• Nenhum resultado encontrado

SIMULADO PREPARATÓRIO PARA CONCURSO PÚBLICO POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DE MINAS GERAIS CADERNO DE PROVAS GABARITO TIPO BRANCO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SIMULADO PREPARATÓRIO PARA CONCURSO PÚBLICO POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DE MINAS GERAIS CADERNO DE PROVAS GABARITO TIPO BRANCO"

Copied!
67
0
0

Texto

(1)

POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DE MINAS GERAIS

CADERNO DE PROVAS GABARITO TIPO

BRANCO

(Marque o tipo de gabarito na sua folha de respostas) CARGO: ESCRIVÃO

PROVAS:

· LÍNGUA PORTUGUESA

· LEGISLAÇÃO

· NOÇÕES DE DIREITO

· NOÇÕES DE INFORMÁTICA

· NOÇÕES DE CRIMINOLOGIA

· NOÇÕES DE MEDICINA LEGAL

Leia, atentamente, as instruções gerais que se encontram no verso desta capa.

Baseado no f

ormato de pr ova

aplicado pela banca FUMARC

(2)

INSTRUÇÕES GERAIS

● Atenção ao tempo de duração da prova, que já inclui o preenchimento da folha de respostas.

● Cada uma das questões da prova objetiva está vinculada ao comando que imediatamente a antecede e contém orientação necessária para resposta. Para cada questão, existe apenas UMA resposta válida e de acordo com o gabarito.

● Faltando uma hora para o término do simulado, você receberá um e-mail para preencher o cartão-resposta, a fim de avaliar sua posição no ranking. Basta clicar no botão vermelho de PREENCHER GABARITO, que estará no e-mail, ou acessar a página de download da prova. Você deve fazer o cadastro em nossa plataforma para participar do ranking. Não se preocupe: o cadastro é grátis e muito simples de ser realizado.

Se a sua prova for estilo Certo ou Errado (CESPE/CEBRASPE):

marque o campo designado com o código C, caso julgue o item CERTO; ou o campo designado com o código E, caso julgue o item ERRADO. Se optar por não responder a uma determinada questão, marque o campo “EM BRANCO”. Lembrando que, neste estilo de banca, uma resposta errada anula uma resposta certa.

Obs.: Se não houver sinalização quanto à prova ser estilo Cespe/Cebraspe, apesar de ser no estilo CERTO e ERRADO, você não terá questões anuladas no cartão-resposta em caso de respostas erradas.

Se a sua prova for estilo Múltipla Escolha:

marque o campo designado com a letra da alternativa escolhida (A, B, C, D ou E). É preciso responder a todas as questões, pois o sistema não permite o envio do cartão com respostas em branco.

● Uma hora após o encerramento do prazo para preencher o cartão-resposta, você receberá um e-mail com o gabarito para conferir seus acertos e erros. Caso você seja aluno da Assinatura Ilimitada, você receberá, com o gabarito, a prova completa comentada – uma vantagem exclusiva para assinantes, com acesso apenas pelo e-mail e pelo ambiente do aluno.

Em caso de solicitação de recurso para alguma questão, envie para o e-mail:

treinodificil_jogofacil@grancursosonline.com.br.

Nossa ouvidoria terá até dois dias úteis para responder à solicitação.

Desejamos uma excelente prova!

(3)

LUCAS LEMOS

Nasci no Brás, durante a Segunda Guerra. Da rua em que morávamos até a Praça da Sé, são vinte minutos de caminhada.

Quando estava com sete anos, acordei com os olhos inchados, e meu pai me levou ao pediatra. Ao voltarmos, o futebol ininterrupto que jogávamos com bola de borracha na porta da fábrica em frente parou e a molecada correu até nós. Queriam saber se era verdade que os médicos davam injeções enormes na bunda das crianças.

Nenhum daqueles filhos de operários, meus irmãos ou eu havia ido ao pe- diatra; só sobreviviam os fortes, a morte de crianças era aceita com resignação.

Em várias regiões do país, a mortalidade infantil ultrapassava uma centena para cada mil nascidos.

Se a assistência médica não chegava efetivamente ao Brás fabril, o primeiro bairro da zona leste, encostado no centro da cidade que mais crescia na América Latina, que cuidados recebiam aqueles da zona rural, que constituíam mais de 70% da população?

Sarampo, caxumba, catapora, difteria e tosse comprida eram doenças da infância, tão inevitáveis quanto a noite e o dia. Qualquer episódio de febre que deixasse a criança apática enlouquecia as mães, apavoradas pelo fantasma oni- presente da poliomielite. O som metálico das próteses que acompanhava os passos de meninas e meninos era ouvido em toda parte.

No pronto-socorro de pediatria, os bebês com diarreia e desidratação eram atendidos em uma sala com trinta berços, ao lado dos quais as mães passavam os dias e as noites em vigília. Morriam quatro ou cinco em cada plantão de 12 horas.

Em 1988, o SUS passou a fazer parte da Constituição Federal. Nós nos tor- namos o único país com mais de 100 milhões de habitantes que ousou oferecer saúde para todos. Apesar de termos nos esquecido de onde sairiam os recursos para tamanho desafio, dos descasos, das interferências políticas, hoje são raras as crianças sem acesso a pediatra.

Em contraste com as imagens de unidades de saúde caindo aos pedaços e prontos-socorros com doentes no chão, as equipes do Saúde da Família aten- dem, de casa em casa, a maior parte do país continental. Temos o maior pro- grama gratuito de vacinações e de transplante de órgãos do mundo. A distribui- ção universal de medicamentos contra HIV não só impediu que a epidemia se

1

5

10

15

20

25

30

(4)

transformasse em catástrofe nacional, como serviu de base para o combate em países da África e da Ásia.

Se pensarmos que, nos tempos desassistidos de minha infância, o Brasil ti- nha 50 milhões de habitantes, enquanto hoje somos 200 milhões, a assistência médica deu um salto quantitativo e de qualidade muito superior ao de outras áreas sociais, apesar de todas as deficiências gerenciais.

Drauzio Varella. Os visionários do SUS. 14/12/2015. Internet: <https://drauziovarella.com.br> (com adaptações).

QUESTÃO 01

A interpretação do texto está adequada, exceto:

(A) Entre os problemas de saúde outrora enfrentados pela população brasileira, conforme mencionado no texto, o narrador dá ênfase à mortalidade infantil.

(B) Infere-se do texto que, na época da infância do narrador, não havia oferta de serviços básicos de saúde às populações de baixa renda, tal como a do Brás.

(C) O destaque aos impactos positivos do SUS na saúde da população brasileira é um recurso argumentativo que atenua as críticas negativas a esse sistema mencio- nadas no texto.

(D) De acordo com o texto, o SUS inspira diversos países do mundo no que se re- fere às políticas de combate ao HIV.

QUESTÃO 02 Há dígrafo em:

(A) Futebol.

(B) Médicos.

(C) Inchados.

(D) Verdade.

QUESTÃO 03

Todas as palavras destacadas têm natureza adjetiva, exceto em:

(A) “acordei com os olhos inchados [...].”

(B) “o futebol ininterrupto que jogávamos com bola de borracha na porta da fábrica em frente parou”

(C) “[...] a mortalidade infantil ultrapassava uma centena para cada mil nascidos”.

(D) “O som metálico das próteses que acompanhava os passos de meninas e me- ninos era ouvido em toda parte”.

40

(5)

Em “Ao voltarmos, o futebol ininterrupto que jogávamos com bola de borracha na porta da fábrica em frente parou” (l. 4 e 5), o termo destacado pode ser substituído, sem prejuízo de sentido, por:

(A) À medida que voltamos.

(B) Conforme voltamos.

(C) Quando voltarmos.

(D) Se voltarmos.

QUESTÃO 05

Em “o futebol ininterrupto que jogávamos com bola de borracha na porta da fábrica em frente parou e a molecada correu até nós” (l. 4-6), a forma verbal jogávamos está flexionada no

(A) futuro do presente do indicativo.

(B) futuro do pretérito do indicativo.

(C) pretérito imperfeito do indicativo.

(D) pretérito perfeito do indicativo.

QUESTÃO 06

Transpondo para a voz passiva a frase “os médicos davam injeções enormes na bunda das crianças” (l. 6 e 7), a forma verbal resultante será:

(A) serão dadas (B) são dadas (C) foram dadas (D) eram dadas

QUESTÃO 07

Assinale a alternativa que justifica adequadamente o emprego da vírgula logo após o termo “anos” em “Quando estava com sete anos, acordei com os olhos incha- dos” (l. 3).

(A) Apresenta um nexo explicativo.

(B) Marca a enumeração de termos.

(C) Separa elementos de mesma função sintática.

(D) Indica o deslocamento da oração subordinada adverbial.

(6)

QUESTÃO 08

Em “não só impediu que a epidemia se transformasse em catástrofe nacional” (l. 34 e 35), a oração destacada é

(A) subordinada substantiva subjetiva.

(B) subordinada substantiva objetiva direta.

(C) subordinada adverbial condicional.

(D) coordenada sindética conclusiva.

QUESTÃO 09

Assinale a alternativa que indica corretamente a função sintática do vocábulo des- tacado em “só sobreviviam os fortes” (l. 9).

(A) Objeto direto.

(B) Sujeito.

(C) Objeto indireto.

(D) Complemento nominal.

QUESTÃO 10

Em “Apesar de termos nos esquecido de onde sairiam os recursos para tamanho desafio” (l. 27 e 28), o uso de onde se encontra adequado à norma culta, o que não ocorre em

(A) Aonde você vai?

(B) Aonde você está?

(C) Aonde querem chegar com essas atitudes?

(D) Aonde devo dirigir-me para obter esclarecimentos?

(7)

Marcos Fagner

QUESTÃO 11

A respeito do regime disciplinar imposto aos policiais civis do Estado de Minas Ge- rais pela Lei Orgânica do órgão, assinale a alternativa incorreta:

(A) As ordens superiores devem ser prontamente executadas, salvo quando sejam manifestamente ilegais.

(B) Quando a ordem parecer obscura ou de difícil entendimento, compete ao agente solicitar os esclarecimentos necessários, no ato de recebê-la.

(C) A responsabilidade sobre atos praticados em atendimento à ordem superior não manifestamente ilegal e executada nos limites impostos pela autoridade cabe a quem a determinou.

(D) Ainda que pratique excessos no cumprimento de ordens superiores, o agente executor não poderá ser por eles responsabilizado.

QUESTÃO 12

Assinale a alternativa que apresenta corretamente uma circunstância atenuante no julgamento das transgressões disciplinares praticadas por policial civil:

(A) Falta de prática de serviço.

(B) Motivo de força maior plenamente comprovado e justificado.

(C) Ter sido cometida a transgressão em legítima defesa própria ou de outrem.

(D) Ter sido cometida a transgressão na prática de ação meritória, no interesse do serviço, da ordem ou do sossego público.

QUESTÃO 13

Sobre a pena de suspensão, prevista na Lei Orgânica da PCMG, assinale a alter- nativa correta:

(A) Não excederá sessenta dias.

(B) Será aplicada apenas na hipótese de cometimento de falta grave.

(8)

(C) A autoridade que aplicar a pena de suspensão poderá converter essa penali- dade em multa, na base de cinquenta por cento por dia de vencimento ou remu- neração, sendo o servidor, nesse caso, obrigado a permanecer em serviço.

(D) Poderá ser aplicada apenas pelo Secretário de Segurança Pública.

QUESTÃO 14

São penas disciplinares expressamente previstas na Lei Orgânica da PCMG, exceto:

(A) advertência.

(B) suspensão.

(C) demissão.

(D) demissão a bem do serviço público.

QUESTÃO 15

Será aplicada a pena de demissão a bem do serviço público ao policial civil no caso de:

(A) abandono de cargo.

(B) ineficiência no serviço.

(C) exercício de advocacia administrativa.

(D) ausência do serviço, sem causa justificável, por mais de quarenta e cinco dias, interpoladamente, durante um ano.

LEI COMPLEMENTAR ESTADUAL N. 129/2013 Marcos Fagner

QUESTÃO 16

São aspectos que orientam a investigação criminal e o exercício das funções de polícia judiciária, exceto:

(A) a inevitabilidade da atuação policial civil.

(B) a discricionariedade do dever de apurar infrações criminais.

(C) a inafastabilidade da prestação do serviço policial civil.

(D) a indivisibilidade da investigação criminal.

(9)

A investigação criminal produz, em articulação com o sistema de defesa social, co- nhecimentos e indicadores sociopolíticos, econômicos e culturais que mostram o fenômeno criminal, revelando o caráter:

(A) técnico-administrativo.

(B) técnico-jurídico-político.

(C) técnico-administrativo-político.

(D) técnico-jurídico-científico.

QUESTÃO 18

O Chefe da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais tem prerrogativas, vantagens e padrão remuneratório do cargo de:

(A) Governador do Estado.

(B) Secretário de Estado.

(C) Secretário Adjunto de Estado.

(D) Deputado Estadual.

QUESTÃO 19

São estruturas existentes no Conselho Superior da PCMG, exceto:

(A) Corregedoria-Geral de Polícia Civil.

(B) Órgão Especial.

(C) Câmara Disciplinar.

(D) Câmara de Planejamento e Orçamento.

QUESTÃO 20

Serafim, investigador de polícia da PCMG, foi preso em flagrante pela prática de crime, tendo sido a medida restritiva convertida em prisão preventiva pelo Poder Judiciário. Segundo impõe a Lei Orgânica de seu órgão:

(A) Serafim deverá ser recolhido imediatamente ao sistema penitenciário mineiro, onde permanecerá aguardando a manifestação judicial junto aos demais presos.

(B) Serafim tem direito à prisão especial, apenas até o trânsito em julgado da sen- tença penal condenatória.

(10)

(C) Serafim tem direito à prisão especial, antes e após a condenação definitiva.

(D) Serafim tem direito à prisão especial, mas apenas após a condenação defini- tiva, permanecendo recolhido junto aos demais presos até o trânsito em julgado da sentença penal condenatória.

DIREITO ADMINISTRATIVO Ricardo Blanco

QUESTÃO 21

Assinale a opção correta.

(A) A autarquia é uma pessoa jurídica de direito público autorizada por lei.

(B) A empresa pública permite investimento privado na composição do seu capital de formação.

(C) Atos normativos podem se delegados.

(D) A multa aplicada pelo Detran por infração de trânsito faz parte do poder de polícia.

QUESTÃO 22

Assinale a opção correta.

(A) A fundação pública pode ser de direito público ou de direito privado.

(B) A sociedade de economia mista pode ser constituída sob qualquer forma socie- tária em direito.

(C) A finalidade do ato administrativo é um elemento discricionário.

(D) A teoria do risco administrativo não admite excludente de responsabilidade.

(11)

Weslei Machado

QUESTÃO 23

João, após exigência de pagamento de valor mensal a título de “tarifa de proteção”, sob ameaça de dano físico a si e a seus familiares ou de lesão ao seu patrimônio, firmou negócio jurídico com Pedro, líder de uma milícia com atuação no Município de Belo Horizonte/MG, para a prestação de serviço de segurança pessoal e patri- monial. Considerada essa situação, assinale a alternativa correta:

(A) O negócio jurídico firmado por João, dado o vício na manifestação de vontade, é inexistente.

(B) O negócio jurídico firmado por João, dado o vício na manifestação da von- tade, é nulo.

(C) Admite-se a apresentação de pedido de anulação do negócio jurídico firmado por João no prazo decadencial de quatro anos.

(D) O negócio jurídico firmado por João poderá ser declarado nulo a qualquer tempo.

DIREITO CONSTITUCIONAL Weslei Machado

QUESTÃO 24

Analise as assertivas a seguir:

I. Josué nasceu em Israel, filho de pai egípcio e mãe brasileira. Sua mãe esta- va a serviço em Israel, a serviço da Gerdau, multinacional brasileira.

II. Calebe nasceu no Brasil, filho de argentino e mãe colombiana. Seu pai tem domicílio em território nacional e está a serviço dos Estados Unidos da América.

III. Moisés, líbio, possui residência na República Federativa do Brasil há mais de quinze anos, não possui condenação criminal e requereu a nacionalidade brasileira.

(12)

Consideradas essas assertivas, pode-se afirmar que é(são) brasileiro(s) nato(s) a(s) pessoa(s) indicada(s) no(s) item(ns):

(A) I.

(B) II.

(C) III.

(D) I e II.

QUESTÃO 25

No que se refere às disposições sobre a Defesa do Estado e das Instituições Demo- cráticas, assinale a alternativa correta:

(A) Constitui órgão destinado à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio as guardas municipais.

(B) A polícia civil deve apurar as infrações penais praticadas em detrimento de bens, serviços ou interesses das empresas públicas e das sociedades de eco- nomia mista.

(C) À polícia militar cabe, também, a segurança dos estabelecimentos penais.

(D) As polícias militares e os corpos de bombeiros militares constituem forças auxi- liares do Exército, sendo subordinados aos Governadores dos Estados, do Dis- trito Federal e dos Territórios.

DIREITO PENAL Ismael Souto

QUESTÃO 26

Com relação aos princípios e às garantias penais, assinale a opção correta.

(A) A proibição da previsão de tipos penais vagos decorre do princípio da reserva de jurisdição em matéria penal.

(B) Conforme o entendimento dos Tribunais Superiores, em nome da proibição do caráter perpétuo da pena, o cumprimento de medida de segurança se sujeita ao limite máximo de vinte e quatro anos.

(C) O princípio da culpabilidade afasta a responsabilização objetiva em matéria penal, de modo que a punição penal exige a demonstração de conduta dolosa ou culposa.

(D) O princípio da adequação social é direcionado ao operador do direito, que, à luz das condutas formalmente típicas, deve decidir quais devem ser merecedoras de punição.

(13)

Acerca do tema de contagem dos prazos, segundo o Código Penal, é correto afirmar que

(A) o dia do começo não se inclui no cômputo do prazo, mas somente a fração.

(B) o dia do começo inclui-se no cômputo do prazo, mas não se inclui fração.

(C) o dia do começo ou fração deste não se inclui no cômputo do prazo.

(D) o dia do começo ou fração deste inclui-se no cômputo do prazo.

QUESTÃO 28

Sobre o Concurso de Pessoas, considerando V (verdadeiro) e F (falso), julgue as assertivas a seguir:

( )

Quem, de qualquer modo, concorre para o crime incide nas penas a este cominadas, na medida de sua culpabilidade.

( )

Se algum dos concorrentes quis apenas participar de crime menos grave, ser-lhe-á aplicada a pena deste; essa pena será aumentada até metade, na hipótese de ter sido previsível o resultado mais grave.

( )

Se a participação for de menor importância, a pena pode ser diminuída de um a dois terços.

( )

O critério de imputação do “domínio do fato” é utilizado para atribuir respon- sabilidade ao autor intelectual que utiliza um inimputável como instrumento para a realização da conduta, mas não é utilizável para a definição do autor direto que realiza pessoalmente a conduta.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

(A) F – V – F – V.

(B) V – F – V – F.

(C) F – F – V – V.

(D) V – V – F – F.

(14)

DIREITO PROCESSUAL PENAL Ismael Souto

QUESTÃO 29

Sobre as regras legais do inquérito policial, assinale a alternativa correta.

(A) Se a comunicação de suposto crime é feita por pessoa do povo de forma verbal, a autoridade policial não poderá instaurar inquérito policial.

(B) Caberá recurso ao chefe do executivo quando houver despacho que indeferir o requerimento de abertura de inquérito policial.

(C) O inquérito policial, nos crimes em que a ação pública depender de representa- ção, poderá ser iniciado sem essa, devido ao fato de ser mera formalidade.

(D) Nos crimes de ação pública, o inquérito policial será iniciado de ofício ou mediante requisição da autoridade judiciária ou do Ministério Público, ou a requerimento do ofendido ou de quem tiver qualidade para representá-lo.

QUESTÃO 30

Conforme o disposto no Código de Processo Penal, a prisão de qualquer pessoa e o local onde se encontre serão comunicados imediatamente

(A) ao juiz competente, ao Ministério Público e à família do preso ou à pessoa por ele indicada.

(B) somente à família do preso e ao Ministério Público.

(C) à autoridade policial, ao escrivão e ao Ministério Público.

(D) somente ao juiz competente e ao Defensor Público nomeado.

(15)

Thiago Medeiros

QUESTÃO 31

A respeito da Convenção Interamericana sobre Direitos Humanos, é correto afirmar:

(A) Dois órgãos são competentes para conhecer os assuntos relacionados com o cumprimento dos compromissos assumidos pelos Estados-Partes da Convenção.

(B) A Comissão Interamericana de Direitos Humanos é composta por 11 membros.

(C) A Corte Interamericana de Direitos Humanos é composta por 5 membros.

(D) O Alto Comissariado é composto por 7 membros.

QUESTÃO 32

Sobre a Política Nacional de Direitos Humanos do Brasil, é correto afirmar:

(A) Não tratou da diversidade social.

(B) Não tratou dos direitos das vítimas de crimes.

(C) Não tratou da corrupção de agentes políticos.

(D) Não tratou de sustentabilidade e meio ambiente.

QUESTÃO 33

A Constituição da República de 1988 enumera os direitos humanos no Título que trata dos direitos e garantias fundamentais. Sobre os direitos e garantias fundamen- tais, assinale a alternativa incorreta:

(A) Existem outros direitos humanos não enumerados no texto da CF, mas cuja pro- teção é assegurada por decorrerem de tratados internacionais em que a Repú- blica Federativa do Brasil seja parte.

(B) Existem outros direitos humanos não enumerados no texto da CF, mas cuja pro- teção é assegurada por decorrerem do regime e dos princípios adotados pela própria Constituição.

(C) Todos os direitos humanos estão enumerados no texto da Constituição Federal.

(D) A adoção do modelo aberto de proteção dos direitos e garantias fundamentais na Constituição Federal Brasileira de 1988 representa um mecanismo legítimo

(16)

de integração entre o direito interno e o direito internacional visando à proteção dos valores democráticos e à proteção da dignidade humana.

QUESTÃO 34

São exemplos de direitos de segunda geração, exceto:

(A) direito à vida e direto ao voto.

(B) direitos sociais e direitos civis.

(C) direito à saúde básica e direito à cultura.

(D) direito ao meio ambiente saudável e direito à expressão.

QUESTÃO 35

A respeito da Convenção Interamericana sobre Direitos Humanos, não é corre- to afirmar:

(A) A Comissão Interamericana de Direitos Humanos compor-se-á de sete mem- bros, que deverão ser pessoas de alta autoridade moral e de reconhecimento saber em matéria de direitos humanos.

(B) A Comissão representa todos os Membros da Organização dos Estados Americanos.

(C) A Corte tem a função principal de promover a observância e a defesa dos direi- tos humanos.

(D) A Corte compor-se-á de sete juízes, nacionais dos Estados Membros da Orga- nização, eleitos a títulos pessoal dentre juristas da mais alta autoridade moral, de reconhecida competência em matéria de direitos humanos.

QUESTÃO 36

O Sistema Global de Direitos Humanos convive com os sistemas regionais, entre os quais destacam-se:

(A) o Sistema Asiático, o Sistema Americano e o Sistema Africano.

(B) o Sistema Africano, o Sistema Asiático e o Sistema Europeu.

(C) o Sistema Americano, o Sistema Europeu e o Sistema Asiático.

(D) o Sistema Europeu, o Sistema Africano e o Sistema Americano.

(17)

Sobre as gerações de direitos humanos, assinale a alternativa incorreta:

(A) A proposta de classificar os direitos humanos em gerações é atribuída a Karel Vasak, que inspirado no lema da Revolução Francesa (liberdade, igualdade e fraternidade), apresentou uma teoria baseada num processo histórico de insti- tucionalização desses direitos.

(B) Os direitos de primeira geração têm como marco as revoluções liberais do século XVIII.

(C) Os direitos de primeira geração também são denominados “direitos de defesa”, pois protegem o indivíduo contra intervenções indevidas do Estado.

(D) Os direitos de segunda geração exigem prestações preponderantemente nega- tivas, nas quais o Estado deve proteger a esfera de autonomia do indivíduo.

QUESTÃO 38

Sobre a Corte Interamericana de Direitos Humanos, é correto afirmar:

(A) A sede da Corte Interamericana está localizada em Haia, por isso é mundial- mente conhecida como Tribunal de Haia.

(B) A organização, procedimento e função da Corte estão regulamentados na Convenção

Americana sobre Direitos Humanos.

(C) É uma instituição judicial autônoma cujo objetivo é aplicar e interpretar a Carta das Nações Unidas.

(D) Todos os membros da Organização dos Estados Americanos estão sob a juris- dição contenciosa da Corte Interamericana.

QUESTÃO 39

Sobre a Comissão Interamericana de Direitos Humanos, não é correto afirmar:

(A) A Comissão Interamericana de Direitos Humanos é um dos órgãos do Sis- tema Interamericano responsáveis pela promoção e pela proteção dos direi- tos humanos.

(B) A Comissão é constituída por sete membros, eleitos pela Assembleia Geral, que exercem suas funções em caráter individual por um período de quatro anos, podendo ser reeleitos uma só vez.

(18)

(C) Os membros da Comissão serão eleitos a título pessoal, pela Assembleia Geral da organização, de uma lista de candidatos propostos pelos juízes da Corte Interamericana.

(D) Para que uma petição ou comunicação seja admitida pela Comissão, será necessário que tenham sido interpostos e esgotados os recursos da jurisdi- ção interna.

QUESTÃO 40

Considerando a proteção do “direito à vida” na Convenção Americana de Direitos Humanos de 1969 (Pacto São José da Costa Rica), assinale a alternativa correta:

(A) A vida deve ser protegida desde o momento do nascimento.

(B) Em nenhum caso será admitida a imposição de pena de morte.

(C) Toda pessoa condenada à pena de morte tem o direito de solicitar anistia.

(D) Não se pode aplicar pena de morte por delitos políticos, salvo se houver cone- xão com delitos comuns.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA Fabrício Melo

QUESTÃO 41

No Windows 10, em suas Configurações, é possível a configuração de uma VPN por meio da opção:

(A) Sistema.

(B) Atualização e Segurança.

(C) Rede e Internet.

(D) Privacidade.

QUESTÃO 42

Para abrir uma nova janela anônima no Google Chrome, por meio de teclas de ata- lhos, o usuário usará:

(A) CTRL+N

(B) CTRL+SHIFT+N (C) CTRL+A

(D) CTRL+T

(19)

Programa que torna inacessíveis os dados armazenados em um equipamento, ge- ralmente usando criptografia, e que exige pagamento de resgate para restabelecer o acesso ao usuário:

(A) Ransomware.

(B) Worm.

(C) Trojan.

(D) Bot.

QUESTÃO 44

No Micrsoft Word 2016, idioma português Brasil, configuração padrão, por meio do botão , localizado na guia Página Inicial, grupo parágrafo, é possível:

(A) alinhar o parágrafo selecionado.

(B) diminuir Recuo.

(C) aumentar Recuo.

(D) acessar o espaçamento de Linha e Parágrafo.

(20)

QUESTÃO 45

No trecho da planilha a seguir, editada no Excel 2016, Idioma português Brasil, con- figuração padrão, a fórmula que resultou no valor de D1 é:

(A) =MÉDIA(A1;B6) (B) =MÉDIA(A1:B6)

(C) =SOMASE(A1:A6;”>9;B1:B6) (D) =MOD(A1;B6)

QUESTÃO 46

No Microsoft Outlook 2016, em sua configuração padrão, idioma português Brasil, a pasta que é responsável pelo armazenamento das mensagens enviadas com sucesso é:

(A) Caixa de Saída.

(B) Itens Enviados.

(C) Rascunhos.

(D) Itens da caixa de saída.

(21)

No Power Point 2016, idioma português Brasil, configuração padrão, é o slide su- perior em uma hierarquia de slides que armazena informações sobre os layouts de tema e slide de uma apresentação, incluindo tela de fundo, cor, fontes, efeitos, tamanhos de espaço reservado e posicionamento:

(A) Slide Principal.

(B) Slide de Anotações.

(C) Slide Mestre.

(D) Slide de estrutura de tópicos.

QUESTÃO 48

No Libre Office Writer 7, idioma português Brasil, Configuração padrão, a inserção de uma tabela poderá ser realizada por meio da guia:

(A) Inserir.

(B) Ferramentas.

(C) Tabela.

(D) Editar.

QUESTÃO 49

No Libre Office Calc 7, idioma português Brasil, Configuração padrão, a fórmula

=AGORA() retorna:

(A) a data e a hora atuais.

(B) a data atual.

(C) o dia da semana da data com um número inteiro.

(D) o número de dias entre duas datas.

(22)

QUESTÃO 50

No Libre Office IMPRESS 7, idioma português Brasil, configuração padrão, iniciar uma apresentação a partir do seu slide inicial é possível por meio da tecla ou com- binação de teclas:

(A) CTRL+M (B) F5

(C) SHIFT+F5 (D) ESC

CRIMINOLOGIA Rafael Catunda

QUESTÃO 51

São objetos da Criminologia:

(A) Crime, criminoso, vítima e controle social.

(B) Tipicidade, ilicitude e culpabilidade.

(C) Crime, prevenção criminal, vítima e ressocialização.

(D) Crime, Política Criminal e Direito Penal.

QUESTÃO 52

Acerca do método e das caraterísticas da Criminologia, analise as assertivas a se- guir e assinale a alternativa correta:

(A) A criminologia é uma ciência dogmática que se ocupa do “ser”.

(B) A Criminologia é uma ciência multidisciplinar.

(C) A criminologia é uma ciência indutiva que se ocupa do “ser”.

(D) A criminologia se ocupa do “dever ser”, e não do “ser”, como o Direito Penal.

(23)

Acerca dos objetos da Criminologia, mais especificamente o infrator, assinale a al- ternativa incorreta.

(A) Para a Escola Clássica, o infrator é um ser dotado de atavismo.

(B) Para a Escola Positivista, o infrator possui um determinismo voltado para o crime.

(C) Segundo a Escola Correcionalista, o criminoso era dotado de livre arbítrio, que optava por desviar-se e adotar o caminho do pecado.

(D) Para a Criminologia moderna, o indivíduo desviante era visto como uma vítima do capitalismo, marginalizado pelo mercado.

QUESTÃO 54

Acerca do estudo da interdisciplinaridade entre a Criminologia e demais ciências, assinale a alternativa que melhor corresponde ao conceito a seguir:

“Ciência que estuda o crime como fenômeno social e o criminoso como agente do ato ilícito, não se restringindo à análise da norma penal e seus efeitos, mas obser- vando principalmente as causas que levam à delinquência, com o fim de possibilitar o aperfeiçoamento dogmático do sistema penal.”

(A) Política Criminal.

(B) Prevenção Criminal.

(C) Criminalística.

(D) Criminologia.

QUESTÃO 55

Acerca do estudo da interdisciplinaridade entre a Criminologia e demais ciências, assinale a alternativa que melhor corresponde ao conceito a seguir:

“Disciplina que estuda estratégias estatais para atuação preventiva sobre a crimina- lidade, e que tem como uma das principais finalidades o estabelecimento de uma ponte eficaz entre a criminologia, enquanto ciência empírica, e o direito penal, en- quanto ciência axiológica.”

(A) Política Criminal.

(B) Prevenção Criminal.

(C) Criminalística.

(D) Criminologia.

(24)

NOÇÕES DE MEDICINA LEGAL Francisco Helmer

QUESTÃO 56

Considere os seguintes mecanismos de ação dos instrumentos mecânicos:

1 – Contundente.

2 – Cortante.

3 – Perfurocortante.

Considerando os possíveis usos de uma faca, vemos que esta pode se enquadrar em:

(A) nenhum dos mecanismos apresentados.

(B) um dos mecanismos apresentados.

(C) dois dos mecanismos apresentados.

(D) três dos mecanismos apresentados.

QUESTÃO 57

Indique qual das alternativas a seguir não apresenta um fenômeno cadavérico:

(A) Sinal de Chambert.

(B) Mancha verde abdominal.

(C) Sinal de Sommer e Larcher.

(D) Perda da consciência.

QUESTÃO 58

Em um plantão, um médico legista examinou 3 periciadas, supostamente vítimas de violência sexual, cujo resultado do exame é descrito a seguir. Indique em qual dos casos o legista pode afirmar pela ocorrência de estupro:

(A) Presença de gravidez, com idade gestacional incompatível com a data do suposto fato.

(B) Presença de manchas de sêmen na blusa da periciada.

(C) Presença de fosfatase ácida, em baixa quantidade, na vagina da periciada.

(D) Nenhum dos casos anteriores.

(25)

Do ponto de vista médico-legal, indique qual das situações a seguir não é conside- rada aborto:

(A) A morte do feto ainda no primeiro mês da gestação.

(B) A morte do feto não seguida de sua expulsão, ficando este retido dentro do útero.

(C) A interrupção prematura da gestação seguida da expulsão de feto inviável.

(D) Todas as alternativas são consideradas aborto.

QUESTÃO 60

Indique qual o critério adotado pelo ordenamento jurídico brasileiro para avaliar a imputabilidade do agente:

(A) Biológico.

(B) Psicológico.

(C) Biopsicológico.

(D) Biopsicossocial.

(26)

GABARITO

POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DE MINAS GERAIS

CADERNO TIPO BRANCO

1 B 11 D 21 D 31 A 41 C 51 A

2 C 12 A 22 A 32 C 42 B 52 C

3 C 13 C 23 C 33 C 43 A 53 B

4 C 14 A 24 B 34 C 44 D 54 D

5 C 15 C 25 D 35 C 45 A 55 A

6 D 16 B 26 C 36 D 46 B 56 D

7 D 17 D 27 D 37 D 47 C 57 A

8 B 18 B 28 D 38 B 48 C 58 D

9 B 19 A 29 D 39 C 49 A 59 D

10 B 20 C 30 A 40 C 50 B 60 C

(27)

GRAN QUESTÕES App

professores para que você assimile melhor o conteúdo.

E continuamos contando mais questões!

ASSUNTOS FREQUENTES Saiba o que despenca nas provas. Com essa

funcionalidade, você fica por dentro dos assuntos mais cobrados dos concursos, podendo assim dar mais atenção para as matérias mais importantes.

MARCADORES

Nessa categoria, quem manda é você! Crie seus próprios marcadores, organizando suas questões como for mais fácil para você. Separe por erros, difíceis, fáceis, com peguinhas ou conforme sua imaginação mandar!

A MELHOR PARTE Uma infinidade de vantagens espera por você no Gran Questões, mas a melhor parte é: GRÁTIS PARA ALUNOS ILIMITADOS. Garanta agora sua Assinatura Ilimitada e use e abuse do app de questões mais completo do Brasil!

E, com mais de 1 milhão de questões, você vai achar que a prova é mais uma bateria delas.

Selecione questões por órgão, nível, cargo, banca, ano, estado, conteúdo e matéria.

Tenha controle do que já fez, avalie com facilidade seus erros e acertos e estude de forma pragmática para passar no concurso dos seus sonhos.

»

SER APROVADO É UMA QUESTÃO DE TREINO

(61) 99884-6348 Contato para vendas:

| De segunda a quinta até as 22h e sexta até as 21h.

Quero estudar pelo app gran questões

(28)

LÍNGUA PORTUGUESA LUCAS LEMOS

Nasci no Brás, durante a Segunda Guerra. Da rua em que morávamos até a Praça da Sé, são vinte minutos de caminhada.

Quando estava com sete anos, acordei com os olhos inchados, e meu pai me levou ao pediatra. Ao voltarmos, o futebol ininterrupto que jogávamos com bola de borracha na porta da fábrica em frente parou e a molecada correu até nós. Queriam saber se era verdade que os médicos davam injeções enormes na bunda das crianças.

Nenhum daqueles filhos de operários, meus irmãos ou eu havia ido ao pe- diatra; só sobreviviam os fortes, a morte de crianças era aceita com resignação.

Em várias regiões do país, a mortalidade infantil ultrapassava uma centena para cada mil nascidos.

Se a assistência médica não chegava efetivamente ao Brás fabril, o primeiro bairro da zona leste, encostado no centro da cidade que mais crescia na América Latina, que cuidados recebiam aqueles da zona rural, que constituíam mais de 70% da população?

Sarampo, caxumba, catapora, difteria e tosse comprida eram doenças da infância, tão inevitáveis quanto a noite e o dia. Qualquer episódio de febre que deixasse a criança apática enlouquecia as mães, apavoradas pelo fantasma oni- presente da poliomielite. O som metálico das próteses que acompanhava os passos de meninas e meninos era ouvido em toda parte.

No pronto-socorro de pediatria, os bebês com diarreia e desidratação eram atendidos em uma sala com trinta berços, ao lado dos quais as mães passavam os dias e as noites em vigília. Morriam quatro ou cinco em cada plantão de 12 horas.

Em 1988, o SUS passou a fazer parte da Constituição Federal. Nós nos tor- namos o único país com mais de 100 milhões de habitantes que ousou oferecer saúde para todos. Apesar de termos nos esquecido de onde sairiam os recursos para tamanho desafio, dos descasos, das interferências políticas, hoje são raras as crianças sem acesso a pediatra.

Em contraste com as imagens de unidades de saúde caindo aos pedaços e prontos-socorros com doentes no chão, as equipes do Saúde da Família aten- dem, de casa em casa, a maior parte do país continental. Temos o maior pro- grama gratuito de vacinações e de transplante de órgãos do mundo. A distribui- ção universal de medicamentos contra HIV não só impediu que a epidemia se

1

5

10

15

20

25

30

(29)

nha 50 milhões de habitantes, enquanto hoje somos 200 milhões, a assistência médica deu um salto quantitativo e de qualidade muito superior ao de outras áreas sociais, apesar de todas as deficiências gerenciais.

Drauzio Varella. Os visionários do SUS. 14/12/2015. Internet: <https://drauziovarella.com.br> (com adaptações).

QUESTÃO 01

A interpretação do texto está adequada, exceto:

(A) Entre os problemas de saúde outrora enfrentados pela população brasileira, conforme mencionado no texto, o narrador dá ênfase à mortalidade infantil.

(B) Infere-se do texto que, na época da infância do narrador, não havia oferta de serviços básicos de saúde às populações de baixa renda, tal como a do Brás.

(C) O destaque aos impactos positivos do SUS na saúde da população brasileira é um recurso argumentativo que atenua as críticas negativas a esse sistema mencio- nadas no texto.

(D) De acordo com o texto, o SUS inspira diversos países do mundo no que se re- fere às políticas de combate ao HIV.

Letra b.

O item incorreto é a letra “b”, pois não havia a oferta de serviços básicos como nós conhecemos atualmente, mas havia o serviço de saúde.

QUESTÃO 02 Há dígrafo em:

(A) Futebol.

(B) Médicos.

(C) Inchados.

(D) Verdade.

Letra c.

Lembre-se de que o dígrafo são duas letras que produzem um único som. Neste caso, os dígrafos podem ser vocálicos ou consonantais. Os dígrafos consonantais são: rr, ss, lh, ch, nh. Então, a letra “c” é a alternativa correta.

40

(30)

QUESTÃO 03

Todas as palavras destacadas têm natureza adjetiva, exceto em:

(A) “acordei com os olhos inchados [...].”

(B) “o futebol ininterrupto que jogávamos com bola de borracha na porta da fábrica em frente parou”

(C) “[...] a mortalidade infantil ultrapassava uma centena para cada mil nascidos”.

(D) “O som metálico das próteses que acompanhava os passos de meninas e me- ninos era ouvido em toda parte”.

Letra c.

Na alternativa “c”, a palavra “mortalidade” exerce a função de substantivo. Nas demais alternativas, encontramos adjetivos.

QUESTÃO 04

Em “Ao voltarmos, o futebol ininterrupto que jogávamos com bola de borracha na porta da fábrica em frente parou” (l. 4 e 5), o termo destacado pode ser substituído, sem prejuízo de sentido, por:

(A) À medida que voltamos.

(B) Conforme voltamos.

(C) Quando voltarmos.

(D) Se voltarmos.

Letra c.

Sempre que tivermos a combinação “ao” seguida de um verbo no infinitivo, haverá uma ideia de tempo. Sendo assim, a letra “c” é a alternativa correta.

QUESTÃO 05

Em “o futebol ininterrupto que jogávamos com bola de borracha na porta da fábrica em frente parou e a molecada correu até nós” (l. 4-6), a forma verbal jogávamos está flexionada no

(A) futuro do presente do indicativo.

(B) futuro do pretérito do indicativo.

(C) pretérito imperfeito do indicativo.

(D) pretérito perfeito do indicativo.

(31)

QUESTÃO 06

Transpondo para a voz passiva a frase “os médicos davam injeções enormes na bunda das crianças” (l. 6 e 7), a forma verbal resultante será:

(A) serão dadas (B) são dadas (C) foram dadas (D) eram dadas Letra d.

Ao transpor a frase “os médicos davam injeções enormes na bunda das crianças”

para a voz passiva analítica, teremos a seguinte construção: injeções enormes eram dadas pelos médicos na bunda das crianças. Observe que, ao transpor para a voz passiva, deve-se acrescentar o verbo “ser” no mesmo tempo e modo do verbo na voz ativa. Dessa forma, a letra “d” é a resposta correta.

QUESTÃO 07

Assinale a alternativa que justifica adequadamente o emprego da vírgula logo após o termo “anos” em “Quando estava com sete anos, acordei com os olhos incha- dos” (l. 3).

(A) Apresenta um nexo explicativo.

(B) Marca a enumeração de termos.

(C) Separa elementos de mesma função sintática.

(D) Indica o deslocamento da oração subordinada adverbial.

Letra d.

Em “Quando estava com sete anos, acordei com os olhos inchados”, a vírgula indica o deslocamento da oração subordinada adverbial temporal; por isso, a vírgula é obrigatória.

QUESTÃO 08

Em “não só impediu que a epidemia se transformasse em catástrofe nacional” (l. 34 e 35), a oração destacada é

(32)

(A) subordinada substantiva subjetiva.

(B) subordinada substantiva objetiva direta.

(C) subordinada adverbial condicional.

(D) coordenada sindética conclusiva.

Letra b.

A oração “que a epidemia se transformasse em catástrofe nacional” exerce função sintática de objeto direto da forma verbal “impediu”; logo, trata-se de uma oração subordinada substantiva objetiva direta. Observe-se que se pode substituir toda a oração subordinada pelo pronome demonstrativo isso da seguinte forma: impediu isso (a função sintática de objeto direto exercida pelo pronome demonstrativo é a mesma exercida por toda a oração subordinada). Por essa razão, a resposta correta é a letra “b”.

QUESTÃO 09

Assinale a alternativa que indica corretamente a função sintática do vocábulo des- tacado em “só sobreviviam os fortes” (l. 9).

(A) Objeto direto.

(B) Sujeito.

(C) Objeto indireto.

(D) Complemento nominal.

Letra b.

Em “só sobreviviam os fortes”, o termo “os fortes” exerce a função sintática de sujeito da forma verbal “sobreviviam”. Ou seja, a letra “b” está correta. Obs.: tenha cuidado com a inversão da ordem da oração.

QUESTÃO 10

Em “Apesar de termos nos esquecido de onde sairiam os recursos para tamanho desafio” (l. 27 e 28), o uso de onde se encontra adequado à norma culta, o que não ocorre em

(A) Aonde você vai?

(B) Aonde você está?

(C) Aonde querem chegar com essas atitudes?

(D) Aonde devo dirigir-me para obter esclarecimentos?

(33)

Agora, se o verbo exigir o complemento precedido de preposição “a”, usar-se-á

“aonde”. Pensando nisso, a letra “b” contém uma frase inadequada quanto ao uso desse termo, pois a forma verbal “está” exige a preposição “em”. Por isso, a construção correta será: “Onde você está?”.

LEI ORGÂNICA DA POLÍCIA CIVIL DE MINAS GERAIS - LEI ESTADUAL N. 5.406/1969

Marcos Fagner

QUESTÃO 11

A respeito do regime disciplinar imposto aos policiais civis do Estado de Minas Ge- rais pela Lei Orgânica do órgão, assinale a alternativa incorreta:

(A) As ordens superiores devem ser prontamente executadas, salvo quando sejam manifestamente ilegais.

(B) Quando a ordem parecer obscura ou de difícil entendimento, compete ao agente solicitar os esclarecimentos necessários, no ato de recebê-la.

(C) A responsabilidade sobre atos praticados em atendimento à ordem superior não manifestamente ilegal e executada nos limites impostos pela autoridade cabe a quem a determinou.

(D) Ainda que pratique excessos no cumprimento de ordens superiores, o agente executor não poderá ser por eles responsabilizado.

Letra d.

Segundo o art. 146 da Lei n. 5.406/1969, as ordens superiores devem ser prontamente executadas, quando não sejam manifestamente ilegais, cabendo a responsabilidade a quem as determinar, respondendo o agente pelos excessos que cometer.

(34)

QUESTÃO 12

Assinale a alternativa que apresenta corretamente uma circunstância atenuante no julgamento das transgressões disciplinares praticadas por policial civil:

(A) Falta de prática de serviço.

(B) Motivo de força maior plenamente comprovado e justificado.

(C) Ter sido cometida a transgressão em legítima defesa própria ou de outrem.

(D) Ter sido cometida a transgressão na prática de ação meritória, no interesse do serviço, da ordem ou do sossego público.

Letra a.

(A) Certo. Trata-se circunstância atenuante prevista no art. 153, § 2º, III, da Lei n.

5.406/1969.

(B) Errado. Causa justificativa (Art. 153, § 1º, II).

(C) Errado. Causa justificativa (Art. 153, § 1º, V).

(D) Errado. Causa justificativa (Art. 153, § 1º, III).

QUESTÃO 13

Sobre a pena de suspensão, prevista na Lei Orgânica da PCMG, assinale a alter- nativa correta:

(A) Não excederá sessenta dias.

(B) Será aplicada apenas na hipótese de cometimento de falta grave.

(C) A autoridade que aplicar a pena de suspensão poderá converter essa penali- dade em multa, na base de cinquenta por cento por dia de vencimento ou remu- neração, sendo o servidor, nesse caso, obrigado a permanecer em serviço.

(D) Poderá ser aplicada apenas pelo Secretário de Segurança Pública.

Letra c.

(A) Errado. A pena de suspensão pode ser aplicada por até 90 dias (Art. 156, caput, da Lei n. 5.406/1969).

(B) Errado. Poderá ser aplicada, ainda, na hipótese de reincidência em faltas leves (Art. 156, caput)

(C) Certo. Em conformidade com o art. 156, § 2º.

(35)

nalidade em multa, na base de cinqüenta por cento por dia de vencimento ou remuneração, sendo o servidor, nesse caso, obrigado a permanecer em serviço.

(Vide parágrafo único do art. 116 da Lei Complementar n. 129, de 8/11/2013.) (D) Errado. O art. 161 da Lei n. 5.406/1969 apresenta diversas autoridades que possuem competência para aplicar suspensão, conforme o prazo imposto na pena.

QUESTÃO 14

São penas disciplinares expressamente previstas na Lei Orgânica da PCMG, exceto:

(A) advertência.

(B) suspensão.

(C) demissão.

(D) demissão a bem do serviço público.

Letra a.

Art. 154. São penas disciplinares: repreensão, suspensão, multa, demissão, demissão a bem do serviço público e cassação de aposentadoria ou disponibilidade.

QUESTÃO 15

Será aplicada a pena de demissão a bem do serviço público ao policial civil no caso de:

(A) abandono de cargo.

(B) ineficiência no serviço.

(C) exercício de advocacia administrativa.

(D) ausência do serviço, sem causa justificável, por mais de quarenta e cinco dias, interpoladamente, durante um ano.

Letra c.

(A) Errado. Hipótese de demissão simples, conforme art. 158, I, da Lei n. 5.406/1969.

(B) Errado. Hipótese de demissão simples, conforme art. 158, III.

(C) Certo. Aplica-se a demissão a bem do serviço público, conforme art. 159, X.

(D) Errado. Hipótese de demissão simples, conforme art. 158, V.

(36)

LEI COMPLEMENTAR ESTADUAL N. 129/2013 Marcos Fagner

QUESTÃO 16

São aspectos que orientam a investigação criminal e o exercício das funções de polícia judiciária, exceto:

(A) a inevitabilidade da atuação policial civil.

(B) a discricionariedade do dever de apurar infrações criminais.

(C) a inafastabilidade da prestação do serviço policial civil.

(D) a indivisibilidade da investigação criminal.

Letra b.

Dentre os princípios que figuram no art. 4º da Lei Complementar n. 129/2013, os quais orientam a investigação criminal e o exercício das funções de polícia judiciária, está a INDECLINABILIDADE do dever de apurar infrações criminais (art. 4º, IV), ou seja, não há discricionariedade no dever de apuração por parte da polícia civil.

QUESTÃO 17

A investigação criminal produz, em articulação com o sistema de defesa social, co- nhecimentos e indicadores sociopolíticos, econômicos e culturais que mostram o fenômeno criminal, revelando o caráter:

(A) técnico-administrativo.

(B) técnico-jurídico-político.

(C) técnico-administrativo-político.

(D) técnico-jurídico-científico.

Letra d.

A investigação criminal tem caráter técnico-jurídico-científico, conforme art. 6º da Lei Complementar n. 129/2013.

“Art. 6º A investigação criminal tem caráter técnico-jurídico-científico e produz, em articulação com o sistema de defesa social, conhecimentos e indicadores sociopolíticos, econômicos e culturais que se revelam no fenômeno criminal.”

(37)

O Chefe da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais tem prerrogativas, vantagens e padrão remuneratório do cargo de:

(A) Governador do Estado.

(B) Secretário de Estado.

(C) Secretário Adjunto de Estado.

(D) Deputado Estadual.

Letra b.

O art. 19 da Lei Complementar n. 129/2013 determina que o Chefe da PCMG está equiparado ao Secretário de Estado em suas prerrogativas, vantagens e remuneração. “Art. 19. O Chefe da PCMG tem prerrogativas, vantagens e padrão remuneratório do cargo de Secretário de Estado.”

QUESTÃO 19

São estruturas existentes no Conselho Superior da PCMG, exceto:

(A) Corregedoria-Geral de Polícia Civil.

(B) Órgão Especial.

(C) Câmara Disciplinar.

(D) Câmara de Planejamento e Orçamento.

Letra a.

O Conselho Superior da PCMG é órgão da administração superior da PCMG, que tem a função de assessorar e auxiliar a Chefia da PCMG, e possui a seguinte estrutura:

I - Órgão Especial;

II - Câmara Disciplinar;

III - Câmara de Planejamento e Orçamento.

(38)

QUESTÃO 20

Serafim, investigador de polícia da PCMG, foi preso em flagrante pela prática de crime, tendo sido a medida restritiva convertida em prisão preventiva pelo Poder Judiciário. Segundo impõe a Lei Orgânica de seu órgão:

(A) Serafim deverá ser recolhido imediatamente ao sistema penitenciário mineiro, onde permanecerá aguardando a manifestação judicial junto aos demais presos.

(B) Serafim tem direito à prisão especial, apenas até o trânsito em julgado da sen- tença penal condenatória.

(C) Serafim tem direito à prisão especial, antes e após a condenação definitiva.

(D) Serafim tem direito à prisão especial, mas apenas após a condenação defini- tiva, permanecendo recolhido junto aos demais presos até o trânsito em julgado da sentença penal condenatória.

Letra c.

O policial civil do Estado de Minas Gerais goza das prerrogativas presentes no art.

45 da Lei Complementar n. 129/2013, dentre as quais figura o direito de ser recolhido em prisão especial, à disposição da autoridade competente, quando sujeito a prisão antes e após a condenação definitiva.

DIREITO ADMINISTRATIVO Ricardo Blanco

QUESTÃO 21

Assinale a opção correta.

(A) A autarquia é uma pessoa jurídica de direito público autorizada por lei.

(B) A empresa pública permite investimento privado na composição do seu capital de formação.

(C) Atos normativos podem se delegados.

(D) A multa aplicada pelo Detran por infração de trânsito faz parte do poder de polícia.

Letra d.

(A) Errado. A autarquia é criada por lei específica (Art. 37, XIX, CF).

(B) Errado. A empresa pública possui uma capital 100% público.

(39)

QUESTÃO 22

Assinale a opção correta.

(A) A fundação pública pode ser de direito público ou de direito privado.

(B) A sociedade de economia mista pode ser constituída sob qualquer forma socie- tária em direito.

(C) A finalidade do ato administrativo é um elemento discricionário.

(D) A teoria do risco administrativo não admite excludente de responsabilidade.

Letra a.

(A) Certo. A fundação poderá ser autorizada ou criada por lei, portanto poderá ser de direito público ou de direito privado.

(B) Errado. Ela só pode ser S/A.

(C) Errado. É um elemento vinculado.

(D) Errado. Essa teoria admite excludente sobre o nexo causal.

DIREITO CIVIL Weslei Machado

QUESTÃO 23

João, após exigência de pagamento de valor mensal a título de “tarifa de proteção”, sob ameaça de dano físico a si e a seus familiares ou de lesão ao seu patrimônio, firmou negócio jurídico com Pedro, líder de uma milícia com atuação no Município de Belo Horizonte/MG, para a prestação de serviço de segurança pessoal e patri- monial. Considerada essa situação, assinale a alternativa correta:

(A) O negócio jurídico firmado por João, dado o vício na manifestação de vontade, é inexistente.

(B) O negócio jurídico firmado por João, dado o vício na manifestação da von- tade, é nulo.

(C) Admite-se a apresentação de pedido de anulação do negócio jurídico firmado por João no prazo decadencial de quatro anos.

(D) O negócio jurídico firmado por João poderá ser declarado nulo a qualquer tempo.

(40)

Letra c.

De acordo com o art. 151 do Código Civil, a coação, para viciar a declaração da vontade, há de ser tal que incuta ao paciente fundado temor de dano iminente e considerável à sua pessoa, à sua família, ou aos seus bens.

Nesse caso, tem-se uma causa de anulabilidade do negócio jurídico, decorrente da coação e para a desconstituição do negócio jurídico em razão desse vício na manifestação da vontade, deve propor a ação anulatória no prazo de até quatro anos, nos termos do art. 178, I, do Código Civil.

Desse modo, no caso, pode-se afirmar que a alternativa correta é letra “c”

DIREITO CONSTITUCIONAL Weslei Machado

QUESTÃO 24

Analise as assertivas a seguir:

I. Josué nasceu em Israel, filho de pai egípcio e mãe brasileira. Sua mãe esta- va a serviço em Israel, a serviço da Gerdau, multinacional brasileira.

II. Calebe nasceu no Brasil, filho de argentino e mãe colombiana. Seu pai tem domicílio em território nacional e está a serviço dos Estados Unidos da América.

III. Moisés, líbio, possui residência na República Federativa do Brasil há mais de quinze anos, não possui condenação criminal e requereu a nacionalidade brasileira.

Consideradas essas assertivas, pode-se afirmar que é(são) brasileiro(s) nato(s) a(s) pessoa(s) indicada(s) no(s) item(ns):

(A) I.

(B) II.

(C) III.

(D) I e II.

Letra b.

Vamos à análise das assertivas:

I – De acordo com o art. 12, I, b, da Constituição Federal, são brasileiros natos os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que qualquer deles esteja a serviço da República Federativa do Brasil. No caso, em razão de

(41)

II – Segundo o art. 12, I, a, da Constituição Federal, os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes não estejam a serviço de seu país são brasileiros natos. No caso, Calebe nasceu no Brasil e seus pais, estrangeiros, não estão a serviço de seus países de origem. Desse modo, Calebe é brasileiro nato.

III – Nos termos do art. 12, II, b, da Constituição Federal, são brasileiros naturalizados os estrangeiros de qualquer nacionalidade, residentes na República Federativa do Brasil há mais de quinze anos ininterruptos e sem condenação penal, desde que requeiram a nacionalidade brasileira. Desse modo, Moisés é brasileiro naturalizado, dado o preenchimento dos requisitos constitucionais.

A partir da análise dessas assertivas, pode-se concluir que é brasileiro nato apenas Calebe, motivo pelo qual a alternativa correta é a letra “b”.

QUESTÃO 25

No que se refere às disposições sobre a Defesa do Estado e das Instituições Demo- cráticas, assinale a alternativa correta:

(A) Constitui órgão destinado à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio as guardas municipais.

(B) A polícia civil deve apurar as infrações penais praticadas em detrimento de bens, serviços ou interesses das empresas públicas e das sociedades de eco- nomia mista.

(C) À polícia militar cabe, também, a segurança dos estabelecimentos penais.

(D) As polícias militares e os corpos de bombeiros militares constituem forças auxi- liares do Exército, sendo subordinados aos Governadores dos Estados, do Dis- trito Federal e dos Territórios.

Letra d.

De acordo com o art. 144, § 6º, da Constituição Federal, as polícias militares e os corpos de bombeiros militares, forças auxiliares e reserva do Exército subordinam- se, juntamente com as polícias civis e as polícias penais estaduais e distrital, aos Governadores dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios.

Desse modo, pode-se afirmar que a alternativa correta é a letra “d”.

As demais alternativas estão incorretas pelas seguintes razões:

(A) As guardas municipais não integram o rol de órgãos de segurança pública

(42)

previstos no art. 144 da Constituição Federal como tendo a competência para preservar a ordem pública e a incolumidade das pessoas e do patrimônio.

(B) Segundo o art. 144, § 1º, I, da Constituição Federal, a polícia federal, instituída por lei como órgão permanente, organizado e mantido pela União, destina-se, dentre outros: apurar infrações penais contra a ordem política e social ou em detrimento de bens, serviços e interesses da União ou de suas entidades autárquicas e empresas públicas, assim como outras infrações cuja prática tenha repercussão interestadual ou internacional e exija repressão uniforme, segundo se dispuser em lei.

(C) Nos termos do art. 144, § 5º-A da Constituição Federal, às polícias penais, vinculadas ao órgão administrador do sistema penal da unidade federativa a que pertencem, cabe a segurança dos estabelecimentos penais.

DIREITO PENAL Ismael Souto

QUESTÃO 26

Com relação aos princípios e às garantias penais, assinale a opção correta.

(A) A proibição da previsão de tipos penais vagos decorre do princípio da reserva de jurisdição em matéria penal.

(B) Conforme o entendimento dos Tribunais Superiores, em nome da proibição do caráter perpétuo da pena, o cumprimento de medida de segurança se sujeita ao limite máximo de vinte e quatro anos.

(C) O princípio da culpabilidade afasta a responsabilização objetiva em matéria penal, de modo que a punição penal exige a demonstração de conduta dolosa ou culposa.

(D) O princípio da adequação social é direcionado ao operador do direito, que, à luz das condutas formalmente típicas, deve decidir quais devem ser merecedoras de punição.

Letra c.

(A) Errada. A não previsão de tipos penais vagos decorre dos princípios da taxatividade e da legalidade. Não será possível submeter alguém à sanção penal sem que a lei disponha da conduta e da penalidade.

Sobre o “princípio da reserva de jurisdição”, é a proibição de outros órgãos exercerem atividades do judiciário, devido à separação dos poderes. Exemplo: só o juiz decreta a interceptação telefônica (reserva de jurisdição).

(43)

cumprimento das penas privativas de liberdade não pode ser superior a 40 anos.

(C) Certa. O princípio da culpabilidade vem a ser intitulado como “nullum crimem sine culpa” isso quer dizer que “não há crime se não houver reprovabilidade do fato”. Visa coibir a responsabilidade objetiva e a responsabilização pela simples produção do resultado e a aplicação da pena pelo fato e não pelo autor do fato, o que significa dizer que ninguém responderá por um resultado se não houver causado o resultado com dolo.

(D) Errada. O princípio da adequação social não tem como função despenalizar condutas, mas sim entender quais as condutas sociais têm relevância para o Direito Penal. Sendo assim, podemos compreender que o Princípio da Adequação Social se refere ao modo de auxiliar o legislador na interpretação do delito, e não na exclusão do crime — essa interpretação vem bem antes da aplicação da conduta

—, é simplesmente afastar e adequar-se à determinada conduta tolerada pela sociedade.

QUESTÃO 27

Acerca do tema de contagem dos prazos, segundo o Código Penal, é correto afirmar que

(A) o dia do começo não se inclui no cômputo do prazo, mas somente a fração.

(B) o dia do começo inclui-se no cômputo do prazo, mas não se inclui fração.

(C) o dia do começo ou fração deste não se inclui no cômputo do prazo.

(D) o dia do começo ou fração deste inclui-se no cômputo do prazo.

Letra d.

Conforme a literalidade do artigo 10 do Código Penal:

“Contagem de prazo

Art. 10. O dia do começo inclui-se no cômputo do prazo. Contam-se os dias, os meses e os anos pelo calendário comum.”

A fundamentação refere-se ao dia do começo ou fração deste dia, ou seja, fração do primeiro dia de pena. Logo, se o sujeito cumprir apenas uma parte ou fração do primeiro dia de pena, já computa como dia cumprido (completo).

Para correrem os prazos, as frações de dia serão incluídas no cômputo, conforme o art. 10 do CP.

(44)

Contudo, não podemos confundir quando o tema for sobre a condenação do réu, aí as frações serão desprezadas.

Exemplo: uma sentença condenatória é publicada em x horas do dia, a fração desse dia será incluída como um dia na contagem, pois o dia da publicação inclui- se no cômputo.

Mas se ao sentenciar o réu e na dosimetria da pena o total for de 5 anos, 3 meses e 3,333 dias, a fração de dias deverá ser desprezada conforme a fundamentação do art. 11 do CP:

“Frações não computáveis da pena

Art. 11. Desprezam-se, nas penas privativas de liberdade e nas restritivas de direitos, as frações de dia, e, na pena de multa, as frações de cruzeiro”.

QUESTÃO 28

Sobre o Concurso de Pessoas, considerando V (verdadeiro) e F (falso), julgue as assertivas a seguir:

( )

Quem, de qualquer modo, concorre para o crime incide nas penas a este cominadas, na medida de sua culpabilidade.

( )

Se algum dos concorrentes quis apenas participar de crime menos grave, ser-lhe-á aplicada a pena deste; essa pena será aumentada até metade, na hipótese de ter sido previsível o resultado mais grave.

( )

Se a participação for de menor importância, a pena pode ser diminuída de um a dois terços.

( )

O critério de imputação do “domínio do fato” é utilizado para atribuir respon- sabilidade ao autor intelectual que utiliza um inimputável como instrumento para a realização da conduta, mas não é utilizável para a definição do autor direto que realiza pessoalmente a conduta.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

(A) F – V – F – V.

(B) V – F – V – F.

(C) F – F – V – V.

(D) V – V – F – F.

Letra d.

Conforme o artigo 29 do Código Penal:

(45)

um sexto a um terço.

§ 2º Se algum dos concorrentes quis participar de crime menos grave, ser-lhe-á aplicada a pena deste; essa pena será aumentada até metade, na hipótese de ter sido previsível o resultado mais grave.

VERDADEIRO - Literalidade do art. 29 do CP. O Código Penal adota para o concurso de pessoas a teoria monista (unitária), que reúne em um crime a responsabilidade de todos os que concorrem para a sua prática. O Código Penal não adotou as teorias pluralista e dualista.

VERDADEIRO - Literalidade do art. 29, § 2º, do CP, que trata do instituto da cooperação dolosamente distinta, em que é possível enxergar o desvio subjetivo de condutas entre os participantes. Resta evidente que um dos agentes tinha a intenção de praticar crime menos grave, de modo que, em relação a ele, será aplicada a pena do crime que visava cometer, aumentada até a metade, na hipótese de ser sido previsível o resultado mais grave.

FALSO - Conforme o art. 29, § 1º, do CP, a pena pode ser diminuída de um sexto a um terço – e não de um a dois terços, como dito no enunciado.

FALSO - A teoria do "domínio do fato" se subdivide em: domínio da ação, domínio da vontade e domínio funcional do fato.

Domínio da vontade → trata da autoria mediata, na qual o agente (autor intelectual) se utiliza de um inimputável para a realização da conduta típica.

Domínio da ação → trata da autoria imediata, ou seja, nos casos em que o agente realiza a conduta típica na sua própria pessoa.

Domínio funcional do fato → trata da coautoria, na qual os agentes do delito atuam por meio de divisão de tarefas. Busca demonstrar que mesmo que os agentes não pratiquem todas as condutas tidas como elementares do tipo, devem responder pelo crime buscado originariamente pelo acordo de vontades em sua integralidade, e não apenas pelas condutas que efetivamente praticaram.

Portanto, o domínio do fato desdobra-se em três vertentes que buscam atribuir a autoria do crime, não apenas ao autor mediato como também ao autor imediato e ao coautor.

Referências

Documentos relacionados

Se desenvolver reacções alérgicas incluindo urticária, inchaço da face, lábios, língua e/ou garganta, que podem causar dificuldade em respirar ou a engolir, ou reacções da

Av.. - As bandas devidamente inscritas terão alojamento a partir da noite do dia 26 de novembro, sexta feira às 22h00mins, as refeições seguirão os seguintes critérios; • Até

Os maiores coeficientes da razão área/perímetro são das edificações Kanimbambo (12,75) e Barão do Rio Branco (10,22) ou seja possuem uma maior área por unidade de

- Contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação - Formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior no paí-s

Exemplo1: Do início da Campanha até agosto de 2019, a cada múltiplo de R$ 50,00 (cinquenta reais) que o Participante realizar de integralização de cota- capital

Numa primeira parte da entrevista o tema é a identidade e a imagem de um jornal em abstrato, e do jornal em estudo; numa segunda fase, é pedido ao entrevistado que responda, com

CONSIDERANDO que o Decreto nº 47.891, de 20 de março de 2020, reconhece o estado de calamidade pública decorrente da pandemia causada pelo agente Coronavírus (COVID-19) no âmbito

c) Multa de 10% (dez por cento) do valor do contrato, nos casos de inexecução total do objeto;.. d) Suspensão temporária de participação em licitação e