• Nenhum resultado encontrado

TESAURO: ARQUITETURA DE COMPUTADOR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TESAURO: ARQUITETURA DE COMPUTADOR"

Copied!
25
0
0

Texto

(1)

Tatiane Rocha

Tereza Furusato Kitayama da Silva Vânia Jucara da Silva

TESAURO:

ARQUITETURA DE

COMPUTADOR

(2)

Percebe-se que hoje em dia não há um tesauro a respeito da arquitetura interna de um computador. Nesse sentido a pesquisa realizada busca coletar os principais termos utilizados no que se refere à arquitetura dos computadores com o objetivo de construir um Tesauro da arquitetura interna de computadores. O método utilizado foi levantamento bibliográfico, que possibilita a coleta dos termos essenciais do hardware bem como sua conceituação, acredita-se que a falta de um tesauro especificamente sobre essa temática ocasiona problemas de controle terminológico em bibliotecas. O resultado da pesquisa evidencia que os termos foram conceitualizados e organizados em nível alfabético, hierárquico e relacional através da construção do Tesauro. Conclui-se que um Tesauro especifico sobre a arquitetura interna dos computadores é essencial para o controle terminológico dessa temática em unidades de informação especializadas em tecnologia da informação.

(3)

Accelerated Graphics Port

TG: Barramento USE: AGP

AGP

Uma conexão rápida usada pela placa gráfica para fazer a interface com o computador.

TG: Barramento TR: Slot

UP: Accelerated Graphics Port

Air-Cooler

O mais comum e mais barato dos sistemas de refrigeração é o cooler à base de ar. Ele é composto por um dissipador, peça de cobre ou alumínio que faz contato com o processador e um ventilador que gira constantemente para remover o calor excessivo da CPU.

TG: Cooler TR: CPU

AMD

Micro dispositivo avançado é um processador produzido pela empresa AMD fabricante de circuitos integrados, especialmente processadores.

TG: CPU

Barramento

Interligam o processador, a memória e os outros componentes, pelo que o chamamos de barramentos de entrada e saída.

TG: Placa Mãe TE: AGP

(4)

TE: PCI

TE: PCI-Express TR: Ponte Norte TR: Ponte Sul

Bateria

É um componente feita de lítio, que mantém as informações dentro da memória ROM enquanto o computador está desligado. Nas placas atuais a sua principal função é garantir o funcionamento do relógio interno do computador.

TG: Placa Mãe TR: Memória

Cabo de Rede

Utilizado para realizar a ligação entre computadores e dispositivos de uma rede. TG: Hardware

TR: Barramento

CD-ROM:

Forma popular de distribuição de software comercial e padrão de armazenamento de dados.

TG: Memória Externa

UP: Compact Disc, Read-Only Memory

Chipset

Conjunto de chips (ou circuitos integrados) utilizado na placa mãe, cuja função é realizar diversas funções de hardware, como controle de barramentos, controle de acesso a memória, controle da interface IDE e USB. Recolhe informações e envia a parte responsável pela sua execução.

(5)

TE: Ponte Norte TE: Ponte Sul TR: CPU TR: Memória

Computador

O computador é uma máquina electrónica que permite processar dados. O termo provém do latin computare (“calcular”).

TG: Arquitetura do Computador TE: Hardware

UP: Desktop

Compact Disc, Read-Only Memory

TG: Memória Externa USE: CD-ROM

Cooler

Componente responsável pelo controle térmico do processador. É uma espécie de mini ventilador que manterá o processador refrigerado para que não haja sobrecarga de temperatura.

TG: Gabinete TE: Air Cooler

TE: Coller Heat Pipe TE: Water Cooler TR: CPU

Cooler heat pipe

Sistema de refrigeração passivo que utiliza um liquido para ‘sugar’ o calor contido no processador.

(6)

TR: CPU

CPU

O "cérebro" do microprocessador do sistema de computador é chamado de unidade central de processamento. Tudo o que um computador faz é supervisionado pela CPU. TG: Placa Mãe TE: AMD TE: Intel TE: Linha 382 TE: Linha 486 TE: Linha Pentium

TE: Soquete do Processador TR: Memória

Desktop

TG: Hardware USE: Computador

Digital Subscriber Line

TG: Modem USE: Modem DSL

Digital Versatile Disc, Read-Only Memory

TG: Memória Externa USE: DVD-ROM

Disco Rígido

É um tipo de disco de grande capacidade para armazenamento de dados permanentes ou até que sejam removidos do computador. Ela é mais lenta para

(7)

acesso, porém muito mais barata. Nela se armazenam todos os dados e programas que devem permanecer no computador, mesmo estando ele desligado.

TG: Memória Externa TR: Bateria

UP: HD

Disquete

Era a forma mais comum de armazenamento removível: barato e de fácil utilização, eles foram substituídos pelos CD-ROM, cuja capacidade de armazenamento é muito maior do que a do disquete.

TG: Memória Externa TR: CD ROM

DVD-ROM

é semelhante ao CD-ROM, mas é capaz de guardar muito mais informações. Por sua capacidade de armazenamento, está substituindo o CD-ROM na preferência dos usuários para back-up, compartilhamento de arquivos, e gravação de dados.

TG: Memória Externa

UP: Digital Versatile Disc, Read-Only Memory

Electrically Erasable Programmable Read-Only Memory

TG: Memória Interna TE: Memória Flash

FAN

‘Ventilador’ interno ao cooler, para refrigeração do processador. TG: Cooler

(8)

O FireWire é uma tecnologia de entrada/saída de dados em alta velocidade para conexão de dispositivos digitais.

TG: Porta de Entrada TR: Barramento

Fonte de Alimentação

Dispositivo responsável por distribuir energia elétrica aos computadores, também exerce função na refrigeração do computador.

TG: Gabinete

TE: Fonte de Alimentação Chaveada ou Comutada TE: Fonte de Alimentação ininterrupta

TE: Fonte de Alimentação Linear TR: Cooler

Fonte de Alimentação Chaveada ou Comutada

Unidade de fonte de alimentação eletrônica que incorpora um regulador chaveado, ou seja, um circuito controlador interno que chaveia (comuta) a corrente, ligando e desligando rapidamente, de forma a manter uma tensão de saída estabilizada.

TG: Fonte de Alimentação

Fonte de alimentação ininterrupta

É um sistema de alimentação secundário de energia elétrica que entra em ação, alimentando os dispositivos a ele ligados, quando há interrupção no fornecimento de energia primária.

TG: Fonte de Alimentação

Fonte de Alimentação Linear

Numa fonte de alimentação do tipo linear, a tensão alternada da rede elétrica é aumentada ou reduzida por um transformador, retificada por diodos ou ponte de diodos retificadores para que somente os ciclos positivos ou os negativos possam

(9)

ser usados, a seguir estes são filtrados para reduzir o ripple (ondulação) e finalmente regulados por circuito regulador de tensão.

TG: Fonte de Alimentação

Gabinete

É uma caixa de metal com elementos de plástico que pode ser vertical ou horizontal responsável por armazenar a CPU, o disco rígido, o driver de CD/DVD, saídas para a impressora, caixas de som, etc. Um dos principais elementos que ela armazena é a fonte de alimentação que converte a corrente alternada para contínua com o objetivo de alimentar os componentes do computador. Por isso, ela deve ser conectada à placa-mãe, ao cooler, aos drives e ao HD.

TG: Hardware TE: Disco Rígido TE: Placa Mãe

TE: Porta de Entrada

Hardware

São as partes concretas de uma máquina, como o gabinete, o teclado, o mouse, a impressora, o disco rígido, a memória, entre outros itens utilizados na fabricação de um computador ou equipamentos eletrônicos.

TG: Computador TE: Estabilizador TE: Gabinete TE: Modem TE: Monitor TE: Mouse TE: Teclado

(10)

HD

TG: Memória Externa USE: Disco Rígido

Intel

Micro dispositivo avançado, é um processador produzido pela empresa Intel fabricante de circuitos integrados, especialmente processadores.

TG: CPU

Jumper

São pequenos bloquinhos plásticos que contém metal em seu interior. Eles são colocados nos pinos da placa-mãe e conforme são inseridas, as configurações do computador podem mudar. Há aqueles que podem conectar os cabos do gabinete para conexão de saídas auxiliares (localizadas na frente do gabinete, como entradas USB e áudio).

TG: Placa Mãe

Linha 382

A Linha 386 pode ser considerada o primeiro processador moderno, pois foi o primeiro a incluir o conjunto de instruções básico, usado até os dias de hoje.

TG: CPU

Linha 486

Processador 486 tinha somente 6 novas instruções mais que o 386, com ele muitos dos periféricos que eram externos ao processador, agora estavam dispostos dentro do encapsulamento do processador.

TG: CPU

(11)

O Pentium é um processador que em termos de software funcionava igual aos 386 e 486, tem os mesmos modos de operação.

TG: CPU

Memória Cache

Tipo de memória de acesso randômico mais rápido que armazena os dados mais utilizados pelo processador.

TG: Memória TR: CPU

Memória Externa

Os dispositivos de armazenamento removível permitem adicionar novas informações ao seu computador facilmente, além de salvar as informações que você quer transportar para um local diferente.

TG: Memória TE: Cache TE: CD ROM TE: Disquete TE: DVD ROM TE: Flash TE: HD TE: SSD TR: Porta de Entrada Memória Flash

(Baseada em um tipo de ROM chamada EEPROM memória apenas de leitura programável e apagável eletricamente), a memória Flash fornece armazenamento rápido e permanente.

TG: EEPRON TE: Pen-Drive

(12)

TR: Memória Externa

Memória RAM

É uma memória volátil e rápida para acesso pelo processador, porém muito mais cara. A CPU a utiliza para armazenar temporariamente os dados dos programas que estão rodando no computador. Esta memória somente fica ativa enquanto o computador estiver ligado e os conteúdos devem ser salvos, pois quando ele for desligado, tudo o que estiver armazenado nesta memória perde-se.

TG: Memória Interna TR: CPU

Memória ROM

Memória responsável pelo armazenamento permanente dos dados. Esses dados não podem ser apagados ou alterados, apenas se forem utilizados procedimentos específicos. TG: Memória Interna TE: EEPROM TE: EPROM TE: PROM Memória

Memória são todos os dispositivos que permitem a um computador guardar dados, temporária ou permanentemente. Memória é um termo genérico para designar componentes de um sistema capazes de armazenar dados e programas.

TG: Placa Mãe TE: Memória Externa TE: Memória Interna

(13)

Permite memorizar temporariamente os dados aquando da execução dos programas. A memória interna é realizada com a ajuda de micro condutores, ou seja circuitos electrónicos especializados e rápidos.

TG: Memória TE: Memória RAM TE: Memória ROM

Modem

Método padrão de conexão com a Internet discada que permite conexão com a Internet via banda larga.

TG: Hardware TE: Modem a cabo TE: Modem DSL TE: Modem VDSL TR: Porta de Entrada

Modem a Cabo

Dispositivo que permite conexão à Internet usando a rede de cabos da TV a cabo. TG: Modem

TR: Cabo de Rede

Modem DSL

Esta é uma conexão de alta velocidade que trabalha em uma linha telefônica padrão. Usa a estrutura das operadoras de telefonia, e é a mais usada no Brasil atualmente.

TG: Modem TE: Modem VDSL

UP: Digital Subscriber Line

(14)

Versão mais nova do DSL, o modem VDSL requer que sua linha telefônica tenha cabos de fibra ótica.

TG: Modem DSL

UP: Very High Bit-Rate DSL

Monitor

Dispositivo primário (tela) para exibir as informações do computador. TG: Periféricos de Entreda/Saída

TR: PLaca de Video

Mouse

Dispositivo típico de entrada que permite que sejam insiridos dados/informações no computador. TG: Periféricos de Entreda/Saída TR: Monitor TR: Teclado North Bridge TG: Chipset USE: Ponte Norte

Porta Paralela

Esta porta é geralmente usada para conectar uma impressora. Atualmente, as portas paralelas já não são mais a interface padrão das impressoras e dos computadores. Elas foram substituídas pela conexão USB, que permite transferência de dados mais rápida.

TG: Portas de Entrada/Saida TR: Periféricos de Entrada/Saída

(15)

Barramento mais comum de conectar componentes adicionais ao computador utiliza uma série de slots na placa-mãe nos quais se conectam.

TG: Barramento TE: Placa de Rede TE: Placa de Som TR: Placa Mãe TR: Slot

UP: Peripheral Component Interconnect

PCI-Express

É um tipo de slot criada para placas de expansão utilizadas em computadores pessoais para transmissão de dados. Permite o uso de uma ou mais conexões seriais, isto é caminhos para transferência de dados.

TG: Barramento TR: Slots

Pen-Drives

Dispositivos portátil de armazenamento de memória, este possui o tipo de memória flash.

TG: Memória Flash TR: USB

Periféricos de Entrada/Saída

São aparelhos ou placas de expansão que enviam ou recebem informações do computador. Na informática, o termo "periférico" aplica-se a qualquer equipamento ou acessório que seja ligado à CPU (unidade central de processamento), ou, num sentido mais amplo, ao computador.

TG: Desktop TE: Monitor TE: Mouse

(16)

TE: Teclado TR: CPU TR: Slots TR: USB TR: Web Can

Peripheral Component Interconnect

TG: Barramento USE: PCI

Placa de Rede

Esta placa é usada pela maioria dos computadores, em especial aqueles plugados em

uma rede ethernet no escritório. A placa permite acessar a internet, via rede, e outros computadores que fazem parte da mesma rede.

TG: PCI

Placa de Som

Usada pelo computador para gravar e reproduzir áudio, convertendo som analógico em informações digitais e digitais em analógicos.

TG: PCI

Placa de Vídeo

É um dispositivo responsável por garantir o aparecimento das imagens em seu monitor de vídeo.

TG: PCI

Placa-Mãe

Placa de circuito principal à qual todos os outros componentes internos se conectam.

(17)

TG: Gabinete TE: Barramento TE: Bateria TE: Chipset TE: CPU TE: Jumper TE: Memória

TE: Portas de Entrada/Saída TE: Slots

Ponte Norte

Um dos chips principais do Chipsets Faz a comunicação do processador com as memórias, é conectado diretamente ao processador. É o chipset principal da placa-mãe, cujas funções são: acesso e controle às memórias e aos barramentos AGP e PCI e a comunicação com a ponte sul.

TG: Chipset TR: Barramento TR: Memória UPE: North Bridge

Ponte Sul

Um dos chips principais do Chipsets, controla as interfaces IDE e USB, é onde se localiza a conexão com o BIOS e os chips responsáveis pelas interfaces do mouse e teclado.

TG: Chipset TR: Barramento

TR: Porta de Entrada/Saída UPE: South Bridge

(18)

As portas são, por definição, locais onde se entra e sai. Em termos de tecnologia informática não é exceção. As portas são tomadas existentes na face posterior da caixa do computador, às quais se ligam dispositivos de entrada e de saída, e que são diretamente ligados à Placa Mãe .

TG: Placa Mãe TR: Monitor TR: Mouse TR: Teclado TR: Web Can Processador TG: Placa Mãe USE: CPU

Random Access Memory

TG: Memória Interna USE: Memória RAM

SCSI

É um método de adicionar dispositivos extras ao computador, como discos rígidos ou scanners.

TG: Periféricos de Entrada/Saída

UPE: Small Computer System Interface

Serial

Esta porta é geralmente usada para conectar um modem externo. Também está em desuso. Nos sistemas atuais, a porta serial também foi substituída pela USB.

TG: Porta de Entrada/Saída TR: USB

(19)

Slots

Slot é um encaixe de plástico com contatos em ouro presente na placa-mãe com a finalidade de encaixar novas placas. Eles são responsáveis por fazer a ligação entre os periféricos e o barramento.

TG: Placa Mãe

TE: Slots de Conexão TE: Slots de Expansão TE: Slots de Memória TR: Barramento

TR: Periféricos de Entrada/Saída

Slots de Conexão

São encaixes utilizados para conectar HDs/drivers de CD/DVD. TG: Slots

TR: Periféricos de Entrada/Saída

Slots de Expansão

São inseridos na placa-mãe possibilitando a inserção de recursos adicionais. Neles é possíveis conectar: placa de rede, modem, placa de som, etc.

TG: Slots

Slots de Memória

São encaixes utilizados para conectar a memórias à placa Mãe. TG: Slots

Small Computer System Interface TG: Periféricos de Entrada/Saída

(20)

USE: SCSI

Solid state drive

TG: Memória Externa USE: SSD

South Bridge

TG: Chipset USE: Ponte Sul

Soquete do Processador

O local onde deve ser encaixado o processador (CPU), assim cada processador tem um número diferente de pinos e devem ser adaptados para seus soquetes específicos de acordo com o fabricante, ou seja, a placa-mãe deve ser construída para suportar um processador específico.

TG: CPU

SSD

Dispositivo para armazenamento não volátil de dados digitais. TG: Memória Externa

UPE: Solid state drive

Teclado

É um dispositivo primário com teclas para inserir informações no computador. TG: Periféricos de Entrada/Saída

TR: Monitor

(21)

TG: Porta de Entrada/ Saída USE: USB

USB

Tipo de conexão através do qual os periféricos podem ser conectados ao computador sem a necessidade de ser desligado.

TG: Porta de Entrada/ Saída TR: Serial

UPE: Universal Serial Bus

Very High Bit-Rate DSL

TG: Modem DSL USE: Modem VDSL

Water-Cooler

Coller que reduz a temperatura do processador descarregando pequenas porções de um liquido refrigerante sobre o chip (processador).

TG: Coller TR: CPU

Webcans

Captam imagem e vídeos e transferência quase que instantâneo para o computador. TG: Periféricos de Entrada/Saída

(22)
(23)

APÊNDICE A

Accelerated Graphics Port - Porta de gráficos acelerados Air-Cooler – Refrigerador de ar

Chipset – Conjunto de Chips Compact Disc – Disco Compacto Cooler - Refrigerador

Cooler heat pipe – Tubo de refrigeração de calor Digital Subscriber Line – Linha de Assinante Digital

Electrically Erasable Programmable Read Only Memory – Memória de Leitura

Apenas, Programável Eletricamente Apagável.

Hard Disk – Disco Rígido Jumper – Ligação em Ponte North Bridge – Ponte Norte

Random Acccess Memory – Memória de Acesso Aleatório Slots – Fendas

Small Computer System Interface – Pequena Interface de Sistema Computacional Solid State Drive – Disco de Estado Sólido

South Bridge – Ponte Sul

Cooler Heat Pipe – Tubo de Refrigeração de Calor Universal Serial Bus – Barramento Serial Universal Very High Bit Rate DSL – DSL de Alta taxa de Bit Water Cooler – Refrigerador de Água

(24)

REFERÊNCIAS

OK concursos. Disponível em:

http://www.okconcursos.com.br/apostilas/apostila- gratis/130-informatica-para-concursos/1687-hardware-e-software-conceitos-basicos#.VkTeYHarSM8. Acesso em: 12 nov. 2015.

COOLER. Disponível em: http://www.overbr.com.br/forum/showthread.php?t=203.

Acesso em: 12 nov. 2015.

TECMUNDO: Como Funciona um water-cooler e como instala-lo. Disponível em:

http://www.tecmundo.com.br/cooler/53042-como-funciona-um-watercooler-e-como-instala-lo-video-.htm. Acesso em: 12 nov. 2015.

MEMÓRIA flash. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Mem%C3%B3ria_flash.

. Acesso em: 12 nov. 2015.

Como funcionam os PCs. Disponível em: http://tecnologia.hsw.uol.com.br/pc.htm

Acesso em 12 de nov. de 2015.

Tudo que você precisa saber sobre fontes de alimentação. Disponível em:

http://www.clubedohardware.com.br/artigos/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-fontes-de-alimentacao/976 Acesso em 12 de nov. de 2015.

Fontes de alimentação. Disponível em:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Fonte_de_alimenta%C3%A7%C3%A3o Acesso em 12 de nov. de 2015.

Fonte Chaveada. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Fonte_chaveada

Acesso em 12 de nov. de 2015.

Conceito de computador: O que é, Definição e Significado. Disponível em:

< http://conceito.de/computador#ixzz3rxZFpPUF>. Acesso em: 19 nov. 2015.

FIREWIRE. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/FireWire. Acesso em: 19 nov. 2015.

PERIFÉRICOS. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Perif%C3%A9rico>.

Acesso em: 23 de nov. 2015.

PORTAS DE ENTRADA/SAÌDA. Disponívem em:

<http://www.prof2000.pt/USERS/AFARIA2004/portas.htm>. Acesso em: 23 nov. 2015.

MATERIAIS IMD. Disponível em

http://materiais.imd.ufrn.br/metropole/mdbasico/arquitetura_de_computadores/arquit etura_de_computadores.php. Acesso em 12 nov. 2015.

COMPUTADOR. Disponível em: <

(25)

Referências

Documentos relacionados

• O participante é responsável pela decisão de participar das diferentes modalidades de dança e treinos fitness como Zumba, Ritmos, ShBam, Strong by Zumba e qualquer outra

O objetivo desse trabalho foi realizar uma análise exploratória utilizando a técnica de infravermelho próximo e PCA (Principal Component Analysis), no intuito de

Se dispuser, por escrito (Anexo I), a cumprir as obrigações constantes do Concurso de Miss Blumenau 2015, estando presente em eventos quando solicitada

Exercício Completo de Mobilização: Esse tipo de exercício abrange os mesmos aspectos do exercício funcional, somando-se a mobilização de membros da Equipe Tática de Resposta (TRT)

NR AÇÃO AÇÃO VALOR PREVISTO ATUALIZADO EMPENHADO NA AÇÃO % EMP.. Micros

A complexidade que envolve a formação e gestão dos recursos humanos em saúde dá a essa pesquisa a condição de ser um instrumento para conhecer sobre a formação dos

* No caso de falha de energia e na consequente paragem dos ventila- dores em pleno funcionamento, fechar a entrada de ar de combustão, o registo de chaminé e não abastecer

Quando a luz acende, o console está sob a condição de monitoramento, com os medidores de nível principal mostrando o nível do sinal do canal do monitor e o sinal do canal é