• Nenhum resultado encontrado

INTRODUÇÃO. Andréia Weiss Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFES FAPES RESUMO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INTRODUÇÃO. Andréia Weiss Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFES FAPES RESUMO"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

AS ARTES VISUAIS E O CONTEXTO CULTURAL MEDIADO PELA ATUAÇÃO DO PEDAGOGO FORMADO NO CURSO DE PEDAGOGIA NAS MODALIDADES

PEDAGOGIA DA TERRA E PEDAGOGIA/EAD

Andréia Weiss Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFES FAPES andreiaweiss@yahoo.com.br

RESUMO

Objetiva-se investigar e refletir sobre a prática pedagógica em Artes Visuais dos pedagogos formados no Curso de Licenciatura em Pedagogia nas modalidades Presencial, da Terra e Ensino a Distância da UFES e como estes realizam a mediação entre a cultura e o conhecimento de Artes Visuais construídos no decorrer de sua formação. A mesma ampara-se amparada no método dialético, aportado pela visão crítica, ainda na pesquisa histórica, bibliográfica, documental, de campo, de cunho descritivo, interpretativo e sua análise será qualitativa. Os sujeitos serão um pedagogo formado em cada uma das modalidades e que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A coleta de dados se constituirá de entrevistas semi-estruturadas; análise documental; da observação participante e do diário de campo.

Palavras-chave: Artes visuais. Pedagogia. Mediação. Cultura.

ABSTRACT

Investigate and think over on the pedagogical practice in the visual arts from the pedagogues trained in the course of Bachelor of Pedagogy in the form in person, of Earth and Distance Education of the UFES and how they carry out mediation between culture and knowledge of Visual Arts built during their training.. Thus, it is supported in the dialectical method, contributed by the critical view, still in the historical research, literature, documentary, field, nature of descriptive, interpretive and the analysis will be qualitative. The subjects will be one educator trained pedagogo formed in each one of the modalities that act in the Initial Years series the elementary school. The data collection will provided by semi-structured interviews; the documentary analysis; participant observation and a field diary.

Key words: Visual arts. Pedagogy. Mediation. Culture.

INTRODUÇÃO

Os questionamentos quanto à formação do pedagogo nas diferentes áreas do conhecimento e sua atuação frente estas, levaram a pesquisadora a refletir e pontuar como estas exigências ocorrem no momento da atuação destes na área que compreende as Artes Visuais. Visto que esta área esta presente no curso de

(2)

formação dos pedagogos que atuam com os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, e leva a novas reflexões da relação entre o conhecimento construído no decorrer do curso e sua relação com a realidade dos alunos. Assim, a problemática desta pesquisa se norteia pela seguinte indagação: “Como os pedagogos formados no Curso de Pedagogia nas modalidades Pedagogia da Terra e na Pedagogia/ Ensino a Distância (EAD) da Universidade Federal do Espírito Santo vinculam os conhecimentos de Artes Visuais na sua prática pedagógica mediados pela cultura?” Para tanto, busca-se investigar e refletir sobre a prática pedagógica em Artes Visuais dos pedagogos formados no Curso de Licenciatura em Pedagogia nas modalidades Pedagogia da Terra e EAD da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), e como estes realizam a mediação entre a cultura e o conhecimento de Artes Visuais, visualizando os diferentes espaços e respeitando estas diferenças e sujeitos que dela fazem parte no decorrer da atuação.

Para tanto, tem-se como objetivos específicos: Investigar o currículo dos Cursos de Licenciatura nas modalidades Pedagogia da Terra e Pedagogia/EAD da UFES; Analisar a proposta pedagógica de cada curso; Analisar os saberes específicos para o ensino de artes e os saberes pedagógicos presentes nas grades curriculares dos cursos formadores; Observar a trajetória educacional desses professores a fim de ensinar Artes Visuais nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Analisar a prática pedagógica em Artes Visuais dos sujeitos da pesquisa nos Anos do Ensino Fundamental das realidades em que atuam; Compreender as relações culturais na ação educativa dos professores e dos alunos e Refletir sobre a mediação cultural e a prática pedagógica dos sujeitos.

Assim, os sujeitos participantes da mesma serão: 1 (um) Pedagogo formado no Curso de Pedagogia da Terra e que atue no assentamento do MST e 1 (um) Pedagogo formado no Curso de Pedagogia/EAD que atue nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Para tanto, esta pesquisa está amparada no método dialético (LUKÁCS, 1978; 1979; BROHN, 1979), aportado pela visão crítica, ainda na pesquisa histórica, bibliográfica, documental, de campo, de cunho descritivo, interpretativo e sua análise será qualitativa.

(3)

Foram delimitados como instrumentos da pesquisa a:

- Entrevista Semi-Estruturada: será utilizada a fim de investigar de forma detalhada a trajetória acadêmica e profissional desses professores que foram alunos dos cursos investigados. Também participarão da entrevista os professores responsáveis pela elaboração dos programas da Disciplina Arte na Educação e que ministraram a disciplina nas modalidades Pedagogia da Terra e EAD/UFES.

- Análise Documental: embasada na análise da legislação que orientam e orientaram a formação nas modalidades Pedagogia da Terra e EAD/UFES.

- Observação Participante: ocorrerá nas salas de aulas dos sujeitos participantes e estes estarão cientes da presença do pesquisador e dos objetivos desejados com este estudo (LÜDKE; MENGA, 1986).

- Diário de Campo: será o suporte de todas as observações da atuação dos sujeitos; bem como das reflexões e apontamentos da pesquisadora. Este é um recurso que auxilia no decorrer da coleta de dados, visto que

O diário de campo é pessoal e intransferível. Sobre ele o pesquisador se debruça no intuito de construir detalhes que no seu somatório vai congregar os diferentes momentos da pesquisa. Demandando um uso sistemático que se estende desde o primeiro momento do dia ao campo até a fase final da investigação (NETO, 2000, p. 63-64)

Para a organização das unidades que nortearão a pesquisa e sua posterior análise, elegeu-se algumas categorias de investigação, lembrando que: “A palavra categoria, em geral, se refere a um conceito que abrange elementos ou aspectos com características comuns ou que se relacionam entre si. [...] As categorias são empregadas para se estabelecer definições” (GOMES, 2000, p.70).

Dessa forma, quer-se alcançar o conceito que abrange o todo presente na pesquisa, visto que na mesma encontram-se várias informações/significações, e deve-se saber selecionar as que se adequam a mesma. E as categorias que nortearão a pesquisa serão: Saberes da docência, saberes da prática e os saberes culturais; Saberes

de Formação Pedagógica; Saberes de Formação Específica em Artes Visuais e Prática Educativa em Artes Visuais mediados pelo contexto, como consta na

(4)

Imagem 1: categorias de análise

REFERENCIAL TEÓRICO

Os Cursos de Licenciaturas vem a alguns anos se estruturando, entre eles os Cursos que formam os licenciados em Pedagogia, iniciando com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9.394/96 e culminando com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Pedagogia (BRASIL, acesso em 18 ago. 2008b).

A LDB 9.394/96 traz em seu texto a necessidade da formação superior para o exercício na Educação Básica e, ainda, chama a atenção para o fato de que “[...] § 2º O ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos” (BRASIL, acesso em 8 ago. 2008a, s.p.). Os Cursos de Pedagogia já traziam disciplinas voltadas para o Ensino da Arte, mas a partir desta reformulação e das Diretrizes Curriculares, ocorreu uma preocupação com esta formação para o pedagogo.

Esta preocupação com a formação do pedagogo está presente no Centro de Educação da UFES através do Curso de Licenciatura Plena de Pedagogia

PROFESSOR DE ANOS INICIAIS NAS MODALIDADES PARA O ENSINO DAS

ARTES VISUAIS SABERES DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA SABERES DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA EM ARTES VISUAIS

PRÁTICA EDUCATIVA EM ARTES VISUAIS MEDIADO PELO

CONTEXTO CULTURA PROFESSOR SABERES DA DOCÊNCIA SABERES DA PRÁTICA SABERES CULTURAIS

(5)

presencial, do Curso de Licenciatura Plena de Pedagogia da Terra e Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia/EAD. Estes cursos são pontos marcantes na trajetória educacional do Centro de Educação, sendo necessário investigar como estas formações se configuram nos diferentes espaços escolares.

O Curso de Pedagogia Presencial da UFES em 1975 formava o Supervisor, o Administrador Escolar e o Orientador; mas na década de 90, passou por uma reformulação curricular que enfatizou a formação dos professores de Educação Infantil e Series Iniciais do Ensino Fundamental (FOERSTE, acesso em 20 ago. 2008). Na atualidade já se discuti a formação do Pedagogo frente as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Pedagogia (BARRETO; AZEVEDO, acesso em 1 set. 2008).

A Pedagogia da Terra, de acordo com Foerste (acesso em 20 ago. 2008, p.3), nasce da necessidade de formar os docentes que atuam nos assentamentos sendo

[...] criado no final de 1999 pela parceria entre o Movimento Sem Terra/Centro Integrado de Desenvolvimento dos Assentados e Pequenos Agricultores do Espírito Santo–MST/CIDAP, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária/Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária–INCRA/PRONERA e Universidade Federal do Espírito Santo- UFES.

Neste curso as disciplinas, os professores e os alunos dialogavam, refletiam e cresciam com os sujeitos participantes de uma realidade diferente do que era trabalhado no Centro de Educação da UFES, a do campo e a dos assentamentos. Justamente por esta particularidade é que algumas modificações na grade curriculare do curso se fizeram necessárias, integrando ao contexto as disciplinas de “[...] Alternativas da Educação no Campo; A Questão Agrária no Brasil; Educação para o Cooperativismo no Campo e Trabalho de Conclusão de Curso [...]” (FOERSTE, acesso em 20 ago. 2008, p.4).

Outra modalidade de ensino na UFES que vem se solidificando é a Pedagogia a Distância (Pedagogia/EAD). Em 2001, este curso iniciou suas atividades. Esta proposta “[...] foi destinado à formação docente em serviço, tendo como objetivo geral a contribuir para a compreensão do processo educativo escolar em suas múltiplas interrelações: pedagógica, históricas, sociais, econômicas, políticas e culturais [...]” (MORETO, acesso em 20 ago. 2008).

(6)

Ou seja, esta formação se configura num diálogo entre os sujeitos que já possuem uma experiência docente de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental e os conhecimentos acadêmicos que trazem novas percepções, concepções e teorias. Ampliando o diálogo entre as diferentes realidades e vivências do ser professor. Ainda:

[...] a UFES estruturou o Curso de Pedagogia/EAD combinando as modalidades de Ensino a Distância e Presencial numa prática bimodal ou semipresencial, sendo um terço das atividades acadêmicas presenciais e que busca proporcionar uma formação teórica de qualidade, na relação teoria/prática, no interior da experiência docente por meio da formação em serviço (MORETO, 2006, p.146)

A partir destas três percepções quanto a formação do Pedagogo, o espaço para as particularidades dos currículos devem ser respeitadas e dialogadas para que a realidade entre teoria e prática seja perceptível, compreendida e analisada a partir dos diferentes contextos e culturas que envolvem a formação e atuação destes pedagogos.

Dessa forma não podemos deixar de refletir quanto ao currículo destes três cursos de Pedagogia, lembrando o que Tourinho (2005, p. 109) pensa, que “Estudar o currículo significa repensar categorias e conceitos que orientam o pensamento educacional e problematizar processos que acontecem – ou não – nas escolas e nas salas de aula [...]”. E é justamente o currículo que necessita ser refletido, integrado com as necessidades profissionais e sociais e posto em ação.

Esta preocupação está presente na grade curricular dos dois cursos pesquisados na UFES1 que oferece a disciplina de Arte Educação para os acadêmicos, demonstrando a importância desta disciplina para o Ensino Fundamental.

Sendo, dessa forma, pertinente refletir e discutir como este educador foi formado mediante os conhecimentos de Artes Visuais, quais os conteúdos que compõem a disciplina, qual a abordagem metodológica, os matérias e recursos, quais concepções, percepções permearam esta formação nas diferentes graduações de Pedagogia ofertadas pela UFES. Enfim, esses pontos são pertinentes a cada um dos cursos de formação que serão pesquisados.

Lembrando que esta formação necessita de coerência quanto ao ensino de arte, pois este deve:

(7)

[...] além de transmitir um saber artístico acumulado pela humanidade, isto é, um conteúdo específico sobre esta área do conhecimento deve transmitir também um conteúdo ou um saber pedagógico implícito, veiculado através de uma forma explicita e contextualizada. Articulando, assim, uma compreensão entre seu conteúdo de ensino e a prática social, enquanto pressupostos da educação, e, esta como pressuposto da prática social (NUNES, 1990, p. 112)

Visão que busca romper com o ensino técnico e tradicional da Arte vislumbrando o contexto em que se formaram os licenciados em Pedagogia e a realidade escolar em que se encontram. Levando a percepção de que “[...] a arte é utilizada como instrumento de questionamento e contestação da realidade, como elemento de produção cultural, como instrumento de mediação da socialização humana, como elemento capaz de estabelecer a dialética entre razão e sensibilidade [...]” (ANGHINONI, 2006, p.30)

Se amparando na percepção de Hernández (2002, p. 129) de que “Há uma ponte entre duas práticas sociais: a arte e a educação [...] A arte é uma forma de conhecer e representar o mundo. A educação organiza o conhecimento privado em relação as formas públicas de representar o mundo [...]”. O pedagogo, dessa forma, é o mediador da cultura existente no espaço escolar aliando a Educação e a Arte, a partir da reflexão, da multicultura, possibilitando a representação do mundo a partir destas duas realidades (FOERSTE, 2004).

Dessa forma, o Curso de Pedagogia visa a formação de professores para a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental e seu currículo deve abranger os conteúdos pedagógicos e específicos das várias áreas de conhecimento que compõem o corpo desta área. Assim, existe uma preocupação que estes sejam trabalhados interdisciplinarmente e imbricados com o contexto escolar que estes educadores encontrarão, em especial o Ensino da Arte2. Mas um ensino diferente do que está posto, um ensino que é defendido por Richter (2004, p.169), onde “[...] Precisamos de um ensino da Arte na qual as diferenças culturais sejam vistas como recursos que permitam ao indivíduo desenvolver seu próprio potencial humano e criativo, diminuindo o distanciamento existente entre Arte e vida”.

Dessa forma, o pedagogo parte de uma formação inicial que se tornará continuada, buscando o que Hernandez (2005) defende, um diálogo entre todas as partes que compreendem o ser docente, que é a escola, a realidade, a cultura, as diversidades,

(8)

a universidade que culminará na sua atuação em sala de aula. Essa atuação é concebida como a prática pedagógica que se configura na ação do professor no espaço/cotidiano escolar a partir do contexto entre teoria e prática, evidenciando a realidade e as suas relações com o espaço escolar (ANGHINONI, 2006).

E é nos diferentes espaços escolares3 que os licenciados em Pedagogia da Terra e EAD, transformam os conhecimentos construídos através da disciplina Arte Educação em ação, visto que é “[...] na escola que oferecemos oportunidades para que crianças e jovens possam efetivamente vivenciar e entender o processo artístico e sua história [...]” (FERRAZ; FUSARI, 1999, p. 19).

Que por sua vez está atrelado a proposta pedagógica, que também se ampara na realidade e no momento histórico, nos sujeitos e nas identidades que formam o espaço escolar e a sala de aula. Isto é o que se almeja a medida que os licenciados vão se construindo como sujeitos – docentes, independentes do espaço que irão atuar (WEISS, 2004, GHAUTHIER, 1998, ANGHINONI, 2006; FOERSTE, 2004). Ainda é

[...] evidente a necessidade de se entender a formação e a ação profissional do professor, sua preparação e ação docente, para e no magistério dos anos iniciais, como um processo complexo que extrapola o domínio técnico de conhecimento dos vários campos do saber que compõem esse nível de escolarização [...] (BELLOCHIO, 2004, p. 79-80). Para tanto, necessitamos estar atento para esta formação e atuação de forma “[...] que os conhecimentos técnicos exigidos para a ação pedagógica do professor desse nível de ensino não podem cair no senso comum reducionista, de minimização de conteúdos [...]” (BELLOCHIO, 2004, p. 80). Que a sua formação, mesmo que muitas disciplinas que auxiliam na sua fundamentação teórica sejam somente de 60 horas, como é o caso das Artes, seja voltada para a relação teoria e prática, mas que se perceba também como pesquisador crítico da sua atuação.

Evitando, assim, o aproveitamento errôneo do conhecimento artístico, de forma que não se use mais as Artes para organizar festas ou confeccionar cartões. Ela é área de conhecimento e necessita ser trabalhada, já que “Arte tem conteúdo, assim como todas as outras disciplinas, e esse conteúdo deve ser respeitado e estimulado, tanto quanto os outros” (BARBOSA, 2002, p. 109-110).

(9)

CONCLUSÃO

Este trabalho em condição de pesquisa em andamento, ainda não possui respostas delineadas.

1 A Pedagogia a Distância já iniciou as discussões para o oferecimento de novas turmas para 2010, no qual será realizado o processo seletivo nos vários pólos. Contudo, esta investigação direciona-se aos egressos e sua práticas, buscando estabelecer relação/avaliação a partir do currículo desenvolvido.

2 A dissertação de Mestrado intitulada “As Artes Visuais na Formação e Ação de Professores – Anos Iniciais: Um Olhar no Curso de Pedagogia – CE/UFSM” (WEISS, 2004), discuti e analisa esta relação entre os conhecimentos pedagógicos atrelados aos conhecimentos do ensino da arte para os anos iniciais.

3 É importante frisar que o espaço escolar é fundamental para o professor e este deve ser respeitado, conhecido, vivenciado, construído a partir das suas singularidades e particularidades que envolvem o social, o cultural, o político, o educacional, evidenciando sua realidade dialética.

Referências

ANGHINONI, Sara J. Práticas pedagógicas na educação infantil e a visualidade contemporânea. Passo Fundo: Universidade de Passo Fundo, 2006.

BARBOSA, Ana A. T. B. Interdisciplinariedade. In: BARBOSA, Ana Mae (org.). Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2002. p. 105-110.

BARRETO, Maria A. S. C.; AZEVEDO, Vanessa O. de. As diretrizes curriculares nacionais e o curso de Pedagogia da UFES: dilemas para a construção de práticas educacionais da/para a educação inclusiva. Disponível em: <

http://www.isecure.com.br/anpae/267.pdf>. Acesso em: 1 set. 2008.

BELLOCHIO, Cláudia R. Professor de anos iniciais de escolarização e a educação musical escolar: discutindo formação e práticas educacionais. In: CÔRREA, Ayrton D. Ensino de artes: múltiplos olhares. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2004. p.73-140.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em: 8 ago. 2008a.

BRASIL. Resolução CNE/CP Nº 1, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Disponível em:

<http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf>. Acesso em: 18 de ago. 2008b. BROHN, Jean Marie. O que é dialéctica? Lisboa: Antídoto, 1979.

FERRAZ, Maria Heloisa C. de T; FUSARI. Maria F de Rezende. Arte na educação escolar. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1999.

FOERSTE, Erineu. Pedagogia da Terra: um estudo sobre a formação superior de

professores do MST. Disponível em: < http://www.anped.org.br/reunioes/27/gt08/t084.pdf>. Acesso em: 20 ago. 2008.

FOERSTE, Gerda Margit Schütz. Leitura de imagens: um desafio à educação contemporânea. Vitória: EDUFES, 2004.

GAUTHIER, Clemente et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisa contemporânea sobre o saber docente. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 1998.

(10)

GOMES, Romeu. A análise de dados em pesquisa qualitativa. In: MINAYO, Maria C. de Souza (org) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 2000. p.67-80.

HERNÁNDES, Fernando. A construção da subjetividade docente como base para uma proposta de formação inicial de professores de artes visuais. In: OLIVEIRA, Marilda oliveira de; HERNANDEZ, Fernando. A formação do professor e o ensino das artes visuais. Santa Maria: UFSM, 2005. p.21-42.

______. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Trad. Jussata H. Rodrigues. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2002.

LÜDKE, Marli; ANDRÉ, Menga. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1996.

LUKÁCS, Georg. Introdução a uma estética marxista. Sobre a categoria da particularidade. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilazação Brasileira, 1978.

______. Ontologia do ser social. Os princípios ontológicos fundamentais de Marx. São Paulo: Ciências Humanas, 1979

MORETO, Charles. Formação de professores de séries iniciais do ensino fundamental na modalidade de educação aberta e a distância: um estudo sobre parceria entre

professores da escola básica e professores da universidade. 287 p. Dissertação (Mestrado em Educação UFES). Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2006.

______. Parceria no engendramento de uma educação sem distâncias: a experiência da UFES no Curso de Pedagogia/EAD. Disponível em: <

http://www.anped.org.br/reunioes/29ra/trabalhos/posteres/GT08-1971--Int.pdf>. Acesso em: 20 ago. 2008.

NETO, Otávio C. O trabalho de campo como descoberta e criação. In: MINAYO, Maria C. de S. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 17. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000. p. 51-66.

NUNES, Ana Luiza Ruschel. Pressupostos teóricos para o ensino das artes plásticas na escola brasileira. 1990. 187 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade

Federal de Santa Maria, Santa Maria, 1990.

RICHTER, Ivone Mendes. A pluralidade cultural e o ensino de Arte. In: CÔRREA, Ayrton D. Ensino de artes: múltiplos olhares. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2004. p.141-173.

TOURINHO, Irene. Perguntas que conversam sobre educação visual e currículo. In: OLIVEIRA, Marilda O de; HERNANDEZ, Fernando. A formação do professor e o ensino das artes visuais. Santa Maria: UFSM, 2005. p.107-118.

WEISS, Andréia. As artes visuais na formação e ação de professores – anos iniciais: um olhar no curso de pedagogia – CE/UFSM. 2004. 299 p. Dissertação (Mestrado em Educação UFSM). Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2004.

Andréia Weiss

Doutoranda em Educação-UFES/ES. Mestre em Educação-UFSM/RS. Professora Substituta da UFES. Graduação em Pedagogia-UFSM/RS. Participou das pesquisas: História da Arte: da Formação de Professores ao Desenvolvimento do Pensamento da Criança de Séries Iniciais do Ensino Fundamental e Universidade, Docência e a Didática do Ensino Superior.

Referências

Documentos relacionados

CARLA MARIA NUNES TAVARES, Presidente da Câmara Municipal da Amadora, faz público que, esta Câmara, em reunião extraordinária datada de 28 de outubro de 2016,

Para tanto alguns objetivos específicos foram traçados, sendo eles: 1 padronizar um protocolo de preparação de biblioteca reduzida ddRADSeq para espécies do gênero Cereus; 2 obter

Nesse contexto, o desenvolvimento de metodologias para o estabelecimento in vitro e criopreservação de espécies de butiá é uma ferramenta importante para garantir a conservação

 Verifique o nível de óleo do compactador, se o nível de óleo estiver baixo, completar com óleo SAE 20W/40.  Verificar o n ível de óleo do motor, se o n ível de óleo

A pesquisa se restringirá a elaboração e aplicação de modelo para a verificação de benefícios relacionados ao mercado, ao produto, aos clientes e aos fornecedores, após

(Professor de Direito da universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-RIO; e membro do grupo de trabalho de preparação do UNIDROIT... Nenhuma disposição dos presentes

Mestre e Doutor em Economia pela Faculdade de Economia, Administracao e Contabilidade da Universidade de Sao Paulo (FEA-USP), Marcio Bobik Braga e professor de Contabilidade Social

4.3 Indicações sobre cuidados médicos urgentes e tratamentos especiais necessários Não existe mais nenhuma informação relevante disponível.. SECÇÃO 5: Medidas de combate