• Nenhum resultado encontrado

Passo 3: No diagrama de blocos com o menu de funções aberto (Figura anterior), abra a função express Signal Analysis e escolha Simulate signal.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Passo 3: No diagrama de blocos com o menu de funções aberto (Figura anterior), abra a função express Signal Analysis e escolha Simulate signal."

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

TUTORIAL – INTRODUÇÃO AO LABVIEW 8.2 Passo 1: Inicie o Labview. Você verá esta tela:

Passo 2: Selecione blank VI (VI é a sigla de VIRTUAL INSTRUMENT). Fazendo isso você terá acesso a área de trabalho, a qual é dividida em duas janelas: a janela de visualização do VI – Front Panel e a janela do diagrama de blocos, onde os programas são desenvolvidos.

Passo 3: No diagrama de blocos com o menu de funções aberto (Figura anterior), abra a função express – Signal Analysis e escolha Simulate signal.

(2)

Arraste este componente para a área de trabalho e se desejar você pode modificar as propriedades do mesmo clicando com o botão direito. O default é uma onda senoidal de 10 Hz.

Passo 4: Vá ao Front Panel e no menu de controles, selecione Modern e arraste a ferramenta Graph.Novamente com o botão direito do mouse você pode modificar as propriedades da ferramenta.

(3)

Passo 5: Volte ao diagrama de blocos e ligue a saída do bloco simulador a entrada da ferramenta de gráficos. Mande rodar e você verá o sinal simulado na ferramenta de gráfico.

Você deverá ver no gráfico o seguinte resultado:

Que é uma onda senoidal com 10Hz.

Passo 6: Agora vamos adicionar uma formula matemática para manipular o sinal de saída e mostrar isso no gráfico. No Diagrama de Bloco abra a Paleta de Funções e selecione Mathematics, Scripts e Formulas e vá em Fórmula.

(4)

Onde é possível assim como se fosse uma calculadora criar funções e executá-las. Iremos multiplicar por 10 a nossa onda para termos um incremento na amplitude da onda.

Em Label X1, iremos substituir “X1” por “Sine” ou “Seno” como desejar, qualquer valor é aceito.

Em seguida a tela da formula ira mostrar “Sine” ou o valor digitado, agora nesta tela colocaremos *10 ou seja, multiplicaremos o valor por 10.

Note que há um quadro verde ao lado da tela, caso ele esteja verde indica que a formula está correta, em caso estar cinza, indica que a formula escrita está incorreta.

Deverá ficar assim:

Após de um clique em ok. E retornaremos para o bloco de diagrama, onde deveremos ligar a formula ao Simulador de Sinal.

(5)

Ligamos o sinal de saída ao Sine que é a nossa variável de entrada na fórmula. Agora no Painel Frontal, criamos um Gráfico (waveform graph) para que este mostre o sinal multiplicado por 10.

Onde desta forma o resultado da fórmula é mostrado graficamente. O resultado deverá ser esse para um Sinal de 10Hz:

Dica: O gráfico pode mostrar ao mesmo tempo o sinal advindo diretamente do simulador de sinal assim como o gráfico pode apresentar o sinal que passou pela fórmula matemática assim é possível compará-los.

(6)

Passo 7: Como inserir um Loop (para o sistema ficar rodando continuamente)

Vá no bloco de diagrama, no view em functions palette, express, execution control em “while loop”, você terá de fazer um quadrado ao redor de todos os componentes que serão incluídos no loop.

(7)
(8)

No painel frontal irá surgir um botão de stop, com o qual pode-se parar o processo do loop.

Pode-se também definir o tempo do loop, adicionando outra função, que é Time Delay, que pode ser adiocinado no mesmo menu onde se encontra o Loop.

Automaticamente quando inserimos o Time Delay, o mesmo abre a janela de configuração e pede o tempo para o processo.

Após adicionar o time delay, rode o processo e verifique se o tempo para o delay é suficiente para rodar o processo de forma satisfatória.

Instruções para montar diagrama para medir temperatura através de termopares: Etapa 1:

Abrir o LabView e ir em bloco de diagrama, a seguir em functions palette, selecione measurement I/O > DAQmx > DAQ Assistant, após inseri-lo no bloco de diagrama aparecerá a janela abaixo:

(9)

Etapa 2:

Clicar em analog input > temperature > thermocouple, e a seguir abrirá uma janela correspondente ao método de entrada dos dados, ao qual devemos selecionar DEV1 (Daq Card – 6062E), conforme mostra a figura abaixo. Após o software irá requisitar o respectivo canal (ai0 por exemplo), que pode ser qualquer um, desde que lembre-se que se houver outros componentes eles não devem ser utilizados no mesmo canal, pois haverá conflito dos dados. Selecionado o canal, clique em finish.

(10)

Etapa 3:

Nesta parte, abrirá a janela na qual podem ser feitas as configurações do termopar, a qual devemos definir a temperatura máxima e mínima que queremos medir, a escala das unidades (Celsius, Fahrenheit, Kelvin, Rankine), o tipo de termopar (J, K, N...) e mais abaixo em Acquisition Mode, ou seja, o modo de aquisição, podemos determinar uma certa quantidade de medições ou como em nosso caso, medição contínua dos dados. Clicar em OK após finalizada as configurações.

(11)

Etapa 4:

Nesta etapa, voltamos ao bloco de diagrama, e iremos, inserir um loop em nosso sistema para que este seja executado de forma contínua pelo LabView, para tanto deve-se ir na functions palette > express > execution control > while loop. O software voltará ao bloco de diagrama, onde deverá ser selecionada a área o qual tudo que estiver dentro do loop, estará sob o efeito do mesmo, selecione toda a área do Assistant e deixe um espaço para que possamos nos passos seguintes adquirir o sinal.

(12)

Etapa 5:

Nesta etapa, deve-se fechar o bloco de diagrama e ficar com a tela no painel inicial, onde só teremos o botão de stop do loop, e deve-se inserir os gráficos bem como os termômetros desejados. Para tanto, clique com o botão direito do mouse na área cinza do painel, e irá aparecer os controls, no qual deve selecionar modern > graph > waveform. O gráfico deve ser inserido no painel onde desejar. Clicando com o botão direito sobre o gráfico, pode-se alterar o nome do mesmo, as escalas, e definir as configurações para o respectivo gráfico, configure-o conforme lhe for mais conveniente para visualizar os dados.

Etapa 6:

Nesta etapa iremos inserir o termômetro propriamente dito, que irá mostrar em tempo real a temperatura medida pelo nosso termopar.

(13)

No painel de controle, clique com o botão direito na área cinza, irá aparecer a janela dos controls, onde deve ir em modern > numeric > thermometer, selecione onde deseja inserir o termômetro e de um clique.

Da mesma maneira que o gráfico, clicando com o botão direito é possível alterar as propriedades do termômetro como as cores, escalar, nomes...

Etapa 7:

É possível ainda adicionar um mostrador digital para mostrar a temperatura que está sendo atualmente medida, para isso, basta ir em controls > modern > numeric > numeric indicator e inserí-lo no painel da mesma maneira que os outros gráficos.

Etapa 8:

Para finalizar o nosso trabalho, devemos ir ao bloco de diagrama e fazer as devidas conexões entre os gráficos e o DAQ, conforme mostra a figura abaixo:

(14)

Etapa 9:

Finalizada as conexões, salvar o arquivo, realizar as conexões na placa de aquisição dos sinais e rodar o programa para conferir se está tudo correto.

Contador Simples (Encoder) Etapa 1:

Abrir o LabView, selecionar um Blank VI (Virtual Instrument) e em seguida ir para o diagrama de bloco através do menu “Window”.

Etapa 2:

No diagrama de bloco, ir em “functions palette” através do menu “view”, ao abrir a “functions palette” selecionar measurement I/O > NI-DAQmx > DAQ Assist e inserir no bloco de diagrama.

(15)

Etapa 3:

Após inserir o DAQ Assistant, a tela de propriedades abre-se automaticamente para que seja selecionado o sinal de entrada, nesta selecione Counter Input > Edge Count, após clique em frequency, conforme imagem abaixo:

(16)

Etapa 4:

Após selecionado o sinal, o software irá requisitar o canal de entrada do sinal, em DEV1 (DAQ Card – 6062E), neste há duas opções e pode-se selecionar quaisquer, para este tutorial, selecionamos o primeiro “ctr0”, em seguida basta clicar em prosseguir para abrir a próxima tela, conforme ilustra a imagem abaixo:

(17)

Etapa 5:

Após clicar finish na etapa anterior, o software irá abrir automaticamente a tela das respectivas configurações para o nosso dispositivo, ao qual devemos devemos atribuir a active edge > rising, ao lado notamos que há um quadro onde podemos inserir um valor para o qual irá iniciar a contagem, neste exemplo deixamos em 0. Em count direction configure rising up, ou seja a cada borda vertical, é contado como uma passagem. Preste bastante atenção ao aviso abaixo da count direction, ele irá definir o local onde devemos conectar o sinal do encoder a placa condicionadora, neste caso (PFI8), a tabela dos códigos correspondentes está presente em anexo abaixo.

Em acquisition mode, selecione continous, para que sejam feitas contagens até que o usuário mande parar. As configurações devem ficar conforme figura abaixo, após clique em ok.

(18)
(19)

Note que o conector PFI8 corresponde ao pino número 37.

Etapa 6:

Nesta etapa vamos fazer um loop, em nosso sistema para que o software entenda que ele deve ser executado de forma contínua. Neste caso, no bloco de diagrama, vamos em view > functions palette > express > execution control > while loop. Clicar em while loop, e com o mouse selecionar toda a área ao redor do nosso sistema não deixando nenhuma parte de fora do quadro cinza, conforme nos mostra a figura abaixo:

Etapa 7:

Nesta etapa feche o bloco de diagrama, e vá para o painel frontal, faça as devidas conexões entre o encoder e a placa, e placa e o pc, confira, e rode o programa para

(20)

conferir se tudo foi feito corretamente. No painel irá aparecer um “numeric” onde este conterá o número de bordas contadas até o momento. É possível também adicionar outros tipos de contadores, mostradores, basta clicar com o botão direito no painel e checar os diferentes tipos, e selecionar o que interessa e mlehor visualiza a situação, e após ir ao bloco de diagrama fazer as ligações (wire) ao DAQ Assistant.

(21)

Referências

Documentos relacionados

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

A Lei nº 2/2007 de 15 de janeiro, na alínea c) do Artigo 10º e Artigo 15º consagram que constitui receita do Município o produto da cobrança das taxas

A clínica gestáltica tem o intuito de desenvolver um trabalho baseado na relação dialógica, que facilita o processo de autorregulação e ajustamento criativo para as pessoas.. Tais

tidos para o Coefi ciente de Efi cácia Protéica para o leite de búfala, vaca e caseína como padrão, verifi caram que a caseína e o leite de vaca, não apresentaram diferença

Capítulo 7 – Novas contribuições para o conhecimento da composição química e atividade biológica de infusões, extratos e quassinóides obtidos de Picrolemma sprucei

Atualmente os currículos em ensino de ciências sinalizam que os conteúdos difundidos em sala de aula devem proporcionar ao educando o desenvolvimento de competências e habilidades

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial