• Nenhum resultado encontrado

VISTOS, relatados e discutidos os autos acima

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "VISTOS, relatados e discutidos os autos acima"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

i. .

.n. .

ESTADO DA PARAÍBA

• PODER JUDICIÁRIO

TRIBUNAL DE JUSTIÇA •

Gab. Des. Genésio Gomes Pereira Filho

ACÓRDÃO

APELAÇÃO CiVEL

N° 078.2004.000349-9 / 002

RELATOR:

Des. Genésio Gomes Pereira Filho

APELANTE:

Antônio José dos Santos

ADVOGADO:

Roseno de Lima Sousa

APELADA:

Telemar Norte Leste S/A

ADVOGADOS:

Caio César Rocha, Bruna Monteiro e Outros

r.-,

CIVIL — SERVIÇO DE TELEFONIA FIXA —

Ação de Cobrança de indébito c/c inexigibilidade c/c danos morais e patrimoniais —

Preliminar de

incompetência absoluta —

Competência dá

Justiça Estadual — Precedentes do Superior Tribunal de Justiça — Rejeição — Cobrança de

assinatura residencial básica —

Serviço de

telefonia colocado à disposição, sem que- haja efetiva utilização por parte do usuário — Ilegalidade — Repetição de indébito — Impossibilidade — Engano justificável — Art. 42, parágrafo único do CDC' — Devolução simples dos valores indevidamente cobrados Provimento parcial.

— Uma vez reconhecido pela Justiça Federal que inexiste nos autos interesse da União, suas autarquias ou empresas públicas, como no caso da ANATEL, que venha a justificar o processamento do feito naquela Justiça especializada, impõe-se ser a competência da Justiça Comum Estadual, notadamente, quando já há pronunciamento do STJ nesse sentido. — O serviço de telefonia fixa, por tratar-se de concessão de serviço público, será remunerado por tarifa ou preço público cobrada diretamente ao usuário. A imposição da cobrança mensal da assinatura residencial básica, pelo simples fato do serviço telefônico estar à disposição do usuário, assemelha-se à cobrança de uma taxa, o que não é permitido.

VISTOS,

relatados e discutidos os autos acima

(2)

-ACORDAM

os integrantes da Terceira

Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba, por unanimidade, rejeitar as preliminares e no mérito dar provimento parcial à apelação cível, nos termos do voto do Relator e da certidão de julgamento de fl. 356.

a

RELATÓRIO

Antonio José dos Santos interpôs apelação

cível nos autos da Ação Ordinária Declaratória de Nulidade c/c Repetição de Indébito c/c Pedido Liminar de Antecipação de Tutela movida em face da Telemar

Norte Leste S/A, perante a Comarca de Barra de Santa Rosa, contra sentença.

que julgou improcedente o pedido exordial.

A apelante ajuizou ação alegando, em sintese, que possui linha telefônica de n° (83) 376-1591 e que sempre pagou a assinatura mensal. AlegOu que não existe previsão legal para a referida assinatura mensal da linha telefônica. Ao final, requereu que fossem devolvidos em dobro todos os valores pagos mensalmente a título de assinatura.

O MM Juiz quo, às fls. 298/302 julgou o feito nos seguintes termos: "Por essas razões, JULGO IMPROCEDENTE apresente ação."

Inconformada com a decisão, a promovente interpôs o presente recurso apelatório de fls. 303/307, corroborando com as alegações da exordial e buscando a reforma da sentença em todos os seus termos.

A apelada contra-arrazoou às fls. 310/337, rebatendo os argumentos expendidos nas razões recursais e pugnando. pelo, desprovimento do recurso.

Instada a se pronunciar, a douta Procuradoria de Justiça, em seu parecer de fls. 343/350 se manifestou "pela rejeição da preliminar

argüida pela apelada e, no mérito, pelo provimento parcial do recurso para que, reformada a sentença, declare-se à ilegalidade e abusividade da cobrança realizada pela apelada, deteminando-se a devolução simples dos valores cobrados."

É o breve relato. i

VOTO

• Trata-se de uma Apelação Cível interposta por ANTONIO JOSÉ DOS SANTOS, ora apelante, contra a decisão que julgou improcedente o pedido na ação de repetição de indébito, ajuizada perante a Comarca de Barra de Santa Rosa.

A _sentença deve ser reformada.

Preliminar de Incompetência de Justiça

Comum .

(3)

,

A apelada argüiu a preliminar de incompetência da Justiça Comum, que passará a ser, desde logo, examinada:

De inicio, a apelada afirma que a Justiça Comum não seria competente para o processamento e julgamento do presente 'feito, devendo a ação ser julgada pela Justiça Federal, em razão da existência do interesse da ANATEL no deslinde da questão.

É cediço que surgiu a discussão de qual séria a justiça ccmpetente para processar e julgar a lide envolvendo a empresa TELEMAR, face a possibilidade de haver interesse da ANATEL no seu desfecho e, sendo assim, a matéria só poderia ser resolvida na Justiça Federal, conforme Súmula n° 150 do STJ, segundo a qual, "Compete à Justiça Federal decidir sobre a existência

de interesse jurídico que justifique a presença no processo, da União, suas

autarquias ou empresas públicas". i

• Ocorre que, já há recentes pronunciamentos da ,

Justiça Federal sobre o assunto, onde se decidiu inexistir interesse da ANATEL e, desta forma, a competência é da Justiça Comum Estadual.

("-- Também registro que, em alguns casos, foi suscitado o conflito negativo de competência cível entre a Justiça Federal e a Justiça Comum, tendo o STJ decidido ser a competência desta última.

Exemplo da hipótese foi o que ocorreu no julgamento do Conflito de Competência n° 47.876-PB, originário deste Tribunal de Justiça, onde o STJ decidiu:

,

"CONFLITO NEGATIVO DE COMPETÊNCIA. SERVIÇOS DE TELEFONIA. ASSINATURA BÁSICA RESIDENCIAL OU COMERCIAL. COBRANÇA. AÇÃO DECLARA TÓRIA DE ILEGALIDADE CUMULADA COM REPETIÇÃO DE INDÉBITO. UNIÃO. AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES - ANATEL. INTERESSE AFASTADO PELA JUSTIÇA FEDERA I,.

SÚMULA N." 150/STJ. COMPETÊNCIA DA JUSTIVri

k., ESTADUAL. 1. Se o Juízo Federal entende inexistir

interesse jurídico da União ou da ANA TEL que justifique o processamento do feito naquela Justiça especializada, não há como se afastar a competência estadual, a teor do que enuncia a Súmula 150/STJ, . segundo a qual "compete à Justiça Federal decidir sobre'

a existência de interesse jurídico que justifique

a

presença, no processo, da União, suas autarquias ou empresas publicas". 2. Conflito de competência

. conhecido para declarar-se competente o Tribunal de

Justiça do Estado da Paraíba, o suscitado."' (Grifei)

Também merece destaque o Conflito de Competência n° 47878/PB:

"CONFLITO DE COMPETÊNCIA NEGATIVO. JUlÉO FEDERAL VERSUS TRIBUNAL DE JUSTIÇA. AÇÃO

. DECLARA TÓRIA DE INEXISTÊNCIA DE DÉBITO

. CUMULADA COM REPETIÇÃO PROMOVIDA CONTRA

-\ I SJT — Conflito de Competência n° 47.876-P13— Rel. Min. Castro Meira —j. 31.05.2005 —DJ 08.06.2005. . _.

dç_s_.

x

(4)

i

.

CONCESSIONÁRIA DE TELEFONIA (TELEMAR

, NORTE LESTE S/A). ASSINATURA BÁSICA

, RESIDENCIAL. DECLARAÇÃO DE INTERESSE DE ENTE FEDERAL AFASTADO PELA JUSTIÇA FEDERAL. COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA ESTADUAL. 1. Examina-se conflito negativo de

competência suscitado pelo Juízo Federal da 3" Vara da . Seção Judiciária do Estado da Paraíba em face do

Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba, nos autos de ação declaratória de inexistência de débito c/c repetição de indébito visando à declaração de ilegalidade da cobrança mensal da "Assinatura Básica Residencial" por concessionária de telefonia (Telemar Norte Leste S/A). NO Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba, o Desembargador Relator, acolhendo preliminar de incompetência absoluta da Justiça Comum para apreciar. feito, declarou nula a decisão liminar proférida em primeira instância e determinou a remessa dos autos à Justiça Federal. O Juizo Federal, por . seu turno,

argumentou que a ANA TEL não possui qualquer interesse em ações que tenham por objeto primordial a

.- suspensão da cobrança da tarifa de assinatura e a

( .

restituição do que foi pago, pois não será essa autarqüia que poderá ressarcir o montante indevidamente cobrado.

Dispensada a remessa dos autos ao Ministério Público Federal. 2. A ação tem como partes, de um lado, consumidor, de outro, a Telemar Norte Leste S/A, empresa privada concessionária de serviço público. Ausência da

ANA TEL em qualquer pólo da demanda. Competência da Justiça Estadual. 3. Conflito conhecido para declarar a

competência do Tribunal de Justiça do Estado da

Paraíba." 2 (Grifei) •

Em decisão monocrática, decidiu o Exmo. Des. João Antônio de Moura, membro à época da 3 3 Câmara Cível desta Egrégia Corte:

"Apelação Cível. Ação Ordinária Declaratória de

. Nulidade c/c Repetição de Indébito, com Pedido. de

,

Antecipação de Tutela. Interesse da ANA TEL. Incompetência da Justiça Estadual. Extinção do processo sem julgamento do mérito. Apelo. Sentença. Nulidade. I

Competência da Justiça Estadual. Precedente do ST.1. Provimento. - Prevê o art. 113, § 2", do CPC, que declarada a incompetência absoluta, somente os atos decisórios serão nulos, remetendo-se os autos ao juiz competente, não havendo, pois, razão para extinção do processo sem julgamento do mérito. - Sendo a ação de

. procedimento comum movida por consumidor contra concessionária de serviço público de telefonia visando à declaração de ilegalidade da cobrança mensal da "Assinatura Básica Residencial" a competência é da Justiça Estadual. Precedente do STJ. "3 (Grifei)

,

Portanto, rejeito essa preliminar. MÉRITO

• ' . .

2 ST) — 1° Seção, Min. José Delgado, CC 478781PB; Conflito de Competência 2005/0019429-3, DJ 23.05.2005, p. 137. ,

' .1 .

3 TJPB — 3' CC, AC 078.2004.00462-0/001, Rel. Des. João Antônio de Moura, DJ 05.07.2005, pág. 2.

(5)

O cerne da discussão em apreço consiste na legalidade ou não da cobrança de assinatura telefônica residencial básica por um serviço colocado à disposição, sem que haja efetiva utilização por parte do usuário.

A concessão de serviço público consiste na delegação da execução do serviço por parte do Poder Público ao particular, nós limites e condições legais ou contratuais, sempre sujeita à regulamentação e fiscalização do concedente.

É cediço que os serviços concedidos deverão ser remunerados mediante o pagamento de tarifa (preço público), e não por taxa. A taxa é tributo que tem como fato gerador o exercício regular do poder de polícia, ou a utilização, efetiva ou potencial, de serviço público específico e divisível, prestados ao contribuinte ou postos a sua disposição (art. 145, li da CF). Por tarifa qu preço público são remunerados os serviços públicos facultativos quando houver a efetiva utilização, portanto o serviço é oferecido aos usuários para que utilizem quando desejarem.

O serviço de telefonia fixa, por tratar-se de concessão de serviço público, será remunerado por tarifa ou preço público cobrada diretamente ao usuário.

-Acontece que a imposição da cobrança da assinatura residencial básica, pelo simples fato do serviço telefônico estar ' à disposição do usuário, assemelha-se a cobrança de uma taxa, o que não é permitido.

A Lei Geral de Telecomunicações n° 9.472/97 atribuiu à Agência Nacional de Telecomunicações — ANATEL — a competência para estabelecer a estrutura tarifária para cada modalidade de serviço. Vejamos:

"Art. 103 — Compete à Agência estabelecer a estrutura tarifária para cada modalidade de serviço.

(.)

§ 3°— As tarifas serão fixadas no contrato de concásão, consoante edital ou proposta apresentada na licitação".

A ANATEL editou a Resolução n° 85/98, regulamentando o serviço telefônico fixo comutativo, na qual consta a seguinte conceiturção da tarifa ou preço de assinatura mensal:

"Art. 3° — Para fins deste Regulamento, aplicam-se as seguintes definições:

(.)

XXI — Tarifa ou Preço de Assinatura: valor de trato sucessivo pago pelo Assinante à Prestadora, durante toda a prestação do serviço, nos termos do contrato de prestação de serviço, dando-lhe direito à fruição contínua do serviço".

(6)

, .

A Resolução supra conceituou a tarifa ou pre0 de assinatura mensal como o valor de trato sucessivo pago pelo assinante .à prestadora para ter direito à fruição contínua do serviço. Assim, a maneira como vem sendo cobrado o serviço de telefonia fixa é abusiva, pois a tarifa ou preço de assinatura está sendo cobrada de forma obrigatória, mesmo que o usuário não utilize o serviço.

O pagamento da tarifa deve ter ligação exata com o serviço efetivamente utilizado, pois o serviço de telefonia fixa não é serviço público obrigatório.

- •

Torna-se imperioso mencionarmos que os custos pela manutenção da rede de terminais telefônicos é de responsabilidade da empresa concessionária, devendo o usuário pagar apenas pelo serviço efetivamente prestado e utilizado, não ensejando o aprimoramento da tegnologia empregada para o serviço em apreço, justificativa para tal cobrança.

Não se pode falar que os valores cobrados e pagos a título de assinatura residencial se enquadram no conceito de ato jurídico perfeito, uma vez que tal cobrança ocorre de forma abusiva, não guardando sintonia com o texto constitucional e as normas infraconstitucionais, porquanto violadora dos direitos do consumidor.

Portanto, não restando dúvida de que a cobrança ' de assinatura residencial básica é abusiva e ilegal, torna-se imperioso ressaltar que . a restituição deve ocorrer de forma simples, uma vez restar configurado o engano justificável previsto como ressalva na parte final do disposto no parágrafo único cin Art. 42 do CDC. Vejamos:

"A ri. 42 — Na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de éonstrangimento ou ameaça.

Parágrafo único — O consumidor cobrado em q. uantia

indevida tem direito à repetição do indébito, por valor

igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de

correção monetária e juros legais, salvo hipótese de

engano justificável". (Grifei)

Ora, se a cobrança é indevida deve ser devolvida, só que, neste caso, não se aplica a repetição de indébito pelo fato de existir um engano justificável.

Sobre a matéria, este Egrégio Tribunal de Justiça já decidiu:

"AÇÃO DECLARA TÓRIA C/C OBRIGAÇÃO DE FAZER E REPETIÇÃO DE INDÉBITO. Cobrança de assinatum

residencial básica. Ilegalidade. Devolução simples das quantias cobradas. Procedência ParciaL Adesivo:

Repetição do Indébito. Impossibilidade. Desprovimento.

Apelo. Preliminares: 1) Suspensão do processo face a conexão com ação civil pública; 2) Competência da Justiça Federal. Rejeição. Mérito: Cobrança efetuada pela simples disponibilidade do serviço. Abusividade. Reconhecimento. Manutenção do decisum. (.(\

(7)

Desprovimento.- Adesivo:- Configurando-se hipótese de erro justificável, não é possível a devolução em dobro da

quantia paga indevidamente a título de assinatura básica , .

mensal.- Apelo:- Preliminar de conexão com outra ação:

Não provando a parte a alegação de conexão em razão da existência de ação civil pública, deixou incidir o princípio: o que não está nos autos não está no inundo jurídico.-' Rejeição da preliminar.- Preliminar de incompetência da

Justiça Comum:- É da competência da Justiça Estadual a ação movida por consumidor contra concessionária de serviço público de telefonia visando à declaração de ilegalidade da cobrança da "Assinatura • Básica Residencial". Precedente do STI.- Rejeição também dessa

preliminar.- Mérito:- É da própria natureza da tarifa

cobrada pela concessionária a sua voluntariedade. e n estrita correlação com utilização em concreto do serviço prestado, não podendo a mesma ser instituída como

pagamento pela mera disponibilidade do serviço

público.-Rejeição das preliminares e desprovimento de ambos os recursos. Vistos, relatados e discutidos estes autos; ACORDAM, em Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba, rejeitar as preliminares e desprover ambos os recursos, unanimidade" 4.

Esses são os motivos pelos quais, conheço a apelação cível,

DOU PROVIMENTO PARCIAL

a esta, para declarar a ilegalidaçle da cobrança da tarifa de assinatura mensal do telefone residencial da recorrente, condenando a recorrida a devolver de forma simples os valores indevidamente cobrados nos cincos anos anteriores ao ajuizamento desta ação, com juros de mora legais. A correção monetária deve ser aplicada desde a data de cada cobrança. Condeno a recorrida em custas e honorários que fixo em 10% (dez por cento) sobre o valor da condenação.

É como voto.

Presidiu o julgamento o Exmo. Des. Márcio Murilo da Cunha Ramos, Revisor. Participaram, ainda, os Exmos. Desembargadores

Genésio Gomes Pereira Filho,

Relator, e Saulo Henriques de Sá e Benevides.

Presente o parquet Estadual, na pessoa do Dr. Doriel Veloso Gouveia, Procurador de Justiça.

Sala de Sessões da Terceira Câmara Cível do. • Egrégio Tribunal de Justiça da Paraíba, aos 07 de dezembro de 2006.

Des. Gen't7Ériles/P • a Filho

Relator

4

TJPB _31 CC, AC 200.2004.057687-4/001, Rel. Des. João Antônio de Moura, j. 15.09.2005, DJ 17.09.2005, pág. 7.

(8)

. r.N •\ N\-\511 1905 .%.> CP° 14TO°) 110

Referências

Documentos relacionados

89/95, o apelante roga por sua absolvição, ao argumento de ausência de provas robustas para um decreto condenatório, eis que, os depoimentos dos policiais militares que efetuaram

HABEAS CORPUS. ESTUPRO DE VULNERÁVEL. INDÍCIOS DE MATERIALIDADE E AUTORIA. GARANTIA DA ORDEM PÚBLICA E CONVENIENCIA DA INSTRUÇÃO CRIMINAL. É imprescindível, quando se fala

- A má prestação do serviço, caracterizada pela falta de segurança que ocasionou todo o abalopsicológico sofrido pelo autor, configura ato ilícito indenizável a título de

Uma vez que a metodologia proposta fornece valores de tensão das barras de um sistema de distribuição, são apresentadas algumas sugestões para a continuidade e aprimoramento do

É vedado ao médico o atendimento de pacientes encaminhados por empresas que anunciem e/ou comercializem planos de financiamento ou consórcios para procedimentos médicos.. O

Nos últimos cinco anos, a hipertensão arterial crônica tem aumentado dramaticamente tanto pela alta incidência como por sua prevalência, que requer

200 SÉCULOS DA HISTÓRIA DO VALE DO CÔA: INCURSÕES NA VIDA QUOTIDIANA DOS CAÇADORES-ARTISTAS DO

Ainda no excerto anterior, a narradora faz uma des- crição de como os seus vizinhos parecem dormir na rua: totalmente quietos, como “mortos sem nome”. A escolha do léxico