• Nenhum resultado encontrado

Grupo01Juliana

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Grupo01Juliana"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

Introdução as Engenharias

Planejamento de Cursos de

Graduação através do ciclo PDCA.

Andréa Biral

Daniel Gonzales Rodrigues Enésio Marinho da Silva Jr Larissa Ribeiro Lopes Cardoso

Pedro Gil Taís Campos Scalise

Profa.Dra. Juliana Tófano de Campos Leite Toneli Santo André, 06 de Junho de 2009.

(2)

Índice

Índice ...1 Introdução ...2 Planejamento horário ...4 Planejamento de cursos ...6 Depoimentos ...14 Objetivos ...19 Bibliografia ...20

(3)

Introdução

A UFABC foi criada com o intuito de sanar algumas deficiências quanto à formação de engenheiros. A universidade visa aumentar possibilidades de sucesso para a sociedade, criando verdadeiros engenheiros do futuro.

A National Academy of Engineering, dos EUA, apresenta as principais qualidades de 2020. Entre os diversos atributos, o engenheiro deve ser:

Criativo e orientado para inovações; Um projetista de sistemas;

Um colaborador;

Disposto a abraçar a diversidade cultural.

O engenheiro do futuro deve estar em contato com todas as inovações e tecnologias possíveis, pois assim ele saberá agir no momento em que for requisitado para diferentes tipos de problemas. A UFABC introduz seus alunos nestas principais qualidades, listadas anteriormente. Nesta universidade existem diversos caminhos que podem ser percorridos para a conclusão de um curso, caminhos que permitem a interdisciplinaridade e a liberdade de escolha quanto à formação desejada.

A vasta variedade de cursos que são ministrados e a liberdade em escolhê-los fazem com que existam algumas dúvidas no momento da matrícula. Caso o aluno não tenha um apoio, uma monitoração sobre as escolhas, o mesmo pode seguir um caminho errado, e não conseguir aquilo que almeja: - se formar em engenharia, em tempo mínimo e com destaque - . Este “destaque” é representado de maneira simples pela

(4)

universidade como um número denominado “Coeficiente de Rendimento”, este é limitado entre zero e quatro, mas infelizmente são poucos aqueles que alcançam coeficientes altos, e é com o intuito de auxiliar os ingressantes no sucesso, que se produz este trabalho.

(5)

Planejamento Horário

Em geral, o aluno terá 4 horas de aulas por dia de segunda à sexta-feira. Através do sistema da Universidade, estas aulas podem ser distribuídas da forma que o aluno preferir: manhã, tarde ou noite. No entanto, as horas em sala não são as únicas previstas para a dedicação à disciplina, o tempo destinado ao estudo individual é imprescindível para um bom desempenho na Universidade.

A dedicação ao estudo individual pode ser feita de diversas formas. Uma forma eficiente é utilizar o tempo para ler os livros base da disciplina, freqüentar a monitoria caso tenha dificuldade em resolver algum exercício das listas passadas pelo professor, resolver as listas de fato, revisar as aulas após assisti-las e realizar pesquisa sobre a matéria. Obviamente não será necessário seguir todos esses passos para todas as

disciplinas, mas todas ficam mais fáceis se algumas destas recomendações são seguidas. Deve-se organizar o dia de forma a conciliar as aulas e o estudo individual às necessidades básicas de qualquer ser humano (como comer e dormir, por exemplo), o aluno deve se dedicar a alguma atividade extra-curricular, preferencialmente alguma atividade física (como a prática de um esporte e/ou arte). As atividades físicas são importantes para descarregar o stress e a estafa mental gerados por muitas horas de estudos.

Caso o aluno trabalhe, as dificuldades de organizar o tempo e se dedicar aos estudos aumentam substancialmente. Contudo, ele deve fazer uma somatória de todos os seus horários disponíveis para poder dividi-los de maneira com que ele consiga suprir

(6)

suas deficiências devido ao cansaço e às cobranças de seu trabalho. Evidentemente, em seus horários deve constar as atividades extra-curriculares também.

Um estágio é imprescindível para o término do curso de engenharia, portanto o aluno do quarto e quinto ano deve adequar seu tempo a uma jornada de trabalho de cerca de seis horas. A carga horária das disciplinas será menor nestes anos, dessa forma é possível a boa dedicação ao estágio e à Universidade. O estágio é uma forma de aplicar o que o aluno aprende; portanto, de certa forma, é um meio de estudo prático.

Se bem organizados, todos os horários podem ser encaixados durante a semana ou, no máximo, até o sábado pela manhã. Desta forma há tempo para o aluno se dedicar à vida sentimental e aos amigos. Estudar no espaço da própria Universidade próximo aos horários de aula e estagiar também próximo à Universidade ou próximo de casa é uma forma eficiente de poupar tempo com o deslocamento excessivo e ter algum tempo livre a mais.

(7)

Planejamento de cursos

Para que o aluno consiga concluir seus estudos nos tempos mínimos previstos, i.e., 3 anos para o BC&T e mais 2 anos para a engenharia, ele deve ser bastante objetivo e dedicado. Caso ele não saiba de fato quais as engenharias que deseja fazer, muito provavelmente suas escolhas das disciplinas específicas farão com que o seu tempo de permanência na universidade ultrapasse o prazo mínimo. É fundamental, pois, que o aluno busque informações sobre sua área de interesse.

O campo de trabalho do profissional formado em bacharel em ciências & tecnologia ainda não está bem definido, uma vez que o curso é recente no Brasil. Porém, é fato que este profissional terá condições de trabalhar e desenvolver temas interdisciplinares, pois o curso desenvolve a postura investigativa, estimula a pesquisa e, conseqüentemente, a produção científica. Mas atualmente a especialização é extremamente necessária para a diferenciação do profissional no mercado de trabalho.

Se o aluno escolher como opção de curso Pós-BC&T a área da Bioengenharia, seu campo de trabalho já estará mais determinado. Porém, o seu leque de opções para a escolha de uma linha de especialidade também é extremamente amplo. Este profissional pode atuar nas áreas de instrumentação biomédica, engenharia de reabilitação, engenharia de tecidos, física médica, entre outras. O aluno não só deve saber somente que deseja fazer o curso de bioengenharia como também saber em qual dessas áreas de especialização deseja trabalhar, pois isso aperfeiçoará o seu processo de graduação e seu desempenho na universidade.

(8)

Além das disciplinas obrigatórias do BC&T e da engenharia, o aluno deve escolher disciplinas relacionadas com as áreas de especialização citadas. Foram listadas a seguir as disciplinas obrigatórias para a conclusão do BC&T:

- Base Experimental das Ciências Naturais - Bases Computacionais da Ciência

- Bases Epistemológicas da Ciência Moderna - Bases Matemáticas das Ciências Naturais - Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) - Comunicação e Redes

- Energia: Origens, Conversão e Uso - Estrutura da Matéria

- Estrutura e Dinâmica Social - Fenômenos Eletromagnéticos - Fenômenos Mecânicos - Fenômenos Térmicos - Física Quântica

- Funções de uma Variável - Funções de Várias Variáveis - Geometria Analítica

(9)

- Interações Atômicas e Moleculares - Introdução à Probabilidade e Estatística

- Introdução às Equações Diferenciais Ordinárias - Natureza da Informação

- Origem da Vida e Diversidade dos Seres Vivos - Processamento da Informação

- Projeto Dirigido

- Transformações Bioquímicas

- Transformações nos Seres Vivos e Ambiente - Transformações Químicas.

Estas disciplinas, porém, correspondem a 46,3% dos créditos (carga horária) necessários para a conclusão do BC&T. Do total restante, 30% dos créditos são referentes às disciplinas de opção limitada e 26,7%, dos de disciplinas eletivas livres. Listaram-se abaixo as disciplinas de opção limitada do curso de Bioengenharia:

-Biologia Celular -Circuitos Elétricos I -Bioética

(10)

-Instrumentação Biomédica

-Efeitos Biológicos das Radiações Não Ionizantes -Engenharia Aplicada a Sistemas Biológicos II -Introdução à Materiais Biocompatíveis -Sensores e Transdutores Biomédicos -Princípios e Aplicações de Biomecânica -Processamento e Análise de Sinais Biomédicos -Modelagem, Simulação e Controle Aplicados a SB -Princípios de Imagens Médicas

-Legislação Relacionada à Saúde

-Engenharia de Reabilitação e Biofeedback -Equipamentos Medico-Hospitalares -Biossegurança

-Instalações Hospitalares

-Caracterização de Biomateriais -Ética e Responsabilidade Social

(11)

A seguir, foram colocadas as disciplinas eletivas livres para alunos que irão cursar o curso de Bioengenharia com ênfase na área de biomateriais e dispositivos implantáveis:

-Introdução à Bioengenharia -Sistemas Biológicos I -Sistemas Biológicos II -Sistemas Biológicos III -Sistemas Biológicos IV -Bioestatística/Biometria -Biofísica

-Aspectos Humanísticos no Uso de Tecnologia na Saúde

-Bioquímica Metabólica -Genética Molecular -Ciência dos Materiais

-Propriedades elétricas, Magnéticas e Ópticas -Propriedades Mecânicas e Térmicas

(12)

-Processamento e Análise de Falhas em Biomateriais -Introdução à Biotecnologia

-Engenharia de Tecidos e Órgãos Artificiais

Conforme a ênfase que o aluno queira dar à sua formação em Bioengenharia, ele deverá escolher todas as disciplinas citadas acima, desde o curso de BC&T e modificar somente algumas disciplinas eletivas livres. Os docentes vinculados ao curso de bioengenharia ou seu professor tutor (do PEAT) poderão ajudá-lo a fazer esta modificação.

Fez-se a distribuição dos horários, relativos à trimestres, durante a conclusão de um curso de Bioengenharia, Gráfico 1.

Gráfico 1. Gráfico de Gantt – Cronograma para Bioengenharia.

0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 Estágio Bioengenharia BC&T t (trimestres) Cronograma Bioengenharia

(13)

Existem alguns motivos que fazem os alunos se desviarem de seus objetivos, como obter sucesso na graduação, e alguns que auxiliam na continuação do caminho correto, estes são listados abaixo:

Forças Contra: − Bebida − Festas − Trabalho − Problemas pessoais − Televisão / computador

− Professores despreparados para dar a aula

− Morar longe da Universidade

− Falta de livros / material

− Falta de refeitório dentro da Universidade

− Sono

− Dificuldade de aprendizado

− Responsabilidades fora da Universidade

− Conflito com as datas das provas

− Distrações durante a aula

− Iluminação ruim durante aulas com slides

− Má avaliação

− Atraso nas aulas

− Ambiente inadequado para estudo ou a falta de ambiente

(14)

Forças a favor:

− Bom relacionamento com as pessoas

− Alimentação balanceada

− Praticar esportes / atividades extra-curriculares

− Moradia adequada

− Bom ensino médio

− Possibilidade de escolha das disciplinas

− Disponibilidade de horários

− Acesso a computadores e internet

− Monitorias

− Bom planejamento

− Boas audição e visão

− Boas notas

− Boa auto-estima

− Incentivo do professor

− Iniciação científica

− Afinidade com a matéria

− Aula particular

− Interdisciplinalidade

− Microfone

(15)

Depoimentos

Depoimento – Andréa Biral

Considero o meu desempenho razoável na faculdade. Freqüentemente sinto que poderia estudar mais algumas matérias. Raramente me matriculo em mais de cinco matérias por trimestre, pois consigo me organizar melhor dessa forma.

O meu principal ponto a ser trabalhado é a iniciativa de ir estudar, porque quando começo a estudar a matéria e me interessar por ela, o estudo flui muito bem.

Em algumas matérias fechei com uma nota não muito boa, pois fui bem na primeira prova, e por isso achei que não era necessário estudar muito para a segunda, e acabava indo mal. Isso aconteceu mais nos primeiros dois trimestres, e acabei “aprendendo a lição”.Não pretendo ficar com nenhum D no meu histórico, portanto vou refazer as matérias em que eu fiquei com esse conceito. Por ter ficado com D significa que não absorvi tudo o que poderia daquela matéria, e que tenho que estudar mais. Mesmo tendo que refazer essas matérias, estou dentro do cronograma sugerido. Meu CR está entre 2 e 3, mas nesse trimestre pretendo melhorar bastante os meus conceitos.

Conforme o tempo em que você está na faculdade vai aumentando, você acaba se adaptando e suas notas melhoram, pois você já conhece o ritmo de estudo e se conhece melhor também.

(16)

Depoimento – Enésio Junior

No início do curso, eu morava na zona leste de São Paulo e perdia bastante tempo com o deslocamento. O meu desempenho no primeiro trimestre foi regular, talvez pelo fato de que eu não vivia de fato o ambiente da universidade. Tirei um D de média que contribuiu bastante para que o meu primeiro CR ficasse entre 2 e 3. No segundo trimestre, o meu desempenho foi melhor por já estar um pouco mais familiarizado com o ritmo da universidade.

A partir do terceiro trimestre, eu vim morar em Santo André. Isso fez com que eu passasse a viver de fato o que a universidade me oferece. Comecei a pesquisa do PDPD, o que me fez enxergar de maneira diferente de meu processo de graduação porque me deu uma idéia de como será minha profissão e do quanto é importante o embasamento científico-tecnológico.

Contudo, o meu CR permanece entre 2 e 3 ( 2,54) e eu estou um pouco atrasado com relação ao cronograma proposto pela universidade porque tranquei uma disciplina no segundo trimestre e uma outra no quarto trimestre devido a minha dificuldade em conciliá-las com as demais. Atualmente, eu estou no quinto trimestre do curso e faltam duas disciplinas obrigatórias do BC&T para eu fazer.

Então, o meu problema inicial com a perda de tempo com deslocamento e minha falta de organização com meus horários foram importantes fatores para que meu CR ficasse entre 2 e 3. Além disso, a dificuldade em se fazer algumas disciplinas junto com outras é algo que previsível e cobrado por todas as universidades. Acho que cada aluno deve saber julgar o quanto suas limitações poderão afetar seu desempenho na universidade.

(17)

Depoimento – Larissa R. L. Cardoso

Entrei na universidade em 2008, tive dificuldade para me acostumar com o ritmo da universidade e com o sistema trimestral que era muito diferente do ensino médio. Também cometi erros na escolha das matérias e dos horários. Nos primeiros trimestres não levei muito á sério os estudos, e não cumpri com as minhas responsabilidades o que afetou meu CR. Alem disso eu usava grande parte do meu tempo para me locomover da Ufabc à minha casa em São Paulo e vice-versa.

Com o tempo eu encontrei formas de otimizar meu tempo de estudos, aprendi a chegar em casa na metade do tempo, utilizo as ferramentas que a faculdade me oferece, como as monitorias, as listas de exercícios e os livros, e me acostumei com o sistema da universidade, agora procuro me informar bastante antes de planejar o horário do trimestre.

Pelas razões mencionadas e por eu ter trancado algumas disciplinas estou atrasada no cronograma do BC&T e meu CR não é o ideal mas tenho me esforçado cada vez mais, e espero concluir com êxito o BC&T o mais brevemente possível. Daqui alguns trimestres pretendo fazer iniciação científica e após a conclusão do BC&T quero me formar em engenharia ambiental.

(18)

Depoimento - Pedro Gil

Ingressei na UFABC em 2009 e levei um susto inicial pela dificuldade maior do que eu esperava em geral. Não foi difícil me acostumar, mas precisei de mais organização do que era de meu costume. Para tanto, providenciei uma agenda que é extremamente útil para organizar meus horários e afazeres.

Por necessidade pessoal, logo comecei a trabalhar; no entanto é um emprego de baixíssima carga horária e que me possibilita tempo e espaço para estudar às vezes. Também é bem próximo à Universidade, o que facilita a questão do deslocamento. Por isso não tive problemas com a carga horária e o estudo individual. Por enquanto, não encontrei nenhum grande obstáculo em disciplina alguma; um pouco de estudo resolve bem qualquer dificuldade. Fazer as listas de exercícios tem ajudado muito a compreender a matéria passada em sala.

Por escolha pessoal estou me matriculando em uma disciplina a mais por trimestre, para o caso de eu precisar fazer menos disciplinas futuramente por qualquer motivo e ainda assim poder terminar os estudos no tempo mínimo previsto.

Depoimento – Taís C. Scalise

Quando eu entrei na UFABC eu ainda estava em ritmo de cursinho, estudava todos os dias, deixava todas as matérias em dia quanto às atividades exigidas. Sendo assim, eu consegui estabelecer um CR maior do que três.

(19)

No segundo trimestre, superei minha carga horária, fazendo seis matérias, iniciação científica e aulas de inglês todos os dias da semana. Este trimestre foi o mais cansativo de todos que eu cursei até o momento. Além do cansaço do primeiro trimestre eu me sobrecarreguei no segundo. Estas atitudes fizeram com que eu tivesse um desempenho extremamente inferior, baixando o meu CR com dois conceitos “D”.

O segundo trimestre serviu de exemplo para mim, sobre o que eu não deveria fazer durante minha graduação. Sendo assim, eu comecei a minha recuperação, no terceiro trimestre eu continuei com a iniciação e o inglês, mas fiz apenas cinco matérias. Este trimestre eu fechei com apenas um “C”, o que me auxiliou no CR.

O quarto trimestre foi marcado por uma grande dedicação e sendo assim, e voltei a ter um CR acima de três. Mesmo com os problemas denotados anteriormente eu ainda estou dentro do cronograma para acabar o BC&T no tempo determinado, e cursar aquilo que desejo. Espero que cada aluno perceba qual é a sua limitação, e com base nisto esteja empenhado em não se sobrecarregar, pois visualizando suas verdadeiras capacidades o sucesso será estabelecido dentro da universidade.

(20)

Objetivos

Com este trabalho objetiva-se explanar dúvidas correntes de muitos alunos, tanto ingressantes, como veteranos. A flexibilidade da estrutura curricular permite grandes variações, e os monitoramentos sobre esta possibilitam correções de rumo, para assim obter-se o sucesso almejado.

(21)

Bibliografia

1

Referências

Documentos relacionados

DE VENDA DO CATÁLOGO / VEICULO VENDIDO NO ESTADO / MECÂNICA SEM TESTE / SEM GARANTIAS QUANTO A ESTRUTURA, FUNCIONAMENTO, CARACTERÍSTICAS, REPAROS, REPOSIÇÕES,

Devido ao reduzido número de estudos sobre fatores de risco para PI, optou-se por utilizar como categorias de referência as de menor risco para o BPN, conforme apontado pela

§ 4º - Nenhum pagamento será realizado pela CONTRATANTE sem que antes seja procedida prévia e necessária consulta ao Sistema de Cadastro de Fornecedores – SICAF – para

Os participantes do Programa LeME são estudantes de um dos oito cursos profissionalizantes (Manicure, Culinária, Panificação, Informática, Recepcionista, Auxiliar

Jayme Leão, 63 anos, nasceu em Recife, mudou-se para o Rio de Janeiro ainda criança e, passados vinte e cinco anos, chegou a São Paulo, onde permanece até hoje.. Não

Quanto aos segmentos de investimentos em 2013 a Celpos alocou seus recursos em fundos de Renda Fixa classificados como Multimercados, que de acordo com as diretrizes estabelecidas no

Como no homem o objeto a tem forma de fetiche, para alcançar o passe clínico, o homem tem que resolver a questão de sua fantasia, a forma fetiche que impõe

Os exercícios aqui propostos não são originais, porém foram cuidadosamente selecionados para maior Os exercícios aqui propostos não são originais, porém foram