• Nenhum resultado encontrado

VENHA FAZER PARTE DA NOSSA EQUIPE! Deixe seu currículo em uma de nossas lojas ou pelo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "VENHA FAZER PARTE DA NOSSA EQUIPE! Deixe seu currículo em uma de nossas lojas ou pelo"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Teófi lo Otoni,

segunda-feira, 26 abril de 2.021 Diretor Responsável:

Wilmar Souza e Silva

(33) 98851-0806

Edição nº

3.836

CNPJ: 17.709.734/0001-47

Estamos contratando PCD VENHA FAZER PARTE

DA NOSSA EQUIPE!

(Pessoas com deficiência)

Deixe seu currículo em uma de nossas lojas ou pelo e-mail: assistenterh@farmaciaindiana.com.br

Wagner Penna

Página 5

Motorista de aplicativo

é assassinado durante

viagem entre Teófi lo Otoni

e Governador Valadares

A Polícia Militar foi informada que na sexta-feira (23/04), por volta das 16h, o moto-rista Samir Alves Brito, de 24 anos, aceitou uma corrida para transportar três indivíduos de Teófi lo Otoni até Governador Valadares, e posteriormente desapareceu. O último registro do sinal de GPS do celular da vítima teria sido no Distrito de Chonim de Baixo, em Governador Valadares, onde Samir foi encontrado sem vida, no sábado (24). Página 7

Prefeitura assume a

administração do prédio

do SESC em Teófi lo Otoni

Na quinta-feira (15/04) a Prefeitura de Teófi lo Otoni assumiu a responsabilidade pelo prédio do SESC da cidade, após contrato assinado entre o prefeito Daniel Sucupira e execu-tivos do SESC em Belo Horizonte. O Prefeito informou que, a partir do ato de assinatura do convênio, a Prefeitura assumiu toda a estrutura do SESC numa cessão de 20 anos. Página 2

TG 04-018 realiza eventos

em comemoração ao Dia

do Exército Brasileiro

Na sexta-feira (23/04), foi o encerramento no Tiro de Guerra 04-018 das come-morações do Dia do Exérci-to Brasileiro que compleExérci-tou 373 anos no dia 19/04. A solenidade presidida pelo subtenente Herlon, chefe de Instrução, foi realizada com o efetivo mínimo obedecen-do o protocolo de preven-ção à Covid-19. Página 5

PCMG, PMMG e CAEMA

(BA) defl agram a Operação

Panóptico em Nanuque

A Polícia Civil de Mi-nas Gerais, em ação con-junta com a Polícia Militar de Minas Gerais e a Polícia Militar da Bahia, com su-porte de cães farejadores do grupo especializado CAE-MA, defl agrou na manhã de sexta-feira (23/04), a operação Panóptico, na ci-dade de Nanuque. Página 6

Sebrae capacita empreendedores

do setor gastronômico do Vale

do Jequitinhonha em Minas

Em 27/04, o Sebrae Minas lança o programa Prepara Gastronomia na região do Vale do Jequiti-nhonha. O Prepara Gastro-nomia aborda temas como delivery, cardápio atraente e perfil do consumidor. Também é disponibilizado aos empreendedores acesso a consultorias, ... Página 4

(2)

2

Segunda-feira, 26 de abril de 2021DIÁRIO TRIBUNA

Cidade

Prefeitura assume a

administração do prédio

do SESC em Teófilo Otoni

N a q u i n t a - f e i r a (15/04/21) a Prefeitura de Teófilo Otoni assumiu oficialmente a responsa-bilidade pelo prédio do SESC da cidade, após um contrato assinado entre o prefeito Daniel Sucupira e executivos do SESC em Belo Horizonte. O Prefeito informou que, a partir do ato de assinatura do con-vênio, a Prefeitura assumiu toda a estrutura do SESC numa cessão de 20 anos, e terá a oportunidade de implementar um conjunto de atividades no local.

Ele ressalta que o SESC estava fechado por determinação da Federa-ção do Comércio de Minas Gerais (FECOMÉRCIO), instituição que detém a gestão do Sesc. “Por vá-rias vezes autoridades ligadas ao comércio ten-taram reabrir a estrutura ou assumir a gestão, agora todo o patrimônio foi cedi-do à Prefeitura de Teófilo Otoni por duas décadas”, informou a prefeitura.

O gerente de Projetos e Saúde do SESC em Belo Horizonte, dr. Geraldo Antônio de Oliveira Neto, agradeceu ao Prefeito pela parceria firmada. “Nós do SESC agradecemos ao pre-feito pela parceria, e man-ter também essa assistência que o SESC sempre esteve presente em Teófilo Otoni.

Vamos continuar man-tendo essa parceria junto com o município”, disse.

A assessoria de co-municação da prefeitura informou que, “por meio de um contrato, a unidade local do Sesc foi cedi-da para uso gratuito do município por 20 anos. E mais, a administração regional da instituição no Estado doou todos os bens móveis pertencentes àque-la unidade. Aí citam-se cadeiras, mesas, armários e equipamentos como apa-relhos de ar condicionado, frigobares e outros”.

Para Daniel Sucupira, o ato representa um impor-tante marco para a história da cidade. “A estrutura do Sesc em Teófilo Otoni é um dos maiores patrimô-nios de nosso município, e agora a prefeitura incorpo-ra aos demais patrimônios públicos, o que é motivo de muito orgulho e feli-cidade ao nosso governo. Desde o primeiro manda-to, um dos maiores feitos da nossa gestão tem sido a conquista de espaços que estão a serviço do povo, tendo em vista que antes de nós acontecia o contrário”, pontuou.

A assessoria desta-ca ainda que, “na lista de bens incorporados à administração municipal devido ao empenho do

atual governo destaca-se o Expominas, a área onde foi instalado o Polo Indus-trial, o prédio do IBC e as áreas do DER onde fun-ciona o Parque de Obras”. Com localização pri-vilegiada, no centro da cidade, o Sesc em Teófilo Otoni chegou a oferecer uma diversidade de ser-viços aos usuários com o Casarão, a Pousada, a Es-cola, o Centro Odontoló-gico, o Clube, a Academia e a Clínica de Vacinação. Pouco tempo após seu fechamento, no início de 2020, a prefeitura foi au-torizada a usufruir das ins-talações implantando ali alguns setores da Saúde.

“No prédio estão o Hospital de Campanha, a Policlínica Municipal, o Centro de Testagem e de vacinação contra a Co-vid-19, o Programa Melhor em Casa, o setor de imu-nização e a Ouvidoria do SUS. Há planos das Secre-tarias de Cultura e Esportes de mudarem do CAIC para o prédio do Sesc”, ressaltou a assessoria. Se-gundo o prefeito, o local dispõe de uma estrutura que oportuniza a imple-mentação de um conjunto de atividades esportivas, recreativas, entre outras, junto à comunidade. “Ago-ra o Sesc é do povo de Teófilo Otoni”, finalizou.

SRS de Teófilo Otoni

orienta quanto aos

serviços funerários em

tempos de pandemia

A Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni (SRS-TO), por meio do Núcleo de Vigilância Sanitária (Nu-visa), realizou no dia 14 de abril, a videoconfe-rência com os fiscais sanitários dos municípios pertencentes a sua área de abrangência para fa-lar sobre as normativas relacionadas aos cuida-dos que as funerárias e os serviços de saúde devem ter nos casos pós--óbito de pessoas com infecção suspeita ou con-firmada pelo novo coro-navírus (Sars-Cov-2). O evento foi con-duzido pelo analista de projetos arquitetônicos de estabelecimentos de saúde e de interesse da saúde, Lauro Fer-reira Tolentino Júnior, que apresentou a Nota Técnica nº 59/2020 do Centro de Operações de Emergência em Saúde - COES MINAS Co-vid-19 e a Nota Téc-nica nº 04 da Agência Nacional de Vigilân-cia Sanitária (Anvisa). Segundo diretrizes informadas pelo analista, quando o óbito ocor-rer dentro dos serviços de saúde, essa unidade será responsável pelos procedimentos de pre-paro, higiene do corpo e curativo nos locais necessários do cadáver. “Se o fato ocorrer em domicílio, a retirada do corpo será feita pela equipe de saúde e enca-minhado ao necrotério para os procedimentos necessários”, esclarece. O transporte do cor-po é de rescor-ponsabilidade da funerária contratada pela família, de acordo com protocolos estabe-lecidos em lei. Com re-lação ao translado inter-municipal, nos limites do estado de Minas Gerais, a Nota Técnica nº 59 do COES-MG Covid-19 orienta que somente po-derá ser realizado se o tempo entre o óbito e a inumação (enterro) não ultrapassar 24 horas.

Lauro enfatizou que todo profissional envol-vido no manuseio do corpo, deverá utilizar os

Equipamentos de Prote-ção Individual (EPI) e ser informado sobre o risco de contaminação. “Essas informações também de-vem ser repassadas para a funerária”, alerta. Com relação ao velório e fune-ral da pessoa com suspeita ou confirmada para Co-vid-19, o recomendável é que não sejam realizados. Porém, caso seja, a orien-tação é que tenha no máxi-mo com 10 pessoas, num local aberto, ventilado e com curta duração. “O sepultamento deve ser, de preferência, no mesmo dia do óbito”, orientou Lauro.

O analista reforçou os cuidados que as pessoas devem ter ao participar do velório, sendo indispensá-vel o uso de máscaras, o álcool em gel 70%, a eti-queta respiratória, como também evitar apertos de mão e outros tipos de contato físico. Ele ainda ressaltou que as pessoas pertencentes aos grupos de risco da Covid-19 não devem participar dos fu-nerais, bem como pes-soas com sintomas res-piratórios. “Caso a sua presença for imprescin-dível, deve usar máscara cirúrgica e permanecer no local o menor tem-po tem-possível”, declarou. No que concerne à abertura ou não da urna funerária, Lauro salientou que em algu-mas situações ela pode-rá ocorrer. “Conforme a última atualização da Nota Técnica nº 4 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o órgão esta-beleceu critérios para interromper as precau-ções e o isolamento de pacientes adultos ou pediátricos confirmados com Covid-19,

base-ando-se em evidências acumuladas a mais de um ano sobre o novo coronavírus”, destacou.

Os dados indicam que pessoas assintomáticas da Covid-19 não mais transmitem o vírus após 10 dias, contados a partir do primeiro RT-PCR com resultado positivo. Pa-cientes com quadro leve a moderado podem não mais transmitir o vírus após 10 dias, contados do início dos sintomas. Quanto às pessoas com o quadro mais grave da doença e as imunossu-primidas, com ou sem sintomas, provavelmente não mais transmitirão o vírus após o vigésimo dia do início dos sintomas. Em todas as situações esses pacientes não pode-rão apresentar febre nas últimas 24 horas e nem fazer uso de antitérmicos durante esse período.

Segundo a referência técnica da Nuvisa da SRS de Teófilo Otoni, Manuella Botelho, a equipe de saúde que acompanhou o pacien-te é quem avaliará os crité-rios para descontinuar as precauções ou o isolamen-to. “Se a equipe constatar que o paciente se enquadra nesses critérios, ou seja, não está mais no período de transmissão da Covid-19 de acordo com as orientações da Anvisa, essa informa-ção deverá estar anexada na Declaração do Óbito do paciente”, explicou.

A equipe ressaltou que essas informações refletem na decisão do fechamento ou não da urna durante o velório. “A chance dessa abertura possibilita uma despedida mais digna do ente queri-do”, finalizou Lauro. (As-sessoria de Comunicação Social/SRS Teófilo Otoni).

(3)

3

Segunda-feira, 26 de abril de 2021DIÁRIO TRIBUNA

Gerais

Ação solidária “Comida

na Mesa” é realizada na

comarca de Itambacuri

Copasa e Prefeitura de Poté

são obrigadas a tratar esgoto

Inicia-se na comarca de Itambacuri a campa-nha Comida na Mesa, que pretende levar cestas bá-sicas a famílias carentes, previamente cadastradas, conforme listas fornecidas pelas assistências sociais, entidades religiosas e lí-deres comunitários. A ação solidária vai beneficiar 07 municípios: Itambacuri, Campanário, Frei Gaspar, Jampruca, Pescador, Nova Módica e São José do Di-vino. Trata-se de uma ação conjunta entre o TRE/MG, TJMG, MPMG, PMMG, PCMG e OAB/MG.

Sua doação é impres-cindível para o sucesso dessa campanha. Há fa-mílias que não têm o que comer, e você pode ajudar a levar alimentos às suas mesas. Compartilhe essa mensagem. Ajude-nos a divulgar. Juntos podere-mos contribuir para não faltar ao menos o básico para a sobrevivência das pessoas que necessitam de ajuda nesse momento.

Você pode doar uma

Com apenas 70% do sistema de captação con-cluído e esgoto sem tra-tamento sendo lançado diretamente nos rios, o município de Poté foi obri-gado a apresentar projeto de implantação das obras de tratamento sanitário na cidade em até 90 dias, con-tados a partir da intimação sobre a sentença judicial. A Copasa também foi conde-nada a cumprir a determi-nação conjuntamente.

A decisão do juiz em cooperação da 2ª Vara Cível de Teófilo Otoni, Rêidric Victor da Silvei-ra Condé Neiva e Sil-va, obriga a Prefeitura e a companhia de sanea-mento a interromperem o lançamento de efluentes sanitários, sem tratamen-to prévio, no solo e nos cursos d’água, para que nenhum esgoto seja lan-çado nos cursos hídricos. Após o início das obras, as instituições de-vem apresentar também, a cada mês, um relató-rio indicando o que foi cumprido no cronograma demonstrando

eventu-ou mais cestas básicas adquirindo-as diretamen-te nos supermercados de Itambacuri, parceiros desta campanha, que já possuem a relação dos produtos que comporão as cestas, bem como se-rão responsáveis pela entrega destas nos locais de armazenamento. São

eles, o supermercado Copril, Márcia e Smart. Outros supermercados poderão aderir a essa causa. Você pode, ainda, doar através de transfe-rência bancária à Con-ta do Banco do Brasil 33338-7 - agência 2161-x chave pix: campanhaco-midanamesa@gmail.com

Cejusc é inaugurado na

Comarca de Carlos Chagas

O 3º vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais e co-ordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), desembargador Newton Teixeira Carvalho, inau-gurou nesta quinta-feira (22/04) o Centro Judiciá-rio de Solução de Confli-tos e Cidadania (Cejusc) na Comarca de Carlos Chagas, Vale do Mucuri. O evento ocorreu de for-ma remota por causa da pandemia da covid-19.

Esta foi a 35ª unida-de unida-de Cejusc inaugurada na atual gestão do TJMG, totalizando 230 em todo o Estado de Minas Ge-rais. A meta do Programa Justiça Eficiente (Pro-jef) é instalar outras 67 unidades até junho do ano que vem, quando se encerra a gestão do presidente Gilson Soa-res Lemes. Os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania são unidades do Poder Judiciário especializa-das no atendimento ao público para a solução consensual de conflitos e orientação nas matérias relativas à cidadania.

"É sempre um pra-zer inaugurar Cejusc em comarcas do interior, pois é uma forma de levar o Poder Judiciário a uma população mais pobre, que normalmen-te não normalmen-tem acesso à Justiça, sem condições de procurar um advo-gado e até mesmo um defensor público", ob-serva o desembargador Newton Carvalho. "A chamada justiça auto-compositiva é o futuro do Judiciário, porque já possibilita trabalhar de forma horizontal, com todos sentados à mesa, à procura de um acordo e evitando um processo, muitas vezes longo e que não trará os resulta-dos esperaresulta-dos", afirmou o 3º vice-presidente

do Tribunal de Justiça. O desembargador Newton Teixeira Carva-lho fez questão de falar novamente sobre a cha-mada justiça itineran-te, que poderá se tornar rotineira por meio dos Cejuscs. "É uma mu-dança de paradigma que incentiva magistrados a deixarem seus gabinetes para levar a Justiça até pequenas cidades e distri-tos, sempre com o intuito de se buscar a mediação entre as partes", comple-tou o desembargador.

Parcerias - O juiz

auxiliar da 3ª Vice-Presi-dência do TJMG, Ricardo Véras, lembrou que os Cejuscs também repre-sentam a possibilidade de parcerias entre o Poder Judiciário e entidades públicas e privadas, com a abertura de postos pré--processuais em prefeitu-ras, câmaras municipais, universidades e empresas.

Natural de São Pau-lo e recém-chegada à Comarca de Carlos Cha-gas, a juíza Lilian Lícia de Souza Caetano se mostra otimista. "Car-los Chagas é a minha

primeira comarca e não pretendo sair daqui tão cedo. Gostei da recep-tividade dos mineiros", disse. A magistrada con-sidera o Cejusc "um importante instrumento de trabalho que permite levar a Justiça até os mais necessitados". Ela destacou o entusiasmo dos servidores do Fórum de Carlos Chagas com a instalação do Centro Judiciário na comarca.

O juiz auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça Adriano Zocche destacou o potencial re-volucionário dos Ce-juscs, que incentivam a conciliação e a mediação, evitando novos proces-sos. "Com certeza, em breve, eles estarão pre-sentes nas 297 comar-cas do estado", afirmou. Também participaram da cerimônia o comandante da Polícia Militar em Carlos Chagas, tenen-te Wellington Ferreira Gomes, além de servi-dores da comarca. (As-sessoria de Comunicação Institucional – Ascom - Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG).

Esta é a 35ª unidade inaugurada em oito meses de gestão,

com previsão de outras 67 até junho de 2022

al atraso ou avanço das obras. A cada 10 dias de atraso, cada uma delas terá bloqueado em sua conta bancária R﹩100 mil, até o cumprimen-to da etapa atrasada. O Ministério Público ressaltou que a Copasa já havia apresentado cro-nograma para finalização das obras da implantação do esgotamento sanitário até o ano de 2012, mas ele não foi cumprido. Para o juiz Rêidric Victor Silva, os documentos juntados ao processo evidenciaram que o esgoto da cidade é lançado diretamente nos rios locais, que pertencem

à bacia do Rio Mucuri. Segundo o magis-trado, a Copasa e a Pre-feitura, devem, solida-riamente, implementar o funcionamento do sistema atendendo toda a popula-ção da cidade, "mediante o cumprimento das exi-gências legais e de todas as condicionantes fixa-das pelo órgão ambiental competente e com a ob-tenção das licenças am-bientais devidas", ressal-tou. Processo nº 5001767-3 7 . 2 0 1 7 . 8 . 1 5001767-3 . 0 6 8 6 (Assessoria de Comu-nicação Institucional – Ascom - TJMG - Uni-dade Fórum Lafayette).

Projeto de esgotamento sanitário deve ser apresentado em até 90 dias

Após o início das obras, as instituições devem apresentar também, a cada mês, um relatório indicando o que foi cumprido no cronograma demonstrando eventual atraso ou avanço das obras

Desembargador Newton Teixeira Carvalho inaugurou o 35º Cejusc na atual gestão do TJMG (Reprodução/Internet)

Carlos Chagas é a primeira comarca da juíza Lilian Lícia de Souza Caetano (Reprodução/Internet)

(4)

4

Segunda-feira, 26 de abril de 2021DIÁRIO TRIBUNA

Gerais

CPI dos Fura-Filas vai

ouvir suspeitos de

burlar informações

Sebrae capacita

empreendedores do setor

gastronômico do Vale do

Jequitinhonha em Minas

A Comissão Parla-mentar de Inquérito (CPI) dos Fura-Filas da Vaci-nação vai ouvir três ex--servidores da Secretaria de Estado de Saúde, sus-peitos de tentar burlar in-formações à comissão e ao Ministério Público sobre a imunização irregular de funcionários que não per-tencem aos grupos priori-tários. Requerimentos com a convocação dos servido-res foram aprovados em reunião da CPI realizada nesta sexta-feira (23/4/21), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

A reunião teve por ob-jetivo discutir o conteúdo de um áudio vazado na quinta-feira (22) pela im-prensa de Belo Horizonte, que teria sido gravado du-rante uma reunião entre

Em 27 de abril, o Sebrae Minas realiza o lançamento do programa Prepara Gastronomia na região do Vale do Jequi-tinhonha. A capacitação tem o objetivo de auxiliar empreendedores de peque-nos negócios do setor de alimentação fora do lar, a traçarem novas estratégias de gestão para ampliar as vendas de produtos de forma segura e efi caz. Podem participar bares, restaurantes, pizzarias, hamburguerias, cafeterias e lanchonetes das cida-des de Araçuaí, Itaobim, Medina e Pedra Azul.

O Prepara Gastrono-mia aborda temas como delivery, cardápio atraen-te e perfi l do consumidor. Também é

disponibiliza-o ex-chefe de gabinete da secretaria, João Márcio Sil-va de Pinho, o ex-assessor chefe de Comunicação do órgão, Everton Luiz Lemos de Souza, e outros dois servidores não identifi ca-dos. Os dois funcionários foram convocados como investigados e, ainda, a ex--assessora chefe de Comu-nicação da Secretaria, Virgí-nia Cornélio da Silva, todos exonerados pelo Estado.

A CPI também vai

enviar o arquivo da gra-vação para a Polícia Civil, para tentar identifi car os interlocutores, atestar se foi feita pelos integrantes da reunião ou terceiros e se houve manipula-ção do conteúdo do áu-dio. A gravação também foi encaminhada para o Ministério Público, para elucidação dos fatos e responsabilização dos envolvidos. (Assessoria de Imprensa da ALMG).

do aos empreendedores acesso a consultorias, cur-sos e ofi cinas. “A proposta é levar conhecimento e uma nova forma de gestão alinhadas ao atual con-texto de crise, permitindo que as empresas se orga-nizem e potencializem os seus negócios”, pontua o analista do Sebrae Mi-nas Thalles Coutinho.

Serviço: Programa

Prepara Gastronomia - Data: 27 de abril -

Inscri-ções: Sympla InformaInscri-ções:

(33) 98827-5166. (Asses-soria de Imprensa Prefácio Comunicação - William de Jesus - Assessor de Imprensa - Sebrae Minas - Regional Jequitinhonha e Mucuri - Teófi lo Otoni/ MG - (33) 99190-0011).

Senadores mineiros se

comprometem com pauta

municipalista em encontro

virtual da AMM com

prefeitos de todo o Estado

Cerca de 300 prefei-tos de todas as regiões do estado participaram de reunião online promovida pela Associação Mineira de Municípios (AMM) com os três senadores mi-neiros – Rodrigo Pacheco, Antonio Anastasia e Carlos Viana – para apresentação das demandas municipa-listas mais urgentes ao enfrentamento da pande-mia. O encontro online, comandado pelo presi-dente da entidade, Julvan Lacerda, aconteceu na ma-nhã desta sexta-feira (23). Foram reivindicadas, principalmente, ações uni-fi cadas de combate à pan-demia, aceleração da va-cinação e do fornecimento de kits intubação. Além das medidas de combate à Covid-19, também fo-ram questionados pelos prefeitos os fechamentos de agências do Banco do Brasil, o uso dos recursos do Fundeb, a aplicação dos recursos na Educa-ção; indagações sobre a nova lei de licitações. A aprovação do 1% do FPM em setembro para auxiliar os municípios no período de pouca arrecadação, também foi pauta, além de solicitação de um novo auxílio emergencial.

Julvan destacou que é preciso o apoio do Senado, ainda mais reforçando o Pacheco como presidente no Congresso Nacional, o que fortalece a representa-ção de Minas Gerais em Brasília. “A união dos mu-nicípios é o nosso estado, e os senadores defendem o estado na federação. Queremos continuar com a voz altiva e forte, de-fendendo os interesses de Minas e dos municípios. A força desses três, com os quais sempre pudemos contar na luta munici-palista, é muito impor-tante para nós”, disse. Ele reforçou também que é importante destacar que a luta municipalista é em prol de todos e para re-solver problemas comuns dos municípios mineiros. “Não se envolver nas ban-deiras político partidárias: é assim que deve ser a nossa pauta municipalista. A gente se une em busca de um propósito só, e a AMM tem que ser isso: todos com a sua visão, mas com um objetivo único”.

Rodrigo Pacheco, atual presidente do Senado, se comprometeu a formalizar documento da bancada aco-lhendo as reivindicações da AMM, e convidar para uma reunião o presidente do Banco do Brasil, FNDE, ministro da saúde, com o presidente da Associação. “Essas são questões do municipalismo brasileiro, em regra, são pautas macro do municipalismo. Vamos formalizar os ofícios para entregar as reivindicações e dar a liberdade de nos acio-nar para participar dessa investida republicana para a solução dos problemas dos municípios”, disse.

Em seu pronuncia-mento, o presidente do Senado reafi rmou seu com-promisso com o municipa-lismo. “Minas sempre fi cou aquém dos outros estados e é hora de equilibrarmos esse jogo. E, neste momen-to, precisamos de paciência e mais ações efetivas, para que possamos dar vazão a essas reivindicações elen-cadas pela AMM”, disse.

Sobre a atuação do governo federal no com-bate à pandemia, Pacheco destacou que era impor-tante que tivesse havido uma coordenação geral, técnico-cientifi ca para fa-zer os encaminhamentos necessários. “Acabou que houve uma intensifi cação da polarização política, que atrapalhou o enfrenta-mento da pandemia. Agora precisamos corrigir erros do passado e tentar acertar no futuro. Mas temos hoje uma realidade de expecta-tiva de sair dessa crise, que é a vacinação”, disse. Ele se comprometeu a levar as demandas recolhidas e avançar o mais rapida-mente possível para que seja possível dar vazão às demandas e solucioná-las.

Representatividade

- O fato do senador Ro-drigo Pacheco ser o novo presidente do Senado foi visto pelos prefeitos como uma forma de aumentar

a representatividade do estado no cenário político nacional, já que há mais de 40 anos não se tinha um mineiro no cargo. Para o se-nador Antonio Anastasia, a eleição de Rodrigo Pacheco é um momento importante e estratégico para o estado. “No momento em que elege-mos Pacheco para presidir, demos upgrade na posição política de Minas Gerais no Senado. Valor imenso, porque a voz do estado passa a ser ouvida com mais ve-emência”, destacou. Sobre o enfrentamento da pande-mia, Anastasia destacou um ponto que dificultou mais ainda para os municípios mineiros o enfrentamento da pandemia: o atraso nos repasses da saúde por parte do governo estadual em 2018. “Isso criou ainda mais instabilidade e fragilidade na esfera municipal”, disse.

O senador Carlos Viana também destacou as questões estruturais demandadas por vários prefeitos durante a reu-nião. “Minas Gerais fi-cou muito tempo fora das questões estratégi-cas, por isso os senadores precisam estar unidos e prontos a entender os ru-mos e fazer com que o estado não fique alheio a esses fluxos. (..) Dentro do orçamento, temos uma posição muito importante que não vamos permitir que as grandes obras se-jam colocadas em segun-do plano como foram”.

Reuniões - Além desta

reunião organizada pela AMM com os senadores, na próxima semana, os prefeitos mineiros terão a oportunidade de apresentar suas demandas à bancada mineira de deputados fede-rais, na próxima terça-feira (27), às 9:30h. E para tratar dos assuntos estaduais, na quinta-feira (29), às 16:30h, com o governador Romeu Zema e o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Agostinho Patrus. (AMM).

Áudio de reunião entre possíveis ex-servidores aponta para

tentativa de proteger funcionários vacinados irregularmente

Prepara Gastronomia será realizado nas cidades de

Araçuaí, Itaobim, Medina e Pedra Azul

(5)

5

Segunda-feira, 26 de abril de 2021DIÁRIO TRIBUNA

Moda/Cidade

TG 04-018 realiza eventos

em comemoração ao Dia

do Exército Brasileiro

Teófi lo Otoni – No

dia 23 de abril, foi o encerramento no Tiro de Guerra 04-018 das comemorações do Dia do Exército Brasileiro que completou 373 anos no dia 19 de abril. A so-lenidade presidida pelo subtenente Herlon, chefe de Instrução, foi realiza-da com o efetivo mínimo obedecendo o protoco-lo de prevenção à Co-vid-19, na sede do Tiro de Guerra 04-018, pres-tigiada com a presença do presidente da Asso-ciação de Reservistas do Exército da cidade de Teófi lo Otoni, Sérvio Fi-úza de Melo, do membro da Arex, Maxuel Ama-ro e pelo ex-servidor civil, Antônio Carlos.

Na ocasião foram entregues diplomas de “Destaques do Tiro de

Guerra” aos atiradores e “Amigo do TG 04-018” a Antônio Carlos. Durante a cerimônia, foi lida a Ordem do Dia, emitida pelo comandante do Exército, o General Edson Leal Pujol. Um trecho da mensagem dizia, “19 de abril: gê-nese do Exército e da nacionalidade Brasileira. Nesta data, renova-se o compromisso da insti-tuição de Estado secular, de integral devotamento à Pátria e, da justa e perfeita identificação com os ideais do povo brasileiro. Inspirado em Guararapes, o Exército de Caxias manterá acesa a feérica chama do pa-triotismo, do sentimento do dever, da probidade e da lealdade ao Bra-sil e à Constituição”. No mês de abril os atiradores participa-ram de uma Gincana Solidária, ocasião em que os três pelotões desenvolveram ações de arrecadação de ali-mentos e incentivaram voluntários para doação de sangue. Pontuaram também os critérios co-nhecimento militar e assiduidade. O chefe de instrução, subtenente Herlon Brito destaca que “o saldo final foi bastante positivo, com uma média de aproxi-madamente 711kg de alimentos doados ao Centro de Acolhimento Ninho, 20 doadores de sangue para o Hospital Santa Rosália, sagran-do-se campeão o 1º Pe-lotão. (Informações/Fo-tos: Subtenente Herlon Brito – Chefe de Ins-trução do TG 04-018).

O inverno 21 da Renner MODA & CIA

Há tempos a gente vem falando aqui sobre o novo perfi l do varejo de moda - que foi totalmente remodelado pelo cresci-mento do e-commerce durante a pandemia da Covid-19. As definições em economês para isso vão desde a ‘consolidação das empresas mais robustas’ do setor até a busca por ‘novas camadas de diver-sifi cação do negócio’.

Ambos os termos que-rem dizer que os grandes nomes do setor estão ab-sorvendo os menos pre-parados para a nova fase, numa onda jamais vista de compras, propostas de compras, fusões e intera-ções na moda brasileira. Os últimos lances foram a proposta de compra da Hering pela Arezzo, outra proposta do grupo Soma (Farm e Animale, entre ou-tras marcas) para comprar a Shoulder, as lojas Ame-ricanas comprando Puket e Imaginarium e a Renner propondo comprar a Dafi ti.

Tudo isso,

impulsio-nado (principalmente) pelo bom desempenho das compradoras na Bolsa de Valores, com valoriza-ção em bilhões de reais - justamente por terem feito outras aquisições an-teriormente e/ou obter um incrível crescimento no e-commerce. A grande pergunta que fica no ar é: qual será o papel futuro dos pequenos e médios negócios do setor?

VAIVÉM

• Agora é oficial: a Fiemg anunciou em suas redes sociais a realização da nova edição da feira Mi-nas Trend, entre os dias 15 e 17 de junho, em Beagá. O local será o Business Hotel (que fi ca ao lado da antiga sede da entidade, na Rua Gonçalves Dias. Uma lis-ta especial de comprado-res VIPs convidados dará força ao evento. Com as medidas de segurança em razão da Covid-19, os expositores foram re-duzidos a 200 marcas *** • A festa de entrega do Oscar aos melhores do cinema mundial

(trans-ferida para esse final de abril), acontece, outra vez, em sistema virtual. A Co-vid exige. Mas a turma fashion já está questionan-do a antiga importância do evento para divulgar as marcas de moda, já que todas elas estão no ambiente virtual com seus fi lmes e outras iniciativas criativas. Como se vê, o fator pandemia mexeu com a moda muito mais do que se imaginava ***

PONTO FINAL.

Ba-cana a iniciativa da ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil), que mar-cou o Dia Internacional do Têxtil com uma mensa-gem informativa. Assim, registra que o setor gera 1,5 milhão de empregos, possui 25,5 mil empresas e 9 bilhões de peças pro-duzidas por ano - só no vestuário. O setor foi pio-neiro na industrialização do país, mas a sua situação atual é difícil – inclusi-ve com várias empresas fechadas. A produção foi quase toda para o oriente.

Wagner Penna

(6)

6

Segunda-feira, 26 de abril de 2021DIÁRIO TRIBUNA

Segurança Pública

PCMG, PMMG e CAEMA

(BA) deflagram a Operação

Panóptico em Nanuque

PM apreende barras

de maconha dentro de

veículo em Mata Verde

Após denúncia PM

apreende drogas e prende

suspeitos em Felisburgo

A Polícia Civil de Minas Gerais, em ação conjunta com a Polícia Militar de Minas Gerais e a Polícia Militar da Bahia, com suporte de cães fare-jadores do grupo especia-lizado CAEMA, deflagrou na manhã desta sexta--feira (23/04), a operação Panóptico, em combate ao crime organizado na cidade de Nanuque/MG.

Segundo a PC em nota divulgada à imprensa, nes-ta sexnes-ta-feira, “as inves-tigações tiveram início quando equipes policiais de ambas as corporações, perceberam que algumas organizações criminosas estavam monitorando as atividades dos policiais através de uma “Central de Monitoramento”, uma espécie de "olho vivo" do crime. Daí a origem do nome “Panóptico”, que se refere à teoria do filósofo francês Michel Foucault, onde esse defendia que em determinados sistemas, agentes tinham o poder de monitorar e sancionar o comportamento do res-to sem que eles possam discernir se estão ou não sendo monitorados”.

Na operação foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão, que resultaram na prisão de 06 homens e na apreensão de 269 buchas de maconha, 134 pedras de crack, R﹩ 18 mil em espécie, vários apa-relhos celulares, diversas

A Polícia Militar pren-deu um homem de 25 anos, no sábado (17/04), por envolvimento com o tráfico de drogas na cidade de Mata Verde, no Vale do Jequitinhonha. Durante operação de combate aos crimes violentos e tráfico de drogas, visando a pre-venção e repressão quali-ficadas para a contenção e a diminuição da crimi-nalidade na divisa com a Bahia, os militares aborda-ram um veículo Fiat Pálio e, durante as buscas, foram localizados 06 tabletes de maconha escondidos den-tro de uma caixa

conten-Dois homens e uma mulher foram presos pela Polícia Militar, na quinta--feira (22/04), suspeitos de envolvimento no trá-fico de drogas, no Bairro Capelinha na cidade de Felisburgo. A PM recebeu denúncia informando que um homem estaria ven-dendo entorpecentes em frente a uma residência situada na Rua Deputado José Mendes Honório, e realizou uma operação para averiguar. Durante as diligências um dos suspeitos foi localizado e abordado, sendo apre-endidas 06 buchas de maconha em suas vestes.

O homem disse aos militares que teria com-prado a droga dentro de embalagens comumente

utilizadas para embalar drogas, um revólver, muni-ções calibre 38, e foi apre-endida também a central de monitoramento completa.

A operação contou com a presença de 20

po-liciais civis e 30 popo-liciais militares e teve suporte aéreo do drone da Polí-cia Civil de Nanuque, do canil da CAEMA (BA). (Informações/Fotos: As-sessoria de comunicação da PCMG/ Teófilo Otoni).

do gêneros alimentícios. O condutor disse que um homem do Distrito de Vila do Café teria solicitado para pegar a caixa na cidade de Mata Verde e a entregasse na borracharia do suspeito no Distrito de Vila do Café/BA. Os militares fi-zeram diligências, sendo

localizado o suspeito de 25 anos que afirmou ter mandado pegar a caixa. O suspeito e os materiais apreendidos foram enca-minhados à delegacia de Polícia Civil para as me-didas de polícia judiciá-ria. (Assessoria de comu-nicação organizacional do 44º BPM, Almenara).

uma residência em frente ao local da abordagem. No imóvel citado esta-vam uma mulher e um homem que tentaram fu-gir, mas foram contidos. Durante as buscas no local foram localizadas 01 barra, 09 tabletes e 12 buchas de maconha,

01 balança de precisão e a quantia de R﹩ 237,50. Os suspeitos e os ma-teriais apreendidos fo-ram encaminhados para a delegacia de Polícia Civil de Almenara. (As-sessoria de comunica-ção organizacional do 44º BPM, Almenara).

Polícia Civil desvenda

roubo ocorrido em Pedra

Azul e prende envolvidos

A Polícia Civil de Minas Gerais, por meio da 2ª Delegacia Regio-nal de Pedra Azul, jun-tamente com a Polícia Militar apura crime de roubo ocorrido nesta ci-dade, quando indivíduos portando arma de fogo subtraíram um veículo Fiat Strada e aparelhos de telefonia celular.

Segundo a PC, du-rante diligências, os au-tores foram identifica-dos através de imagens obtidas de sistemas de monitoramento em vá-rios pontos nesta cidade e região. “Em ação con-junta, os mesmos foram localizados. Após entre-vistas, os autores relata-ram o "modus operandi" e onde o veículo subtra-ído estaria escondido, indicando aos investiga-dores da Polícia Civil tal local, sendo recuperado também um aparelho de telefonia celular subtra-ído na ação criminosa.”

Após as diligências, o veículo recuperado, o aparelho celular e os autores foram repassa-dos para a Polícia Mi-litar para confecção do boletim de ocorrência e

posterior apresentação na delegacia de Polícia Civil para lavratura do Auto de Prisão em Flagrante Deli-to (APFD). Os trabalhos resultaram na prisão de cinco pessoas, recupera-ção do veículo subtraído e de um telefone celular de uma das vítimas.

Os investigados fo-ram encaminhados para custódia no presídio de Itaobim, onde ficaram à disposição da justiça. “Cabe salientar o fun-damental apoio presta-do pela prefeitura mu-nicipal, nas pessoas de Marcio Ferreira Souto,

prefeito, e Eduardo Sou-za Rodrigues, secretário municipal de Segurança Pública. As investigações e diligências continuam sendo realizadas pela PC no intuito da completa apuração dos fatos”, disse a PC em nota à imprensa.

Equipe: Delegada

dra. Maria Aparecida Motta Martins.

Investi-gadores: Aloísio Carlos

S. Brito, Luciana B. Porto e André Wilson F. Rocha.

Escrivão: Rômulo

Qua-dros Rodrigues, e equipes da Polícia Militar. (Asses-soria de comunicação da PCMG/ Teófilo Otoni).

Leia e assine DIÁRIO TRIBUNA

Telefone: (33) 98851-0806

(7)

7

Segunda-feira, 26 de abril de 2021DIÁRIO TRIBUNA

Segurança Pública

Publicação Legal

ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DA MICRORREGIÃO DO VALE DO MUCURI

AV. ALFREDO SÁ, 1769 TEÓFILO OTONI – MINAS GERAIS

Viação Vale do Mucury, contrata:

Pessoas com Defi ciência

Os interessados deverão entregar currículo na Av. Sidônio Otoni, 1839- São Jacinto (garagem da empresa).

O horário de atendimento é das 07h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, de segunda à sexta e aos sábados

de 07h30 às 11h30.

Expediente

Um jornal Diário a serviço do nordeste de Minas - Fundado em 05 de agosto de 1969

Diretor Responsável: Wilmar Souza e Silva Redação e Composição:

Rua Victor Renault, 737 - Fundos - Laerte Laender 39.803-151 • Teófi lo Otoni • MG

Tribuna do Mucuri Ltda. CNPJ: 17.709.734/0001-47 • (33) 98851-0806

Representante em Belo Horizonte:

André Francisco Oliveira Silva (98851-0805)

Jurídico:

Dr. Marcos Ganem Advogados Associados

m.ganem@uol.com.br

Contábil:

Vitaly Almeida & Contadores Associados Ltda vitalyalmeida@gmail.com

Colaboradores:

Alfredo Ferreira Filho; Dr. Hélio Pedro Soares; José de Paiva Neto; Juliana Lemes da Cruz;

Dr. Jeferson Botelho Pereira; Paulo Sérgio Almeida Santos; Márcio Barbosa dos Reis.

Impressão:

Gráfi ca Três Vales • Rua Marcelo Guedes, 154 Cidade Alta • Fone: (33) 3522-3070

www.grafi casmodelo.com.br

COMUNICADO

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais - COPASA torna público que obteve do Conselho Estadual de Política Ambiental - COPAM, por meio do Processo Administrativo nº 02523/2004/003/2018, renovação da Licença de Operação para a Estação de Tratamento de Esgotos - ETE Teófi lo Otoni e o Aterro Sanitário, inclusive Aterro Sanitário de Pequeno Porte - ASPP, localizados no município de Teófi lo Otoni /MG, válida pelo prazo de 10 (dez) anos.

A DIRETORIA

Motorista de aplicativo é assassinado

durante viagem entre as cidades de

Teófi lo Otoni e Governador Valadares

A Polícia Militar foi informada que na sexta--feira (23/04), por volta das 16h, o motorista Samir Alves Brito, de 24 anos, aceitou uma corrida para transportar três indivídu-os de Teófilo Otoni até Governador Valadares, e posteriormente desapare-ceu. O último registro do sinal de GPS do celular da vítima teria sido no Dis-trito de Chonim de Baixo, em Governador Valadares. A PM foi ao distrito e po-pulares informaram que o veículo conduzido por Sa-mir teria sido visto na Rua São Paulo, sentido a uma fazenda, retornando em seguida sentido à BR-116.

Os militares de Gover-nador Valadares fizeram levantamentos, receberam informações dos militares de Teófi lo Otoni, que por volta das 20h o sinal de

(Morro do Cemitério), que teriam fretado o veículo da vítima em Teófi lo Otoni.

Os dois foram condu-zidos à delegacia de Polícia Civil, onde o delegado de plantão, dr. César Cândido ratifi cou a prisão deles por latrocínio, ocultação de ca-dáver e corrupção de meno-res. Ainda neste sábado, dr. César representou pela pri-são preventiva desses dois maiores, assim como pela internação do menor, que foi

apreendido neste domingo (25), também na região do Morro do Cemitério.

A titular da Delegacia de Homicídios de Teófi lo Otoni, dra Hérika Ribeiro Sena está a cargo das investi-gações. No sábado, ela este-ve na Rua Tietê, Bairro Jar-dim São Paulo, onde o veí-culo da vítima foi localizado. A Polícia Civil já instaurou inquérito policial para apurar causas e circunstâncias do crime. (Fotos: Divulgação).

O corpo de Samir Alves Brito, 24 anos, foi encontrado no Distrito de

Chonin de Baixo em Governador Valadares

Samir Alves Brito, de 24 anos, foi encontrado morto em

Governador Valadares

GPS do celular de Samir estaria em uma estrada vi-cinal que liga os distritos de Chonim de Baixo e Chonim de Cima, e na manhã deste sábado (24/04), uma equipe foi ao local, fez rastreamen-tos e localizou o motorista já sem vida em um matagal, apresentando graves feri-mentos, sem a calça e sem o sapato do pé direito.

Após isolamento do local foi acionada a perícia técnica da Polícia Civil, que após os trabalhos de praxe o corpo de Samir foi encaminhado ao IML para necropsia. A perícia constatou que a vítima sofreu ferida contusa na cabeça e pode ter sido provocada por pedaço de concreto. No local foram recolhidos, além do objeto supostamente utilizado para consumar o crime, di-versos cartões em nome da vítima, além de sua carteira com documentos pessoais.

O aparelho celular e o veículo da vítima, um Fiat Uno de cor prata, placa PWE-8h75, foram levados pelos autores, e localizados na manhã deste sábado, no Bairro Jardim São Paulo, em Teófi lo Otoni. O veí-culo estava com algumas marcas de sangue. Ainda neste sábado, a Polícia Militar prendeu dois sus-peitos de 18 e 20 anos, no Bairro Teófi lo Rocha

O veículo foi visto no Distrito de Chonin de Baixo, em Governador Valadares

Veículo da vítima foi localizado na Rua Tietê, Bairro Jardim São Paulo, em Teófi lo Otoni

(8)

8

Segunda-feira, 26 de abril de 2021DIÁRIO TRIBUNA

Publicidades

ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS

DA MICRORREGIÃO DO VALE DO MUCURI

AV. ALFREDO SÁ, 1769

Referências

Documentos relacionados

As listas dos campeões do 17º Concurso de Qualidade de Cafés de Minas Gerais e do Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal estão dispo- níveis no site da Emater-MG

DIMENSÕES: A – 2055 MM X L – 735 MM X P – 847 MM: PORTA DE VIDRO DUPLA E ILUMINAÇÃO INTERNA COM ACIONAMENTO EXTERNO, TEMPORIZADOR, QUE PERMITA FÁCIL VISUALIZAÇÃO DO

Não compareceram à prova de conhecimentos oral de natureza prática, os candidatos a seguir identificados, o que equivaleu à exclusão do procedimento concursal, nos

Produto não perigoso segundo os critérios da regulamentação de transporte. Sea transport

Segundo Selim Antônio de Salles Oliveira, diretor jurídico do SEEBI, “com mais tempo livre, o trabalhador também poderia inves- tir em estudos, qualificação profissional, cultura

Não identifica algumas regras de segurança e saúde do seu corpo.. Fichas de avaliação Relatório das atividades

Portanto, conclui-se que os sistemas de desfluoretação para tratamento de águas em zonas endêmicas de fluorose consistem em mecanismos altamente eficazes para a

O processo de mobilização desencadeado pela implementa- ção da Política Editorial do MS, no ano de 2005, sinaliza para o desenvolvimento de uma nova consciência no âmbito da gestão