• Nenhum resultado encontrado

Prevenção de lesões de pele no perioperatório: revisão integrativa da literatura.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Prevenção de lesões de pele no perioperatório: revisão integrativa da literatura."

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

PREVENÇÃO DE LESÕES DE PELE NO PERI OPERATÓRI O:

REVI SÃO I NTEGRATI VA DA LI TERATURA

1

Elizabet h Silv a Ur si2 Cr ist ina Mar ia Gav ão3

Ur si ES, Galv ão CM. Pr ev enção de lesões de pele no per ioper at ór io: r ev isão int egr at iv a da lit er at ur a. Rev Lat ino- am Enferm agem 2006 j aneiro- fevereiro; 14( 1) : 124- 31.

A t om ada de decisão do enferm eiro na sua prát ica diária necessit a ser fundam ent ada em conhecim ent o cien t íf ico. A pr át ica baseada em ev idên cias é u m a abor dagem qu e pr econ iza a u t ilização de r esu lt ados de pesquisas na pr át ica clínica, sendo a r ev isão int egr at iv a um de seus r ecur sos. A pr esent e inv est igação é um a r ev isão int egr at iv a que t ev e com o obj et iv o av aliar as ev idências disponív eis sobr e as int er v enções eficazes de en f er m agem par a a pr ev en ção de lesões de pele n o pacien t e cir ú r gico, n o per íodo t r an soper at ór io, ou em decor r ência desse. Par a a seleção dos ar t igos ut ilizou- se duas bases de dados, Cinalh e Medline, e a am ost r a d est a r ev isão con st it u iu - se d e 1 4 ar t igos. Ap ós an álise d os ar t igos in clu íd os n a r ev isão os r esu lt ad os d os est udos apont ar am que os disposit iv os consider ados m ais eficazes na pr ev enção de lesões de pele for am em or dem descr ecent e o colchão de ar m icr opulsant e, cober t ur a de colchão de polím er o de v isco elást ico seco e alm of adas de gel, su cessiv am en t e.

DESCRI TORES: en fer m agem per ioper at ór ia; cu idados de en fer m agem ; cir u r gia

PERI OPERATI VE PREVENTI ON OF SKI N I NJURY: AN I NTEGRATI VE LI TERATURE REVI EW

Nur sing decision m ak ing in daily pr act ice needs t o be based on scient ific k now ledge. Ev idence- based pr act ice est ablishes t he use of r esear ch r esult s in clinical pr act ice, w it h int egr at iv e lit er at ur e r ev iew as one of it s r esour ces. This int egr at iv e r ev iew aim ed t o find and ev aluat e t he av ailable ev idence on efficient nur sing care int ervent ions for t he prevent ion of skin inj uries in surgical pat ient s, during or as a result of t he perioperat ive period. To select t he art icles, we used t wo dat abases, Cinahl and Medline, result ing in a sam ple of 14 art icles. The result s of t his analysis indicat ed t hat t he devices considered m ost efficient in t he prevent ion of skin inj uries w er e, in decr easing or der , t he m ult i- cell pulsat ing dy nam ic m at t r ess sy st em , a dr y v isco- elast ic poly m er pad and gel cushions.

DESCRI PTORS: per ioper at iv e nur sing; nur sing car e; sur ger y

PREVENCI ÓN DE LESI ONES DE PI EL EN EL PERI OPERATORI O:

REVI SI ÓN I NTEGRADORA DE LA LI TERATURA

La t om a de decisiones en la práct ica diaria del enferm ero necesit a ser basada en conocim ient o cient ífico. La práct ica basada en evidencias es una aproxim ación que est ablece la ut ilización de result ados de invest igaciones en la pr áct ica clín ica, con la r ev isión in t egr ador a com o u n o de su s r ecu r sos. La f in alidad de est a r ev isión in t egr ador a es bu scar y ev alu ar las ev iden cias dispon ibles sobr e las in t er v en cion es ef icaces de en f er m er ía para la prevención de lesiones de piel en el pacient e quirúrgico, en el período t ransoperat orio, o com o result ado del m ism o. Ut ilizam os dos bases de dat os, Cinahl y Medline, par a la selección de los ar t ículos, r esult ando en u n a m u est r a de 1 4 ar t ícu los. Tr as el an álisis de los ar t ícu los in clu idos en la r ev isión , los r esu lt ados de los est u dios in dicar on qu e los disposit iv os con sider ados los m ás ef icaces en la pr ev en ción de lesion es de piel fuer on, sucesiv am ent e, el sist em a de colchón dinám ico pulsant e m ult i- célula, la alm ohada de polím er o seco v isco- elást ico y alm ohadas con gel.

DESCRI PTORES: en fer m er ía per ioper at or ia; at en ción de en fer m er ía; cir u gía

1 Trabalho extraído da dissertação de m estrado; 2 Enferm eira, Mestre em enferm agem , Docente da Universidade Norte do Paraná; 3 Enferm eira, Professor

(2)

I NTRODUÇÃO

I

nserido no processo com plexo da prestação da assist ência de enferm agem ao pacient e cirúrgico, en caix a- se o p ap el d o en f er m eir o, q u e p od e ser descrit o( 1) com o o daquele ser social que desenvolve

seu ex er cício pr of ission al em det er m in ado espaço social, fazendo uso dos inst r um ent os da cult ur a de su a so ci e d a d e e p r o d u zi n d o co n h e ci m e n t o s e r epr esent ações com finalidades det er m inadas.

O papel do enfer m eir o, no espaço social e técnico da unidade de centro cirúrgico, torna- se m ais e m ais com p lex o a cad a d ia, n a m ed id a em q u e necessita interligar os aspectos hum anos, explicitados no atendim ento ao paciente, enquanto indivíduo único em su as p ar t i cu l ar i d ad es e si m u l t an eam en t e às n u a n ce s d o r e l a ci o n a m e n t o i n t e r p e sso a l , n or m alm en t e dif icu lt ado em u n idades de t r abalh o f ech adas, est r essan t es e din âm icas, n as qu ais os profissionais das m ais variadas form ações int eragem e m ut uam ent e se int erdependem .

O enferm eiro t am bém deve assum ir o papel de gerenciador das atividades cotidianas do am biente de t rabalho, para isso é necessário que desenvolva h a b i l i d a d e s m ú l t i p l a s, t a n t o d e f u n d a m e n t a çã o cient ífica quant o do m anuseio prát ico de m at eriais e e q u i p a m e n t o s q u e se r e n o v a m e m o d i f i ca m cont inuam ent e. Assim , ent ende- se que a esfer a de at uação esperada do enferm eiro de cent ro cirúrgico cont em ple at iv idades adm inist r at iv as, assist enciais, de ensino e de pesquisa.

Fr ent e à condição de dependência física e f r agilidade em ocion al do pacien t e e a at u ação do e n f e r m e i r o d e ce n t r o ci r ú r g i co , r e ssa l t a - se , n a present e invest igação, especificam ent e sobre o risco p a r a a s l e sõ e s d e p e l e e t e ci d o s. Na l i t e r a t u r a , e st u d i o so s a p o n t a m p a r a p o t e n ci a i s a g r a v o s à condição nat ur al da pele do pacient e, dur ant e sua perm anência na unidade de cent ro cirúrgico, m esm o que as lesões se m anifest em algum t em po após sua saída desse am bient e, sendo que os agravos podem ser, principalm ent e, úlceras de pressão( 2).

As úlcer as de pr essão podem ser descr it as com o qualquer lesão causada por pressão não aliviada q u e r e su l t a e m d a n o s a o s t e ci d o s a d j a ce n t e s ( su b cu t â n e o , m ú scu l o s, a r t i cu l a çõ e s e o sso s) , ocor r em ger alm ent e nas r egiões de pr oem inências ósseas e são gr aduadas em est ágios I , I I , I I I e I V

p a r a cl a ssi f i ca r o g r a u d e d a n o o b se r v a d o n o s t ecidos( 3). A incidência do desenv olv im ent o dessas

l e sõ e s, d u r a n t e o p e r ío d o p e r i o p e r a t ó r i o , f o i determ inada com o sendo entre 12 e 25% por autores que avaliaram esse event o( 4).

Além das úlceras de pressão, outros eventos agr essiv os est ão pr esent es no am bient e cir úr gico, passív eis de at ingir o pacient e com o as lesões de p ele f r en t e aos ag en t es q u ím icos e q u eim ad u r as elét ricas. Os riscos quím icos a que est ão subm et idos os pacientes no período transoperatório incluem , m as n ã o se l i m i t a m so m e n t e a o s d e si n f e t a n t e s e est er i l i za n t es, p r o d u t o s d e p r ep a r a çã o d e p el e, rem ovedores de gordura, agent es adesivos, agent es d e l i m p e za a m b i e n t a l , a g e n t e s ci t o t ó x i co s, p r eser v an t es d e t ecid o e m et ilm et acr ilat o. Esses r iscos r epr esent am per igo par a o pessoal que at ua nesse am bient e com o t am bém para os pacient es( 5).

As queim aduras elétricas consistem em outra f o r m a d e l e sã o q u e p o d e a co m e t e r o p a ci e n t e cir ú r g ico, p r in cip alm en t e p elo u so d a u n id ad e d e el et r o ci r u r g i a( 6 ), ap esar d e o s r i sco s t er em si d o

r edu zidos com o av an ço t ecn ológico, n ão se pode esquecer que o corpo do pacient e é part e int egrant e do circuit o elét rico e, port ant o, falhas nesse circuit o poder ão causar danos v ar iados.

A prática, baseada em evidências, m ovim ento est rut urado com o facilit ador da t om ada de decisão, p o d e ser d ef i n i d a co m o u m p r o cesso d e b u sca , avaliação e aplicação de evidências cient íficas para o t r at am en t o e g er en ciam en t o d a saú d e( 7 ). É u m a

abordagem que possiblilit a a m elhoria da qualidade da assist ên cia pr est ada ao pacien t e e in cen t iv a o profissional de saúde buscar conhecim ent o cient ífico p o r m e i o d o d e se n v o l v i m e n t o d e p e sq u i sa s o u aplicação na sua prát ica dos result ados encont rados na lit erat ura( 8).

Esse m o v i m en t o d eu o r i g em à m ed i ci n a b asead a em ev id ên cias, e d ep ois à en f er m ag em b asead a em ev id ên cias, a q u al p od e ser d ef in id a com o o u so ex plícit o e j u dicioso das in f or m ações o b t i d as em p esq u i sa, d er i v ad a d e t eo r i a p ar a a t om ada de decisões sobr e o cuidado dispensado a indivíduos ou grupos de pacient es, considerando as necessidades e preferências individuais( 9) e t em sido

int ensam ent e discut ida nas últ im as duas décadas( 10),

(3)

No p r esen t e est u d o , sel eci o n o u - se co m o m ét od o u m d os r ecu r sos d a p r át ica b asead a em evidências, ou sej a, a revisão integrativa da literatura, a qual possibilita a síntese e a análise do conhecim ento cient ífico j á pr oduzido sobr e o t em a inv est igado. A co n st r u çã o d a p r e se n t e r e v i sã o i n t e g r a t i v a f o i f u n d a m e n t a d a n o s e st u d o s q u e d e t a l h a m e sse m ét odo de pesquisa( 11- 12).

Procurando cont ribuir e som ar esforços para a m e l h o r i a d a a ssi st ê n ci a d e e n f e r m a g e m per ioper at ór ia, pr opôs- se a pr esen t e in v est igação com o obj et ivo avaliar as evidências disponíveis na l it er at u r a sob r e as in t er v en ções d e en f er m ag em ef i cazes p ar a a p r ev en ção d e lesões d e p el e n o pacient e cirúrgico no período t ransoperat ório, ou em decor r ência desse.

PROCEDI MENTO METODOLÓGI CO

Pa r a a e l a b o r a çã o d a p r e se n t e r e v i sã o int egr at iv a as seguint es et apas for am per cor r idas: est abelecim ent o da hipót ese e obj et iv os da r ev isão int egrat iva; est abelecim ent o de crit érios de inclusão e exclusão de artigos ( seleção da am ostra) ; definição d a s i n f o r m a çõ e s a se r e m e x t r a íd a s d o s a r t i g o s selecion ados; an álise dos r esu lt ados; discu ssão e apresentação dos resultados e a últim a etapa consistiu na apresent ação da revisão.

Par a guiar a r ev isão int egr at iv a, for m ulou-se a ulou-seguint e quest ão: quais são as int ervenções de enferm agem eficazes para a prevenção de lesões de pele no paciente cirúrgico, no período transoperatório, ou em d ecor r ên cia d esse, cau sad as p or ag en t es agressores quím icos ou físicos?

Par a a seleção dos ar t igos for am ut ilizadas duas bases de dados, a saber: o CI NAHL ( Cum ulative I ndex t o Nur sing and Allied Healt h Lit er at ur e) e o MEDLI NE ( Medical Lit er at ur e Analy sis and Ret r iev al Sist em on- line) . Dessa form a, procurou- se am pliar o âm bit o da pesqu isa, m in im izan do possív eis v ieses nessa et apa do pr ocesso de elabor ação da r ev isão int egr at iv a.

Os critérios de inclusão dos artigos definidos, in icialm en t e, p ar a a p r esen t e r ev isão in t eg r at iv a f or am : ar t igos pu blicados em por t u gu ês, in glês e espanhol, com os resum os disponíveis nas bases de dados selecionadas, no período com preendido ent re

1 9 9 3 – 2 0 0 3 ; ar t ig os p u b licad os cu j a m et od olog ia adot ada perm it issem obt er evidências fort es ( níveis 1, 2 e 3) , ou sej a, revisões sistem áticas de m últiplos ensaios clínicos r andom izados cont r olados, ensaios clín icos r an d om izad os con t r olad os in d iv id u ais, ou e st u d o s co m d e l i n e a m e n t o d e p e sq u i sa q u a se -e x p -e r i m -e n t a l ; a r t i g o s q u -e r -e t r a t a ss-e m p r o ce d i m e n t o s, i n t e r v e n çõ e s o u d i r e t r i ze s n a p r e v e n çã o d e l e sõ e s d e p e l e n o p e r ío d o t r ansoper at ór io ou decor r ent es desse.

Em v ir t u de das car act er íst icas específ icas para o acesso das duas bases de dados selecionadas, as estratégias utilizadas para localizar os artigos foram adaptadas para cada um a, tendo com o eixo norteador a p er g u n t a e os cr it ér ios d e in clu são d a r ev isão int egr at iv a, pr ev iam ent e est abelecidos par a m ant er a coerência na busca dos art igos e evit ar possíveis vieses. As palavras- chave ut ilizadas foram prevenção de lesão, cuidado de enferm agem , int raoperat ório. A busca foi realizada pelo acesso on- line e, ut ilizando os quat ro crit érios de inclusão, a am ost ra final dest a revisão int egrat iva foi const it uída de 14 art igos.

Para a coleta de dados dos artigos que foram in clu ídos n a r ev isão in t egr at iv a, f oi elabor ado u m instrum ento, o qual foi subm etido à validação aparente e de conteúdo por três j uízes. Os j uízes ( três docentes de univ er sidade pública, com ex per iência no t em a investigado e/ ou avaliação de instrum ento) realizaram su gest ões de alt er ações n o in st r u m en t o, as qu ais foram acatadas, na m aioria. O instrum ento contem pla os seguint es it ens: ident ificação do ar t igo or iginal, caract eríst icas m et odológicas do est udo, avaliação do r igor m et odológico, das int er venções m ensur adas e dos r esult ados encont r ados.

Para a análise e posterior síntese dos artigos que at enderam aos crit érios de inclusão foi ut ilizado um quadr o sinópt ico especialm ent e const r uído par a esse f im , q u e con t em p lou os seg u in t es asp ect os, considerados pert inent es: nom e da pesquisa; nom e d o s a u t o r es; i n t er v en çã o est u d a d a ; r esu l t a d o s; r ecom en dações/ con clu sões.

(4)

enferm agem , fornecendo subsídios ao enferm eiro na sua t om ada de decisão cot idiana.

RESULTADOS E DI SCUSSÃO

Na present e revisão int egrat iva, analisou- se q u at or ze ar t ig os q u e at en d er am aos cr it ér ios d e i n cl u sã o p r ev i a m en t e est a b el eci d o s e, a seg u i r, ap r esen t ar - se- á u m p an o r am a g er al d o s ar t i g o s av aliados.

D e n t r e o s a r t i g o s i n cl u íd o s n a r e v i sã o int egrat iva, set e são de aut oria de enferm eiros, dois têm entre seus autores som ente m édicos, três foram redigidos por m édicos e enferm eiros e em dois não conseguim os ident ificar a cat egor ia pr ofissional de seus aut or es.

D o s a r t i g o s a v a l i a d o s, d o ze f o r a m desenv olv idos em inst it uições hospit alar es, um em centro de pesquisa e um em universidade.

Constatou-o g i t r a o d e m o

N Autores Intervençãoestudada Resultados Recomendações/conclusões

n a f o y d u t s e v i t a r a p m o c A s e s s e r t t a m r i a g n i t a n r e t l a f o n o i t n e v e r p e h t r o f l a c i g r u s n i s r e c l u e r u s s e r p s t n e i t a

p (13).

A S , h c t i v o n a r A M , r e b l i W S , k a z e l S T , n i t r a M D , r e t t U a e a i c á c i f e a r a n i m r e t e D m u e d o s u o n a ç n a r u g e s , r a e d o ã h c l o c o c -i m â n i d e o d a t n e m g e s i t l u m e d s a r e c l ú e d o ã ç n e v e r p a n o p u r g o a r a p e o ã s s e r p o e s -e v e t n a m ) C G ( e l o r t n o c l a n o i c n e v n o c o ã h c l o c o d o s u a d a c i g r ú r i c a s e m e d . o ã ç i u t i t s n i o ã n o d a t s e t o ã h c l o c O o ã ç a t n e m i v o m u o s u a c o t n e m i d e c o r p o e t n a r u d s e d a d l u c i f i d m e n , o c i g r ú r i c o ã ç c e f n i e d e l o r t n o c o a r a p a n a i c á c i f e a t n o p a e e d s a r e c l ú e d o ã ç n e v e r p . o i r ó t a r e p o s n a r t o n o ã s s e r p m a d n e m o c e r s e r o t u a s O s o d a d s o d o ã ç a z il i t u a n a l e t u a c s e d a d il a i c e p s e s a s a d o t a r a p o e u q z e v a m u , s a c i g r ú r i c e d s e t n e r e f i d s o p i t e d o r e m ú n m o c , o d i z u d e r i o f a i g r u r i c s a i g r u r i c e d l a u t n e c r e p r o i a m . s o p u r g s i o d s o n , s e r a l u c s a v l i a r t d e l o r t n o c d e z i m o d n a R d n a y t e f a s e h t e n i m r e t e d o t ll e c i t l u m f o y c a c i f f e c i m a n y d g n i t n a s l u p e h t n i m e t s y s s s e r t t a m e r u s s e r p f o n o i t n e v e r p s t n e i t a p n i s r e c l u r a l u c s a v o i d r a c g n i o g r e d n u y r e g r u s (14).

A J , l e s s u R L S , n i e t s n e t h c i L a m a r a g i t s e v n i s e r o t u a s O o s u o n a ç n a r u g e s e a i c á c i f e , e t n a s l u p o ã h c l o c m u e d a n o c i m â n i d , r a l u l e c i t l u m e d s a r e c l ú e d o ã ç n e v e r p -s ó p e s n a r t o n o ã s s e r p s e t n e i c a p e d o i r ó t a r e p o a i g r u r i c a s o d i t e m b u s o p u r g ( r a l u c s a v o i d r a c o p u r g o n e ) E G / l a t n e m i r e p x e m a r o f s e t n e i c a p s o e l o r t n o c a m u e r b o s s o d a n o i c i s o p a d a c o l o c , l e g e d a d a f o m l a e d o ã r d a p o ã h c l o c o e r b o s e a c i g r ú r i c a s e m o e r b o s e t n e m r o i r e t s o p r a l a t i p s o h a m a c e d o ã h c l o c . o ã ç i u t i t s n i a d o ã r d a p s o n s a r e c l ú e d a i c n ê d i c n i A u i a c s o d a d u t s e s e t n e i c a p o n % 2 a r a p C G o n % 7 e d o d o ã ç u d e r e v u o h e E G . % 5 7 m e o v i t a l e r o c s i r o d o s u o e u q a t n o p a o d u t s e O s o a z i m i n i m o d a t s e t o ã h c l o c o ã s s e r p e d a r e c l ú a r a p s o c s i r o ã ç a r u d a g n o l a l e p s o d a s u a c o s u e o ã s n e t o p i h , a i g r u r i c a d m e a e r ó p r o c a r t x e o ã ç a l u c r i c e d e a i c n ê d i c n i à o ã ç a l e r . s e õ s e l s a d e d a d i v a r g g n i v e il e r e r u s s e r P a f o s e i t r e p o r p g n i m r a w e v i t a r e p o a r t n i e c i v e d (15).

A E , r e k a B J D , r e p a e L s a m a r a r a p m o c s e r o t u a s O s a d a r e g o ã s s e r p e d s e c a f r e t n i o v i t i s o p s i d m u e d o s u o m o c e d e s a b à o t n e m i c e u q a e d , o c i t s á l e o c s i v e d a m u p s e a e t n e i c a p o b o s o d a c o l o c o v i t i s o p s i d o m s e m o , C ° 8 3 l e g e d s a d a f o m l a , o d a g il s e d e s a e n â c l a c s e õ i g e r s a n o ã r d a p o ã h c l o c o e s i a r c a s . a c i g r ú r i c a s e m e d e d e s a b à o v i t i s o p s i d O o c i t s á l e o c s i v e d a m u p s e s o u o r t s n o m e d o d i c e u q a a n s o d a t l u s e r s e r o h l e m s e õ s s e r p s a d o ã ç i u n i m i d s a d a f o m l a s à o d a r a p m o c o ã h c l o c o a e l e g e d , a c i g r ú r i c a s e m e d o ã r d a p s e r o h l e m s o , m é r o p m a r o f s o d a t l u s e r o ã ç a z il i t u a l e p s o d a r t n o c n e o d i t n a m o v i t i s o p s i d o d . e t n e i c a p o b o s o d a g il s e d r a il a v a e r m e r e g u s s e r o t u a s O a j u c a s i u q s e p m e s o d a t l u s e r s o r o p a t s o p m o c a j e s a r t s o m a a m u s o d a i s e t s e n a s e t n e i c a p o d u t s e o d a r t s o m a a e u q z e v s o i r á t n u l o v r o p a t s o p m o c i o f . s i e v á d u a s

se, t am bém , que doze pesquisas for am r ealizadas em inst it uições únicas, um a foi r ealizada de for m a m ulticêntrica e em um a não se conseguiu delim itar a indicação da inst it uição sede.

Em relação ao tipo de revista nas quais foram publicados os artigos incluídos na revisão, três foram publicados em r ev ist as de enfer m agem ger al, t r ês em revist as de enferm agem perioperat ória, dois em revist as m édicas e seis foram publicados em revist as de out ras áreas da saúde.

Quant o ao t ipo de delineam ent o de pesquisa dos ar t igos av aliados, ev iden ciou - se, n a am ost r a: u m a r e v i sã o si st e m á t i ca , ci n co e n sa i o s cl ín i co s r a n d o m i za d o s co n t r o l a d o s, se i s e st u d o s co m delineam ent o de pesquisa quase- experim ent al e um a revisão int egrat iva. Dessa form a em relação à força das evidências obt idas nos art igos, encont rou- se um art igo com nível de evidência 1, cinco com nível de evidência 2 e oit o com nível de evidência 3.

Nas Tabelas 1, 2, 3 e 4 apresenta- se a síntese dos art igos incluídos na present e revisão int egrat iva.

(5)

Tabela 2 - Apresent ação da sínt ese de art igos incluídos na revisão int egrat iva o g i t r a o d e m o

N Autores Intervençãoestudada Resultados Recomendações/conclusões

e c a f r e t n i f o t n e m e r u s a e M n o it a u l a v e e h t n i s e r u s s e r p e r t a e h t g n it a r e p o f o s s e r t t a

m (18).

M E , t t o c S A E , r e k a B J P , y ll e K J E , d r a d o t S J D , r e p a e L M , t t i L e d s o p it s e t n e r e f i d 4 r a t s e T m e s o t i e j u s s o m o c o ã h c l o c s a c i g r ú r i c s e õ ç i s o p s a u d a i m o t o t il e a n i p u s ( s e t n e r e f i d s e t s e d s i o d o d n e S . ) a d a c if i d o m a m u p s e e d s e õ h c l o c s e d a d i s n e d m o c l a n o i c n e v n o c a m u p s e e d m u , s e t n e r e f i d a m u p s e e d m u e a d a l o r n e m o c s o d a p a c n e a d a d l o

m nylon

. e n e r p o e n u o a n s a d it b o o ã s s e r p e d s e c a f r e t n i s A m a r o f a n i p u s o ã ç i s o p s a e u q s e r o n e m e t n e m a v it a c if i n g i s a i m o t o t il e d o ã ç i s o p a n s a d it b o a , s e õ h c l o c s o s o d o t a r a P . a d a c if i d o m m m 2 3 ( r a li p a c o ã s u l c o e d o ã s s e r p e d o ã h c l o c O . a d a s s a p a r tl u i o f ) g H m o c o d a p a c n e e d a d i s n e d r o n e m s e r o n e m s a u o t n e s e r p a e n e r p o e n o ã s s e r p e d s e c a f r e t n i a n a l e t u a c m e r e g u s s e r o t u a s O a m u s o d a tl u s e r s o d o ã ç a z il it u i o f o d u t s e o d a r t s o m a a e u q z e v s o i r á t n u l o v r o p a t s o p m o c . s i e v á d u a s e u s s it g n i r a u s a e M o w t f o e r u s s e r p e c a f r e t n i n i d e s u s e c a f r u s t r o p p u s m o o r g n it a r e p o e h

t (19).

B , k c o l y a l B C , r e n d r a G e d s e t n e r e f i d s o p it s i o d e d o s U , o ã h c l o c a r a p a r u t r e b o c o ã h c l o c o e r b o s s a d a c o l o c , a c i g r ú r i c a s e m a d o ã r d a p e d s a m u p s e r o p s a t s o p m o c . s e õ ç i s o p m o c s e t n e r e f i d a m r o f e d m a r i z u d e r s a r u t r e b o c s A e s i a r c a s s e õ s s e r p s a e t n a h l e m e s e d a d i d e m a d o x i a b a , s e r a l u p a c s e s à o ã ç a l e r m e m é r o p ; r a li p a c o s p a l o c s a d a m u s e r a l u p a c s e s a d i d e m o ã s s e r p a r o h l e m u i z u d e r s a r u t r e b o c . a r t u o a e u q a e u q m a r e d i s n o c s e r o t u a s O é o h l a b a r t o d a n e u q e p a r t s o m a a a r a p r o d a t i m il m u s u e s e d o ã ç a z il a r e n e g . s o d a tl u s e r d n a s e s s e r t t a m , s d e B e r o s e r u s s e r p r o f s n o i h s u c t n e m t a e r t d n a n o it n e v e r p ) 0 2 ( . N , n e ll u C J , s k e e D A T , n o d l e h S F , g n o S W A , r e h c t e l F e d a c it á m e t s i s o ã s i v e R e d o s u o e r b o s a r u t a r e t il a m a i v il a e u q s o v it i s o p s i d a t n u g r e p a j u c , o ã s s e r p s o o ã s s i a u q i o f a r o d a e t r o n o i v íl a o n s o v it e f e s o v it i s o p s i d s e t n e r e f i d s o a r a p o ã s s e r p a d ? o h l a b a r t e d s i a c o l e s e t n e i c a p o ã h c l o c e d a r u t r e b o c a m u e d o s u O o c s i v e d o r e m íl o p e d o c i g r ú r i c o ã ç u d e r u o r t n o c n e o c e s o c it s á l e e d s a r e c l ú e d a i c n ê d i c n i a n a v it a l e r . % 7 4 e d o ã s s e r p a m u e d o s u o e r t n e o ã ç a r a p m o c A m o c o ã h c l o c m u e l e g e d a d a f o m l a s o d a n r e tl a s o s l u p o r c i m e d a m e t s i s o v it a l e r o c s i r o d o ã ç i u n i m i d u o c i d n i e d a m e t s i s o d r o v a f m e 1 2 , 0 m e . o s l u p o r c i m : s r e c l u e r u s s e r p g n it n e v e r P r u o f f o n o it a u l a v a n a e l b a t -g n it a r e p o s s e r t t a

m (21).

T , r o o lf e D e d S D J , r e m ji u h c S s e õ h c l o c 5 m a r a t s e t s e r o t u a s O a d o ã r d a p o ã h c l o c : s o c i g r ú r i c e d o ã h c l o c , a c i g r ú r i c a s e m e d a d i s n e d m o c a m u p s e ,l e g e d o ã h c l o c , e t n e r e f i d o c s i v a m u p s e e d o ã h c l o c o ã h c l o c e r e t s é il o p e d a c it s á l e o c it s á l e o c s i v o n a t e r u il o p e d s a c i g r ú r i c s e õ ç i s o p 4 m e . s e t n e r e f i d a n s o v it e f e s i a m s o v it i s o p s i d s O o ã s s e r p e d s e c a f r e t n i e d o ã ç u d e r e d o e t n e m a v i s s e c u s m a r o f e d o l e p o d i u g e s , o n a t e r u il o p u o t n e s e r p a l e g e d o ã h c l o c o ; r e t s é il o p e d o ã ç u d e r a n s o d a t i m il s o t i e f e o ã n a m u p s e e d o ã h c l o c o ; o ã s s e r p s o e o ã ç u d e r e d s o t i e f e u o t n e s e r p a m a r o f o ã s s e r p e d s e c i d n í s e r o i a m . o ã r d a p o ã h c l o c o l e p s o d it b o e d s a r e c l ú e d a i c n ê d i c n i A , a d i z u d e r r e s e d o p o ã s s e r p o s u o l e p a d a n i m il e o ã n m é r o p e d s e r o t u d e r s o v it i s o p s i d e d . o ã s s e r p f o s s e n e v it c e f f e e h T e l b a t g n i c u d e r -e r u s s e r p o t n o it n e v r e t n i n a s a s d a p f o k s i r e h t e c u d e r d e r i u q c a y l e v it a r e p o a r t n i s e r o s e r u s s e r

p (22).

E J , s n i k w a

H Compararosresutladosda

: s o v it i s o p s i d 3 e d o ã ç a z il it u a s e m e d o ã r d a p o ã h c l o c e d o s u ; ) 1 G ( a c i g r ú r i c ) 2 G ( r a m o c s a d a lf n i s a d a f o m l a a m u p s e e d s a d a f o m l a e d o s u e . ) 3 G ( e d a i c n ê d i c n i e d s n e g a t n e c r o p s A s o n s a d a i c n e d i v e , o ã s s e r p e d a r e c l ú : m a r o f , s o v it i s o p s i d s e t n e r e f i d % 5 , 6 = 1 G % 0 = 2 G % 1 < = 3 G e d s o v it i s o p s i d s o s o b m A m a r o f s o d a z il it u o t n e m a n o i c i s o p e d a i c n ê d i c n i a d o ã ç u d e r a n s o v it e f e . o ã s s e r p e d s a r e c l ú o m o c m a c if it n e d i s e r o t u a s O e s il á n a a o d u t s e o d s e õ ç a t i m il r o p s o d a d s o d a v it c e p s o r t e r s o d e d a d il a u q a d r e d n e p e d s o l e p s o d a u t e f e s o r t s i g e r . e d ú a s e d s i a n o i s s if o r p o g i t r a o d e m o

N Autores Intervençãoestudada Resultados Recomendações/conclusões

d e z i m o d n a r l a i c n e u q e s A a g n i r a p m o c l a i r t d e ll o r t n o c d a p r e m y l o p c it s a l e -o c s i v y r d e l b a t g n it a r e p o d r a d n a t s d n a f o n o it n e v e r p e h t n i s s e r t t a m e r u s s e r p e v it a r e p o -t s o p s e r o s (16).

J , n o x i N D , y n n e v l E c M S , n o s a M J , n w o r B S , d n o B o r e m íl o p e d a d a f o m l a a m u e d o s u O m e ) E G ( o c e s o c it s á l e o c s i v e d a d o ã r d a p o ã h c l o c o a o ã ç i u t it s b u s e d a i c n ê d i c n i a e ) C G ( a c i g r ú r i c a s e m . o ã s s e r p e d s a r e c l ú o ã ç u d e r e v u o H e t n a c if i n g i s e t n e m a c it s it a t s e o n s o d a n o i c i s o p s e t n e i c a p s o n m e ) % 1 1 ( e t s e t o ã h c l o c o ã r d a p o ã h c l o c o a o ã ç a l e r . ) % 2 2 ( o t n e m i g r u s e d e d a d il i b a b o r p A o ã h c l o c o d o s u o l e p s a r e c l ú e d ) 1 1 , 0 ( a r a p u i a c ) 2 2 , 0 ( o ã r d a p . e t s e t o ã h c l o c o d o s u o l e p o t s u c o x i a b o e u q m a d n e m o c e R o d a t s e t o v it i s o p s i d o d a i c á c if e e e d s o t s u c s o a o ã ç a l e r m e s o e s a r e c l ú s a d o t n e m a t a r t s o a r a p s i a u d i v i d n i s o t s u c o ã ç a z il it u a m a c if it s u j s e t n e i c a p . o v it i s o p s i d o d y p a r e h t g n i m r a w f o s t c e f f E a : s r e c l u s e r u s s e r p n o li a r t d e z i m o d n a

r (4).

M E , t t o c S J D , r e p a e L M , k c r a l C J P , y ll e K e d r o t r e b o c e d o ã ç a z il it u A r o d e c e u q a e o d a ç r o f r a a o t n e m i c e u q a o ã ç n e v e r p a n , s o s o n e v a r t n i s o d i u lf e d a i m e r e p i h u o e l e p e d s e õ s e l e d . s a r o h 4 2 e d s i a m r o p s e t n e t s i s r e p e d s a r e c l ú e d a i c n ê d i c n i A e d a t e m à e s a u q u i a c o ã s s e r p e d a i p a r e t a d o s u o m o c e ) % 4 , 0 1 ( C G o n , o t n e m i c e u q a o ã ç u d e r a e v u o H . ) % 6 , 5 ( E G o n e % 8 , 4 m e o t u l o s b a o c s i r o d . % 6 4 m e o v it a l e r o c s i r o d o s u o m a d n e m o c e r s e r o t u a s O o t n e m i c e u q a e d a i p a r e t e d s e t n e i c a p a r a p l a r o p r o c s o t n e m i d e c o r p a s o d it e m b u s . e t r o p e d n a r g e d s o c i g r ú r i c f o e c n e d i c n i d n a y g o l o it E l a c i g r u s n i s r e c l u e r u s s e r p s t n e it a p (17).

A , z tl u h c S K , n w o r B M , n e i B K , d n o m u D A , s r e y M e d o s u o n e d a d i v it e f e a a d a t s e t i o F m o c a m u p s e ( l a i c e p s e a r u t r e b o c a m u e d e d a d i s n e d e s a r b il 0 3 e d * D L I % 5 2 o ã h c l o c o e r b o s a d a c o l o c , ) 3 , 1 o m o c m e b , a c i g r ú r i c a s e m e d o ã r d a p e o l e v o t o c e d s e r o t e t o r p e d o s u o . o e n â c l a c e d l a i c a p s e e d a d i c a p a c D L I * . o ã ç a lf e d s e õ s e l e d a i c n ê d i c n i A a r a p % 6 , 6 2 e d i o f a d a r t n o c n e . C G o a r a p % 4 , 6 1 e d e E G o i o f a d a t s e t l a i c e p s e a r u t r e b o c A a n z a c if e n i a d a r e d i s n o c e d s a r e c l ú e d o ã ç n e v e r p . o ã s s e r p

(6)

Tabela 4 - Apresent ação da sínt ese de art igos incluídos na revisão int egrat iva o g i t r a o d e m o

N Autores Intervençãoestudada Resultados Recomendações/conclusões

e r o s e r u s s e r p e v it a r e p o a r t n I f o s y s il a n a n a : n o it n e v e r p s l a i r e t a m g n i d d e

b (23).

M V , y k s o h s o H A C , n n a r h c S e d o s u o d s o t i e f e s o r a il a v A a m u e s o c i g r ú r i c s e õ h c l o c s i o d s i e s m e , o ã h c l o c e d a r u t r e b o c o d n e s , s e õ ç a i c o s s a s e t n e r e f i d r o p o t r e b o c o ã r d a p o ã h c l o c o a c i g r ú r i c a s e m e d o ã h c l o c ;l i n i v r o p o t r e b o c l e g e a m u p s e e d n o l y

n ecoberturadecolchão o c it s á l e o c s i v e d o r e m íl o p e d . o c e s o r e m íl o p e d o ã h c l o c e d a r u t r e b o c A o i o f o c e s o c it s á l e o c s i v e d a n z a c if e s i a m o v it i s o p s i d , e l e p e d s e õ s e l e d o ã ç n e v e r p e a m u p s e e d o ã h c l o c o l e p o d i u g e s a c i g r ú r i c a s e m e d o ã h c l o c O .l e g o a r a p o c s i r u o t n e s e r p a o ã r d a p e d s a r e c l ú e d o t n e m i v l o v n e s e d . o ã s s e r p a e u q m a c i d n i s e r o t u a s O e d o ã h c l o c e d a r u t r e b o c o c e s o c it s á l e o c s i v e d o r e m íl o p a n z a c if e s i a m o v it i s o p s i d o i o f . e l e p e d s e õ s e l e d o ã ç n e v e r p d n a d a e h n i t s r if e d i s k c a B g n it n e v e r P ? y r e g r u s k c e n d e d n e t x e n i s r e c l u e r u s s e r p s e i r e g r u

s (24).

A A , n a il a h C H S , n a g a K e d o s u o n e d a d i v it e f e a r a il a v A a a r a p o d i u lf e d o ã h c l o c m u a n e o ã s s e r p e d o ã ç u d e r e d s a r e c l ú e d a i c n ê d i c n i . o ã s s e r p e t s e t m e o ã h c l o c o d o s u O a n o ã ç u d e r a u o n o i c r o p o r p e d o ã s s e r p e d s a r e c l ú e d a i c n ê d i c n i % 0 a r a p ) o v it c e p s o r t e r C G ( % 1 2 . ) E G ( a m a t n o p a s e r o t u a s O r e v l o v n e s e d e d e d a d i s s e c e n m e il a v a e u q s a s i u q s e p s a v o n . s e t n a h l e m e s s o v it i s o p s i d f o w e i v e r e v it a r g e t n i n A l a c i g r u s n i f e il e r e r u s s e r p s t n e it a p (25).

D , g n o r t s m r A P , z t r o B -il e d a v it a r g e t n i o ã s i v e R e d o v it e j b o o m o c a r u t a r e t o d e s e t n í s a m u r a r o b a l e r o p o d i z u d o r p o t n e m i c e h n o c a m a v a n i m a x e e u q s o g it r a e d s a r e c l ú e r t n e o ã ç a l e r -r ú r i c s e t n e i c a p m e o ã s s e r p e d s e i c í f r e p u s e d s o p it e s o c i g , o ã s s e r p a d o i v íl a a r a p e t r o p u s s a n e s -o d n a r t n e c n o c a s e m e d o ã h c l o c e d s a r u t r e b o c . a c i g r ú r i c , o ã s i v e r a n s o d í u l c n i s o g it r a s o e r t n E : m a r a t n e il a s s e r o t u a s o a r a p o v it i s o p s i d r e u q l a u q e d o s u o -a n o v it e f e é o ã s s e r p e d o i v íl a o ã s s e r p e d s a r e c l ú e d o ã ç n e v e r p a s e m e d o ã h c l o c o a o ã ç a l e r m e ; o ã r d a p a c i g r ú r i c o ã s s e r p m e z u d e r l e g e d s a d a f o m l a -e d m é r o p , o t a t n o c e d e i c í f r e p u s e d s o e u q e t n e i c if e s o n e m a m r o f ; r a e d s e õ h c l o c e a m u p s e e d o ã h c l o c e d s a r u t r e b o c -s o s o d a r e d i s n o c m a r o f s o i r ó s s e c a o ã ç u d e r e d e d a d i c a p a c r o n e m e d s o d a s i v e r s o g it r a s o -; o ã s s e r p e d e d s e õ h c l o c e d o s u o a r a p m a t n o p a . s o c it á t s e r a o m a d n e m o c e r s e r o t u a s O s a s i u q s e p e d o t n e m i v l o v n e s e d o c i m â n i d r a e d o ã h c l o c o e r b o s e d o ã ç u d e r a r a il a v a a r a p a d o ã ç n e t u n a m e o ã s s e r p a m r o f e d a c i g r ú r i c o ã ç i s o p . a r u g e s

Em r elação ao ob j et iv o d est a r ev isão, ou sej a, as intervenções eficazes na prevenção de lesões de pele no período t ransoperat ório, observou- se nos ar t igos que com põem a am ost r a que as m edidas a serem im plem ent adas são relacionadas ao alívio de int erfaces de pressão durant e e im ediat am ent e após a perm anência do pacient e na m esa cirúrgica, sobre o colchão padrão.

Os disposit iv os ut ilizados par a dim inuir as i n t e r f a ce s d e p r e ssã o d u r a n t e o p r o ce d i m e n t o a n e st é si co - ci r ú r g i co , t e st a d o s n o s a r t i g o s q u e co m p õ e m a a m o st r a d e st a r e v i sã o , p o d e m se r classificados com o est át icos e dinâm icos.

Os disposit ivos est át icos são os colchões de espu m a e gel, as cober t u r as de colch ão de gel e polím er o de v isco elást ico seco, colchões de ar ou fluido e alm ofadas de espum a e gel. Já os dispositivos d i n â m i co s e st u d a d o s sã o o s co l ch õ e s d e a r m icr opulsant es.

Em relação aos disposit ivos est át icos à base d e e sp u m a se j a m e l e s co l ch õ e s, a l m o f a d a s o u coberturas de colchão parece haver concordância que, ap esar d as d if er en t es ap r esen t ações d e esp u m a, sej am elas t radicionais de diferent es densidades, ou a s ch a m a d a s a l t e r n a t i v a s co m o a s t o r ci d a s o u m oldadas, os autores dos artigos incluídos na revisão int egrat iva apont am que, para que esses disposit ivos

f o sse m e f i ca ze s co m o a l i v i a d o r e s d e p r e ssã o , n e ce ssi t a r i a m t e r d e n si d a d e t ã o b a i x a q u e a o posicionar o pacient e, haveria colapso do disposit ivo, an u lan d o o b en ef ício p ot en cial. Dessa f or m a, os disposit ivos à base de espum a de form a geral foram considerados de baixa eficácia na prevenção de lesões por pr essão.

O uso de dispositivos estáticos à base de gel t am bém foram considerados de baixa eficácia com o m edida de prevenção de lesões de pele; ent ret ant o, d e v i d o a o g r a n d e n ú m e r o d e p o ssi b i l i d a d e s d e a p r e se n t a çõ e s cl a ssi f i ca d a s co m o “ g e l ” se r i a necessário um a avaliação aprofundada de cada um a das apresent ações para conclusões sobre os efeit os benéficos na prevenção de lesões.

Os disposit iv os est át icos à base de fluidos foram considerados eficazes na prevenção de lesões de pele, por ém , sem indicação da possibilidade de m anut enção da posição cir úr gica e de alt er ação no t em po de cir u r gia, bem com o sobr e as alt er ações sign if icat iv as n a an gu lação da m esa, f at o com u m dur ant e o t r ansoper at ór io. Acr edit a- se que fut ur as in v est igações são n ecessár ias par a clar ear pon t os a i n d a o b scu r o s so b r e a a p l i ca b i l i d a d e d e sse s disposit ivos na prát ica perioperat ória.

(7)

in v est ig ad os n os est u d os in clu íd os n est a r ev isão, apr esent ar am r esult ados eficazes na pr ev enção de úlcer as de pr essão, sendo consider ados alt er nat iv a adequada no alívio das int erfaces de pressão.

Par ece, por ém , hav er concor dância que os d i sp o si t i v o s d i n â m i co s t e n d e m a a p r e se n t a r result ados m ais eficazes na prevenção de lesões por pr essão que os disposit ivos est át icos, dessa for m a, os colchões ou coberturas de colchão a ar dinâm icos, d e t e r m i n a d o s n e st a r e v i sã o co m o si st e m a m i cr o p u l sa n t e , p o d e r i a m se r co n si d e r a d o s o s disposit ivos m ais eficazes na prevenção de lesões de pele no período per ioper at ór io, um a vez que for am capazes de reduzir a incidência de lesões, m ant endo a est abilidade da posição cirúrgica.

CONCLUSÃO

Concluindo a presente revisão integrativa, na busca da m elhor evidência disponível, em relação às i n t e r v e n çõ e s d e e n f e r m a g e m e f i ca ze s p a r a a p r e v e n çã o d e l e sõ e s d e p e l e n o p e r ío d o perioperat ório, ent ende- se que a t om ada de decisão do enferm eiro sobre o uso de disposit ivos deve ser r e a l i za d a b a se a d a e m a v a l i a çã o cr i t e r i o sa e individualizada de cada pacient e cirúrgico. Para essa av al i ação é n ecessár i o q u e o p r o f i ssi o n al est ej a

e m b a sa d o ci e n t i f i ca m e n t e , p a r a i m p l e m e n t a r intervenções eficazes e que atendam as necessidades reais do pacient e.

Av aliando a pr opost a inicial dest a r ev isão, obser v a- se lacunas na inv est igação r elacionadas às possibilidades de lesões que poderiam ocorrer durante ou d ev id o ao p er íod o t r an sop er at ór io. Ap esar d a palavra- chave selecionada incluir diferent es t ipos de lesões, som en t e se localizou ar t ig os r ef er en t es a úlceras de pressão, os quais preencheram os critérios de inclusão pr eviam ent e est abelecidos.

Os f at o r es q u e i n t er m ed i am essa l acu n a escapam do âm bito desta revisão, no entanto, parece claro que, com o é possível localizar publicações, as quais indicam a possibilidade de ocorrência de lesões d ecor r en t es d e d isp osit iv os elét r icos ou solu ções q u ím i ca s, h á a n e ce ssi d a d e d o e n f e r m e i r o im p lem en t ar m ed id as p r ev en t iv as e, p or t an t o, a necessidade do desenvolvim ent o de pesquisas sobre a pr evenção dessas lesões.

Fr e n t e à s l a cu n a s e v i d e n ci a d a s e o s r esu lt ad os ap on t ad os n os ar t ig os in clu íd os n est a r e v i sã o i n t e g r a t i v a , e n t e n d e - se se r n e ce ssá r i o i n t en si f i car esf o r ço s p ar a o d esen v o l v i m en t o d e p e sq u i sa s co m d e l i n e a m e n t o s q u e p r o d u za m ev i d ên ci as f o r t es r el at i v as ao t em a i n v est i g ad o , p r i n ci p a l m e n t e n a r e a l i d a d e d a p r á t i ca d a enfer m agem per ioper at ór ia br asileir a.

REFERÊNCI AS BI BLI OGRÁFI CAS

1. Silva RF, Silva TM. I m plant ação de um a sist em át ica de assist ên cia de en f er m agem n o per ioper at ór io – pr opost a prelim inar.Anais da 3 a. Jornada de Enferm agem em Cent ro

Cir úr gico do est ado de São Paulo; 1989 Julho 5- 7 Ribeir ão Pr et o; SP; 1 9 8 9 .

2 . Pi cco l i M, Ga l v ã o CM. En f e r m a g e m p e r i o p e r a t ó r i a : ident ificação dos diagnóst icos de enferm agem na visit a pré-oper at ór ia fundam ent ada no m odelo conceit ual de Lev ine. Cascav el ( PR) : EDUNI OESTE; 2 0 0 4 .

3. Caliri MHL. A ut ilização da pesquisa na prát ica clínica da enfer m agem : lim it es e possibilidades.[ t ese liv r e- docência] . Ribeirão Pret o ( SP) : Escola de Enferm agem de Ribeirão Pret o/ USP; 2 0 0 2 .

4. Scot t EM, Leaper DJ, Clark M, Kelly PJ. Effect s of warm ing t herapy on pressure ulcers- a random ized t rial. AORN 2001; l7 3 ( 5 ) : 9 2 1 - 3 8 .

5 . Asso ci a t i o n o f Op e r a t i n g Ro o m Nu r se s. Pr o p o se d recom m ended pract ices for safe care t hrough ident ificat ion of pot encial harzards in t he surgical envirom ent . AORN 1995; l 6 2 ( 3 ) : 4 5 5 - 6 1 .

6. Hut chinsson B, Baird MG, Wagner S. Elect rosurgical safet y. AORN 1 9 9 8 ; 6 8 ( 5 ) : 8 3 0 - 4 4 .

7. Ham er S. Evidence- based pract ice. I n: Ham er S, Collinson G. Ach i ev i n g ev i d en ce- b a sed p r a ct i ce: a h a n d b o o k f o r pract it ioners. London: Baillière Tindall; 1999. p. 3- 12. 8. Galvão CM, Sawada NO, Rossi LA. A prát ica baseada em evidências: considerações t eóricas para sua im plem ent açào na enferm agem perioperat ória. Rev Lat ino- am Enferm agem 2 0 0 2 set em br o- out ubr o; 1 0 ( 5 ) : 6 9 0 - 5 .

9. I ngersoll GL. Evidence- based nursing: what it is and what it isn’t . Nurs Out look 2000; 48 ( 4) : 151- 2.

10. Closs SJ, Cheat er FM. Evidence for nursing pract ice: a clarificat ion of t he issues. J Adv Nurs 1999; 30( 1) : 10- 7. 1 1 . Br o o m e ME. I n t e g r a t i v e l i t e r a t u r e r e v i e w s i n t h e developm ent of concept s.I n: Rodgers BL, Knafl KA. Concept d e v e l o p m e n t i n n u r si n g : f o u n d a t i o n s, t e ch n i q u e s a n d applicat ions. Philadelphia: W.B. Saunders; 1993. p.193- 215. 12. Ganong LH. I nt egrat ive reviews of nursing research. Res Nur s & Healt h 1987; 10: 1- 11.

13. Aranovit ch SA, Wilber M, Slezak S, Mart in T, Ut t er D. A com par at iv e st u dy of an alt er n at in g air m at t r ess f or t h e pr ev ent ion of pr essur e ulcer s in sur gical pat ient s. Ost om y Wound Manege 1999; 45( 3) : 34- 44.

(8)

15. Baker EA, Leaper DJ. Pressure relieving propert ies of a int raoperat ive warm ing device. Journal of Wound Care 2003; 1 2 ( 4 ) : 1 5 6 - 6 0 .

1 6 . Nix on J, Mcelv enny D, Mason S, Br ow n J, Bond S. A seqüencial random ized cont roled t rail com paring a dry visco-elast ic polym er pad and st andard operat ing t able m at t ress in t he prevent ion of post - operat ive pressure sores. I nt J Nurs St u d ies 1 9 9 8 ; 3 5 ( 2 ) : 1 9 3 - 2 0 3 .

17. Schult z A, Brown K, Bien M, Dum ond K, Myers A. Et iology and incidence of pressure ulcers in surgical pat ient s. AORN 1 9 9 9 ; l7 0 ( 3 ) : 4 3 7 - 4 9 .

18. Scot t EM, Baker EA, Kelly PJ, St odart EJ, Leaper DJ, Lit t M. Measurem ent of int erface pressures in t he evaluat ion of oper at ing t heat r e m at t r ess. J Wound Car e 1 99 9 ; 8 ( 9 ) : 437 -4 1 .

1 9 . Bl a y l o ck B, Ga r d n er C. Mea su r i n g t i ssu e i n t er f a ce pressures of t wo support surfaces used in t he operat ing room . Ost om y Wound Manege 1994; 40( 2) : 42- 8.

2 0 . Cullen N, Deek s J, Sheldon TA, Song F, Flet cher AW. Beds, m at t resses and cushions for pressure sore prevent ion and t r eat m ent . J Tissue Viabilit y. 1999 Oct ; 9( 4) : 138. 21. Defloor T, Schuij m er JDS. Prevent ing pressure ulcers: an av aluat ion of four oper at ing – t able m at t r ess.App Nur Res 2 0 0 0 ; 1 3 ( 3 ) : 1 3 4 - 4 1 .

22. Hawkins JE. The effect iveness of pressure reducing t able pads as an int ervent ion t o reduce t he risk of int raoperat ively acqueired pressure sores. Milit ary Med 1997; 162( 11) : 759-6 1 .

23. Hoshoski VM, Scharann CA. I nt raoperat ive pressure sore pr ev ent ion: an analy sis of bedding m at er ials. Res Nur s & Healt h 1 9 9 4 ; 1 7 : 3 3 3 - 9 .

24. Chalian AA, Kagan SH. Backside first in head and neck su r ger y ? Pr ev en t in g pr essu r e u lcer s in ex t en ded len gt h surgeries. Head & Neck 2001; 23: 25- 8.

25. Arm st rong D, Bort z P. An int egrat ive reveiw of pressure relief in surgical pat ient s. AORN 2001; 73 ( 3) : 645- 74.

Referências

Documentos relacionados

The idea of act ive isom or phism does not cont radict t he t radit ional defi nit ion of isom or phism ; rat her, t his idea adds t he dialogism and r ecur- siveness of t he

Educat or s at t he day car e cent er w ho par t icipat ed in t his r esear ch acquir ed k now ledge concer ning t he pr ocess of dev elopm ent as w ell as pr ev ent ion and

One should certainly w ant , expect , and demand good review s, and be ready to rew rite t he paper t aking int o considerat ion t he const ruct ive suggest ions (it is t he edit or

The differ ent st eps of t he Edit or ial Boar d ev aluat ion and peer r ev iew pr ocess w ill also becom e fully elect r onic... Mar

affir m , based on t he analy sis of t he int er v iew s, t hat participants are highly vulnerable in socioeconom ic term s, increased by aids and its social representations, as

The analy sis r ev ealed t hat t he phy siopat hological pr ocess of t he de Quer v ain’s disease caused changes in t he w or ker ’s life, char act er ized by painful m anifest at

The nursing t eam m ust be t he focus of cont inuous int ervent ions and fut ur e act ions in or der t o m inim ize t he r isk of infect ion in t he pr ocedur e of per ipher

This paper focuses on t he charact erist ics of t h e Port uguese proposal on Drubr ovnick in 1956 and w hat it r epr esent ed in t erm s of nat ion al and int ernat ional archit