• Nenhum resultado encontrado

DIRETRIZES DO ENCONTRO NACIONAL DE FISCALIZAÇÃO E SEMINÁRIO SOBRE AGROTÓXICOS - ENFISA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DIRETRIZES DO ENCONTRO NACIONAL DE FISCALIZAÇÃO E SEMINÁRIO SOBRE AGROTÓXICOS - ENFISA"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Página 1

DIRETRIZES DO ENCONTRO NACIONAL DE

FISCALIZAÇÃO E SEMINÁRIO SOBRE

AGROTÓXICOS - ENFISA

SUMÁRIO

SUMÁRIO ... 1 1 - DENOMINAÇÃO ... 2 2 - OBJETIVOS ... 2 3 - PÚBLICO-ALVO... 2 4 - PERIODICIDADE ... 2 5 - FORMATAÇÃO ... 2 6 - COMISSÃO ORGANIZADORA ... 3 7 - APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ... 4 8 - PARCERIAS ... 4 9 - RECURSOS FINANCEIROS ... 4 10 - VAGAS ... 4 11 - PAGAMENTO DE INSCRIÇÃO ... 5

ANEXO 1 – NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ... 7

ANEXO 2– MODELO DE RESUMO ... 8

(2)

Página 2

1 - DENOMINAÇÃO

1.1 - O Encontro Nacional de Fiscalização e Seminário sobre Agrotóxicos, doravante denominado ENFISA é um evento nacional resultado de parcerias entre o setor público e o setor privado ligados ao agronegócio brasileiro.

2 - OBJETIVOS

2.1. O Encontro Nacional de Fiscalização constitui-se em uma reunião técnica dos Fiscais Agropecuários Estaduais e Federais, com participação eventual do setor privado, tendo como objetivo propiciar condições para que representantes do serviço de fiscalização federal e estadual de todo o Brasil tenham um fórum para harmonização de procedimentos, considerando as diferenças e peculiaridades regionais.

2.2. Seminário Nacional de Agrotóxicos é um evento técnico, aberto à participação de representantes dos setores público e privado e de demais representantes da sociedade civil, tendo como objetivo a apresentação de inovações tecnológicas do setor de agrotóxicos e do agronegócio brasileiro, bem como divulgar e difundir as ações estruturantes de controle, regulamentação e fiscalização do setor de agrotóxicos no Brasil.

2.3. Os Encontros Regionais de Fiscalização tem como objetivo discutir os procedimentos e legislações estaduais de agrotóxicos, visando a sua harmonização, bem como elaborar as cartas regionais que serão discutidas no Encontro Nacional de Fiscalização. Para sua realização, o país será dividido em três eventos regionais: Região 1 (compreendendo os sete estados da Região Norte), Região 2 (comprendendo os nove estados da Região Nordeste) e Região 3 (compreendendo os três estados da Região Centro-Oeste, o Distrito Federal, os quatro estados da Região Sudeste em os três estados da Região Sul).

3 - PÚBLICO-ALVO

3.1. O evento é destinado a Fiscais Agropecuários Federais e Estaduais, empresas e associações representativas do setor de agrotóxicos, engenheiros agrônomos, engenheiros florestais, técnicos agrícolas, pesquisadores, empresários rurais, revendedores de agrotóxicos, agricultores, estudantes de nível superior e demais pessoas ligadas à agricultura e ao agronegócio.

4 - PERIODICIDADE

4.1. O ENFISA acontecerá anualmente, no mês de junho ou julho, em cidade da Unidade da Federação escolhida no evento anterior, preferencialmente naquela UF que ainda não realizou o evento e que já tenha sediado um Encontro Regional de Fiscalização. Será obedecida a seguinte sequência: Região Sudeste, Região Nordeste, Região Centro-Oeste, Região Sul e Região Norte.

4.2 - Os Encontros Regionais de Fiscalização acontecerão anualmente durante os meses de março a maio, em cidades da Unidade da Federação escolhida no evento anterior, preferencialmente naquela UF que ainda não realizou o evento, obedecendo a seguinte ordem: Região Norte, Região Nordeste e Região Sul/Sudeste/Centro-Oeste.

5 - FORMATAÇÃO

5.1. Os Encontros Regionais de Fiscalização serão realizados no formato de grupo de trabalho. Os estados participantes deverão explanar sobre assuntos previamente designados pela Comissão Organizadora através de sorteio ou reconhecimento de trabalho de destaque realizado por uma UF em um determinado tema.

5.1.1. Alguns momentos dos Encontros Regionais de Fiscalização são exclusivos para Fiscais Federais ou Estaduais, com finalidade de ajuste de ações exclusivamente regulatórias, porém os resultados dos encaminhamentos serão divulgados às representações do setor de insumos agropecuários. Nas demais situações, os representantes do setor de insumos agropecuários poderão participar na categoria de ouvintes e sem direito a manifestação, a não ser quando solicitado pela mesa diretora dos trabalhos, composta por representante da Coordenação Geral de Agrotóxicos e Afins e do órgão estadual que sedia o evento.

5.1.2. Os representantes dos órgãos estaduais deverão preencher, anualmente, um formulário com dados sobre a fiscalização de agrotóxicos, através de sistema eletrônico desenvolvido pela Coordenação Geral de Agrotóxicos e Afins. Os dados serão utilizados para gerar anuários de fiscalização de agrotóxicos a nível nacional. O não fornecimento das informações implicará em impedimento para participação nas edições regionais e nacional do evento.

(3)

Página 3 5.1.3. Ao final de cada Encontro Regional de Fiscalização será emitida uma carta sintetizando as discussões e deliberações do grupo de trabalho, com devidos encaminhamentos, prazos e responsabilidades para providências.

5.1.4. Os trabalhos dos Encontros Regionais de Fiscalização serão dirigidos pelo Coordenador Geral de Agrotóxicos ou Afins. O Coordenador do evento regional lotado na OEDSV que está sediando o evento auxiliará o Coordenador e secretariará a reunião.

5.2. Encontro Nacional de Fiscalização e Seminário de Agrotóxicos deverá ser a consolidação dos resultados dos três encontros regionais acontecidos anteriormente.

Alguns momentos do Encontro Nacional de Fiscalização são exclusivos para Fiscais Federais ou Estaduais, com finalidade de ajuste de ações exclusivamente regulatórias, porem os resultados dos encaminhamentos serão divulgados as representações também do setor de insumos agropecuários.

5.2.1 - O Encontro Nacional de Fiscalização terá caráter fechado para os Fiscais Federais Agropecuários e Fiscais Estaduais Agropecuários, nos momentos em que as discussões forem para decidir sobre procedimentos de fiscalização e controle, legislação complementar, grupos de trabalho e discussão de procedimentos internos.

5.2.2 - O Encontro Nacional de Fiscalização terá de caráter semi-aberto para os Fiscais Federais Agropecuários, Fiscais Estaduais Agropecuários e representantes das entidades da indústria e comércio sem direito de manifestação nas situações em que não esteja caracterizada a necessidade dessa manifestação tais como apresentação de trabalhos anteriores.

5.2.3 - O Encontro Nacional de Fiscalização será de caráter aberto para os Fiscais Federais Agropecuários, Fiscais Estaduais Agropecuários e representantes das entidades da indústria e comércio com direito de manifestação nas situações em que seja decidido assuntos e procedimentos que sejam de interesse do setor privado, tais como apresentação dos grupos de trabalho, aprovação da Carta Final bem como temas relacionados com a realização do evento.

5.2.4. A Carta Final será elaborada com base nas discussões do Encontro Nacional de Fiscalização e nas Cartas Regionais. Ela deverá sintetizar as discussões e deliberações do grupo de trabalho, com devidos encaminhamentos, prazos e responsabilidades para providências.

5.2.5. Os trabalhos do Encontro Nacional de Fiscalização serão dirigidos pelo Coordenador Geral de Agrotóxicos ou Afins e pelo Coordenador do evento nacional lotado na OEDSV que está sediando o evento, auxiliados por um Secretário Executivo nomeado pelo Coordenador Geral de Agrotóxicos ou Afins.

5.3. A escolha da Unidade da Federação que organizará o evento regional é feita no evento anterior por meio de sorteio ou por solicitação de representante do órgão estadual de Defesa Vegetal com anuência da diretoria ou presidência da instituição.

5.4. Para permitir que todas as Unidades da Federação tenham oportunidade de organizar um encontro regional, será feito um rodízio entre todos, repetindo-se no mesmo Estado somente quando todos os estados já tiverem sido anfitriões.

6 - COMISSÃO ORGANIZADORA

6.1. A comissão organizadora dos Encontros Regionais de Fiscalização será composta pelas instituições abaixo:

• 03 representantes do MAPA/CGAA;

• 01 representante da Superintendência Federal de Agricultura/MAPA da Unidade da Federação que organizará o evento;

• 02 representantes do Órgão Estadual de Defesa Sanitária, responsável pela fiscalização de agrotóxicos na UF que organizará o evento; • 01 representante da Superintendência Federal

de Agricultura/MAPA da Unidade da Federação que sediou o evento anterior;

• 01 representante do Órgão Estadual de Defesa Sanitária, responsável pela fiscalização de agrotóxicos na UF que sediou o evento anterior; • 01 representante da ANDEF;

• 01 representante do INPEV; • 01 representante da ANDAV; • 01 representante do SINDAG.

(4)

Página 4 6.2. A comissão organizadora do ENFISA será formada pelas instituições abaixo:

• 03 representantes do MAPA/CGAA;

• 02 representantes da Superintendência Federal de Agricultura/MAPA da Unidade da Federação que organizará o evento;

• 02 representantes do Órgão Estadual de Defesa Sanitária, responsável pela fiscalização de agrotóxicos na UF que organizará o evento; • 01 representante da ANDEF; • 01 representante do INPEV; • 01 representante da ANDAV; • 01 representante do SINDAG; • 01 representante da AENDA; • 01 representante da ABIFINA.

6.3. Outros profissionais, de reconhecida experiência no tema de agrotóxicos ou que possam ter uma contribuição relevante para o processo poderão ser excepcionalmente convidados a integrar a Comissão Organizadora.

7 - APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

7.1. Para oferecer maior dinamismo e oportunidades técnicas ao ENFISA ficam permitidas apresentações, por meio de exposição de pôster, de acordo com os Anexos 1 e 2 deste Regulamento de trabalhos e experiências técnicas bem sucedidas relacionados com educação sanitária e fiscalização na área de agrotóxicos e afins ou tema correlato. A Comissão Organizadora deverá eleger um membro como responsável pela coordenação das sessões de apresentação de trabalhos.

8 - PARCERIAS

8.1. Os eventos serão realizados mediante parcerias firmadas entre o setor público (órgãos federais e estaduais) e a iniciativa privada.

9 - RECURSOS FINANCEIROS

9.1. Os recursos financeiros necessários para viabilizar a realização dos eventos serão buscados no MAPA, no Órgão Estadual de Defesa responsável pela realização do evento e em outros segmentos da iniciativa privada.

9.2. Os recursos financeiros obtidos junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA serão destinados a custear viagens e diárias dos Fiscais Federais Agropecuários (FFAs) e Fiscais Estaduais Agropecuários durante os Encontros

Regionais de Fiscalização e o Encontro de Fiscalização e Seminário Nacional sobre agrotóxicos.

9.3. Nos Seminários Regionais e Nacional, os custos das viagens e diárias dos Fiscais Federais Agropecuários das SFAs serão custeados pela respectiva Superintendência.

9.4. Os recursos financeiros dos patrocinadores serão utilizados para custear a contratação de uma empresa que deverá organizar o Seminário, apresentando relatório contábil no final para a Comissão Organizadora para validação e aprovação.

9.5. Os recursos financeiros oriundos das taxas de inscrição serão destinados a custear as despesas de palestrantes convidados.

9.6. Havendo sobra destes recursos, a mesma será utilizada nos custos indicados no item 9.4 ou ficará como fundo de caixa para a realização dos próximos seminários.

10 - VAGAS

10.1. Para os Encontros Regionais de Fiscalização serão disponibilizadas vagas gratuitas conforme Tabela 1.

10.1.1. No caso do órgão estadual responsável pela realização do evento, serão destinados duas vagas para representantes com direito a se manifestar em nome do Estado. Os demais participantes deverão participar como ouvintes e poderão se manifestar mediante solicitação da mesa coordenadora dos trabalhos.

10.2. Para permitir a participação de número satisfatório de técnicos no evento nacional, fica garantido um número de vagas gratuitas de acordo com a Tabela 2:

10.2.1. No caso do órgão estadual responsável pela realização do evento, serão destinados duas vagas para representantes com direito a se manifestar em nome do Estado. Os demais participantes deverão participar como ouvintes e poderão se manifestar mediante solicitação da mesa coordenadora dos trabalhos.

10.3. Outros fiscais agropecuários que desejarem participar do evento pagarão a taxa de inscrição no mesmo valor que será cobrado da categoria de estudantes.

(5)

Página 5 10.4. A solicitação de ampliação do número de cortesias, desde que devidamente justificada, será discutido e resolvido pela Comissão Organizadora.

11 - PAGAMENTO DE INSCRIÇÃO

11.1. Será cobrada taxa de inscrição em duas categorias: estudantes e técnicos, sendo que o valor da taxa a ser cobrada na categoria estudante ou fiscal será de 50% do valor cobrado da categoria técnico.

(6)

Página 6

Tabela 1. Número de vagas gratuitas concedidas por instituição para os Encontros Regionais de Fiscalização.

Instituição Região 1 Região 2 Região 3

CGAA/DFIA/SDA/MAPA 03 03 03

OEDSV responsável pela realização do evento 12 12 12 OEDSV, exceto órgão anfitrião (2 por estado) 12 16 20

Andef 1 1 1

Inpev 1 1 1

Andav 1 1 1

Sindag 1 1 1

TOTAL 31 35 39

Tabela 2. Número de vagas gratuitas concedidas por instituição para o Encontro de Fiscalização e Seminário Nacional sobre Agrotóxicos.

INSTITUIÇÃO Nº DE VAGAS

OEDSV responsável pela realização do evento 70

CGAA/DFIA/SDA/MAPA 05

MAPA/SFA (01 por Estado) 27

OEDSV (2 por Estado, exceto órgão anfitrião) 52

ANDEF 05 INPEV 05 SINDAG 02 ANDAV 02 AENDA 02 ABIFINA 02 TOTAL 174

(7)

Página 7

A N EXO 1 – NO R M AS PA R A A PR ESEN TA ÇÃ O D E TR AB ALH O S

1 - Envio de Resumos

1.1. A responsabilidade pelos dados inscritos e enviados é dos autores, sendo vedada à Comissão Organizadora do ENFISA o acesso aos arquivos eletrônicos para quaisquer alteração dos mesmos, ainda que mediante a autorização dos autores.

1.2. Cada inscrito no evento pode enviar 02 resumos de trabalhos para apreciação do Comitê Científico.

1.3. Só serão aceitos resumos dentro dos padrões descritos e enviados eletronicamente.

2 - Preparação de Resumos

2.1. O prazo para o envio de Resumos será definido pela Comissão Organizadora.

2.2. Será informado no site do evento o status dos trabalhos recebidos para avaliação.

2.3. O prazo final para resposta do parecer da Comissão Organizadora será de 30 dias após o prazo para envio de resumos. Apenas os trabalhos aprovados pelo Comitê Científico serão apresentados na forma de pôster.

2.4. O resumo deve ser preparado enviado através de formulário eletrônico específico desenvolvido pela organização do evento.

2.5. Podem ser apresentados resumos em português, inglês ou espanhol.

2.6. Só serão aceitos resumos de trabalhos com resultados experimentais, não sendo aceitos resumos de revisões bibliográficas.

2.7. Conteúdo do Resumo.

2.7.1. Título do trabalho;

2.7.2. Autores: apenas o nome de citação e na ordem em que deverão aparecer nos anais do evento e no pôster;

2.7.3. Instituição de origem;

2.7.4. O texto deve incluir objetivos, resultados experimentais, conclusões e financiadores.

2.7.5. Palavras-chave

2.8. O resumo deverá conter no máximo 300 palavras (corpo do texto científico), conforme modelo no anexo 2.

2.9. Preparação de pôsteres.

2.9.1. Toda sessão será presidida por um Coordenador indicado pela Comissão Organizadora;

2.9.2. O pôster deve ser preparado de forma clara e disporá de um espaço útil de 0,9 m de largura x 1,0 m de altura;

2.9.3. Local, dia e horário das apresentações de pôster serão divulgados oportunamente; e

2.9.4. No final da apresentação apenas o autor inscrito receberá um certificado de apresentação do trabalho.

2.10. Apresentação dos trabalhos em forma de pôsteres:

2.10.1. O(a) responsável pelo pôster deverá estar ao lado do mesmo para apresentá-lo e receber seu certificado nos dias e horários indicados pela organização do evento;

2.10.2. Os pôsteres permanecerão expostos ao longo de todo o evento devendo ser instalados às 9h do primeiro dia do evento e recolhidos às 17 h do último dia do evento.

2.11. Inscrições e envio de resumo:

2.11.1. Para enviar os resumos dos trabalhos científicos o interessado deverá fazer sua inscrição e poderá efetuar o pagamento após ter o ACEITE do trabalho.

(8)

Página 8

Referências

Documentos relacionados

Nesta etapa, voltamos ao bloco de diagrama, e iremos, inserir um loop em nosso sistema para que este seja executado de forma contínua pelo LabView, para tanto deve-se ir na

Após a alta hospitalar sua criança deverá ficar em casa por aproximadamente 7 – 10 dias, quando deverá retornar para uma consulta com um neurocirurgião pediátrico da nossa equi-

ENCONTRO-A CAFÉ MIRO LH MEIA NOITE-A TACO A TACO AC DO REI A ALVES ROBIALAC DIVERFORUN DINAMIC-AC CAFÉ MARIOS-MARCO MÁRIOS EMBALCOR CAFÉ STAR. ETIL

Como pontuamos anteriormente, trouxemos a mídia como ferramenta para auxiliar na construção de um entendimento sobre algumas identidades de gênero e por isso

As barras de fio ortodôntico com 0,7 mm e 0,5 mm de espessura já foram utilizadas por vários profissionais como medidas de reforço para aparelhos ortodônticos removíveis

Tal como a forma da barbatana é dada a priori, anteriormente a qualquer lidar individualmente com a água por parte dos pequenos peixes, e tal como é esta forma que torna possível

Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi verificar a prevalência de insatisfação com a imagem corporal e nível de atividade física das adolescentes do ensino médio de um

Formação entendida como um processo dinâmico no qual o docente esteja consciente das singularidades da atividade e possa, a partir do conhecimento acumulado e de suas práticas éticas