• Nenhum resultado encontrado

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SUBSECRETARIA DE GESTÃO COORDENADORIA GERAL DE GESTÃO DE PESSOAS EDITAL S/SUBG/CGGP Nº 017, DE 15 DE FEVEREIRO DE 2019.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SUBSECRETARIA DE GESTÃO COORDENADORIA GERAL DE GESTÃO DE PESSOAS EDITAL S/SUBG/CGGP Nº 017, DE 15 DE FEVEREIRO DE 2019."

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SUBSECRETARIA DE GESTÃO

COORDENADORIA GERAL DE GESTÃO DE PESSOAS EDITAL S/SUBG/CGGP Nº 017, DE 15 DE FEVEREIRO DE 2019.

REGULAMENTA O PROCESSO

SELETIVO PARA A CONCESSÃO DE

BOLSAS DE ESTÁGIO NÃO

OBRIGATÓRIO, NO ANO DE 2019, A ESTUDANTES DE CURSOS TÉCNICOS EM GERÊNCIA EM SAÚDE E EM ADMINISTRAÇÃO, MATRICULADOS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO COM CONVÊNIOS FIRMADOS COM A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE.

I. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 O Processo Seletivo destina-se a estudantes de Cursos Técnicos em Gerência em Saúde e em Administração que, no ano de 2019, estejam matriculados em Instituições de Ensino conveniadas com a Secretaria Municipal de Saúde.

1.2 Caberá aos estudantes interessados em participar deste processo seletivo verificar junto à sua Instituição de Ensino:

a) A situação do Convênio com a Secretaria Municipal de Saúde – SMS;

b) Se há previsão de carga horária para estágio não obrigatório no projeto pedagógico do seu curso conforme exigido na Lei Federal nº 11.788 e nas Resoluções SMSDC nº 1.418 e SMS nº 2.753/2015.

II. DO ESTÁGIO

2.1 O Processo Seletivo será organizado pela Coordenadoria Geral de Gestão de Pessoas da Subsecretaria de Gestão da Secretaria Municipal de Saúde, por intermédio da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas, obedecidas às normas deste Edital. 2.2 O período de estágio será de 01/04/2019 a 31/12/2019, com carga

horária de 20 (vinte) horas semanais, conforme Resolução SMSDC N.º 1.418/2009.

2.2.1 As atividades do estagiário deverão ser acompanhadas, durante todo o período do estágio, pelo supervisor/preceptor vinculado ao local de lotação.

2.2.2 O objetivo do estágio é disponibilizar um campo de práticas que possa dar oportunidade para que o aluno passe pelo maior número de experiências compatíveis com o conteúdo programático do Projeto Pedagógico, visando desenvolver seu perfil de competências.

(2)

2.2.3 O campo de práticas deverá estar constituído de cenários que considerem oportunidades de aprendizagem no processo de formação profissional.

2.2.4 O Plano de Estágio de cada estagiário deverá seguir o desenho do programa com o objetivo de atender aos requisitos abaixo:

• Os estagiários deverão ser divididos em três grupos, identificados como módulos, com lotação em unidades com diferentes perfis de competência (Cenários de Práticas);

• Cada grupo deverá passar durante o período do estagio pelos três módulos para que seja certificada a qualidade do seu estágio;

• Cada módulo irá contemplar um grupo de práticas /atividades relacionadas ao Projeto Pedagógico, proposto para desenvolver o perfil de competências do profissional (Projeto Político Pedagógico da Instituição de Ensino - PPP);

• Cada aluno deverá ter registrado no seu Plano de Estágio as atividades que constituem as variáveis do instrumento de registro (Sistema de Informação para Gerenciamento da Qualidade do Estágio);

• O instrumento para gerenciamento da qualidade (planejamento e operacionalização) permitirá ao supervisor estimular competências relacionadas a atitudes, comportamentos e compromissos que tem como princípio a auto avaliação a partir da visão crítica de sua prática que deve garantir o resultado almejado (avaliação de conformidade e busca continua da qualidade);

• Cada grupo de estagiários deverá permanecer durante o período em cada Cenário de Práticas, devendo haver um rodízio concomitante;

• O Cenário de Práticas será estruturado considerando três áreas (1) Nível Central / Coordenadoria Geral de Atenção Primária a Saúde, (2) Unidade Especializada e (3) Unidade Básica) onde cada grupo de estagiários deverá permanecer por período relativo a 1/3 do estágio;

• Ao final do período de nove meses cada grupo de estagiários deverá ter percorrido os três Cenários de Práticas, atendendo os critérios para obtenção do Certificado de Conclusão de Estágio.

2.3 Em cumprimento à Lei Federal nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, os estagiários farão jus a recesso remunerado no período 13/12/2019 a 31/12/2019.

(3)

2.4 Serão oferecidas 30 (trinta) vagas para Técnico em Gerência em Saúde e Técnico em Administração, conforme quadro abaixo, cuja lotação será na Secretaria Municipal de Saúde, e carga horária será distribuída, de 2ª a 6ª feira, de acordo com a conveniência do órgão:

* Nº VAGAS

PROGRAMAS/CURSOS CARGA HORÁRIA

SEMANAL R PD

Técnico em Gerência em Saúde

Técnico em Administração 20H 27 03

Legenda: * R = Vagas Regulares

* PD = Vagas para Portadores de Deficiência

Obs: Caso as vagas destinadas aos portadores de deficiência não sejam preenchidas, serão revertidas para as vagas regulares. 2.5 O valor da bolsa/auxílio transporte será de:

Bolsa:R$ 246,32 (duzentos e quarenta e seis reais e trinta e dois centavos).

Auxílio Transporte: R$ 129,20 (cento e vinte e nove reais e vinte centavos)

2.5.1 O valor da bolsa sofrerá desconto proporcional ao número de faltas não justificadas;

2.5.2 Em caso de faltas frequentes não justificadas, cujo somatório seja superior a 50% (cinquenta por cento) da carga horária mensal, o estagiário será desligado do programa de estágio;

2.5.3 A Gerência de Desenvolvimento Técnico Acadêmico da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas da SMS emitirá certificado de conclusão do estágio não obrigatório somente para aqueles estagiários que obtiverem cumprimento de, no mínimo, 80% (oitenta por cento) da carga horária total, avaliação de desempenho igual ou superior a 7 (sete) e confecção de Trabalho de Conclusão de Estágio (TCE).

2.5.3.1 O Trabalho de Conclusão de Estágio (TCE) deverá ser entregue no dia 19/11/2019.

2.6 Os estagiários estarão cobertos por seguro contra acidentes pessoal, pago pela Secretaria Municipal de Saúde, durante a vigência do estágio.

III. DOS REQUISITOS

(4)

a) Ser brasileiro ou brasileiro naturalizado e, na condição de estrangeiro, ser portador de visto permanente;

b) Ter idade maior ou igual a 16 (dezesseis) anos;

c) Estar matriculado e cursando o Curso Técnico em Gerência em Saúde;

d) Não concluir o Curso Técnico durante a vigência do estágio, excetuando-se, neste caso, os estudantes cujo término do curso aconteça no mês de dezembro de 2019.

IV. ATRIBUIÇÕES GERAIS DO ESTAGIÁRIO

4.1 Obedecer às normas estabelecidas na Lei Federal nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, Resolução SMSDC nº 1.418, de 14 de janeiro de 2009, e Resolução SMS nº 2.753, de 13 de outubro de 2015, e do Órgão onde estiver lotado.

4.2 Responder a ficha de avaliação on-line do estágio, que lhe será disponibilizada, semestralmente, no decorre do estágio.

4.3 Elaborar Trabalho de Conclusão de Estágio (TCE) nos moldes estabelecidos pelo supervisor do estagiário no início do estágio; 4.4 Manter atualizados seus dados cadastrais fornecidos no momento

da inscrição no processo seletivo. Esta atualização deverá ser feita na Gerência de Desenvolvimento Técnico Acadêmico da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas da SMS.

V. ATRIBUIÇÕES ESPECÍFICAS DO ESTAGIÁRIO TÉCNICO

5.1 Atuar nos diferentes campos de práticas que constituem as modalidades do estágio: (1) Nível Central / Coordenadoria Geral de Atenção Primária (CAP), (2) Unidades Especializadas e (3) Unidades Básicas, devendo permanecer cada período programado em cada uma das diferentes etapas do Programa de Estágio.

5.2 Acompanhar o desenvolvimento de ações e processos gerenciais nas organizações de saúde, contribuindo para a melhoria da qualidade da assistência oferecida à população.

5.3 Participar de atividades de comunicação, divulgação e informação em Saúde.

5.4 Disponibilizar-se na busca de uma educação profissional integrada às diferentes formas de educação, ao trabalho, à ciência e à tecnologia.

5.5 Participar ativamente de atividades que permitam a percepção da importância de sua contribuição e oportunidade de desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva, na perspectiva do exercício pleno da cidadania.

5.6 Auxiliar nas rotinas administrativas do órgão.

5.7 Auxiliar nas atividades de atendimento ao público, desenvolvendo a percepção da importância do seu papel no acolhimento e resolução dos problemas dos usuários do sistema em que está inserido.

(5)

5.8 Desenvolver atividades relacionadas com a gestão documental do órgão.

5.9 Auxiliar na redação e digitação de minutas, ofícios e memorados. 5.10 Atualizar bases de dados.

5.11 Ter disponibilidade para acompanhar visitas agendadas previamente à Unidades da SMS ,que constituem campo de práticas para aprendizagem ativa do Programa de Estágio do Curso Técnico em Gerencia em Saúde.

VI. DAS INSCRIÇÕES

6.1 As inscrições ficarão abertas no período de 20/02/2019 a 07/03/2019 e deverão ser realizadas exclusivamente através do e-mail processoseletivo.sms.rj@ge-mail.com.

6.1.1) O candidato deverá enviar para o e-mail: processoseletivo.sms.rj@gmail.com a declaração atualizada expedida pela Instituição de Ensino informando que o aluno encontra-se matriculado e frequentando o Curso Técnico, o coeficiente de rendimento (CR) bem como a existência de carga horária para estágio não obrigatório no Projeto Político Pedagógico do referido curso (Anexo I) (documento escaneado) e Formulário de Inscrição devidamente preenchido (Anexo II) até o dia 07/03/2019, impreterivelmente;

6.2 O candidato será responsável pela veracidade das informações prestadas no formulário de inscrição e no currículo apresentado. 6.3 A inscrição e os atos dela decorrentes serão anulados quando for

constatado que o candidato tenha prestado informações falsas, inexatas ou em desacordo com o Edital.

6.4 Não serão aceitas inscrições fora do período determinado.

6.5 Em cumprimento ao disposto na Lei Federal nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, ficam reservadas, no presente processo seletivo, 10% (dez por cento) das vagas oferecidas para portadores de deficiência, desde que comprovada a compatibilidade da deficiência com as atividades a serem desenvolvidas conforme Leis Municipais nº 645, de 05 de novembro de 1984, nº 2.111, de 10 de janeiro de 1994 e nº 4.950, de 2 de dezembro de 2008 e no Decreto Municipal nº 5.890, de 16 de junho de 1986.

6.6 O candidato portador de necessidades especiais participará do certame em igualdade de condições com os demais candidatos no que se refere aos critérios de aprovação.

VII. DA AVALIAÇÃO

7.1 A avaliação constará de duas etapas:

1ª) Etapa: Análise do Coeficiente de Rendimento (CR) sendo o mínimo de 6,0 (seis);

(6)

2ª) Etapa: Entrevista.

7.2 Para avaliação dessas etapas serão considerados os seguintes critérios:

ETAPA AVALIAÇÃO CRITÉRIOS PONTUAÇÃO

MÁXIMA 6,0 a 6,9 (10 pontos) 7,0 a 7,7 (15 pontos) 7,8 a 8,6 (20 pontos) 8,7 a 9,3 (25 pontos) Análise do Coeficiente de Rendimento (CR) Coeficiente de Rendimento Acumulado (Mínimo 6,0) 9,4 a 10,0 (30 pontos) Desenvoltura 10 pontos

2ª Entrevista Expectativa do candidato em relação ao estágio a que concorre

10 pontos

7.3 A nota atribuída à 1ª Etapa de Avaliação será publicada no D.O Rio no dia 12/03/2019.

7.4 Participarão da 2ª Etapa de Avaliação os candidatos que obtiverem a maior pontuação na 1ª Etapa de Avaliação até o dobro de vagas oferecidas neste Edital e todos àqueles empatados nesta condição.

7.4.1 A convocação dos candidatos habilitados para 2ª Etapa de Avaliação será publicada no D.O Rio no dia 12/03/2019. 7.4.2 A Entrevista será realizada no período de 18/03/2019 a

22/03/2019.

7.5 O resultado final será publicado no D.O. Rio dia 26/03/2019 e

disponibilizado na internet no site

http://www.prefeitura.rio/web/sms/exibeConteudo?id=8084115.

VIII. DOS RECURSOS

8.1 Não serão aceitos recursos para este processo seletivo.

IX. DA ASSINATURA DO TERMO DE COMPROMISSO E DA LOTAÇÃO

(7)

9.1 O candidato aprovado será convocado para lotação, junto com o resultado final do processo seletivo, a ser publicado no D.O. Rio. 9.1.1 Na hipótese de igualdade de pontos será adotado como

critério de desempate o candidato com: 1º) Maior pontuação no CR;

2º) Candidato mais idoso.

9.2 O termo de compromisso só será assinado pelo candidato que atender todas as condições estabelecidas neste Edital.

9.3 O candidato convocado ou seu representante legal deverá comparecer no dia 01/04/2019, às 14h, na Gerência de Desenvolvimento Técnico Acadêmico da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas da SMS, situada a Rua Afonso Cavalcanti, nº 455, Bloco I, 6º andar, sala 601, Cidade Nova, Rio de Janeiro – RJ, para lotação e assinatura do Termo de Compromisso de Estágio, apresentando a seguinte documentação:

• 01 Cópia da identidade e do CPF;

• Uma foto 3X4;

• Cópia do comprovante de residência (pode ser de terceiros, preferencialmente, conta de água, luz ou telefone fixo);

• Procuração, quando for o caso, nos termos específicos para o processo seletivo, acompanhada da cópia da carteira da identidade do procurador.

9.4 As Instituições de Ensino dos candidatos aprovados e classificados dentro número de vagas neste Processo Seletivo

deverão encaminhar até 28/03/2019 à

S/SUBG/CGGP/CDP/GDTA – Gerência de Desenvolvimento Técnico Acadêmico os seguintes documentos:

• Projeto Político Pedagógico do Curso com identificação de atividades relacionadas ao desenvolvimento do perfil de competências para formação desse profissional;

• Calendário anual das aulas e horários disponíveis para o estágio (turnos durante o período) de forma a possibilitar a construção do Programa de Estágio.

X. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

10.1 As etapas do processo seletivo serão publicadas no Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro - D.O. Rio, considerado como único veículo oficial de informações entre a entidade convocadora e os candidatos.

10.2 A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a aceitação tácita das condições estabelecidas neste Edital, do qual não poderá alegar desconhecimento.

10.3 As dúvidas oriundas das informações contidas neste Edital poderão ser dirimidas na Gerência de Desenvolvimento Técnico

(8)

Acadêmico – GDTA, da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas, da Coordenadoria Geral de Gestão de Pessoas da Subsecretaria de Gestão da Secretaria Municipal de Saúde – Rua Afonso Cavalcanti, nº 455, Bloco I, 6º andar, sala 601, Cidade Nova, Rio de Janeiro, RJ, de 2ª a 6ª feira, das 10h às 16h, através do telefone (21) 2504-2841 / 3971-7174 ou por e-mail: processoseletivo.sms.rj@gmail.com.

10.4 Os casos omissos serão resolvidos pelo Coordenador Geral de Gestão de Pessoas, por intermédio da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas.

PATRÍCIA PEREIRA KAUFFMANN DE MENEZES Coordenadora Geral de Gestão de Pessoas

Subsecretaria de Gestão Secretaria Municipal de Saúde

ANEXO I

Timbre da Instituição de Ensino

D E C L A R A Ç Ã O

Declaramos, para fins de realização do Estágio Não Obrigatório de Nível Técnico que, ____________________, aluno(a) do Curso de Técnico em Gerência em Saúde, com previsão de conclusão em _______ (mês/ano) cujo Coeficiente de Rendimento (CR) é _____.

Declaramos, ainda, que o referido curso prevê, no seu Projeto Político Pedagógico, carga horária para estágio não obrigatório.

Local/Data

(9)

ANEXO II

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO 2019

Nome:

Sexo: Data Nasc.: Est.Civil: Filiação – Mãe:

Pai:

Endereço: Nro.: Compl.:

Bairro: Cidade: UF CEP:

Telefone: ( ) Celular ( ) E-mail: Nat.: Nacionalidade: D A D O S P E S S O A I S

CPF Identidade Órgão Emissor UF:

Instituição de Ensino: E N S I N O

Curso: Previsão de Conclusão do Curso (Mês/Ano)

Referências

Documentos relacionados

A reabilitação dos cenários compreende uma série de ações de resposta aos desastres, de caráter emergencial, que tem por objetivo iniciar o processo de

A Sementinha dormia muito descansada com as suas filhas. Ela aguardava a sua longa viagem pelo mundo. No entanto, sempre vivera junto ao pomar do António Seareiro e até

Jorge, Madalena, Maria, Miranda e Manuel de Sousa, entrando com vários Criados que o seguem, alguns com brandões acesos. Já, sem mais detença! Não apaguem esses brandões;

Veem o soalho da tribuna, as gelosias 4 que dão para a capela real, e amanhã, à hora da primeira missa, se entretanto não regressarem aos veludos e à arca, hão de ver

Existe aqui, efetivamente, um lúcido estabelecimento de responsabilidades e de providências capazes de dar ao PME a configuração adequada ao cumprimento de suas funções.

SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - CREAS PROGRAMA CESTA ESCOLA E BOLSA FAMÍLIA.. SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE - CERSAMI CONSELHO MUNICIPAL

Principais fatores Iniciativa Trajetórias Escolares Repetência Abandono Evasão Escolar Enfrentamento Reflexão Discussão Acompanhamento das Trajetórias Escolares Articulação

In order to obtain such better approximations, we adapt the origi- nal prepivoting method of Beran to this context of tail estimation.... To illustrate the validity of this