• Nenhum resultado encontrado

Destinatários do Inquérito Policial: - MP/ Querelante: destinatário imediatos - Juiz: destinatário mediato (para decidir sobre medidas cautelares)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Destinatários do Inquérito Policial: - MP/ Querelante: destinatário imediatos - Juiz: destinatário mediato (para decidir sobre medidas cautelares)"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)
(2)

PROCESSO PENAL Professor: Mauro Stürmer

INQUÉRITO POLICIAL:

Formas de Início do Inquérito Policial:

Nos crimes de ação pública o inquérito policial será iniciado:

De ofício

Mediante requisição da autoridade judiciária ou do Ministério Público, ou a requerimento do ofendido ou de quem tiver qualidade para representá-lo.

Qualquer pessoa do povo que tiver conhecimento da existência de infração penal em que caiba ação pública poderá, verbalmente ou por escrito, comunicá-la à autoridade policial, e esta, verificada a procedência das informações, mandará instaurar inquérito. Qual a natureza Jurídica? (o que é isso para o direito). É um procedimento administrativo – não é

processo, pois não se constitui de uma relação trilateral (delegado – parte A,

parte B contraria – contraditório e ampla defesa), por isso se fala em

investigado, é objeto de uma investigação. Destinatários do Inquérito Policial: - MP/ Querelante: destinatário imediatos - Juiz: destinatário mediato

(para decidir sobre medidas cautelares)

Finalidade do Inquérito Policial:

Fornecer elementos de autoria e materialidade

(3)

CUIDADO: Crimes de Ação Penal Pública Condicionada a representação e de ação privada:

- O inquérito, nos crimes em que a ação pública depender de representação, não poderá sem ela ser iniciado.

- Nos crimes de ação privada, a autoridade policial somente poderá proceder a inquérito a requerimento de quem tenha qualidade para intentá-la.

Notícia anônima pode levar a instauração do Inquérito Policial:

Noticia anônima pode fundamentar a instauração de IP, desde que se apure preliminarmente a viabilidade da notícia, investiga antes, realiza rápida diligência para verificar a veracidade da notícia, se procedente elabora portaria e instaura o Inquérito Policial.

Características do Inquérito Policial:

CA

R

A

CT

E

RÍS

TIC

A

S

Instrumental Discricionário (art. 14 do CPP) Obrigatório Inquisitivo Dispensável (art.39, § 5 do CPP) Informativo (art. 155 do CPP) Escrito (art. 9 do CPP) Indisponível (art. 17 do CPP) Sigiloso (art. 20 do CPP)

(4)

Súmula Vinculante 14:

É direito do defensor, no interesse do representado, ter acesso amplo aos elementos de prova que, já documentados em procedimento investigatório realizado por órgão com competência de polícia judiciária, digam respeito ao exercício do direito de defesa.

Art. 7, XIV da Lei 8.906/94 (EOAB) - examinar, em qualquer instituição responsável por conduzir investigação, mesmo sem procuração, autos de flagrante e de investigações de qualquer natureza, findos ou em andamento, ainda que conclusos à autoridade, podendo copiar peças e tomar apontamentos, em meio físico ou digital.

TEMPORÁRIO ART. 5, LXXVIII DA CF

Indiciado preso: 10 dias. Improrrogável

Indiciado solto: 30 dias. Prorrogável INQUÉRITO POLICIAL NA POLÍCIA FEDERAL Preso: 15 dias. Prorrogável Solto: 30 dias. Segue o CPP

(5)

Prazo Mínimo para INSTAURAÇÃO:

Art. 13-B. Se necessário à prevenção e à repressão dos crimes relacionados ao tráfico de pessoas, o membro do Ministério Público ou o delegado de polícia poderão requisitar, mediante autorização judicial, às empresas prestadoras de serviço de telecomunicações e/ou telemática que disponibilizem imediatamente os meios técnicos adequados – como sinais, informações e outros – que permitam a localização da vítima ou dos suspeitos do delito em curso. (Incluído pela Lei nº 13.344, de 2016) (Vigência)

§ 3º Na hipótese prevista neste artigo, o inquérito policial deverá ser instaurado no prazo máximo de 72 (setenta e duas) horas, contado do registro da respectiva ocorrência policial.

É possível alegar suspeição do Delegado que preside um Inquérito Policial? Não.

Art. 107 do CPP: Não se poderá opor suspeição às autoridades policiais nos atos do inquérito, mas deverão elas declarar-se suspeitas, quando ocorrer motivo legal.

LEI DE DROGAS

Preso: 30 dias.

Prorrogável por mais 30 dias.

Solto: 90 dias.

(6)

Presunção de Inocência:

A existência de inquéritos policiais ou de ações penais sem trânsito em julgado não podem ser considerados como maus antecedentes para fins de dosimetria da pena. STF. (Info 772).

Nova diligência obrigatória no Inquérito Policial

• Art. 6, X, CPP - colher informações sobre a existência de filhos, respectivas idades e se possuem alguma deficiência e o nome e o contato de eventual responsável pelos cuidados dos filhos, indicado pela pessoa presa. (Incluído pela Lei nº 13.257, de 2016)

INDICIAMENTO ART. 2ODA LEI 12.830/13

§ 6o:O indiciamento, privativo do delegado de polícia, dar-se-á por ato fundamentado, mediante

análise técnico-jurídica do fato, que deverá indicar a autoria, materialidade e suas

circunstâncias.

CUIDADO!

O indiciamento é ato privativo da autoridade policial, segundo sua análise técnico-jurídica do fato. O juiz não pode determinar que o Delegado de Polícia faça o indiciamento de alguém.

(7)

É incabível a anulação de processo penal em razão de suposta irregularidade verificada em inquérito policial:

A suspeição de autoridade policial não é motivo de nulidade do processo, pois o inquérito é mera peça informativa, de que se serve o Ministério Público para o início da ação penal. Assim, é inviável a anulação do processo penal por alegada irregularidade no inquérito, pois, segundo jurisprudência firmada no STF, as nulidades processuais estão relacionadas apenas a defeitos de ordem jurídica pelos quais são afetados os atos praticados ao longo da ação penal condenatória. STF (Info 824).

Possibilidade de acordo de colaboração premiada ser celebrado por Delegado de Polícia: O delegado de polícia pode formalizar acordos de colaboração premiada, na fase de inquérito policial, respeitadas as prerrogativas do Ministério Público, o qual deverá se manifestar, sem caráter vinculante, previamente à decisão judicial. Os §§ 2º e 6º do art. 4º da Lei nº 12.850/2013, que preveem essa possibilidade, são constitucionais e não ofendem a titularidade da ação penal pública conferida ao Ministério Público pela Constituição (art. 129, I). STF. (Info 907).

ATENÇÃO!

É INCONSTITUCIONAL lei estadual que preveja a tramitação direta do inquérito policial entre a polícia e o Ministério Público.

É CONSTITUCIONAL lei estadual que preveja a possibilidade de o MP requisitar informações quando o inquérito policial não

for encerrado em 30 dias, tratando-se de indiciado solto. STF. (Info 741).

(8)

PRISÃO EM FLAGRANTE:

Infrações permanente:

Art. 303 CPP. Nas infrações permanentes, entende-se o agente em flagrante delito enquanto não cessar a permanência.

Art. 5, XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial; (Vide Lei nº 13.105, de 2015) (Vigência)

Art. 301 CPP. Qualquer do povo poderá e as autoridades policiais e seus agentes deverão prender quem quer que seja encontrado em flagrante delito.

Art. 302 CPP. Considera-se em flagrante delito quem: I - está cometendo a infração penal; (próprio)

II - acaba de cometê-la; (próprio)

III - é perseguido, logo após, pela autoridade, pelo ofendido ou por qualquer pessoa, em situação que faça presumir ser autor da infração; (impróprio)

IV - é encontrado, logo depois, com instrumentos, armas, objetos ou papéis que façam presumir ser ele autor da infração. (presumido)

(9)

Cuidado: a falta de testemunha do

fato não impede a lavratura do flagrante. Devem ser ouvidas duas pessoas que hajam testemunhado a

apresentação do preso à autoridade.

Procedimento:

Novidade Legislativa:

Art. 304, § 4º: Da lavratura do auto de prisão em flagrante deverá constar a informação sobre a existência de filhos, respectivas idades e se possuem alguma deficiência e o nome e o contato de eventual responsável pelos cuidados dos filhos, indicado pela pessoa presa.

Comunicações Obrigatórias: Art. 306, CPP. Apresentação Oitiva do Condutor Oitiva das Testemunhas Interrogatório do Preso

Art. 306. A prisão de qualquer pessoa e o local onde se encontre serão

comunicados imediatamente ao juiz competente, ao Ministério Público e à família do preso ou à pessoa por ele indicada.

§ 1o Em até 24 (vinte e quatro) horas após a realização da prisão, será

encaminhado ao juiz competente o auto de prisão em flagrante e, caso o

autuado não informe o nome de seu advogado, cópia integral para a Defensoria

Pública.

§ 2o No mesmo prazo (24h), será entregue ao preso, mediante recibo, a nota de

culpa, assinada pela autoridade, com o motivo da prisão, o nome do condutor e os

(10)

Momento da consumação e flagrante delito:

No crime de concussão, a situação de flagrante delito configura-se no momento da exigência da vantagem indevida (e não no instante da entrega). Isso porque a concussão é crime FORMAL, que se consuma com a exigência da vantagem indevida. Assim, a entrega da vantagem indevida representa mero exaurimento do crime que já se consumou anteriormente. STJ. 5ª Turma. HC 266.460-ES, Rel. Min. Reynaldo Soares da Fonseca, julgado em 11/6/2015 (Info 564).

Mera intuição de que está havendo tráfico de drogas na casa não autoriza o ingresso sem mandado judicial ou consentimento do morador:

O ingresso regular da polícia no domicílio, sem autorização judicial, em caso de flagrante delito, para que seja válido, necessita que haja fundadas razões (justa causa) que sinalizem a ocorrência de crime no interior da residência. A mera intuição acerca de eventual traficância praticada pelo agente, embora pudesse autorizar abordagem policial, em via pública, para averiguação, não configura, por si só, justa causa a autorizar o ingresso em seu domicílio, sem o seu consentimento e sem determinação judicial. STJ. 6ª Turma. REsp 1574681-RS, Rel. Min. Rogério Schietti Cruz, julgado em 20/4/2017 (Info 606).

Decisões Possíveis do Juiz

Art. 310. Ao receber o auto de prisão em flagrante, o juiz deverá fundamentadamente:

I - relaxar a prisão ilegal; ou

II - converter a prisão em flagrante em preventiva, quando presentes os requisitos constantes do art. 312 deste Código, e se revelarem inadequadas ou

insuficientes as medidas cautelares diversas da prisão; ou III - conceder liberdade provisória, com ou sem fiança.

Parágrafo único. Se o juiz verificar, pelo auto de prisão em flagrante, que o agente praticou o fato nas condições constantes dos incisos I a III do caput do art. 23

do Decreto-Lei no2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Código Penal, poderá, fundamentadamente, conceder ao acusado liberdade provisória, mediante termo

(11)

PROVAS:

Diferença entre Provas e Elementos Informativos:

Art. 155, do CPP: O juiz formará sua convicção pela livre apreciação da prova produzida em contraditório judicial, não podendo fundamentar sua decisão exclusivamente nos elementos informativos colhidos na investigação, ressalvadas as provas cautelares, não repetíveis e antecipadas. (Redação dada pela Lei nº 11.690, de 2008)

Parágrafo único. Somente quanto ao estado das pessoas serão observadas as restrições estabelecidas na lei civil.

Atenção: os Tribunais aceitam que haja absolvição com fundamentos exclusivos nos elementos informativos.

Provas

•obtidas sob o crivo do contraditório e da ampla defesa

Elementos Informativos

•obtido na fase inquisitiva do persecução penal (Inquérito Policial)

Art. 157. São inadmissíveis, devendo ser desentranhadas do processo, as provas ilícitas, assim entendidas as obtidas em violação a normas constitucionais ou legais.

§ 1o São também inadmissíveis as provas derivadas das

ilícitas, salvo quando não evidenciado o nexo de causalidade entre umas e outras, ou quando as derivadas puderem ser obtidas por uma fonte independente das primeiras.

(12)

Exame de Corpo de Delito – obrigatoriedade:

Art. 158. Quando a infração deixar vestígios, será indispensável o exame de corpo de delito, direto ou indireto, não podendo supri-lo a confissão do acusado.

Peritos: Atualmente o exame pode ser realizado por apenas um perito se este for oficial (do Estado). Serão, porém, necessários dois peritos se houver nomeação de particulares.

Momento da Realização do Exame de Corpo de Delito:

Impossibilidade de realização do Exame de Corpo de Delito – providências:

Não sendo possível o exame de corpo de delito, por haverem desaparecido os vestígios, a prova testemunhal poderá suprir-lhe a falta. (art. 167, CPP)

Impossibilidade de negativa pela autoridade policial do Exame de Corpo de Delito:

Salvo o caso de exame de corpo de delito, o juiz ou a autoridade policial negará a perícia requerida pelas partes, quando não for necessária ao esclarecimento da verdade. (art. 184, CPP)

Novidade legislativa

Dar-se-á prioridade à realização do exame de corpo de delito quando se tratar de crime que envolva: I - violência doméstica e familiar contra mulher II - violência contra criança, adolescente, idoso ou pessoa

com deficiência.

O exame de corpo de delito poderá ser feito em qualquer dia e a qualquer

hora. (art. 161, CPP)

A autópsia será feita pelo menos seis

horas depois do óbito, salvo se os

peritos, pela evidência dos sinais de morte, julgarem que possa ser feita antes daquele prazo, o que declararão

(13)

Acareação – Possibilidade: Sempre que divergirem, em suas declarações, sobre fatos ou circunstâncias relevantes.

Documentos – o que considerar: Consideram-se documentos quaisquer escritos, instrumentos ou papéis, públicos ou particulares. (art. 232, CPP)

Cartas particulares obtidas por meios ilícitos: As cartas particulares, interceptadas ou obtidas por meios criminosos, não serão admitidas em juízo. (art. 233, CPP)

Documentos em língua estrangeiras – necessidade de tradução - "se necessário": Os documentos em língua estrangeira, sem prejuízo de sua juntada imediata, serão, se necessário, traduzidos por tradutor público, ou, na falta, por pessoa idônea nomeada pela autoridade. (art. 236, CPP)

Busca em Mulher: A busca em mulher será feita por outra mulher, se não importar retardamento ou prejuízo da diligência. (art. 249, CPP)

Acusado x Acusado Acusado x Testemunha Testemunha x Testemunha Acusado/Testemunha x Ofendido Ofendido x Ofendido Atenção

Art. 241, CPP. Quando a própria autoridade policial ou judiciária não

a realizar pessoalmente, a busca domiciliar deverá ser precedida da

Referências

Documentos relacionados

sobre o Inquérito Policial, assinale a alternativa correta. A) Nos crimes de ação privada, a autoridade policial poderá proceder a inquérito a requerimento de

De seguida, apresenta-se uma representação gráfica da função que relaciona o número de alu- nos interessados em assistir à peça ( n) com o preço a pagar por cada um (p).

(D) Nos crimes de ação pública, o inquérito policial será iniciado de ofício ou mediante requisição da autoridade judiciária ou do Ministério Público, ou a requerimento

Portanto, o sistema de detecção de incêndio por vídeo deve ser considerado como um sistema que aumenta a probabilidade de detecção precoce de incêndios, com a restrição de que

tratamento de infecções graves causadas por Bacilos Gram-negativos produtores de ESBLs e também para hiperprodutores de AmpC, atualmente por essas bactérias apresentarem

Lees deze handleiding grondig door voor u het toestel in gebruik neemt.. Werd het toestel beschadigd tijdens het transport, installeer het dan niet en raadpleeg

Assim sendo, considerando que o inquérito policial não tem um fim em si mesmo, e tem o Ministério Público o destinatário final; que o inquérito policial trata- se de

por ano ou 2 cigarros por semana. Por favor, responda cada questão mesmo que considere que não seja ativo. Para responder considere as atividades como meio