• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO FACULDADE BIRIGUI Ano base 2013

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELATÓRIO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO FACULDADE BIRIGUI Ano base 2013"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

RELATÓRIO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO

FACULDADE BIRIGUI – Ano base 2013

I - DADOS DA INSTITUIÇÃO

Nome da IES: FACULDADE BIRIGUI (FABI)

Mantenedora: INSTITUTO EDUCACIONAL DO ESTADO DE SÃO PAULO - IESP Caracterização: INSTITUIÇÃO PRIVADA SEM FINS LUCRATIVOS - FACULDADE Localização: Rua João Escanhuela, 133 – Jardim Capuano – Birigui-SP

CEP 16204-142 - Tel. (18) 3643-3880 – www.uniesp.edu.br/birigui II – DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO

A Instrução Normativa da Diretoria Geral da FABI – Faculdade de Birigui nº. 001, de 01 de fevereiro de 2012 designou a constituição da CPA, para o período de avaliação 2012/2013, e possui a constituição abaixo expressa:

Coordenador da CPA: Prof. Ms Eder Fábio Garcia Dos Santos

Representante Docente: Profª. Ms Edileuza Valeriana De Farias VenturinRepresentante Técnico-Administrativo: Daniela Aparecida Gouveia Vendrame Representante Discente: Eliete Atanázio

Representante da Comunidade: Maria José Contel

III – CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Para realizarmos o presente relatório, tomamos como base as orientações gerais

apresentadas pelo INEP e aprovado pela CONAES, na reunião do dia 17 de setembro de 2005, levando-se em consideração as inúmeras solicitações efetuadas por CPAs, contendo um roteiro com os elementos mínimos de informações, conforme orientações do Roteiro de Auto-Avaliação Institucional e das Diretrizes para a Avaliação das Instituições de Educação Superior, por meio de questionários aplicados a alunos, professores e funcionários.

Foi divulgada a importância e a necessidade da participação de todos na unidade estudantil na aplicação dos questionários, procedendo sua efetivação mediante acesso pela internet no Portal da Instituição, onde cada participante teria que acessar a página relativa à

(2)

CPA, e após digitalizar sua identificação e senha, a mesma seria aberta.

Esclarecemos que a identificação e a senha somente seriam necessárias para o ingresso no Portal, pois a partir de então, todas as respostas das questões apresentadas seriam sigilosas, sem qualquer possibilidade de acesso, ou identificação de seu autor, por parte da Instituição, exceção feita às questões dissertativas, onde o citado participante teria a opção de permanecer no anonimato, ou então, identificar-se, mas, amplamente divulgado que o aludido participante que quisesse se identificar não sofreria qualquer sanção por parte de quem quer que seja, por razões óbvias e em respeito ao Estado Democrático de Direito.

E com isso, face o programa implementado, teríamos melhores condições de já apresentar o percentual de cada questionamento, otimizando o relatório da CPA, de acordo com a Missão e os Objetivos de nossa Instituição Educacional.

Os questionários foram elaborados tomando-se como base, alguns pontos de grande indagação, e de interesse de todos os participantes, obtidos por meio de contato direto com os mesmos, buscando, obviamente, o melhor para todos os envolvidos.

Este é o relatório da segunda avaliação realizada no ano de 2013.

IV – METODOLOGIA

Para realizarmos o presente relatório, tomamos como base o “Roteiro de Autoavaliação Institucional 2004: orientações gerais”, publicado pelo CONAES/INEP, bem como os questionários aplicados a alunos, professores e funcionários.

V - DESENVOLVIMENTO

Após uma análise crítica da atual etapa do processo de auto-avaliação, elaboramos o relatório, descrevendo as ações planejadas, as realizadas, os resultados alcançados onde destacamos as fragilidades e potencialidades; bem como a incorporação dos resultados no planejamento da gestão acadêmico-administrativa, contida na Lei que institui o SINAES, nº 10.861, artigo 3º, que foram explicitadas no “núcleo comum” das Dimensões da Avaliação Institucional do documento Roteiro de Auto-Avaliação Institucional, cap. 4, p. 17-31.

Esclarecemos ainda, que nem todas as questões constantes dos três questionários da CPA foram analisadas individualmente, mas sim globalizadamente, como parte de um mesmo campo semântico, de forma que, ao analisar uma, acabávamos por ter uma idéia das outras questões pertencentes ao retro citado campo.

(3)

Eventuais resultados interpretados como anormais, foram avaliados com outras questões do mesmo campo semântico para testar a veracidade do resultado da questão que estava a nos deixar em dúvida. Assim, as questões foram avaliadas por esta Comissão, as quais foram levadas ao conhecimento, inicialmente dos Coordenadores dos Cursos averiguados, e mesmo da Direção da FABI, para posteriores adequações quanto aos seus resultados, em benefício dos acadêmicos, docentes e funcionários.

VI – AVALIAÇÃO DA CPA NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2013 VI.1 - Resultados Alcançados Junto ao Corpo Discente

VI.1.1 - Questões Gerais

A FABI-Faculdade Birigui preocupada com a qualidade de ensino, e com os alunos, revelando-se na repercussão dos resultados obtidos por alunos egressos e mesmo aqueles que ainda realizam os cursos de licenciatura e bacharelado, demonstra que a relação ensino-aprendizagem alcança índices significativos.

Embora houvesse um aumento em relação à avaliação anterior, mas ainda assim, a participação dos alunos foi baixa, pois de 780 (setecentos e oitenta) alunos capacitados à participar da CPA, apenas 218 (duzentos e dezoito) o fizeram, ou seja, 27,95%, importando num aumento de quase 8% em relação à avaliação anterior.

No tópico MISSÃO INSTITUCIONAL, os alunos classificaram o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da instituição como “BOM”, sendo que 35,35% entenderam como “MUITO BOM”, e 35,86% como “SUFICIENTE”.

As ações praticadas pela Instituição no PDI, em consonância com o proposto em sua missão institucional foi avaliado como “REGULAR”, e agora, a avaliação “SUFICIENTE” (42,42%) superou a “MUITO BOM” (30,81%). Também “REGULAR” foi a avaliação das ações praticadas pela Instituição no PDI em consonância com o proposto em sua missão institucional. E igualmente “REGULAR”, foi a avaliação dos alunos quanto ao item ações praticadas pela Instituição na relação entre o ensino, pesquisa e extensão, havendo um pequeno aumento quanto à avaliação “EXCELENTE”, de 11,11%, e também no critério “SUFICIENTE”, que foi de 39,39%.

Quanto ao item – POLÍTICA PARA O ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO – os alunos avaliaram o empenho do coordenador no desenvolvimento e na qualidade do curso

(4)

no processo de pesquisa e extensão como “BOM”; já as propostas de solução do coordenador para os problemas surgidos no curso foram avaliados como “REGULAR”.

O relacionamento do coordenador com os alunos e a sua disponibilidade para o atendimento; bem como o grau de satisfação do curso; a avaliação do curso em relação às atividades de aplicação prática dos conteúdos estudados; e o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) foram todos avaliados como “BOM”.

No item – RESPONSABILIDADE SOCIAL – tivemos a avaliação “BOM”, para ambos os itens, relacionados ao favorecimento de ações relativas à responsabilidade social e inclusão de estudantes em situação econômica desfavorecida e que utilizam de benefícios, como o PROUNI, FIES, bolsas, escola da família e outros; e para a política institucional em relação ao favorecimento de inclusão de pessoas com necessidades especiais, as avaliações de “MUITO BOM”, e “EXCELENTE”, foram superiores à do “SUFICIENTE”.

Quanto ao item – A COMUNICAÇÃO COM A SOCIEDADE – tivemos dois quesitos, que os alunos reputaram como “REGULAR” (em ambos), isto no que se refere ao acesso da comunidade externa às atividades desenvolvidas pela Instituição por site de internet, TV UNIESP, mural, etc, bem como o próprio sistema de informação.

Já no item – POLÍTICA DE PESSOAL – tivemos três avaliações de “BOM” para os tópicos de condições de trabalho, oferecidas pela Faculdade; possibilidade de crescimento profissional dos colaboradores na Faculdade, e os critérios para a progressão funcional, enquanto que o número de técnico-administrativos que atendem a Faculdade deixou a desejar, e foi avaliado como “regular”, cumprindo observar, que 50% dos alunos o consideraram “SUFICIENTE”, e ninguém considerou “INSUFICIENTE” (00,00%).

No tópico – ORGANIZAÇÃO E GESTÃO INSTITUCIONAL – que avaliou as ações acadêmicas e administrativas da direção da Faculdade e a sua participação na resolução de conflito, foram classificadas como “REGULAR”.

Quanto ao item – ATENDIMENTO AO ESTUDANTE – os tópicos foram avaliados como “REGULAR”, no que tange à divulgação de vagas de estágio; funcionamento da Secretaria; programa de Apoio Psicológico; e programas de Nivelamento.

No que tange ao item – INFRAESTRUTURA – os alunos apresentaram as mais diversas avaliações. Foram classificadas como “RUIM” a adequação das condições de facilidade de acesso e segurança, e os equipamentos dos laboratórios de informáticas; como “REGULAR” a manutenção e conservação das instalações físicas da Faculdade, e os recursos instrucionais (TV, vídeo, DVD, retroprojetor, etc); as instalações e serviços da ‘cantina’, e o serviço de biblioteca foram avaliados como ”BOM”.

(5)

O DESEMPENHO DOS DOCENTES E AS DISCIPLINAS DO CURSO também foram avaliados pelos alunos, sendo que nos tópicos apresentação e aplicação do plano de ensino na disciplina; o domínio do conteúdo e a didática em sala de aula; a pontualidade e assiduidade dos professores; e a utilização de instrumentos diversos de avaliação, tais como provas, trabalhos, seminários, e outros, foram todos considerados como “BOM”, enquanto que a relação professor-aluno foi avaliada em “MUITO BOM”.

Os alunos também procederam a uma “AUTO AVALIAÇÃO” quanto a alguns tópicos, sendo que destacamos o da pontualidade; desempenho e comportamento em sala de aula, os quais reputaram como “MUITO BOM”; enquanto que a assiduidade, dedicação semanal aos estudos fora da faculdade, e comportamento da turma em sala de aula, foram considerados como “BOM”. Mas é interessante notar, que 5,94% dos alunos, entendem que o comportamento de sua turma em sala de aula é “PÉSSIMO”.

VI.1.2 - Questões Dissertativas

No curso de Administração, tivemos algumas ponderações, relacionadas às “salas sem ar condicionado, alguns computadores antigos e com internet lenta, carteirinha de estudante não feita no prazo correto, carteiras, quadro negro, mesa do professor inadequados, materiais higiênicos insuficientes nos banheiros, equipamentos do auditório com alguns defeitos”; também foi sustentado que muitos professores chegam atrasados às aulas, e mesmo faltam, com frequência, embora passem trabalho; alguns professores deveriam ser mais exigentes com a disciplina em sala; deixar de se preocupar com alunos faltantes.

No curso de Ciências Contábeis, houve reclamação quanto às carteiras, ventiladores e cortinas das salas, sendo solicitada a colocação de aparelhos de ar condicionado; maior participação do Coordenador; que não há a entrega de certificados quando da participação de palestras ou nivelamento. Os alunos também solicitaram uma maior celeridade quanto à disposição do conteúdo da matéria por parte dos professores.

No curso de Direito, tivemos mais reclamações, quanto à estrutura da instituição, face os mesmos problemas acima apontados (com carteiras, as lousas deveriam ser todas “brancas”, falta de ar condicionado, falta de telas para evitar a entrada de insetos; melhoria do sistema “wireless”; entrada de pessoas estranhas (problemas com a segurança), opinando inclusive, com a colocação de catracas; que a acústica das salas é ruim, principalmente quando chove, prejudicando as aulas ministradas. As carteiras, inclusive, já

(6)

deveriam ser adequadas para a utilização de tabletes e notebooks, e ser estofadas.

Persiste a reclamação quanto ao horário de início das aulas, ante o atraso dos Professores em quase quinze minutos, e falta de comprometimento com o magistério, preocupando-se mais com suas outras profissões e solicitação para não utilizar giz amarelo, que não dá para enxergar nada.

Houve uma proposta de mudar a realização do serviço voluntário, como forma de atendimento do FIES, pois isto dificulta o próprio estudo nos finais de semana, sendo solicitada, a entrega de uma cesta básica às entidades assistenciais, filantrópicas, etc.

Foi realizada menção da falta de estacionamento para alunos e que a biblioteca apresenta muitos livros desatualizados. Que a Administração encontre um meio dos demais alunos a participarem efetivadamente da CPA, respondendo aos questionários, pois acham de muito valor a opinião dos alunos para melhorias na qualidade do ensino e infra-estrutura.

No curso de História, as críticas foram pontuais e idênticas as acima descritas. No curso de Letras, houve uma menção de que os Professores são excelentes, todos à disposição da turma, e com muito conteúdo e amor por ensinar.

No curso de Matemática, houveram manifestações semelhantes aos cursos anteriormente citados, apenas quanto a problemas estruturais da instituição, reiterando a necessidade do ar condicionado, não se fazendo qualquer menção quanto aos professores.

No curso de Pedagogia, tivemos as mesmas críticas acima apontadas, cumprindo ressaltar a insatisfação quanto à diversidade do acervo da biblioteca; troca de computadores na biblioteca, causando ineficiência no uso; melhoria no serviço de wireless, pois não têm notebooks, e tabletes, mas não conseguem utilizá-los face a não ter acesso à internet.

Feitos elogios e críticas ao comportamento e comprometimento dos professores, alguns com problemas de didáticas; sugeriu-se a colocação de câmeras de segurança; espaços para pessoas especiais, com algum tipo de deficiência e inovação da biblioteca.

VI.2 - Resultados Alcançados Junto ao Corpo Docente VI.2.1 - Questões Gerais

De um total de 98 (noventa e oito) possíveis participantes, 72 (setenta e dois) deles, efetivamente participaram e responderam aos questionários, correspondendo a 73,47%.

No tópico MISSÃO INSTITUCIONAL, os professores classificaram o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da instituição como “BOM”, sendo que 47,22%

(7)

entenderam como “MUITO BOM”, e 30,56% como “SUFICIENTE”. Ninguém considerou o Plano insuficiente ou mesmo péssimo, e 20,83% como "EXCELENTE".

A formulação dos objetivos e finalidades do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Instituição foi avaliada como "BOM", sendo 48,61% compreendesse como "MUITO BOM". Nenhum dos docentes assinalou "INSUFICIENTE" ou "PÉSSIMO".

As ações praticadas pela Instituição no PDI, em consonância com o proposto em sua missão institucional também foi avaliado como “BOM”, embora 44,44% entendesse que é "MUITO BOM". Também “BOM” foi a avaliação das ações praticadas pela Instituição na relação entre ensino, pesquisa e extensão.

Na Dimensão 2, quanto ao item – POLÍTICA PARA O ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO – a exceção do subitem avaliação dos meios de divulgação das atividades via site, TV, mural, etc,), tido como "BOM", todos os demais - empenho do coordenador no desenvolvimento e na qualidade do curso no processo de pesquisa e extensão; propostas de solução do coordenador para os problemas surgidos no curso; relacionamento do coordenador com os alunos e a sua disponibilidade para o atendimento; grau de satisfação do curso; a avaliação do curso em relação às atividades de aplicação prática dos conteúdos estudados; o Projeto Pedagógico do Curso (PPC); os eventos científicos realizados na faculdade (semana acadêmica, atividades interdisciplinares, TCC, e outras); meios de divulgação das referidas atividades (site, tv, mural, etc.); e a relação entre professores, orientadores e alunos interessados em desenvolver projetos de conclusão de curso (TCC), foram todos avaliados como “MUITO BOM”.

A Turma de cada um dos Professores, foi avaliada como "BOM", quanto aos tópicos desempenho, comportamento, pontualidade e participação, com expressiva avaliação em "MUITO BOM", em todos os tópicos retro mencionados, superando a casa dos 40%.

No item comunicação com a sociedade, e mesmo sistema de informação da instituição, via site, TV Uniesp, mural, etc, os professores avaliaram como "BOM".

Quanto à Responsabilidade Social, os professores avaliaram o favorecimento das ações sociais e inclusão de estudantes em situação econômica desfavorecida, por meio de diversos incentivos governamentais, através do PROUNI, FIES, bolsas e escola da família dentre outros, como "MUITO BOM".

No tópico POLÍTICAS DE PESSOAL, os docentes as classificaram como "REGULAR", tomando-se como base as condições de trabalho oferecidas pela Faculdade, referindo-se os critérios para a progressão funcional.

(8)

(ações acadêmicas e administrativas da direção da Faculdade, e participação da direção na resolução de conflitos), foram tidos como "MUITO BOM", com índices superiores a 50% (cinquenta por cento).

A CPA também abordou um tópico relacionado à infra estrutura, que continha sete subdivisões, das quais a manutenção e conservação das instalações físicas, e o serviço de biblioteca da faculdade, foram avaliados como "BOM".

Quanto a adequação das condições de facilidade de acesso e segurança; instalações e serviços da cantina; e recursos instrucionais (TV, vídeo, DVD, retro projetor, multimídia, etc.), avaliados como regular. O ambiente para as aulas quanto à acústica, luminosidade, ventilação e conservação; e equipamentos de informática, avaliados como "RUIM".

Houve avaliação dos docentes quanto ao planejamento e avaliação, e os professores consideraram que a divulgação dos processos de avaliação é "BOM"; e as informações para divulgação da CPA na faculdade é "MUITO BOM", o que até seria de bom alvitre; porém, estranhamente, apenas 73,47% dos professores participaram da CPA.

Por fim, a sustentabilidade financeira da faculdade foi considerada como "BOM", embora 36,11% classifique como "MUITO BOM", e 16,67% como "EXCELENTE".

VI.2.2 - Questões Dissertativas

Não houveram.

VI.3 - Resultados Alcançados Junto ao Técnico Administrativo VI.3.1 - Questões Gerais

De um total de 27 (vinte e sete) colaboradores, apenas 19 (dezenove) deles, efetivamente participaram e responderam aos questionários da CPA, num valor correspondente a 70,37%.

No tópico MISSÃO INSTITUCIONAL, os funcionários classificaram o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da instituição, objetivos e finalidades, ações praticadas pela Instituição, em consonância com o proposto em sua missão institucional; e as ações praticadas pela Instituição com ensino, pesquisa e extensão "REGULAR". 25% dos funcionários, não tinham opinião sobre os temas tratados, talvez pela falta de conhecimento. Foi avaliado como “MUITO BOM” o item Responsabilidade Social, ao analisar o

(9)

favorecimento das ações relativas à responsabilidade social e inclusão de estudantes em situação econômica desfavorecida, através do PROUNI, FIES, bolsas, etc., e mesmo quanto à política institucional em relação ao favorecimento de inclusão de pessoas com necessidades especiais.

No que tange à comunicação com a sociedade (acesso da comunicação externa às atividades desenvolvidas pela instituição por meio de site, TV Uniesp, mural, etc,; e, os sistemas de informação da instituição, pelos mesmos meios retro mencionados), os funcionários a classificaram como "REGULAR".

Preocupante foi o resultado do tópico POLÍTICAS DE PESSOAL, em que todas as quatro indagações (condições de trabalho oferecidas pela faculdade; número de técnico-administrativo que atendem à faculdade; possibilidade de crescimento profissional dos colaboradores; e critérios para a progressão funcional), foram consideradas como "RUIM".

Os itens da Organização e Gestão institucional, em que constam as ações acadêmicas e administrativas da direção da faculdade, e a participação da direção na resolução de conflitos, foram considerados como "REGULAR".

Quanto à infra estrutura, o público técnico administrativo analisou os itens, dos quais as instalações, serviços da cantina e serviços de biblioteca, foram avaliados como "BOM". Em relação aos equipamentos dos laboratórios de informática e recursos instrucionais (TV, vídeo, DVD, retroprojetor, multimídia, etc.), foram avaliados como "REGULAR".

Quanto à adequação das condições de facilidade de acesso e segurança; manutenção e conservação das instalações físicas; e o ambiente para as aulas quanto à acústica, luminosidade, ventilação e conservação, todos foram avaliados como "RUIM".

Houve avaliação do grupo técnico administrativo quanto ao planejamento e avaliação, que consideraram a divulgação dos processos de avaliação como "BOM"; e as informações para divulgação da CPA na faculdade como "REGULAR".

Por fim, a sustentabilidade financeira da faculdade foi considerada como "RUIM", embora 31,58% classifique como "MUITO BOM", e 26,32% não emitiram opinião a respeito.

VI.3.2 - Questões Dissertativas

Não houveram.

(10)

Após a realização da CPA, no segundo semestre, a Direção de nossa entidade estudantil já promoveu algumas mudanças e melhorias no campus envolvendo alunos, professores e colaboradores, e as suas próprias instalações, dentre as quais destacamos:

1) Troca de torneiras dos banheiros, feminino e masculino; 2) Troca de bicos dos bebedouros;

3) Manutenção nos bebedouros;

4) Troca de pisos danificados em salas de aula, corredores e pátio central;

5) Instalação do portão de entrada do futuro “Estacionamento” a ser utilizado pelos alunos, anexo à Instituição;

6) Construção do alambrado e calçada do futuro “Estacionamento dos Alunos”; 7) Entrega de 839 (oitocentos e trinta e nove) tablets, para alunos contratados FIES; 8) Locação de 03 (três) máquinas fotocopiadoras para melhor atendimento da Secretaria, Projetos Sociais e Colégio, otimizando os serviços administrativos.

É grande e praticamente unânime, a pretensão dos alunos, e de uma forma geral, de todos que atuam nesta unidade educacional, na colocação de um sistema de ar condicionado, tanto nas salas, como nas demais dependências da instituição, inclusive, onde já existe, como por exemplo, no Auditório.

Também persiste alguns problemas relacionados à regularização acadêmico-administrativa dos alunos, junto à instituição, pois muitos querem participar da CPA, e não podem porque ainda não estão com sua situação acadêmica regularizada, e com isso, igualmente não conseguem acesso ao próprio Painel do Aluno, no site da faculdade.

E da mesma forma, a Direção da Instituição prontificou-se a solicitar as devidas providências, junto à Mantenedora. As ações apontadas como “deficiências” de alguns dos Professores, realizadas pelos alunos, ainda que de menor importância, ou mesmo que isoladamente, serão objeto de análise e informação aos Coordenadores, justamente para vê-las sanadas, atendendo aos anseios do mundo acadêmico.

Reconhecidamente, houve melhora na avaliação dos Professores, por parte dos alunos, que teceram vários elogios aos mesmos, e pontualmente, tivemos três únicas menções, em matérias distintas, que necessitassem melhorias, mas direcionadas a professores também diferentes, o que nos leva a crer que por não ser genérico, pode ter ocorrido algum problema pessoal, mas que certamente também será resolvido.

Aguardaremos, o transcurso do primeiro semestre de 2014, para averiguarmos se realmente as metas programadas foram alcançadas, a fim de aprimorar a qualidade de ensino da instituição.

(11)

CONCLUSÃO

Lembramos novamente, que o presente Relatório de Avaliação Institucional tem por principal finalidade a busca por melhoria da qualidade dos serviços prestados. Este trabalho realizado pela CPA é um instrumento de comunicação entre os diversos públicos internos da instituição e consiste em uma importante ferramenta na tomada de decisões da Diretoria da Instituição, bem como dos Coordenadores de curso, tendo em vista a sua total imparcialidade, na busca de um bem comum, em nosso mundo acadêmico.

Há a necessidade de avanços no que diz respeito às políticas de cargos e salários dos funcionários e mesmo dos professores, de capacitação e produção docente; de incentivo à educação continuada e de iniciação científica adotadas pela instituição, embora esforços e portarias estão sendo publicadas para a mudança desta realidade.

Além disso, persiste a necessidade de maior atenção às reclamações dos alunos referentes à pontualidade e assiduidade de alguns professores, ante o imenso interesse em adquirir maiores conhecimentos.

Este relatório estará disponível aos públicos interno e externo, por meio eletrônico no site www.uniesp.edu.br/birigui, bem como disponibilizados os principais resultados e as decisões tomadas em murais afixados nos corredores dos blocos da instituição acadêmica, e sala dos professores para conhecimento das partes envolvidas.

E por fim, agradeço a todos que colaboraram para a efetivação deste relatório, desde o seu início, com a elaboração dos questionários, e mais, os participantes diretos da CPA (Professores, Alunos, Funcionários, Coordenadores de Curso, Direção e demais envolvidos) Birigui, 30 de janeiro de 2014.

Prof. Ms. EDER FÁBIO GARCIA DOS SANTOS Coordenador da CPA Profª. Ms. EDILEUZA VALERIANA DE FARIAS VENTURIN Representante Docente DANIELA APARECIDA GOUVEIA VENDRAME Representante Técnico-Administrativo ELIETE ATANÁZIO Representante Discente MARIA JOSÉ CONTEL Representante da Comunidade

Referências

Documentos relacionados

OMS = Organização Mundial de Saúde; SPSS = Statistical Package for the Social Sciences; AVD = Actividades de Vida Diária; AIVD = Actividades Instrumentais de Vida Diária; AAVD

O custo total (material e mão de obra) para a montagem desse sistema totaliza R$ 1.665,20. Atenção: Nos itens que seguem, é obrigatória a apresentação correta dos cálculos para

Além disso, as respostas de 20% dos sujeitos foram enquadradas no topocídio de nível forte, isto é, um quarto das pessoas ouvidas já mantém poucos vínculos com o Cerrado,

O Mestre nos orienta a separar um momento especial, um tempo de qualidade para estarmos com o Senhor Deus, sem distrações e preocupações com outros afazeres

A avaliação discente teve objetivo de avaliar: estrutura física (instalações e limpeza), serviços da secretaria, serviços da tesouraria, serviços da biblioteca,

O objetivo desse trabalho foi verificar a temperatura ótima para a germinação e o efeito do tempo de armazenamento na emergência de Heteropteris tomentosa. No outro

Em relação aos programas de Assistência Estudantil no que diz respeito ao auxílio refeição, 43% apontaram qualidade alta, 31% que atende a necessidade e 26% que não atende

Por outro lado, destacaram-se aspectos que não satisfazem os anseios da comunidade da UFPR, a exemplo da integração entre graduação e pós-graduação, Programas