• Nenhum resultado encontrado

III Encontro Nacional de BIC s

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "III Encontro Nacional de BIC s"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Antes de mais, queria em nome da BICS, Associação dos Centros de Em-presa e Inovação Portugueses, dar-vos as boas vindas a este evento que é o 3ª Encontro Nacional de BICs sob o tema: “Inovação & Empreende-dorismo - A base do sucesso dos Territórios Ganhadores”.

Vou abordar três tópicos actuais e fundamentais para o nosso desenvolvi-mento social e económico e para o posicionadesenvolvi-mento dos Centros de Em-presas e Inovação e consequentemente a sua associação, BICS:

•A obrigatoriedade do crescimento e da competitividade •A educação, inovação e empreendedorismo

•O Investimento Directo Estrangeiro

Editorial

Patrícia Caires, Vice-Presidente da BICS

Decorreu a 18 de Maio, em Abrantes, num hotel com uma vista magní-fica para a Barragem de Castelo de Bode o 3º Encontro Nacional de BIC’s (Business Innovation Centers Portugueses).

Neste encontro foram apresentadas as estratégias, oportunidades e desa-fios que se colocam à sociedade portuguesa, no desenvolvimento integral do potencial dos seus recursos endógenos.

(2)

NEWSLETTER MAIO 2012

2

Newsletter Edição Especial III Encontro Nacional de BIC’s

Em particular o Sr. Secretário de Estado da Administração Local e da Reforma Administrativa, Eng. Paulo Júlio, referiu a necessidade de valorizar a agricultura, a floresta a indústria e o turismo, lembrando que há muito para fazer no âmbito do território e valorizando o exemplo de cooperação e sinergia apresentado pela Presidente da Câmara Munici-pal de Abrantes, Dra. Maria do Céu Albuquerque, no Médio Tejo.

Sessão de Abertura

com a presença do Sr. Secretário de Estado da

Adminis-tração Local e da Reforma Administrativa e da Presidente

da Câmara Municipal de Abrantes

No primeiro painel da tarde foram apresentadas as estratégias de Abrantes e a sua integração e sin-ergia com todo o Médio Tejo e a Estratégia de desenvolvimento de notoriedade e de estratégia global para a nossa Capital, Lisboa, que

ambiciona ser uma das cidades mais competitivas do mundo, como referiu o Diretor Munici-pal de Economia e Inovação da Câmara Municipal de Lisboa, Dr. Paulo Soeiro de Carvalho.

Estratégias de Desenvolvimento Territorial

O segundo painel da tarde abordou as Políticas de Emprego e Cresci-mento, com quatro intervenções.O Presidente da EBAN (Associação Europeia de Business Angels), Pau-lo Andrez, apresentou os mecanis-mos de apoio financeiro às iniciati-vas empreendedoras, seguido pela Consultora da INTELI, Inês Vilhe-na da Cunha, que falou dos clusters criativos e a sua importância para a dinamização do empreendedoris-mo, fixação de talentos, diversifi-cação económica e renovação da competitividade e atratividade dos territórios.

O Diretor Geral da BICS, Victor Cardial, deu uma panorâmica so-bre os objetivos e processo de

di-namização de clusters tecnológicos emergentes e das ações e recursos envolvidos neste projeto apoiado pelo QREN/SIAC, com particular destaque para o Portal Portugal Innovation e o Sub-Portal Portu-guese Emergent Tech Clusters. Concluindo a sessão, tivemos oportunidade de ouvir o Gestor do COMPETE, Dr. Franquelim Alves, referir os diversos apoios e pro-gramas de apoio ao empreende-dorismo e à inovação, destacando a percentagem destes apoios que se destinaram a apoiar novas empre-sas (33%).

(3)

B10

A BTEN – Business Talent Enter-prise Network, nova Associada da BICS, dedica-se aos negócios da inovação empresarial, em sen-tido lato, atuando em matéria de introdução de novas soluções (serviços/produtos/processos), de abordagem a novos mercados e cir-cuitos de comercialização, de utili-zação das novas TIC e de sistemas de informação de apoio à gestão modernos e integrados, de otimi-zação organizacional e de proces-sos de melhoria contínua indutores de eficiência e qualidade total, de desenvolvimento da logística e dis-tribuição, de promoção do acesso por parte das empresas a formas de financiamento no exterior e nos mercados locais para onde se inter-nacionalizam e de dinamização de “ecossistemas” empreendedores.

Durante a manhã, decorreu uma visita técnica ao Tecnopolo de Abrantes – Tagus Valley, onde tivemos oportunidade de provar o “Melhor Azeite do Mundo” e tomar conhecimento das iniciativas e projetos que a OTIC e o LINE, do Instituto Politécnico de Tomar e sediados no Tagus Valley têm vindo a desenvolver com uma taxa de sucesso muito elevada.

Visita Técnica ao Tagus Valley

IPN-BIC Coimbra

Criado em 1991 por iniciativa da Universidade de Coimbra, o In-stituto Pedro Nunes (IPN) - As-sociação para a Inovação e De-senvolvimento em Ciência e Tecnologia - é uma instituição de direito privado, de utilidade públi-ca, sem fins lucrativos.

Missão do IPN é contribuir para transformar o tecido empresarial e as organizações em geral pro-movendo uma cultura de inovação, qualidade, rigor e empreendedoris-mo, assente num sólido relaciona-mento universidade/empresa. Através da sua Incubadora de Em-presas, o IPN promove a criação de empresas spin-offs, apoiando ideias inovadoras e de base tec-nológica vindas dos seus próprios laboratórios, de instituições do ensino superior, em particular da Universidade de Coimbra, do sec-tor privado e de projectos de I&DT em consórcio com a indústria.

Na Assembleia Geral realizada a 17 de Abril de 2012, em Abrantes, foram admitidos por unanimidade dois novos Associados da BICS:

- O IPN - Instituto Pedro Nunes, BIC Coimbra como Associado Efectivo - A B10 - Business Talent Entreprise Network, SA, como Associado Par-ceiro.

Estes dois novos associados vêm reforçar ainda mais a relevância e ca-pacidade da rede de Associados da BICS com efeitos muito relevantes na dinamização do Empreendedorismo, Inovação e Competitividade das start-ups e PME’s Portuguesas.

(4)

NEWSLETTER MAIO 2012

A obrigatoriedade do crescimento e da com-petitividade

Neste tempo em que a austeridade e a crise económica praticamente monopolizam a atenção e a opinião, é também o tempo de pensar que existe futuro para lá da crise e que este futuro passa por uma escolha cri-teriosa das prioridades e dos investimentos, de forma a que o crescimento económico e o aumento de com-petitividade da economia portuguesa possam inverter este ciclo centrado na austeridade e na recessão. Quando se comparam as capacidades de inovação de Portugal e de outros países europeus, ressalta o paralelismo entre Portugal e a Grécia e o facto de o “déficit” de inovação destes dois países explicar, em parte, as dificuldades económicas - quer pelas opções de investimento no passado recente, quer pela falta de competitividade das duas economias. Apesar de Por-tugal ter feito um esforço considerável no aumento do investimento em Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, este indicador ainda continua abaixo da média europeia e o sistema de inovação nacional apre-senta inúmeras fragilidades: 1) fraco investimento em investigação e desenvolvimento tecnológico por parte das empresas; 2) pouco apoio às entidades que dinam-izam a inovação empresarial e o empreendedorismo; 3) e a rede, que deveria ser a base do sistema de ino-vação, necessita de ser “animada” e completada: Em-presas; Agências de Inovação; Centros de Investigação e Universidades, têm de se articular num quadro coer-ente, estável e simplificado.

É cada vez mais unânime que a porta de saída para a crise está no crescimento através da inovação e da melhoria da produtividade.

A educação, a inovação e o empreendedorismo O sucesso desta receita passa, em primeiro lugar por uma educação mais exigente e profissionalizante e pela introdução de uma cultura de trabalho e mérito. No médio prazo, a promoção da inovação e do em-preendedorismo são a principal porta de entrada para o novo ciclo económico e deverão ser objecto de in-centivos específicos. Em particular, no que diz respei-to ao potencial de inovação dos secrespei-tores tradicionais, como por exemplo o turismo.

A inovação e o empreendedorismo são os facilitadores e reprodutores do esforço de investimento no sistema de investigação e desenvolvimento na medida em que “operacionalizam” e rentabilizam o conhecimento. Só com estas mudanças culturais, na educação e na promoção da inovação e do empreendedorismo, e com uma profunda alteração das prioridades públicas é que podemos continuar a sonhar o sonho europeu. Paralelamente, considera-se relevante a existência de uma estratégia clara de investigação e desenvolvimen-to, inovação e empreendedorismo, que eu diria mais clara, mais pormenorizada, devidamente acompan-hada por um plano de ação e eficazmente comunicada aos inúmeros players ao nível local, regional e nacion-al - como os BICs -, pois são estes que conhecem as particularidades locais/regionais. Esta estratégia de-verá estar obviamente alinhada com as prioridades da alocação de verbas de apoio para que se faça as coisas acontecerem com o máximo de impacto possível. Os factores de competitividade e o Investimen-to DirecInvestimen-to Estrangeiro

A inovação e o empreendedorismo são, claramente instrumentos de longo prazo e que necessitam de ser complementados com políticas de curto prazo que respondam aos problemas de modernização da economia, da criação de emprego e do crescimento económico.

No curto prazo, as medidas mais eficazes de aumento da competitividade, passam pelas reformas estrutur-ais já iniciadas e pela nossa capacidade de desenhar quadros credíveis e vencedores na captação de In-vestimento Direto Estrangeiro. Este permitirá, rapi-damente, incorporar know-how organizacional e de mercado e estará em melhor posição para aproveitar o potencial do nosso sistema de investigação e desen-volvimento tecnológico, sendo para tal, e conforme último barómetro de inovação da COTEC, necessário atender a 3 fatores: desburocratização, máquina fiscal eficiente e sistema judicial eficaz.

É um caminho de exigência e trabalho, que certa-mente contará com os BICs em Portugal e na Europa, é um caminho que estará cheio de desafios, sobressal-tos e como todos nós esperamos com muisobressal-tos sucessos!

4

Newsletter Edição Especial III Encontro Nacional de BIC’s

(5)

Referências

Documentos relacionados

forma, quando sabe aparecer, quando nos empenhamos em embelezá-lo, em pô-lo em imagem, em suma, quando nos dedicamos a epifanizar sua

Diretamente relacionados ao estágio do curso de Nutrição da UFJF, temos as Normas para os Estágios Obrigatórios que disciplinam as atividades desta comissão no âmbito dos

De acordo com resultados da pesquisa, para os AAGEs, a visita técnica não é realizada com a presença do AAGE. Quanto ao “ feedback ” ao AAGE sobre a visita técnica realizada

Num primeiro momento, as informações levantadas para a descrição do caso dizem respeito às práticas de gestão do trabalho pedagógico que têm logrado o

Art. O currículo nas Escolas Municipais em Tempo Integral, respeitadas as Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Política de Ensino da Rede, compreenderá

Para solucionar ou pelo menos minimizar a falta ou infrequência dos alunos dos anos finais inscritos no PME, essa proposta de intervenção pedagógica para o desenvolvimento

Os recursos financeiros de que trata este Programa serão depositados pela Prefeitura Municipal de Limeira diretamente em conta corrente aberta, especialmente para este fim, em nome

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em