionáveis) independentemente da vazão. a vazão entre 1000 e 3000 GPM (3800-11356 LPM) pode servir para água, Hydro-Foam™ (usando bombas ou medição automática constante/selecionável) ou Hydro-Chem™ para líquidos e gases de extinção sob pressão.

DESCRIÇÃO:

. Além disso, o operador possui liberdade para uma movimentação suave e rápida na horizontal e na vertical que somente o reboque “ranger 3™” é capaz de proporcionar, posicionando seu conjunto móvel monitor/bocal “acima” de todos os outros.

O esguicho do Ranger 3™ possui a exclusiva capacidade de atuar como um esguicho de pressão automática ou de capacidade fixa. Durante a operação automática, o esguicho deve reagir às variações de vazão a fim de manter uma pressão quase constante na extremidade, aprimorando assim a eficiência de uma determinada vazão. Uma vez que o esguicho atinge o ponto de capacidade fixa (1000 a 3000 GPM), ele atua como um esguicho convencional de capacidade fixa. Ele é recomendado para operações com dosagem de espuma em chamas em um tanque de armazenamento ou outros riscos que demandem a aplicação de taxas específicas.

o esguicho do ranger 3™ também é capaz de dosar hydro-foam™ em taxas de até 3000 GPM a 3% (ranger 3™ PLUS disponibiliza 4000 GPM a 1% somente). Podendo manter uma porcentagem de espuma praticamente constante (1% ou 3%) por toda a vazão enquanto realiza a descarga automática. Há também a possibilidade de configurar a dosagem de espuma a partir de locais remotos por meio da tecnologia aplicada a bombas de jato (cancelando com isso a característica de medição constante/selecionável). A ampla lista de opções do “reboque ranger 3™” também permite que o esguicho seja capaz de operar em hydro-Chem™ com taxas de vazão “PKw™” de 25 lb/s a 50lb/s (Observe que essa opção substituirá o recurso de descarga automática e demandará que as bombas mantenham a funcionalidade de dosagem de espuma). A construção do tubo único em aço inoxidável de 6” para vazão total oferece o mínimo de perda de atrito, eficiência máxima e anos de serviço sem problemas. O controle padrão oferece articulação total do monitor com rotação de 360° e curso vertical de -10° até +80°. O controle do padrão desde uma linha fina até a textura de névoa é obtido por meio de uma manopla fixada na manga exterior.

Wi

LL

iAMS

Fi

RE

- E

q

U

iP

AME

nt

OS

(2)

CARACTERÍSTICAS/BENEFÍCIOS

Características e benefícios

O “reboque Ranger 3™” é capaz de conduzir soluções em forma de espuma entre 1000 GPM e 3000 GPM. O esguicho foi projetado como um ‘híbrido” que opera com capacidade fixa e automática.

Modo automático - nesta zona operacional, o esguicho se ajustará automaticamente para taxas de vazão entre 1000 GPM e 3000 GPM enquanto mantém a pressão constante em de 100 Psi com variação de ± 10%.

O recurso automático é vantajoso por permitir a operação com o fornecimento de água que estiver à mão no momento. Ele se ajustará para manter uma pressão praticamente constante (± 10%) a despeito da taxa de vazão (de 1000 a 3000 GPM) até a máxima taxa de vazão alcançada. Ele é especialmente útil em aplicações nas quais o fornecimento de água seja inadequado, imprevisível ou mesmo para estabelecer uma descarga inicial enquanto linhas de fornecimento adicionais são conectadas. Caso você não esteja atingindo o alvo e precise de um alcance maior, simplesmente aumente a vazão (aumente a pressão no motor). não há necessidade de desligamento a não ser que a parada de curso seja atingida. Para alterar o controle de padrão para névoa, gire a manopla do esguicho no sentido anti-horário: gire no sentido horário para aplicações de fluxo contínuo.

Modo de capacidade fixa - nesta área operacional, o esguicho apresentará fator K constante (uma vez atingidas as paradas de curso) que deve variar somente com pressão (vazão = Pressão KW). Esse alcance pode ser pré-definido com os conectores de posição fixa (paradas de vazão), antes da descarga, a 1000, 2000, ou 3000 GPM (a 100 PSi). Um conector adicional de posição fixa é fornecido com a opção “Ranger 3™ PLUS Gun trailer”, o qual permite a operação a 4000 GPM, mas limita a funcionalidade de descarga automática a 1% (4000 GPM somente).

O recurso de capacidade constante permite que o operador realize um “ajuste fino” como em nenhum outro. Ao simplesmente girar um dos comandos de posição fixa, a taxa máxima de vazão pode ser definida entre 1000 e 3000 GPM (4000 GPM a 1% apenas com a opção PLUS). isso permitirá que o esguicho opere no modo automático até que ele alcance seu limite. O recurso pode ser desejável em operações com fornecimento de espuma por bombas a partir de locais remotos a fim de estabelecer uma densidade de aplicação específica.

O duto do monitor possui uma construção de fluxo total de 6” a fim de oferecer menor perda por atrito e máxima eficiência. Construído em aço inoxidável, o monitor é projetado para garantir anos de serviço de problemas. O bocal apresenta um conjunto em aço inoxidável e alumínio revestido anodizado (Consulte as informações sobre o Bocal do ranger 3™ para obter mais detalhes).

O monitor básico é controlado a partir de um comando manual que permitirá resposta rápida e articulação plena: Rotação horizontal em 360°

Curso vertical -10° abaixo / +80° acima (a partir da horizontal)

O controle do padrão desde a textura de névoa até uma linha fina é obtido por meio de uma manopla fixada na manga exterior.

opção hydro-Chem™

além das capacidades hydro-foam™, também pode operar com hydro-Chem™ pó químico simultânea para chamas de pressão tridimensional também pode ser aprimorada como uma opção. Uma ‘placa de inundação” dispersa a solução rica água/espuma (a partir das bombas) ao redor do perímetro interno do fluxo principal por toda a mistura. isso permite que o esguicho seja usado com as bombas para dosagem de espuma a partir de locais remotos. Observe que o bocal não possui as capacidades foam™ e Chem™ simultaneamente. entretanto, se a opção hydro-Chem™

Wi

LL

iAMS

Fi

RE

- E

q

U

iP

AME

nt

OS

(3)

CARACTERÍSTICAS/BENEFÍCIOS

estiver em uso, é possível alimentar a solução de espuma para a unidade no reboque por meio das conexões de admissão de água a partir de outros sistemas de espuma, como os sistemas WAtP e/ou Hot Shot. isso permitiria o uso de Hydro-Chem™ durante operações com espuma.

A placa de inundação Hydro-Foam pode ser removida facilmente manualmente e substituída por um tubo de extensão química. esse tubo pode ser ajustado de acordo com a sua escolha por pontas de mangueira para produtos químicos, o que permite que o fluxo de pó químico seco seja personalizado. Os tubos disponíveis são de: 25 e 50, 75 lb/s.

A opção Hydro-Chem permite que o pó químico seco seja soprado para dentro do “túnel” protetor do fluxo principal. isso permite um alcance maior do que o que pode ser obtido com o uso de equipamentos convencionais. O Hydro-Chem™ é usado como opção principal para extinguir chamas tridimensionais (líquido pressurizado). Caso o fornecimento especializado de pó químico seco PKW não esteja disponível, as unidades Gorilla 500 LB PKW Dry-Chemical podem ser ajustadas juntamente para produzir a vazão desejada. Consulte os desenhos de aplicações para conhecer o número mínimo de distribuidores.

as taxas de vazão a seguir são possíveis.

dosagem de hydro-foam dosagem hydro-foam/hydro Chem (Bomba de jato)

Vazão Opção de Descarga automática dosagem remota de espuma

taxa 1% 3% 1% 3% 6%

1.000 GPM siM siM siM siM siM

2.000 GPM siM siM siM siM ///

3.000 GPM siM siM siM siM ///

4.000 GPM* siM /// siM /// ///

*4.000 GPM disponível somente com o ranger 3™ PlUs

opcionais

opção a - ranger 3 PlUs Gun trailer

interruptor de fluxo adicional fornecido para 4.000 GPM para dosagem a 1% SOMEntE! taxa de vazão: 1000-4000 GPM @ 100 psi Pressão no bocal

Opção B - Kit de Bombas (3) Bombas de jato 1.5JP30

Esguicho triplo tipo hidrante Padrão (3) 2,5” (F) nSt x (1) 3” (M) nPSH Mangueiras e tambores.

opção C - Kit para hydro-Chem 1 para uso com unidades móveis comuns de tubo externo hydro-Chem (manoplas de 25lb/s e 50lib/s)

(1) Distribuidor nPt com válvula para material seco 7-1,50” (F) nPSH x 1-3,00” (M) Mangueira de alta pressão para material seco de 3” x 15’.

Wi

LL

iAMS

Fi

RE

- E

q

U

iP

AME

nt

OS

(4)

OPCIONAIS

opção d - Kit de conversão de ponta para hydro-Chem 2 para uso com o controle Gorilla da williams fire & hazard Control

tubo externo para hydro-Chem (manoplas de 25 lb/s e 50 lb/s)

(1) 2-2.50” (F) nSt x 1-3.00” (M) nPt Bocal tipo hidrante bifurcado para material seco Mangueira de alta pressão para material seco de 3” x 15’.

Opções adicionais incluem:

(1) esguicho duplo nst com trava de 1-2,5” (f) nst x 3-1,5” (M) (manopla de bomba de jato)

(2) - tomadas Storz de 6” com tampa e corrente em aço inoxidável em lugar de (3) - freios de estacionamento Storz de 5”

TABELA ‐ ESPECIFICAÇÕES

Configuração do reboque:

estrutura de barras de engate em “a” com equipamento integrado lastro interno

Caixa de ferramentas externa Plataforma antiderrapante Equipamento do reboque:

Canal integral único eficiente de 10” com 3 conexões de entrada de 5” com adaptador Storz de 5” e tampa Canal construído em aço inoxidável

Canal coletor de água integral de 8” em aço inoxidável hidraulicamente ajustado para eficiência em vazões altas e turbulências reduzidas

Eixo e freios: eixo único

Gawr 3.500 lb (1.588 kg) Freios hidráulicos mecânicos Engate:

Engate hidráulico esférico de 2,0” com Estrutura rígida em “A” com peso ajustável Pneus:

St225-75-R15BD Elétrica:

Padrões D.O.t. (EUA)

iluminação: setas laterais, freios, pisca-alerta, pare, placa de licença Construção do Reboque:

Wi

LL

iAMS

Fi

RE

- E

q

U

iP

AME

nt

OS

(5)

TABELA ‐ ESPECIFICAÇÕES

Canal apropriado em aço carbono Superfície com textura antiderrapante tanque de lastro:

tanque de lastro integrado para aprimorar a estabilidade Válvula de controle de 1/4 de volta

Duas portas de drenagem de 1,5” (M)nSt com tampa cromada e corrente em aço inoxidável Fixação:

Macacos estabilizadores com 4 pontos de fixação classificados para 12.000 lb. cada para nivelamento e estabilidade durante o preenchimento do lastro e operações de combate a incêndios

Um quinto parafuso ajustável na lingueta com rodinha (capacidade de 1.600 lb.) está localizado na barra do engate para manobras quando o engate estiver desconectado do veículo condutor

Pintura:

Pintura vermelha brilhante em poliuretano de alto desempenho com cobertura preta antiderrapante cobrindo toda a plataforma de trabalho

todo o material inoxidável e as peças anodizadas e revestidas e os componentes são mantidos com o acabamento original

Monitor/Esguicho: duto monitor de 6”

Operação em dois modos Automático/Fixo

Conectores de capacidade fixa: 1K, 2K, e 3K (conector de 4K para dosagem de 1% incluso na opção Ranger 3 PLUS) Esguicho com Capacidade Hydro-Foam selecionável de 1%/3%

Controle manual de barra

Manopla projetada para controle de padrão Manuais:

Um manual abrangente de Operações, Manutenção e peças sobressalentes é fornecido para cada reboque

Wi

LL

iAMS

Fi

RE

- E

q

U

iP

AME

nt

OS

(6)

TABELA ‐ DADOS DE DESEMPENHO

taxa de Vazão Crescente

O esguicho automático do Ranger3 é configurado para pressão nominal de 100 psig. Esse esguicho pode ser pré-definido na fábrica para comportar qualquer pressão nominal entre 75 e 125 psig. A figura 1 mostra o desempenho do esguicho Automático do Ranger3 em comparação com outros esguichos de capacidade fixa de 1K (1000 gpm) a 3K (3000 gpm) em condições de vazão crescente. O esguicho deve operar conforme indicado de acordo com a curva “Automático” exibida a seguir, até que esta cruze a curva (1k-3k) que representa os “interruptores de fluxo” que possam estar instalados no esguicho. Desse ponto em diante, ele atuará como um bocal de capacidade fixa Gallonage conforme ocorre o aumento de vazão/pressão.

OBSERVAÇÃO: quando há alterações na taxa de vazão, pode haver espera de vários segundos até que a pressão seja completamente estabilizada entre 93 e 107 psi.

Wi

LL

iAMS

Fi

RE

- E

q

U

iP

AME

nt

OS

(7)

Ranger3 ‐ PRESSÃO x VAZÃO (CRESCENTE)

taxa de Vazão decrescente

A figura 2 mostra o desempenho do esguicho Automático do Ranger3 em comparação com outros bocais de capacidade fixa de 1K (1000 gpm) a 3K (3000 gpm) em condições de vazão decrescente. O esguicho deve operar conforme indicado enquanto a pressão operacional estiver acima da curva “Automático”. Uma vez que a pressão caia a ponto de cruzar a curva “Automático”, esta seguirá a curva “Automático” daquele ponto em diante desde que a pressão continue caindo.

OBSERVAÇÃO: quando há alterações na taxa de vazão, pode haver espera de vários segundos até que a pressão seja completamente estabilizada.

Wi

LL

iAMS

Fi

RE

- E

q

U

iP

AME

nt

OS

(8)

Ranger3 ‐ PRESSÃO x VAZÃO (DECRESCENTE)

taxa de Vazão decrescente

A figura 2 mostra o desempenho do esguicho Automático do Ranger3 em comparação com outros bocais de capacidade fixa de 1K (1000 gpm) a 3K (3000 gpm) em condições de vazão decrescente. O esguicho deve operar conforme indicado enquanto a pressão operacional estiver acima da curva “Automático”. Uma vez que a pressão caia a ponto de cruzar a curva “Automático”, esta seguirá a curva “Automático” daquele ponto em diante desde que a pressão continue caindo.

OBSERVAÇÃO: quando há alterações na taxa de vazão, pode haver espera de vários segundos até que a pressão seja completamente estabilizada.

Wi

LL

iAMS

Fi

RE

- E

q

U

iP

AME

nt

OS

(9)

tABELA 1: Dosagem de 1% para bocal Ranger 3 Usando Bomba(s) 1.5JP30 c/ Válvula(s) de Medição

1000 2000 3000 4000

GPM GPM GPM GPM

oper. Comprimento fixo de mangueira (

) Comprimento fixo de mangueira ( ) Comprimento fixo de mangueira ( ) C o m p r i m e n t o fixo de mangueira ( )

Pres # 2,5" 3" # 2,5" 3" # 2,5" 3" # 2,5" 3" (psi) jatos mang mang jatos mang mang mang. de jatos mang jatos mang mang 100 1 2800 5600 1 1600 3200 2 1750 3500 2 1300 2550 125 1 3200 6400 1 1950 3850 2 2100 4250 2 1600 3200 150 1 3550 7100 1 2200 4400 2 2450 4850 2 1850 3700 175 1 3850 7650 1 2450 4850 2 2700 5350 2 2100 4200 200 1 4100 8150 1 2650 5250 2 2900 5800 2 2300 4600 Para 3000 gpm, ambas as válvulas de medição devem ser definidas a 1,5K.

Para 4000 gpm, ambas as válvulas de medição devem ser definidas a 2,0K.

tABELA 1M: Dosagem de 1% para bocal Ranger 3 Usando Bomba(s) 15JP30 c/ Válvula(s) de Medição

3785 7571 11356 15142

lPM lPM lPM lPM

oper. Comprimento fixo de

mangueira (M) Comprimento fixo de mangueira (M) Comprimento fixo de mangueira (M) C o m p r i m e n t o fixo de mangueira (M)

Press. # 64 mm 76 mm # 6 4

mm 7mm6 # 64 mm 76 mm # 6mm4 7mm6 (psi) jatos mang mang jatos mang mang jatos mang mang jatos mang mang

7 1 840 1680 1 480 960 2 525 1050 2 390 765

9 1 960 1920 1 585 1155 2 630 1275 2 480 960

10 1 1065 2130 1 660 1320 2 735 1455 2 555 1110 12 1 1155 2295 1 735 1455 2 810 1605 2 630 1260 14 1 1230 2445 1 795 1575 2 870 1740 2 690 1380 Para 11356 gpm, ambas as válvulas de medição devem ser definidas a 1,5K.

Para 15142 gpm, ambas as válvulas de medição devem ser definidas a 2,0K.

Wi

LL

iAMS

Fi

RE

- E

q

U

iP

AME

nt

OS

(10)

tABELA 3: Dosagem de 3% para bocal Ranger 3 Usando Bomba(s) 1.5JP30 c/ Válvula(s) de Medição

1000 2000 3000

GPM GPM GPM

oper. Comprimento fixo de mangueira ( ) Comprimento fixo de mangueira ( ) Comprimento fixo de mangueira ( ) Pres # 2,5" 3" # 2,5" 3" # 2,5" 3"

(psi) Jatos Mangueira Mangueira Jatos Mang. Mangueira Jatos Mangueira

100 1 1250 2550 2 950 1900 3 400 800

125 1 1550 3100 2 1200 2450 3 650 1350

150 1 1800 3550 2 1450 2900 3 900 1800

175 1 2000 4000 2 1650 3300 3 1100 2200

200 1 2200 4350 2 1850 3700 3 1300 2550

Se uma válvula de medição for empregada, esta deve ser definida para 1K (1000 gpm) a 3%.

tABELA 1M: Dosagem de 1% para bocal Ranger 3 Usando Bomba(s) 1.5JP30 c/ Válvula(s) de Medição

3785 7571 11356

lPM lPM lPM

oper. Comprimento fixo de mangueira (M) Comprimento fixo de mangueira (M) Comprimento fixo de mangueira (M)

Press. # 64 mm 76

mm # 64 mm 76 mm # 64 mm 76 mm # 64 mm 76 mm (bar) Jatos Mangueira Mangueira m a n g u e i ra

de jatos Mangueira Mangueira jatos mang mang

7 1 375 765 2 285 570 3 120 240

9 1 465 930 2 360 735 3 195 405

10 1 540 1065 2 435 870 3 270 540

12 1 600 1200 2 495 990 3 330 660

14 1 660 1305 2 555 1110 3 390 765 870 1740

Para 11356 gpm, ambas as válvulas de medição devem ser definidas a 1,5K. Para 15142 gpm, ambas as válvulas de medição devem ser definidas a 2,0K.

Wi

LL

iAMS

Fi

RE

- E

q

U

iP

AME

nt

OS

(11)

tABELA 3: Dosagem de 6% para bocal Ranger 3 Usando bomba(s) de jato 2.0JP60

1000 2000 3000

GPM GPM GPM

oper. Comprimento fixo de mangueira ( ) Comprimento fixo de mangueira ( ) Comprimento fixo de mangueira ( ) Press. # 2,5" 3" # 2,5" 3" # 2,5" 3"

(psi) Jatos Mangueira Mangueira Jatos Mangueira Mangueira Jatos Mangueira Mangueira

100 1 250 550 2 n/d n/d 3 n/d n/d 125 1 350 700 2 n/d n/d 3 n/d n/d 150 1 400 850 2 50 100 3 n/d n/d 175 1 450 950 2 100 200 3 n/d n/d 200 1 550 1050 2 150 350 3 n/d n/d n/d = não disponível

tABELA 1M: Dosagem de 1% para bocal Ranger 3 Usando bomba(s) de jato 2.0JP60

3785 7571 11356

lPM lPM lPM

oper. Comprimento fixo de mangueira (M) Comprimento fixo de mangueira (M) Comprimento fixo de mangueira (M)

Press. # 64 mm 76 mm # 64 mm 76 mm # 64 mm 76 mm (bar) Jatos Mangueira Mangueira Jatos Mangueira Mangueira Jatos

7 1 75 165 2 n/d n/d 3 n/d n/d 9 1 105 210 2 n/d n/d 3 n/d n/d 10 1 120 265 2 15 30 3 n/d n/d 12 1 600 1200 2 495 990 3 330 660 14 1 660 1305 2 555 1110 3 390 765 870 1740 12 1 135 285 2 30 60 3 n/d n/d 14 1 165 315 2 45 105 3 n/d n/d n/d = não disponível

Wi

LL

iAMS

Fi

RE

- E

q

U

iP

AME

nt

OS

Referências

Documentos relacionados

Antes de sair, ainda procurou ( verbo procurar, no Pretérito Perfeito do Indicativo ) o mapa, mas ele tinha desaparecido ( verbo desaparecer, no Pretérito Mais-Que-Perfeito Composto

2. Identifica as personagens do texto.. Indica o tempo da história. Indica o espaço da história. Classifica as palavras quanto ao número de sílabas. Copia do texto três

Fugiu – forma verbal do verbo “fugir”, no Pretérito Perfeito do Indicativo, na 3.ª pessoa do singular. Forma afirmativa: Eu

Combinaram encontrar-se às 21h

Quero ir com o avô Markus buscar a Boneca-Mais-Linda-do-Mundo, quero andar de trenó, comer maçãs assadas e pão escuro com geleia (17) de framboesa (18).... – Porque é tão

Vai dizer-me que estamos arruinados ou que se vai separar da mãe, ou que vou ter dois irmãos gémeos (10), ou que este ano não podemos ir de férias, porque o avô está com uma

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

As estimativas da substituição por Al 3+ determinadas quimicamente combinaram o teor de ferro extraído pelo procedimento DCB 80 nas quatro extrações (Fe- DCB 80 - Σ 4) com o teor