• Nenhum resultado encontrado

Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado e Doutorado

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado e Doutorado"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

U

UN

NIIVVEERRSSIIDDAADDEE

ES

E

STTAADDUUAALL DDEE

PO

P

ONNTTAA

GR

G

ROOSSSSAA

Programa de Pós-Graduação em Educação

Mestrado e Doutorado

EDITAL PPGE/UEPG Nº 03 /2015

Edital Retificador de Inscrição, Seleção e Matrícula para o Mestrado em Educação para o ingresso em 2015 I - DA INSCRIÇÃO

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa torna público o cancelamento da suspensão do Edital 01/2015, mantendo-se o que já estava estipulado anteriormente, estabelecendo apenas novo cronograma de inscrições para a seleção ao Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado para ingresso no segundo semestre de 2015.

As inscrições se destinam ao preenchimento de até 25 vagas, sendo até 12 (doze) vagas para a Linha de Pesquisa Ensino e Aprendizagem e até 13 (treze) vagas para a Linha de Pesquisa História e Política Educacionais.

A Linha de Pesquisa Ensino e Aprendizagem investiga as interfaces entre o ensino e a aprendizagem considerando o ensino como processo multidimensional, as estratégias curriculares, metodológico-didáticas e as interações dos sujeitos das práticas pedagógicas na construção e apropriação do conhecimento. A Linha de Pesquisa História e Política Educacionais abrange pesquisas sobre aspectos históricos da educação e a análise dos processos de formulação, implementação e avaliação de políticas educacionais.

São habilitados à inscrição os portadores de títulos de Graduação plena nas seguintes situações: a) egressos dos cursos de Pedagogia e Licenciaturas;

b) profissionais da Educação Básica, nas suas diferentes etapas e modalidades; c) Professores no exercício da docência no Ensino Superior.

As inscrições ocorrerão em duas etapas:

1ª etapa: os candidatos devem preencher a ficha de inscrição no sistema de inscrições online disponível em: https://sistemas.uepg.br/stricto/inscricao/

A citada ficha de inscrição estará disponível apenas no período de inscrição ao Processo Seletivo, ou seja, no período de 17/03/2015 a 31/03/2015.

2ª etapa: os candidatos deverão entregar os documentos abaixo ou enviá-los via sedex: a) Ficha de inscrição impressa (após o preenchimento online);

b) uma foto 3 x 4 recente;

c) fotocópia autenticada dos seguintes documentos: Certidão de Nascimento ou de Casamento, CIC/CPF, RG, Título Eleitoral, quitação com o Serviço Militar (para candidatos do sexo masculino);

(2)

d) Curriculum Vitae (Plataforma Lattes) preenchido correta e adequadamente. Para o preenchimento de currículo acesse: www.cnpq.br.

e) O anteprojeto de pesquisa deverá vincular-se a uma das Linhas de Pesquisa do Programa, conforme modelo do Anexo I e a uma das temáticas dos orientadores de cada linha. Deverá ter no máximo 10 (dez) páginas (excluindo-se as referências bibliográficas e os anexos – se houver). Formatação: papel A4; espaço 1,5; fonte Arial 12; margens de 2,5 cm. O Projeto de Dissertação deverá ter como partes obrigatórias: resumo, palavras chave, apresentação do problema de pesquisa, justificativa, objetivos, revisão de literatura, fundamentação teórica, procedimentos metodológicos de coleta (instrumentos), organização e análise de dados (detalhado), cronograma e referências. A qualidade e a consistência teórico-metodológica do Projeto de Tese são critérios essenciais na avaliação. Entregar três vias impressas sem encadernação. f) formulário de conferência dos documentos (Anexo I)

Observações:

a) Os documentos que exigem autenticação podem ser autenticados na Secretaria Acadêmica, mediante a apresentação de originais e fotocópias, no ato de inscrição;

b) O candidato graduado em outra Área, que não Pedagogia ou Licenciatura, deverá comprovar experiência na área da educação e elaborar um texto que justifique a intenção de atuar na pesquisa em educação.

c) Solicitamos que não sejam encaminhados documentos encadernados. Local da entrega dos documentos:

- Os documentos devem ser entregues na Secretaria Acadêmica de Pós-Graduação “Stricto Sensu”, Avenida Gen. Carlos Cavalcanti, 4748 – Sala 11 – PROPESP – Bloco da Reitoria - Campus de Uvaranas, de 17/03/2015 a 31/03/2015, em dias úteis, das 8 h às 11h30min e das 13h30min às 17h ou também pelo correio.

Endereço para o envio via sedex: Universidade Estadual de Ponta Grossa Secretaria Acadêmica – Stricto Sensu Av. Gen. Carlos Cavalcanti, 4748 Sala 11 – PROPESP – Bloco da Reitoria Campus Uvaranas

(3)

Observações:

- Para o deferimento das inscrições dos graduados em outras áreas exige-se um texto escrito pelo candidato justificando o seu interesse pela pesquisa em educação e comprovando a sua atuação na área educacional. - O candidato poderá fazer sua inscrição pessoalmente, por procuração ou por correspondência. A inscrição por correspondência deverá ter o carimbo da Empresa de Correios brasileira ou estrangeira, com data limite de postagem de 17/03/2015.

- A homologação da inscrição dependerá do atendimento às exigências quanto à formação acadêmica, da apresentação integral dos documentos necessários e da vinculação das temáticas dos projetos às temáticas dos docentes que propõem vagas.

- O pagamento da taxa R$ 130,00 será feito mediante depósito bancário em conta a ser divulgada posteriormente, em Edital específico. O candidato deverá entregar o comprovante original, após homologada sua inscrição, no dia da prova escrita.

II DA SELEÇÃO

O Exame de Seleção constará de quatro etapas sequencialmente eliminatórias: A nota final será o resultado da média aritmética das notas da 2ª, 3ª e 4ª etapas.

1ª Etapa: Análise da pertinência do Anteprojeto de pesquisa com relação à temática dos orientadores. O resultado dessa etapa será divulgado no dia 10/04/2015.

O pagamento da inscrição deve ser efetuado apenas após a divulgação do resultado da 1ª etapa.

2ª Etapa: Prova Escrita (0 a 10,0), de caráter eliminatório, a ser realizada no dia 25 de abril de 2015, das 8h30min às 12h em salas de aula do CIPP - Campus de Uvaranas. Os resultados dessa etapa serão divulgados até o dia 11/05/2015.

- A Prova Escrita conterá questões dissertativas formuladas a partir dos textos indicados na bibliografia para o Processo Seletivo (Anexo II). Serão questões de caráter geral, interpretativo e argumentativo elaboradas a partir da bibliografia indicada. Para ser aprovado nesta etapa, o candidato deverá obter nota mínima 6,0 (seis vírgula zero).

Observações:

- O tempo máximo previsto para a realização da Prova Escrita é de três horas e meia. O candidato deverá apresentar documento de identidade no ato da Prova Escrita e da Entrevista. O candidato que não comparecer para a prova escrita será eliminado do Processo Seletivo.

3ª Etapa: Análise do Curriculum Vitae e Anteprojeto de Pesquisa (0 a 10,0), com caráter eliminatório. A divulgação do resultado será até o dia 18/05/2015. Nesta etapa, o candidato deverá obter, também, média igual ou superior a seis (6,0) na avaliação do Anteprojeto de Pesquisa para passar para a etapa seguinte. Os critérios de análise do Anteprojeto de tese e de Curriculum Vitae estão em anexo.

4ª Etapa: Prova de Arguição (Defesa do Projeto de Tese) (0 a 10,0). Nesta etapa, o candidato deverá obter, também, média igual ou superior a 6,0 (seis vírgula zero), Será realizada de forma coletiva em grupos de 3 ou 4 candidatos para os aprovados nas etapas anteriores, no período de 25 a 29 de maio de 2015. A data e o horário da prova de arguição serão divulgados via Edital e Internet.

(4)

Critérios para a atribuição de nota para a prova de arguição - Capacidade de defesa do Projeto

- Domínio de referencial teórico-metodológico e dos demais aspectos do conteúdo do Projeto de Tese

- Desempenho do candidato na defesa do Projeto com arguição.

Participam da 4a etapa os aprovados na 2a e 3a etapa. Na prova de arguição serão aprofundados os

aspectos teóricos das leituras indicadas e os relativos ao domínio consignado no Anteprojeto de Pesquisa, bem como será avaliada a experiência de pesquisa e/ou profissional do candidato exposta no Curriculum Vitae.

Para a classificação dos candidatos será considerado seu desempenho nas três etapas do Processo Seletivo. A classificação dos candidatos é um dos critérios para a concessão das Bolsas de Estudo.

III- CRONOGRAMA

Inscrições: 17/03/2015 a 31/03/2015

1a etapa: Homologação das inscrições: até 10/04/2015 Resultado da 1ª etapa: 10/04/2015

2a etapa: Prova escrita: 25/04/2015 (sábado – das 8h30min às 12h.) Resultado da 2ª Etapa (Prova Escrita): 11/05/2015

Resultado da 3ª Etapa (Anteprojeto de Pesquisa e Curriculum Vitae): até 18/05/2015 4a etapa: Prova de Arguição: 25 a 29/05/15

Resultado final: até 12 de junho de 2015

Matrícula: período a ser informado aos aprovados por email Início das aulas: em agosto de 2015.

** Todos os editais referentes ao processo seletivo serão divulgados no mural da secretaria do PPGE e na homepage: <www.pitangui.uepg.br/prospesp/ppge>

Divulgação do resultado final: até o dia 12/06/2015 em Edital do PPGE disponibilizado na homepage do Programa: http://www.pitangui.uepg.br/propesp/ppge

IV- DOS RECURSOS

Devem ser encaminhados à Coordenação do Programa de Mestrado em Educação, interpostos por escrito e protocolados no Protocolo Geral da Universidade Estadual de Ponta Grossa (localizado no Centro de Convivência do Campus de Uvaranas, Av. Carlos Cavalcanti, 4748 – CEP 84030-900 – Ponta Grossa/Paraná) até 02 (dois) dias úteis após a divulgação dos resultados do: a) homologação das inscrições; b) resultado de cada etapa; c) resultado final, considerando-se o horário de expediente da Universidade (das 08:00h às 12:00h e das 13:30h às 17:30h).

O candidato não selecionado deverá retirar seus documentos, entregues no ato da inscrição, entre os dias 01/07/2015 a 15/08/2015. A partir desta data a Secretaria não se responsabilizará pela sua guarda.

Observação:

Os candidatos devem ter disponibilidade de 30 horas semanais para dedicação ao Programa de Pós-Graduação.

(5)

- A matrícula será realizada via sistema de matrícula online, no período a ser divulgado aos candidatos selecionados via email. Os candidatos selecionados serão convocados, via email, para uma reunião a ser realizada no mês de julho de 2015.

- O candidato selecionado e aprovado que não efetivar sua matrícula no período definido à matrícula dos alunos ingressantes em 2015 no Mestrado perderá a vaga obtida, autorizando a Coordenação do Programa para o preenchimento da vaga, de acordo com a disponibilidade de orientação, respeitando-se as temáticas de orientação dos docentes.

- Os candidatos incluídos no edital do resultado final na condição de suplentes serão chamados apenas no caso de desistência de candidatos aprovados ou ingresso de novos docentes no PPGE. A chamada dos candidatos suplentes está sempre condicionada às temáticas de orientação dos orientadores que possuam vagas de orientação.

- A Prova de Proficiência em língua estrangeira será realizada no decorrer do Curso.

Maiores informações poderão ser obtidas junto à Secretaria Acadêmica de Pós – Graduação “Stricto Sensu”, Prédio da Reitoria - Sala 11 (em frente ao ponto de ônibus), ou via telefax: (42) 3220-3150.

Contatos com o PPGE: ppge@uepg.br Fone do PPGE: (42) 3220-3154.

Ponta Grossa, em 17 março de 2015.

Profª Drª Celia Finck Brandt

Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade Estadual de Ponta Grossa

(6)

ANEXO I – Ficha de Conferência

U

UNINIVVEERRSSIIDDAADDEE EESTSTAADDUUAALL DDEE PPONONTTAA GGRROOSSSSAA

Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado e Doutorado

Preenchimento obrigatório pelo candidato

Nome:___________________________________________________________ Endereço:_______________________________________________________ Cidade:__________________________ Estado: _______________________ Fone residencial: ________________ Fone celular: ____________________ Outros telefones: ________________________________________________ E-mail:__________________________________________________________ Documentos Visto

Impressão da Ficha de inscrição devidamente preenchida (do sistema online de

inscrição)

1 Foto 3 x 4 (na ficha de inscrição) Fotocópia autenticada de:

Quitação com o Serviço Militar (se for o caso)

Certidão de Nascimento ou de Casamento RG

CIC/CPF Título Eleitoral

Fotocópia autenticada do Diploma de Graduação

Fotocópia autenticada do Diploma de Mestrado obtido em curso recomendado e reconhecido pela Capes (ou devidamente revalidado, quando obtido no exterior) OU certidão de conclusão ou documento equivalente

Currículo Lattes impresso 2 cópias do Projeto de Tese

Fotocópia dos principais trabalhos acadêmicos dos últimos 3 anos (máximo 3) Lista de referências de trabalhos e publicações resultantes da Dissertação de Mestrado

(7)

ANEXO II (Modelo para o Anteprojeto de Pesquisa) UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

PROCESSO SELETIVO 2015

ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO DO ANTEPROJETO DE PESQUISA - MESTRADO

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO (folha de rosto) Indicar os seguintes itens:

a) Nome do candidato b) Temática de investigação c) Título do Anteprojeto

d) Linha de Pesquisa: ( ) Ensino e Aprendizagem ( ) História e Política Educacionais 1 – RESUMO

Indicar o objetivo principal, natureza do problema de pesquisa e uma síntese da metodologia e resultados esperados. O resumo deve ter, no máximo, 10 linhas. Acrescentar ao final três palavras-chave.

2 - APRESENTAÇÃO DO PROBLEMA DE PESQUISA

Indicar o quê se pretende pesquisar, especificando o problema a ser investigado, formulando-o com clareza e explicitando a sua relação com a Linha de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação para a qual o candidato está se inscrevendo.

3 – JUSTIFICATIVA

Destacar os motivos do interesse pelo tema a relevância da pesquisa. 4 - OBJETIVOS

Explicitar com clareza e objetividade os objetivos da pesquisa. 5 – REVISÃO DE LITERATURA

Indicar trabalhos relevantes sobre a temática de investigação e a relação entre a literatura existente e o seu anteprojeto de pesquisa. O candidato deverá demonstrar familiaridade com consulta de bases bibliográficas, capacidade de sintetizar pesquisas e publicações, bem como de indicar possíveis lacunas no seu campo de investigação. A revisão de literatura é chamada por alguns pesquisadores de “estado da arte”. O objetivo desse item é verificar se o candidato é capaz de estabelecer uma interlocução com a produção da área sobre o seu tópico de pesquisa. 6 – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Indicar a fundamentação teórica ou pressupostos teóricos iniciais da pesquisa a ser realizada durante o Mestrado. Indicar aspectos metodológicos da pesquisa (sujeitos, local de realização da pesquisa, instrumentos de coleta de dados a serem utilizados).

7- PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Indicar os procedimentos de coleta (instrumentos), organização e análise de dados (detalhado) 8 – CRONOGRAMA

Indicar as principais ações relativas ao desenvolvimento do projeto de pesquisa. Obs: O Mestrado deve ser completado em 24 meses, com início em agosto de 2015.

(8)

9 – REFERÊNCIAS

(Indicar somente as referências citadas no Anteprojeto de Pesquisa, de acordo com as normas da ABNT)

Formatação: papel A4; espaço 1,5; fonte Arial 12; margens de 2,5 cm.

O Anteprojeto deverá ter, no máximo, 10 páginas (excluindo-se as referências e anexos – se

houver).

ANEXO III – Docentes e temáticas de orientação

LINHAS DE PESQUISA, PROFESSORES DO PROGRAMA E TEMÁTICAS DE ORIENTAÇÃO

Ensino-Aprendizagem: Investiga as interfaces entre o Ensino e a Aprendizagem

considerando: o ensino como processo multidimensional, as estratégias curriculares, metodológico-didáticas e as interações dos sujeitos das práticas pedagógicas na construção do conhecimento.

Ana Lucia Pereira Baccon Formação de Professores. Educação e Psicanálise. Ensino e Aprendizagem. Educação Matemática.

Ana Luiza Ruschel Nunes Ensino de Artes Visuais. Formação de professores. Teoria e prática educativa em Arte.

Celia Brandt Finck Teoria de Representações Semióticas de Raymond Duval;

Formação de Professores que ensinam Matemática; Educação Matemática; Didática Francesa e a Educação Matemática.

Dionísio Burak Ensino de Matemática. Educação Matemática. Modelagem

Matemática. Elaine Ferreira do Vale

Borges Ensino e aprendizagem/aquisição de línguas estrangeiras e/ou segunda língua e/ou línguas adicionais. Formação de professores de línguas. Abordagens de ensino de línguas. Linguagem e complexidade.

Silvia Christina Madrid

Finck Educação Física Escolar. Esporte educacional. Formação de Professores. Educação Infantil e ludicidade.

Gilmar de Carvalho Cruz Formação profissional docente em contextos educacionais

inclusivos; Organização de ambientes inclusivos de aprendizagem; Procedimentos teórico-metodológicos da educação física na

educação básica.

Simone Regina Malosso

Cartaxo Didática. Formação de Professores. Licenciaturas e Educação Básica.

Susana Soares Tozetto Temáticas: Formação Inicial e Continuada de Professores.

Saberes docentes e prática pedagógica. Trabalho Docente e Identidade de Professores.

Número de vagas da Linha de Pesquisa: até 12 (doze) História e Política Educacionais: Analisa a história e a política na práxis pedagógica, nos

sistemas, nas instituições educacionais e na formação dos educadores e as políticas públicas nos processos de formulação, implementação e avaliação das ações educacionais.

Gisele Masson Relações entre capital, trabalho e políticas educacionais. Políticas

de formação de professores. Políticas de valorização docente: vencimento, remuneração e carreira.

Jefferson Mainardes Políticas Educacionais. Epistemologias da política educacional.

Organização da escola em ciclos.

(9)

Nascimento Pensamento Educacional. Educação e Imprensa. Trabalho e Educação. Educação e Relações Étnico-raciais.

Mary Ângela T. Brandalise Avaliação educacional. Políticas de avaliação. Políticas de formação de professores. Políticas educacionais.

Névio de Campos História, intelectuais e educação no Brasil e no Paraná (séculos

XIX e XX): Igreja Católica, ensino superior, imprensa, pensamento pedagógico/educacional.

Rita de Cássia da Silva

Oliveira Educação Permanente. Educação para Terceira Idade. Políticas educacionais. Educação de jovens, adultos e idosos. Educação não formal.

Simone de Fátima Flach Políticas educacionais. Políticas Educacionais para Educação

Básica. Financiamento da educação. Direito à educação

Vera Lucia Martiniak História da Educação. História das Instituições Escolares. Trabalho

e Educação. Historiografia da Educação. História das Políticas Educacionais no Brasil. Educação e Imigração.

Número de vagas da Linha de Pesquisa: até 13 (treze)

ANEXO IV - BIBLIOGRAFIA INDICADA

Bibliografia Básica (para as duas Linhas de Pesquisa)

Bibliografia específica para a Linha de Pesquisa Ensino e Aprendizagem

DINIZ-PEREIRA, J. E. O ovo ou a galinha: a crise da profissão docente e a aparente falta de perspectiva para a educação brasileira. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 92, n. 230, p. 34-51, jan./abr. 2011.

ENS, R. T.; BEHRENS, M. A. (Orgs.). Formação do professor: profissionalidade, pesquisa e cultura escolar. Curitiba: Champangnat, 2010.

ROMANOWSKI, J. P. Tendências da pesquisa em formação de professores. Atos de Pesquisa

em Educação, v. 8, n. 2, p. 479-676, mai./ago. 2013.

SAVIANI, D. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de educação, v.14, n.40, 2009.

SEVERINO, A. J. Questões epistemológicas da pesquisa educacional. Revista de Educação

Pública, Cuiabá, v. 19, n. 41, p. 479-496, set./dez. 2010.

SEVERINO, A.J. Dimensão ética da investigação científica. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 9, n. 1, p. 199-208, jan./jun. 2014.

VAILLANT, D.; MARCELO, C. Ensinando a ensinar: as quatro etapas de uma aprendizagem. Curitiba: UTFPR, 2012.

(10)

Bibliografia específica para a Linha de Pesquisa História e Política Educacionais

LCO2, maio/ago. 2006. p. 328-339.

MELLO, E; PANIAGO, M. C. S.; ANDRADE, M. A. Marx, Mészáros e o Estado. São Paulo: Instituto Lúkácz, 2012.

PAULO NETO, José. Relendo a teoria marxista da história. In: SAVIANI, Dermeval; LOMBARDI, José C.; SANFELICE, José L. (Orgs.). História e história da educação: o debate teórico-metodológico atual. Campinas: Autores Associados, 2000, p. 50-64.

REIS, José C. Os Annales: a renovação teórico-metodológica e “utópica” da história pela reconstrução do tempo histórico. In: SAVIANI, Dermeval; LOMBARDI, José C.; SANFELICE, José L. (Orgs.). História e história da educação: o debate teórico-metodológico atual. Campinas: Autores Associados, 2000, p. 25-49.

SAVIANI, D.. Sistema nacional de educação e plano nacional de educação. Campinas: Autores Associados, 2014.

SILVA, R. H. R.; GAMBOA, S. S. Do esquema paradigmático à matriz epistemológica: sistematizando novos níveis de análise. Educação Temática Digital, Campinas, v. 6, n. 1, p. 48-66, jan./abr. 2014.

TELLO, C.; ALMEIDA, M. de L. P. de (Orgs.). Estudos epistemológicos no campo da pesquisa

em politica educacional. Campinas: Mercado das Letras, 2013.

VIEIRA, S. L. Políticas e gestão da educação básica: revisitando conceitos simples. RBPAE. Porto Alegre, v. 23, n. 1, p. 53-69, jan./abr. 2007.

Anexo V - Informações gerais sobre o Mestrado em Educação – UEPG

O currículo do Mestrado em Educação compreende um total de 32 (trinta e dois) créditos assim distribuídos:

08 Créditos nas Disciplinas do Núcleo Comum

04 Créditos em Seminário de Dissertação da Linha de Pesquisa 04 Créditos em Tópicos Especiais

06 créditos no Núcleo de Atividades de Pesquisa 04 Créditos de Orientação Dissertação

06 créditos referentes à elaboração e defesa de Dissertação

Núcleo Comum Carga horária Créditos ED-51001 Fundamentos Epistemológicos da Pesquisa em Educação 60 04

ED-51002 Teoria e Educação 60 04

Núcleo Específico

(11)

ED-52002 Seminário de Dissertação - História e Política Educacionais 60 04 ED-53100 Tópicos Especiais da Linha de Pesquisa Ensino e

Aprendizagem 60 04

ED-53200 Tópicos Especiais da Linha de Pesquisa História e Política

Educacionais 60 04

ED-52006 Orientação Dissertação/Tese I 30 02

ED-52007 Orientação Dissertação/Tese II 30 02

Núcleo de Atividades de Pesquisa

ED-53900 Grupo de Estudos e Pesquisa 60/* 04/*

ED-53001 Seminários Temáticos * *

ED-53002 Seminários Especiais * *

ED-53003 Estudos Individualizados * *

ED 53004 Publicações * *

ED-53005 Estágio de Docência * *

Trabalho de Conclusão

ED-54001 Dissertação 90 06

* Créditos variáveis atribuídos segundo os critérios definidos pelo Colegiado do Programa

Ementas das Disciplinas – Mestrado em Educação

Fundamentos Epistemológicos da Pesquisa em Educação

Condições constitutivas do conhecimento científico. As explicações do conhecimento científico em perspectiva histórica, filosófica e social. A empiria e a teoria das ciências. Ciências da natureza e Ciências Sociais e suas implicações na pesquisa educacional.

Teoria e Educação

Matrizes teóricas da educação contemporânea. Fundamentos epistemológicos, sociológicos e antropológicos das teorias. Contextos históricos e políticos das teorias educacionais.

Seminário de Dissertação – Linha de Pesquisa Ensino e Aprendizagem

Análise de abordagens teórico-metodológicas e de pesquisa sobre o ensino e aprendizagem e suas implicações no trabalho docente. O papel dos sujeitos da prática escolar na construção do conhecimento. A relação entre escola, conhecimento e sociedade.

Seminário de Dissertação – Linha de Pesquisa História e Política Educacionais

Análise de abordagens teórico-metodológicas da pesquisa sobre História e Políticas

Educacionais. A formação de intelectuais críticos na pós-graduação. Categorias da dialética. Discussão dos temas de dissertação e da elaboração do relatório para a qualificação. Análise crítica de teses e dissertações da aérea de educação. Revisão de literatura. Análise de dados. Questões éticas da pesquisa.

(12)

Estudo de temas relacionados às temáticas de Pesquisa dos pós-graduandos ou de aprofundamento teórico-metodológico das Linhas de Pesquisa do Programa. Os Tópicos Especiais serão definidos a partir das Linhas de Pesquisa a cada semestre.

Clique aqui para acessar a lista de disciplinas oferecidas como Tópicos Especiais nos últimos

anos.

Orientação de Dissertação/Tese – ODT I e Orientação de Dissertação/Tese – ODT II

Atividade acadêmica de sistematização do projeto de pesquisa para a Dissertação e o seu desenvolvimento, realizada sob a orientação e avaliação docente. A produção esperada para semestre de orientação será definida pelo mestrando e seu orientador.

Núcleo de Atividades de Pesquisa:

a) Seminários Temáticos

Apresentação e discussão de temas emergentes, resultados de pesquisa e/ou temas que

pretendem atender as necessidades e interesses dos pós-graduandos e dos Grupos de Pesquisa. b) Seminários Especiais

Seminários conduzidos por pesquisadores convidados, principalmente de instituições com as quais o Programa possui parcerias.

c) Estudos Individualizados

Atividade desenvolvida pelo pós-graduando com o objetivo de complementar os estudos dos mestrandos tanto no núcleo comum quanto no núcleo específico em função das necessidades da pesquisa para a Dissertação. São planejados pelo mestrando em comum acordo com o

orientador e aprovados pelo colegiado de curso. d) Publicações

Trabalhos completos apresentados em eventos e publicações (livros, capítulos, artigos,

resenhas). Na atribuição dos créditos são considerados o âmbito e a natureza dos eventos e dos periódicos.

Dissertação

Texto acadêmico-científico resultante de pesquisa desenvolvida sob orientação, com com

discussão de elementos teórico-empíricos e metodológicos na forma de trabalho final, defendido e aprovado publicamente diante de uma banca examinadora.

Estágio de Docência

O estágio de docência no Ensino Superior é parte integrante da formação do pós-graduando, objetivando a preparação para a docência, e a qualificação do ensino de Graduação sendo obrigatório para todos os bolsistas da Capes - Programa de Demanda Social.

Requisitos para a obtenção do título de Mestre em Educação (de acordo com a Resolução UNIV nº 19 de 29 de junho de 2010):

I - completar os créditos exigidos para o Mestrado;

II - ser aprovado, até a conclusão do primeiro ano do curso, em exame de proficiência em Língua estrangeira;

III - ser aprovado no exame de qualificação de mestrado; IV - obter a aprovação da Dissertação de Mestrado;

V - entregar à Coordenação do Programa a versão final da dissertação, conforme normas do Programa.

(13)

ANEXO VI

Ficha de avaliação de Curriculum Vitae

Processo Seletivo 2015 MESTRADO EM EDUCAÇÃO

1 - A Análise dos títulos apresentados, de caráter unicamente classificatório, valerá, no máximo, 10 (dez) pontos

2 - Na somatória da pontuação de cada candidato, os pontos excedentes serão desprezados. Critérios para análise de Curriculum Vitae – Seleção de Mestrado

Nome do/a candidato/a: _____________________________________ Linha de Pesquisa

( ) Ensino e Aprendizagem

( ) História e Política Educacional

Itens a serem pontuados Pontuação

máxima Pontuação obtida Formação

Acadêmica

a) Título de Especialista em Curso da área de

Educação ou áreas afins 1,50

b) Título de Especialista em Curso de outras

áreas 0,50

Subtotal (2,00) Experiência de

Ensino Exercício de Magistério na Educação Básica 0,25 por ano 0,75 Exercício do Magistério na Educação Superior

0,25 por ano 0,75

Experiência profissional relacionada com Educação (exceto ensino)

0,10 por ano 0,50 Subtotal (2,00) Produção bibliográfica (apenas os últimos 5 anos)

Livro editado com ISSN (área de educação ou afins)

0,50 por livro

0,50 Capítulo de livro com ISBN (área de Educação

ou afins)

0,20 por capítulo

0,60 Artigo publicado em periódicos qualificados

0,50 cada 2,00

Trabalhos completos publicados em anais ou apresentados em eventos da área

0,25 cada

1,40 Resumos publicados em anais ou apresentados

em eventos da área 0,10 cada

0,50 Subtotal (5,00) Atividades de

orientação Orientação concluída de Projeto de Iniciação Científica ou de TCC de Graduação e/ou Especialização 0,25 por orientação 1,00 Subtotal (1,00) Total 10,0 Data: _______________

(14)

Assinatura do responsável pela avaliação: ____________________________________________

ANEXO VII

Ficha de avaliação de Anteprojeto de Pesquisa

Processo Seletivo 2015 MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Nome do/a candidato/a: _____________________________________

Linha de Pesquisa:

( ) Ensino e Aprendizagem

( ) História e Política Educacional

Itens Pontuação

máxima Pontuação obtida Relevância da temática e clareza na formulação do problema

de pesquisa 2,0

Explicitação e consistência do referencial teórico 2,0

Interlocução com a produção da área (Revisão de literatura) 1,5

Clareza dos objetivos e da metodologia 1,0

Correção da linguagem 1,0

Emprego adequado de normas para apresentação de

trabalhos científicos 0,5

Coerência do Anteprojeto de Pesquisa com a Linha de Pesquisa indicada pelo candidato e temáticas de orientação dos orientadores

0,5 Viabilidade de orientação pelos docentes da Linha de

Pesquisa 1,5

Total (máximo 10,0) Data: ____________

Referências

Documentos relacionados

Os objetivos e descritores são de concretização obrigatória no ano de escolaridade a que se referem. Sempre que necessário, devem continuar a ser mobilizados em anos

Esse artigo versa sobre a nossa pesquisa de mestrado que está em andamento e tem como objetivo caracterizar o ensino das operações de adição e subtração dos

Dessa forma o presente trabalho teve como objetivo identificar a ictiofauna da zona de arrebentação da praia de Ponta de Pedras, caracterizando as mudanças da

Menu → Web → Configurações → Configs. caixa de entrada de serviço. Para configurar o rádio para receber ou rejeitar mensagens de serviço, selecione Mensagens de serviço

As dificuldades encontradas no município para a operacionalização da integração das ACH na APS podem estar relacionadas à baixa qualificação de todos profissionais da APS –

Um lote completo de diagnósticos e testes, supervisão de monitoramento on-line, avaliação da condição, solu- ções inovadoras em conformidade com as condições ambientais,

a) Verificação de conformidade das dimensões do transformador. b) Constitui falha a não conformidade de qualquer uma das dimensões em relação às indicadas

Apresentar Plano de Trabalho em comum acordo com o Docente Permanente citado no item três, especificando como suas atividades se enquadram nas Áreas de