• Nenhum resultado encontrado

Reflexões sobre a qualidade do diagnóstico da leishmaniose visceral canina em inquéritos epidemiológicos: o caso da epidemia de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, 1993-1997.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Reflexões sobre a qualidade do diagnóstico da leishmaniose visceral canina em inquéritos epidemiológicos: o caso da epidemia de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, 1993-1997."

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Reflexões sobre a qualidade do diagnóstico

da leishmaniose visceral canina em inquéritos

epidemiológicos: o caso da epidemia de Belo

Horizonte, Minas Gerais, Brasil, 1993-1997

Quality of diagnosis of canine visceral leishmaniasis

in epidemiological surveys: an epidemic

in Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil, 1993-1997

1 Pro g rama de Tre i n a m e n t o em Epidemiologia Ap l i c a d a aos Se rviços do SUS, Ministério da Saúde, Bra s í l i a , Bra s i l . 2 De p a rtamento de Ve t e r i n á r i a , Un i ve r s i d a d e Fe d e ral de Vi ç o s a , Vi ç o s a , Bra s i l .

C o r re s p o n d ê n c i a Paula Dias Be v i l a c q u a De p a rtamento de Ve t e r i n á r i a , Un i ve r s i d a d e Fe d e ral de Vi ç o s a . Av. P. H . Rolfs s/n, Campus UFV, Vi ç o s a , MG 3 6 5 7 0 - 0 0 0 , Bra s i l . p a u l a @ m a i l . u f v. b r

Waneska Al ex a n d re Al ves 1 Paula Dias Bevilacqua 2

A b s t r a c t

In Bra z i l , v i s c e ral leishmaniasis poses a seri-ous endemic and epidemic pro b l e m . In re c e n t years the disease has spread to seve ral St a t e s that had not previously re p o rted any human or animal cases. For canine surve y s , the Mi n-i s t ry of Health currently recommends use of the indirect immunofluorescence assay (IIF), with a sensitivity of 90-100% and specificity of 8 0 % . Use of IIF may decrease the effective n e s s of the Kala Azar Control Pro g ram by not de-t e c de-t i n g , and de-thus failing de-to sacrifice, f a l s e - n e g-a t i ve infected g-animg-als. On the other hg-and, t h e p ro g ram incorrectly identifies and leads to the u n w a r ranted sacrifice of false-positive unin-fected animals. Such uncertainties have al-ready led to disagreement over the Pro g ra m’s o b j e c t i ve s , such as the recommendation by some veterinarians that infected animals be t re a t e d . This work analyzes the quality of di-agnosis of canine epidemic surveys against the b a c k d rop of a visceral leishmaniasis epidemic in Belo Ho r i zo n t e , Minas Ge rais St a t e , f ro m 1993 to 1997.

Vi s c e ral Leishmaniasis; Di a g n o s i s ; Do g s

I n t ro d u ç ã o

A leishmaniose visceral (LV) é uma doença gra-ve, atingindo cri a n ç a s, adultos jovens ou pes-soas imunodeprimidas e, quando não tra t a d a , pode apresentar letalidade de 95%. Em cães, s e u p rincipal re s e rva t ó rio doméstico, há uma pre-valência significativa, sendo que muitos casos são assintomáticos ou oligossintomáticos 1 , 2 , 3.

Os diagnósticos humano e canino pre c o c e s se fazem necessários por se tratar de uma d o e n-ça que pode ser fatal para o ser humano, e por ser necessária a adoção de medidas de contro-le específicas sobre o re s e rva t ó rio doméstico da doença, incluindo seu sacrifício quando es-te se encontra infectado.

Leishmaniose visceral: zoonose

de caráter re e m e rgente e emerg e n t e

In i c i a l m e n t e, a LV foi descrita como uma doen-ça esporádica, do ambiente silve s t re ou ru ra l , atingindo indiferentemente seres humanos ou cães que vivessem em contato íntimo com a mata 4; posteri o rmente foi cara c t e rizada como de ocorrência endêmica, com surtos epidêmi-cos esporádiepidêmi-cos, em zonas de “ b o q u e i r ã o” de á reas ru rais do No rdeste bra s i l e i ro 5.

(2)

apre-sentando incidência crescente nos últimos a n o s nas áreas onde ocorria tradicionalmente; ex-pansão geográfica para os estados mais ao sul do país e também um franco processo de urba-nização em cidades localizadas em regiões dis-t i n dis-t a s, como o No rdesdis-te e o Su d e s dis-t e. Cidades como: Boa Vista e Santarém (Região No rte); Te-rezina, São Luiz, Natal e Aracaju (Região No r-deste); Montes Claro s, Belo Ho ri zo n t e, Ara ç u a í , Sabará, Pe rdões e Rio de Ja n e i ro (Região Su d e s-te) e Cuiabá (Região Ce n t ro - Oess-te) já vive n c i a-ram ou vivenciam, re c e n t e m e n t e, epidemias de LV humana e canina 6 , 7 , 8 , 9 , 1 0 , 1 1.

Crescem também, o número de casos de in-fecção concomitante por HIV (vírus da imuno-deficiência humana) e L e i sh m an i a, faze n d o com que a co-infecção entre HIV-L e i sh m an i a

seja considerada como doença infecciosa e m e r-g e n t e. A manifestação clínica mais fre q ü e n t e na co-infecção é a LV, apesar de que várias for-mas cutâneas da doença também já foram des-c ri t a s. Este quadro é bastante signifides-cativo nos países do sul europeu, onde mais de 70% dos casos de LV em adultos estão relacionados com HIV/AIDS e 9% de todos os pacientes com A I D S s o f rem de LV re c é m - a d q u i rida ou que foi re a t i-vada de uma infecção antiga 1 2.

A sobreposição das áreas geográficas de ocorrência de leishmanioses e HIV/AIDS tem sido recentemente acentuada pelo processo de urbanização vivenciado pela pri m e i ra e pela ru-ralização da segunda. O significado epidemio-lógico desta expansão simultânea, demostra d o por vários estudos, reside no fato de que os pa-cientes com HIV/AIDS, que vivem em áreas en-dêmicas de leishmanioses, apresentam maior risco de manifestá-las e que a co-infecção en-t re HIV-L e i sh m an i aa c e l e ra o curso clínico da infecção por HIV 1 2 , 1 3. Dessa forma, as leish m a-nioses têm ganhado importância como infec-ção oportunística entre pacientes com infecç ã o por HIV que vivem ou vive ram em áreas consi-d e raconsi-das enconsi-dêmicas para essas para s i t o s e s.

O diagnóstico e sua história

Até a década de 30, o diagnóstico humano e os i n q u é ritos caninos eram realizados por meio dos exames diretos como a punção de fígado, de baço e o raspado de pele. Esses exames são s e g u ros quanto à positividade dos casos, mas não eficazes para realizar uma cobert u ra total dos animais positivos 1 4.

O exame soro l ó g i c o, realizado pela re a ç ã o de fixação do complemento (RFC), foi utilizado pela pri m e i ra vez, para diagnosticar a LV hu-mana, em 1938. Em 1957, pesquisadores bra s

i-l e i ros descre ve ram a RFC para inquéritos cani-n o s, com acani-ntígecani-no extraído do bacilo da tuber-c u l o s e, tuber-contuber-cluindo que, esta tétuber-cnituber-ca possuía sensibilidade e especificidade melhores que os exames dire t o s. Com a demonstração da possi-bilidade de aplicação da RFC em eluatos de sangue colhidos em papel de filtro, essa técni-ca tornou-se largamente difundida 1 5, com a vantagem sobre os demais métodos soro l ó g i-cos de não apresentar reações cruzadas com o u t ras enferm i d a d e s, mesmo quando se utili-zam antígenos heterólogos 1 6 , 1 7 , 1 8 , 1 9 , 2 0.

Co n t u d o, reações cruzadas em títulos bai-xos com a doença de Chagas e a leishmaniose tegumentar americana (LTA) podem ocorre r. Nos casos de LV, comumente são observados tí-tulos elevados de anticorpos no soro, gera lm e n-te superi o res a 1:80, sendo que títulos inferi o-res a esse necessitam de confirmação por ou-t ras meou-todologias 3.

A reação de imunofluorescência indire t a (RIFI), utilizada a partir da década de 60 3, de-m o n s t ra sensibilidade que va ria de 90 a 100% e especificidade aproximada de 80% para amos-t ras de soro 2 1 , 2 2. A especificidade desse teste é p rejudicada devido à presença de reações cru-zadas com doenças causadas por outros tri p a-n o s s o m a t í d e o s, como o da doea-nça de Chagas e os da LTA 2 1 , 2 3. A utilização de formas amasti-gotas de L . (L.) donovani c omo antígeno nas RIFI aumenta significativamente a sensibilida-d e, sem persensibilida-der a especificisensibilida-dasensibilida-de sensibilida-do teste, re s u l-tando numa maior precocidade do diagnóstico f rente a animais assintomáticos ou oligossin-tomáticos 2 4.

A necessidade de uma técnica com alta sensibilidade e especificidade fez surg i r, a par-tir da década de 70, muitos estudos avaliando e a p ri m o rando o ELISA-padrão, assim como, as d i versas va riações de ELISA: Dot-ELISA, fucose manose ligant-ELISA ou FML-ELISA, bov i n e s u b m a x i l l a ry mucin-ELISA ou BSM-ELISA, Fast-ELISA, micro ELISA, entre outras 1 7 , 1 8 , 2 5 , 2 6 , 2 7 , 2 8 , 2 9 , 3 0. A utilização de antígenos re c o m b i-nantes ou purificados como as glicopro t e í n a s de membranas gp63, gp72, gp70 e rK39 especí-ficas do gênero L e i sh m an i a, melhoram a sensi-bilidade e a especificidade da técnica. En t re-t a n re-t o, reações cruzadas com enfermidades c a u-sadas por outros tripanossomatídeos podem ainda ocorrer 2 1 , 3 1 , 3 2 , 3 3.

(3)

s e n s í vel e específico como o ELISA 2 2 , 3 5. A g ra n-de vantagem n-desse teste está na sua simplicid a-de e baixo custo, quando comparado aos outros. A perf o rmance dos testes diagnósticos uti-lizados atualmente é, em muito, limitada pelo antígeno utilizado na técnica. De uma form a g e ral, são utilizados parasitos totais ou lisados, o que interf e re na expressão da especificidade do teste, não alcançando este o valor de 100% 3 6. A identificação de antígenos dominantes, que se cara c t e rizam por induzir a formação de anticorpos específicos detectáveis nos testes s o ro l ó g i c o s, tem contribuído para melhorar os testes diagnósticos. O mais potente e pro m i s-sor antígeno s-soro l ó g i c o, o rk39 clonado de L . c h a g a s i, possui epítopos de alta densidade. A p roteína A conjugada com ouro coloidal, como sistema de detecção deste antígeno, perm i t e uma ligação com o anticorpo específico em se-gundos e a totalidade do teste pode ser com-pletada entre 1-10 minutos. Este método, o TRALd, vem sendo testado no Brasil 3 6.

Re c e n t e m e n t e, desenvo l veu-se a técnica de PCR (reação em cadeia polimerase), que é a mais específica e sensível. Com essa técnica é p o s s í vel identificar e ampliar seletivamente o DNA do cineplasto do parasita. In f e l i z m e n t e, suas limitações para uso em inquéritos epide-miológicos se baseiam no custo, disponibilida-de disponibilida-de re a g e n t e s, equipamentos e pouca adap-tabilidade do método ao campo 3 6.

Apesar da grande va riedade de testes já de-s e n vo l v i d o de-s, de-seja no pade-sde-sado, de-seja maide-s re c e n-t e m e n n-t e, a RIFI ainda é o n-tesn-te de eleição para ser utilizado em inquéritos epidemiológicos por reunir uma série de vantagens como: ser de fácil execução, rápido, bara t o, apresenta ade-quadas sensibilidade e especificidade, quando c o m p a rado com outras técnicas.

Aspectos relacionados ao controle

da leishmaniose visceral

As campanhas de controle para a LV no Bra s i l t i ve ram seu início na década dos anos 50, sen-do os Estasen-dos sen-do Ceará e de Minas Ge rais os p rincipais alvos das atividades planejadas e de-s e n vo l v i d a de-s. En t re t a n t o, durante a década de 60, as ações foram interrompidas e apenas em 1982, o pro g rama foi re t o m a d o, quando a ex-tinta Su p e rintendência de Co n t role de En d e-mias (SUCAM) detectou um aumento do nú-m e ro de casos de LV no Brasil 1 1 , 3 7.

At u a l m e n t e, o Mi n i s t é rio da Saúde (MS), por intermédio da FUNASA (Fundação Na c i o-nal de Saúde) e de Se c re t a rias Estaduais e Mu-nicipais de Sa ú d e, realiza o Pro g rama de Co

n-t role da LV cenn-trado nas seguinn-tes medidas: d iminuir a densidade populacional do ve t o r, identificação e eliminação dos cães infectados e identificação e tratamento das pessoas doen-tes 1 0 , 3 8.

O teste diagnóstico recomendado pelo MS p a ra ser utilizado nos inquéritos caninos é a RIFI. A despeito das reconhecidas va n t a g e n s a p resentadas por esta técnica, como facilidade na execução, ra p i d ez na emissão de re s u l t a d o s e baixo custo, alguns problemas existem com relação à sua pre c i s ã o, expressos numa sensi-bilidade que va ria de 90-100% e numa especifi-cidade de 80% para amostras de soro 2 1 , 2 2 , 3 8.

A epidemia de LV humana e canina vive n-ciada em Belo Ho ri zo n t e, Minas Ge ra i s, re p re-senta uma situação interessante a ser exempli-ficada, por ter suscitado uma série de debates, por parte dos clínicos ve t e ri n á rios de peque-nos animais, com relação à validade do teste diagnóstico RIFI, utilizado pela Se c re t a ria Mu-nicipal de Saúde de Belo Ho ri zonte (SMS-BH).

Segundo esses pro f i s s i o n a i s, o teste estari a identificando grande número de animais falsos p o s i t i vos e, sendo assim, não seria o mais es-pecífico para o diagnóstico da LV, pois poderi a a p resentar reação cruzada com outras enfer-m i d a d e s, coenfer-mo a LTA ou a doença de Chagas. Essas incert ezas gera ram atitudes como a não indicação do sacrifício de animais positivo s, a o rientação para que os pro p ri e t á rios re t i ra ss e m os cães positivos do município e inclusive, a re-comendação de tratamento desses animais 3 9.

Du rante o período de 1993 a 1997, fora m realizadas pesquisas sorológicas para detecção de animais positivo s, como parte das ações do p ro g rama de controle desenvolvido pela pre-f e i t u ra. Nesse período, de um total de 415.683 cães examinados, 15.117 foram identificados como positivo s. Co n s i d e rando a pre va l ê n c i a ve rificada no período acima (3,64%), os va l o re s p re d i t i vos positivo e negativo da RIFI são, re s-p e c t i va m e n t e, 14,5% e 99,5%, calculados con-f o rme So a res & Si q u e i ra 4 0. Ve rificamos que dos 400.566 animais diagnosticados como negati-vo s, 2.003 seriam, na ve rd a d e, falsos negatinegati-vo s e dentre os 15.117 positivo s, 12.925 seriam fal-sos positivo s. De fato, corro b o rando as suspei-tas levantadas pelos clínicos ve t e ri n á rios de pequenos animais.

(4)

ele-vado (99,5%), tanto pelo fato da sensibilidade da RIFI ser alta (90-100%) como pelo fato da p re valência da doença canina ser baixa ( 3 , 6 4 % ) . O oposto é ve rificado para o valor pre d i t i vo po-s i t i vo, cujo valor de 14,5% pode po-ser explicado pela menor especificidade da RIFI (80%) e tam-bém pelo fato da pre valência da LV canina ser baixa em Belo Ho ri zo n t e.

Nesse contexto, podemos afirmar que exis-te uma elevada confiança no resultado negati-vo de um animal, não sendo ve rdade tal asser-t i va para um cão que apresenasser-te exame com re-sultado positivo para LV pela RIFI. Como im-plicações práticas nas atividades de contro l e da LV canina na capital mineira, o pro g rama s a-c rifia-cou 12.924 animais falsos positivos e deixo u de sacrificar 2.003 animais falsos negativo s.

Os números acima chamam a atenção pela d i f e rença, entre t a n t o, não podemos deixar de examiná-los à luz do fato de que a LV é uma zoonose e, associada à epidemia canina, a Ci-dade de Belo Ho ri zonte também vivenciou u m a epidemia humana, com 169 casos diagnostica-dos no período de 1994 a 1997 e 17 óbitos, sen-do que ambos os eventos ainda acometem o município 1 0 , 3 9 , 4 1.

A questão que se coloca frente à situação de sacrifício de animais falsos positivos é a necessi-dade de apri m o ramento das técnicas diagnósti-c a s, prindiagnósti-cipalmente no que diagnósti-condiagnósti-cerne à espediagnósti-cifi- especifi-cidade do teste utilizado para detecção do reser-va t ó rio animal, uma vez que essa pro p ri e d a d e i n t e rf e re no valor pre d i t i vo positivo do teste. De f a t o, a história demonstra a preocupação dos p e s q u i s a d o res com essa questão, como o tra-balho desenvolvido por Si l va 3 6com antígenos mais específicos ou mesmo a aplicação da téc-nica do PCR para o diagnóstico da LV canina.

En t re t a n t o, mesmo a utilização de técnicas mais sensíveis e específicas ainda apre s e n t a ri a resultados falsos positivo s, no contexto da epi-demia de Belo Ho ri zo n t e, ou de qualquer outra á rea que conviva com va l o res baixos de pre va-lência da doença.

A identificação e sacrifício do cão são ativi-dades preconizadas pelo MS para o controle da LV humana. Essa recomendação está re s p a l d a-da, dentre outra s, na consideração de que o c ã o é um importante re s e rva t ó rio da doença para o ser humano e na demonstração de que a doen-ça canina precede a doendoen-ça humana, sendo a p ri m e i ra um dos re s p o n s á veis pelo avanço tan-to espacial como temporal da segunda. Na epi-demia de LV em Belo Ho ri zo n t e, essa associa-ção foi muito bem demonstrada no trabalho de Ol i ve i ra et al. 4 2.

Nesse contexto, para que as ações de con-t role da doença humana sejam efecon-tivas e

al-cancem resultado adequado, é inevitável o sa-c rifísa-cio de animais falsos positivo s. A sa-crítisa-ca ou insatisfação geradas com o sacrifício de ani-mais assim cara c t e rizados pode ser minimiza-da se considera rmos que a menor especificiminimiza-da- especificida-de da RIFI é especificida-devida, em part e, à existência especificida-de reações cruzadas com doenças causadas por o u t ros tri p a n o s s o m a t í d e o s, como a doença de Chagas e a LTA, ou seja, os animais falsos posi-t i vos para LV, podem ser, por seu posi-turn o, posiposi-ti- positi-vos para essas enferm i d a d e s. Da mesma form a que para a LV canina, o sacrifício do cão positi-vo para doença de Chagas e LTA também é re-comendado por não existir tratamento eficaz e o animal também constituir importante re s e r-va t ó rio dessas doenças para o ser humano.

Apesar de ser esse o aspecto privilegiado na contestação das ações de controle da LV huma-na desenvolvidas pela pre f e i t u ra de Belo Ho ri-zo n t e, a existência de animais falsos negativo s é um problema que também chama a atenção. Co n s i d e rando o valor pre d i t i vo negativo da RIF I , mesmo atingindo valor elevado como 99,5%, no período de 1993 a 1997, foram detectados 2.003 animais falsos negativos e que, assim, n ã o f o ram sacri f i c a d o s. Não se pode deixar de con-s i d e rar que a permanência decon-scon-secon-s animaicon-s no ambiente epidêmico pode certamente ter c o m-p rometido a eficácia do m-pro g rama de contro l e da LV em Belo Ho ri zo n t e, contribuindo para a manutenção de focos da doença e, conseqüen-t e m e n conseqüen-t e, fonconseqüen-tes de infecção para pessoas e ou-t ros cães.

C o m e n t á r i o s

Os dados re l a t i vos à morbidade da LVA no país não são pre c i s o s, o que dificulta as estra t é g i a s de controle a serem adotadas nas regiões onde a doença ocorre. In q u é ritos epidemiológicos baseados no diagnóstico labora t o rial, em po-pulações humanas e caninas sob risco de t ra n s-m i s s ã o, são necessários para avaliar a extensão do problema. Os profissionais e pesquisadore s se esbarram na escolha de um método apro-priado, simples, sensível e específico, que poss i-bilite o diagnóstico não apenas dos casos ava n-ç a d o s, mas também dos iniciais, oligossinto-mático e assintooligossinto-máticos.

(5)

conhe-cimento da distribuição geográfica, cientistas vêm desenvolvendo técnicas cada vez mais s e n-s í ve i n-s, en-specífican-s e de fácil execução.

O b s e rva - s e, apenas re c e n t e m e n t e, o pro-g resso e aperfeiçoamento de técnicas para o diagnóstico da LV humana e canina como ob-jeto de interesse de pesquisas nacionais e in-t e rn a c i o n a i s. O que dive rge da consin-tain-tação de que os indicadores de morbi-mortalidade des-se agra vo são indubitavelmente alarmantes em nosso meio e em outros países em desenvo l v i-mento já há muitas décadas.

A avaliação dos va l o res pre d i t i vos é um ra-ciocínio elaborado pelo clínico, notadamente quando se considera a recomendação de tra t a-mentos que possam re p resentar altos inve s t i-mentos ou riscos à saúde.

No caso da LV canina, zoonose com re p e r-cussão considerável na saúde humana, os va-l o res pre d i t i vos dos testes teriam um pequeno s i g n i f i c a d o, uma vez que não há tra t a m e n t o eficaz contra a doença, sendo considerada in-c u r á vel até o momento.

Os indicadores de sensibilidade e especifi-cidade de um teste devem ser, por sua vez, ana-lisados atentamente quando da escolha de um teste diagnóstico para ser utilizado num pro-g rama de controle de qualquer enferm i d a d e.

Pa ra a LV canina, um teste que apre s e n t e e l e vada sensibilidade deve ser pre f e rido para os inquéritos epidemiológicos. Esta medida vi-sa a obter uma menor taxa de cães falsos nega-t i vo s. A alnega-ta sensibilidade evinega-taria que animais p o s i t i vos não permanecessem como fontes de infecção para o vetor e desse para o ser huma-no e outros animais.

O indicador especificidade deve também ser observado e ser, pre f e re n c i a l m e n t e, o mais e l e vado possível. En t re t a n t o, a existência de animais falsos positivo s, para a eficiência de um pro g rama de contro l e, é menos pro b l e m á-tica, podendo-se recomendar para os inquéri-tos caninos testes com especificidade menor, quando comparada com a sensibilidade.

A RIFI, teste indicado pelo MS para leva n-tamentos epidemiológicos e diagnósticos da LV canina, reúne essas características: va l o res ele-vados de sensibilidade (90-100%) e va l o res me-n o res de especificidade (80%) para amostras de s o ro. Adicionalmente é conhecido que a iden-tificação de indivíduos falsos positivos pela RI-FI se deve a reações cruzadas entre LV e duas o u t ras importantes zoonoses: LTA e doença de C h a g a s.

Esse fato pode ser inconveniente quando os objetivos são os levantamentos epidemioló-gicos e o conhecimento da distribuição espa-cial da LV, da LTA ou da doença de Chagas nos re s e rva t ó rios caninos, já que as áreas de conc o-mitância dessas doenças são comuns em nos-so país.

Por outro lado, as falhas de especificidade das técnicas são minimizadas pois as três zo o-n o s e s, eo-ndêmicas o-no Brasil, apreseo-ntam a es-pécie canina como re s e rva t ó rios do parasita e fontes de infecção para o ser humano e outro s a n i m a i s, não havendo tratamento eficiente pa-ra as enfermidades caninas. Po rt a n t o, faz-se n e c e s s á rio a conseqüente eliminação (sacri f í-cio) dos animais infectados para se alcançar re-sultados efetivos nas ações de controle re l a c i o-nadas a esses agra vo s.

R e s u m o

No Bra s i l , a leishmaniose visceral (LV ) apresenta qua-d ros gra ves qua-de enqua-demias e epiqua-demias have n qua-d o, nos úl-timos anos, uma propagação da doença por vários es-tados que antes não possuíam casos de pessoas e ani-m a i s . O Ministério da Saúde re c o ani-m e n d a ,p a ra os iquéritos caninos, o uso da reação de imunofluore s c ê n-cia indireta (RIFI), a p resentando sensibilidade de 90-100% e especificidade de 80% para amostras de soro. A utilização da RIFI pode comprometer a efetividade do Pro g rama de Controle do Calazar por estar deixando de detectar e sacrificar animais infectados (falsos ne-g a t i vo s ) . Por outro lado, o pro ne-g rama estaria

identifi-cando e recomendando o sacrifício de animais não in-fectados (falsos positivo s ) . Essas incertezas já gera ra m atitudes como a não indicação do sacrifício de ani-mais positivos e a recomendação de tratamento desses animais por parte de clínicos ve t e r i n á r i o s . Este tra b a-lho tem como objetivo refletir sobre a qualidade do diagnóstico de inquéritos epidemiológicos caninos, tendo como pano de fundo a epidemia de LV que ocor-re no Município de Belo Ho r i zo n t e , Minas Ge ra i s ,d e s-de 1993.

(6)

R e f e r ê n c i a s

1 . Pessôa SB, Ma rtins AV. Pa rasitologia médica. 11a

Ed. Rio de Ja n e i ro: Gu a n a b a ra Koogan; 1982.

2 . Badaró R, Du a rte MIS. Leishmaniose viscera l

(calazar). In: Ve ronesi R, Focaccia R, org a n i z a d o-re s. Tratado de infectologia. São Paulo: At h e n e u ; 1996. p. 1234-59.

3 . Ge n a ro O. Leishmaniose visceral. In: Ne ves DP,

Melo AL, Ge n a ro O, Linardi PM, org a n i z a d o re s. Pa rasitologia humana. Rio de Ja n e i ro: Livra ri a Atheneu; 2000. p. 56-72.

4 . Si l va JR. Leishmaniose visceral (calazar). Rio de

Ja n e i ro: Se rviço Nacional de Educação Sa n i t á ri a ; 1 9 5 7 .

5 . Deane LM. Leishmaniose visceral no Brasil,

estu-dos sobre re s e rva t ó rio e tra n s m i s s o res re a l i z a d o s no Estado do Ceará. Rio de Ja n e i ro: Se rviço Na-cional de Educação Sa n i t á ria; 1956.

6 . Ma rzochi MCA, Coutinho SG, Souza WJS, To l e d o

LM, Grimaldi Júnior G, Momen H. Canine viscer-al leishmaniasis in Rio de Ja n e i ro, Brazil. Clinicviscer-al, p a rasitological, therapeutical and epidemiologi-cal findings (1977-1983). Mem Inst Oswaldo Cru z 1985; 80:349-57.

7 . Costa CH, Pe re i ra HF, Araújo MV. Epidemia de

leishmaniose visceral no Estado do Piauí, Bra s i l , 1980-1986. Rev Saúde Pública 1990; 24:361-72.

8 . Se c re t a ria Municipal de Sa ú d e. Leishmaniose

vis-c e ral. Belo Ho ri zonte: Se vis-c re t a ria Munivis-cipal de Saúde; 1994.

9 . Cosenza GW. Leishmaniose visceral em Belo

Ho-ri zo n t e. Boletim epidemiológico 1995; 4:4-6. 1 0 . Ol i ve i ra CDL, Pessanha JE, Costa IO. Hi s t ó ri c o

das ações e metodologias propostas e adotadas no controle da leishmaniose visceral no Mu n i c í-pio de Belo Ho ri zo n t e, 1993 a 1998. Belo Ho ri-zonte: Se c re t a ria Municipal de Saúde; 1998. 1 1 . Mi n i s t é rio da Sa ú d e. Evolução temporal das

do-enças de notificação compulsória no Brasil de 1 9 8 0 a 1998. Boletim Epidemiológico 1999; 3 (Ed i ç ã o E s p e c i a l ) .

1 2 . Wolday D, Be rhe N, Akuffo H, Britton S. Leishma-nia-HIV interaction: immunopathogenic mecha-n i s m s. Pa rasitol Today 1999; 15:182-7.

1 3 . World Health Organization. The current global situation of HIV/AIDS pandemic. Wkly Ep i d e m i o l Rec 1997; 72:357-60.

1 4 . Adler S, Theodor O. In vestigations on mediter-ranean kala-azar. VI. canine visceral leishmania-s i leishmania-s. Proc R Soc Lond 1932; 110:402-12.

1 5 . Nu s s e n z weig V, Nu s s e n weig RS, Alencar JE. Leish-maniose visceral nos arre d o res de Fo rt a l eza, Es-tado do Ceará: inquérito sorológico utilizando a reação de fixação do complemento com antígeno e x t raído do bacilo de tuberc u l o s e. Observa ç õ e s s o b re o diagnóstico e epidemiologia da doença. O Hospital 1957; 52:47-69.

1 6 . Flemmings BJ, Pappas MG, Keenan CM, Ho c k-m e yer WT. Ik-mk-mune cok-mplex decok-mplek-menta- decomplementa-tion of canine sera for use in a complement – fix-ation test for diagnosis of visceral leishmaniasis. Am J Trop Med Hyg 1984; 5:553-9.

1 7 . Ho c k m e yer WT, Wellde BT, Sa bwa CLA. Co m p l e-ment fixation test for visceral leishmaniasis using homologous parasite antigen I. Ann Trop Me d Pa rasitol 1984; 78:489-93.

1 8 . Pappas MG, Ha j k owski RR, Cannon LT, Ho c k m e y-er WT. Dot enzyme-linked immunosorbent assay ( D o t - Elisa): comparison with standard Elisa and complement fixation assays for the diagnosis of human visceral leishmaniasis. Vet Pa rasitol 1984; 1 4 : 2 3 9 - 4 9 .

1 9 . Smith DH, Wellde BT, Sa bwa CL, Re a rdon MJ, Ho c k m e yer WT. A complement fixation test for v i s c e ral leishmaniasis using homologous para s i t e antigen II. Results in an endemic area in Ke n y a . Ann Trop Med Pa rasitol 1984; 78:495-500. 2 0 . Pappas MG, Cannon LT, Ho c k m e yer WT, Sm i t h

DH. Evaluation of complement fixation pro c e-d u res for the e-diagnosis of visceral leishmaniasis. Ann Trop Med Pa rasitol 1985; 79:147-51. 2 1 . Mohammed AR, Wright EP, Abdel Rahman AM,

Kolk A, Laarman JJ, Pondman KW. Se ro a d i g n o s i s of Sudanese visceral and mucosal leishmaniasis: c o m p a rision of El i s a - i m u n o f l u o rescence and in-d i rect haemagglutination. Trans R Soc Trop Me in-d Hyg 1986; 80:271-4.

2 2 . Ha rith AE, Kolk AHJ, Laarman JJ. Evaluation of a newly developed direct agglutination test (DAT) for s e rodiagnosis and sero-epidemiological studies of v i s c e ral leishmaniasis: comparison with IFAT and Elisa. Trans R Soc Trop Med Hyg 1987; 81:603-6. 2 3 . Costa CA, Ge n a ro O, Lana M, Magalhães PA, Di a s

M, Michalick MSM, et al. Leishmaniose viscera l canina: avaliação da metodologia sorológica uti-lizada em inquéritos epidemiológicos. Rev So c Bras Med Trop 1991; 24:21-5.

2 4 . Fe rn á n d ez P é rez FJ, Me n d ez S, Fuent C, Gómez -Mu ñ oz MT, Cu q u e rella M, Aluanda JM. Sh o rt

re-C o l a b o r a d o re s

W. A. Alves dedicou-se ao levantamento bibliográfico p a ra o trabalho e elaborou a parte re f e rente ao re f e-rencial teóri c o, e P. D. Bevilacqua foi re s p o n s á vel pela redação da discussão, revisão final do texto e

(7)

p o rt: improved diagnosis and follow-up of canine leishmaniasis using amostigote-based indire c t i m m u n o f l u o re s c e n s e. Am J Trop Med Hyg 1999; 6 1 : 6 5 2 - 3 .

2 5 . Hommel M, Peters W, Ranque J, Quilici M, Lan-otte G. The micro - Elisa technique in the sero d i-agnosis of visceral leishmaniasis. Ann Trop Me d Pa rasitol 1978; 72:213-8.

2 6 . Pappas MG, Ha j k owski RR, Diggs CL, Ho c k m e ye r WT. De velopment of an antigen conserva t i ve en-zyme immunoassay (Dot-Elisa) for the rapid di-agnosis of visceral leishmaniasis. Trans R So c Trop Med Hyg 1983; 77:425-6.

2 7 . Nu ri t - Rachamin S, Jaffe CL. Se rodiagnosis of ca-nine visceral leishmaniasis in Po rtugal: compari-son of three methods. Ann Trop Med Pa ra s i t o l 1988; 85:503-8.

2 8 . Scott JM, Sh reffler WG, Ghalib HW, Badaró R, Reed SG. A rapid and simple diagnostic test for a c t i ve visceral leishmaniasis. Am J Trop Med Hy g 1991; 44:272-7.

2 9 . Ca b re ra GP, Si l va VO, Costa RT, Ge n a ro O. The fu-cose mannose ligant-Elisa in the diagnosis and p rognoses of canine visceral leishmanasis in Brazil. Am J Trop Med Hyg 1999; 61:296-301. 3 0 . Chatterjee M, Baneth G, Mandal C. Di a g n o s t i c

and prognostic potential of antibodies against o-acetylated sialic acids in canine visceral leishma-niais in canine visceral leishmaniasis. Vet Im-munol Immunopathol 1999; 70:55-6.

3 1 . Jaffe CL, Zalis M. Use of purified parasite pro t e i n s

f rom Leishmania donova n ifor the rapid sero d

i-agnosis of visceral leishmaniasis. J Infect Di s 1988; 157:1212-20.

3 2 . Badaró R, Benson D, Eulálio MC, Fre i re M, Cu n h a S, Netto EM. rK39: a clone antigen Leishmania chagasi that predicts active visceral leishmania-s i leishmania-s. J Infect Dileishmania-s 1996; 173:758-62.

3 3 . Oze n zoy S. Se rodiagnosis and epidemiology of v i s c e ral leishmaniasis in Tu rk e y. Am J Trop Me d Hyg 1998; 59:363-9.

3 4 . Safi SH, Evans DA. A comparison of the direct ag-glutination test and enzyme-linked immunosor-bent assay in the sero-diagnosis of leishmaniasis in the Sudan. Trans R Soc Trop Med Hyg 1989; 8 3 : 3 3 4 - 7 .

3 5 . Evans TG, Vasconcelos AB, Vasconcelos AW. Ca-nine visceral leismaniasis in northeast Brazil: as-sessment of serodiagnostic methods. Am J Tro p Med Hyg 1990; 42:118-23.

3 6 . Si l va JCF. Leishmaniose visceral canina no Mu-nicípio de Montes Claro s, Minas Ge ra i s, Bra s i l [ Di s s e rtação de Me s t rado]. Belo Ho ri zonte: In s t i-tuto de Ciências Bi o l ó g i c a s, Un i versidade Fe d e ra l de Minas Ge rais; 1997.

3 7 . L a c e rda MM. The Brazilian leishmaniasis contro l p ro g ram. Mem Inst Oswaldo Cruz 1994; 89:489-9 5 .

3 8 . Mi n i s t é rio da Sa ú d e. Co n t ro l e, diagnóstico e

tra-tamento da leishmaniose visceral (calazar). 2a Ed .

Brasília: Fundação Nacional de Saúde; 1996. 3 9 . Bevilacqua PD. Leishmaniose visceral: intere s s e s

públicos e interesses pri vados na construção so-cial de uma epidemia em Belo Ho ri zonte [Tese de D o u t o rado]. Belo Ho ri zonte: Escola de Ve t e ri n á-ria, Un i versidade Fe d e ral de Minas Ge rais; 1999. 4 0 . So a res JF, Si q u e i ra AL. In t rodução à estatística

médica. 1aEd. Belo Ho ri zonte: De p a rtamento de

Estatística, Un i versidade Fe d e ral de Minas Ge-rais; 1999.

4 1 . Si l va ES, Gontijo CMF, Pacheco RS, Fiuza VO P, Brazil RP. Vi s c e ral leishmaniasis in the Me t ro p o l i-tan Region of Belo Ho ri zo n t e, state of Minas Ge-ra i s, BGe-razil. Mem Inst Oswaldo Cruz 2001; 96:285-9 1 .

4 2 . Ol i ve i ra CDL, Assunção RM, Reis IA, Proietti FA . Spatial distribution of human and canine viscera l leishmaniasis in Belo Ho ri zo n t e, Minas Ge ra i s s t a t e, Brasil, 1994-1997. Cad Saúde Pública 2001; 1 7 : 1 2 3 1 - 9 .

Recebido em 18/Fe v / 2 0 0 3

Referências

Documentos relacionados

A impressão que Rodrigues da Silveira Aposentára-se ainda forte e capaz de dava á primeira vista não era das me- continuar a prestar bons serviços á causa

A aposta é feita nos modos de vida ainda não instituídos como normais, padrões para a sociedade atual, mas que sim podem produzir uma relação mais produtiva

Os resultados mostraram que Campuloclinium chlorolepis (Asteraceae), que possui raízes tuberosas, e Galianthe grandifolia (Rubiaceae), que apresenta um xilopódio,

Caso seja negativo, estaríamos con- cluindo que alunos com menores escores são mais propícios a acertar determinado item do que alunos com escores mais alto, o que pode ser um

O presente trabalho tem como objetivo a criação de uma caixa reversora de rotação em um triciclo adaptado que possibilite manobras de ré de forma fácil, segura e confortável para o

Existem INS outros fatores pré-analíticos que podem provocar erros ou variações nos resultados dos exames, dentre eles: Identificação: Para evitar erros, é

As it was not relevant to know the absolute temperature value during the welding, but it was necessary to know the infrared emissions variations, the graphs

Assim, dentro da problemática do descarte indiscriminado de óleo lubrificante automotivo, foi realizada uma aplicação de questionário em postos de combustíveis e centros