• Nenhum resultado encontrado

Aula 00. Aula 00. Conhecimentos Específicos p/ IMBEL (Engenharia de Produção) - Pós-Edital. Autor: Daniel Almeida. 24 de Janeiro de 2021

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Aula 00. Aula 00. Conhecimentos Específicos p/ IMBEL (Engenharia de Produção) - Pós-Edital. Autor: Daniel Almeida. 24 de Janeiro de 2021"

Copied!
27
0
0

Texto

(1)

(Engenharia de Produção) - Pós-Edital

Autor:

Daniel Almeida

Aula 00

(2)

Sumário

Planejamento De Instalações Industriais ... 6

1 – Orientações iniciais ... 6

2 – Arranjo Físico e Fluxo ... 6

3 – Planejamento da capacidade e das instalações ... 11

Questões ... 15

Gabarito ... 18

Questões Comentadas ... 19

Referência Bibliográfica usada nessa aula ... 25

(3)

A

PRESENTAÇÃO DO

C

URSO

Iniciamos nosso Conhecimentos Específicos p/ IMBEL (Engenharia de Produção) - Pós-Edital em teoria e questões.

De forma inédita, este curso traz ao aluno a mais completa preparação para concursos, com foco nos assuntos mais recorrentes, diversidade de questões por banca de forma objetiva e otimizando o tempo de estudos.

Para o certame que você for, vamos caminhar contigo rumo à aprovação! Confira, a seguir, com mais detalhes, nossa metodologia.

Toda a parte teórica foi escrita com base na literatura mais cobrada pela banca, suas atualizações, coletâneas de textos-base, assuntos relevantes, e minuciosamente analisando o perfil de como cada item foi cobrado por questão. É para TURBINAR seus estudos e ir com a faca nos dentes fazer a prova!

Para tornar o nosso estudo mais completo, é muito importante resolver questões anteriores para nos situarmos diante das possibilidades de cobrança.

Essas observações são importantes, pois permitirão que possamos organizar o curso de modo focado, voltado para acertar questões objetivas.

Esta é a nossa proposta!

Vistos alguns aspectos gerais da matéria, teçamos algumas considerações acerca da metodologia de estudo.

As aulas em .pdf tem por característica essencial a didática. Destoante do que normalmente encontraremos na literatura científico-acadêmica em si, o Conhecimentos Específicos p/ IMBEL (Engenharia de Produção) - Pós-Edital se desenvolverá com uma leitura de fácil compreensão e assimilação.

(4)

Isso, contudo, não significa superficialidade. Pelo contrário, sempre que necessário e importante os assuntos serão aprofundados. A didática, entretanto, será fundamental para que diante do contingente de disciplinas, do trabalho, dos problemas e questões pessoais de cada aluno, possamos extrair o máximo de informações para hora da prova.

Para tanto, o material será permeado de esquemas, gráficos informativos, resumos, figuras, tudo com a pretensão de “chamar atenção” para as informações que realmente importam.

Com essa estrutura e proposta pretendemos conferir segurança e tranquilidade para uma

preparaçãocompleta, sem necessidade de recurso a outros materiais didáticos.

Finalmente, destaco que um dos instrumentos mais relevantes para o estudo em .PDF é o contato direto e pessoal com o Professor. Além do nosso fórum de dúvidas, estamos disponíveis por e-mail e, eventualmente, pelo Facebook. Aluno nosso não vai para a prova com dúvida! Por vezes, ao ler o material, surgem incompreensões, dúvidas, curiosidades, nesses casos basta acessar o computador e nos escrever. Assim que possível, responderei a todas as dúvidas. É notável a evolução dos alunos que levam a sério a metodologia.

Além disso, teremos videoaulas! Essas aulas destinam-se a complementar a preparação. Quando estiver cansado do estudo ativo (leitura e resolução de questões) ou até mesmo para a revisão, abordaremos alguns pontos da matéria por intermédio dos vídeos. Com outra didática, você disporá de um conteúdo complementar para a sua preparação. Ao contrário do PDF, evidentemente, AS VIDEOAULAS NÃO ATENDEM A TODOS OS PONTOS QUE VAMOS ANALISAR NOS PDFS, NOSSOS MANUAIS ELETRÔNICOS. Por vezes, haverá aulas com vários vídeos; outras que terão videoaulas apenas em parte do conteúdo; e outras, ainda, que não conterão vídeos. Nosso foco é, sempre, o estudo ativo!

(5)

Assim, cada aula será estruturada do seguinte modo:

A

PRESENTAÇÃO

P

ESSOAL

Por fim, resta uma breve apresentação pessoal. Meu nome é Daniel Almeida Bezerra! Sou graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), tenho especialização em administração e logística (UNINTER) e sou mestre em engenharia de processos pela UnP.

Professor Substituto na UFERSA (Universidade Federal Rural do Semiárido), fui aprovado nos certames do IBGE (Temporário), Detran-RN (2008) e Petrobras (2012 onde atuei até 2016). Professor há vários anos em preparatórios para concursos.

Deixarei abaixo meus contatos para quaisquer dúvidas ou sugestões. Terei o prazer em orientá-los da melhor forma possível nesta caminhada que estamos iniciando.

E-mail: danielalmeida015@yahoo.com.br

Instagram: https://www.instagram.com/professordanielalmeida

METODOLOGIA Teoria objetiva e direta. Referência e análise de como a banca cobram o assunto Muitas questões anteriores de provas comentadas. Resumo dos principais tópicos da matéria. Vídeoaulas complementares sobre determinados pontos da matéria SUCESSO!

(6)

C

RONOGRAMA DE

A

ULAS

Vejamos a distribuição das aulas:

Essa é a distribuição dos assuntos ao longo do curso. Eventuais ajustes poderão ocorrer, especialmente por questões didáticas. De todo modo, sempre que houver alterações no cronograma acima, vocês serão previamente informados, justificando-se.

Aula Conteúdo Data

0 Planejamento De Instalações Industriais 24/01/2021 1 Planejamento E Controle Da Produção 04/02/2021

2 Gestão da Qualidade 14/02/2021

3 Gestão de Desenvolvimento de Produtos 24/02/2021

4 Logística Empresarial 04/03/2021

5 Análise do Processo de Produção 14/03/2021 6 Administração da Produção e Operações 24/03/2021

7 Análise Financeira 30/03/2021

8 Contabilidade e Custos Industriais 30/03/2021 9 Aula Bônus - Aula de resolução de questões FGV 30/03/2021

(7)

P

LANEJAMENTO

D

E

I

NSTALAÇÕES

I

NDUSTRIAIS

1 – Orientações iniciais

Nesse material trabalharemos arranjo físico, planejamento da capacidade e das instalações.

2 – Arranjo Físico e Fluxo

Arranjos físicos, segundo Slack (2009), são definidos como um processo de como os recursos transformadores são dispostos em relação uns aos outros a como as tarefas da operação serão alocados a esses recursos transformadores. Antes de falar sobre os tipos de arranjo físico, devemos destacar quais vantagens há em se implantar um arranjo físico ideal: Segurança, extensão do fluxo, clareza do fluxo, conforto para os funcionários, coordenação gerencial, acessibilidade, uso do espaço e flexibilidade de longo prazo.

De forma objetiva, quatro são os arranjos físicos descritos na literatura que caem em concursos público:

• Arranjo Físico Posicional; • Arranjo Físico Funcional; • Arranjo Físico Celular; • Arranjo Físico por Produto.

2.1 Arranjo Físico Posicional

Esse arranjo também é conhecido como de posição fixa, nesse arranjo físico os recursos transformadores de movem para o entorno do recurso transformado, seja porque o recurso transformado é muito grande, seja por questão de conveniência e complexidade do projeto.

Temos como exemplos: Construção de uma rodovia, cirurgia do coração, manutenção de equipamento de grande porte, canteiro de obras etc. Perceba que o maquinário vai até o recurso transformado.

(8)

Em relação ao canteiro de obras, um dos exemplos mais usados em provas de concursos, vale ressaltar que um dos maiores desafios é que há uma quantidade de espaço limitada para alocar vários recursos transformadores.

(BNDES - Cesgranrio - 2011) O arranjo físico de uma fábrica é consequência da tipologia do processo do produto e determina o fluxo dos materiais, impactando diretamente no custo do produto fabricado. Com relação ao arranjo físico posicional, analise as afirmativas a seguir.

I - O custo unitário do produto é o menor dentre todos os arranjos físicos.

II - O arranjo físico posicional é apropriado para processos de produção em massa e alta variabilidade. III - O produto final é posicionado em esteiras de rolagem, sofrendo alterações de máquinas e equipamentos fixos e estáticos.

IV - O arranjo físico posicional apresenta grande complexidade na programação dos recursos no tempo e organização logística do canteiro de obras.

É verdadeiro APENAS o que se afirma em

A) IV B) I e II C) II e III D) III e IV E) I, II e III Comentários:

Analisando os itens, temos:

I) O custo unitário é o MAIOR, pois perceba que tenho toda uma estrutura de recursos transformadores para um só produto. ERRADA.

(9)

II) O arranjo físico posicional é apropriado para processos de produção por projeto. Para produção em massa o arranjo físico normalmente utilizado é o por produto. ERRADA.

III) O produto final é posicionado em esteiras de rolagem, sofrendo alterações de máquinas e equipamentos fixos e estáticos. ERRADA, pois essa descrição remete ao arranjo físico por produto, visto que no arranjo físico posicional as máquinas e os equipamento SE MOVEM ao longo do processo produtivo e em relação ao recurso transformado.

IV) O arranjo físico posicional apresenta grande complexidade na programação dos recursos no tempo e organização logística do canteiro de obras. CORRETA!

Gabarito: Alternativa A

2.2 Arranjo Físico Funcional

Algumas bancas ou autores também tratam esse arranjo físico como arranjo físico por processo. Nesse arranjo, segundo Slack (2009), há uma adequação às necessidades e conveniências das funções representadas pelos recursos transformadores que constituem os processos.

Assim, recursos ou processos similares são localizados juntos um do outro, de forma que, quando produtos informações ou clientes fluírem pela operação eles percorrerão um roteiro de atividade a atividade, de acordo com suas necessidades, ou seja, diferentes necessidades percorrerão diferentes roteiros, mesmo utilizando o mesmo sistema de recursos ou processos.

Um caso para que possamos compreender o arranjo físico funcional é uma biblioteca, onde há várias seções de livros, organizados por determinados critérios (drama, científico, direito, etc.) e juntos por critérios, onde cada pessoa faz o roteiro em busca do livro mediante a sua necessidade, e pode ser observado, que vários roteiros distintos são feitos ao longo do dia, mesmo usando a mesma biblioteca.

Outros dois exemplos são clássicos em provas de concurso:

Hospital: onde há salas de raio-x que são usados por várias pessoas para vários tipos de demanda e não necessariamente o roteiro após passar pela sala de raio-x será o mesmo para todas as pessoas; • Supermercado: onde os produtos de higiene estão todos no mesmo local, mas o cliente pode

comprar os produtos A, B e C dessa seção e outro cliente comprar C, e D, ou seja, fazendo roteiros distintos mesmo usando o mesmo recurso.

(10)

(UFLA - UFLA - 2018) Com base em Slack, Brandon-Jones e Johnston (2015), qual afirmativa a seguir se refere ao arranjo físico funcional?

A) É um arranjo físico em que os recursos ou processos similares estão localizados juntos, isto porque é conveniente agrupá-los ou porque a utilização dos recursos transformadores é melhorada.

B) É um arranjo físico que envolve localizar os recursos produtivos transformadores segundo uma melhor conveniência dos recursos que estão sendo transformados.

C) É um arranjo físico híbrido que combina elementos de alguns ou todos os tipos básicos de arranjo físico, ou usa tipos básicos de arranjo físico de forma “pura” em diferentes partes da operação.

D) É um arranjo físico de posição fixa, já que os recursos transformados não se movem entre os recursos transformadores.

Comentários:

Mesmo sem saber a definição em si de Slack, podemos analisar as alternativas e encontrar a resposta correta:

A) Eis o nosso gabarito! Perceba que as frases "recursos ou processos similares estão localizados juntos" e "porque a utilização dos recursos transformadores é melhorada" definem exatamente a razão de se aplicar um arranjo físico funcional.

B) O arranjo físico a que essa alternativa remete é o por produto. ERRADA.

C) O arranjo físico a que essa alternativa remete é o celular. ERRADA.

(11)

2.3 Arranjo Físico Celular

Nesse arranjo físico todos os recursos transformadores já se encontram na célula para processar o material transformado sem que haja a necessidade de buscar um recurso transformador externo à célula. Alguns autores trazem como um modelo híbrido entre o arranjo funcional e o posicional.

Por exemplo, em uma maternidade de um hospital, considera-se que tudo que é necessário ao procedimento que se propõe esteja lá, sem precisar de recursos de outras partes do hospital.

Outro caso clássico cobrado pelas bancas é o caso do setor de esportes dentro de uma loja multiprodutos, embora haja roupas, calçados, revistas, dentre outros, por toda a loja, no setor esportivo há também tudo isso, mas voltado para essa área específica, logo, o cliente que busca apenas artigos esportivos, precisará buscar apenas na "célula" esportiva, a isso, Slack, chama de loja dentro da loja.

2.4 Arranjo Físico por Produto ou em linha ou em fluxo

Esse arranjo físico, segundo Slack (2009), envolve localizar os recursos produtivos transformadores segundo a melhor conveniência do recurso que está sendo transformado. Nesse caso cada produto, cliente ou informação segue um roteiro predefinido onde a sequência de atividades coincide com a sequência no qual os processos foram arranjados fisicamente.

Assim, os recursos seguem um fluxo ao longo da linha de processos.

Por exemplo, montagem de caminhões, programa de vacinação em massa, fabricação de geladeiras etc.

Vale destacar ainda que algumas empresas podem se utilizar de arranjos físicos mistos, pois nem sempre apenas um é suficiente para otimizar todo o processo produtivo.

(12)

3 – Planejamento da capacidade e das instalações

Um dos pontos de maior atenção no planejamento agregado é alinhar a capacidade com a demanda a ser satisfeita. O conceito de capacidade permeia a quantidade máxima de nível de atividade (produto ou serviço) que o processo é capaz de realizar, em determinado período de tempo, sob condições normais de operação e com os recursos que possui.

Outro ponto que cai bastante em concurso é sobre as os tipos de capacidade produtiva:

1. Capacidade produtiva instalada: Capacidade máxima de produção. Por exemplo, se uma indústria de carros é capaz de produzir 10 carros por hora, sua capacidade produtiva instalada diária é de 10 x 24 = 240 carros. Importante: Aqui não se leva em conta paradas, perdas, faltas de funcionários, etc.

2. Capacidade produtiva disponível: Aqui se leva em consideração a restrição do intervalo de trabalho, ou seja, se começa a fabricação/montagem de carros às 8h e termina às 17h, temos 9h de trabalho, e seguindo o mesmo padrão do exemplo 1, a capacidade produtiva disponível seria 10 carros/hora x 9 horas = 90 carros. Caso houvesse uma necessidade maior de produção teria que contratar mais funcionários, por exemplo. Importante: Aqui não se leva em conta paradas, perdas, faltas de funcionários, etc.

3. Capacidade produtiva efetiva: É a capacidade levando em consideração perdas, paradas, faltas, etc. Normalmente é atribuído uma % a esse tempo de não produção. Por exemplo, considerando que no item 2 houvesse parada em 10% do tempo devido a manutenção, troca de turno, setup, etc,

Capacidade

produtiva

(13)

isto é, paradas já previstas no planejamento, então temos então que diminuir de 90 carros por dia para 90 - 10% = 90 - 9 = 81 carros por dia seria a capacidade produtiva efetiva.

4. Capacidade produtiva realizada: É a capacidade produtiva levando em consideração, além do mencionado no item 3, as paradas não planejadas como quebras, ausências de funcionários, atraso dos insumos, etc.

Banca D - 2019) Julgue o item a seguir em certo ou errado.

Considerando que a capacidade produtiva instalada de uma empresa que fabrica roupas é de 480 peças por dia, que seu funcionamento é das 08:00 às 17:00, e que há paradas programadas da ordem de 20% do tempo relativo a jornada de trabalho, a capacidade produtiva efetiva é de 144 peças por dia.

Comentários:

Perceba que a capacidade instalada está considerando as 24h que compõem o dia produzindo 480 peças por dia, logo temos 480/24 = 20 peças por hora. Para encontrar a capacidade produtiva disponível devemos observar a jornada de trabalho que possui 9h, assim a capacidade produtiva disponível é calculada através de 20 x 9 = 180 peças por dia. Agora, para encontrar a capacidade produtiva efetiva, devemos subtrair a % relativa as paradas programadas, que é de 20%, assim, a capacidade produtiva efetiva é da ordem de 180 - 20% = 144 peças por dia

Gabarito: Certo.

3.1 Objetivos do planejamento e controle de capacidade

Segundo Slack(2009), as decisões em relação ao planejamento e controle da capacidade de produção afetarão diversos aspectos do desempenho. Os principais pontos são:

Custos: são afetados pelo equilíbrio capacidade x demanda, pois uma capacidade acima da demanda pode gerar uma quantidade de produtos que não serão absorvidos por essa e isso aumentará os custos totais, por exemplo;

➢ Capacidade produtiva igual ou maior que a demanda gera aumento nas receitas, pois toda a demanda será atendida, só que se for muito maior que a demanda, embora gere aumento nas

(14)

receitas, também haverá aumento nos custos com estoque "parado". Eis mais uma razão da importância do alinhamento entre demanda e capacidade de produção;

➢ Uma capacidade produtiva muito acima da demanda poderá provocar impactos no capital de giro, que ficará preso no estoque não absorvido pela demanda;

➢ Caso a capacidade produtiva efetiva esteja abaixo do que é demandado, pode haver a necessidade de contratar mão de obra temporária, e nem sempre essa consegue atingir o grau de qualidade de funcionários já treinados e experientes junto ao processo produtivo;

A velocidade de resposta à demanda pode ser aumentada se o estoque estiver alinhado a demanda, evitando assim a espera - em função do tempo de fabricação após a chegada da demanda - pelo cliente;

A confiabilidade no fornecimento também será afetada pelo nível de proximidade entre os níveis da demanda e da capacidade máxima de operação;

A flexibilidade, principalmente voltada ao volume, tem a capacidade de atender a um aumento inesperado da demanda, por exemplo.

3.2 Como medir a capacidade

A capacidade pode ser medida de duas formas, como medida de capacidade de volume de produção e medida de capacidade de insumos.

Medida de

capacidade de

produção

É a medida mais adequada quando a natureza do produto da operação não

varia.

Medida de

capacidade de

insumos

São frequentemente usadas quando há uma

gama muito grande de produtos com demandas variáveis para o processo.

(15)

Uma parte desse assunto que despenca em prova é saber o que é utilização, eficiência e eficácia. ➢ Utilização é quociente entre o volume de produção real e a capacidade produtiva instalada;

Eficiência é o quociente entre o volume de produção real e a capacidade produtiva efetiva;

Eficácia é baseada em três aspectos de desempenho:

o Tempo que o equipamento está disponível para operar - "a";

o Qualidade do produto ou do serviço que produz - "p";

o Velocidade ou taxa de atravessamento do equipamento - "q";

o OEE(Eficácia) = a x p x q

Também não podemos esquecer que a eficiência está ligada aos meios que se produz algo, é fazer certo a coisa, já eficácia está ligada aos resultados, é fazer a coisa certa.

(16)

Q

UESTÕES

1. (Hemobrás - Cespe) Considerando que a direção de um hospital decida aumentar a capacidade em

500 pacientes por dia, julgue os itens que se seguem, relativos ao planejamento e controle dessa situação.

O planejamento e controle de capacidade é a tarefa de determinar a capacidade efetiva da operação produtiva necessária para que possa responder à demanda.

2. (Banca D - 2019) Considerando os tipos de capacidades produtivas marque a alternativa correta

a) A capacidade produtiva instalada diária e a capacidade produtiva disponível diária podem ser alcançadas apenas multiplicando a quantidade de itens produzidos por hora e depois multiplicar o valor encontrado por 24h.

b) A melhor forma de alinhar a capacidade produtiva à demanda é encontrando a capacidade produtiva disponível.

c) Considerando que uma empresa tenha uma capacidade produtiva efetiva de 90 mesas por dia, que tem horário de trabalho das 08:00 às 17:00 e que as paradas programadas no planejamento correspondem a 10% do tempo total disponível, a capacidade produtiva disponível é de 100 mesas por dia.

d) A capacidade produtiva efetiva leva em consideração paradas não planejadas como falta de energia ou quebra de equipamentos.

e) A capacidade produtiva realizada diária é medida calculando o total de itens produzidos por hora e depois multiplicando o resultado por 24h.

3. (ESAF - Receita Federal- 2012) Na questão abaixo, selecione a opção que melhor representa o

(17)

I. A implantação de um sistema automatizado de folha de pagamento capaz de reduzir redundâncias e erros é um exemplo de busca pela eficiência.

II. A redução do número de funcionários e a terceirização de diversas funções é uma ação que promove o aumento da efetividade em um departamento.

III. Eficiência e eficácia são excelentes parâmetros para a medida do desempenho organizacional por indicarem, respectivamente, ênfase no alcance e ênfase nos meios utilizados para alcançar um objetivo. a) E - E - C

b) C - E - E c) C - C - E d) C - E - C e) E - C - E

4. (Prefeitura de Piraquara/PR - CEC- 2014) A EFICIÊNCIA consiste nos meios pelos quais se chega a

um resultado ao método de trabalho e aos procedimentos usados para se atingir um objetivo. Fazer certo, utilizando os processos adequados, leva à eficiência, que tem relação, assim, com os recursos empregados, com a melhor maneira de executar um trabalho, que deve ser estudado e planejado. Já a EFICÁCIA é o objetivo alcançado, o resultado final do trabalho. Tem relação com a satisfação das necessidades da sociedade com produtos e serviços

Assinale V para as assertivas Verdadeiras e F para as Falsas no que diz respeito à EFICÁCIA: ( ) Procura-se fazer corretamente o trabalho.

( ) Preocupa-se com os fins, com o resultado. ( ) Busca-se a melhor maneira.

( ) Procura-se fazer as coisas certas.

( ) Busca-se a melhor maneira de fazer um trabalho.

Assinale a alternativa que apresenta, de cima para baixo, a sequência correta:

a) V – V – F – F – V b) V – F – F – F – V

(18)

c) V – F – V – F – V d) F – V – F – V – F e) V – V – F – V – V

5. (DPU - Cespe- 2010) Nas organizações, a otimização do uso de seus recursos na produção de

resultados refere-se a a) eficiência. b) efetividade. c) qualidade total. d) eficácia. e) excelência.

6. (SUSAM - FGV- 2014) Em relação aos conceitos de eficiência e de eficácia, assinale V para a

afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Eficiência é a otimização dos recursos humanos, financeiros, tecnológicos, materiais e de equipamentos, para a obtenção dos resultados esperados pelas organizações.

( ) Eficácia é a contribuição dos resultados obtidos para o alcance dos objetivos estabelecidos pelas organizações em seus processos de planejamento.

( ) A eficiência é uma medida do rendimento global das organizações e a eficácia é uma medida individual dos componentes das organizações. Assim, a eficácia olha para o futuro, enquanto que a eficiência se volta para o presente.

As afirmativas são, respectivamente:

a) V, V e V. b) V, V e F. c) F, V e V. d) F, F e F. e) F, F e V.

(19)

7. (Metrô/DF - IADES- 2014) A afirmação “tem foco em resultados, ou seja, enfoque na concretização

de resultados como premissa” refere-se ao conceito de

a) eficiência. b) eficiência e de qualidade. c) eficácia. d) efetividade-eficiência. e) racionalidade administrativa.

G

ABARITO

1. CERTA 2. C 3. B 4. D 5. A 6. B 7. C

(20)

19

Q

UESTÕES

C

OMENTADAS

1. (Hemobrás - Cespe) Considerando que a direção de um hospital decida aumentar a capacidade em

500 pacientes por dia, julgue os itens que se seguem, relativos ao planejamento e controle dessa situação.

O planejamento e controle de capacidade é a tarefa de determinar a capacidade efetiva da operação produtiva necessária para que possa responder à demanda.

Comentários:

Embora a literatura divida a capacidade produtiva em 4 modalidades, a tarefa principal do planejamento e controle da capacidade é determinar a capacidade efetiva da operação, pois essa já leva em consideração os limites humanos, bem como as paradas planejadas, e assim ter um maior alinhamento com a demanda.

Gabarito: Certo.

2. (Banca D - 2019) Considerando os tipos de capacidades produtivas marque a alternativa correta

a) A capacidade produtiva instalada diária e a capacidade produtiva disponível diária podem ser alcançadas apenas multiplicando a quantidade de itens produzidos por hora e depois multiplicar o valor encontrado por 24h.

b) A melhor forma de alinhar a capacidade produtiva à demanda é encontrando a capacidade produtiva disponível.

c) Considerando que uma empresa tenha uma capacidade produtiva efetiva de 90 mesas por dia, que tem horário de trabalho das 08:00 às 17:00 e que as paradas programadas no planejamento

(21)

20

correspondem a 10% do tempo total disponível, a capacidade produtiva disponível é de 100 mesas por dia.

d) A capacidade produtiva efetiva leva em consideração paradas não planejadas como falta de energia ou quebra de equipamentos.

e) A capacidade produtiva realizada diária é medida calculando o total de itens produzidos por hora e depois multiplicando o resultado por 24h.

Comentários:

Vamos analisar as alternativas:

a) Está errada, pois embora o demonstrado na alternativa para a capacidade produtiva instalada esteja correto, para a capacidade produtiva disponível não está, pois essa leva em consideração apenas o intervalo de tempo trabalhado (como por exemplo, se os trabalhadores laboram das 08 às 17h, somente essa fração do dia deverá ser levada em consideração).

b) Está errada, pois A melhor forma de alinhar a capacidade produtiva à demanda é encontrando a capacidade produtiva efetiva.

c) Eis o nosso gabarito! Perceba que a capacidade produtiva efetiva da empresa é de 90 mesas por dia com paradas programadas que correspondem a 10% do tempo. Logo, 90 meses correspondem a 90% - 100% - 10% das paradas - do tempo total disponível, e sem as paradas e considerando o intervalo de jornada teríamos a capacidade produtiva disponível. Agora é só calcular:

d) Está errada, pois a capacidade produtiva efetiva não leva em consideração paradas não planejadas como falta de energia ou quebra de equipamentos.

e) Está errada, pois é a capacidade produtiva instalada diária que é medida calculando o total de itens produzidos por hora e depois multiplicando o resultado por 24h.

(22)

21

3. (ESAF - Receita Federal- 2012) Na questão abaixo, selecione a opção que melhor representa o

conjunto das afirmações, considerando C para afirmativa correta e E para afirmativa errada.

I. A implantação de um sistema automatizado de folha de pagamento capaz de reduzir redundâncias e erros é um exemplo de busca pela eficiência.

II. A redução do número de funcionários e a terceirização de diversas funções é uma ação que promove o aumento da efetividade em um departamento.

III. Eficiência e eficácia são excelentes parâmetros para a medida do desempenho organizacional por indicarem, respectivamente, ênfase no alcance e ênfase nos meios utilizados para alcançar um objetivo. a) E - E - C b) C - E - E c) C - C - E d) C - E - C e) E - C - E Comentários:

I - Correto, pois está sendo buscado um meio, uma forma mais ótima de se realizar uma tarefa.

II - Errado, pois a efetividade está vinculada a um resultado e seu impacto externo. Alguns autores trazem que é ser eficiente e eficaz simultaneamente.

III - Errado, pois os conceitos foram trocados. Gabarito: Alternativa B

4. (Prefeitura de Piraquara/PR - CEC- 2014) A EFICIÊNCIA consiste nos meios pelos quais se chega a

um resultado ao método de trabalho e aos procedimentos usados para se atingir um objetivo. Fazer certo, utilizando os processos adequados, leva à eficiência, que tem relação, assim, com os recursos empregados, com a melhor maneira de executar um trabalho, que deve ser estudado e planejado. Já a EFICÁCIA é o objetivo alcançado, o resultado final do trabalho. Tem relação com a satisfação das necessidades da sociedade com produtos e serviços

(23)

22

( ) Procura-se fazer corretamente o trabalho. ( ) Preocupa-se com os fins, com o resultado. ( ) Busca-se a melhor maneira.

( ) Procura-se fazer as coisas certas.

( ) Busca-se a melhor maneira de fazer um trabalho.

Assinale a alternativa que apresenta, de cima para baixo, a sequência correta:

a) V – V – F – F – V b) V – F – F – F – V c) V – F – V – F – V d) F – V – F – V – F e) V – V – F – V – V Comentários

Vamos analisar cada um dos itens do ponto de vista da EFICÁCIA:

(F ) Procura-se fazer corretamente o trabalho.ERRADO! Aqui é eficiência.

( V) Preocupa-se com os fins, com o resultado. CORRETO!

( F) Busca-se a melhor maneira. ERRADO! Aqui é eficiência.

( V) Procura-se fazer as coisas certas.CORRETO!

( F) Busca-se a melhor maneira de fazer um trabalho. ERRADO! Aqui é eficiência.

Gabarito: Alternativa D - Adendo: A banca deu como gabarito C, mas é unânime entre os professores que o gabarito é D, pois quanto a C a respostas estaria exatamente ao contrário!

5. (DPU - Cespe- 2010) Nas organizações, a otimização do uso de seus recursos na produção de

resultados refere-se a

a) eficiência. b) efetividade.

(24)

23

c) qualidade total. d) eficácia.

e) excelência. Comentários:

Questão bem tranquila, perceba, otimização de recursos = otimização dos meios = falou em meio remete-se a eficiência.

Gabarito: Alternativa A

6. (SUSAM - FGV- 2014) Em relação aos conceitos de eficiência e de eficácia, assinale V para a

afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Eficiência é a otimização dos recursos humanos, financeiros, tecnológicos, materiais e de equipamentos, para a obtenção dos resultados esperados pelas organizações.

( ) Eficácia é a contribuição dos resultados obtidos para o alcance dos objetivos estabelecidos pelas organizações em seus processos de planejamento.

( ) A eficiência é uma medida do rendimento global das organizações e a eficácia é uma medida individual dos componentes das organizações. Assim, a eficácia olha para o futuro, enquanto que a eficiência se volta para o presente.

As afirmativas são, respectivamente:

a) V, V e V. b) V, V e F. c) F, V e V. d) F, F e F. e) F, F e V. Comentários:

(25)

24

( ) Eficiência é a otimização dos recursos humanos, financeiros, tecnológicos, materiais e de equipamentos, para a obtenção dos resultados esperados pelas organizações. CORRETO! Otimizou recurso = otimização de meio = eficiência.

( ) Eficácia é a contribuição dos resultados obtidos para o alcance dos objetivos estabelecidos pelas organizações em seus processos de planejamento. CORRETO! Atingiu o resultado esperado = fez a coisa certa = eficácia.

( ) A eficiência é uma medida do rendimento global das organizações e a eficácia é uma medida individual dos componentes das organizações. Assim, a eficácia olha para o futuro, enquanto que a eficiência se volta para o presente. ERRADO! A eficácia é uma medida do rendimento global das organizações e a eficiência é uma medida individual dos componentes das organizações.

V/V/F - Gabarito - Alternativa B

7. (Metrô/DF - IADES- 2014) A afirmação “tem foco em resultados, ou seja, enfoque na concretização

de resultados como premissa” refere-se ao conceito de

a) eficiência. b) eficiência e de qualidade. c) eficácia. d) efetividade-eficiência. e) racionalidade administrativa. Comentários:

Percebam que o padrão de respostas sobre esse assunto se repete, sempre é o mesmo, a frase "tem foco em resultados" já nos informa que a resposta correta é eficácia.

(26)

25

R

EFERÊNCIA

B

IBLIOGRÁFICA USADA NESSA AULA

CHIAVENATO, I. (2006). Princípios da administração: o essencial em teoria geral da administração. Rio de Janeiro: Editora Elsevier.

SLACK, N.; CHAMBERS, S.; HARLAND, C.; HARRINSON, A.; JOHNSTON, R. Administração da Produção. São Paulo: Atlas, 2009.

SLACK, N., BRANDON-JONES, A.; JOHNSTON, R. Administração da produção. Tradução de Daniel Vieira, 8ª ed. - São Paulo: Atlas, 2018

GREEN, L., J. e NI, J. Watchdog: uma abordagem de prognóstico baseada em infotrônicos para avaliação e previsão da degradação do desempenho do produto. Advanced Engineering Informatics 17, pp.109-125, 2000.

(27)

Referências

Documentos relacionados

A dosimetria referente ao delito do artigo 149, caput, do Código Penal, em relação à vítima Benedicta, praticado por ambos os réus, também foi corretamente fixada e não merece

[r]

DF (Direção): Em nível 1, indica que instruções para cadeias de símbolos são decrementadas automaticamente (os símbolos são processados do endereço mais alto para

Nesse sentido, faz-se necess´ario um esforc¸o conjunto de instituic¸ ˜oes de pesquisa que, de forma pioneira, busquem eliminar a subjetividade dos sistemas de classificac¸˜ao de

Tabela 12: Resultados da simulação de estado transiente no modelo de teste com carga utilizando o método GMRES para resolução do campo elétrico e uma malha de 222.775 elementos

[r]

• Permitir que o meio corra através do sistema na taxa de fluxo mínimo pedida ou traga o fluxo a uma suspensão.. • Pressionar a tecla Learn/Set para

مأ دقل : اولاق كلم نع مهلؤس امدنع و هتانب نع ةٌدف نوفطاخلا هبلط يذلا ػلبملا عمجٌ ناكف نمٌأ ا .تلحر ًقٌقحلا لباقملا نكٌ مل نكل و هتانب هل اوكرت و