• Nenhum resultado encontrado

Qual o papel dos memes na discussão política

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Qual o papel dos memes na discussão política"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

ĚXPŘĚȘȘǾ (ĦȚȚPȘ://ẄẄẄ.ŇĚXǾJǾŘŇǺĿ.ČǾM.BŘ/ĚXPŘĚȘȘǾ/)

Ana Freitas

 14 Mai 2016 (atualizado 15/Mai 00h11)

Měměș ǻjųđǻm ǻ ŀįđǻř čǿm fřųșțřǻçõěș ě țǿřňǻm ǻ pǿŀíțįčǻ mǻįș 'čǿǿŀ', mǻș

ǿ đěbǻțě pǿđě fįčǻř řǻșǿ

Qųǻŀ ǿ pǻpěŀ đǿș měměș ňǻ đįșčųșșãǿ

pǿŀíțįčǻ

Imagine a seguinte cena: em 2030, um jovem de 15 anos se aproxima da mãe e pede ajuda com o dever de história, uma redação sobre o conturbado momento político no Brasil entre 2015 e 2016. “Achei que você nunca fosse perguntar”, diz a mãe, comovida, enquanto abre a pasta “Memes 2016” no computador.

A piada veio do Twitter, mas ilustra com precisão a maneira como uma fatia da internet brasileira lida com o furacão político que está passando pelo país: com memes, as fotos com texto por cima que nesse caso ridicularizam ideologias e políticos, fazem referências à cultura pop e se tornaram quase onipresentes nas redes sociais.

Os memes políticos são uma forma de marketing de ideologia produzido pelos usuários comuns. Como efeito colateral, ajudam a lidar com a frustração

(https://www.nexojornal.com.br/expresso/2016/04/17/Cansado­de­debater­pol%C3%ADtica­ Voc%C3%AA­n%C3%A3o­est%C3%A1­sozinho) causada pelo momento político e a aproximar a narrativa política do entretenimento, o que gera mais interesse e aproximação do tema por parte da sociedade. Mas também podem contribuir para a polarização da discussão política.

(2)

Os memes são o equivalente cultural de um gene biológico, um fragmento de informação cujo maior objetivo é se replicar, de acordo com o biólogo Richard Dawkins, que definiu o conceito em 1976 ­ antes da cultura digital. No contexto da internet, memes são pequenas peças de informação capazes de se auto­replicar.

Seu poder viral garante o crescimento e sobrevivência daquela peça de informação. E por isso memes são excelentes em transmitir mensagens simples e diretas, através de um meio acessível para a maioria do público: imagens.

(3)

alguém.

Joel Penney, pesquisador de novas mídias da Universidade de Montclair, nos Estados Unidos, e especialista em memes políticos, disse em entrevista ao Nexo que memes políticos são tão

populares justamente por serem uma maneira extremamente eficiente de propagar uma ideia.

Joel Penney

Přǿfěșșǿř đǻ Ěșčǿŀǻ đě Čǿmųňįčǻçãǿ ě Míđįǻ đǻ Ųňįvěřșįđǻđě đě Mǿňțčŀǻįř ě ěșpěčįǻŀįșțǻ ěm měměș pǿŀíțįčǿș

No livro “Memes in Digital Culture”, da pesquisadora Limor Shifman, ela escreve que memes na política geralmente se apresentam de três formas diferentes: como forma de persuasão, como maneira de articular protestos de base em movimentos sociais e na sociedade civil e como modo de expressão política e de discussão pública.

Em regimes não democráticos, o conteúdo imagético humorístico com viés político também é usado de uma quarta maneira ­ para subverter a ordem estabelecida. Shifman diz que o humor sempre fez parte do debate político, mas na esfera privada. Agora, com a internet, ele se torna parte da esfera pública.

“Há humor, mas não é só isso. Geralmente, um ponto de vista é

(4)

 

Os memes também se colocam como um processo de construção de identidade individual que vira coletiva. É a avaliação do pesquisador  Pedro Lenhard, da Diretoria de Análise de Políticas

Públicas da Fundação Getúlo Vargas no Rio de Janeiro.

Para ele, esse tipo de conteúdo é resultado de uma reflexão com base em alguma percepção moral e geralmente serve para aumentar a atenção para situações em que as pessoas precisam de

(5)

O que há de diferente é que a comunicação dessa reflexão se adapta à linguagem que surgiu na rede e incorpora uma série de elementos nativos da internet, como o remix e o humor, e por isso ocupa um espaço importante.

 

As camadas de referências à cultura pop

(https://www2.warwick.ac.uk/fac/arts/theatre_s/cp/research/publications/madiss/ccps_13­ 14_vasiliki_plevriti.pdf) que acompanham os memes são manifestações dessa construção

individual mencionada por Lenhard. Elas mostram as referências pessoais e culturais daqueles que criaram a peça e também daqueles que a compartilharam.

O remix da cultura pop com os memes serve também para aumentar seu poder de viralização e facilitar a construção de metáforas que simplifiquem e facilitem a compreensão da ideologia por trás do meme. Comparar um político a um vilão ou a um herói, por exemplo, é um exemplo desse recurso.

(6)

Por fim, Lenhard e Penney concordam que os memes são ferramentas poderosas para que as pessoas compreendam o que está acontecendo e organizem a maneira como se sentem em relação a certos acontecimentos políticos.

Pedro Lehnard

Pěșqųįșǻđǿř đǻ FĢV-ŘJ

Às vezes, essa organização passa pelo humor para “despressurizar” uma situação de stress, pressão ou insatisfação com o cenário político. É o que observou uma análise do Laboratório de Políticas Públicas da FGV­RJ.

Página barroca, inovadora, vanguardista

about a month ago

18K 932 12K

 

Os pesquisadores analisaram como as opiniões políticas nas redes sociais se comportam em dias normais e em dias de discussão política mais acirrada, como por exemplo na data da votação do impeachment de Dilma Roussef na Câmara dos Deputados.

(7)

O resultado mostrou que, em um dia normal, há três grupos no debate político: aqueles que são contra o impeachment, os que são a favor e os neutros, geralmente representados por veículos jornalísticos.

“Naqueles dias em que não dá para não falar de política”, diz Lehnard, se referindo a datas com acontecimentos importantes, “aparece um quarto grupo: um que se posiciona com uma linguagem de humor, sátira e ironia”, completa.

Ŀǻbǿřǻțóřįǿ đě Ǻňáŀįșě đě Pǿŀíțįčǻș Púbŀįčǻș đǻ FĢV-Řįǿ

Para o pesquisador, isso reforça a hipótese de que os memes sejam usados como uma maneira de tentar abstrair do peso que o debate político adquiriu nos últimos tempos. “É algo como ‘já que temos que falar sobre isso porque não dá para ficar sem falar, vamos falar de uma maneira mais leve”, analisa.

A lógica do Roger é bem básica: se puder, culpe o Haddad e a ditadura­ bolivariana. Se não rolar, óbvio, a culpa é do ciclista.

10K 433 3.7K Haddad Tranquilão

about 3 weeks ago

“O grupo de perfis amarelos e verdes [o quarto grupo] utiliza

linguagem nativa das redes. Os comentários se apropriam de tom

humorístico e sarcástico para tratar dos protestos. No grupo, observa­

se novos atores emergentes com alinhamento político indefinido.”

(8)

  Nos EUA, onde o contexto político também apresenta polarização (https://docs.google.com/document/d/1AkbBTLBDNvvLNiIUDQ46ICeQ0gihgakKN4ZuK9eTbFk/edit) e os memes também têm papel importante no debate político digital, há críticas (http://www.telegraph.co.uk/news/general­election­2015/politics­blog/11565661/Viral­memes­ are­ruining­our­politics.­Share­if­you­agree.html) ao uso desse tipo de conteúdo para debater política. Pondera­se que a simplicidade e frequente binarismo dos memes políticos ­ a ideia de que há vilões e heróis que podem ser comparados a personagens de cultura pop reforça isso ­ contribuem para a polarização. Outro debate aponta que o caráter viral dos memes é o que permite que eles sejam usados para espalhar boatos falsos sobre políticos e políticas públicas. E também existe quem diga (https://www.pastemagazine.com/articles/2016/04/how­memes­perfectly­capture­whats­wrong­ with­our­p.html) que informar­se e engajar­se em política através da criação e do compartilhamento de memes é um jeito pobre e raso de se envolver no cenário.

Jamie Bartlett

Referências

Documentos relacionados

Caso o ARREMATANTE-COMPRADOR não efetue o pagamento da Primeira Parcela, devido ao VENDEDOR, o Contrato com Reserva de Domínio, ainda que pendente de assinatura, será

Uma hipótese para a menor diversidade de acesso dos evangélicos a eventos culturais é o fato de reservarem seu tempo livre para atividades religiosas com mais frequência:

O presente trabalho tem por objetivo avaliar a eficiência do plantio de espécies arbóreas autóctones na restauração de áreas degradadas na Reserva Biológica de Poço das

Por outro lado, partindo-se da terceira e última premissa que rege este estudo, que corrobora o caráter não linear do percurso de expansão de uma iniciativa de

Os riscos, por outro lado, são mitigados pela estrutura de garantia que inclui penhor de 100% das cotas da SPE, hipoteca do terreno, coobrigação da originadora dos créditos em

O dispositivo teórico-político tal qual fora pensado por Pêcheux no final dos anos sessenta ao caminhar de uma Análise do Discurso para uma Análise de Discurso, principalmente

Nesse  passo,  mesmo  que  a  decisão  combatida  tenha  se  subsumido  na 

A Coordenação de Pesquisa e Extensão da Faculdade Leão Sampaio, vem por meio deste Edital tornar público aos alunos regularmente matriculados no período letivo