• Nenhum resultado encontrado

FORPLAD Natal/RN UFRN 2018

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FORPLAD Natal/RN UFRN 2018"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

FOR

PLAD

Natal/RN

UFRN

(2)

Memória da Reunião Natal/RN

1ª Reunião Ordinária do FORPLAD em 2018

14, 15 e 16 de março de 2018 Natal – RN

Organizador: Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Local do Evento: Praiamar Natal Hotel &Convention.

PROGRAMAÇÃO Dia 14 de março

09h30 – 11h30

Reunião de Refinamento. Coordenação Nacional.

O 1º Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e de Administração das Instituições Federais de Ensino Superior (FORPLAD), do ano de 2018, teve início no dia 14 de março, às 15 horas, na cidade de Natal, com a presença da Reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, e equipe de pró-reitores e assessores.

No mesmo dia, antecedendo ao inicio do fórum, foi realizada reunião dos membros da Comissão Nacional com representantes das regionais e da UFRN para o refinamento das atividades do evento.

O FORPLAD Nacional reuniu-se com a presença dos profs. Thiago José Galvão das Neves – Coordenador Nacional,e membros Kleomara Gomes Cerquinho - UFAM, Poty Rodrigues de Lucena – UFOB, Roberto de Souza Rodrigues – UFRRJ, Inessa Laura Salomão – CEFET/RJ, Anailson Márcio Gomes – UFRN, João Emanuel Evangelista – UFRN, Pedro Fiori Arantes – UNIFESP, Dulce Maria Tristão – UFMS, Vilson Ongarato – UTFPR, Tânia Mara Francisco – UNIFESP, Vander Soares Matos – UFGD, Leandro Mateus Silva de Souza – UFCSPA, Niedja Paula Albuquerque – UFPE, Dirceu Medeiros de Morais – UFRR, Wilma Gomes Silva Monteiro – UNIFAP, Franklin Matos Silva Junior - UFSB. O Coordenador Nacional cedeu a palavra ao prof. Anailson Marcio Gomes para apresentar a programação do evento. A programação local foi apresentada e explicada pelo prof. João Emanuel Evangelista - UFRN. O Coordenador Nacional continuou explicando a programação nacional. A profª. Inessa Laura Salomão informou que substituiria a palestrante do CEFET-RJ. O Coordenador Nacional sugeriu, para a Programação atual, que seja feita uma reunião prévia com o FORPLAD Nacional

(3)

e com o MEC para uma pauta específica de interesse do fórum. A programação foi aprovada. Para a 2ª Reunião do FORPLAD em 2018, a profª. Dulce Maria Tristão – UFMS sugeriu alterar as datas da reunião por conta dos voos para a cidade de Campo Grande, contudo, manteve-se a data. 2) Reunião preparatória para o segundo Fórum: ficou definida a data de 4/5/2018, em Brasília, para preparar a programação do próximo fórum.

14h00 – 14h30 Credenciamento. 15h00 – 15h40

Apresentação Institucional. Palestrante: Reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, prof.ª Ângela Maria Paiva Cruz.

As atividades do fórum foram iniciadas com os cumprimentos e boas vindas apresentados pelo Coordenador Nacional do FORPLAD, Thiago José Galvão das Neves, Pró-Reitor de Planejamento da UFRN, João Emanuel Evangelista de Oliveira, Pró-Reitor de Administração da UFRN, Anailson Márcio Gomes, e pela Reitora da UFRN, profª. Ângela Maria Paiva Cruz.

A Reitora da UFRN fez a apresentação da Universidade e explicou sua atuação institucional. Posteriormente, a Reitora apresentou o painel sobre a Estratégia ODS - Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, no qual a ANDIFES está inserida e que representa uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, ocorrida em setembro de 2015, e que foi composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030.

(4)

15h40 – 18h00

Relato da Comissão de Modelos e da Coordenação Nacional. 18h00 Coquetel de Confraternização.

O Professor Poty Rodrigues de Lucena – UFOB, presidente da Comissão de Modelos, apresentou relato sobre os trabalhos da Comissão e da reunião ocorrida em março de 2018. A apresentação está disponível no site do FORPLAD.

Na mesma tarde, o Coordenador Nacional do FORPLAD fez um relato da reunião da Comissão Nacional ocorrida em fevereiro, apresentou o planejamento do Fórum para 2018 e informou que o planejamento e ações do FORPLAD serão monitoradas pelo ForPDI. Também apresentou proposta de elaboração de vídeos explicando o orçamento das Universidades Federais.

Dia 15 de março 08h30 – 10h00

Painel 1: Boas Práticas da UFRN.

Os professores Severino Cesário de Lima, André Morais Gurgel e Jorge Dantas de Melo apresentaram relato sobre as boas práticas da UFRN, os quais abordaram os temas:

 Distribuição de recursos;

 Relação da UFRN com a fundação;

 Sistemas desenvolvidos.

10h30 – 12h00

Painel 2: Gestão de Riscos - Projeto de Desenvolvimento do Sistema ForRisco. Palestrantes: Eduardo Gomes Salgado, Lucas Cezar Mendonça, Guilherme Henrique Alves Borges e Fábio Henrique dos Anjos (UNIFAL – MG). Experiência do CEFET – RJ. Palestrante: Priscila Daniel de Paiva Gama e Silva (CEFET – RJ).

No final da manhã, os palestrantes Eduardo Gomes Salgado, Lucas Cezar Mendonça, Guilherme Henrique Alves Borges e Fábio Henrique dos Anjos (UNIFAL – MG) apresentaram o Painel 02: Gestão de Riscos - Projeto de Desenvolvimento do

Sistema ForRisco. A apresentação do Painel 02 foi finalizada pela profª Inessa Laura

Salomão, a qual fez exposição sobre a gestão de riscos no CEFET-RJ.

A exposição sobre a gestão de riscos no CEFET-RJ foi realizada pela profª Inessa Laura Salomão, pois a palestrante prevista na programação do FORPLAD para fazer a

(5)

apresentação desse tema, Priscila Daniel de Paiva Gama e Silva, ficou impedida de comparecer ao fórum.

Ademais, foram solicitados ajustes no sistema ForPDI para melhor atender as demandas e liberação para testes das IFES.

14h00 – 15h00

Painel 3: Sistema de Custos do Governo Federal: sua Utilização nas IFES. Palestrante: Ramon Sousa Santos. (Auditor Federal de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional – STN).

15h00 – 16h00

Painel 4: SICGESP – Sistema de Custos e Governança Aplicado ao Setor Público. Palestrante: José Marilson Martins Dantas (UnB).

No período da tarde foram apresentados dois painéis sobre custos:

 Sistema de Custos do Governo Federal: sua Utilização nas IFES. Palestrante: Ramon Sousa Santos. (Auditor Federal de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional – STN).

 SICGESP – Sistema de Custos e Governança Aplicado ao Setor Público. Palestrante: José Marilson Martins Dantas (UnB).

No painel Sistema de Custos e Governança Aplicado ao Setor Público, foi solicitado, por Amilton/UFES, a possibilidade da UNB socializar o sistema com as demais IFES.

16h30 – 18h30

Reunião dos Grupos Temáticos. Responsáveis: Inessa Laura Salomão (Coordenadora da Comissão de Administração) e Raquel Trindade Borges (Coordenadora da Comissão de Planejamento e Avaliação).

Após o coffe break, ocorreram as reuniões dos Grupos Temáticos. Responsáveis: Inessa Laura Salomão (Coordenadora da Comissão de Administração) e Raquel Trindade Borges (Coordenadora da Comissão de Planejamento e Avaliação). Os relatos dos respectivos grupos estão disponíveis na página do FORPLAD.

(6)

Dia 16 de março 09h00 – 11h00

Painel 5: Ministério da Educação – MEC: SESu e SPO. Orçamento e Finanças: Prazos e Procedimentos. Orçamento IFES 2018. Palestrantes: Adalton Rocha de Matos (SPO), Arthur Roberto Pereira Pinto (SPO) e Weber Gomes de Sousa (SESu).

Os representantes do Ministério da Educação – MEC: SESu e SPO apresentaram o tema Orçamento e Finanças: Prazos e Procedimentos, Orçamento IFES 2018, com os Palestrantes:Adalton Rochas Mendes (SPO), Arthur Roberto Pereira Pinto (SPO) e Weber Gomes de Sousa (SESu).

Em seguida foi apresentado o tema sobre Pesquisa para o Censo dos Serviços Públicos de Atendimento por Thalles Siqueira (ENAP).

Após ampla participação, foi dado inicio ao processo de encerramento pela Coordenação Nacional do FORPLAD. No encaminhamento foi destacada a Nota Técnica 04/2018, emitida pela Secretaria Executiva do Ministério da Educação que trata sobre o custo dos alunos das Universidades Federais. Os representantes da região Sudeste fizeram leitura de um manifesto em favor da nomeação do reitor da UFABC. Ao final, ocorreram os agradecimentos à equipe organizadora da UFRN e a entrega de lembranças às pessoas da equipe organizadora do evento da UFRN.

Referências

Documentos relacionados

Análise da expressão do gene Dkc1 nas HSCs, CMPs, GMPs e MEPs: Células mononucleares de animais Dkc1 m e controles selvagens serão incubadas com dois painéis de

Para realizar a intercomparação entre os três métodos, foram utilizados os dados de vento obtidos por radios- sondagem durante a campanha Murici II, realizada pelo Instituto

Frederico disse que esteve na 20ª reunião dos advogados do Brasil em Natal-RN representando tanto esta Comissão quanto a Comissão Nacional das Pessoas com Deficiência e que

A pesquisa realizada pelo GRUMUS permitiu que pudéssemos avaliar a real situação do ensino de música na rede municipal do Natal/RN, chegando à seguinte conclusão: a

subaracnóide, para drenar o líquor.A subaracnóide, para drenar o líquor.A subaracnóide, para drenar o líquor.A subaracnóide, para drenar o líquor.A derivação lombar externa

Partindo disso, foi realizado um grupo de gestantes na ESF do bairro São Sebastião, sendo a amostra desta pesquisa, a qual teve por objetivo identificar sintomas de

outros elementos a que respeitem quaisquer patentes, licenças, marcas, desenhos registados e outros direitos de propriedade industrial, comercial e intelectual. Se a

No presente estudo, o melhor crescimento de alevinos de jundiá foi obtido quando a dieta continha a relação CHO: L 2:1, com uma concentração de 7,1% de lipídio e 15,58% de