• Nenhum resultado encontrado

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

1. IDENTIFICAÇÃO Nome de Produto Código interno de identificação do produto Empresa Endereço Telefone Fax Telefone de emergência E-mail:

CLORETO DE SÓDIO (NaCl)

CLORETO DE SÓDIO (NaCl) Vale Fertilizantes S.A.

Rodovia SE 206, Km 10 – Campo de Santa Bárbara 49760-000 Rosário do Catete / SE – Brasil

+55 (79) 3274-6000 +55 (79) 3274-6158

+55 (79) 3274-6184 / +55 (79) 3274-6200 / +55 (79) 3274-6138

comercial@valefert.com

2. IDENTIFICAÇÃO DE PERIGOS

2.1 Classificação da substância ou mistura: O cloreto de sódio não é classificado como produto perigoso. Diamante de Hommel:

Perigos mais importantes: O cloreto de sódio não é perigoso quando adequadamente manuseado. Efeitos do produto: Pode causar irritação à pele, olhos e trato respiratório. O cloreto de sódio se dissolve facilmente com a presença de água ou mesmo de umidade, formando solução salina (salmoura) fortemente condutora de eletricidade, podendo formar curtos circuitos, eletrocutar pessoas ou causar incêndios pelo efeito da eletricidade em curto circuito, que é facilmente conduzida nas soluções salinas. Em contato prolongado com a pele e mucosas, pela ação desidratante, causa irritação em feridas expostas.

Efeitos adversos à saúde humana:

Ingestão: Ingestão em grandes quantidades do cloreto de sódio pode causar vômito, irritação gastrintestinal, fraqueza, distúrbios circulatórios e desequilíbrio eletrolítico. Moderadamente tóxico quando ingerido em excesso.

(2)

Inalação: O pó quando inalado causa irritação, sem causar efeito cumulativo e gera espirro e catarro. Pele: O cloreto de sódio dissolve facilmente em água, formando soluções salinas fortes quando concentrado em pouca água, causando desidratação dos tecidos. É danoso para o contato com feridas abertas e mucosas, causando irritação pela forte ação desidratante.

Olhos: Poderá causar irritação dos olhos.

Efeitos ambientais: Pode contaminar cursos de águas tornando-os salinizados. Perigos específicos: Evite a exposição do produto ao calor excessivo.

Principais sintomas: Pode causar irritação na pele, olhos e trato respiratório.

Classificação do produto químico: O cloreto de sódio tem sido usado como um nutriente e/ou suplemento alimentar em dietas.

Visão geral de emergências: Dependendo das proporções isole e evacue a área. Use os equipamentos de proteção pessoal. Fique com o vento soprando as suas costas. Evite contaminação do produto o que dificulta a reutilização do mesmo.

2.2 Elementos de rotulagem do GHS, incluindo frases de precaução: ELEMENTOS DO

RÓTULO DADOS

· Nome comercial: Cloreto de Sódio · Sinônimo: Sodium Chloride Identificação do produto e

telefone de emergência do fornecedor

· Telefone de emergência: (79) 3274-6184 / 3274-6200 / 3274-6138

Pictogramas de perigo

Palavra de advertência CUIDADO

· Nocivo se ingerido em grandes quantidades. · Pode causar irritação a pele.

· Quando inalado pode causar sintomas alérgicos, asma ou dificuldades de respiração.

Frase de perigo

· Perigoso para a vida aquática.

(3)

· Recolha o material derramado e identifique para destinação final. · Não permita o contato do produto com corpos d’água ou esgoto. · Se ingerido em grandes quantidades, procure imediatamente atendimento médico.

A Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ) deste produto químico pode ser solicitada via Outras informações

telefone ou e-mail.

3. COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTES Substância: Este produto é uma substância.

Nome químico ou nome técnico: Cloreto de Sódio (NaCl) Sinônimo: Sodium Chloride

Natureza química: Sal inorgânico

Ingredientes que contribuam para o perigo: Não apresenta produtos perigosos Chemical Abstract Service (nº CAS): 7647-14-5

4. MEDIDAS DE PRIMEIROS-SOCORROS

Medidas de primeiros-socorros: Para garantir sua segurança pessoal, antes de socorrer uma vítima, colocar os EPIs necessários (Vide seção – 8). O socorrista deve ser um brigadista ou alguém familiarizado com técnicas de primeiros socorros. Procurar um médico, se necessário. Enquanto isso, seguir as instruções abaixo:

Inalação: Remova o acidentado para área não contaminada e arejada. Se necessário, encaminhar ao médico.

Contato com a pele: Remova a roupa e o calçado contaminado pelo produto. Lave as áreas de contato com água em abundância. Se a irritação persistir, procure um médico.

Contato com os olhos: Lave imediatamente os olhos com água corrente durante 15 minutos, levantando as pálpebras para permitir a máxima remoção do produto. Encaminhar ao médico.

Ingestão: Não administrar nada oralmente a pessoas inconscientes ou em estado convulsivo. Não induza vômito. Se os vômitos ocorrerem espontaneamente, a vítima deverá ser deitada de lado para prevenir a aspiração pulmonar. Encaminhar ao médico.

Quais ações devem ser evitadas: Não administrar nada oralmente a pessoas inconscientes ou em estado convulsivo. Não induza vômito.

4.1 Sintomas e efeitos mais importantes, agudos ou tardios: A decomposição térmica do produto pode liberar cloro gasoso. Na exposição a baixas concentrações o cloro tem efeito irritante de mucosas e trato

(4)

respiratório superior. Em elevadas concentrações tem efeito asfixiante.

4.2 Notas para o médico: Tratar os sintomas e considere o risco de edema pulmonar. 5. MEDIDAS DE COMBATE A INCÊNDIO

5.1 Meios de extinção:

Meios de extinção apropriados: O produto não é combustível. Quando envolvido em fogo, deve-se usar métodos de extinção de incêndio de acordo com o agente propagador.

Meios de extinção não apropriados: O produto não é combustível. Não iniciar o combate ao incêndio sem estar utilizando roupas de proteção adequadas para a situação.

5.2 Perigos específicos da substância: Quando exposto ao fogo existe a possibilidade de decomposição com liberação de gases tóxicos de cloro, podendo provocar problemas respiratórios agudos. O cloreto de sódio não pega fogo e também não propaga o fogo. No entanto deve-se ter o cuidado de desligar a energia em local contendo sal e sofrendo um incêndio combatido por água, devido ao sal dissolver facilmente na água e formar salmoura que é boa condutora de eletricidade e pode agravar a situação com curtos circuitos em terminais elétricos atingidos, causando centelhas e mesmo explosão, queimando o isolamento de cabos elétricos com o desprendimento de fumaça tóxica e risco de choque elétrico nas pessoas em contato com a salmoura condutora de eletricidade. O sal funde na temperatura de 801 °C, passando a transmitir a corrente elétrica no estado líquido e embora quimicamente estável, quando na presença de vapor de água e fundido, decompõe por hidrólise em vapores tóxicos e irritantes de ânion cloreto e Na2O.

5.3 Medidas de proteção da equipe de combate a incêndio: Utilizar equipamentos de proteção individual, principalmente proteção respiratória (Vide seção – 8). Em caso de fogo existe a possibilidade de decomposição com liberação de gases tóxicos irritantes (Cl). Utilize máscara autônoma ou máscara com ar mandado e roupas de PVC.

Métodos especiais: Evite aplicação de excesso de água, pois poderá haver contaminação de cursos de água. Manter pessoas não autorizadas afastadas das áreas de combate. Ventile áreas fechadas antes de entrar.

6. MEDIDAS DE CONTROLE PARA DERRAMAMENTO OU VAZAMENTO

6.1 Precauções pessoais, equipamento de proteção e procedimentos de emergência: Dirija-se ao local do derramamento utilizando os EPIs adequados (Vide seção – 8).

Remoção de fontes de ignição: O produto não é combustível.

Controle de poeira: Assegure a existência de ventilação geral ou com exaustão.

Prevenção da inalação e do contato com a pele, mucosas e olhos: Utilize EPIs adequados (Vide seção – 8).

6.2 Precauções ao meio ambiente: Manter afastado de águas superficiais e subterrâneas, pois pode contaminá-las, tornando-as salinizadas.

(5)

Métodos para limpeza: Recolha o produto derramado, evitando a formação de poeiras.

Recuperação: Tente conter o produto derramado. Se possível realizar a transferência e reutilização do produto.

Disposição: Procure reutilizar o produto.

Ação para grandes derramamentos: Acionar a emergência. Ver telefones na seção - 1. 7. MANUSEIO E ARMAZENAMENTO

7.1 Precauções para manuseio seguro

Medidas técnicas apropriadas: Armazene preferencialmente em área coberta, seca, ventilada, piso impermeável e afastado de materiais incompatíveis.

Prevenção da exposição do trabalhador: Não foram observados efeitos crônicos. Mesmo assim, a utilização de equipamentos de proteção individual é recomendada.

Prevenção de incêndio e explosão: Ver orientações contidas nos campos anteriores.

Precauções e orientações para manuseio seguro: Para reduzir a possibilidade de risco à saúde, assegure ventilação suficiente. Evite formação de poeiras. Lavar as mãos após o uso do produto e remover a roupa e o EPI contaminado antes de entrar nas áreas de alimentação.

7.2 Condições de armazenamento seguro, incluindo qualquer incompatibilidade: Condições de armazenamento:

Adequadas: Armazene preferencialmente em área coberta, seca, ventilada, piso impermeável e afastado de materiais incompatíveis.

A evitar: Armazenar junto com materiais incompatíveis e contato com água.

De sinalização de risco: Evite exposição de particulados utilizando máscara adequada (vide seção – 8).

Materiais seguros para embalagem: O produto é comercializado a granel.

Recomendadas: Utilize sempre material especificado, compatível com o produto (Vide seção – 10).

Inadequadas: Evite a utilização de material incompatível (Vide seção – 10).

(6)

8.1 Parâmetros de controle

Limites de exposição ocupacional: Não estabelecidos. Indicadores biológicos: Vide quadro I da NR 7.

Outros limites e valores: Não estabelecidos.

8.2 Medidas de controle de engenharia: Para reduzir a possibilidade de risco à saúde, assegure ventilação suficiente.

8.3 Medidas de proteção pessoal

Proteção dos olhos/face: Use óculos de segurança contra produtos químicos ou máscara facial. Proteção das mãos: Utilize luvas de PVC.

Proteção da pele e do corpo: Utilize o uniforme de trabalho (calça e camisa ou macacão).

Proteção respiratória: Use proteção respiratória se necessário. Máscara panorama com filtro contra poeiras químicas. Em grandes concentrações utilize máscara autônoma. Atenção: máscaras com filtros mecânicos não protegem trabalhadores expostos à atmosfera deficiente de oxigênio.

Precauções especiais: Dote a área de chuveiros de emergência e lava-olhos. Nunca coma, beba ou fume em área de trabalho.

Medidas de higiene: Pratique boa higiene pessoal principalmente antes de comer, beber e fumar. Roupas contaminadas devem ser lavadas antes de reutilizadas.

9. PROPRIEDADES FÍSICAS E QUÍMICAS Estado físico: Sólido

Forma: Granulado/Cristalino Cor: Acinzentado

Odor: Ausente

pH: 5.0 – 7.0 (salmoura saturada a 25°C)

Ponto de ebulição inicial/faixa de temperatura de ebulição: Aprox. 14130C Ponto de fusão: Aprox. 8010C

(7)

Ponto de fulgor: Não aplicável. Taxa de evaporação: Não aplicável. Inflamabilidade: Não aplicável.

Limite inferior/superior de inflamabilidade e explosividade: Não aplicável. Pressão de vapor: Não aplicável.

Densidade de vapor: Não aplicável. Densidade: 2,165 g/cm3.

Solubilidade em água: É facilmente solúvel em água, sendo 35.6 g/100 mL (0°C); 35.9 g/100 mL (25°C); e 39.1 g/100 mL (100°C).

Solubilidade em outro solvente: Muito pouco solúvel em álcool. Coeficiente de partição-n-octanol/água: Não aplicável.

Temperatura de auto-ignição: Não aplicável. Temperatura de decomposição: Não aplicável. Viscosidade: Não aplicável.

10. ESTABILIDADE E REATIVIDADE

10.1 Reatividade: Não existe risco de polimerização.

10.2 Estabilidade química: O cloreto de sódio é estável quando transportado, armazenado e usado sob condições normais de estocagem e manuseio, mas na temperatura de fusão, 801 °C, e na presença de vapor de água é decomposto por hidrólise em vapores tóxicos e irritantes de cloretos e Na2O.

10.3 Possibilidade de reações perigosas: Quando exposto ao fogo ou temperaturas muito elevadas, existe a possibilidade de decomposição com liberação de gases tóxicos de cloro, podendo provocar problemas respiratórios agudos. A 1.100 °C, quando em estado líquido, fundido, reage explosivamente com a água.

10.4 Condições a serem evitadas: Evite a decomposição térmica.

10.5 Materiais e substâncias incompatíveis: Embora o produto não apresente reatividade com produtos químicos comuns, não é recomendado sua mistura com oxidantes fortes.

10.6 Produtos perigosos da decomposição: Sob a ação do fogo, pode se decompor liberando gases tóxicos de cloro.

11. INFORMAÇÕES TOXICOLÓGICAS

(8)

Toxicidade aguda: Oral em ratos, 2610 mg/kg (Lit.). Corrosão/irritação da pele: Pode causar irritação na pele.

Lesões oculares graves/irritação ocular: Pode causar irritação nos olhos.

Sensibilização respiratória ou à pele: Pode causar irritação na pele e trato respiratório. Mutagenicidade em células germinativas: Não disponível.

Carcinogenicidade: Não tem efeito carcinogênico, segundo a International Agency for Research on Câncer – IARC.

Toxidade à reprodução: Não disponível.

Toxidade para órgãos-alvos específicos – exposição única: Não disponível. Toxidade para órgãos-alvos específicos exposição repetida: Não disponível.

Perigo por aspiração: Tem efeito irritante de mucosas e do trato respiratório superior quando liberado cloro gasoso pela decomposição térmica do produto. Em elevadas concentrações tem efeito asfixiante. Principais sintomas: Ingestão excessiva pode causar distúrbio gástrico e desequilíbrio eletrolítico. Efeitos específicos: Ames teste (Lit.): Não mutagênico, não teratogênico, não embriotóxica. Substâncias que podem causar:

Interação: Sem registro. Aditivos: Sem registro. Potenciação: Sem registro. Sinergia: Sem registro.

12. INFORMAÇÕES ECOLÓGICAS

Efeitos ambientais, comportamentos e impactos do produto:

12.1 Ecotoxicidade: O cloreto de sódio é solúvel em água, conferindo ao ambiente aquático uma elevada salinidade.

12.2 Persistência e degradabilidade: O produto muito aquecido tende à liberação de cloro. 12.3 Potencial bioacumulativo: Confere ao solo uma elevada concentração salina.

(9)

12.5 Outros efeitos adversos: em grandes quantidades pode degradar a flora. Grande quantidade em contato com lagos, riachos e cursos d’água, pode causar mortalidade a fauna e ambiente aquático.

13. CONSIDERAÇÕES SOBRE DESTINAÇÃO FINAL 13.1 Métodos recomendados para destinação final:

Produto: Procure reutilizar o produto.

Restos de produtos: Recolha e armazene adequadamente o produto derramado para posterior reutilização ou disposição final. Consulte o órgão de controle ambiental local.

Embalagem usada: Não há. Fornecido a granel. 14. INFORMAÇÕES SOBRE TRANSPORTE

Regulamentações nacionais e internacionais:

Terrestres: O cloreto de sódio não está enquadrado no decreto que regulamenta o transporte rodoviário de produtos perigosos.

Hidroviário: IMDG – International Maritime Dangerous Goods Code. Aéreo: ICAO-TI / IATA-DGR.

Para produto classificado como perigoso para o transporte (conforme modal): Número ONU: Não classificado como perigoso para transporte.

Nome apropriado para embarque: Cloreto de Sódio.

Classe/subclasse de risco principal e subsidiário: Não classificado como perigoso para transporte. Número de risco: Não classificado como perigoso para transporte.

Grupo de embalagem: A granel.

Regulamentações adicionais: Sem registros. 15. INFORMAÇÕES SOBRE REGULAMENTAÇÕES

Regulamentações: Produto não classificado no decreto que regulamentou o transporte rodoviário de produtos perigosos.

Informações sobre riscos e segurança conforme escritas no rótulo: Vide informações anteriores relativas à segurança e manuseio do produto.

16. OUTRAS INFORMAÇÕES

(10)

caso de vazamento de cloreto de sódio. Mantenha equipe treinada e realize treinamentos práticos periódicos.

Referências bibliográficas:

-International Agency for Research on Cancer. Overall Evaluations of Carcinogenicity to Humans. http://monographs.iarc.fr/ENG/Classification/crthgr01.php Last updated: 13 August 2007. Capturado na Internet em 24/10/2007.

Abreviações:

EPI – Equipamento de Proteção Individual.

IMDG – International Maritime Dangerous Goods Code.

ICAO-TI – International Civil Aviation Organization – Technical Instructions.

Referências

Documentos relacionados

Ao evidenciar a embalagem como objeto principal exposto no presente artigo, é de grande relevância a exposição das técnicas visuais e de como são empregadas em seu processo

Neste contexto, enquanto autoridade nacional do medicamento e produtos de saúde, o Infarmed tem acompanhado e participado ativamente no debate eu- ropeu, através dos grupos

Diante das elevadas taxas de partos cesaria- nos e de suas complicações tanto materna quan- to perinatal, o presente estudo objetivou analisar a prevalência do tipo de parto e

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS (FISPQ). PRODUTO PENETRANTE-A

Ingestão : Pode provocar distúrbios gastrintestinais Contacto cutâneo : Pode causar irritação. Persistência

Análise: 38% das Faculdades avaliadas que solicitaram credenciamento como Centro Universitário oferecem, de forma sistemática (Muito Bom), apoio didático ao corpo docente, através

Assim, este estudo apresenta o seguinte objectivo: investigar o efeito de processos de revisão ao nível da ortografia, coesão e coerência com ajuda de grelhas de revisão e com

A Mersen é reconhecida mundialmente como fabricante A Mersen é reconhecida mundialmente como fabricante A Mersen é reconhecida mundialmente como fabricante A Mersen é