• Nenhum resultado encontrado

Conhecimentos Básicos de Redes Sociais (Facebook)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Conhecimentos Básicos de Redes Sociais (Facebook)"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ- REITORIA DE EXTENSÃO INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS

PROJETO DE EXTENSÃO: INCLUSÃO DIGITAL DE ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS DO ENTORNO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Conhecimentos Básicos de Redes Sociais (Facebook)

Coordenadora: Profa. M.Sc. Adrilayne dos Reis Araújo Instrutor: Wallace Pacheco Pereira Leandro Orlando Sousa da Silva

Belém/PA 2016

(2)

2.5 Redes Sociais

São meios de se comunicar com outras pessoas na internet, é como o e-mail, mas as redes sociais são mais dinâmicas e a interação interpessoal é mais aberta. Os sites de redes sociais geralmente funcionam tendo como base os perfis de usuário (uma coleção de fatos sobre o que um usuário gosta, não gosta, seus interesses, hobbies, escolaridade, profissão ou qualquer outra coisa que ele queira compartilhar).O objetivo das redes sociais é juntar um grupo de pessoas com quem você esteja interconectado por um ou mais fatores.

Algumas redes sociais estão montadas especificamente ao redor de interesses especiais. Esses sites existem para compartilhar experiências, conhecimentos e formar grupos sobre tópicos específicos. Neste curso iremos estudar uma rede social bastante usada atualmente que é o facebook.

2.5.1 Facebook

O Facebook é uma rede social. É um site onde cada pessoa pode ter o seu perfil, ou seja, os seus dados pessoais, as suas fotos, vídeos, links, notas etc. Os membros desta rede social, como aliás de todas as outras, interagem entre si, visitando os perfis, fazendo amigos, estabelecendo contatos, deixando comentários, enviando mensagens entre si, numa palavra, comunicam.

2.5.2 Como criar uma conta no facebook.

É preciso entrar na internet, ou seja, escolher um navegador e clicar. Quando você estiver na página do Google, digite FACEBOOK na área de pesquisa.

Depois clique no link “Bem-vindo ao Facebook - acesse, cadastre-se ou saiba mais”. A página do facebook se abrirá.

Figura 31: Imagem da página do facebook.

Para criar uma nova conta. É necessário preencher o formulário que está localizado abaixo de “Cadastre- se”.

(3)

Figura 32: Imagem do cadastro para criar uma conta no facebook

Clique em cadastre-se e a conta no facebook foi criada.

Após a criação da conta surgem três etapas para encontrar amigos que também possuem conta no facebook.

Primeira etapa:

Figura 33: Imagem da primeira etapa após a criação de uma conta no facebook.

Encontrar seus amigos que são contatos seus em outras contas, como o seu e-mail. Segunda etapa:

(4)

Figura 34: Imagem da segunda etapa após a criação de uma conta no facebook.

A segunda etapa deve ser fornecida as informações a respeito do local em que conclui o seu ensino ou onde está concluindo.

Terceira etapa:

Figura 35: Imagem da terceira etapa após a criação de uma conta no facebook.

Será pedida para que forneça uma foto, para o seu perfil. Após essa etapa a tela inicial do facebook aparece. Figura 36: Imagem que mostra a página inicial do Facebook, após sua criação de conta.

(5)

Agora você precisa encontrar amigos e conecta-se a ele: 2.5.3 Como usar o facebook

Para começar a usar o facebook é necessário logar (fornecer email e senha para entrar na página facebook).

Figura 37: Imagem da página do facebook.

Deverá fornecer esses dados na parte marcada e depois clicar em “Entrar”.

A tela inicial do facebook é o chamado feed de noticias que é onde se tem informações sobre seus amigos e sobre todas as formas de interagir com eles. A primeira coisa que se verifica são as notificações, que são três, a primeira que são dois bonecos são solicitações de amizade, a segunda é mensagens e a terceira é geral, tudo foi relacionado a sua conta por seus amigos, como fotos, publicações, “curti”, comentários, etc.

(6)

Figura 38: Imagem da página inicial do facebook

Cada pessoa no facebook tem o seu chamado “Mural” que onde ficam todas as coisas que escreve e tem um perfil.

Figura 39: Imagem da tela inicial do facebook, grifando as notificações.

Pode publicar algo em seu mural, clicando em status, abre um espaço de texto escrever e depois clica em publicar, e isso ficara no seu mural.

Figura 40: Imagem do status do facebook.

Depois que você publica algo seus amigos podem interagir com você de três formas, “curti”, “comentar” e “compartilhar”.

(7)

Figura 41: Imagem de uma publicação no facebook, grifando as funções que os amigos podem usar.

É necessário apenas clicar nos itens. Curtir é quando gosta da publicação, comentar quando se tem algo a falar sobre o que foi publicado e compartilha coloca aquilo que foi publicado no seu mural.

Para ver o mural seja o seu ou de qualquer dos seus amigos basta clicar no nome do seu amigo e o mural dele aparece, junto com suas informações básicas.

Figura 42: Imagem do mural de um amigo no facebook.

Outra forma de interagir é com o bate-papo que é onde pode conversar com um amigo, se ele também estiver no disponível.

Figura 43: Imagem do facebook, grifando o bate-papo.

Essa função fica no canto onde foi grifado de vermelho, se desejar conversar com um amigo e ele estiver com a bolinha verde do lado, basta apenas clicar no nome do amigo com quem deseja conversar e aparece uma tela que você pode conversar com ele.

(8)

Figura 44: Imagem do facebook, marcando uma conversa pelo bate-papo.

Agora é só usar essa rede social para interagir da com seus amigos.

3 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

[1] Internet Básica. Disponível em: http://araguaia.ufmt.br/curso/CURSOS_BASICOS/INTERNET_BASICA/. Acesso em: Outubro de 2014.

Agradecimentos

Ao Laboratório de Sistema de Informação e Georreferenciamento (LASIG), Instituto de Ciências Exatas e Naturais e a Pró-reitoria de Extensão (PROEX) da Universidade Federal do Pará.

Referências

Documentos relacionados

O presente contrato tem por objeto a prestação de serviços no remanejamento e instalação de equipamentos de ar condicionado nos Campus Barcelona e Centro da CONTRATANTE, e Extensão

Este estudo objetiva, portanto, avaliar a importância e o modo de uso das redes sociais e, em concreto, a página de Facebook do INESC TEC, de forma a perceber como é que

Seleccionar todos os pontos num item ou percurso Bézier Duplo clique no ponto com a primitiva Seleccionar Ponto Invocar modo de Item a partir da primitiva Caneta Bézier

Apoiar o tema no ESE cap. VI “O Cristo Consolador”, item 5 - Advento do Espírito da Verdade. 147, In: Palavras de vida eterna, Emmanuel. Ilustrar com a história: O tesouro de Bresa

Nas condições do ensaio, os fungicidas à base de mercúrio metálico, PCNB + thiram e Benomyl apresentaram um bom efeito aos sete meses de tratamento, o qual foi mantido até

Nota (7) Aplicável a todas as tipologias de crédito, sempre que ocorram alterações contratuais com impacto financeiro, a pedido dos Clientes, tais como: alteração do

dependências das edificações no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região e o acesso, a permanência e a identificação de veículos nas garagens, obedecerão ao

vo exige do operador uma crescente experiência e, muito importante, um extremo bom senso para ponderar até onde suas limitações diante de um determinado caso poderia