• Nenhum resultado encontrado

o DESENVOLVIMENTO DE ESTRATEGIAS METACOGNITIVAS COMO RECURSO PEDAG6GICO NO PROCESSO DE AQUISIC;AO DE LEITURA EM LfNGUA INGLESA: UM ESTUDO DE CASO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "o DESENVOLVIMENTO DE ESTRATEGIAS METACOGNITIVAS COMO RECURSO PEDAG6GICO NO PROCESSO DE AQUISIC;AO DE LEITURA EM LfNGUA INGLESA: UM ESTUDO DE CASO"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

o

DESENVOLVIMENTO DE ESTRATEGIAS METACOGNITIVAS COMO RECURSO PEDAG6GICO NO PROCESSO DE AQUISIC;AO DE LEITURA

EM LfNGUA INGLESA: UM ESTUDO DE CASO

Angela Cristina de Oliveira CORTE (Universidade Paulista)

Cynthia Regina FISCHER (Universidade Paulista I Escola Tecnica Federal de Sao Paulo)

ABSTRACT: This paper discusses the importance of metacognitive strategies in the

learning of reading by a Brazilian ESP student. Data were collected through diaries written by both the student and the teacher. The analysis aimed at investigating changes which took place throughout the course.

Em cursos de ingl8s instrumental, urn dos problemas que se tern enfrentado diz respeito

a

aquisi~ao da leitura para a apreensao de detalhes, quando 0aluno necessita de

urn conhecimento lingiHstico mais complexo a fim de apreender as informa~oes que esmo nas entrelinhas e particularidades do texto.

Dois aspectos tendem a interferir nessa questao. 0 primeiro diz respeito ao fator tempo, ja que, na grande maioria dos casos, a carga horana desses cursos nao e suficiente para se trabalhar todas as dificuldades lingufsticas e textuais que 0 aluno

possivelmente enfrentara ao ler urn texto em busca de detalhes. 0 segundo refere-se ao fato de haver uma lacuna na literatura pertinente sobre 0ensino e a aprendizagem dessa

habilidade. Embora alguns autores mencionem a leitura detalhada, eles nao explicam claramente quais pontos e de que forma eles devem ser trabalhados para se chegar a esse nfvel de leitura.

Com base nessa problematica, decidimos realizar urn estudo com 0 objetivo de

investigar as etapas pelas quais urn aluno brasileiro de ingl8s instrumental pode percorrer no processo de aprendizagem da leitura de textos acad8rnicos, a fim de atingir o nfvel detalhado de compreensao.

No presente artigo, estaremos enfocando urn dos aspectos investigados em nosso estudo, isto e, as mudan~as observadas no aluno no decorrer do curso, que refletem a aquisi~ao de urn processo metacognitivo.

(2)

Schmidt (1981, apud Robinson, 1991) atirma, urn estudo de caso possibilita uma investiga~ao aprofundada durante urn determinado perfodo de tempo, criando condi~oes de perceber como 0aluno utiliza "insights" para resolver diticuldades e alcan~ar seus objetivos de acordo com suas necessidades.

o

informante do estudo foi urn aluno de p6s-gradua~ao do curso de Mestrado em Administra~ao da Universidade de Siio Paulo, que necessitava da leitura de textos em Hngua inglesa to para acompanhamento de suas aulas, bem como para 0 exame de proticiencia exigido pelo seu programa.

Tres razoes nortearam a escolha desse informante. Em primeiro lugar, podia ser considerado urn aluno altamente motivadopara a aprendizagem devido a interesses protissionais e academicos. Alem disso, podia ser classiticado como "falso iniciante" (Grundy, 1994), isto e, possuia algum conhecimento do idioma, 0que facilitaria seu processo de aprendizagem. Por tim, estava acostumado a ler em lingua materna, em especial textos academicos para seu curso de Mestrado, 0 que nos levou a preyer a

transferencia de estrategias de leitura da L1 para a L2.

o

curso foi ministrado atraves de aulas particulares, com dura~iio aproximada de duas horas semanais por urn penodo de seis meses.

Os dados foram coletados em forma de dimos (Numrich, 1996), nos quais tanto a professora como 0 aluno escreviam comentarios sobre os seguintes aspectos: suas

impressoes de cada aula, os pontos que melhor contribuiam para a aprendizagem e as dificuldades enfrentadas.

A prepara~ao da aula pela professora foi feita com base nos depoimentos obtidos atraves dos dimos e na observa~iio da pr6pria aula, quando buscava os aspectos facilitadores e solu~oes para os problemas enfrentados.

o

curso iniciou com urn trabalho de Conscientiza~ao (Scott, 1986) do processo de leitura, enfatizando-se, em seguida, estrategias de leitura e estruturas de texto. Os pontos gramaticais foram desenvolvidos de acordo com as diticuldades apresentadas pelo aluno.

Ao analisarmos os dados, observamos as seguintes mudan~as no compOrtamento do aluno, mudan~as essas que refletem urn processo reflexivo de aprendizagem:

a) Mudan~a no Concep~ao de Leitura

A primeira mudan~a constatada ocorreu na concep~ao que 0aluno tinha do processo

de leitura. 0 contexto educacional brasileiro tende a desenvolver muitas faIacias (Scott, 1986), que inibem a forma~ao de urn leitor maduro. As aulas iniciais foram ministradas objetivando a substitui~ao de velhos e indesejaveis habitos de leitura por outros mais adequados. Alguns aspectos enfatizados foram: a existencia de diferentes niveis de compreensao, a importlincia dos objetivos de leitura e uma seqiiencia adequada de leitura, isto e, da compreensao geral para a detalhada.

o

aluno adquiriu novos habitos de leitura que influenciaram seu processo de ler e 0

(3)

582 salientar que as mudan~as niio ocorreram imediatamente, mas sim gradual mente. Elas demandaram tempo e empenho pessoal.

As afirma~oes do aluno, abaixo retratadas, diio testemunho destas mudan~as:

"As tecnicas apresentadas influenciaram profundamente a minha percep~iio, na medida em que me fez (sic) refletir acerca da leitura global versus a detalhada.

E

possivel captar as ideias principais de urn texto e refletir assim mesmo e caso falte algum conhecimento especffico, e s6 retomar a leitura."

"No feriado consegui ler 120 (total 190) paginas de urn livro em portugu8s em urn dia (record), pois apenas lia duas vezes 0que era compatfvel com 0objetivo da leitura

(determinei 0objetivo no come~o)."

"A visiio geral do texto esta come~ando a ficar clara, ate porque estou utilizando tecnicas de skim. Devo destacar que a questiio de pensar no objetivo da leitura e importante. "

"Tenho mais dificuldade em traduzir se comparado a leitura pura e simples.[revelando sua percep~iio de que leitura niio significa tradu~ao]"

"Parece que ele mudou seu habito de leitura. Ele sempre estabelece urn objetivo de leitura e faz skimming antes de procurar detalhes no texto. Alem disso, sempre faz perguntas a serem respondidas pelo texto. Disse que tern feito isso na leitura de textos em portugu8s. Estou feliz, acho que ele esta melhorando. "

b) Desenvolvimento de Monitora~iio

Outra mudan~a apresentada foi 0 desenvolvimento gradual de urn processo de monitora~ao. Vma das razoes para 0uso de dimos foi levar 0aluno a refletir sobre suas

dificuldades especfficas, bem como sobre os pontos ensinados pelo professor que 0

ajudavam a compreender melhor os textos em ingles. Ao escrever a respeito de seu pr6prio processo de aprendizagem. 0 aluno desenvolveu uma melhor percep~ao do seu

processo de leitura. 0 que levou ao uso de estrategias metacognitivas. conforme depoimentos apresentados a seguir:

"Depois deste exerci'cio, tentei fazer em casa, porem niio tive 0mesmo sucesso, mas acho que 0texto era muito hist6rico e isto atrapalhou urn pouco na medida em que nilo consegui ter muita clareza dos pontos importantes."

"Eu sei que aprendi a tecnica para uma visualiza~iio e entendimento de texto. de uma maneira mais rapida. porem quando os textos silo tongos eu me atrapalho."

"Outro item que gostaria de refor~ar silo os NPs. pois em pequenas frases fica mais facit, agora em paragrafos longos eu me atrapalho."

(4)

confuso. Eu niio sei diferenciar substantivo de verbo". c) Elemento Mediador da Compreensiio do Texto

Conforme Vygotsky (1993), 0 aluno faz uso de urn instrumento mediador no

processo de aprendizagem. Acredita-se que aquilo que 6 capaz de fazer com a ajuda do Dutro no momenta representa 0que conseguini fazer sozinho no futuro.

A media~iio utilizada por nosso aluno para alcan~ar a compreensiio tamb6m se modificou no decorrer do curso. No infcio, percebemos que a professora servia de instrumento mediador ajudando-o em seu processo reflexivo. De acordo com nosso informante, "a leitura ficava mais facil na frente da professora e mais diffcil em sua ausencia". Em seu diano, ele comenta sua dificuldade em executar tarefas sem a professora:

"'Eu niio consegui fazer este exercfcio em casa.

E

engra~ado porque aqui eu consigo, eu acho que 6 por causa da professora" .

"Ele sempre comenta que a leitura fica mais facil quando ele Ie seus textos na minha presen~a. Ele ainda niio consegue resolver seus problemas de leitura sozinho. Disse-me que fica irritado e para de ler. Acho que 6 uma caracterfstica de sua personalidade, ele niio consegue conviver com 0 fracasso. Acredito que eu 0 ajudo a refletir quando fa~o

perguntas do tipo 'Por que voce acha isso?', 'Qual id6ia aparece antes?' ou 'Qual 6 a liga~iio com a id6ia anterior?'. Parece que essas perguntas 0ajudam a compreender 0

texto."

Posteriormente, pudemos observar uma mudan~a em seu comportamento de leitura. Sua propria voz passou a ser seu elemento mediador quando, ao surgir duvidas em sua compreensiio, comentava em voz alta 0 que havia compreendido no texto, conforme

depoimento da professora:

"E

interessante observar que, as vezes, ele diz que niio entende 0texto e, entiio, eu

pe~o para que me diga 0que entendeu. Ele come~a a comentar 0texto e, de repente, percebe que0compreendeu."

Na etapa final do curso, ele niio explicitava mais em voz alta seu pensamento quando tinha qualquer problema na leitura, conforme nos mostra 0diario da professora:

"Ele nao expressa mais seu raciocfnio, apenas quando pe~o para me dizer 0que esta pensando. Ele sempre fala de suas conclusoes. Talvez, represente melhora. Percebo que ele esta mais independente. As. vezes, ele fica em silencio. Acho que esta resolvendo seus problemas por conta propria".

Dessa forma, observamos uma mudan~a no elemento mediador por parte do aluno para chegar

a

compreensiio do texto. Num primeiro momento, as perguntas da professora serviram como urn instrumento mediador externo. A seguir, seu pensar em

(5)

584 voz alta substituiu as perguntas da professora na medi~iio. Finalmente, seu silencio durante a resolu~iio de seus problema s na leitura para indicar que ele desenvolveu mecanismos para cumprir a tarefa sozinho, intemalizando 0processo.

d) Concep~iio de Vocabuhirio

Dutro aspecto relevante em nossa analise foi a mudan~a do aluno em sua concep~iio do vocabullirio. Aqui, esta presente outra falacia de leitura: acredita-se que toda a dificuldade em compreensiio de leitura em uma lfngua estrangeira refere-se

a

escassez de vocabulano. Nosso informante tambem apresentou mudan~as nessa questiio, mostrando urn amadurecimento durante 0processo de aprendizagem.

A contInua conscientiza~iio foi essencial para seu aprimoramento na leitura. Quatro pontos foram enfatizados: a) a leitura niio e feita palavra por palavra; b) as palavras assumem diferentes significados de acordo com 0contexto; c) a compreensiio niio se da por tradu~iio literal e d)0uso do dicionlirio e sempre 0ultimo recurso.

Os depoimentos abaixo nos mOStram como 0 aluno modi fica sua forma de perceber

as palavras no texto - de urn concep~iio em que 0vocabulano e0maior obstaculo para a

compreensiio do texto para a percep~iio de que 0 conhecimento de todas as palavras pode niio significar compreensiio:

"Percebo agora, uma maior dificuldade quanta a vocabulano, na medida em que, com esta c1areza,0real problema pode ser observado. "

"Quanto ao ingles, tenho problemas do vocabulano. Ainda tenho medo se 0 que estou lendo corresponde a (sic) realidade, 0que causa uma falta de realiz~iio pessoal e me estimula a dormir, mas eu me esfor~o."

"Neste fim de semana, eu pude perceber que as minhas dificuldades viio bem alem do vocabulano, como eu tinha dito antes."

"Como estou lendo, atualmente, textos de P&D percebo com mais c1areza que 0

voc~bullirio e urn ponto importante, mas niio preocupante, pois como 0 material lido refere-se ao mesmo assunto as palavras iguais aparecem com muita freqUencia."

"Existem algumas estruturas que eu simplesmente niio entendo, mesmo sabendo a tradu~iio palavra por palavra [evidencia de sua percep~iio de que a compreensiio palavra-por-palavra niio significa compreensiio do texto]."

Embora as conc1usoes sejam restritas a urn caso apenas, este estudo mostrou como a conscientiz~iio foi crucial para desenvolver urn processo reflexivo gradual no aluno, influenciando sua aprendizagem. Alem disso, 0usa de dianos tambem desempenhou urn

papel relevante para a aquisi~iio de estrategias metacognitivas. Escrever sobre suas dificuldades e aspectos facilitadores da aprendizagem exigiu do aluno uma reflexiio mais elaborada, resultando no desenvolvimento de sua metacogni~iio.

o

uso do diano tambem contribuiu para a pratica pedag6gica da professora. Atraves de sua observa~iio direta do aluno, pode perceber como a aprendizagem ocoma

(6)

efetivamente e buscar solu~oes para as dificuldades apresentadas, 0 que influenciou decisivamente sua forma de ensinar.

Acreditamos que os resultados obtidos trazem aspectos importantes da metodologia de ingl@s instrumental, em especial quanto ao processo reflexivo no ensino e aprendizagme da leitura, abrindo uma janela para investiga~oes futuras.

RESUMO: Este artigo retrata um estudo de caso, em que se buscou analisar a importlincia da reflexiio na aquisifiio de leitura em lfngua inglesa para fins especfjicos. Os dadosforam coletados emforma de diarios escritos pela professora e pelo aluno. A analise enfocou as mudanfas ocorridas no decorrer do curso, mostrando 0 amadurecimento do leitor.

GRUNDY, Peter (1994) Beginners. England: Oxford University Press.

NUMRICH, C. (1996) "On Becoming a Language Learner: Insights from Diaries Studies". TESOL Quarterly 30(1), 131-151.

ROBINSON, Pauline (1991) ESP Today: a Practitioner's Guide. UK: Prentice Hall.International Language Teaching.

SCOTT, Michael (1986) Conscientiza~iio. Working Papers 18, PUC-SP, Projeto de

Ingl@sInstrumental em Universidades Brasileiras.

Referências

Documentos relacionados

A importância de uma análise aprofundada nos métodos desenvolvidos por Paul Rolland no ensino para crianças se dá pela influência que este pedagogo exerceu

Foram colhidas da artéria radial do paciente amostras de sangue para a realização de exames laboratoriais (gasome- tria arterial, lactato plasmático, hemoglobina, hematócrito,

A mitomicina apenas pode ser diluída em água para preparações injectáveis, soro fisiológico ou solução de dextrose a 20%.. Não deve ser associada a nenhum

Para facilitar a identificação e a localização dos poços por unidade geológica, estruturou-se uma tabela resumo contendo: código do poço, unidade geológica e o quadrante

Principais fontes de financiamento disponíveis: Autofinanciamento: (corresponde aos fundos Principais fontes de financiamento disponíveis: Autofinanciamento: (corresponde aos

Seguindo a orientação da citação acima, as mudanças que identificamos nas configurações observadas se aproximam do que a autora identifica como redimensionamento da

Figure 4.8: Image on the left represents the case where a image is too big to be detected simply by scanning the detector on a single image size, which in this case the detector

Campos et al 2004, estudando resistência à antracnose em quatro cultivares de feijoeiro inoculadas com o fungo Colletotrichum lindemuthiamum observaram, após três dias, um