• Nenhum resultado encontrado

ESCOLA SECUNDÁRIA DE VILA VERDE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESCOLA SECUNDÁRIA DE VILA VERDE"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

ESCOLA SECUNDÁRIA DE VILA VERDE

Grupo I

As rochas são entidades geológicas resultantes de processos complexos em que é grande o número de variáveis suscetíveis de intervir na sua formação. Nestes termos, as classificações, na medida em que são modos artificiais de arrumar elementos de um vasto conjunto, não podem facilmente corresponder à inúmera diversidade de rochas, sendo muitas vezes difícil de situar certos tipos nos termos dessas classificações. O quadro seguinte apresenta a composição mineralógica das principais rochas magmáticas.

Figura 1 – Tipos de rochas magmáticas

Na resposta a cada um dos itens de 1. a X., selecione a única opção que permite obter uma afirmação correta.

[6]

1. As rochas A, C e D correspondem respetivamente a… (A) riólito, andesito e basalto.

(B) riólito, basalto e andesito. (C) basalto, andesito e riólito. (D) andesito, riólito e basalto.

[6]

2. Duas amostras de rochas, A e D, formaram-se em profundidade tendo ambas textura porfiroide, mas distinguem-se pela composição, já que a rocha A possui _____ e ortóclase, que a D não possui, e esta possui _______ e olivina, que não existem na rocha A.

(A) piroxenas […] albite (B) quartzo […] anortite (C) olivina […] albite (D) anortite […] albite

[6]

3. Considerando os processos de diferenciação magmática por cristalização fracionada, a rocha representada no diagrama que se terá formado em último lugar é a…

(A) rocha C. (B) rocha B. (C) rocha D. (D) rocha A.

BIOLOGIA E GEOLOGIA - 11º ANO

3º Teste de Avaliação - 2019-2020

(2)

[6]

4. As afirmações seguintes dizem respeito a condições e locais de formação de duas das rochas representadas na figura acima. Afirmações:

1. A rocha A resulta de magmas formados nos limites divergentes das placas e a rocha B resulta de magmas gerados em pontos quentes por fusão de peridotitos do manto superior.

2. A rocha A origina-se a partir de magmas resultantes da fusão de rochas constituintes da crusta devido a colisão entre placas continentais.

3. A rocha C resulta de magmas gerados por colisão entre uma placa continental e uma placa oceânica em condições particulares de pressão e temperatura e na presença de água.

(A) As afirmações 2 e 3 são verdadeiras; a afirmação 1 é falsa. (B) A afirmação 2 é verdadeira; as afirmações 1 e 3 são falsas. (C) A afirmação 3 é verdadeira; as afirmações 1 e 2 são falsas. (D) As afirmações 1 e 3 são verdadeiras; a afirmação 2 é falsa.

[6]

5. As plagióclases, no ramo contínuo da série de Bowen, são minerais isomorfos já que… (A) têm igual composição química, mas alterações na estrutura interna dos minerais.

(B) apresentam apenas uma ligeira alteração nos seus iões e na estrutura interna dos seus minerais. (C) verifica-se uma alteração nos seus iões, sem que ocorra alteração da estrutura interna dos minerais. (D) têm igual composição química, sem alterações da estrutura interna dos minerais.

[6]

6. Rochas do tipo D, vulcânicas, resultaram da solidificação de lava ____ cujo teor em sílica era ____. (A) fluida […] superior a 65%

(B) viscosa […] inferior a 52% (C) fluida […] inferior a 52% (D) viscosa […] superior a 65%

[8]

7. Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das seguintes afirmações referentes a amostras de rochas magmáticas de diferente tipos.

A. O peridotito é uma rocha constituída por minerais máficos, que faz parte do manto. B. O granito é uma rocha extrusiva, rica em quartzo e abundante na crusta continental. C. O gabro é uma rocha química e mineralogicamente equivalente ao basalto.

D. O diorito é uma rocha leucocrata intermédia.

E. O riólito é uma rocha rica em minerais félsicos, com textura afanítica.

F. O andesito é uma rocha extrusiva, mesocrata, formada em limites convergentes de placas litosféricas.

[12]

8. A enorme diversidade de rochas magmáticas não é compatível com a existência de tão poucos tipos de magma. Só se explica tal diversidade porque, uma vez formados, os magmas tendem a evoluir quimicamente, através de um conjunto de processos, designados por diferenciação magmática. Explique os principais processos de diferenciação de um magma original.

Grupo II PONTE 25 DE ABRIL

O estuário do Tejo caracteriza-se pela ocorrência de um enchimento aluvionar, colmatando um vale anteriormente escavado pelo rio nas formações geológicas do substrato, que afloram ao longo de ambas as margens.

As vicissitudes tectónicas a que esta área foi sujeita justificam a grande variedade de rochas que nela se encontram: arenitos, rochas margosas e calcários, além de rochas constituintes do maciço de Sintra, granitos, sienitos, dioritos e gabros, e do Complexo Vulcânico de Lisboa, de que fazem parte os vestígios de vulcões na região de Mafra ou de escoadas basálticas que se encontram na região de Lisboa.

(3)

Figura 2 - Perfil geológico do local de sustentação da Ponte 25 de Abril, Lisboa.

Na resposta a cada um dos itens de 1. a 5., selecione a única opção que permite obter uma afirmação correta.

[6]1. As falhas representadas na figura são ____, tendo resultado da atuação de forças ____. (A) normais (...) compressivas

(B) inversas (...) compressivas (C) normais (...) distensivas (D) inversas (...) distensivas

[6] 2. Quando submetidas a ____ condições de pressão e temperatura, as rochas com comportamento ____ originam deformações como F1 e F2.

(A) elevadas [...] frágil (B) baixas [...] dúctil (C) elevadas [...] dúctil (D) baixas [...] frágil

[6] 3. Evidências mostram que o Complexo Vulcânico de Lisboa é formado por rochas basaltoides. Relativamente à cor apresentada, essas rochas classificam-se como ____, característica relacionada com a ____relativa de minerais félsicos na sua composição.

(A) leucocratas [...] abundância (B) melanocratas [...] escassez (C) leucocratas [...] escassez (D) melanocratas [...] abundância

[9]4. O colocou-se a hipótese de uma dada amostra de rocha poder ser classificada como um basalto e não como um gabro. Das afirmações seguintes, assinale aquelas que inequivocamente possam ser utilizadas como argumentos a favor da hipótese mencionada.

A. A rocha teve origem na consolidação de um magma.

B. A amostra é constituída, essencialmente, por grãos não visíveis à vista desarmada ou à lupa. C. A rocha é constituída, essencialmente, por piroxenas e plagióclases cálcicas.

D. O magma, a partir do qual se formou a rocha, era pobre em sílica. E. A amostra é rica em minerais máficos.

F. O magma consolidou à superfície da Terra. G. A amostra contém olivinas.

H. A amostra foi colhida de uma lava em almofada, num rifte oceânico.

[12] 5. Nos calcários miocénicos foram encontrados detritos do Complexo Vulcânico de Lisboa, bem como grãos de minerais ferromagnesianos (olivinas, anfíbolas e piroxenas). Explique a presença desses detritos vulcânicos nos calcários miocénicos da região de Lisboa.

(4)

Grupo III

No princípio do século XX, os geólogos consideraram que as rochas metamórficas que apresentavam o mesmo conjunto de minerais pertenciam à mesma fácies metamórfica, pois teriam tido condições semelhantes de formação (pressão e temperatura).

O diagrama da Figura 3 traduz as diferentes fácies metamórficas (de 1 a 8). As letras A, B e C representam as sequências de fácies metamórficas associadas a uma zona de subdução oceano-continente, esquematicamente apresentada na Figura 4.

Figura 3 Figura 4

Baseado em C. Plummer et al., Physical Geology, McGraw-Hill, New York, 2005

[6]1. A fácies das corneanas é característica do metamorfismo ____, associado a um aumento ____ significativo da temperatura do que da pressão.

(A) de contacto … menos (B) de contacto … mais (C) regional … menos (D) regional … mais

[6]2. Comparativamente aos xistos verdes, o eclogito forma-se a temperaturas ____ e a ____ profundidade. (A) superiores … menor

(B) superiores … maior (C) inferiores … maior (D) inferiores … menor

[6]3. Determinadas rochas, quando submetidas a metamorfismo ____, podem originar magmas dos quais resultam granitos associados a ____.

(A) regional … filitos (B) regional … gnaisses (C) de contacto … gnaisses (D) de contacto … filitos

(5)

[6]4. Nas zonas de subdução, como a representada na Figura 4, o magma que alimenta as erupções vulcânicas tende a ser ____, originando rochas ____.

(A) rico em sílica … riolíticas (B) rico em sílica … andesíticas

(C) de composição intermédia … riolíticas (D) de composição intermédia … andesíticas

[6]5. A textura ____ do micaxisto indicia, essencialmente, a influência de uma tensão ____, responsável pela disposição dos minerais.

(A) não foliada … não litostática (B) foliada … litostática

(C) foliada … não litostática (D) não foliada … litostática

[6] 6. Por definição, os minerais índice são aqueles que…

(A) …apresentam a mesma composição química e estrutura idêntica. (B) …apresentam diferente composição química e estrutura diferente. (C) …permitem inferir as condições de formação de uma rocha magmática. (D) … permitem inferir as condições de formação de uma rocha metamórfica.

[6]7. As rochas metamórficas originadas por metamorfismo de…

(E) …alto grau apresentam, caracteristicamente, foliação do tipo bandado gnáissico. (F) …baixo grau apresentam, carateristicamente, foliação do tipo xistosidade. (G) …baixo grau apresentam, caracteristicamente, foliação do tipo bandado gnáissico. (H) …médio grau apresentam, caracteristicamente, foliação do tipo clivagem.

[7] 8. Ordene as letras de A a E, que se referem a ocorrências verificadas na génese de rochas metamórficas, de modo a reconstituir a sequência cronológica dos acontecimentos.

A. Sujeição a condições de pressão e temperaturas elevadas. B. Precipitação do carbonato de cálcio em condições subaéreas. C. Formação de mármore.

D. Formação de maciços calcários. E. Recristalização da calcite.

[8]9. Distinga tensão litostática de tensão dirigida.

[12]10. Explique de que modo, a partir do estudo de uma rocha metamórfica, se pode inferir a profundidade e a temperatura a que a mesma se formou.

(6)

Grupo IV

As reservas subterrâneas de água formam-se, na crosta terrestre, em contextos geológicos de características bem definidas. O diagrama da Figura 5 representa um possível enquadramento geológico dessas reservas, numa região árida.

Figura 5

Na resposta a cada um dos itens de 2.1. a 2.4., selecione a única opção que permite obter uma afirmação correta.

[6] 1. Os aquíferos 1 e 2, esquematizados na Figura 5, são… (A) … livre e confinado, respetivamente.

(B) … confinado e livre, respetivamente. (C) … ambos livres.

(D) … ambos confinados.

[6] 2. A recarga do aquífero 1 é efetuada…

(A) …através da infiltração de água na zona do oásis. (B) …através da circulação subterrânea da água.

(C) …na zona caraterizada pela ocorrência de precipitações. (D) …na zona correspondente às camadas superficiais.

[6] 3. A falha esquematizada é ______, originando a ______ do teto, em relação ao muro. (A) normal (…) descida

(B) normal (…) subida (C) inversa (…) subida (D) inversa (…) descida

[6] 4. As afirmações seguintes dizem respeito à formação e à evolução dos oásis representados no diagrama da Figura 5. 1. A existência de uma falha impediu o aparecimento de água à superfície.

2. Rochas quimiogénicas surgem, nos oásis, por evaporação excessiva de água.

3. A ascensão de água à superfície nos oásis resulta da elevada pressão hidrostática nos aquíferos. Selecione a alternativa que avalia as frases anteriores corretamente.

(A) 2 e 3 são verdadeiras; 1 é falsa. (B) 1 e 2 são verdadeiras; 3 é falsa. (C) 3 é verdadeira; 1 e 2 são falsas. (D) 1 é verdadeira; 2 e 3 são falsas.

[12] 5. Relacione as características geológicas da região com a formação e a manutenção dos aquíferos representados no diagrama da Figura 5.

Referências

Documentos relacionados

Marcondes Cesar e Trasferetti apresentam resumidamente uma antiga fábula sobre o Cuidado, apresentado pelo filósofo Martin Heidegger, em Ser e tempo, na qual mostra que o cuidado

Neste estudo de caso, a empresa que usinava e comercializava implantes ortopédicos de aço inoxidável seguia a norma ASTM F138:2003 para obter o máximo de qualidade, porém,

38.1 - De acordo com os artigos 22, 23 e 24 da Lei nº 11.795/2008, o CONSORCIADO EXCLUÍDO CONTEMPLADO terá direito à restituição da importância paga ao fundo comum do grupo,

Na Figura 5, são mostradas quatro variações de modelos de biorreatores deste grupo: biorreator de coluna com agitação mecânica do leito e fluxo ascendente do ar

Ainda sobre os resultados obtidos, na percepção dos docentes quanto aos elementos a serem considerados na construção do currículo inclusivo, destacam-se: possibilitar a avaliação

1 ), o conjunto deve ser dividido no número de elementos, ou órgãos, que é preciso, e nem em mais nem em menos que esses; 2), cada elemento, ou órgão, do conjunto tem que ter

Ocorre adequada transposição de um segmento do texto para a voz passiva, mantendo-se a coerência da frase original, em:.. (A) Dois indivíduos (...) estão enraivecidos //

A Carteira Profissional de Corretor de Imóveis é a porta de entrada legal para o exercício da profissão, sem a qual, a pessoa que atuar no mercado imo- biliário estará, como