• Nenhum resultado encontrado

Emprego da azida sódica, como conservador de fezes, para a pesquisa de ovos de Schistosoma mansoni e de outros helmintos, pelo método de Kato-Katz: estudo em área endêmica.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Emprego da azida sódica, como conservador de fezes, para a pesquisa de ovos de Schistosoma mansoni e de outros helmintos, pelo método de Kato-Katz: estudo em área endêmica."

Copied!
3
0
0

Texto

(1)

R e v i s t a d a S o c i e d a d e B r a s i l e i r a d e M e d ic in a T r o p ic a l 2 5 ( 3 ) : 1 6 1 - 1 6 3 , j u l - s e t , 1 9 9 2

EMPREGO D A AZIDA SODICA, COMO CONSERVADOR D E

FEZES, PARA A PESQUISA D E OVOS DE

S C H IS T O S O M A

M A N S O N I E D E OUTROS HELMINTOS, PELO MÉTODO DE

KATO-KATZ: ESTUDO EM ÁREA ENDÊM ICA

V ic e n te A m a to N e to , P e d ro L u iz S ilv a P in to , O g v a ld a D a w e y d e S o u z a T o r r e s , L u ís M a ts u b a r a , L ú c ia M a r ia À lm e id a B r a z e S é rg io A n to n io B a rb o s a

d o N a sc im e n to

E m d u a s a líq u o ta s d e 2 0 8 a m o s tr a s d e f e z e s f o r a m f e i t o s e x a m e s p e l o m é to d o d e K a to - K a tz , s e n d o u m a a p ó s o e m p r e g o d e 0 ,2 m g d e a z id a s ó d i c a p a r a 2 0 0 m g e e m o u tr a s e m o r e f e r id o c o n s e r v a d o r . O s r e s u lta d o s p e r c e n t u a is c o m e s e m c o n s e r v a d o r f o r a m , r e s p e c tiv a m e n te , p a r a o s A n c ilo s to m íd e o s 1 2 , 5 e 2 5 ,9 , p a r a Ascaris lumbricoides 7 1 ,6 e 7 2 ,5 , p a r a Schistosom a

m ansoni 7 , 6 e 1 7 , 7 e p a r a Trichuris trichiurá 8 6 e 8 5 . A c o n ta g e m d o s o v o s c o m e s e m o c o n s e r v a d o r f o i , r e s p e c tiv a m e n te , 2 6 4 e 5 3 9 p a r a o s A n c ilo s to m íd e o s , 1 3 8 1 6 e 3 3 7 5 1 p a r a A .

lum bricoides, 5 5 ,5 e 6 3 , 5 p a r a S. mansoni e 1 3 4 5 e 2 0 6 8 p a r a T. trichiurá. O s a u to r e s n ã o c o n f ir m a r a m a v a n ta g e m d o u s o d e a z id a s ó d i c a p a r a e s tu d o e m á r e a s e n d ê m ic a s . S u g e r e m q u e o r e s s e c a m e n to d a s f e z e s e a b a ix a in te n s id a d e d a s in f e c ç õ e s p o s s a m e x p lic a r o s r e s u lta d o s d e s f a v o r á v e is d o p r e s e n t e e n s a io c lín ic o .

P a la v r a s - c h a v e s : E s q u is to s s o m o s e m a n s ô n ic a . E x a m e d e f e z e s . A z id a s ó d i c a . A r e a e n d ê m ic a .

O m éto d o de K ato -K atz é u tilizad o em análises q u a lita tiv a s e q u a n tita tiv a s d e fe z e s, p a ra d ia g n ó stic o d e h elm in tía ses in testin a is e, em especial, d a esq u istossom íase. T rata-se de técnica b a s ta n te u tiliz a d a n o B ra sil, em v irtu d e de efetiv id ad e, fácil ex ecução, custo não elevado, n ecessid ad e d e p eq u e n a qu an tid ad e d e m aterial fecal e p o ssib ilid ad e d e ex am in ar as lâm inas até seis m eses d ep o is d e p rep arad as4. A despeito dessas v irtu d e s, h á em pecilh o relacionado co m trab alh o s de cam p o , quando p o d e ex istir razo áv el p erío d o de tem p o en tre a co leta do m aterial e o p ro c ed im en to lab o rato rial.

O u so d e trad icio n ais co n servadores gera d ificu ld ad e, u m a v ez q u e eles liquefazem as fezes. N esse co n tex to , lem b ram o s q u e a azida sódica é u m fix ad o r só lid o , p o ssu id o r d e ação p reserv ad o ra a p ro p ó sito de o v o s d e helm in to s, co n fo rm e j á foi d em o n strad o e, em estu d o so b re essa tática, h ouve v erificação d e q u e co n serv o u satisfatoriam ente

Laboratório de Investigação Médica/Parasitologia, Hospital das Clínicas, Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP.

E n d e r e ç o p a r a c orrespon dên cia -, Prof. Vicente Amato Neto.

Laboratório de Investigação Médica-Parasitologia/HC/FM/ USP. Av. Dr. Arnaldo 455 , 2 o andar, 01246-000 São Paulo, SP.

Recebido para publicação em 13/07/92.

am ostras contendo o vos de S c h is to s o m a m a n s o n i até

12 sem anas após a adição1 2.

P areceu -n o s n ecessário av a lia r co n cretam en te a v alid ad e do referid o p ro cesso , dep en d en te da azid a só d ica, n a ativ id ad e desem penhada em área endêm ica d e esq u isto sso m íase, q u an d o c o g itad o s in ten to s diagnósticos e, m o rm en te, ep id em io ló g ico s.

M A T E R IA L E M É T O D O S

A investigação baseou-se e m 2 0 8 am ostras fecais, acondicionadas em peq u en o s recip ien tes de plástico ap to s a fa c ilita r tra n sp o rte , c o rre s p o n d e n te s a h ab itantes d a bacia h id ro g rá fica do R io P arag u açu , no E stado da B ah ia. D e cad a p arte sep aram o s duas alíq u o ta s, p a ra p ro c e ssa m e n to d e u m a se m o co n serv ad o r e da o u tra p o sterio rm e n te à adição de 0 ,2 m g d e azida só d ica p a ra 2 0 0 m g , d e m o ld e a co m p o r valo res ig uais a u m d écim o d o s p re ferid o s p o r G onçalves e cols2, com o fito de sim p lifica r a funcionalidade; d e in ício, pesam o s essas q u antidades e su bseqüentem ente agim os p o r estim ativ as. A s frações sem o fix ad o r fo ram lo g o ex am in ad as no L ab o rató rio do In stitu to d e Saúde, d a U n iv ersid a d e F ed eral da B ahia, p o r m eio d o m éto d o d e K ato -K atz, e as o utras tiv eram en cam inham ento ao L ab o rató rio d e Invetigação M éd ica-P arasito lo g ia d o H o sp ital das

(2)

A m a t o N e to V, P in to P L S , T o r r e s O D S , M a ts u b a r a L , B r a z L M A , N a s c im e n to S A B . E m p r e g o d a a z i d a s ó d i c a c o m o c o n s e r v a d o r d e f e z e s p a r a a p e s q u i s a d e o v o s d e Schistosom a mansoni e d e o u tr o s h e lm in to s , p e l o m é t o d o d e K a to -K a tz : e s t u d o em á r e a e n d ê m ic a . R e v is ta d a S o c ie d a d e B r ã s ile ir à d e M e d ic in a T r o p ic a l 2 5 : 1 6 1 - 1 6 3 , j u l - s e t , 1 9 9 2 .

C lín icas, d a F acu id ad e de M edicina d a U niversidade d e São P au lo , o n d e ficaram em tem peratura am biente d u ra n te 30 d ias, p a ra efetivação de id êntica análise4. E m v irtu d e d o re ssecam en to , h o u v e com um ente im p erio sid ad e n o sen tid o d e ju n ta r du as o u três g o tas d e ág u a aos espécim es p reserv ad o s, su rg indo a im p ressão d e q u e isso n ão se m o stro u sem pre satisfató rio .

R E S U L T A D O S

A s fe z e s c o n s e rv a d a s m o s tra ra m -s e m ais escu recid as, sem p ro d u ção d e gás e co m o d o r d iscre to , p ro v a v elm en te com o co nseqüência de m e n o r ativ id ad e d e m icroorganism os.

C o n statam o s q u e a g ra n d e m aio ria das am ostras estav a ressecad a, ex ig in d o reid ratação , e q u e os o v o s n ão ap resen taram alterações m orfológicas capazes d e p re ju d ic a r as identificações.

R eg istram o s 13 p ro c u ras totalm en te negativas e co m re ferên cia aos o vos dos qu atro tipos de h e lm in to s d e te c ta d o s a p u ra m o s as s e g u in te s p o sitiv id ad es: A n cilo sto m íd eo s - 3 4 ,6% (7 2/208);

A s c a r i s l u m b r i c o i d e s -7 5 ,4 % (157/208); S . m a n s o n i - 2 0 ,1 % (4 2 /2 0 8 ); T r ic h u r is t r i c h i u r a - 87,9 %

(1 8 3 /2 0 8 ).

N a s T a b e l a s 1 e 2 e s p e c if ic a m o s , d etalh ad am en te, d ad o s acerca das co ntagens e as ev id en ciaçõ es específicas, levando em co n ta as d u as m o d alid ad es com paradas.

Só u m a v ez ap areceram ovos d e E n te r o b iu s v e r m i c u l a r i s .

T a b e la 1 - P o r c e n ta g e m d e p o s i t i v i d a d e s d e c o r r e n te s d e e x a m e s p a r a s ito l ó g ic o s d e f e z e s , e fe tu a d o s p e l o m é to d o d e K a to - K a tz , s e m o u c o m c o n s e r v a ç ã o , d u r a n te 3 0 d ia s , p e l a a z id a s ó d i c a .

H elm intos

Conservador

Não Sim

A ncilostom ídeo 2 5 ,9 12,5

A s c a r i s lu m b r ic o id e s 72 ,5 71,6

S c h is to s o m a m a n s o n i 17,7 7 ,6

T r ic h u r is tr ic h iu r a 85 86

T a b e la 2 - R e s u lta d o s d e e x a m e s d e f e z e s , e f e tu a d o s p e l o m é to d o d e K a to - K a tz , s e m o u c o m c o n s e r v a ç ã o , d u r a n te 3 0 d i a s , p e l a a z id a s ó d ic a : n ú m e r o s m ín im o e m á x im o d e o v o s p o r g r a m a d e f e z e s , q u a n tid a d e s m é d ia s

d e s s a s c if r a s e p Q s itiv id a d e s e x c lu s iv a s .

Helmintos C onservador

Não Sim

Ancilostom ídeo 2 a 8304 2 4 a 1344

539 264

46 18

A s c a r i s lu m b r ic o id e s 48 a 612816 24 a 91776

33751 13816

8 6

S c h is to s o m a m a n s o n i 2 4 a 336 24 a 288

6 3 ,5 5 5 ,5

26 5

T ric h u r is tr ic h iu r a 24 a 23568 24 a 24808

2068 1345

4 5

D IS C U S S Ã O

F o c a liz a d a a esq u isto sso m ía se m an sô n ica , notam os que a porcen tagem de diagnósticos definidos q u a n d o a d ic io n a d o o c o n s e r v a d o r d im in u iu sensivelm ente, sem todavia ver-se queda dos nú m eros de o v o s, quando p o sitiv o s o s m ateriais.

O fix ad o r n ão p re ju d ic o u d e fo rm a m arcan te o reconhecim ento do T r ic h u r is , tendo p o ré m in flu íd o

bastan te nas q u an tid ad es atinentes à ancilostom íase. P o r seu tu rn o , a ascarid íase co n tin u o u a ser b em co nfirm ada, em g eral atrav és d e v alo res m en o res de nú m ero s d e ovos.

C o m a aplicação d a azid a sódica, p rev iam en te ao s e x a m e s p e la té c n ic a d e K a to -K a tz , e m determ in adas o p o rtu n id ad es o co rrera m en co n tro s exclu siv o s de o v o s e , ex cetu ad a a tricu ría se, co m m en o r freq ü ên cia do q u e se esclareceu sem a particip ação dela.

C om o ten tativ a d e ex p licar o d esem penho b em diverso d o in fo rm ad o p o r G on çalv es e co ls2, n o q u e tan g e aos ovos d e S . m a n s o n i , o co rrem -n o s duas

eventu ais ju stific ativ as: a) ap esar d e resp eitarm o s as d iretrizes q u e n o rteia m a execução do m éto d o de K ato-K atz, contam os co m p o u cas q u an tid ad es de

(3)

A m a to N e to V, P in to P L S , T o r r e s O D S , M a ts u b a r a L , B r a z I M A , N a s c im e n to S A B . E m p r e g o d a a z i d a s ó d i c a c o m o c o n s e r v a d o r d e f e z e s p a r a a p e s q u i s a d e o v o s d e Schistosom a mansoni e d e o u tr o s h e lm in to s , p e l o m é t o d o d e K a to -K a t z : e s t u d o e m á r e a e n d ê m ic a . R e v is ta d a S o c ie d a d e B r a s ile ir a d e M e d ic in a T r o p ic a l 2 5 : 1 6 1 - 1 6 3 , j u l - s e t , 1 9 9 2 .

fe z e s, a c o n d ic io n a d a s em e x íg u o s b a to q u e s , esco lh id o s p a ra fa cilitar o tran sp o rte e esse m odo de a g ir p ro v o c o u m ais ressecam en to s, im pondo-se re m e m o ra r q u e o s au to re s citad o s p ro c u ra ra m p ro c e d e r co m ap ro x im ad am en te 2 g iniciais; b) as in ten sid ad es d as infecçõ es, d e reduzidos p o rtes, q u iç á tam b ém ten h am co o p erad o 3 5.

P a ra o v is to co m re fe rê n c ia aos o v o s de an c ilo sto m íd eo , é v iáv el ju lg a r q u e se d eu ação p re ju d ic ia l d a g licerin a, p o r alg u m a d em o ra antes do exam e, estan d o os m ateriais pro cessados.

E s t a s v e r i f i c a ç ã o e s , n ã o a u s p i c i o s a s , d esm erecem a alm ejad a b o a ativ id ad e conservante da az id a só d ica em lab o res òom o o delineado neste e s tu d o . O q u e o u tra s p e sq u is a s p re v ia m e n te m o strara m era m ais an im ad o r. N ão o bstante, v ale a pen a co n tin u ar co letando n o v as deduções, sobretudo aten tan d o p a ra esm ero s d e o rd e m operacional.

S U M M A R Y

In tw o a liq u o ts o f 2 0 8 s a m p le s o f s t o o l , te s ts h a v e b e e n m a d e b y th e K a to -K a tz m e th o d , o n e b e in g m a d e a f te r th e u s e o f 0 . 2 m g o f s o d i c a z i d e f o r 2 0 0 m g , a n d th e o th e r w ith o u t th e a f o r e s a id c o n s e r v a n t. T h e r e s u lte d p e r c e n t a g e s w ith o r w ith o u t th e c o n s e r v a n t w e r e , r e s p e c tiv e ly , f o r A n c y lo s to m id e o s : 1 2 . 5 a n d 2 5 . 9 ; f o r

A scaris lum brieoides; 7 1 .6 a n d 7 2 .5 ; f o r Schistosom a

mansoni: 7 .6 a n d 1 7 .7 , a n d f o r Trichuris trichiura: 8 6 a n d 8 5 . T h e c o u n t o f th e e g g s w ith a n d w ith o u t th e c o n s e r v a n t w a s , r e s p e c t i v e l y , 2 6 4 a n d 5 3 9 f o r A n c y lo s to m id e o s , 1 3 1 8 6 a n d 3 3 7 5 1 f o r A . lum bricoides,

5 5 .5 a n d 6 3 .5 f o r S. mansoni, a n d 1 3 4 5 a n d 2 0 6 8 f o r T.

trichiura. T h e a u th o r s d i d n o t c o n fir m th e a d v a n ta g e o f u sin g s o d ic a z i d e f o r s tu d y in e n d e m ic a r e a s . T h ey s u g g e s t th a t th e e x s ic c a tio n o f th e s t o o l a n d th e lo w in te n sity o f in f e c tio n s c a n e x p la in th e u n fa v o u r a b le r e s u lts o f th e p r e s e n t c lin ic a l tr ia l.

K e y - w o r d s : S c h is to s o m ia s is m a n s o n i. S to o l te s t. S o d ic a z id e . E n d e m ic a r e a .

R E F E R Ê N C IA S B IB L IO G R Á F IC A S

1. Bundy D A P , Forem an JD M , Golden M H N . Sodium

azide preservation o f faecal specim ens for Kato analysis. Parasitology 90:463-469, 1985.

2. G onçalves E M N , Campos R, Amato Neto V , Pinto

PLS, M oreira A A B . Emprego da azida sódica, com o conservador de fezes, para pesquisa de ovos de S c h is to s o m a m a n s o n i pelo método de Kato-Katz.

Revistada Sociedade Brasileira deM edicina Tropical 21:59-62, 1988.

3. Jordan P, B artholom ew RK, Peters P A S. A

com m unity study o f S c h is to s o m a m a n s o n i e g g

excretion assessed by the Bell and a modified Kato

tech n iq u e. A nnals o f T rop ical M ed icin e and Parasitology 75:35-40, 1981.

4. Katz N , Chaves A , Pelegrino J . A sim ple d evice for q u a n tita tiv e sto o l th ic k -sm e a r te c h n iq u e in schistosom iasis mansoni. Revista do Instituto de M edicina Tropical de São Paulo 14:397-400, 1972. 5. Knight W B, Hiatt R A , C line B L , Ritchie LS. A m odification o f the form ol-ether concentration technique for increased sensitivity en detection

S c h is to s o m a m a n s o n i eggs.T h e A m erican Journal

Referências

Documentos relacionados

Em área de baixa prevalência, o teste rápido na urina mostrou-se mais sensível do que seis lâminas de fezes pelo método de Kato-Katz no diagnóstico da esquistossomose

In this context, the present study evaluated plasma CORT and IGF-I concentration, rectal temperature (RT), RR and milk yield in lactating Holstein cows submitted to thermal

Importa, ainda, referir que embora a revista consagrada no art.º 251º do CPP seja materialmente análoga à revista que vem prevista no art.º 174º, são distintas ao nível

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem

Esta dissertação pretende explicar o processo de implementação da Diretoria de Pessoal (DIPE) na Superintendência Regional de Ensino de Ubá (SRE/Ubá) que

Internal sac armature (Fig. 5) consisting of two basal spine-shaped straight sclerites, 2.8 times as long as wide (Fig. 5a) or as in figure 5A; two long, laminar and median

Introdução da rede de arrasto para captura dos peixes que deverão passar pela biometria, no Centro de Estudos Ambientais Costeiros.. Captura dos peixes com o auxílio de uma rede