• Nenhum resultado encontrado

Equipe Técnica: José Vítor Nicácio Elita Duarte Costa Wagner Faria de Souza Discentes da Graduação de Engenharia Química/UFV Discentes do Mestrado em

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Equipe Técnica: José Vítor Nicácio Elita Duarte Costa Wagner Faria de Souza Discentes da Graduação de Engenharia Química/UFV Discentes do Mestrado em"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Equipe Técnica: José Vítor Nicácio Elita Duarte Costa Wagner Faria de Souza

Discentes da Graduação de Engenharia Química/UFV Discentes do Mestrado em Engenharia Química/UFV

(2)

Sumário

Equipe Técnica ... 2 Introdução ... 3 Objetivos ... 4 Objetivos Gerais ... 4 Objetivos Específicos ... 4

A Semana de Engenharia Química ... 4

Expectativa ... 4 Tema ... 4 Público Alvo ... 5 Divulgação ... 5 Programação ... 5 Programação Noturna ... 6 Programação Diurna ... 7 Considerações Finais ... 8

(3)

Equipe Técnica

A equipe técnica do evento é composta por 22 membros, como descrito abaixo:

Docentes Coordenadores

José Vítor Nicácio: Graduado em Engenharia Elétrica pela UFV em 2008,

mestrado (2010) e doutorado (2014) em Engenharia Agrícola pela UFV. Atual professor do curso de Engenharia Química da Universidade Federal de Viçosa.

Elita Duarte Costa: Bacharel em Química pela UNICAMP em 1981, Mestrado

em Agroquímica pela UFV em 1991, doutorado em Química (Química Analítica Inorgânica) pela PUC/RJ em 1999. Atual chefe do departamento de Química e professora de Química Analítica na Universidade Federal de Viçosa.

Wagner Luís da Silva Faria: Graduado em Engenharia Química pela UFRJ em

2002, doutorado em Engenharia Química em 2007 pela UFRJ. Atual professor do curso de Engenharia Química da Universidade Federal de Viçosa.

Discentes Coordenadores Coordenadoria Geral

Otávio Lauriano Flausino (Coordenador Geral) Lívia Pinheiro Araújo

Coordenadoria Acadêmica Luana Ventura Dutra (Coordenadora) André Luiz Passos Soares

Felipe Pedersoli Borges Thomás Corrêa Vianna

Coordenadoria de Divulgação Paula Geovana Gomes (Coordenadora) Nathan Barros de Souza

André Luiz Pereira da Silva Coordenadoria Financeira

Vívian Alves Piuzana Barbosa (Coordenadora) Coordenadoria de Infraestrutura

Taís de Araújo Andrade (Coordenadora) Ciro Kill Paixão

Fernanda França Oliveira Natália Fernandes Perdigão

(4)

Coordenadoria de Recursos

Erick Eduardo Dias Viana (Coordenador) Guilherme Daflon

Lara Marques Batalha Thais Bortolotti Gonçalves

Aluno do mestrado em Engenharia Química. Coordenadoria Financeira Pedro Henrique Silva Calhau

Introdução

A preparação para o mercado de trabalho é um dos principais objetivos e um dos maiores desafios do universitário. O estudante deve saber julgar as oportunidades da vida acadêmica e tomar as melhores decisões para sua formação desde o início de seu percurso no curso superior. Treinamento técnico aliado ao engrandecimento pessoal são essenciais para que o processo de formação do profissional que deseja se inserir no mercado.

É nesta perspectiva que o Centro Acadêmico de Engenharia Acadêmica apresenta a Primeira Semana de Engenharia Química (I SEQ) da UFV, com o tema “Ampliando os horizontes para diversificar escolhas”, que acontecerá entre os dias 8 a 12 de agosto de 2016.

A SEQ é um evento institucional organizado por graduandos e pós-graduandos do curso de engenharia química da UFV, contando com o apoio de docentes e funcionários do Departamento de Química e do Centro de Ciências Exatas da UFV. Esta primeira edição da SEQ tem como foco combinar uma programação que busca desenvolver tanto o lado técnico quanto o lado pessoal do congressista. A proposta é tornar o evento um ponto mediador de integração, interlocução e de interdisciplinaridade para os alunos da graduação e mestrado em engenharia química, além de demais áreas afins da UFV e região, que possibilita uma formação mais ampla e adequada ao atual mercado de trabalho.

A realização da I SEQ é uma forma de evidenciar as atividades extracurriculares oferecidas na universidade e incentivar a participação dos seus discentes. Atividades estas que, aliadas à base teórica, auxiliarão na sua formação como

(5)

profissionais preparados para os desafios profissionais encontrados em início de carreira.

Objetivos

Objetivos Gerais

· Proporcionar a toda comunidade acadêmica envolvida no evento um ambiente no qual sejam discutidos temas atuais de relevância a sua formação e à sociedade na qual estão inseridos, além da promoção do intercâmbio científico e tecnológico entre todas as partes envolvidas.

Objetivos Específicos

· Possibilitar a integração entre congressistas, pesquisadores e profissionais, criando uma rede de contatos que facilitará a disseminação de conhecimento e o desenvolvimento de novos projetos;

· Promover o contato dos alunos de engenharia química com o meio profissional e evidenciar a amplitude de áreas em que podem atuar;

· Promover o contato do congressista com tecnologias e áreas do conhecimento conhecimentos que abrangem temas além das fronteiras da graduação convencional;

· Prezar pela contínua evolução da cultura de desenvolvimento tecnológico na UFV e em sua área de influência;

· Fazer com que a experiência da realização do evento inspire positivamente todos os envolvidos.

A Semana de Engenharia Química

Expectativa

A I SEQ pretende inspirar uma tradição de pioneirismo e trabalho em equipe dentro da comunidade acadêmica da UFV. Buscando sempre o crescimento do curso de engenharia química da universidade, a SEQ aguarda adesão de seus graduandos e pós-graduandos, além de alunos de áreas afins, com público esperado de cerca 220 pessoas.

Tema

O tema “Ampliando horizontes para diversificar escolhas” foi pensado com o intuito de despertar o interesse da comunidade estudantil e apresentar aos participantes diferentes aspectos da formação de um profissional, que inclui preparação no âmbito técnico e pessoal.

(6)

Público Alvo

A abrangência do evento é grande, assim como a temática abordada. A preocupação com o futuro é um tema comum na vida universitária. A busca por caminhos para a construção do futuro é um termo que objetiva como público alvo estudantes de todas as áreas, interessados nessa temática e dispostos a conhecer mais sobre as possibilidades oferecidas pela universidade e pelo mercado de trabalho.

A organização espera impactar o maior número possível de alunos da engenharia química da UFV com o tema proposto, assim como demais cursos de áreas afins.

Divulgação

Os materiais utilizados na divulgação no evento se encontram abaixo:

Mídia Impressa: Folhetos, cartazes, lonas, faixas, outdoors de diversos tamanhos e artes;

Mídia Virtual: Site do evento, de parceiros e da própria UFV, redes sociais, e-mails e informativos on-line;

Outras Mídias: Camisa do evento, brindes no geral, material do participante. A organização, pensando na efetividade da divulgação do evento, montou uma rede contatos, considerada estratégica para que haja a maior projeção possível da semana acadêmica. Para isso, serão enviados materiais gráficos e representantes da organização para todos esses contatos, podendo-se citar outras universidades da região e seus respectivos centros acadêmicos de engenharia química, organizações estudantis de nível local, regional e nacional, além de uma grande divulgação dentro da própria UFV.

Programação

A organização do evento, pensando na pluralidade de seu público, planejou uma programação ampla em que temáticas importantes estejam em foco. Nesse sentido, o tema principal “Ampliando horizontes para diversificar escolhas” foi dividido em duas frentes, programação noturna e diurna. Além da programação convencional, serão agendadas visitas técnicas a empresas de interesse, para proporcionar aos congressistas a oportunidade de conhecer o

(7)

seu dia-a-dia, além dos processos envolvidos que sejam de interesse ao profissional de engenharia química.

· Noturna: Programação focada no treinamento e aperfeiçoamento técnico, com temas que envolvem diretamente áreas do conhecimento da engenharia química, suas tecnologias e aplicações.

· Diurna: Programação voltada para engrandecimento pessoal, que procuram mostrar que a preparação pessoal de um aluno de graduação é uma parte essencial para sua formação como profissional.

Programação Noturna

Palestras: As palestras da programação noturna da SEQ serão ministradas por

palestrantes que apresentarão conteúdos e proporão discussões gerais dentro do universo de conhecimento da engenharia química. Com uma linha “evolutiva” de seus conteúdos, passarão pela vida e desafios do estudante universitário, pela contextualização da engenharia química no mercado e no mundo hoje, suas projeções para o futuro, por fim culminando em um encerramento que trabalhará

(8)

a manutenção e aplicação do conhecimento adquirido durante toda a SEQ.

· Minicursos: De caráter completamente técnico, os minicursos trarão conteúdo e

tópicos em diversas áreas de conhecimento da engenharia química. Pretende-se oferecer aos participantes um contato com ministrantes experientes que apresentarão não somente parte de seu conhecimento, mas também suas experiências e visão de mercado.

Programação Diurna

· Oficina de Currículos: Será proporcionado aos participantes a introdução aos

principais pontos necessários para a construção de um currículo pessoal, além de uma orientação prática de como moldá-lo às suas necessidades e experiências.

· Organização Pessoal: Nesta palestra, serão expostos os principais e mais

abrangentes pontos para que seja possível ao congressista possa desenvolver e melhorar sua organização pessoal, tanto em pontos que envolvem atividades pessoais, quanto as profissionais.

· Mesa Redonda: Com participação de profissionais, professores e alunos, a mesa

redonda da I SEQ discutirá a inserção do jovem profissional no mercado de trabalho. Conta-se com a experiência de profissionais que atuam nas mais diversas áreas da engenharia química e áreas afins para gerar uma discussão rica e abrangente, proporcionando aos participantes a oportunidade de conhecer melhor o ponto de vista, vivência e opiniões de profissionais experientes.

· Inteligência Emocional: Ministrado por um profissional de psicologia, esta

palestra focará em apresentar aos participantes técnicas de autoconhecimento e auto percepção. Uma vez que em todo e qualquer ponto da vida de um profissional o equilíbrio emocional se faz necessário, esta palestra será de grande valia para os alunos em formação acadêmica.

· Processo Seletivo Simulado: Nessa modalidade, uma empresa especializada

simulará um processo seletivo nos moldes de um processo real. Pretende-se com isso oferecer a oportunidade aos participantes de aprenderem e se prepararem para futuras seleções e ainda, trabalhar e identificar em seus próprios pontos fortes e fracos.

(9)

Ação Social

Para dar retorno à comunidade que nos cerca, durante o processo de credenciamento um quilo de alimento não perecível será recolhido de cada participante. Os alimentos recolhidos serão encaminhados para uma instituição de caridade local a ser definida.

Considerações Finais

A Semana de Engenharia Química de 2016, em sua primeira edição, procura criar um ambiente para aprendizado e desenvolvimento de seus participantes e organizadores. Procura-se trazer a toda comunidade da UFV experiências que completam o contexto acadêmico. Prezando pela continuidade e excelência, a comissão organizadora deste evento busca o enriquecimento do conteúdo e expansão de suas atividades com tanto potencial para agregar à comunidade acadêmica local e regional, trabalhando em sua expansão e visibilidade tanto dentro, como além das fronteiras da Universidade Federal de Viçosa.

Referências

Documentos relacionados

Em nível de mestrado, o curso de Gerenciamento Costeiro e na graduação, os cursos de Engenharia Bioquímica, Química Bacharelado, Engenharia Civil Costeira e

As variáveis definidas foram: idade, sexo, mecanismo de trauma, diagnóstico para indicação de drenagem, hemotórax acometido, volume inicial drenado, “Injury

Se não especificado, uma Atividade de Avaliação obrigatória com peso igual ou superior a 50% tem obrigatoriamente nota mínima de 8,0 valores.. Atividades de avaliação

Graduação em engenharia civil ou engenharia química ou engenharia de petróleo ou engenharia de minas ou engenharia mecânica, e mestrado em engenharia civil ou engenharia química

Facilita-se nesta seção a informação aplicável sobre outros perigos que não dão lugar à classificação da substância ou mistura que possam contribuir ao perigo global

Data Safety Monitoring Board (Comissão de controlo e protecção de dados) (DSMB) A DSMB é um grupo independente de médicos e cientistas (não envolvidos no ensaio de qualquer

O Curso foi projetado para alunos de pós-graduação (Mestrado e Doutorado) em Química e Engenharia Química, normalmente em seu primeiro ou segundo ano da pesquisa, que

Os valores dos parâmetros estimados dos modelos cinético de adsorção aos dados experimentais de adsorção do Fe 2+ pelo adsorvente Supergel TM SGC 650H estão