• Nenhum resultado encontrado

Cartilha de mudanças Rede Credenciada

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Cartilha de mudanças Rede Credenciada"

Copied!
32
0
0

Texto

(1)

de Saúde

Cartilha de mudanças

Rede Credenciada

Tratamento Seriado: Psicoterapia, Fonoaudiologia Terapia Ocupacional e Fisioterapia

(2)
(3)

ORIENTAÇÕES PARA REDE MÉDICA

Sumário

1. Orientações para tratamento seriado

• Canais de Atendimento e Autorização ... 9

• Alteração de senha ... 10

• Reanálise de Senhas de Autorização ... 10

• Tipos de Guias de Autorização ... 11

Serviço Auxiliar de Diagnóstico e Terapia (SADT) ... 11

Serviço Especial em Internação (SADT)... 11

Solicitação de Internação ... 11

Prorrogação de Internação ... 11

Anexo de Radioterapia ... 12

Anexo de Quimioterapia ... 12

(4)

ASSISTÊNCIA MULTIDISCIPLINAR DE SAÚDE

CARTILHA DO CREDENCIADO | Versão 6 - agosto/2016

4

• Autorização Ambulatorial ... 12

Autorização para Fisioterapia Ambulatorial ... 12

Autorização para Psicoterapia ... 13

Autorização para Fonoaudiologia ... 13

Autorização para Terapia Ocupacional ... 13

2. Orientações sobre pagamentos ... 19

• Envio de guias TISS em meio físico ... 19

Calendário de Apresentação de Faturas e Pagamentos ... 20

• Guias de consulta médica de credenciado PF ... 20

• Prazo para apresentação das guias TISS ... 21

• Obrigatoriedade e Vantagens da Transmissão Eletrônica ... 21

• Preenchimento de guias TISS ... 22

• Envio de nota fiscal ... 24

• Extrato de pagamento ... 25

• Recurso de glosa ... 25

(5)

A Rede Credenciada da Assistência Multidisciplinar de Saúde – AMS PETROBRAS disporá de um sistema moderno, ágil e seguro para transações

ad-ministrativas: o novo PORTAL AMS TISS - www.portalamstiss.petrobras.com.br.

Nesta cartilha, apresentamos as principais orientações a serem seguidas para que você possa utilizá-lo corretamente, agilizando o seu atendimento. Sua versão mais atualizada sempre estará disponível para impressão e download no novo Portal. Se dúvidas persistirem, não hesite em utilizar o nosso Call Center: 0800 287 22 67,

que passa a funcionar em tempo integral: 24 horas por dia, incluindo sábados,

domingos e feriados.

(6)

ASSISTÊNCIA MULTIDISCIPLINAR DE SAÚDE

CARTILHA DO CREDENCIADO | Versão 6 - agosto/2016

(7)

1. ORIENTAÇÕES

PARA TRATAMENTO

SERIADO

Fo to: Is tock / B anc o d e Ima gens P etrobra s

(8)
(9)

Canais de Atendimento e Autorização

A solicitação de autorização para procedimentos médicos deverá ser realizada, via web, através do novo PORTAL AMS TISS — www.portalamstiss.petrobras.com.br, possibilitando maior segurança

e agilidade no processo.

Outra opção é solicitar por intermédio do Call Center 0800 287 22 67,

que passa a funcionar em tempo integral: 24 horas por dia, inclusive

aos sábados, domingos e feriados. O atendimento eletrônico do Call Center também será remodelado, ficando mais fácil e resolutivo. Além disso, será possível solicitar autorização de procedimentos sem a necessidade de interação com o atendente, apenas seguindo o passo a passo do atendimento eletrônico.

A elegibilidade do beneficiário AMS deverá ser consultada no ato do atendimento, por meio dos canais de atendimento acima citados.

A autorização para os procedimentos deverá ser solicitada através dos canais supracitados e será de responsabilidade exclusiva do prestador credenciado. Não será permitida solicitação de autorização pelo próprio beneficiário. Os procedimentos que requerem análise pela regulação médica serão autorizados no prazo de até 5 dias úteis, desde que seja enviada toda a documentação necessária (laudos que comprovem a patologia, relatórios, etc.) para subsidiar a análise. Ao solicitar a autorização será informado se o procedimento requer a análise técnica pela AMS. Esta informação também poderá ser obtida previamente através do Call Center. Visando uma maior agilidade no processo de autorização, ao concluir uma solicitação de autorização para procedimentos no Portal AMS TISS e surgir a mensagem “Solicitação enviada para parecer médico. Por favor, aguarde retorno da Central de Regulação Médica”, orientamos anexar a solicitação

médica referente ao protocolo. Caso já tenha anexado antes de concluir a solicitação, deverá apenas aguardar o retorno da autorização.

(10)

ASSISTÊNCIA MULTIDISCIPLINAR DE SAÚDE

CARTILHA DO CREDENCIADO | Versão 6 - agosto/2016

10

É importante enfatizar que o envio de cobranças de procedimentos que exigem autorização prévia, sem a respectiva senha válida na data de realização do procedimento implicará em glosa administrativa automática. Nestes casos, o pagamento só será possível se for apresentado recurso de glosa com as devidas justificativas, que será analisado e poderá ou não ser acatado pela Petrobras.

Os atendimentos de Urgência ou Emergência não devem ser condicionados à autorização prévia, bastando confirmar a elegibilidade do beneficiário no novo Portal AMS TISS ou Call Center antes do atendimento. A solicitação de autorização deverá ser encaminhada à AMS nas 48 horas subsequentes ao atendimento, através de um dos canais citados acima - Portal ou Call Center – juntamente com todos os documentos e/ou relatórios exigidos para a análise.

Alteração de senha

Para realização de mudança do código do procedimento ou seu quantitativo com autorização já liberada, deverá ser solicitado cancelamento de senha junto ao Call Center, e realizada uma nova solicitação no Portal AMS TISS, contendo o relatório médico justificando a alteração e fazendo referência no campo de observação à senha já emitida.

Reanálise de Senhas de Autorização

As solicitações de reanálise de senhas de autorização deverão ser realizadas exclusivamente através do Call Center, seguindo o passo a passo da URA até a opção de falar com o atendente. Deverá ser solicitado o cancelamento da senha anterior e emissão de uma

(11)

nova senha, mediante a geração um novo protocolo, registrando a senha cancelada e o motivo da reanálise no Campo “Observações”.

Tipos de Guias de Autorização

Em atendimento às Regras da ANS deverão ser utilizadas para as autorizações as seguintes Guias:

- Serviço Auxiliar de Diagnóstico e Terapia (SADT)

Guia utilizada no atendimento a diversos tipos de eventos: remoção, pequena cirurgia, terapias seriadas, consulta com procedimentos, exames, atendimento domiciliar, quimioterapia, radioterapia ou terapia renal substitutiva.

- Serviço Especial em Internação (SADT)

Guia utilizada para solicitar senha de autorização quando necessária a realização de exames ou procedimentos por outros prestadores (serviços de terceiros realizados dentro ou fora da instituição onde o beneficiário encontra-se internado).

- Solicitação de Internação

A Guia de Solicitação de Internação é o formulário padrão a ser utilizado para a solicitação, autorização ou negativa, de internação, em regime hospitalar, hospital-dia ou domiciliar.

- Prorrogação de Internação

Guia utilizada para solicitar senha de autorização para prorrogação de diárias e complementação do tratamento (inclusões de procedimentos em paciente internado).

(12)

ASSISTÊNCIA MULTIDISCIPLINAR DE SAÚDE

CARTILHA DO CREDENCIADO | Versão 6 - agosto/2016

12

- Anexo de Radioterapia

O Anexo de Radioterapia deve ser utilizado nas solicitações de autoriza-ção para tratamentos radioterápicos.

- Anexo de Quimioterapia

O Anexo de Quimioterapia deve ser utilizado nas solicitações de autori-zação para tratamentos quimioterápicos.

- Anexo de OPME

O anexo de OPME deverá ser utilizado sempre que existir necessi-dade de utilização de Órteses, Próteses e Materiais Especiais nos eventos cirúrgicos.

Atendimento Ambulatorial

Autorização para Fisioterapia Ambulatorial

A solicitação de autorização para fisioterapia ambulatorial deverá ser realizada com codificação TUSS, via web através do novo POR-TAL AMS TISS ou Call Center.

Será necessário anexar solicitação médica contendo a justificativa clínica para o tratamento fisioterápico nas solicitações iniciais e se-guintes situações:

1. Se no decorrer de um tratamento fisioterápico houver necessi- dade de mudança de código do procedimento.

2. Quando a solicitação de fisioterapia ultrapassar o total de 40 sessões autorizadas.

(13)

Autorização para Psicoterapia

A solicitação de autorização de psicoterapia deverá ser realizada via web, através do novo PORTAL AMS TISS ou pelo Call Center, que passa

a funcionar em tempo integral: 24 horas por dia, inclusive aos sábados, domingos e feriados, sendo mantido prazo de cinco dias úteis para au-torização.

Ao requerer uma quantidade de sessões semanais, será autorizada, após análise técnica, apenas a quantidade solicitada (1 sessão semanal corresponde a 52 ocorrências/ano, 2 sessões-104 ocorrências/ano e 3 sessões 156 ocorrências/ano). Caso, ao longo do tratamento verifique--se a necessidade de mais sessões semanais, o prestador deverá enca-minhar nova solicitação devidamente justificada. Vale ressaltar que os limites de ocorrências semanais são: Na modalidade individual três (3), na grupal duas (2) e na familiar uma (1).

Autorização para Fonoaudiologia

As autorizações serão emitidas com a codificação TUSS. Ratificamos a necessidade do envio da solicitação do médico ou odontólogo e relatório da fonoaudiologia com o planejamento terapêutico, contendo tempo previsto para o tratamento e número de sessões por semana.

Autorização para Terapia Ocupacional

As autorizações serão emitidas com a codificação TUSS. Ratificamos a necessidade do envio da solicitação do médico e relatório do tera-peuta ocupacional com o planejamento terapêutico, contendo tem-po previsto para o tratamento e número de sessões tem-por semana.

(14)

ASSISTÊNCIA MULTIDISCIPLINAR DE SAÚDE

CARTILHA DO CREDENCIADO | Versão 6 - agosto/2016

14

Anotações

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

(15)

Anotações

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

(16)

ASSISTÊNCIA MULTIDISCIPLINAR DE SAÚDE

CARTILHA DO CREDENCIADO | Versão 6 - agosto/2016

16

Anotações

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

(17)

Fo to: Is tock / B anc o d e Ima

2. ORIENTAÇÕES

SOBRE PAGAMENTOS

(18)
(19)

2. ORIENTAÇÕES SOBRE PAGAMENTOS

Com o objetivo de possibilitar maior segurança e agilidade no pro-cesso de pagamento, o recebimento das Guias TISS pela AMS de-verá ocorrer através do novo PORTAL AMS TISS www.portalamstiss. petrobras.com.br, conforme determina a Resolução Normativa 305 da ANS. Importante destacar que o envio eletrônico das Guias TISS não dispensa a remessa da documentação em meio físico.

Envio de Guias TISS em meio físico

Todas as guias físicas TISS, após a transmissão eletrônica, deverão ser enviadas para CEP Especial 06455-915 - Alameda Xingu, 512 - Alphaville Industrial – Barueri/ SP, acompanhadas do protocolo de transmissão eletrônica de lote gerado no portal, ou por capa de lote, exceto no caso de guias de consulta médica de credenciado Pessoa Física.

Portanto, o último mês para entrega das guias físicas no endereço habitual será o que antecede o início da operação no Novo Portal AMS TISS. Oportunamente, cronograma detalhado será divulgado. As guias físicas TISS devem ser acompanhadas das capas de lote, ou por cópia impressa do protocolo de transmissão eletrônica gerado no Portal. Toda a documentação física poderá ser encaminhada ao longo de todo o mês, devendo ser recepcionado no CEP Especial 06455-915, até o último dia útil, o qual será balizador para definição do cro-nograma de pagamento, conforme calendário de processamento. Ultrapassado este prazo, o pagamento será realizado conforme calendário do mês seguinte.

(20)

ASSISTÊNCIA MULTIDISCIPLINAR DE SAÚDE

CARTILHA DO CREDENCIADO | Versão 6 - agosto/2016

20

Pedimos observar que sejam anexados todos os documentos necessários para a análise da cobrança. Obrigatório o envio da solicitação médica.

Importante ratificar que a data de recebimento das guias físicas TISS no CEP Especial 06455-915 é o que determina o cronograma de paga-mento, e não a data de postagem.

Guias de Consulta Médica de

Credenciado Pessoa Física

Os médicos credenciados como Pessoa Física, não deverão encaminhar em meio físico Guias de Consulta que tenham sido por meio eletrônico protocoladas no Portal AMS TISS,

Embora seja dispensada a apresentação das guias físicas de consulta, os credenciados deverão mantê-las devidamente assinadas pelos

bene-Calendário de Apresentação de Faturas e Pagamentos:

Processamento das Guias Divulgação do Demonstrativo de Pagamento e do Extrato (PORTAL AMS TISS) Emissão e apresen-tação das Notas Fiscais ou RPCI (Caixa Postal 65008 CEP 01318-970 – Bela Vista – São Paulo - SP) Crédito em Conta Corrente Mês seguinte ao do recebimento da documenta-ção física

Até o 2º dia útil do mês seguinte ao do processamen-to das guias Imediatamente após a divulgação do demonstrativo de pagamento

Até o 5º dia útil do mês seguinte ao do processamento das guias

(21)

ficiários, arquivadas fisicamente pelo período mínimo de 5 (cinco) anos. Caso necessário, para qualquer tipo de esclarecimento ou em caso de auditoria, a Petrobras poderá solicitar do prestador a apresentação das guias arquivadas.

Importante destacar que a data do protocolo é o que determina o crono-grama de pagamento.

Prazo para apresentação das Guias TISS

Paralelamente à entrega da guia TISS em meio físico no CEP Especial 06455-915, faz-se necessária a transmissão eletrônica. Visando preve-nir glosa, caso o prazo do recebimento seja superior a 90 (noventa) dias, contados da realização do atendimento, será imprescindível encami-nhamento de justificativa, a qual será submetida à análise da Petrobras.

Observação: Não se aplica para guias de consulta de credenciados pes-soas físicas, quando eletronicamente transmitidas.

Obrigatoriedade e Vantagens da

Transmissão Eletrônica

Obrigatoriedade

RN 305 DA ANS, Cap. II, “Art. 7º A troca dos dados do Padrão TISS deverá ser eletrônica e obrigatoriamente na versão vigente”.

A Petrobras não tornará a transmissão eletrônica obrigatória nesse momento.

(22)

ASSISTÊNCIA MULTIDISCIPLINAR DE SAÚDE

CARTILHA DO CREDENCIADO | Versão 6 - agosto/2016

22 Fo to: Is tock / B anc o d e Ima gens P etrobra s Vantagens

Críticas eletrônicas defi nidas pela ANS: número da carteira, versão arqui-vo XML (3.02.00 e 3.02.01), campos obrigatórios, número da guia;

• Eliminação das devoluções de contas pelos motivos acima; • Otimização do fl uxo de caixa;

• Eliminação da confecção da capa de lote.

Preenchimento de Guias TISS

O preenchimento das Guias TISS deverá seguir rigorosamente as orien-tações da ANS (Agência Nacional de Saúde). Consulte as instruções para preenchimento das Guias disponíveis no PORTAL AMS TISS.

Com o objetivo de evitar glosas por falta de cobertura ao benefi ciário, orientamos consultar sua elegibilidade no ato do atendimento.

Cada Guia TISS deverá ser preenchida com uma única senha, não sendo permitido informar múltiplas senhas em uma mesma Guia, bem como, a numeração não poderá se repetir a qualquer tempo.

(23)

É importante enfatizar que o envio de cobranças de procedimentos que exigem autorização prévia, sem a respectiva senha válida na data da re-alização do procedimento, implicará em glosa administrativa automática. Nestes casos, o pagamento só será possível se for apresentado recurso de glosa com as devidas justificativas, que será analisado e poderá ou não ser acatado pela Petrobras.

A cobrança diretamente pelo profissional de honorários prestados a pa-ciente internado deve ser realizada necessariamente com a utilização de “Guia de Honorários”;

A cobrança de despesas associadas a internação em regime hospitalar, hospital-dia ou domiciliar deve ser realizada exclusivamente com a uti-lização de “Guia de Resumo de Internação”. O mesmo se aplica para a cobrança dos honorários dos procedimentos, exames e pacotes, quando efetuados diretamente pelo hospital;

A cobrança dos serviços profissionais, exames e procedimentos realiza-dos em paciente não internado, ou em pacientes internarealiza-dos se realizado por serviço terceirizado, deve ocorrer exclusivamente com a utilização de “Guia de SP/SADT”;

O número da “Guia de Solicitação de Internação” que originou a cobran-ça de serviços prestados a beneficiário que se encontrava internado, em caráter obrigatório, deve ser informado no campo “3-Número da Guia de Solicitação de Internação” da “Guia de Honorários”, ou no campo “3-Nú-mero da guia principal” da “Guia de SP/ SADT” respectiva.

Na cobrança de serviço terceirizado, ou em separado de honorários de médicos ou outros profissionais (anestesistas, auxiliares, etc.), decorren-tes dos procedimentos discriminados em guia de SP/SADT, em caráter obrigatório, deve ser informado no campo “3-Número da guia principal” da guia da cobrança, o número da “Guia de SP/SADT” principal que ori-ginou os serviços que foram prestados, por exemplo, a beneficiário que se encontrava assistido em Pronto Atendimento, Urgência / Emergência.

(24)

ASSISTÊNCIA MULTIDISCIPLINAR DE SAÚDE

CARTILHA DO CREDENCIADO | Versão 6 - agosto/2016

24

Na cobrança de Honorários deverá ser preenchido, em caráter obri-gatório, no campo “Identifi cação do(s) Profi ssional(is) Executante(s) / Identifi cação da Equipe” o grau de participação de cada profi ssional na realização do procedimento objeto de cobrança, conforme tabela de domínio número 35 do padrão TUSS, entre eles Cirurgião, Auxilia-res e InstrumentadoAuxilia-res Cirúrgicos.

Cabe destacar que o envio eletrônico das Guias TISS poderá ser feito dia-riamente, mas não dispensa a remessa da documentação em meio físico, com exceção das Guias de consulta de prestadores Pessoa Física que te-nham sido apresentadas por transmissão eletrônica.

Envio de Nota Fiscal

A emissão de Nota Fiscal, Recibo de Pagamento a Autônomo (RPA) ou Re-cibo de Pagamento a Contribuinte Individual (RPCI) deverá ser baseado no valor disponibilizado no portal (www.portalamstiss.petrobras.com.br), tendo como prazo máximo de envio para a Petrobras o dia 20 do respec-tivo mês da sua publicação.

Deverão ser enviadas para a Caixa Postal 65008 – CEP 01318-970 - Bela Vista – São Paulo/SP. No caso de notas fi scais eletrônicas, essas deverão ser direcionadas para o email docfi scal.ams.petrobras@crc.com.br.

As cobranças deverão ocorrer considerando códigos TUSS, item a item, salvo em casos específicos onde o item de cobrança não possua referência na TUSS. Quando para honorários, deve ser utilizado o código CBHPM correspondente, para diárias e taxas o código Petrobras/AMS e, para medicamentos e materiais, os res-pectivos códigos Brasindice/Simpro.

(25)

Extrato de Pagamento

Através do PORTAL AMS TISS é possível obter o extrato de pagamento com informações detalhadas por lote, guia, valor cobrado, valor glosado, motivo da glosa, prazo para recurso, com a opção de exportar arquivo para o computador, apresentar recurso de glosa eletronicamente, dentre outros serviços.

O antigo portal (www.amstiss.petrobras.com.br) deverá ser acessado para consultar os extratos de pagamento anteriores à mudança. Oportu-namente, cronograma detalhado será divulgado.

Recurso de Glosa

O PORTAL AMS TISS disponibiliza a funcionalidade de recurso de glosa eletrônico, dando uma nova dinâmica a esse processo e permitindo agi-lidade, segurança e comodidade ao credenciado. Além disso, implicará em redução no tempo de tratamento dos recursos de glosa por parte da Petrobras.

Recursos de Glosas - Novo Portal

Deverão ser protocolados no novo PORTAL AMS TISS os recursos de glo-sas associados a pagamentos nele visualizados.

Recursos de Glosas Integrais Anteriores ao Novo Portal

Recursos visando o pagamento de contas que tenham sido objeto de glo-sas integrais referentes a período anterior ao início da operação do novo PORTAL AMS TISS, encaminhar em meio físico para a Caixa Postal 65014, CEP 01318-970 - Bela Vista - São Paulo/SP, com suas documentações ori-ginais e justificativas.

(26)

ASSISTÊNCIA MULTIDISCIPLINAR DE SAÚDE

CARTILHA DO CREDENCIADO | Versão 6 - agosto/2016

26

Recursos de Glosas Parciais Anteriores ao Novo Portal

Recursos de glosas parciais referentes a período anterior ao início da ope-ração do novo PORTAL AMS TISS deverão ser apresentados exclusiva-mente no endereço local da AMS.

O prazo para apresentação de recurso de glosa é de até 60 (sessenta) dias contados da publicação do extrato no PORTAL AMS TISS.

Exce-ções serão tratadas como objeto de análise e de autorização prévia através do Call Center.

(27)

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

(28)
(29)

Fo to: Is tock / B anc o d e Ima gens P etrobra s

3. ORIENTAÇÕES

SOBRE ATUALIZAÇÃO

CADASTRAL

(30)
(31)

3. Atualização Cadastral

Encontra-se disponível no novo PORTAL AMS TISS a funcionalidade para

atualização cadastral da Rede Credenciada via web, o que permitirá que os beneficiários da AMS tenham acesso às informações corretas, indis-pensáveis para marcação de consultas, exames e outros atendimentos. Para atualizar seu cadastro, basta acessar www.portalamstiss.petrobras. com.br, ou enviar a documentação a ser atualizada para a Caixa Postal 65082– CEP 01318-970 - Bela Vista – São Paulo/SP.

(32)

Referências

Documentos relacionados

volver competências indispensáveis ao exercício profissional da Medicina, nomeadamente, colheita da história clínica e exame físico detalhado, identificação dos

A longo prazo, a privação do sono pode comprometer seriamente a saúde, uma vez que é durante o sono que são produzidos alguns hormônios que desempenham papéis vitais

Na experiência em análise, os professores não tiveram formação para tal mudança e foram experimentando e construindo, a seu modo, uma escola de tempo

Dados os problemas de focalização do Programa Bolsa-Família, considerado pelo Banco Mundial o maior programa de transferência de renda da América Latina, torna-se pertinente

O primeiro passo para introduzir o MTT como procedimento para mudança do comportamento alimentar consiste no profissional psicoeducar o paciente a todo o processo,

Sem esquecer a Fraude Fiscal, analisemos também um pouco do crime de branqueamento, art. Em crónica publicada no Diário do Minho, em 1 de Dezembro de 2010, Cultura, era

De acordo com o Conselho Nacional do Ministério Público (2016), a tomada de decisão apoiada pode ser entendida como: “É um processo judicial criado pela Lei Brasileira