• Nenhum resultado encontrado

FIPECAFI completa 35 anos de pioneirismo na construção da história Contábil, Atuarial e Financeira do Brasil

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FIPECAFI completa 35 anos de pioneirismo na construção da história Contábil, Atuarial e Financeira do Brasil"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

FIPECAFI completa 35 anos de pioneirismo na construção da história Contábil, Atuarial e Financeira do Brasil

A FIPECAFI (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras) foi fundada em 1974 por professores do Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA/USP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo) e atua desde então como órgão de apoio institucional ao Departamento.

Nesses 35 anos, a FIPECAFI acompanhou e fez parte da evolução da história econômica do Brasil. Desafios e oportunidades surgiram em seu caminho e foram abraçados com entusiasmo e competência por todos os profissionais que atuam na Fundação, transformando-a em um “celeiro” onde convergem ideias e projetos inovadores nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.

Dentre seus principais objetivos estão: a missão de desenvolver e promover a divulgação de conhecimentos da área contábil, financeira e atuarial, organizar cursos, seminários, simpósios e conferências, prestar serviços de assessoria e consultoria e realizar pesquisas, atendendo entidades dos setores público e privado.

A Fundação exerce papel fundamental no processo da Convergência Contábil Brasileira e na orientação às companhias abertas e aos profissionais envolvidos na adoção das normas internacionais de contabilidade sobre a implantação do novo padrão denominado IFRS (International Financial Reporting Standards). Desenvolve com pioneirismo cursos, palestras e seminários que se tornam referência para todo o mercado e avança na qualidade de membro fundador do CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis).

De acordo com o professor Sérgio de Iudícibus, Presidente do Conselho Curador da Fundação, a FIPECAFI foi criada graças ao espírito pioneiro de muitos com o intuito de possibilitar que docentes e pesquisadores se dedicassem em tempo integral à docência e à pesquisa, bem como à extensão de serviços à comunidade: “Passamos por anos difíceis, como os da década de 1980, mas graças ao esforço de organização das diretorias que se seguiram às iniciais, o crescimento foi exponencial até se transformar na sólida e grande organização que é hoje”, afirma o professor Sérgio.

(2)

A FIPECAFI foi uma das pioneiras desde sua fundação em ministrar cursos de longa duração para as principais empresas desse país e, a partir de 1994, começou a oferecer abertos ao mercado cursos de MBA.

A seguir são destacados alguns dos cursos de MBA oferecidos pela Fundação, em parceira com institutos e associações.

MBA Finanças, Comunicação e Relações com Investidores da FIPECAFI em parceria com o IBRI

O MBA Finanças, Comunicação e Relações com Investidores da FIPECAFI (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras), desenvolvido em parceria com o IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores), continua sendo oferecido em São Paulo e, a novidade para 2009, é que o contará com turmas também no Rio de Janeiro.

Esse MBA possibilita aos profissionais de RI uma visão global em business, o entendimento conceitual e operacional das diversas atividades relacionadas ao mercado financeiro e de capitais e, mais especificamente, ligadas às atividades de Relações com Investidores. O MBA permite, também, a troca de experiências com profissionais de destaque na comunidade financeira por meio de palestras.

Natasha Namie Nakagawa, ex-aluna do MBA de Relações com Investidores e RI do Banco Fibra S/A, diz que além dos conhecimentos adquiridos, o MBA proporcionou importante networking tanto das pessoas com quem estudava quanto com os professores. “O diferencial do MBA é a combinação de diferentes áreas do conhecimento em um mesmo curso, o que espelha o perfil do profissional de RI. Além disso, agrega experiência prática devido à parceria com o IBRI, o que enriquece o conteúdo programático”, afirma.

O profissional que atua na área de Relações com Investidores tem diversas atribuições. A primeira delas é gerar informação de qualidade para o público externo que abrange desde a comunidade financeira, bancos, órgãos reguladores, investidores, acionistas, analistas de mercado e potenciais investidores.

(3)

É fato que a importância hierárquica do RI nas empresas cresceu nos últimos anos. Hoje há maior formalização da atividade, com equipe, cargo de diretoria e, em alguns casos, autonomia em relação à diretoria financeira. De acordo com pesquisa conjunta realizada, em 2003, pelo IBRI e pela FIPECAFI sobre o perfil do profissional de RI não havia registro de equipes de RI com mais de 10 pessoas, tendo no máximo seis, ao passo que em pesquisa de 2006, 5% das empresas já contavam com uma dezena de profissionais atuando na área de RI. À época 96% das companhias abertas brasileiras já possuíam departamento de Relações com Investidores exclusivo, em um universo de 110 profissionais enquanto, em 2000, essa porcentagem era de 77%.

Pioneiro no Brasil o MBA RI criado em 2001 fornece ferramentas para que o profissional entenda toda a operação da empresa, passando por visões de contabilidade, comunicação e conteúdo programático que se atualiza conforme as mudanças do mercado. “O investidor quer uma resposta rápida, correta e clara. É isso que o MBA de RI transmite para os alunos”, ressalta o professor Iran Siqueira Lima, presidente da FIPECAFI.

“Apesar dos inúmeros desafios que temos pela frente, os resultados alcançados demonstram que estamos no caminho correto do único MBA de RI da América Latina”, conclui Geraldo Soares, presidente executivo do IBRI.

MBA Mercado de Capitais FIPECAFI em parceria com a APIMEC comemora 15 anos

O MBA Mercado de Capitais da FIPECAFI (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras), oferecido em parceria com a APIMEC (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento de Mercado de Capitais), comemora 15 anos em 2009.

O curso acompanha as necessidades e tendências do mercado financeiro do país, oferecendo aos participantes conhecimentos teóricos e práticos sobre os produtos e a gestão dos ativos no mercado de capitais. Além de aulas expositivas, estudos de casos e

(4)

seminários, o MBA em Mercado de Capitais proporciona trabalhos em equipe, jogos de empresas e debates, a fim de tornar o curso mais dinâmico e interativo.

Reginaldo Alexandre, presidente da APIMEC SP, observa que “a grave crise que o mundo enfrenta hoje, com alcance global inédito e desdobramentos muitos severos, aumenta a necessidade de uma formação técnica de alto nível para os profissionais que pretendam atuar no mercado de capitais”. O MBA de Mercado de Capitais da APIMEC SP FIPECAFI pretende ampliar os conhecimentos dos participantes do mercado de capitais.

“Nesta fase de turbulência dos mercados, a necessidade de profissionais qualificados é imprescindível para que diminuir o impacto da volatilidade dos mercados e atravessar mais serenamente esse período de crise”, afirma a professora Marina Yamamoto, coordenadora do MBA.

MBA Governança Corporativa FIPECAFI e IBGC

A FIPECAFI (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras) e o IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) lançaram, no início de 2009, o MBA Governança Corporativa. O tema é considerado hoje o principal foco das discussões sobre Alta Gestão no mundo devido à exigência para criação de mecanismos que assegurem decisões dos administradores e controladores em linha com os interesses de longo prazo de todos os acionistas.

De acordo com o professor Alexandre Di Miceli, coordenador do MBA, os problemas de governança observados em diversas companhias têm exigido profissionais com formação multidisciplinar e correta leitura do funcionamento da Alta Administração das companhias, algo ainda escasso no mercado.

Estão inclusos no conteúdo programático: conceitos fundamentais sobre governança, direito societário e finanças corporativas; práticas e modelos de governança vigentes nas companhias abertas brasileiras e estrangeiras; discussão sobre temas como independência dos conselhos, remuneração dos administradores, comitê de auditoria e conselho fiscal, concessão de “tag along”, operações com partes relacionadas, índices e

(5)

“ratings” de governança e, ainda, exposição de boas e más práticas de governança por meio do estudo de cases.

MBA Supply Chain Management & Logística Integrada FIPECAFI tem turmas em São Paulo e São José dos Campos

A FIPECAFI (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras) oferece o MBA Supply Chain Management & Logística Integrada em São Paulo e São José dos Campos (SP). O curso fornece uma visão ampla do impacto econômico-financeiro de projetos de Supply Chain Management e logística integrada com foco nas oportunidades de ganhos nas estratégias competitivas das empresas. O objetivo é qualificar profissionais nas novas técnicas, mas com ênfase no negócio e na obtenção de melhores resultados. É dirigido para executivos das áreas de supply chain e logística, além de profissionais de controladoria e finanças.

A FIPECAFI conta ainda com outros MBAs em Corporate Finance com ênfase em

Corporate Control & Corporate Value. Entre os MBAs Corporate Control estão o

MBA Controller, oferecido em parceria com a ANEFAC (Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade), Controles Internos –

Compliance, Auditoria Interna para Instituições Financeiras, Gestão Financeira e Risco,

Gestão Atuarial e Financeira e Advisor em Finanças Pessoais. Os MBAs em Corporate

Value incluem, além dos MBAs Relações com Investidores, Governança Corporativa e Supply Chain e Logística Integrada, já citados, o MBA em Gestão Tributária. E,

finalmente, a Fundação oferece o MBA Mercado de Capitais.

Além dos MBAs, a Fundação disponibiliza cursos de curta duração, seminários e certificações por meio do Programa de Educação Executiva e cursos de eLearning, de curta duração e de extensão, que abordam, de forma objetiva e consistente, temas relevantes em Contabilidade e Finanças no contexto atual. O eLearning FIPECAFI leva inovação e praticidade às aulas, associando tecnologia a um atendimento educacional personalizado, dinamizando a relação de tempo e espaço sem perder o aspecto humano da aprendizagem .

(6)

Lançou, recentemente, um curso de extensão inovador em Psicologia Econômica e Economia Comportamental.

FIPECAFI lança o curso de extensão: Psicologia Econômica e Economia Comportamental

A FIPECAFI (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras) inova mais uma vez, trazendo o único curso que reúne especialistas em Psicologia Econômica e Economia Comportamental, em seu novo curso de extensão, o único do Brasil na área, sob a coordenação dos professores Geraldo Barbieri, Vera Rita de Mello Ferreira e Fabiano Calil. O conteúdo está organizado em formato compacto, com 28 horas/aulas, e a primeira turma tem início das aulas previsto para o mês de maio de 2009 com aulas às sextas-feiras, das 18:30 às 22:30 e aos sábados, das 9:00 às 13:00, nos dias 8, 9, 15, 16, 22, 23 e 29 de maio de 2009.

O curso abordará diferentes temas estudados pela interface Psicologia-Economia, tais como: tomada de decisão, neuroeconomia, finanças comportamentais, escolhas intertemporais, tendências na previsão de sentimentos e aplicação de modelos econômicos.

De acordo com a professora Vera Rita de Mello Ferreira, trata-se de um campo de estudos que já conta com sólida literatura na Europa e nos Estados Unidos e ganha destaque diante dos desafios trazidos pela crise econômica que atinge o mundo todo. “No momento em que se discutem os fundamentos da economia tradicional, as contribuições psicológicas a essa análise têm sido insistentemente buscadas por acadêmicos, profissionais de mercado, empreendedores e governos”, completa a especialista.

Finalmente é importante ressaltar o credenciamento dos cursos da fundação no Programa de Educação Profissional Continuada do Conselho Federal de Contabilidade.

(7)

Cursos da FIPECAFI são credenciados pelo Programa de Educação Continuada do Conselho Federal de Contabilidade

A FIPECAFI obteve credenciamento de cursos pelo Programa de Educação Continuada do CFC (Conselho Federal de Contabilidade), cujo objetivo é atualizar e aprimorar o conhecimento de contadores que atuam no mercado como auditores independentes.

O programa utiliza sistema de pontuação para classificar atividades como cursos de extensão ou pós-graduação, seminários, docência e outros, de acordo com o tipo de curso e o número de horas. O curso eLearning de Contabilidade Financeira da FIPECAFI, por exemplo, tem carga horária de 24 horas/aula e acrescenta 6 pontos aos contabilistas que o cursam.

Foram credenciados os MBAs: Gestão Tributária, Advisor em Finanças Pessoais, Controles Internos e Supply Chain Management & Logística Integrada. O CEFIN, Curso de Especialização em em Contabilidade, Controladoria e Finanças e o Curso de Contablidade Internacional – IFRS também receberam a chancela do CFC.

Devido a alterações de carga horária e conteúdo programático, receberam a revalidação os MBAs: Controller, Mercado de Capitais, Finanças, Comunicação e Relações com Investidores, Auditoria Interna com ênfase em Instituições Financeiras, Gestão Financeira e de Risco e Gestão Atuarial e Financeira. Cada disciplina cursada vale 6 pontos, com limite de 30 pontos por ano.

Os cursos eLearning da FIPECAFI, que também receberam o selo do Conselho, possuem carga horária entre 8 a 48 horas/aulas e podem render de 6 a 20 pontos aos alunos que os concluírem: Análise de Viabilidade Econômica de Projetos, Avaliação de Empresas, Combate e Prevenção ao Crime de Lavagem de Dinheiro, Contabilidade Empresarial, Contabilidade e Tributação de Operações com Derivativos, Corporate

Finance, Derivativos, Estatística Aplicada a Negócios, Finanças Internacionais,

Governança Corporativa, Matemática Financeira, Mercado Financeiro, Noções de Direito Empresarial, Orçamento Empresarial e Tópicos de Contabilidade Internacional.

(8)

Programa de Educação Executiva FIPECAFI

A Fundação oferece ainda o Programa de Educação Executiva com um conteúdo sofisticado de cursos de curta duração para executivos, empreendedores, consultores, pesquisadores e estudantes de Finanças, Contabilidade, Economia, Administração, Auditoria, Controladoria e Atuária. Este Programa distingue-se pela abordagem de temas específicos dentro das áreas de negócios, com vistas à tomada de decisão. São ministrados por professores doutores da FEA/USP, docentes convidados e executivos renomados em suas áreas de atuação.

Nas palavras de seu presidente, professor Iran Siqueira Lima, a Fundação está iniciando um novo ciclo de desenvolvimento, continuando a investir no aprimoramento de seus cursos às necessidades do mercado, em especial nos cursos de treinamento a distância, principalmente para cumprir a grande meta de atualizar todos os profissionais das áreas de Contabilidade e Finanças para o entendimento e aplicação das normas internacionais de contabilidade e ainda de continuar a contribuir para a melhoraria do nível de informações que são colocadas a disposição dos diversos usuários da informação contábil, com vista a tomada de suas decisões de investimento, de financiamento e de distribuição de resultados.

Referências

Documentos relacionados

Este curso servirá como um guia prático para implementar indicadores que auxiliem na gestão estratégica e operacional de Supply Chain.. A proposta é prepará-lo para que você

Doutoranda e Mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (SP), na área de Gestão de Operações e Competitividade, possui 18 anos de experiência como

Mais de 25 anos de experiência em Logística e Supply Chain, ocupando cargos de gestão em empresas como: Santher, Sadia, Kraft Foods Brasil, Colgate-Palmolive, Rexel do Brasil e

Doutoranda e Mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (SP), na área de Gestão de Operações e Competitividade, possui 18 anos de experiência como

José Roberto Fornazza Council Advisor Inbrasc José Arnaldo D'Aurea Council Advisor Inbrasc Juliano Tessaro Gerente de Compras MWM Motores Paulo Miri Diretor

Se você aspira assumir uma posição estratégica esteja pronto para responder à pergunta favorita de Alex: “Na prática, o que você tem gerado de resultado?” Mestre

Quando o conjunto de fórmulas S da instância PSAT não vem no formato clausal, a cada iteração do Simplex podemos adicionar a S novas variáveis e cláusulas, em quantidade linear,

A rentabilidade (percentual sobre a receita líquida) do EBITDA, na mesma base comparativa, após ajuste dos efeitos não recorrentes nos dois períodos, apresentou uma queda de 6,6