• Nenhum resultado encontrado

Relatório do Plano Anual de Atividades - 1º Período -

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório do Plano Anual de Atividades - 1º Período -"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

2014-2015

Relatório do Plano Anual de Atividades

1º Período

(2)

-Índice

1

Introdução ... 3

2

Cumprimento das atividades propostas ... 4

3

Proponentes e destinatários das atividades ... 5

4

Categorização das atividades realizadas ... 6

5

Concretização dos Eixos e Objetivos do Projeto Educativo ... 7

6

Pontos fortes e pontos fracos das atividades ... 8

7

Conclusão ... 9

8

Parecer do conselho Pedagógico ... 9

(3)

1 Introdução

Sendo o Plano Anual de Atividades (PAA) o instrumento que cinge em si atividades desenvolvidas ao longo de todo o ano letivo, elaborado em estreita articulação com o Projeto Educativo, importa agora, findo o 1º Período, fazer uma reflexão sobre a qualidade do mesmo, o seu grau de execução e o envolvimento dos vários agentes educativos na sua prossecução. Assim, este relatório pretende fazer o ponto de situação das atividades desenvolvidas entre setembro e dezembro de 2014.

A análise focalizou-se nas seguintes áreas:  Cumprimento das atividades propostas;  Proponentes e destinatários das atividades;  Categorização das atividades realizadas;

 Concretização das metas e objetivos previstos no Projeto Educativo;  Pontos fortes e fracos das atividades.

A informação que agora se apresenta tem por base os questionários preenchidos pelos participantes nas actividades e a análise dos relatórios de avaliação das atividades elaborados pelos responsáveis pelas mesmas.

Com este documento pretendemos não apenas fazer o ponto de situação das atividades desenvolvidas no Agrupamento ao longo do primeiro período, mas também tirar conclusões sobre a prossecução das metas e objetivos previstos no Projeto Educativo, bem como sobre o grau de execução do Plano Anual de atividades e os aspetos mais positivos e negativos que, até ao momento, foram salientados. Consideramos ainda que, ao reflectir, estaremos a criar espaço, meios e estratégias para melhorarmos ou consolidarmos a organização e concretização das atividades futuras.

(4)

2 Cumprimento das atividades propostas

Para o primeiro período estavam previstas 35atividades das quais quatro não se realizaram. No entanto, foram realizadas três que não estavam previstas inicialmente o que, corresponde a uma percentagem que ronda os 100 %.

O Gráfico 1, bem como os quadros que se seguem traduzem a concretização das atividades realizadas:

DEPARTAMENTO/ENTIDADE Nº DE ATIVIDADES PREVISTAS PRÉ-ESCOLAR 7 1ºCICLO 3 MCE 3 LÍNGUAS 3 EXPRESSÕES 2 CSH 2 EDUCAÇÃO ESPECIAL 3 DIREÇÃO 3

PAIS E ENC. EDUCAÇÃO 2 ASSOCIAÇÃO DE PAIS 4

ALUNOS 1

CLUBE MÚSICA E MOVIMENTO 1

BIBLIOTECA 1

(5)

Atividades previstas no Plano Anual de Atividades e não realizadas

DEPARTAMENTO/ PROPONENTE

ATIVIDADE MOTIVO

Pré-escolar Visita ao Museu do Brincar JI de Eixo

Acidente de trabalho da educadora.

Línguas My hometown, pedypaper, de Inglês, 9º ano.

Os alunos podem vir a participar em atividades em inglês.

À conversa com o diretor

Representantes os EE e Associação de pais.

A data para a qual estava agendada coincidiu com uma ação inspetiva à escola.

Associação de pais Feira do livro A atividade não decorreu, pois coincidia com outra idêntica já a realizar no agrupamento

3 Proponentes e destinatários das atividades

O Gráfico 2 dá-nos conta dos departamentos e entidades responsáveis pela organização e conclusão de atividades durante o primeiro período. Através desta análise é possível constatar que foram realizadas 35 atividades.

Atividades realizadas e não previstas no Plano Anual de Atividades

DEPARTAMENTO ATIVIDADE

Pré-escolar Ação de sensibilização ambiental no âmbito da Semana

Europeia da Prevenção da Prevenção de Resíduos Sólidos, dinamizada pela CMA/SUMA (separação de resíduos).

1ºciclo - Dia da Alimentação - Escolas de Requeixo em articulação com o respetivo jardim e Escola de Azurva;

- Dia das Bruxas - Escola de Azurva, com a colaboração de uma mãe que fez papas de abóbora para todos os alunos.

(6)

Há ainda a realçar que foram efetuadas outras atividades ao longo do primeiro período. No entanto, dado que ainda não estão concluídas (clubes e projetos) e terão continuidade nos períodos seguintes, as referidas atividades não constam do gráfico anteriormente apresentado. Essas atividades serão objeto de avaliação no final do ano letivo. No que respeita aos destinatários, salienta-se o facto de várias atividades terem tido em vista, simultaneamente, diferentes tipos de destinatários. Algumas das atividades tiveram como público-alvo a totalidade dos elementos da comunidade escolar, enquanto outras, pelas suas características, visavam grupos mais pequenos. Praticamente todas as atividades incluíram alunos, seguindo-se as atividades destinadas aos diferentes grupos da comunidade educativa (Gráfico 3).

4 Categorização das atividades realizadas

Quanto ao tipo de atividades que foram dinamizadas durante o primeiro período, a maioria esteve ligada a visitas de estudo e saídas de campo (11 atividades), à comemoração de efemérides, dias ou festas tradicionais (4 atividades). Seguiram-se as atividades artísticas, musicais ou representativas (6 atividades), as conferências, palestras e atividades formativas (3 atividades).

(7)

5 Concretização dos Eixos e Objetivos do Projeto Educativo

Tendo em conta os Eixos, Metas e Objetivos delineados no Projeto Educativo do Agrupamento, verificou-se que, no primeiro período, 21 atividades tiveram em vista melhorar os resultados obtidos pelos alunos (Eixo 1, objetivos 1.3, 1.6, 1.5) seguidas das atividades para fidelizar e captar a população escolar e estreitar o relacionamento com a comunidade indo ao encontro do Eixo 3 (3.1, 3.2, 33, 34, 3.5 e 3.6).

Em contrapartida, os eixos menos referidos nas avaliações das atividades já concluídas foram o 5: “Melhorar os mecanismos de autorregulação”, sem nenhuma atividade, e os eixos dois e quatro respetivamente “melhorar o comportamento dos alunos em sala de aula (Eixo 2) e “aumentar o envolvimento dos encarregados de educação na vida escolar dos alunos (Eixo 4), cada um com duas atividades. Há ainda a realçar que todas as atividades concretizadas visaram contribuir para mais do que um Eixo e objetivos do Projeto Educativo.

O Gráfico 5 apresenta-nos as atividades realizadas entre setembro e dezembro/2014, tendo por base cada um dos eixos previstos no Projeto Educativo do Agrupamento.

(8)

6 Pontos fortes e pontos fracos das atividades

De salientar que todos os professores realçaram aspetos positivos nas atividades realizadas. Em contrapartida, não foram registados pontos fracos em nenhuma das atividades. No entanto, foram registados alguns constrangimentos mas, que na sua maioria dependiam de terceiros.

Em relação aos pontos fortes, foram vários os aspetos referidos.

 O empenho e envolvimento dos alunos em grande parte das atividades desenvolvidas assim como é também relevado o papel dos encarregados de educação.

 Envolvimento da comunidade.

 Os momentos lúdico-educativos proporcionados pelas atividades.  A criação de situações de ensino-aprendizagem não formais.

 A valorização de comportamentos e estilos de vida saudáveis, quer seja a nível do ambiente e da reciclagem, como também da saúde individual e do grupo, bem como de valores e princípios fundamentais a uma cidadania ativa e consciente.

 O desenvolvimento de diferentes literacias, nomeadamente da leitura, escrita e da informação.  Conhecimento do meio.

 A articulação estabelecida entre professores e turmas.  A troca de saberes/experiências.

 O desenvolvimento de atividades propiciadoras da inclusão e integração social.  Atividades práticas e articulação do currículo com o meio local.

Já no que respeita aos pontos fracos, podem referir-se os seguintes:

 Comportamento desadequado de alguns alunos.  Pouca recetividade das entidades visitadas.

 Fraca participação e envolvimento dos alunos em algumas das atividades.

 Dificuldades ligadas à organização das atividades, motivadas por uma adesão dos alunos acima do expectável ou fruto das condições impostas por outras entidades envolvidas na organização das atividades.

 Necessidade de se proceder a ajustes de calendarização para a realização de determinadas atividades.  Coincidência de atividades.

(9)

7 Conclusão

Verificamos que continua a existir uma forte dinâmica da comunidade em torno do Plano Anual de Atividades. De uma forma geral, realçam-se os seguintes aspetos positivos:

 A taxa de execução das atividades rondou os 100 %.

 A maioria das atividades foram concretizadas de acordo com o previsto, dando cumprimento aos objetivos propostos e, em alguns casos, excedendo mesmo as expetativas iniciais.

 A maioria das atividades foram organizadas/dinamizadas por mais do que um docente.

 A avaliação global das atividades situa-se em parâmetros próximos da excelência: 13 foram avaliadas com a classificação de Muito Bom, 7 com Bom e 4 com Suficiente.

Em relação a aspetos a melhorar relevam-se os seguintes:

Torna-se necessário continuar a insistir no preenchimento completo do questionário adotado, ser mais rigoroso, para que se consiga cada vez mais aumentar a quantidade de dados obtidos e, desta forma, continuar a melhorar o rigor de análise do Plano Anual de Atividades.

8 Parecer do conselho Pedagógico

As atividades realizadas foram relevantes para a aprendizagem dos alunos, tendo a avaliação variado entre o suficiente e o muito bom. Na sua maioria, os objetivos foram atingidos. Destacou-se a importância destas atividades, não só pelo contributo para as aprendizagens curriculares mas também para o enriquecimento pessoal, social e cultural dos alunos. Para além disso, proporcionam momentos de abertura e partilha, permitindo uma maior aproximação dos alunos e destes com o professor.

9 Anexos

(Avaliação – síntese dos departamentos / entidades)

PRÉ-ESCOLAR

Todas as atividades previstas foram realizadas, exceto a visita ao Museu do Brincar que foi realizada parcialmente pelo motivo já referido anteriormente. Foi ainda realizada uma atividade não prevista, para todos os jardins-de-infância do agrupamento - ação de sensibilização ambiental no âmbito da Semana Europeia da Prevenção da Prevenção de Resíduos Sólidos, dinamizada pela CMA/SUMA (separação de resíduos). A atividade ʺComer saudávelʺ foi realizada em articulação entre o JI e 1º CEB de Requeixo, bem como o Magusto; do mesmo modo, o JI e 1º CEB realizaram em articulação o Magusto.

1º CICLO

Foram cumpridas todas as atividades previstas. Foram ainda realizadas atividades não previstas:

(10)

- Dia da Alimentação - Escolas de Requeixo em articulação com o respetivo jardim e Escola de Azurva; - Dia das Bruxas - Escola de Azurva, com a colaboração de uma mãe que fez papas de abóbora para todos os alunos.

Departamento de Matemática e Ciências Experimentais

- Todas as atividades previstas foram realizadas, (duas avaliadas com B e uma com MB) - Não se realizaram outras atividades além das previstas. - Nas visitas de estudo à UA (Semana da Ciência e Tecnologias), rentabilizou-se ao máximo a ocupação dos alunos pelos vários departamentos visitados na UA. Nessas visitas procurou-se escolher atividades que proporcionassem as aprendizagens mais significativas aos alunos, apesar da limitação de vagas disponibilizada em cada dinâmica. A participação nas Olimpíadas da Matemática tem-se revelado uma experiência rica para os participantes, contudo, persiste a fraca adesão pela generalidade dos alunos.

Departamento de Línguas

Foram cumpridas as atividades previstas, com exceção da atividade ʺMy hometownʺ, pedypaper, de Inglês, 9º ano, em virtude dos alunos poderem vir a participar em visitas nessas áreas. A avaliação das ações realizadas é positiva, com grande participação por parte dos alunos. No entanto, convém referir que os alunos não demonstraram sensibilidade para apreciar convenientemente a visita ao paço das escolas, pelo que se deve continuar a proporcionar momentos de formação desta natureza, fomentando nos alunos a curiosidade cultural.

Departamento de Expressões

As duas atividades propostas pelo departamento de expressões foram realizadas e consideradas importantes para as aprendizagens dos alunos.

O Corta Mato Escolar realizado no dia treze de dezembro, decorreu dentro do previsto, contando com quarenta e um participantes. O departamento considerou que o dia escolhido para a atividade não foi o melhor, apesar de todos os esforços desencadeados para a realização bem-sucedida desta atividade a mesma não atingiu as expectativas ou os patamares desejados. Devido à fraca adesão dos alunos, o departamento sugeriu que no próximo ano letivo o Corta Mato seja realizado no último dia do primeiro período no período da manhã. Quanto à atividade ʺconcurso / exposição de presépiosʺ, a mesma decorreu de forma muito satisfatória, com a participação de setenta alunos e com alguns trabalhos de grande qualidade.

Departamento de Ciências Sociais e Humanas

As atividades previstas foram realizadas. Uma foi avaliada com Bom e uma com Muito Bom. Os alunos demonstraram interesse e participaram positivamente.

Educação Especial

As atividades previstas foram realizadas. Na realização da atividade de Comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, os docentes de educação especial sentiram que os alunos com NEE ficaram constrangidos em participar, o que parece revelar que existe alguma dificuldade ao nível da sua integração na escola. Realizou-se uma atividade que não estava prevista.

Referências

Documentos relacionados

- Organização e participações no V Colóquio de Pesquisadores em Educação Ambiental da Região Sul - CPEASUL e IV Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental – EDEA, 2012;.

Neste contexto, o objetivo do presente trabalho foi imobilizar a lipase comercial de Candida antarctica (Cal B) pela técnica sol-gel e utilizar liquido iônico como aditivo

2016 / 2017 – Coordenador de Projetos: José Manuel Gonçalves Página 65 Departamento de Expressões Artísticas e Motoras Serviços educativos da Câmara Municipal de

O projeto tem a função de levar ao grupo familiar a perceber a importância de sua participação no processo da saúde funcional, o desenvolvimento do processo de proteção,

Conforme dados obtidos, para as condições de campo de Porto Nacional – TO, com base na severidade da doença, desfolha e rendimento de grãos os fungicidas mais promissores para

Entretanto, o que se observa, também, é que o Parque da Cidade acaba não sendo totalmente explorado durante uma visita escolar por causa de diversos fatores, dentre eles: o aluno

Se você quiser tirar o som do áudio do painel traseiro (aceito somente quando usar um módulo de áudio de painel frontal de alta definição), consulte o Capítulo 5,

-2- Capítulo 1 Instalação do Hardware 1-1 Precauções para Instalação A placa mãe contém um número delicado de circuitos eletrônicos e componentes que...