• Nenhum resultado encontrado

FernandoKolleritz RESENHAdolivro Ohomemoestadoeaguerra KennethWaltz

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FernandoKolleritz RESENHAdolivro Ohomemoestadoeaguerra KennethWaltz"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

RESENHA

Kenneth Waltz, O homem, o estado e a guerra: Uma analise teórica. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

Fernando Kolleritz1 Nascido de uma tese de doutorado, o livro foi publicado há exatos cinqüenta anos, em 1954, sob efeitos ainda próximos da Segunda Guerra e em plena vigência da Guerra Fria. Esta resenha celebra sua tradução em plagas brasileiras no início deste ano. K. Waltz é autor renomado de Foreign Policy and Democratic Politics e de Theory of

Internatinal Politics.

O titulo acadêmico da obra –“O homem, o Estado e o sistema dos Estados nas

teorias sobre as causas da guerra”, – dá uma boa idéia do conteúdo do livro em pauta,

indagando a capacidade destas teorias em fornecer instrumentos conceituais para reduzir os riscos de conflitos armados. Apresentar-se-á o texto, seguido de comentário sucinto, com o mero objetivo de mostrar que as teses aduzidas no livro são questões da atualidade.

Três versões ou representações (imagens diz a autor) animam o essencial das teorias sobre as causas de guerra. Pelo primeiro prisma, afirma-se que os conflitos armados internacionais resultam da própria natureza humana, da sua eterna e perversa malevolência. A segunda imagem histórico-conceitual responsabiliza as próprias estruturas do Estado, suas qualidades intrínsecas, o regime que o conforma (inclusivo em vários graus), as suas formas institucionais, capitalista ou comunista, ditatorial ou liberal. O terceiro tipo de representação incrimina a sociedade de Estados, a lógica da pluralidade estatal forçosamente agonística, minada, de fato, pela rivalidade competitiva, pelo desconhecimento das intenções verdadeiras das entidades políticas, quando cada identidade territorial é loba para as outras, quando convivem as sociedades numa espécie de mundo natural, sem regras nem normas ou acordos que conduzam e possam forçar o convívio mútuo pacífico. O sistema de Estados está na base dos conflitos quase inevitáveis. Neste caso, não são as características internas de cada Estado que antecipam a guerra, mas a convivência associal dos Estados entre si.

1

Professor Associado do Departamento de Educação, Ciências Sociais e Política Internacional. FHDSS/UNESP-Franca.

(2)

O autor explora com igual objetividade circunspeta as três teses, expostas em capítulos separados e acompanhados respectivamente de comentário analítico. A opção pacifista é manifesta; de fato a introdução logo nos avisa que não há vitoriosos numa guerra, apenas graus vários de derrota.

Santo Agostinho e Lutero, Malthus e Jonathan Swift pensam igualmente que na raiz de todo mal está o homem e em particular deste mal específico que é a guerra. Atrás das razões aventadas por um príncipe, atrás do que não são mais do que racionalizações, existe o mesmo gosto perverso pela violência e brutalidade que animam os brutamontes. No seu comentário sobre a primeira imagem –que diz respeito à natureza humana- Waltz designa o que ela possui de demasiado amplo e vago. Aceitando que o egoísmo humano, os impiedosos impulsos do instinto do autoconservação originem a guerra, temos, ao mesmo tempo, que a mesma natureza humana dá lugar a manifestos e recorrentes empreendimentos associativos e fraternos, a ações filantrópicas, a sacrifícios individuais e coletivos em nome de amizades e solidariedades. A mesma “natureza humana” oferece oportunidade a todo tipo de comportamentos.

Talvez seja mais interessante para nós o segundo gênero de explicação; remete aliás muito diretamente à atualidade (no caso, à guerra do Iraque). Como foi mencionado, este prisma incrimina pelas guerras a estrutura estatal. Mais concretamente, a instituição societária adequada à paz seria para Marx a coletivização dos meios de produção, dela resultaria a paz. Kant pensa as possibilidades da Paz universal a partir de princípios abstratos de direito. O presidente norte-americano Woodrow Wison raciocinou a partir do privilegiamento do princípio de autodeterminação nacional-democrática. “Ora, o povo, disse o presidente Dwight Eisenhower, não deseja o conflito – o povo em geral. Só líderes equivocados, acredito, tornam-se demasiado beligerantes e acham que o povo realmente quer lutar.” (p.13) Não é rara, nos agentes históricos e nos analistas da política, a noção que certos regimes – liberais, democratas, socialistas – têm a propriedade, por razões diferentes, de serem avessos à guerra. Nos parâmetros do credo liberal-democrático, se e quando as instituições levam à consulta do Povo, este, quem mais sofre com o estado de beligerância, opor-se-á ao conflito. As vanglórias aristocráticas, os interesses alucinadores das elites, sim, levam a reverenciar a honra dos campos de batalha, as vinganças frente a ultrajes, os ganhos utilitários das lides bélicas. O socialismo, que aboliu a luta de classes e as manobras escusas dos dominantes, instala a definitiva

(3)

fraternidade dos trabalhadores de todo mundo. Abolidas as motivações lucrativas da guerra, as únicas verdadeiras em última instância, haverá evidentemente a paz.

Estamos frente a um fenômeno central por onde, recorrendo a razões ideológicas “plausíveis”, a motivos eminentemente “bons”, uma determinada Nação poderá sentir- se na quase obrigação de adentrar em guerra contra outra. Nas bandeiras dos seus exércitos, a Revolução Francesa traz a liberdade e a igualdade, o fim dos insuportáveis privilégios estamentais. Na ponta das baionetas, a fraternidade. Os exércitos napoleônicos nutrir-se-ão, para muitos, da mesma áurea. Para terminar com regimes ditatoriais, para acabar com o militarismo alemão, para alinhar-se no campo da democracia enfrentando as atrocidades nazistas, os Estados Unidos mobilizaram-se, internacionalizando por duas vezes o estado de guerra. Marchar pela liberdade viria a ser obrigação das Nações livres, reclama-se das nações democratas e poderosas a intervenção antiditatorial. Da mesma maneira os países socialistas sentiram-se na obrigação de socorrer os seus congêneres. As ressonâncias de tais concepções não escapam ao leitor: desejos quase utópicos – generalizar a liberdade, expandir a democracia – podem transformar-se, sem mais, em imposições cruentas. De repente, o Bem inverte-se no seu contrário. De repente, o povo que se queria libertar é nosso inimigo; o herói libertador torna-se execrado das populações que viera acudir, tolhendo-as, massacrando-as. O fato é, observa o autor, que nem as intervenções liberais-democratas nem as socialistas limitaram visivelmente a ocorrência de guerras.

A sociedade de Estados, cada um dentre eles constituído em sua diferença, desconfiados uns dos outros, tornados agressivos por mero instinto de sobrevivência , sistema, por isso, na origem dos conflitos bélicos representa, já dissemos, a terceira imagem. Aquela que, tudo indica, mais convence o nosso autor. Seu princípio é propriamente ontológico: cada ser é, em sua determinação e fundamento, a negação de outros; a mera existência das entidades políticas territoriais obriga cada Estado a zelar pela própria segurança e a antecipar por razão estratégica a ação dos iguais. Tal situação só pode ser remediada pela formação de uma rede internacional, instituição contratual, dotada -ou não- de meios incontrastavelmente superiores da força. O politólogo norte-americano segue Rousseau a evidenciar que, sem a eficácia da coação, cada membro da Federação poderá sentir-se interessado em romper os compromissos assumidos. O sentido do seu livro consiste precisamente nisto: mostrar que se as guerras estão em função da mera existência de um sistema de Estados, torna-se praticamente obrigatório,

(4)

para evitá-las, formar uma instituição internacional, apta pelas suas armas de obrigar à paz.

Em comentário geral, realcemos que as distinções teóricas estabelecidas por K. Waltz quanto à origem das guerras possuem mérito hermenêutico incontestável; outrossim, cada imagem é discutida a partir de referências a situações históricas, a obras filosóficas e a exemplos de homens públicos alimentando de modo instigante a controvérsia entre as respectivas teses, subdividindo também as perspectivas abertas por cada uma delas. Se, por exemplo, imputo à natureza humana a responsabilidade das guerras nem por isso serei necessariamente pessimista, pois nada impede acreditar nos benefícios de uma boa. educação que, com maior ou menor prazo, levaria a humanidade a diminuir os riscos da guerra.

Convém, todavia, colocar algumas dúvidas. Munir-se de textos (Rousseau ou Kant) que precedem largamente a experiência histórica vivida e discutida por quem escreve arrisca ser um exercício desconcertante. A mobilização geral do Povo é um fato novo que Rousseau mal poderia entrever, a grandeza de escala dos massacres também seria dificilmente imaginável, que houvesse um dia sociedades socialistas e que se enfrentassem (Vietnam ajudado pela URSS versus Camboja respaldado pela China), os filósofos do século XVIII e XIX não poderiam prever. Indaga-se, pois, do acerto em mobilizar teorias e filosofias, para a questão pragmática da guerra, que não tenham recebido a incidência das luzes e das obscuridades provocados pelos eventos. Pergunta-se Pergunta-se as ilustrações e inferências históricas não Pergunta-serão Pergunta-sempre mais convincentes e Pergunta-se não são elas que, na realidade, verdadeiramente informam as indagações de K. Waltz. Haveria assim algo de retórico em utilizar, neste campo pragmático, textos clássicos da filosofia. Pergunta-se, em suma, se a teoria internacional não é sempre profundamente afetada pela historia.

Podemos nos perguntar também se a força das ideologias, os conteúdos expansionistas da doutrina nazista e a vocação universalista do marxismo – sob égide stalinista ou maoísta –, não complementam, de modo bastante discordante e contraditório, a terceira “imagem”, a da sociedade de Estados. De qualquer modo, Waltz nos faz lembrar que o presidente norte-americano hoje, 2004, ao utilizar-se da linguagem anti-ditatorial, do bom regime contra o mau, para justificar a guerra, seguia uma tradição teórica. Por outro lado, para além dos seus interesses particulares, a Alemanha e a França em sua oposição à guerra do Iraque nos ajudam a pensar que

(5)

houve algo de intrinsecamente belicista no grupo republicano favorável ao conflito. Evidencia-se também, no mesmo local, que a guerra gera a guerra, É possível que o enquadramento teórico das guerras seja sempre bastante precário, com tendências fortes ao ecletismo no elencar das causas.

Referências

Documentos relacionados

19 que versam sobre a obrigatoriedade da comprovação dos serviços de regularização através de registro com período de observação mínima de 24 h quando a

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

Os instrutores tiveram oportunidade de interagir com os vídeos, e a apreciação que recolhemos foi sobretudo sobre a percepção da utilidade que estes atribuem aos vídeos, bem como

The challenges of aging societies and the need to create strong and effective bonds of solidarity between generations lead us to develop an intergenerational

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

O objetivo desse trabalho ´e a construc¸ ˜ao de um dispositivo embarcado que pode ser acoplado entre a fonte de alimentac¸ ˜ao e a carga de teste (monof ´asica) capaz de calcular

Portanto, conclui-se que o princípio do centro da gravidade deve ser interpretado com cautela nas relações de trabalho marítimo, considerando a regra basilar de

O sistema de custeio por atividades é uma metodologia de custeio que procura reduzir as distorções provocadas pelos rateios dos custos indiretos e fixos aos produtos e serviços.