• Nenhum resultado encontrado

Mestrado Acadêmico em Engenharia Civil E D I T A L

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Mestrado Acadêmico em Engenharia Civil E D I T A L"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Escola Politécnica de Pernambuco – POLI Departamento de Engenharia Civil - DEC

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil - PEC Mestrado Acadêmico em Engenharia Civil

E D I T A L

A Unidade Setorial de Pós-Graduação da POLI/UPE, no uso de suas atribuições e de acordo com o estabelecido na Resolução CEPE nº 052/2001, torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para Exame de Seleção e Admissão de alunos ao Curso de Mestrado Acadêmico em Engenharia Civil, com Área de Concentração em Construção Civil, para o ano letivo de 2010. 1 – Da inscrição:

1.1 - Exige-se do candidato a comprovação do término do curso de graduação em Engenharia Civil ou Arquitetura devidamente reconhecida pelo MEC. Aceita-se declaração de que ele esteja no último semestre do curso de graduação, mas que apresente comprovação de término do curso no momento de sua admissão no Mestrado.

1.2 - A inscrição deverá ser feita pessoalmente na secretaria do Mestrado, ou via correios com aviso de recebimento. Não será aceita inscrição por e-mail ou fax.

1.3 - O período de inscrição será de 01 de Outubro a 11 de Dezembro de 2009, no horário das 09:00h às 12:00h e 13:30h às 16:30h na secretaria do PEC - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Bloco I, Sala 01, da Escola Politécnica de Pernambuco - Rua Benfica, 455, Madalena – Recife-PE. CEP: 50.720-001

1.4 – O pagamento da inscrição, no valor de R$ 50,00 (cinqüenta reais), deverá ser efetuado mediante depósito identificado no Banco do Brasil, conta nº 8177-9, agência 3234-4 (Nome: IAUPE-POLI-PEC). O valor da inscrição não será devolvido em hipótese alguma.

2 – Da documentação exigida para inscrição no Exame de Seleção e Admissão: 2.1 – A relação de documentos exigida está descrita a seguir:

o Formulário de inscrição devidamente preenchido (http://www.pec.poli.br); o Plano de pesquisa preliminar (http://www.pec.poli.br);

o 02 (duas) fotos 3x4;

o Cópia do documento de Identidade e do CPF ou do registro nacional de estrangeiro, para os candidatos estrangeiros;

(2)

o Curriculum Lattes (www.cnpq.br) atualizado e impresso, com documentação comprobatória (inclusive de conhecimento da língua inglesa);

o Cópia autenticada dos diplomas de curso superior. Para alunos no último semestre do curso é suficiente uma declaração da instituição atestando que, se aprovado nas disciplinas em que está matriculado, o aluno colará grau antes de março de 2010;

o 02 (duas) cartas de recomendação em formulário específico (http://www.pec.poli.br) de professores ou pesquisadores com quem tenha estudado ou trabalhado;

o Documentos comprobatórios que está em dia com as obrigações militares e eleitorais, no caso de o candidato ser brasileiro;

o Caso esteja empregado e venha ser liberado, integralmente ou parcialmente, pelo empregador para o Curso de Mestrado, anexar uma declaração do empregador concordando com a liberação;

o Declaração da IES de origem, atestando a inclusão do candidato em programa institucional de capacitação docente e técnico, se for o caso; e

o Comprovante de pagamento da taxa de inscrição.

2.2 – A Secretaria irá conferir a entrega da documentação dos candidatos no ato da inscrição, no entanto, fica a cargo do candidato a entrega da documentação correta.

2.3 – O Programa não ressarcirá qualquer despesa do candidato impedido de inscrever-se pelo descumprimento do especificado neste Edital.

2.4 – Ao efetuar a inscrição, o candidato declara que concorda integralmente com as diposições contidas no presente Edital.

3 – Do Exame de Seleção e Admissão:

O Exame de Seleção será procedido pela Comissão de Seleção e Admissão designada pelo Colegiado do Curso de Mestrado em Engenharia Civil e constará das seguintes etapas:

3.1. Etapa 1 – Inscrição.

3.2. Etapa 2 – Realização de prova específica e de inglês. Maiores informações sobre as provas estão no site: http://www.pec.poli.br.

3.3. Etapa 3 – Realização de entrevista. 3.4. Etapa 4 – Divulgação do resultado.

(3)

4 – Dos prazos e da tramitação do resultado para o Exame de Seleção: Datas e etapas do Concurso

Data e hora Etapa

01 de outubro a 11 de dezembro de 2009.

De 09:00h às 12:00h e de 13:30h às 16:30h Etapa 1 – Inscrição

15 de Dezembro de 2009. De 09:00 às 13:00h

Etapa 2 – Realização da prova específica 16 de Dezembro de 2009.

De 09:00h às 12:00h

Etapa 3 – Realização da prova de inglês

16 de Dezembro de 2009 – A partir de 14:00h Etapa 4 – Realização de entrevista

Até 22 de dezembro de 2009 Etapa 5 - Divulgação do resultado

Até 48 horas após a data de divulgação do resultado Etapa 6 - Recursos 26 e 27 de fevereiro de 2010.

De 09:00h às 12:00h e de 13:30h às 16:30h. Etapa 7 – Matrícula

Observação: O curso terá início em 01 de março de 2010. 5 – Da divulgação dos resultados:

5.1 - O resultado da Seleção ao Curso de Mestrado Acadêmico em Engenharia Civil será divulgado até o dia 22 de dezembro de 2009, por meio de documento oficial da Comissão de Seleção e Admissão, nas dependências da Secretaria do Mestrado.

5.2 - A relação dos candidatos aprovados para o Curso de Mestrado apresentará apenas a classificação dos mesmos. Ela não apresentará as notas que lhes tiverem sido atribuídas pela Comissão de Seleção e não listará os candidatos reprovados no processo seletivo, nem suas respectivas notas.

5.3 - Se o resultado previsto não for publicado na data definida no item 5.1, a Comissão de Seleção se reserva à prerrogativa de definir e divulgar nova data para o anúncio dos resultados. 6 – Da Classificação:

A admissão ao Curso dependerá, além da aprovação, da classificação do candidato em número correspondente à quantidade de vagas oferecidas.

7 – Do número de vagas:

Serão oferecidas 12 (doze) vagas para o curso de Mestrado, que serão preenchidas a critério do Colegiado de Pós-Graduação do DEC, ouvida a Comissão de Seleção e Admissão.

8 – Corpo docente do Programa: 8.1 - Docentes Permanentes:

Prof. Alberto Casado Lordsleem Júnior, D.Sc. EP/USP, 2002 – Departamento de Engenharia Civil (POLI/UPE).

(4)

Prof. Alexandre Duarte Gusmão, D.Sc. PUC/RJ, 1999 – Departamento de Engenharia Civil (POLI/UPE).

Prof. Arnaldo Cardim de Carvalho Filho, D.Sc. ETSECCPB-UPC/Espanha, 2001 – Departamento de Engenharia Civil (POLI/UPE)

Prof. Béda Barkokébas Junior, D.Sc. ETSECCPB-UPC/Espanha, 1994 – Departamento de Engenharia Civil (POLI/UPE)

Profa. Eliana Cristina Barreto Monteiro, D.Sc. EP/USP, 2002 – Departamento de Engenharia Civil (POLI/UPE)

Profa. Emilia Rahnemay Kohlman Rabbani, D.Sc. University of Pittsburgh/EUA, 2000 – Departamento de Engenharia Civil (POLI/UPE)

Profa. Stela Fucale Sukar, D.Sc. DEC/UFPE - Technische Universität Braunschweig/Alemanha, 2005 – Departamento de Engenharia Civil (POLI/UPE)

Profa. Yêda Vieira Póvoas Tavares, D.Sc. USP/Brasil, 2005 - Departamento de Engenharia Civil (POLI/UPE)

8.2 - Docentes Colaboradores

Prof. Cezar Augusto Cerqueira, D.Sc. UFMG/Brasil, 2004 – Departamento de Engenharia Civil (POLI/UPE)

Profa. Fátima Maria Miranda Brayner, D.Sc. USP/Brasil, 1998 - Departamento de Engenharia Civil (POLI/UPE)

Prof. José Fernando Thomé Jucá, D.Sc. UP Madrid/Espanha, 1990 – Departamento de Engenharia Civil (UFPE)

Profª. Kalinny Patrícia Vaz Lafayette, D.Sc. UFPE/Brasil, 2006 – Departamento de Engenharia Civil (POLI/UPE)

Prof. Silvio Burrattino Melhado, Livre Docente EP/USP, Pós Doutorado UPMF-CRISTO/França, D.Sc. EP/USP, 1994 – Departamento de Engenharia de Construção Civil e Urbana (EPUSP)

9 – Linhas de Pesquisa do Mestrado Acadêmico em Engenharia Civil: 9.1 – Linha 1 - Gestão da Construção.

(5)

9.3 – O plano de pesquisa preliminar deve estar vinculado às Linhas de Pesquisa e disciplinas do curso (ver Tabela 1 a seguir):

Tabela 1 – Disciplinas vinculadas às linhas de pesquisa do Mestrado em Engenharia Civil Cada disciplina do curso de Mestrado possui uma carga horária de 45 horas, equivalendo a 03 (três) créditos.

Disciplinas Obrigatórias Estatística Aplicada

Importância da Gestão, do Desempenho e da Inovação Tecnológica na Construção Civil Metodologia do Ensino e da Pesquisa Tecnológica

Disciplinas Eletivas

Avaliação do Ciclo de Vida dos Produtos da Construção Civil Degradação e Recuperação das Estruturas de Concreto

Desempenho e Inovações Tecnológicas das Alvenarias de Vedação Desempenho e Inovações Tecnológicas das Fundações

Gestão e Coordenação de Projetos

Gestão dos Resíduos da Construção e Demolição Sistema de Gestão de Segurança e Saúde do Trabalho

Segurança, Qualidade e Meio Ambiente em Canteiros de Obras Sistemas de Gestão da Qualidade

Tecnologia Aplicada a Resíduos Sólidos 10 – Dos recursos:

10.1 – Recursos deverão ser apresentados ao Colegiado do Mestrado em Engenharia Civil, devidamente formalizados, observando o prazo regimental de 48 (quarenta e oito) horas após a divulgação do resultado final.

10.2 – Os alunos não selecionados terão o prazo de 30 (trinta) dias, a partir da divulgação do resultado final, para a retirada dos documentos apresentados. Após esse prazo tais documentos serão incinerados.

11 – Dos Casos omissos:

O Colegiado do Mestrado de Engenharia Civil da Escola Politécnica de Pernambuco da Universidade de Pernambuco decidirá sobre os casos omissos neste edital.

Recife, 01 de outubro de 2009. Profa. Dra. Stela Fucale Sukar

Referências

Documentos relacionados

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

O IPCB “valoriza a atividade do seu pessoal docente, investigador e não docente, estimula a formação intelectual e profissional dos seus estudantes e diplomados,

Enquanto no Brasil, já nas décadas de 1960 e 1970, os estudiosos faziam malabaris- mos para conciliar as teses desenvolvimentistas com o cresci- mento da visibilidade pública

O presente trabalho visa a aplicação de técnica de programação linear (método simplex) para a solução de um problema de gerência de processo diagnosticado a partir da análise

DA ANÁLISE DA COPEL: foi constado que na documentação de habilitação da presente empresa as mesmas atendem as exigências do edital. RESPOSTA AOS QUESTIONAMENTOS: Não

Desse modo, talvez pudéssemos cumprir a quarta interdiç~o do Nery: “N~o ser bibliotecário para deformar os novos bibliotecários com a velha didática das súmulas e