• Nenhum resultado encontrado

NATAL EMOLDURADA: INVENTÁRIO DA PAISAGEM CULTURAL NATALENSE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NATAL EMOLDURADA: INVENTÁRIO DA PAISAGEM CULTURAL NATALENSE"

Copied!
28
0
0

Texto

(1)

NATAL EMOLDURADA:

INVENTÁRIO DA PAISAGEM

CULTURAL NATALENSE

(2)
(3)

CENTRO DE TECNOLOGIA

DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

NATAL EMOLDURADA:

INVENTARIANDO A PAISAGEM DE NATAL

NATÁLIA MELCHUNA MADRUGA

(4)
(5)

SUMÁRIO

1. APRESENTAÇÃO ...P. 2

2. O QUE É PAISAGEM CULTURAL?...P. 4

3. CONHECENDO UM POUCO DE NATAL E SUA PAISAGEM...P. 6

4. A ORLA MARÍTIMA NATALENSE ...P. 8

5. A PAISAGEM DE PONTA NEGRA (ZET-I) ...P. 12

6. A PAISAGAM DA REDINHA VELHA (ZET-IV)...P. 16

7. CONCLUSÃO...P. 20

(6)
(7)

APRESENTAÇÃO

Essa cartilha é produto do Trabalho Final de Graduação chamado Natal Emoldurada: Inventariando a paisagem cultural Natalense. Ela funciona como “inventário da paisagem cultural”, pois aqui estão guardadas e expostas características das paisagens culturais da cidade de Natal , que foram encontradas após a leitura das paisagens realizada durante seis meses com pesquisas bibliográficas, questionários aplicados à população, e pesquisas em campo. O objetivo geral do trabalho é propor a metodologia de criação de um inventário da paisagem cultural natalense. Pois o inventário é, segundo o dicionário do IPHAN, um instrumento de identificação, valorização e proteção do patrimônio cultural.

Esse cartilha funciona como um inventário preliminar, em versões futuras a leitura da paisagem deve ser feita com auxílio de outros profissionais como geógrafos, e geólogos para que as informações sejam mais detalhadas e precisas. E ele ainda está em construção, pois no momento só foram apresentadas as leituras das paisagens de Praia de Ponta Negra e da Praia da Redinha Velha, que são respectivamente as (ZET-I e ZET-IV) , assim pretende-se ampliar o estudo para toda a cidade.

Assim pretende-se contribuir com a preservação da paisagem cultural de Natal. Percebe-se que Natal vem passando por um intenso e rápido processo de transformação na sua paisagem urbana, desse modo esse inventário é uma forma de conhecer do que são feitas as paisagens da cidade para que futuramente sejam criadas medidas de proteção adequadas a cada uma delas

.

(8)

O QUE É PAISAGEM

CULTURAL?

(9)

O QUE É PAISAGEM CULTURAL?

O prercursor do termo “Paisagem Cultural” foi um geografo norte americano chamado Carl Sauer que no século XX começou a estudar, dentro da área da geográfica cultural, como a junção entre a cultura humana e o ambiente natural formam a paisagem.

Com esses novos estudos a paisagem ganha um significado além do visual, ela passa a ser formada por elementos físicos (como oceano, morro, prédios, e ruas) e subjetivos relacionados a vivência, percepção, sentimentos e sensações que as pessoas têm com os lugares. Desse modo ver a paisagem “deixa de ser apenas contemplação e torna-se um ato ativo” (Veras et. Al, 2017, p. 10).

A paisagem cultural é formada por camadas, e tem nela impressa os valores da população, a história da cidade, também é o cenário da vida cotidiana e o elemento de identificação de uma nação. A paisagem desse modo tem prédio, mar, rio, e pontes, mas também tem cheiro, som, cor, e gosto.

A UNESCO que é a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, reconhecendo a importância e todas essas características da paisagem criou em 1992 a categoria patrimonial “Paisagem Cultural” e as paisagens que ganham esse título tornando-se patrimônio da humidade e devem ser preservadas. Em 2009 o IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional criou essa categoria aqui no Brasil, mas até hoje nenhuma paisagem brasileira recebeu o título do Instituto.

(10)
(11)

CONHECENDO NATAL E SUA PAISAGEM

Natal tem uma paisagem singular formada principalmente pela composição da cultura do povo com os elementos naturais do sítio que a cidade foi fundada: dunas, mar, rio, e mangue . Não foi atoa que a cidade foi fundada nessa localização privilegiada, o lugar foi escolhido para exercer a função militar de ponto estratégico para defesa de Portugal na época da colonização. Inclusive a primeira providência a ser executada após a chegada dos portugueses foi a construção do Forte dos Reis Magos na margem do Rio Potengi. A paisagem é um elemento fundamental para determinar a forma que o território é ocupado, desde o primeiro plano urbanístico, o Plano Cidade Nova, é pensada a relação da cidade com a paisagem.

Hoje a cidade tem vários instrumentos que garantem a proteção da paisagem em meio o crescimento urbano. O principal deles é o Plano Diretor de Natal (feito em 1994 e com última revisão em 2007) que possui mecanismos como Áreas de Proteção Ambiental, e Áreas de controle de gabarito que por meio de regulamentações próprias objetivas proteger o valor cênico- paisagístico do lugar. Entre as áreas de Controle de Gabarito estão as Zonas Especiais de Interesse Turístico que abrange toda orla marítima natalense. São a praia de ponta negra (ZET-I), via costeira (ZET-II), Praia do meio até o forte dos reis magos (ZET- III) e Praia da Redinha ( ZET-IV).

(12)
(13)

A ORLA MARÍTIMA NATALENSE

Desde que foi reconhecido o potencial da cidade para o desenvolvimento da atividade turística a cidade voltou-se para o mar, e vem atraindo a população e investimentos de diversos setores. A orla marítima é um espaço de lazer que envolve diferentes atividades em diferentes horários atraindo uma diversidade de público. Acontece que ao mesmo tempo por se tratar de paisagem e elementos da natureza, essa área torna-se frágil pois esses elementos já estão em constante transformação natural, mas a ocupação intensa com construções e atividades humanas aumentam o processo refletindo na paisagem. As imagens abaixo tratam do resultado de um questionário online aplicado com 383 pessoas, como forma de entender quais são as percepções que a população de Natal tem com a orla marítima da cidade, foram quatro fotos e cada uma corresponde à uma Zona Especial de Interesse Turístico:

(14)
(15)

A ORLA MARÍTIMA NATALENSE

(16)
(17)

A PAISAGEM DE PONTA NEGRA (ZET-I)

PONTA NEGRA

Região administrativa sul Zona de adensamento básico Norte: Capim Macio/Parque das Dunas

Sul: Parnamirim Leste: Oceano Atlântico

Oeste: Neópolis

PROTEGIDA POR:

1940

Ocupação com casas de veraneio 2ª Guerra Mundial Construção dos conjuntos Alagamar e Ponta Negra

1970

1980

Investimento para impulsionar a atividade turística Boom imobiliário de Ponta Negra

2000

Ocupação por pescadores, agricultores e Rendeiras

(18)

O NATURAL

Além do mar os outros dois principais elementos naturais são o Morro do Careca e Dunas associadas e o Parque das Dunas que estão respectivamente nos limites sul e norte. A vegetação é restinga associada a mata atlântica.

Formações rochosas chamadas de Beach Rocks são encontradas em toda praia A topografia favorece a formação de mirantes como acontece na Av. Roberto Freire O Morro do careca e Dunas associadas formam uma enseada, que permite que o morro seja visto em toda orla.

O CONSTRUÍDO

Ponta Negra é um bairro de contrastes, ao mesmo tempo que o bairro possui a maior estrutura da cidade para receber a atividade turística ele também mantém a Vila de Pescadores. o espaço entre a Roberto Freire e a praia hoje concentra restaurantes, grandes redes de hotéis e casas de alto padrão. Na Vila de Ponta Negra as casas são menores, as ruas mais estreitas, o traçado orgânico. Na Beira mar destacam-se os quiosques, banheiros recentemente construídos, guardas sóis com cores chamativas, e as pedras que sustentam o calçadão.

(19)

A PAISAGEM DE PONTA NEGRA (ZET-I)

O CULTURAL

A Praia é o principal destino turístico da capital, sua paisagem é valorizada e usada como objeto de venda para os setores imobiliários e turísticos, representando também o principal cartão postal da cidade.

A imagem da Praia também faz parte da produção cultural da cidade como no artesanato, artes plásticas e literatura.

A comunidade da Vila de Ponta Negra é um exemplo de resistência, sendo responsável por onze projetos sociais envolvendo música, dança, arte e esportes, como escolinhas de surf, de futebol, arte de rua, além da criação do grupo SOS Ponta Negra que é um movimento popular socioambiental que tem como objetivo propor um amplo debate sobre o equilíbrio entre o desenvolvimento e a qualidade de vida no bairro

(20)
(21)

A PAISAGEM DA REDINHA VELHA (ZET-IV)

REDINHA

Região administrativa norte Zona de adensamento básico

Norte: Ruas Beberibe, Praia das Redes e

Baependi

Sul: Rua Nossa Senhora dos Navegantes

e com o Rio Potengi

Leste: Oceano Atlântico Oeste: Rua Beira Rio

LOCALIZAÇÃO:

1920

Ocupação com casas de veraneio Início de Investimentos na infraestrutura

Política de habitação nacional BNH

(primeiras residências)

1960

Construção da Ponte Newton Navarro

2007

Ocupação por pescadores, agricultores e Rendeiras

1950

(22)

O NATURAL

A Redinha caracteriza-se por ser onde acontece o encontro do Rio Potengi e do mar, além de ser coberta por cordões dunares, que dividem espaço com o verde do mangue. A área era inicialmente coberta por dunas mas com a urbanização muitas foram aplanando. O Rio Potengi está localizado na margem esquerda seu estuário e o ecossistema de manguezal importante ambiente para reprodução de crustáceos. Além do Rio Potengi, a área também é banhada pelo Rio Doce.

O CONSTRUÍDO

A Redinha por ser um lugar com um grande valor patrimonial, tem suas tradições materializadas na paisagem. A padroeira da região, nossa senhora dos navegantes, tem na beira mar, a igreja de pedras e capelinha branca e azul em sua homenagem. Na margem do Rio foram construídos o mercado público onde é feita e vendida a famosa ginga com tapioca e o Redinha Clube, que foi palco de muitas festas no passado. Mais recentemente e de impacto na paisagem foi construído o quebra mar que serve de mirante para o Forte dos Reis magos e a outra lado do Rio. E a ponte estaiada Newton Navarro que pode ser vista em todo o bairro.

(23)

A PAISAGEM DA REDINHA VELHA (ZET-IV)

O CULTURAL

Redinha é conhecida pela Ginga com tapioca (prato feito com tapioca com coco recheada com ginga temperada e frita no óleo de dendê), que recebeu o título de patrimônio imaterial de Natal em 2016. Além da Ginga, a Redinha tem outras riquezas culturais, como o ofício da pesca a festa da Padroeira Nossa Senhora dos Navegantes, e o carnaval com vários blocos tradicionais como o bloco dos cães. Além disso a Redinha é cenário de várias história de autores natalenses que vivenciaram o auge da praia nas décadas de 1940-1970, como Newton Navarro em Do Outro Lado do Rio, Entre os Morros (1970) e Vicente Serejo (1984) em Cartas para Redinha. A Redinha também foi a protagonista em documentários o mais recente foi o Arredia e Tão só do diretor Augusto Luís.

(24)
(25)

CONCLUSÃO

Temos sorte de viver em uma cidade com uma localização privilegiada e que sempre teve a preocupação de preservar a paisagem junto às políticas de organização territorial. Além de toda nossa riqueza natural temos cultura, que também faz parte da paisagem e resiste como vimos nos elementos culturais da Praia de Ponta Negra e da Redinha.

Propomos aqui uma nova forma de olhar a paisagem, tentando ver o que tem além do morro, e do prédio, procurando a vida, a história e a cultura do lugar.

Como já foi explicado, essa cartilha faz parte de um trabalho maior que discute tudo o que foi mostrado aqui de forma mais aprofundada, e que propõe uma metodologia de criação de um inventário para a paisagem cultural natalense. E ela não está finalizada, a cidade ainda está repleta de de paisagens ricas em afesto que devem também ser reconhecidas e valorizadas.

(26)

• BESSE, Jean-Marc. O gosto do mundo: Exercícios sobre a paisagem e a geografia. Annie Cambe (Trad.).

Rio de Janeiro: Eduerj, 2014

• CAMARGO, Gabriel V. B.; STORCHI, Maurício; NÓR, Soraya. Caminhos para a identificação da paisagem

cultural: Projeto Piloto em Santo Antônio de Lisboa, SC- Florianópolis. Anais do 3º Colóquio Ibero

Americano: Paisagem Cultural, Patrimônio e Projeto. UFMG, 2014

• CASCUDO, Luis da Câmara. História da cidade do Natal. Natal: Ed. Universidade Federal do Rio Grande do

Norte, 1980.

• INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL (Iphan). Carta de Bagé ou carta da

paisagem cultural. Rio Grande do Sul, 18 ago. 2007

• ______. Portaria nº 127, de 30 de abril de 2009. Estabelece a chancela da paisagem cultural brasileira.

Brasília, 2009

• NATAL. Lei nº 3.607, de 18 de novembro de 1987. Dispõe sobre os usos do solo e prescrições urbanísticas

da Zona Especial - ZET - 1, criada pela Lei nº. 3.175, de 26 de Janeiro de 1984, e dá outras providências.

Diário Oficial do Município, Natal, 18 dez. 1987

• _____. Decreto nº 5.278, de 15 de março de 1994. Declara “non edificandi” a área de terreno que

especifica, e dá outras providências. Natal, 1994.

• _____. Lei Complementar nº 82, de 21 de junho de 2007. Dispõe sobre o Plano Diretor de Natal e dá

outras providências. Natal, 2007.

• UNESCO, United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. Operational Guidelines for the

Implementation of the World Heritage Convention. Paris: World Heritage Centre, 2017. Disponível em <

(27)

Vivaavila.art.br (capa)

dicasdemulher.com.br (contra capa)

Dorian Gray em liegebarbalho.com (sumário) rodinia.com.br P.1 apartamento702.com.br P.2 tribunadonorte.com.br P.3 Cesahoradoesporte.blogspot.com.br P.4 curiozzzo.com P.4 tribunadonorte.com.br P.4 histericaribeira.wordpress.com/ p. 5 guiaviagensbrasil.com P.7 e 9 Vivaavila.art.br P.11 Tokdehistoria.com.br P.12 paladar.estadao.com.br P.15 caurn.gov.br/ P.19 tribunadenoticias.com.br P.20 natalguia.com.br (Referências)

portal.natal.rn.gov.br/ (Fontes imagens) henriquebarbosa.com/ (Capa de fundo)

(28)

Referências

Documentos relacionados

Sobretudo recentemente, nessas publicações, as sugestões de ativi- dade e a indicação de meios para a condução da aprendizagem dão ênfase às práticas de sala de aula. Os

como objeto a cooperação no atendimento ao adolescente, em cumprimento de medida socioeducativa, de internação e internação provisória, em observância ao disposto no Estatuto

Obedecendo ao cronograma de aulas semanais do calendário letivo escolar da instituição de ensino, para ambas as turmas selecionadas, houve igualmente quatro horas/aula

A disponibilização de recursos digitais em acesso aberto e a forma como os mesmos são acessados devem constituir motivo de reflexão no âmbito da pertinência e do valor

Deste modo, o estudo ao desenvolver o conhecimento na caracterização das formas cársticas que valorizam o Parque Estadual de Campinhos; seja sob o aspecto

A paisagem remete-se no turismo como forma de observar as belezas do local a qual a prática turística esta sendo desenvolvida e também ao ensino a qual esta pode

A perspectiva teórica adotada baseia-se em conceitos como: caracterização câncer de mama e formas de prevenção; representação social da doença; abordagem centrada no

CÓDIGO ÓTIMO: um código moral é ótimo se, e somente se, a sua aceitação e internalização por todos os seres racionalmente aptos maximiza o bem-estar de todos