• Nenhum resultado encontrado

Implicações do período de latência no processo de aprendizagem

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Implicações do período de latência no processo de aprendizagem"

Copied!
29
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO

GRANDE DO SUL – UNIJUÍ

SUÉLEN BERGMANN

IMPLICAÇÕES DO PERÍODO DE LATÊNCIA NO PROCESSO

DE APRENDIZAGEM

(2)

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO

GRANDE DO SUL – UNIJUÍ

DHE- DEPARTAMENTO DE HUMANIDADES E EDUCAÇÃO

PSICOLOGIA

IMPLICAÇÕES DO PERÍODO DE LATÊNCIA NO PROCESSO

DE APRENDIZAGEM

SUÉLEN BERGMANN

ORIENTADORA: Ms.TAÍS CERVI

Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito parcial para conclusão do curso de formação de Psicólogo

(3)

AGRADECIMENTOS

Aos meus pais, Nelson e Vera, por todo amor, incentivo, apoio e dedicação que sempre tiveram por mim para que eu obtivesse uma educação de qualidade e por não medirem esforços para contribuir na realização desse sonho.

Aos meus irmãos, Natanael e Maicon, por toda amizade, parceria e suporte de sempre.

A todos os professores desta Universidade que contribuíram com a minha trajetória acadêmica, em especial a minha orientadora professora Ms. Taís, pela dedicação, atenção e contribuição na realização dessa pesquisa.

À Deus, que me deu força e energia para realizar o sonho de concluir a faculdade.

E a todos que direta ou indiretamente fizeram parte da minha formação, o meu muito obrigada!

(4)

RESUMO

O presente trabalho teve como objetivo identificar e apresentar as implicações do período de latência no processo de aprendizagem. Para tanto, foi abordado sobre a teoria do desenvolvimento psicossexual que descreve como a personalidade é desenvolvida ao longo da infância, as fases da sexualidade infantil, situando a importância do período de latência nesse desenvolvimento psicossexual da criança. Ao contrário do que acontece nas demais fases, na latência não se identifica uma zona específica de erotização o que implica em dizer que a sexualidade da criança se encontra adormecida para que a energia libidinal seja investida em outros aspectos da vida do sujeito, como no social, na aprendizagem, entre outros. Mas e quando isso não acontece dessa forma? E quando a criança encontra dificuldades nesse período que seria justamente um período favorável para essas questões?

A partir de minha experiência no estágio de ênfase em processos clínicos, na Clínica Escola da Unijuí, a partir de leituras e pesquisas, abordo três hipóteses que possam estar favorecendo tais implicações que ocorrem no período de latência. A primeira hipótese seria o recalque, que é uma defesa que o sujeito encontra para um impulso instintual, tentando livrar-se do que lhe causa angustia, tornando-o inoperante. A segunda hipótese é a transferência professor-aluno, necessária para que haja aprendizagem. E por último a demanda família-escola, as quais depositam muitas expectativas na criança, como por exemplo, boas comportamento, boas notas, boa interação com os colegas, tudo isso, para que mais tarde, obtenha uma boa situação de vida. Essa cobrança para ser alguém importante, com uma boa situação de vida, pode ser justamente o motivo das implicações na aprendizagem da criança, pois além de causar muita pressão, fazem com que a criança se sinta “presa” aos desejos dos Outros, tendo que deixar de lado os seus próprios desejos. Então, o sujeito fracassa, como forma de denunciar essa prisão.

(5)

SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO ... 5 2. DESENVOLVIMENTO PSICOSSEXUAL ... 7 2.1 FASE ORAL ... 9 2.2 FASE ANAL ... 9 2.3 FASE FÁLICA ... 10 2.4 FASE GENITAL ... 10 2.5 PERÍODO DE LATÊNCIA ... 11

3. AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO PERÍODO DE LATÊNCIA...15

3.1 RECALQUE ... 15

3.2 TRANSFERÊNCIA ENSINO-APRENDIZAGEM ... 17

3.3 DEMANDA FAMÍLIA-ESCOLA ... 19

4. CONCLUSÃO ... 25

(6)

1. INTRODUÇÃO

A latência é uma denominação usada por Freud, em Três Ensaios sobre a

Teoria da Sexualidade (1905) para compreender o intervalo no desenvolvimento da

sexualidade infantil, geralmente, identificada entre os seis e dez anos de idade. Está localizada entre as fases fálica e genital, ou ainda, entre a organização sexual infantil e adulta, compreendendo uma diminuição do que se pode chamar de atividade sexual. De acordo com Freud (1905), ao contrário do que acontece nas demais fases do desenvolvimento - oral, anal fálica e genital - na fase da latência não se identifica uma zona específica de erotização. Ainda de acordo com o autor, isso significa dizer que a energia libidinal está investida em um objeto outro, que não o próprio corpo. Pode-se dizer, a partir dessa leitura, que a libido sexual está adormecida em favor de outros investimentos.

O tempo de latência é concomitante ao período de escolarização da criança, onde sua energia está investida nas atividades escolares e nas relações sociais. Período o qual muitos pais têm procurado atendimento psicológico para seus filhos, principalmente por dificuldades escolares e/ou nas relações sociais estabelecidas na escola, o que leva a questionar o porquê dessas dificuldades, uma vez que a energia da criança está mais voltada para isso. Nesse aspecto, surgem indagações que requerem um estudo mais aprofundado para o esclarecimento do tema. Que vivências podem dificultar o processo de aprendizagem no período de latência?

O interesse pelo tema surgiu no decorrer do estágio de ênfase em processos clínicos, na Clínica Escola da Unijuí em 2017. O fato de haver muitos pais em busca de atendimento para seus filhos, foi possível notar o quanto a procura para atendimento clínico na infância se dava principalmente quando estas se encontravam no período de latência e com queixas relacionadas à dificuldade de aprendizagem e interação social na escola.

No primeiro capítulo é abordado sobre as fases psicossexuais: fase oral, anal, fálica e genital que situam como a personalidade é desenvolvida ao longo da infância, e ainda, entre a fase fálica e genital existe o período de latência, período este onde as questões referentes à sexualidade se encontram adormecidas para que o sujeito possa se concentrar em investir em outras questões da sua vida, como no social, no cultural, na aprendizagem, entre outros.

(7)

No segundo capítulo, trago algumas hipóteses que podem, de certa forma, atrapalhar o percurso da criança no período de latência, dificultando sua aprendizagem e relações sociais, principais motivos que pais e responsáveis levam as crianças para atendimento clínico. O que trago como hipóteses são o recalque, a transferência ensino-aprendizagem e a demanda família-escola.

(8)

2. DESENVOLVIMENTO PSICOSSEXUAL

Segundo Bacha (2003) desde Freud várias tentativas foram feitas no sentido de explorar o que a psicanálise tem a oferecer à educação. Para que se possa compreender melhor essa vertente entre psicanálise e educação, é necessário conhecer a teoria do desenvolvimento psicossexual proposta por Freud em 1905, na sua obra intitulada Três ensaios sobre a teoria da sexualidade, além dos estudos sobre a estrutura da personalidade.

A teoria do desenvolvimento psicossexual, proposta por Freud, descreve como a personalidade é desenvolvida ao longo da infância. No que diz respeito à estrutura de personalidade, Freud afirma que esta é composta por três sistemas: Id, Ego e Superego. Embora cada uma destas tenha suas próprias funções e princípios de ação, elas agem em estreita relação e trazem muitas contribuições para compreender o comportamento humano (HALL; LINDZEY; CAMPBELL, 2000).

De acordo com Freud (1925 apud Hall; Lindzey; Campbell, 2000) o Id é um sistema original de nossa personalidade, é a matriz de onde se origina o Ego e o Superego. Pertence a nossa verdadeira realidade psíquica, pois é constituído pelos nossos instintos e por tudo aquilo que se faz presente em nós desde o nascimento. É esse sistema que distribui energia para os outros dois sistemas, visto que este é o reservatório de toda nossa energia psíquica. Diante disso, pode-se dizer que o Id é guiado pelo princípio do prazer e como está localizado no nível inconsciente, representa nossa realidade subjetiva não reconhecendo elementos sociais.

Sendo assim, passa a existir a segunda instância psíquica descrita por Freud como Ego, que seria a nossa noção da realidade, o mecanismo que nos mantém conscientes e em contato com a realidade que nos cerca. Seu papel principal é de mediar as exigências instintuais do organismo e as condições do ambiente que o cerca, controlando o acesso à ação, selecionando características do ambiente às quais irá responder resolvendo então que instintos serão satisfeitos e de que maneira. Ao realizar estas funções, o Ego precisa ainda tentar integrar as demandas conflitantes advindas do Id, do Superego e, ainda, do mundo externo (HALL; LINDZEY; CAMPBELL, 2000). Logo, conforme Freud (1925) o Ego estabelece o equilíbrio entre as exigências do Id, as exigências da realidade e as ordens do Superego, a qual decide se acata as decisões do Id ou do Superego.

(9)

O terceiro e último sistema da personalidade humana é o Superego. Pode-se dizer que esse sistema é a força moral de nossa personalidade, que representa o ideal do que é real e busca mais a perfeição do que o prazer. Representativo interno dos valores tradicionais exigidos pela sociedade, conforme o que foi interpretado pelos pais para a criança, sendo que, qualquer impulso contrário às regras e ideais é reprimido pelo Superego por meio de punição ou sentimento de culpa. Seu principal papel é decidir se uma atitude, comportamento ou decisão é certa ou errada e se está de acordo com o que é prezado pela sociedade (HALL; LINDZEY; CAMPBELL, 2000). Seguindo com os estudos da psicanálise no que diz respeito à teoria do desenvolvimento psicossexual, Freud em seus estudos salienta a existência da sexualidade infantil, apesar de muitos autores ainda discordarem dessa ideia:

A criança possui desde o princípio, o instinto e as atividades sexuais. Ela os traz consigo para o mundo, e deles provêm, através de uma evolução rica de etapas, a chamada sexualidade normal do adulto. Não são difíceis de observar as manifestações da atividade sexual infantil; pelo contrário, para deixa-las passar despercebidas e incompreendidas é que é preciso certa arte. (FREUD, 1974, p.39-40).

Hall, Lindzey e Campbell (2000) enfatizam que segundo a teoria de Freud, a criança passa por várias fases dinamicamente diferenciados durante seus primeiros cinco anos de vida, após este período a dinâmica do desenvolvimento fica mais estabilizada no chamado período de latência. Com a entrada na adolescência a dinâmica inicia outra vez à medida que o adolescente entra na vida adulta.

Dessa forma, Freud (1905) afirma que cada fase de desenvolvimento nestes primeiros cinco anos de idade é definida a partir dos modos de reações de uma zona específica do corpo em que as pulsões se direcionam. Essas pulsões estão relacionadas à satisfação da criança e, em cada fase surgem novas necessidades que exigem satisfação. O modo como a criança se relaciona consigo mesma e com os outros, em seu desenvolvimento, está diretamente ligado à maneira como as suas necessidades são satisfeitas.

Para Freud (1905) a transição de uma fase para outra ocorre naturalmente. Assim, é possível que uma nova fase possa ser iniciada sem que a fase anterior e os seus processos tenham se completado. Ainda que uma fase se desenvolva a partir da fase anterior, os processos que são desencadeados em uma fase nunca são plenamente completos. Eles continuam agindo durante toda a vida do sujeito.

(10)

Compreende-se então, que o desenvolvimento do sujeito se dá por quatro fases distintas, primeiramente as fases pré-genitais que foram denominadas por fase oral, anal e fálica onde nesta se encontra o período de latência e, por fim, a fase genital.

1.1 FASE ORAL

Cronologicamente essa fase se dá aproximadamente desde o nascimento até os dois anos de idade.

Segundo Freud, essa fase associa-se à função alimentar, desenvolvendo o processo sexual no qual o objeto (nesse caso, o seio materno) passa a ser fonte de satisfação e gozo infantil pelo fato de alimentar e de proporcionar prazer, que advém do atrito entre a boca da criança e o bico do seio, ou mesmo em função do fluxo do leite. Mais tarde quando o bico do seio é substituído pelo dedo, indica o caráter propriamente sexual do ato de sucção. Nesse sentido, Freud (1905) escreve que “se um bebê pudesse falar, ele indubitavelmente afirmaria que o ato de sugar o seio materno é de longe o ato mais importante de sua vida [...]. Esse sugar importa em fazer o seio materno o primeiro objeto de instinto sexual.” (p.319). Sendo assim, o principal conflito que se encontra nesta fase seria o processo de desmame da criança, a qual deve tornar-se cada vez menos dependente de cuidadores.

1.2 FASE ANAL

Essa fase, que ocorre por volta dos dois aos quatro anos de idade, é onde a criança passa a adquirir controle dos esfíncteres. De acordo com Freud (1905) “a atividade é produzida pela pulsão de dominação através da musculatura do corpo, e como órgão do alvo sexual passivo o que se faz valer é, antes de mais nada, a mucosa erógena do intestino”. (p.121).

Portanto, o grande conflito que aparece nessa fase é ensinar a criança a usar o banheiro em momentos oportunos, fazendo com que ela aprenda a controlar suas necessidades. O êxito nesta fase depende da maneira com que os pais “estimulam” a criança nesse processo, utilizar elogios e recompensas quando a criança tiver ido ao banheiro incentivam a bons efeitos.

(11)

1.3 FASE FÁLICA

Por volta dos quatro aos seis anos a atenção da criança volta-se para o órgão sexual e começam também a descobrir a diferença entre meninos e meninas.

Segundo Freud (1905) toda criança imagina que tanto os meninos, quanto as meninas possuem um pênis. Para trabalhar com essa situação, criam as chamadas teorias sexuais infantis onde a criança imagina que as meninas não possuem pênis porque esse lhe foi arrancado (castrado), é o chamado complexo de Castração. Nesse momento, portanto, a menina fica com medo de “perder” seu pênis.

Surge então o complexo de Édipo que Freud (1905) traz em seus estudos acerca da sexualidade infantil, em que o menino apresenta atração pela mãe e tem o pai como rival, e na menina ocorre o inverso, apresenta atração pelo pai e tem como rival sua mãe, porém, ao mesmo tempo em que tem estes como rivais, sentem também uma parcela de culpa, por desejar o objeto do outro, outro esse que também lhe dá amor e carinho. “[...] o complexo de Édipo pode ser considerado uma das mais importantes fontes do sentimento de culpa com que tão frequentemente se atormentam os neuróticos.” (FREUD, 1905, p.335).

1.4 FASE GENITAL

A última fase do desenvolvimento psicossexual é a fase genital, que acontece aproximadamente a partir dos onze anos de idade, marcada pelo início da adolescência.

Nessa fase, segundo Freud (1905) há uma retomada dos impulsos sexuais, que devido ao período de latência encontravam-se “adormecidos” em prol de outros investimentos. Na genitalidade, o prazer é intimamente ligado ao órgão genital que tem, entre outras funções, a principal função de reprodução. Ainda nessa fase, sobre escolha do objeto:

A escolha objetal infantil era apenas uma escolha débil, mas já era um começo que indicava a direção para a escolha objetal na puberdade [...] Dessa época em diante, o indivíduo humano tem de se dedicar à grande tarefa de desvincular-se de seus pais e, enquanto essa tarefa não for cumprida, ele não pode deixar de ser uma criança para se tornar membro da comunidade social. (FREUD, 1905, p.340).

(12)

Isto é, o adolescente passa a buscar, em pessoas fora de seu grupo familiar, um objeto de amor, passando a fazer identificações com grupos de amigos e criar seus “próprios” laços.

1.5 PERÍODO DE LATÊNCIA

Entre a fase fálica e a genital existe um intervalo no desenvolvimento psicossexual, denominado por Freud em sua obra Três ensaios sobre a teoria da

sexualidade (1905) como período de latência, onde o lado sexual encontra-se

adormecido para que haja investimento em outras partes da vida do sujeito, como no social, no cultural, na aprendizagem, entre outros. É nesse período que se iniciam as atividades escolares por volta dos seis anos de idade até o início da adolescência e, ainda, nesse tempo, Freud afirma (1926):

A sexualidade normalmente não avança mais, pelo contrário, os anseios sexuais diminuem de vigor e são abandonadas e esquecidas muitas coisas que a criança fazia e conhecia. Nesse período da vida, depois que a primeira eflorescência da sexualidade feneceu, surgem atitudes do ego como vergonha, repulsa e moralidade, que estão destinadas a fazer frente à tempestade ulterior da puberdade e a alicerçar o caminho dos desejos sexuais que se vão despertando (p.128).

A fase de latência, de acordo com as elaborações freudianas, corresponde a um aumento gradual no tempo de espera pela satisfação dos desejos da criança. Ela aprende, a partir das frustrações, que nem sempre será imediatamente satisfeita e que isso é importante para que possa se relacionar com outras pessoas. É uma fase simultânea ao período de escolarização da criança, onde sua energia está investida nas atividades escolares (aprendizagem) e nas relações sociais.1

A principal tarefa durante o período de latência parece ser o desvio da tentação à masturbação. Essa luta produz uma série de sintomas que aparecem de maneira típica nos indivíduos mais diferentes e que, em geral, têm a natureza de um cerimonial [...] tendem a tornar-se ligados a atividades (que depois seriam levadas a efeito quase automaticamente) como ir dormir, lavar-se, vestir-se, andar de um lado para outro e também tendem à repetição e ao desperdício de tempo (FREUD, 1926, p.117).

1 Material retirado do site https://brasilescola.uol.com.br/psicologia/a-fase-latencia.htm escrito pela

(13)

A latência faz parte de uma fase onde o sujeito está passando pelo processo de constituição comandado pela demanda do Outro, lugar este que é exercido pela escola e seus representantes. Na cultura ocidental a demanda social de escolarização é um dos elementos desencadeadores desse tempo constitutivo que favorece as aprendizagens escolares (DRÜGG, 2007).

Para se relacionar melhor com as pessoas que vão se inserindo na sua vida, a criança tem sua sexualidade reprimida ou sublimada, para que, então, possa se concentrar em outras atividades como jogos, aprendizados, brincadeiras e amizades. É nesse período que as crianças se tornam capazes de se identificarem com outros, que não seus pais, como colegas de escola, professores, personagens e heróis da ficção e que serão importantes para o desenvolvimento da sua identidade sexual.2 Drügg (2007) afirma que o tempo de latência:

É desencadeado pela operação de recalcamento dos desejos sexuais que a criança dirige àqueles que são os seus primeiros objetos de amor. Isso é possível porque ela pode lançar para o futuro a promessa de satisfazê-los com outros pares, tal como seus pais um dia o fizeram. Ela está em compasso de espera, porém a energia pulsional que até então dirigia às figuras parentais deve ser deslocada para outros investimentos fora do âmbito familiar. A espera se constitui então num tempo de aprendizagem em que a criança vai se apropriar dos costumes e expectativas da sua cultura. (p.83).

É nesse período, também, segundo Freud (1905) que se desenvolvem atitudes como a vergonha e a moralidade, que serão determinantes no encaminhamento dos desejos sexuais despertados na puberdade. De acordo com seus estudos, o período de latência ocorre após a fase fálica, sendo um momento em que meninos e meninas modificam a forma de se relacionar afetuosamente com os pais focando suas energias em atividades esportivas, escolares e nas interações sociais que passam a estabelecer com outras crianças, portanto:

A vida sexual de uma criança é, de fato, inteiramente constituída das atividades de determinado número de instintos parciais que, independentes uns dos outros, buscam a obtenção de prazer, em parte, do próprio corpo do indivíduo e, em parte, já de um objeto externo. (FREUD, 1905, p.321).

O tempo de latência é também um tempo de preparação dos órgãos sexuais para a puberdade. Durante a latência a pulsão sexual continua auto erótica, ou seja,

(14)

parte de uma zona erógena específica e tem como alvo um prazer exclusivo e independente dos demais (DRÜGG, 2007).

Freud (1905) define que os processos psíquicos que caracterizam o tempo de latência são a construção de forças anímicas onde a função será a de reduzir o curso da pulsão sexual. Afirma, ainda, que entre os civilizados tem-se a impressão de que essa redução da pulsão sexual seria consequência do processo educativo, porém, na realidade, este modo de desenvolvimento da sexualidade no indivíduo é uma característica própria do ser humano. Ainda, conforme Drügg (2007):

Resumidamente, o que caracteriza o tempo de latência é que neste não ocorre nova organização da sexualidade. Isto é, a libido não está voltada a nenhuma parte do corpo em particular, como ocorre nas fases oral, anal e fálica, podendo, por isso mesmo, ser canalizada para investimentos sociais e culturais (sublimação). (p.3).

Em síntese, a fase oral está ligada à ingestão de alimentos e à excitação da mucosa dos lábios e da cavidade bucal, onde o principal objeto de desejo é o seio materno. A fase anal é o período que a criança passa a adquirir controle dos esfíncteres, onde a zona de maior satisfação é a região do ânus. Já a fase fálica, é o momento em que a atenção da criança volta-se para o órgão genital onde começam a perceber a diferença entre meninos e meninas, é também onde aparece o Complexo de Édipo (conflito que envolve três personagens, o pai, a mãe e a criança). Após essas duas fases passa-se pelo período de latência, que compreende uma diminuição do que se pode chamar de atividade sexual, fazendo com que não se identifique uma zona específica de erotização. Isso significa dizer que o lado sexual se encontra adormecido para que haja investimento em outras partes da vida do sujeito, como no social, no cultural, na aprendizagem, entre outros. Por último acontece a fase genital que ocorre quando o objeto de erotização ou de desejo não está mais no próprio corpo, mas em um objeto externo ao indivíduo - o outro, outro esse fora do seu grupo familiar.

Apesar de complexas, as fases do desenvolvimento psicossexual são importantes para compreender os aspectos subjetivos do desenvolvimento e do psiquismo humano, pois todo e qualquer sintoma é capaz, segundo Freud (1905), de derivar da fixação e regressão à alguma fase, que podem acontecer por falta de gratificação adequada durante uma das fases do desenvolvimento psicossexual.

(15)

Se a constituição psíquica se dá a partir dos significantes que o sujeito encontra no campo do Outro, então, no tempo de latência, que recobre os primeiros anos de escolarização formal da criança, serão a escola e seus representantes que ocuparão, por excelência, o lugar do Outro. Assim, pode-se considerar a hipótese de que o processo de escolarização contribui para que a latência, enquanto uma particular posição subjetiva, possa se estabelecer, na medida em que se revela importante para a aquisição das aprendizagens escolares (DRÜG, 2007). Conforme Drügg:

A psicanálise reconheceu que a relação da criança com o outro cresce em complexidade no decorrer da infância. No início essa relação é dual. A seguir a relação se triangulariza. Aí do ponto de vista da criança já existe eu, outro e outro. Trata-se do período edipiano no qual ela percebe que não é o único objeto de amor. Mais adiante o círculo se alarga e muitos “outros” passam a integrar as relações da criança. Na latência, a escola e os professores serão os novos representantes do Outro para a criança. Observa-se que os pais perdem em parte o lugar de modelos idealizados, vindo os professores a ocupar este lugar. À demanda a qual, agora, a criança responde é, sobretudo, a escolar. (2007, p.87-88).

Seguindo na linha das implicações no processo de aprendizagem, existem também várias concepções, que de acordo com cada caso, deve ser identificado para obter o auxílio adequado. Dentre essas, o trabalho abordará sobre o recalque, a transferência ensino-aprendizagem e a demanda família-escola.

O recalque seria uma defesa que o sujeito encontra para um impulso instintual tentando livrar-se do que lhe causa angustia, tornando-o inoperante. A transferência professor-aluno é necessária para que haja aprendizagem, visto que neste momento, o professor se torna o substituto dos pais. E a demanda família-escola, as quais depositam muitas expectativas sobre a criança, entre elas, boas notas, bom comportamento, boa interação com os colegas, para que assim obtenha, mais tarde, uma boa situação de vida, o que pode ser justamente o motivo destas implicações na aprendizagem, a “cobrança” para ser alguém importante, com uma boa situação de vida, causa muita pressão, fazendo com que a criança se sinta “presa” aos desejos dos Outros, tendo que pôr de lado os seus próprios desejos.

(16)

3. PERÍODO DE LATÊNCIA E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Os problemas de aprendizagem têm sido, cada vez mais, motivo de preocupações de pais e responsáveis, que depositam no seu filho a expectativa de um bom desempenho escolar. Porém, muitas vezes estes não se dão conta de que o desejo de saber é subjetivo e, portanto, parte da própria condição humana, podendo encontrar-se recalcado devido à pressões e exigências para atender a um ideal, ou ainda, a relação de transferência ensino-aprendizagem (professor/aluno) pode estar afetada.

Frequentemente não é compreendido que cada sujeito tem seu tempo de aprender. Segundo Cordié (1996) “a democratização do ensino implica que as crianças sejam ou se tornem iguais [...]. A aspiração a um ensino único, o mesmo para todos, supõe, de fato, que todas as crianças sejam semelhantes no início [...].” (p.27).

Através de minha experiência de estágio realizado na Clínica-Escola da Unijuí em 2017, foi possível notar o quanto a procura para atendimento clínico na infância se dava principalmente quando estas se encontravam no período de latência e com queixas relacionadas a dificuldade de aprendizagem e interação social na escola.

Passei a me questionar o motivo disto, já que, conforme trazido no primeiro capítulo, no período de latência as questões referentes à sexualidade se encontram adormecidas para que o sujeito possa se concentrar em investir em outras questões da sua vida, como no social, no cultural, na aprendizagem, entre outros. Os principais motivos que tomo como hipótese para este fato, são o recalque, a transferência ensino-aprendizagem e a demanda família-escola.

3.1 RECALQUE

De acordo com Anna Freud (1972 apud DRÜGG, 2007, p.50) no início do tempo de latência há um declínio na inteligência, o que é comumente explicado pelo recalque da sexualidade que acaba levando consigo a curiosidade da criança também em outras áreas.

O aumento da capacidade simbólica juntamente com mudanças cognitivas contribui para a organização da estrutura básica e para os desenvolvimentos que ocorrem ao longo da fase. O recalque dos desejos sexuais é responsável por certa

(17)

calma que permite acontecer à aprendizagem, e na sua falha de recalque ou em seu excesso surgem os sintomas. (WOLFF, 2009 apud STEIBEL et al., 2011).

Segundo Freud (1917) o recalque é um mecanismo de defesa do ego “é apenas a precondição da formação dos sintomas. Os sintomas, conforme sabemos, são um substituto de algo que foi afastado pelo recalque. Entretanto, vai uma longa distância, ainda, desde o recalque à compreensão dessa estrutura substitutiva” (p.304). Esse mecanismo de defesa recalca o que é temido/ ameaçador, assim, por causar desconforto o recalque opera, fazendo desaparecer da consciência um conteúdo desagradável ou inapropriado. Diante de uma situação de angústia, que nada mais é do que uma reação diante de um perigo, é o que levaria ao recalque.

Conforme trazido no início do primeiro capítulo, aponta-se, de acordo com estudos, o quanto o Id é vulnerável, uma vez que tem de servir aos interesses do Ego, do Superego e do mundo exterior, gerando uma angústia devido a estas exigências. Freud (1926) se ocupa da relação entre a angústia e o recalque, estabelecendo-os como processos que ocorrem no Id. O recalque é uma defesa do Ego que evita conflitos com o Id ou com o Superego.

De acordo com Caropreso e Simanke (2013) a partir de suas leituras freudianas:

O nascimento seria a experiência primordial de angústia, quando o perigo em questão fora o aumento brusco e intenso da estimulação, frente ao qual o recém-nascido é impotente. Na sequência, surgiria a angústia da perda do objeto, na qual o perigo seria o de reviver, sem auxílio, a situação de aumento incontrolável de tensão, reproduzindo o desamparo do nascimento. A próxima desta série seria a angústia de castração, na qual o perigo seria a perda dos genitais e a possibilidade de permanecer num estado de desamparo diante da libido genital. O passo seguinte seria a angústia frente ao supereu - a angústia da consciência moral -, que assinalaria o perigo de ser castigado, de perda de amor e, no limite, de ver-se devolvido à situação de desamparo. (p. 212).

As fantasias e desejos sexuais infantis que não podem ser realizadas pela criança pois ainda não está na sua maturação, seria o fator determinante do recalque que é realizado sem ser percebido pelo Ego. Segundo Drügg (2007):

No tempo de latência, os primeiros alvos sexuais passam por um processo de recalcamento, permanecendo visíveis apenas a ternura, a veneração e o respeito pelas pessoas que ocuparam esse lugar. Na puberdade a corrente sensual da escolha objetal que foi recalcada deve ser retomada, no entanto deve ser conservada a renúncia aos objetos infantis. (p.11-12).

(18)

O fato de Freud não ter esclarecido totalmente o porquê de os desejos serem desprazerosos ao ponto que se necessite haver um recalque, Caropreso e Simanke (2013) trazem que os motivos do recalque se tornaram basicamente externos: haveria desejos cuja realização seria inaceitável para os dispositivos normativos com os quais o indivíduo se confronta ao longo de sua educação e do processo de aquisição dos valores morais ausentes na primeira infância.

A partir das teorias freudianas Drügg (2007) identifica que o recalque, é um dos possíveis destinos das pulsões sexuais quando estas entram em conflito com os ideais culturais e éticos do indivíduo, constituindo o mecanismo base do tempo de latência. O recalque é, portanto, a “defesa” que o sujeito encontra para um impulso instintual tentando livrar-se do que lhe causa angústia, tornando-o inoperante.

3.2 TRANSFERÊNCIA ENSINO-APRENDIZAGEM

Para Lacan, a aprendizagem se sustenta na suposição de que o Outro sabe, de que o Outro sabe o que preciso, o que me falta, o chamado Sujeito Suposto Saber. Assim, segundo Ribeiro (2014):

A aprendizagem não está focada somente nos conteúdos, mas, sobretudo, na questão que se impõe entre professor e aluno, e isso pode estimular ou não o aprendizado, independentemente dos conteúdos. Na relação pedagógica, a transferência faz com que o aluno se volte para a figura do professor. O professor é, para o aluno, aquele que sabe como ensiná-lo. (p.25).

Com isso, chega-se a ideia do quanto a transferência se faz fundamental nessa relação professor e aluno. Conforme Freud (1905) a transferência pode ser observada em diversas relações, tanto profissionais quanto amorosas. Para Santos (2009):

Na psicanálise freudiana, a transferência é definida como uma ‘reedição de impulsos e fantasia despertadas e tornadas conscientes durante o desenvolvimento da análise e que trazem como característica a substituição de uma pessoa anterior pela pessoa do médico.’ Na relação professor-aluno, tal como na análise, a transferência reedita os impulsos e fantasias impressas nos primeiros anos de vida, a partir das relações parentais e fraternais que foram determinantes para o sujeito na sua constituição. É o estabelecimento da transferência, nessa relação, que torna possível a aprendizagem. (não paginado).

(19)

O professor pode despertar no aluno, afetos, independentemente de sua ação, pois é algo que vai além da noção consciente, podendo também ocorrer esse fenômeno ao professor, por parte do aluno. Isso é o que se chama de contratrasferência, que como afirma Santos (2009):

[...] somos induzidos a pensar que o professor, tal como o analista, diante da manifestação transferencial de seu aluno, pode ser tomado por reações inconscientes, que escapem ao seu autocontrole. Somos levados a pensar que o professor pode responder com agressividade às investidas hostis de algum aluno ou, de outro modo, pode responder às demandas amorosas de uma criança, saindo de seu papel de mediador do processo de aprendizagem e passando a ocupar o lugar de pai ou mãe. Nesses casos, a contratransferência ao ódio e ao amor exacerbado do aluno só faz crescer a resistência do aluno à atividade intelectual. (p.25-26).

Diferente do analista, o ensinante não interpreta a transferência, ele a utiliza para a transmissão do saber, atendendo a demanda que vem do aluno, seja ela boa ou agressivo e provocadora. O fato da criança em início do período escolar estar, portanto, no período de latência, implica dizer que ela ainda está resolvendo sua situação edipiana, procurando substitutos para suas fantasias e desejos já que agora com os pais não lhes é mais “permitido”. Ribeiro (2014) nesta perspectiva, traz que os professores se tornam essas pessoas substitutas dos primeiros objetos de desejo e sentimentos amorosos, que antes eram endereçados a pais e irmãos.

Para tanto, compreender a relação da criança com as figuras parentais se faz necessária para compreender a relação dos alunos com os professores. Segundo Santos (2009, p.37) “a transferência está sempre convidando a voltar ao ponto de origem”. O que se transfere são relações passadas experimentadas na infância, porém, conforme Ribeiro (2014) o indivíduo não lembra nada do que esqueceu e recalcou, mas o expressa pela atuação. Na transferência experiências psicológicas são revigoradas não como pertencentes ao passado, mas como fatos atuais.

Assim, para ensinar de forma satisfatória é preciso haver transferência, contudo, para isso o aluno deve supor ao professor um determinado saber e só a partir dessa suposição ou da ausência dela é que o professor se fundamenta, ou não, como uma figura de autoridade (RIBEIRO, 2014). Segundo Freud (1913) no texto Algumas reflexões sobre a psicologia escolar:

Estávamos, desde o princípio, igualmente inclinados a amá-los e a odiá-los, a criticá-los e a respeitá-los. A psicanálise deu o nome de ‘ambivalência’ a essa facilidade para atitudes contraditórias [...] A psicanálise nos mostrou que

(20)

as atitudes emocionais dos indivíduos para com outras pessoas que são de tão extrema importância para seu comportamento posterior, já estão estabelecidas numa idade surpreendentemente precoce. A natureza e a qualidade das relações da criança com as pessoas do seu próprio sexo e do sexo oposto, já foi firmada nos primeiros seis anos de sua vida. Ela pode posteriormente desenvolvê-las e transformá-las em certas direções, mas não pode mais livrar-se delas. As pessoas a quem se acha assim ligada são os pais e os irmãos e irmãs. Todos que vem a conhecer mais tarde tornam-se figuras substitutas desses primeiros objetos de seus sentimentos. (p.286-287)

Além disso, como afirma Cordié (1996) desde os primeiros dias de vida a criança começa a explorar seu corpo, seu ambiente, partindo para a descoberta de si mesma e do mundo que a cerca, assegurando seu domínio. O desejo de saber e a necessidade de compreender estão dentro da criança, prolongando-se através das inumeráveis perguntas que irá fazer posteriormente. Ainda, conforme a autora:

A curiosidade, o prazer da descoberta e a aquisição de conhecimento fazem parte da própria dinâmica da vida. Da aprendizagem pelo jogo, ela deve passar, no decorrer da infância, a uma outra forma de saber, aquele que a escola oferece. Ora, é frequentemente nesse momento que a mecânica emperra, há uma parada, uma recusa inconsciente de aprender, de entrar em um novo sistema de aquisição de conhecimentos. (CORDIÉ, 1996, p.25).

A criança que ingressa no primário, está atravessando a crise edipiana, onde ela deve renunciar a sua posição de criancinha protegida, garantida pelo meio familiar, e se tornar um ser social confrontando à lei do grupo. É nessa idade, por volta dos 6 a 8 anos, que ela deve relaxar sua ligação com a mãe, e essa separação implica um trabalho de luto, um doloroso trabalho psíquico de remanejo das posições subjetivas. “Em vez de ser o objeto que satisfaz o Outro, a criança deve-se tornar um sujeito por inteiro: do status de objeto que satisfaz o Outro, deve passar ao status de sujeito desejante”. (CORDIÉ, 1996, p.28).

3.3 DEMANDA FAMÍLIA-ESCOLA

Por ser vista como responsável pela transmissão de valores e significados, a família tem uma forte influência no comportamento e desenvolvimento dos indivíduos, principalmente nas crianças, que estão atentas e observando tudo o que acontece, construindo dessa forma sua própria significação. A escola, por sua vez, vem para

(21)

complementar esse desenvolvimento, sugerindo que a criança já tenha uma boa base. Cordié (1996) afirma que:

Um sujeito se constrói perseguindo ideais que se apresentam a ele no decorrer de sua existência [...] esses ideais são, essencialmente, aqueles de seu meio sócio-cultural e de sua família, ela mesma marcada pelos valores da sociedade à qual pertence. Ora, esses ideais variam de uma cultura à outra; o que é valorizado em um certo meio pode ser depreciado em outro. (p.20).

Segundo Cordié (1996) “uma boa qualidade das trocas linguísticas e afetivas dos primeiros anos e uma estimulação intelectual colocam a criança em situação de abordar facilmente as primeiras aprendizagens escolares”. (p.28). Porém, a criança que não teve essas condições encontrará maiores dificuldades no início.

Desde cedo a criança ouve a demanda feita a ela, deve aprender e ser bem-sucedida na perspectiva de mais tarde ter uma bela condição de acesso, portanto, de consumo de bens. Muitos pais, querem, às vezes, fazer a criança avançar de série, pular a pré-escola, pois esse avanço a adiantará para a preparação dos concursos mais tarde.

A criança percebe muito bem que ela tem de responder a uma expectativa. O sucesso é exatamente este objeto de satisfação que ela deve proporcionar aos pais. Boas notas, bons curriculums são destinados a dar prazer. Ela pode responder docilmente e essa demanda durante um certo tempo, mas, cedo ou tarde, sozinha, diante da folha branca ou da tarefa a desempenhar, ela será confrontada com seu próprio desejo. (CORDIÉ, 1996, p.24).

Essa cobrança pelo sucesso é percebida também por parte dos professores, pois estes têm um contrato a cumprir. São submetidos a um imperativo de sucesso, a turma pela qual são responsáveis deve ter suficiente performance para que, no final do ano, a maioria dos alunos passe para o ano seguinte. Ou seja, os bons resultados dos alunos que fazem os bons professores serem reconhecidos pela hierarquia: direção, coordenação, etc., e pelos pais de alunos. (CORDIÉ, 1996).

Percebe-se então, quanta expectativa é depositada na criança e o fracasso escolar (termo trazido por Freud) pode ser justamente a denúncia de uma forte pressão no sujeito para atender a um ideal que anule e o impeça de se expressar em termos de sua dinâmica desejante. Por se tornar “preso” aos desejos dos pais, o

(22)

sujeito não sustenta o desejo de saber, fracassando como forma de denunciar essa “prisão”. (FARIAS, 2007).

Em nossa sociedade a escolarização é oferecida como caminho ideal para as crianças. Respondendo a esta demanda, sendo bem-sucedida nesse processo, a criança pode ocupar um lugar de valor junto ao seu grupo familiar e social. (DRÜGG, 2007, p.87). Mas, e quando a criança não responde a essa demanda, a essa expectativa? A instituição escolar, baseia-se em um discurso pedagógico onde o ideal de ensino deve acontecer sem conflitos e sem contradições. No cotidiano escolar procura-se homogeneizar o comportamento, não levando em conta a singularidade do sujeito.

Segundo Diniz (2006) o saber, para a Psicanálise, vem da ordem de uma elaboração pessoal, de algo que se tece e estabelece pelo próprio sujeito. Além de incorporar aspectos objetivos (conhecimento) que são presentes nos processos educativos e socioculturais, a relação de um sujeito com o saber supõe também aspectos subjetivos marcados pela incidência do inconsciente.

Freud em Três Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade (1905) associa o saber ao conflito edípico.

A curiosidade sexual, que vinha sustentando a atividade intelectual na criança, sofre a ação do recalque e é sublimada, transformando-se em desejo de saber [...] Freud constata que não existe na criança uma necessidade inata de causalidade que a levaria espontaneamente ao saber. [...] Para a Psicanálise a constituição do sujeito, envolve o atravessamento de dois tempos distintos: o primeiro, do narcisismo, em que o bebê se faz objeto ilusório da completude para o Outro materno, e o segundo, do complexo de édipo, em que se opera uma separação sujeito/ Outro, abrindo possibilidades para o surgimento do desejo (Diniz, 2006).

Segundo a autora, para atravessar o primeiro momento, o bebê precisa “superar” a ilusão de que ele completa o Outro materno. Para isso, é necessário que essa confiança no Outro, esse saber absoluto que o bebê supõe nesse Outro, seja abalado, começando a se inquietar quando percebe que a mãe deseja algo a mais, além do amor e amparo que lhe fornece, iniciando assim o processo de separação. Quando descobre que esse Outro, portanto, não é completo, descobre-se também, que algo falta ao próprio sujeito.

É a partir da experiência de confronto com a falta no Outro, que o sujeito se vê confrontado à própria falta, levando-o a interpelar, a questionar, a buscar

(23)

o saber, a constituir o próprio saber. É portanto, a marca da falta do Outro, nomeada como castração, que impulsiona o sujeito em direção ao saber. (DINIZ, 2006).

Essa castração, leva o sujeito em busca de um saber sobre sua existência e seu lugar no mundo. A criança inicia um trabalho de investigação, e invenção de teorias sexuais para poder lidar com questionamentos como “qual a origem dos bebês”, à questão da sexualidade, da procriação, da diferença entre meninos e meninas, ou da descoberta de que não é tudo para o Outro.

As teorias sexuais infantis, são então “abandonadas”, ou, recalcadas. O recalcamento da sexualidade infantil assinala a entrada no período de latência. A partir desse momento a criança passa a procurar em outro lugar respostas para suas perguntas, pois já percebeu que seus pais “não sabem” dar as respostas que tanto necessita saber. Para o autor:

É no momento da entrada da criança na linguagem, em que a criança é confrontada com a questão crucial sobre sua origem, que surge também uma insaciável sede de saber. Essa sede de saber é ressaltada pelo adulto, quando este produz uma resposta de tipo científico à pergunta sobre a origem, na qual ele próprio não está implicado. Se ao contrário, ele tenta se implicar, surge seu próprio embaraço diante da impossibilidade dele dar conta de seu ser sexuado, produzindo uma resposta que se exprime, por exemplo, pelo mito da cegonha. Produz-se aí uma falta em lugar de uma resposta que ofereceria ao sujeito o acesso ao saber sobre sua origem, o que nos leva a pensar na impossibilidade de se produzir um saber total, que dê conta de tudo (Lacan 1985, apud Diniz 2006).

É, então, essa “falta” de resposta que impulsiona o sujeito a buscas no cultural e no social, respostas para aquilo que não lhe foi respondido. Aprender não se restringe a um ato individual, pois não aprendemos sozinhos, é necessário que tenha a presença interativa de um outro envolvendo uma relação para que a criança, assim, possa avançar em direção da construção de suas primeiras aprendizagens. Segundo Kupfer (1989):

Não há ensino sem professor. Até mesmo o autodidatismo supõe a figura imaginada de alguém que está transmitindo, através de um livro, por exemplo, aquele saber. E no caso de não haver sequer um livro ensinando, o aprender como descoberta aparentemente espontâneo supõe um diálogo interior entre o aprendiz e alguma figura qualquer, imaginada por ele, que possa servir de suporte para esse diálogo. (p.84).

(24)

A partir da perspectiva psicanalítica, pode-se dizer que o campo que se estabelece entre o professor e seu aluno é o que determina as condições para o aprender, independente do conteúdo.

Frente as dificuldades ou inadequações escolares, deve-se levar em consideração, conforme Marcelli, no Manual de Psicopatologia da Infância de Ajuriaguerra (1986) a criança, sua família e a escola.

Na criança deve-se distinguir entre as possibilidades de aprender e o desejo de aprender. A avaliação das possibilidades repousa sobre o exame cuidadoso e completo das capacidades físicas (busca de déficits sensorial parcial) e psíquicas. [...] convém, aliás, reconhecer que só um número muito reduzido de crianças não tem o equipamento neurofisiológico básico necessário a uma boa aprendizagem e podem, consequentemente, ser consideradas incapazes de seguir uma escolaridade normal.

No desejo de aprender, fatores muito numerosos intervêm: trata-se da motivação da criança, que pode ser:

1) De origem individual, reação de amor próprio e de prestância, mas também desejo de saber, prazer em aprender, rivalidade fraternal ou edipiana, etc.; 2) De origem familiar: estímulo parental de qualquer natureza, participação dos pais na vida escolar de seu filho;

3) De origem social, enfim: valorização do conhecimento, partilha dos mesmos ideais que a instituição escolar... (MARCELLI, 1986, p.314).

Conforme o sujeito vai amadurecendo, o sistema de motivação evolui, passando gradativamente de uma motivação externa como dar prazer aos pais e/ou à professora, imitar o adulto, a uma motivação interna que pode ser variável: prazer pela competição ou atitude de superioridade seguido da integração da necessidade de aprender uma profissão ou desejo de ter acesso aos valores culturais. (MARCELLI, 1986).

A família também tem um papel muito importante no desenvolvimento da criança para que esta se adapte à escola e tenha aprendizado, conforme Marcelli (1986):

A família intervém na dinâmica das trocas intrafamiliares e por meio de seu grau de motivação em relação à escola. Quando a criança deixa sua família para ir à escola, ela passará boa parte de seu tempo fora de casa, o que implica que os pais, sobretudo a mãe, aceitem esses novos investimentos. (p.314)

O lugar da linguagem nas trocas familiares está ligado a adaptação da criança à escola, o qual depende em grande parte da qualidade e da quantidade das trocas verbais no seio da família. É evidente que crianças provindas de um meio cultural

(25)

próximo, senão idêntico, daquele dos professores e mais geralmente próximas dos valores e sistemas de comunicação propostos pela escola, terão mais facilidade do que as crianças onde as famílias utilizam pouco a linguagem ou apenas em situações concretas.

O grau de motivação da família também depende desse nível sociocultural, de acordo com os objetivos e/ou meios da escola. Alguns pais opõem sistematicamente seu filho à escola, denigrem-na e desvalorizam-na constantemente. Contudo, a atitude oposta também pode provocar um bloqueio na criança: o hiperinvestimento pelos pais dos resultados escolares, suas notas e sua vigilância incessante do trabalho da criança em um clima obsessivo ou perfeccionista podem acarretar uma renúncia, até mesmo uma recusa.

A escola é o terceiro fator desse triângulo relacional criança-família-escola. No decorrer dos últimos anos, a escola sofreu profundas modificações, tendo de enfrentar um aumento demográfico importante que modifica suas estruturas: o acesso do conjunto das classes sociais à escola, a escolarização de um grande número de crianças estrangeiras criou e cria “problemas”, pois a escola nem sempre soube ou pôde se adaptar com a flexibilidade necessária, tanto em sua organização material (problemas do ritmo escolar, das férias, do número de crianças) quanto em seu próprio conteúdo. Portanto, a inadaptação da escola às estruturas sociais atuais deve ser considerada frente ao fracasso escolar.

Com isso, pode-se dizer então que, para que a criança adquira aprendizado, deve-se levar em consideração a importância desses três aspectos - criança, família e escola - articulando-os sempre com a própria subjetividade da criança, que não raras as vezes, essa subjetividade é posta de lado para atender às exigências e expectativas do que esperam dela, esquecendo que esta também possui seus próprios desejos.

(26)

4. CONCLUSÃO

Visto que o tempo de latência é um período fundamental para o sujeito amadurecer e conseguir lidar com a sexualidade adulta mais tarde, posto que neste período o lado sexual da criança encontra-se adormecido para que sua energia seja investida nas atividades escolares (aprendizagem) e nas relações sociais, esta pesquisa teve como objetivo articular este tempo com o início da vida escolar da criança e suas implicações na aprendizagem.

Para isso, inicialmente, considerei importante situar a teoria do desenvolvimento psicossexual proposta por Freud em 1905, na sua obra intitulada

Três ensaios sobre a teoria da sexualidade, que descreve como a personalidade é

desenvolvida ao longo da infância e num segundo momento trazer os principais motivos que tomo como hipótese para que haja essa implicação na aprendizagem que ocorre no início do processo de escolarização. Dentre essas hipóteses estão o recalque que seria uma defesa que o sujeito encontra tentando livrar-se do que lhe causa angustia, tornando-o, assim, inoperante; a transferência ensino-aprendizagem ou professor-aluno, necessária para que exista aprendizado e, por fim, a demanda família-escola, as quais depositam muitas expectativas sobre a criança, entre elas, boas notas, bom comportamento, boa interação com os colegas, para que assim obtenha, mais tarde, uma boa situação de vida.

Nesse sujeito que estão depositando tantas expectativas, expectativas essas as quais esperam que sejam respondidas para que, na verdade os próprios pais não se frustrem, esquecendo, assim, que nesse sujeito tão cobrado para atender aos ideais de seus pais e sociedade, existe uma subjetividade, um desejo próprio que talvez não seja o mesmo de seus pais.

O que acontece muitas vezes é que a criança “precisa” aprender a deixar de lado o que deseja para atender ao ideal do ego de seus pais, não tendo nem sequer oportunidade de expressar o que ela própria deseja. Com tantas expectativas e responsabilidades colocadas sobre a criança desde pequena, será que ainda há tempo para ela passar pelo tempo de latência numa sociedade em que tempo significa somente perda e não um intervalo para o amadurecimento psíquico, visto que é nesse tempo que esta precisa lidar com o fim do édipo e com a sexualidade a qual ainda não possui maturidade?

(27)

Atualmente, em nossa sociedade, há também um questionamento quanto as manifestações da latência, se estaria havendo uma redução do período da latência e, portanto, um prolongamento da adolescência. Percebe-se que cada vez mais cedo principalmente em relação as meninas, que as brincadeiras infantis são trocadas por “coisas” de adulto, como maquiagens, sapatos de salto, festinhas, roupas um tanto quanto vulgares. Até o fato de se perguntar para uma criança tão pequena, sobre os “namoradinhos”, pode estar induzindo-a a querer “crescer” mais depressa, para poder ter um namorado. Os adultos querem, por vezes, que a criança assuma responsabilidades que ela ainda não pode ter, devido as suas vivências sociais e cognitivas.

(28)

REFERÊNCIAS

AJURIAGUERRA, J., MARCELLI, D. Manual de psicopatologia infantil. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.

BACHA, M. N. Psicanálise e Educação: Laços Refeitos. 2. Ed. São Paulo: Casa do Psicólogo São Paulo, 2003.

CAROPRESO, Fátima; SIMANKE, Richard Theisen. Repressão e inconsciente no desenvolvimento da metapsicologia freudiana. Ágora, Rio de Janeiro, v. 16, n. 2, p. 201-216, 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-14982013000200002&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 03 mar. 2018.

CORDIÉ, Anny. Os atrasados não existem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

DINIZ, Margareth. A relação com o saber para a psicanálise. In: PSICANALISE, EDUCACAO E TRANSMISSAO, 6., 2006, São Paulo. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/sci elo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032006000100049&lng=en&nrm=abn>. Acesso em: 25 out. 2018.

DRÜGG, A. M. S. A subjetivação da criança escolar: um estudo sobre o tempo de latência. 2007. Disponível em: <https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/10642/00 0597082.pdf?sequence=1>. Acesso em: 03 mar. 2018.

FARIAS, Francisco Ramos de. O fracasso escolar no cenário das patologias da contemporaneidade. Arq. bras. psicol., Rio de Janeiro, v. 59, n. 2, p. 232-244, dez. 2007. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-52672007 000200012&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 04 out. 2018.

FREUD, S. Três ensaios sobre a teoria da sexualidade (1905). In Edição Standard brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud. Vol. XVII. Rio de Janeiro: Imago, p. 119-229, 1996.

______. Algumas reflexões sobre a psicologia escolar (1913). In: _____ Totem e Tabu e outros trabalhos. Edição Standard brasileira das Obras completas de Sigmund Freud. Vol. XIII. Rio de Janeiro: Imago, 1990.

______. Conferência XIX: Resistência e repressão (1917). In: ______. Conferências introdutórias sobre psicanálise (continuação). Edição Standard brasileira das Obras completas de Sigmund Freud. Vol. XVI. Rio de Janeiro: Imago, p. 293-308, 1996.

______. Inibições, sintomas e angústia (1926). In: ______. Edição Standard brasileira das Obras completas de Sigmund Freud. Vol. XX. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

HALL, Calvin S.; LINDZEY, Gardner; CAMPBELL, Jhon B. Teorias da personalidade. 4. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

KUPFER, Mara C. (1989). Freud e a educação. O mestre do impossível. São Paulo: Scipione. Disponível em: <http://peadrecuperacao.pbworks.com/w/file/fetch/104607070/

(29)

Freud%20e%20a%20educa%C3%A7%C3%A3o%20de%20Maria%20Cristina%20Kupfer.pdf >. Acesso em: 25 out. 2018.

LACAN, J. (1992). O seminário - livro 8: a transferência (1960-1961). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor.

RIBEIRO, Márden de Pádua. Contribuição da psicanálise para a educação: a transferência na relação professor/aluno. Psicol. educ., São Paulo, n. 39, p. 23-30, dez. 2014.Disponível<http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-6975201400020000 3&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 30 set. 2018.

SANTOS, J. M. S. A transferência no processo pedagógico: quando fenômenos subjetivos interferem na relação de ensino-aprendizagem. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Educação Conhecimento e Inclusão Social, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.

STEIBEL, Denise et al. A latência na atualidade: considerações sobre crianças encaminhadas para psicoterapia. Aletheia, Canoas, n. 35-36, p. 51-68, dez. 2011. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-03942011000200005&ln g=pt&nrm=iso>. Acesso em: 25 set. 2018.

Referências

Documentos relacionados

2 - OBJETIVOS O objetivo geral deste trabalho é avaliar o tratamento biológico anaeróbio de substrato sintético contendo feno!, sob condições mesofilicas, em um Reator

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

São eles, Alexandrino Garcia (futuro empreendedor do Grupo Algar – nome dado em sua homenagem) com sete anos, Palmira com cinco anos, Georgina com três e José Maria com três meses.

segunda guerra, que ficou marcada pela exigência de um posicionamento político e social diante de dois contextos: a permanência de regimes totalitários, no mundo, e o

Por outro lado, os dados também apontaram relação entre o fato das professoras A e B acreditarem que seus respectivos alunos não vão terminar bem em produção de textos,

O presente trabalho foi desenvolvido objetivando inventariar um fragmento florestal e indicar espécies arbóreas para a recuperação das áreas de reserva legal e